Mail recebido por classificadores, reencaminhado a partir do respectivo agrupamento:
Exmo. Sr.(a) Director(a)
Prestes a iniciar a 2ª fase dos exames nacionais, venho agradecer, em meu nome e em nome do agrupamento que coordeno, toda a colaboração prestada pela Vossa instituição em todo o processo relativo à 1ª fase dos referidos exames.
Agradeço também que faça chegar a todos os docentes da Vossa Escola este agradecimento, dado terem sido igualmente parte fundamental do processo num período já de si desgastante e exigente.
Verificámos no entanto nesta 1ª fase, algumas lacunas que, sendo corrigidas contribuirão para um melhor trabalho.
Neste sentido, apelo a uma maior atenção, quer por parte dos vigilantes, quer por parte do Secretariado de Exames, para as seguintes situações:
- as duas rubricas dos professores vigilantes devem ficar no meio do espaço destinado de modo a que quando se proceda ao anonimato parte das referidas rubricas fique visível;
- os professores vigilantes devem verificar o preenchimento correcto e completo do cabeçalho, pelo aluno, em todas as folhas bem como o número de páginas utilizadas e respectiva versão (caso se aplique);
- assegurar o pleno anonimato, dado na primeira fase terem chegaram ao agrupamento algumas provas que identificavam o aluno e/ou a escola. Para tal, devem remover parte do cabeçalho em todas as folhas e certificar-se que o aluno não se identifica quer no cabeçalho fixo, quer nas respostas às questões, nomeadamente nas provas de línguas, se houver lugar à elaboração de alguma carta ou redacção;
- agrafar correctamente e por ordem as provas;
- não permitir que os alunos entreguem as provas com respostas elaboradas a lápis;
- preencher o registo das presenças e faltas, da mesma forma utilizada na 1ª fase, através do Google docs , (incluir o endereço) na primeira meia hora de prova, apelando ao cumprimento deste prazo, determinante para o rápido envio da informação para a Coordenação do JNE e também para uma célere selecção e convocatória dos professores classificadores que terão de levantar as provas no dia seguinte, não pondo em causa a comunicação a estes em tempo útil.
Relativamente ao processo de reapreciações que está a decorrer, o JNE determina que os documentos GAVE que foram distribuídos aos professores classificadores, não podem ser divulgados por serem material confidencial e muito menos podem servir de fundamentação ou alegação para o pedido de reapreciação, por parte do aluno. Assim apelo a uma cuidada leitura dos pedidos que entraram nas escolas, de forma a evitar indeferimentos futuros desses pedidos.
Cumprimentos,
Julho 22, 2011 at 2:36 pm
INACEITÁVEL?
PORTUGAL É UMA REPÚBLICA DAS BANANAS!
PORTUGAL É UMA REPÚBLICA DOS BANANAS!
PERGUNTEM LÁ AOS TIPOS SE QUEREM O LABINHO LAVADO COM ÁGUA DE ROSAS!
Julho 22, 2011 at 2:36 pm
Também começa a ser inaceitável que o mês de Agosto se torne um mês de pouco descanso.
http://www.arlindovsky.net/2011/07/datas-provaveis-para-a-contratacao-e-dce/
Julho 22, 2011 at 2:37 pm
Agora que estou mais calmo:
Não me paro de espantar…infelizmente.
Julho 22, 2011 at 2:41 pm
Que gente é esta?
Não me apetece escrever-lhes, mas coloco aqui, que talvez leiam (e talvez o senhor ministro da educação, que é de Matemática, consiga explicar a probabilidade disto acontecer).
1 – O livro “Preparação para Exames Nacionais”, da PE, inclui 7 propostas de prova de exame.
2 – No exame da 1ª fase, o texto para interpretar é um poema de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos) e, entre muitos, é o que aparece como proposta de prova de exame 4 .
3 – No exame da 2ª fase, o texto para o aluno interpretar é de novo um poema de Fernando Pessoa, que aparece como proposta de prova de exame 5.
Entre tantas centenas de textos, não é estranha esta coincidência? Não deveria ter havido o cuidado de salvaguardar isto, uma vez que parece que tem havido o cuidado de não recorrer aos textos que aparecem mais nos manuais?
Julho 22, 2011 at 2:46 pm
Os textos escolhidos estavam nos manuais de preparação para os exames?
Que lindo 🙂
Julho 22, 2011 at 3:13 pm
Mais alto do que o eduquês, fala a estupidez…
Julho 22, 2011 at 3:21 pm
#6:
O problema é quando anda tudo junto com a falta de bom senso e de um palmo de testa.
Julho 22, 2011 at 3:29 pm
Não percebi se o responsável por este mail foi o JNE ou um agrupamento em particular. Neste último caso, pode saber-se a que DRE pertence?
