Neste momento, resta muito pouco…
Entre cortes e coisinhas fofas, os anti-crateses podem estar descansados.
A medida vai estar sobre análise (2’48”)? Ouvi bem?
Não me importo de conceder o prémio de simpatia e fotogenia, mas quanto ao resto… (destacaria ali pelos 4’oo” a indefinição quanto ao coiso e tal)
Setembro 22, 2011 at 6:02 pm
Coisa fofa!…
Setembro 22, 2011 at 6:13 pm
#0
“A medida vai estar sobre análise (2’48″)? Ouvi bem?”
Ouviu muito bem , Paulo. Parabéns, o seu aparelho auditivo recomenda-se.
Setembro 22, 2011 at 6:15 pm
Fotogenia??? Calma lá….
Parece uma beata encalhada!!!!!
Setembro 22, 2011 at 6:27 pm
Mundo cor de rosa.
Crato a ver navios.
«diz-me com quem andas,dir-te-ei quem és»
Vulgaridades e mais vulgaridades.
Não há tomates.
Setembro 22, 2011 at 6:28 pm
«cujo seu» (4:34)?
Setembro 22, 2011 at 6:46 pm
O que se espera de uma psicóloga da Universidade de Évora? Aquilo sempre foi um antro de “eduqueses”. Será que Nuno Crato escolheu a sua equipa ou ela foi-lhe imposta?
Setembro 22, 2011 at 6:53 pm
Entretanto o Nuno Crato diz que isto vai de vento em popa…:
Ministro da Educação diz que manifestação de sexta-feira “não tem razão de ser”
22.09.2011 – 18:33 Por Lusa
O ministro da Educação disse hoje em Anadia que a manifestação contra o alegado problema da colocação de professores, que está marcada para sexta-feira em frente ao Ministério da Educação e Ciência, em Lisboa, “não tem razão de ser”.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou um protesto para a próxima sexta-feira com a justificação de que a equipa do ministro Nuno Crato “mentiu”, quando “afirmou que não era da sua responsabilidade a confusão lançada no processo de colocação de professores, deixando por colocar os candidatos mais graduados que, por isso, estavam nos primeiros lugares da lista graduada”.
“Julgo que a manifestação de amanhã [sexta-feira] não tem razão de ser, mas o secretário de Estado da Administração Escolar já esclareceu todos os pontos que estão em causa”, disse aos jornalistas o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
No entanto, o titular da pasta da Educação mostrou receptividade para receber os professores e esclarecer todas as dúvidas existentes.
“Estamos sempre prontos a ouvir os professores e a esclarecer as dúvidas. Já houve diálogo suficiente para esclarecer essas dúvidas concretas. Outras que surjam, novamente dialogaremos”, afirmou o governante.
O ministro assegurou ainda que não houve qualquer ilegalidade no processo de colocação de professores, esclarecendo que o processo “decorreu seguindo estritamente uma série de tramitações legais que estão estabelecidas há muito tempo de acordo com um algoritmo que existe nos computadores do ministério”.
Apesar deste caso, Nuno Crato afirmou que o ano lectivo está a começar muito bem.
“Podem-se ouvir muitas hesitações e muita discussão sobre alguns aspectos, mas o ano lectivo está a começar muito bem em todo o país”, sublinhou.
Nuno Crato falava durante a inauguração do Centro Escolar de Arcos, em Anadia, que representou um investimento de cerca de 3,7 milhões de euros.
O estabelecimento entrou em funcionamento em Março passado, acolhendo as crianças provenientes das escolas primárias de Anadia, Póvoa do Pereiro e Alféloas e do Jardim-de-Infância de Famalicão, e conta actualmente com 255 alunos.
O edifício com dois pisos inclui 14 salas de aula (11 do primeiro ciclo, duas do pré-escolar e 1 sala de educação especial), biblioteca, pavilhão polivalente e refeitório.
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/ministro-da-educacao-diz-que-manifestacao-de-sextafeira-nao-tem-razao-de-ser—1513208
Setembro 22, 2011 at 6:55 pm
#6:
`Tadinho…deve estar a fazer tudo contrariado…
Setembro 22, 2011 at 6:57 pm
Entretanto temos uma República com três (sim, 3…) estatutos de alunos diferentes – é uma alegria…
Se isto não é um país de gente doida varrida, será o quê?
Estatuto do Aluno consensual no parlamento
Regional | 2011-09-22 17:40
O Estatuto do Aluno proposto pelo Governo dos Açores, que reforça a autoridade dos professores e define uma maior co-responsabilização dos pais, gerou consenso entre as forças políticas, apesar do PSD admitir apresentar algumas alterações.
“Este documento permitirá estabilidade no funcionamento das escolas e garantirá maior tranquilidade”, defendeu a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, numa audiência na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Cláudia Cardoso frisou a necessidade de dotar a comunidade escolar “com regras mais direccionadas”, acrescentando que “foram reordenadas as medidas disciplinares”, surgindo como uma das novidades a possibilidade de a participação de ocorrências poder ser feita por qualquer membro da comunidade escolar, dispondo o presidente do conselho executivo de poderes para “agir de imediato”.
A proposta do executivo atribuiu ao presidente do conselho executivo da escola a capacidade de afastamento imediato de alunos envolvidos em situações disciplinares graves, introduzindo também alterações para melhorar a assiduidade e pontualidade dos alunos.
O Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário “visa criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina na escola, através do reforço da autoridade dos órgãos de administração e gestão das unidades orgânicas, dos directores de turma e dos professores”, refere o diploma aprovado pelo Governo dos Açores em finais de Maio e que está agora em análise no parlamento regional.
“Há uma clarificação das medidas, um ordenamento diferente. Simplificamos e tornamos mais ágeis os processos. Há um reforço da autoridade do professor e ainda uma co-responsabilização ao nível dos encarregados de educação para potenciar uma presença mais assíduas nas escolas”, afirmou a secretária regional.
Lusa/AO online
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/219120
Setembro 22, 2011 at 6:58 pm
OMG ! Eu não quero o PRÉ-ESCOLAR obrigatório !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Além do mais, não posso perder o meu tempo com este chorrilho de banalidades !!!! Vou-me suicidar e já volto.
Setembro 22, 2011 at 7:01 pm
O país a cair de podre, inclusive o bolo rei, e as preocupações do Cavaco são o queijo e o atum…e os sorrisos das VACAS!
Cavaco Silva em São Jorge com queijo e atum na agenda
Regional | 2011-09-22 07:20
(…)
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/219100
Setembro 22, 2011 at 7:02 pm
É pá tenho de ir!
Tenho a janela da cozinha para limpar…
Não tenho a vida da sra. do vídeo…
Setembro 22, 2011 at 7:07 pm
.
“Ao não contar, apesar de tudo, mesmo não contando, estamos a habituar os nossos alunos a trabalharem, sendo avaliados.”
Tive que ir confirmar o que é que a senhora era. É mesmo psicóloga.
E assim sendo, não me espanta estar a falar da escola como se os professores nunca tivessem ouvido falar em habituar os alunos a trabalhar, sendo avaliados (como o são em todas as aulas).
Faz-me lembrar Maria de Lurdes Rodrigues com a sua teoria sobre a reprovação dos alunos (não sei se se recordam, mas segundo MLR reprovar era, muitas vezes, o caminho mais simples). Como se fazer a papelada toda para reprovar um aluno fosse mesmo o caminho mais simples…
E assim continuamos nós, com intervenções cada vez mais interessantes…
.
Setembro 22, 2011 at 7:07 pm
A GRANDE MANIF de 2008, por cá não serviu de nada. Resta a consolação de ser conhecida lá fora…
2008 January: Prime Minister Sócrates announces location of new
Lisbon area airport as Alcochete, on south bank of Tagus River, site
of air force shooting range. February: Portuguese Army begins to receive
new modern battle tanks (Leopard 2 A6). March: Mass protest of
85,000 public school (primary and secondary levels) teachers in Lisbon
schools dispute recent educational policies of minister of education and
prime minister.