Julho 22, 2011 at 3:33 pm
Na minha Escola houve turmas que “deram” o texto da 1ª fase, nas aulas, outras não. Sorte deles e dos que tinham explicações e também o exploraram.
Julho 22, 2011 at 3:34 pm
#9 era para #4
Julho 22, 2011 at 3:41 pm
Referindo-me ao que está a negrito no post: antes de mais, é uma admissão da má elaboração dos exames e depois é uma total falta de confiança nos correctores e reapreciadores. Desde sempre, os critérios de correcção foram públicos. E porque é que o não hão-de ser? De que é que têm medo?
Julho 22, 2011 at 3:46 pm
Parece que a autoria foi do JNE…
Julho 22, 2011 at 3:49 pm
Oslo explosion
http://www.mirror.co.uk/news/top-stories/2011/07/22/oslo-explosion-norwegian-capital-rocked-by-blast-115875-23289351/
Julho 22, 2011 at 3:49 pm
Mas ninguém chama estes tipos à atenção?
Para corrigir devem-se usar TODOS os critérios, mas para fazer recursos já não?!?!
Julho 22, 2011 at 3:50 pm
ME DESCULPEM, MAS ESTOU COM DIFICULDADES EM ENTENDER O MOTIVO P´RA TAMANHA INDIGNAÇÃO.
SIM, TIRANDO A QUESTÃO DOS PROFESSORES VIGILANTES TEREM K assugurar k os alunos não coloquem em causa o anónimato mesmo no decurso da prova, TUDO O RESTO ME PARECE COMPREENSÍVEL. QUANTO Á QUESTÃO DOS ALUNOS (continuarem? a) não respeitarem o anónimato A COISA RESOLVE-SE FACILMENTE, SE NAS REGRAS DO EXAMES SE INCLUIR:
-PROVA DE EXAME ONDE O ALUNO PONHA EM CAUSA O ANONIMATO SERÁ ANULADA(os alunos do ensino secundário já não são criancinhas como as dos 4º e 6º anos)!”POIS.
Julho 22, 2011 at 3:52 pm
Quando se escreve que os tais documentos,
“…não podem ser divulgados por serem material confidencial e muito menos podem servir de fundamentação ou alegação para o pedido de reapreciação, por parte do aluno.,
significa que, se eu conseguir uma cópia clandestina também irei prometer confidencialidade, a passarei a outro desde que ele também exija a quem a vai passar a promessa das promessas.
Isto para dizer que as confidencialidades aguçam o engenho para chegar ao conhecimento do documento, ou batem à porta das imperiosas necessidades económicas de qualquer funcionário que logo o disponibilizará.
Julho 22, 2011 at 3:58 pm
Até podem não ter confiança nos classificadores mas voltaram a chamá-los para a 2ª fase!
Julho 22, 2011 at 4:00 pm
#8,
O GAVE com origem no parecer do JNE.
Mail enviado para os agrupamentos, que os divulgaram pelos classificadores.
Julho 22, 2011 at 4:01 pm
#15,
Já leu o seu comentário?
Percebe-se muita coisa…
Julho 22, 2011 at 4:11 pm
“Relativamente ao processo de reapreciações que está a decorrer, o JNE determina que os documentos GAVE que foram distribuídos aos professores classificadores, não podem ser divulgados por serem material confidencial e muito menos podem servir de fundamentação ou alegação para o pedido de reapreciação, por parte do aluno. Assim apelo a uma cuidada leitura dos pedidos que entraram nas escolas, de forma a evitar indeferimentos futuros desses pedidos.”
1- Isto serve para quê?
2 – para informar que os alunos podem ser avaliados com critérios diferentes relativamente à mesma prova de exame?
3- para plasmar a transparência e o rigor dos responsáveis máximos pelos exames nacionais?
4- Então os critérios de correcção, acrescentados ou não, que foram obrigatoriamente tidos em conta pelos professores correctores/classificadores, não podem constar do pedido de reapreciação da prova?
5- Não podem porque são ” confidenciais”? E, desde quando, é que há critérios “confidenciais” em provas de exame públicas?
6 – E os professores/classificadores, que vão reapreciar as provas, vão aplicar os critérios todos, incluindo os remendados, ou não?
Em vinte e tal anos de ensino, com responsabilidade em agrupamentos de exame nacional, correcção e reapreciação de provas, … desculpem a sinceridade,… mas nunca vi nada disto!
_______________________________________________________—–
A quem decidiu/ decidir pelo pedido de reapreciação das provas, aconselho a não referência aos “remendos”…
Um professor corrector/classificador responsável não poderá agir de outra forma que não seja a de aplicar os mesmos critérios em relação a todos os alunos – em nome do rigor e da ética profissional…
____________________________________________________________
Nota final: não pedi reapreciação de provas.
Julho 22, 2011 at 4:34 pm
Com estes últimos comentários começo a entender a_coisa!