Historical Dictionary of Portugal (Historical Dictionaries of Europe) By Douglas L. Wheeler, Walter C. Opello
Publisher: Sca..rec..row Press; 3 edition 2010 | 428 Pages | ISBN: 0810860880
(CHRONOLOGY • xxxi)
Setembro 22, 2011 at 7:18 pm
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/09/razao-do-sorriso-das-vacas.html
Setembro 22, 2011 at 7:26 pm
A ideologia eduquesa, como de resto, se virmos bem, toda a ideologia (sobretudo se ela tem tendência hegemónica), primeiro estranha-se, depois entranha-se, para glosar a consabida fórmula pessoana.
O eduquês tornou-se o pensamento dominante na educação através do aparelho ideológico do estado sediado no ME, de que esta Sec.de Estado não passa de um (sub)produto . A ilusão de que NC podia “implodir” tal aparelho só pode ser alimentada por aqueles que viam nele aquilo que ele gostaria de ser mas não é: um reformador tenaz e enérgico, com um conhecimento muito próximo da realidade do seu pelouro e do ensino no nosso país, que lhe conferiria o estatuto e a força para se converter no “ministro para a ruptura”.
O MEC está a seguir estas políticas frouxas e titubeantes (que condicionarão e ensombrarão a legislatura) não sem NC, ou contra NC, mas com NC. Com este NC: porque não há outro…
Setembro 22, 2011 at 7:27 pm
March: Mass protest of
85,000 public school (primary and secondary levels) teachers in Lisbon
schools dispute recent educational policies of minister of education and
prime minister.
Historical Dictionary of Portugal
A mãozinha que os sindicóides deram à milu também ficará na história…
Setembro 22, 2011 at 7:29 pm
“eduquices.”…
UE emite quatro mil milhões de euros de dívida para financiar Portugal e Irlanda
22.09.2011 – 19:00 Por Pedro Crisóstomo
O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), um dos fundos de suporte aos resgates na zona euro, foi hoje buscar ao mercado quatro mil milhões de euros em obrigações a 15 anos, para financiar mais uma parte dos empréstimos a Portugal e à Irlanda.
Os dois países, sob intervenção externa da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), vão receber dois mil milhões de euros cada, na próxima semana.
A UE tinha inicialmente previsto financiar-se em cinco mil milhões de euros apenas para o resgate português em “uma ou duas” transacções com maturidades entre cinco e 15 anos, mas optou por emitir dívida num montante inferior em títulos que vencem daqui a 15 anos, aproveitando as condições de “receptividade do mercado” para dívida de longo prazo, explicou a Comissão Europeia em comunicado.
A dívida emitida pelo MEEF será paga com um juro de 3% (há uma semana a dívida com maturidade de dez anos emitida pelo fundo tinha uma taxa de juro de 2,75%) e um preço em 40 pontos base superior à taxa de referência no mercado.
A distribuição geográfica da procura mostra que 92% dos investidores são europeus, com destaque para 36% da Alemanha e Áustria, 16% de França e 16% de Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Setembro 22, 2011 at 7:30 pm
DEPOIS DÁ NISTO…..
Veneza
Casal italiano recorre à justiça para expulsar de casa filho de 41 anos
21.09.2011 –
|
O filho exigia refeições feitas
O dia em que os filhos saem de casa é quase sempre difícil para os pais, mas para os progenitores de um italiano de 41 anos esse seria um dos dias mais felizes das suas vidas. Um casal de Veneza quer expulsar o filho de casa e recorreu ao apoio de advogados. A mãe queixa-se de stress com as exigências diárias do filho.
Roupa lavada e refeições caseiras. Estes são alguns dos privilégios que o filho do casal veneziano acha que devem continuar a ser respeitados enquanto morador na casa dos pais. Mas estas exigências estão a levar ao desespero da mãe que devido ao stress já foi hospitalizada.
“Não podemos aguentar mais”, afirmou o pai, citado pelos media italianos. “A minha mulher sofre com o stress e teve que ser hospitalizada. Ele [o filho] tem um bom emprego mas ainda vive em casa. Exige que a sua roupa seja lavada e passada a ferro e que as suas refeições estejam feitas. Ele não tem qualquer intenção de sair”, continuou o queixoso.
O casal recorreu à ajuda do departamento jurídico da associação de consumidores Adico. Citado pela BBC, Andrea Camp, advogado da Adico, avançou que já foi enviada uma carta ao filho do casal a alertá-lo que terá que abandonar a habitação no prazo de seis dias ou irá enfrentar uma acção judicial. Caso se recuse sair, o advogado irá recorrer a um tribunal de Veneza para que o indivíduo seja sancionado.
Este é o segundo caso do género reportado à Adico num mês. Segundo a associação, o filho de um outro casal acabou por sair da casa dos pais, que assim que este saiu trocaram as fechaduras da porta de entrada.
Setembro 22, 2011 at 7:34 pm
bolsas afundam…….teh end is coming…..in january..afinal o filme de 2012 tinha razão…só que a razão será outra…
Setembro 22, 2011 at 7:34 pm
#19
Isso é para rirmos um bocado ou é mesmo a sério?!
Setembro 22, 2011 at 7:37 pm
A SÉRIO desvio…
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/italia-pais-familia-filho-tvi24/1282271-4073.html
Setembro 22, 2011 at 7:38 pm
Gostei de a ouvir.
Se ela me perguntasse a opinião sobre o facto de a disciplina de ED. Física também servir para determinar o futuro do estudante, eu respondia que era
completamente contra.
Setembro 22, 2011 at 7:39 pm
BRo2
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5835
Setembro 22, 2011 at 7:39 pm
Claro deve ter um filho obeso mórbido..!!!
Setembro 22, 2011 at 7:39 pm
surpresa Cratica
Vasco Lynce, professor de matemática do Colégio Militar, ex-secretário de estado do desporto do governo de António Guterres.
Mais
Isabel Maria Santos Silva é professora auxiliar no departamento de Psicologia da Universidade de Évora, sendo doutorada em Psicologia, pela mesma universidade, sobre os processos cognitivos e conhecimentos envolvidos nas etapas iniciais da aprendizagem da leitura.
Parece que entrou com o pé esquerdo! (dizem as más linguas que não fez TPC) revelou-se de uma ignoracia estranha quando tomou posse.
Setembro 22, 2011 at 7:44 pm
Os eduqueses não mudam com a política e as eleições. Estão, simplesmente, instalados. Se um organismo for extinto, mudam de sofá.
Setembro 22, 2011 at 7:45 pm
#22
É a demência total…
Setembro 22, 2011 at 7:45 pm
Não é só o MEC que está a implodir, é o próprio país que nos engole num afundanço colectivo de capitulação e mediocridade.
Afinal o buraco da Madeira já era publico e publicado há vários anos pelo Tribunal de Contas, mas segundo parece nenhum responsável político se deu ao trabalho de ler os documentos, do CDS ao PCP, passando pela PGR e pelos dois últimos presidentes da republica.
Setembro 22, 2011 at 7:50 pm
É MESMO DESVIO….THE END OFF THE LINE…FUI…
Setembro 22, 2011 at 7:50 pm
Caro # 17
« A mãozinha que os sindicóides deram à milu também ficará na história…»
Não foi « mãozinha »; foram as mãos abertas, à descarada. Eles são responsáveis pela situação em que os professores se encontram. E agora ameaçam o MEC com mais « manifs. »! Neste capítulo, a História já está feita. E a posição dos sindicatos é intrigante! Consta na História « … sindicatos de professores do lado do ME, contra os próprios professores…».
É a nossa República.
Setembro 22, 2011 at 7:53 pm
Desde que ouvi um (e ministro) dizer interviu… esse sobre ainda precisa crescer muito para chegar aos calcanharas da gafe (?) do outro 🙂
Setembro 22, 2011 at 7:53 pm
calcanhares
Setembro 22, 2011 at 7:54 pm
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/09/elvas-vai-ter-escola-de-coveirosora-ate.html
ESTA É A ESCOLA QUE VAMOS TER E O CURSO QUE NÓ DEVEMOS INVESTIR PARA O FUTURO…SEM A MENOR DÚVIDA…
Setembro 22, 2011 at 7:55 pm
digo nós deviamos…..
Setembro 22, 2011 at 8:00 pm
No LIDL estão à venda umas garrafas de vinho alentejano (bom) em cujo rótulo, de cortiça, se pode ler que se trata de “…um vinho DE QUEM se espera um bom envelhecimento.”
Confirmem.
Setembro 22, 2011 at 8:09 pm
COM ESTA NOVA LEI LABORAL OS 1º A IREM DE VELA SERÃO AS GRÁVIDAS…NÃO ATINGIU OS OBJECTIVOS PROPOSTOS NEM PRODUZIU O SUFICIENTE..A SEGUIR OS DEFICIENTES E MAIS TARDE OS VELHOS…
confrontado com propostas do Governo para a alteração da lei laboral.
Entre outras mudanças, o Governo pediu aos parceiros sociais a alteração do conceito de despedimento com justa causa, introduzindo a possibilidade de o trabalhador ser despedido por não cumprir os seus objetivos ou ser menos produtivo.
Setembro 22, 2011 at 8:10 pm
Perdoem-me, não consigo ver tudo, mas ouvi a parte que directamente me interessa…
universalização do pré-escolar… acho que não pode universalizar muito (não se deve ter informado), mas pode tornar obrigatório… ISSO É QUE ERA UM FEITO!
“Alargar o ensino pré-escolar a idades mais precoces”… não percebi, antes dos 3???
“Estabelecer metas claras”… saber que aprendizagens devem ser feitas … o que deve uma criança saber quando termina o pré-escolar?????
Desculpem, mas acabei de ser insultada … Acho que o satélite já caiu e trazia ETS…
Apenas (infelizmente) relevo a valorização deste 1º patamar da educação… mas não admira, pq “contra factos não há argumentos”.
Venha outra/o, porque esta não atingiu os objectivos.
Setembro 22, 2011 at 8:12 pm
#36
É uma pomada com personalidade própria. 🙂
Setembro 22, 2011 at 8:19 pm
#38
“Alargar o ensino pré-escolar a idades mais precoces”… não percebi, antes dos 3???
Claro, deve ser aproveitado todo o tempo desde que a criança nasce!
Dentro em breve os centros escolares serão equipados com salas de parto, para que as mães possam deixar logo os filhos no jardim de infância.
Setembro 22, 2011 at 8:21 pm
#38
Há que aperfeiçar o conceito de escola a tempo inteiro!!!!!!
Setembro 22, 2011 at 8:36 pm
[…] determinar o nosso futuro, do ponto de vista do percurso escolar, acho que tem de ser pensado. (Vi a entrevista de Isabel Leite – Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário – no blogue do […]
Setembro 22, 2011 at 9:19 pm
#6
“Será que Nuno Crato escolheu a sua equipa ou ela foi-lhe imposta?”
É evidente que não foi ele que escolheu a equipa. Mas isso não o torna menos responsável por ela.
Muita gente por aqui rejubilou com a escolha de um independente, prestigiado, com ideias definidas e com provas dadas, para o cargo de ministro da educação. Mas a verdade é que nestas situações se procura sempre contrabalançar a independência do ministro com a escolha criteriosa de boys e girls para, na segunda linha, o controlarem.
Por paradoxal que possa parecer, é mais fácil a um dirigente partidário seguir uma linha política e uma agenda própria enquanto ministro, do que a um independente. Pois aquele tem peso político próprio, tem a sua base de apoio partidária e as suas influências nos jogos do poder. E tem uma palavra muito mais determinante na escolha da sua equipa.
Aos “umbiguistas” que ainda acreditam (eu tenho as minhas dúvidas) que o PSD poderia ter uma política educativa diferente, para melhor, daquela que está a ter: estaríamos mais bem servidos com um ministro mais político e uma equipa de secretários de estado tecnicamente mais competente. Exactamente o contrário daquilo que foi feito…
Setembro 22, 2011 at 9:25 pm
#43,
Tu és um “umbiguista” mais militante do que muitos dos que gostas de “picar”.
Setembro 22, 2011 at 9:34 pm
CONCORDO COM O ANTÓNIO…ANÁLISE PERSPICAZ E INCISIVA..FUI..HOJE VOU VER UM FILME PARA RELAXAR…TODOS MORRERAM CALÇADOS….
Setembro 22, 2011 at 9:50 pm
Mas qual é a diferença entre a política educativa prosseguida pelo ministro e pelos SEUS secretários de Estado?
Mas ainda há dúvidas de que o Nuno Crato é uma “Isabel Alçada de calças”? O mesmo sorriso, a mesma dependência do min. Finanças, o mesmo discurso vazio.
Não há “anti-crateses”, execpto no sentido pessoal dos que ficaram ressabiados por não serem ministros ou secretários de Estado. O que há é pró-Escola Pública de qualidade para todos.
Setembro 22, 2011 at 9:51 pm
#40
Tem razão!
Mas eu gostava antes de discutir o conceito de família a “tempo inteiro”, até aos 2 anos (pelo menos)… há sítios onde é assim, mas esses são do reino da fantasia portuguesa.
Setembro 22, 2011 at 9:55 pm
#47
Exactamente… Família a “tempo inteiro” em Portugal, só no reino da fantasia…
Setembro 22, 2011 at 10:16 pm
Resisti até ao Aborto Ortográfico.
O meu voto nesta gente foi para varrer o lixo anterior.
Esperança de que façam alguma coisa de préstimo, é nenhuma!
Este Governo é apenas uma comissão liquidatária da Pátria!
E Nuno Crato continuará a descer a rampa deste sistema educativo
Daqui a alguns meses, o que dirá Medina Carreira do colega de painel?…
Setembro 22, 2011 at 10:19 pm
Este gostei de ouvir e dou-lhe 100% de razão
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Francisco-Jose-Viegas-reduz-organismos-publicos-culturais.rtp&headline=20&visual=9&article=481087&tm=4
Setembro 22, 2011 at 10:22 pm
43:Na mouche,António
Setembro 22, 2011 at 10:37 pm
#25ifigénio,
A serena ter um filho? Não acredito.Aposto que é freira(das descalças).Todos os seus #s apontam nesse sentido.
E deve ser uma freira obesa,ao contrário do que ontém afirmou.
Não se sabe comportar na praia,enjoa muito em viagem e agarra-se muito a um gajo.
Apresenta vários risinhos nervosos ao longo do dia.
Setembro 22, 2011 at 10:45 pm
#23 serena,
A colega serena no Estudo Acompanhado,Colégio Sagrado Coração de Maria.
Setembro 22, 2011 at 11:58 pm
Ainda agora a procissão vai no adro… O que mais adiante se seguirá?
Setembro 22, 2011 at 11:59 pm
#49,
E vão dois!!
Setembro 23, 2011 at 12:08 am
[…] em matéria de luta contra o famigerado «eduquês», pode-se dizer que de cada cavadela só sai uma reles […]
Setembro 23, 2011 at 12:32 am
[…] Após ler/ver a entrevista da nova secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário… […]
Setembro 23, 2011 at 9:40 am
País de idiotas. Acabam com os exames nos subsistemas onde existiam e agora generalizam-nos a todo o sistema.
Quanto ao currículo, tremo ao pensar que vão mexer outra vez. Era preciso que soubessem o que estão a fazer.
Há quem diga que o CDS tem sempre quota no ME. Curiosamente nunca está debaixo de fogo. Esta pode ser que não tenha a mesma sorte.
Janeiro 24, 2012 at 3:49 pm
Se fizermos da mesma forma que sempre fizemos obtemos os mesmos resultados.
Ao poder democraticamente eleito compete decidir por um sistema de ensino saudável consistente com a opinião politica de quem o elegeu.
O eduquês de que tanto se fala trata da irracionalidade fundamentalista com que uma certa classe profissional – os professores encara toda e qualquer mudança.
Tudo na mesma com as lesmas.