1-Nesta como noutras matérias não posso concordar k, num Páis Democrático, não haja transparências em TODOS os actos relativos à vida das pessoas.
1.1-Apesar dos 6 anos de governação do Engº Sócrates terem debilitado a nossa jovem Democracia…quero acreditar que ela conseguiu sobreviver!
2-ALTERAR AS REGRAS DO JOGO NO FINAL DO JOGO…SÓ SE TODOS OS INTERVENIENTES SAIREM BENEFICIADOS!Pois.
Julho 22, 2011 at 4:46 pm
KKK?
Mau.
Julho 22, 2011 at 4:47 pm
Irmã não te enterres mais e deixa de escrever como nos sms. Cresce, olha que a mana não estará aqui para sempre para te dar de mamar..
Julho 22, 2011 at 4:47 pm
Hummm…. Inaceitável, mesmo!
Julho 22, 2011 at 5:01 pm
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=497431
Julho 22, 2011 at 5:13 pm
Acho que há aqui alguma confusão (e como o GAVE e o JNE gostam de criar e alimentar confusão).
Também me parece “inaceitável” a criação e divulgação destes “critérios extra” dada a sua inutilidade. Mas parece-me pertinente o esclarecimento (que o post refere). Se se assume que os “critérios extra” são secretos, de facto, não podem ser tidos em conta, pelo menos como critérios. Porque critérios (mesmo critérios) são os públicos (os oficiais), os outros são “conversas de café”, trocas de ideias, auto-reflexões, o que quiserem, mas critérios não; a confidencialidade veda-lhes esse estatuto. Portanto, não podem ser usados na fundamentação dos recursos (correcto o esclarecimento), tal como não podiam ser considerados aquando das classificações (talvez alguém tenha caído “em tentação” e, se daí resultou prejuízo para os alunos, vai sair recurso (baseado nos únicos critérios que existem, os públicos, obviamente)).
Julho 22, 2011 at 5:16 pm
Parafraseando Gil Vicente: “Perra, cadela, tinhosa, que rosmeias, aleivosa”?
Não é só inaceitável, é também incompreensível.
Julho 22, 2011 at 5:33 pm
Cá, cada vez mais, a mediocridade domina. É natural ser-se medíocre e só é aceite e tem sucesso quem realmente o for…
Julho 22, 2011 at 5:40 pm
AO QUE CHEGAMOS..ISTO SIM É INACREDITÁVEL….LEIAM…
Professor agride auxiliar no Cartaxo
Escola de Pontével, ondetudo aconteceu, remete-se ao silêncio
00h44m
TELMA ROQUE
Uma auxiliar da Escola 2/3 de Pontével, no Cartaxo, queixa-se de ter sido agredida por um professor, depois de lhe ter pedido para que deixasse a casa de banho limpa, sem a sanita e paredes cheias de fezes. Ministério da Educação e GNR investigam o caso.
“Apertou-me o pescoço ao ponto de eu ficar com dificuldades em respirar, e empurrou-me”, garante Maria Cesaltina Norte, assistente operacional da escola, explicando que tudo aconteceu no passado dia 12. Conta ainda que uma colega e duas professoras assistiram às agressões e serão chamadas a testemunhar nos processos que decorrem de queixas que apresentou na GNR e Inspecção-Geral de Educação, tutelada pelo Ministério.
Julho 22, 2011 at 5:44 pm
off the post..o terrorismo não nos deixa…
Julho 22, 2011 at 5:44 pm
Julho 22, 2011 at 5:47 pm
Aqui, o terrorismo é doutro tipo…
Julho 22, 2011 at 6:04 pm
Sim com fezes….
Julho 22, 2011 at 6:05 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/07/22/a-grande-renuncia-cada-vez-mais/
Julho 22, 2011 at 6:06 pm
pensam que nós somos cegos…
http://bulimunda.wordpress.com/2011/07/22/a-grande-renuncia-cada-vez-mais/
Julho 22, 2011 at 6:10 pm
ifigénio
+1 http://www.youtube.com/watch?v=eTez0xM2ml4&feature=player_embedded que parece 1 pisso em chamas
Julho 22, 2011 at 6:11 pm
pisso?!!! 😳 piso, digo
Julho 22, 2011 at 6:19 pm
POIS…QUESTÕES DE ACURDO URTUGRÁFICO!!!!FUI..
http://bulimunda.wordpress.com/2011/07/22/atentado-em-oslo-nem-ja-nos-fiordes-se-esta-seguro/
Julho 22, 2011 at 6:21 pm
e continua (Noruega)
5 feridos em encontro juvenil do Partido Trabalhista
22 de Julho de 2011, 18:15
Um homem vestido com uma farda de polícia abriu fogo e feriu cinco pessoas num encontro de jovens ligados ao Partido Trabalhista (no poder) norueguês, em Utøya, ilha situada perto de Oslo, informou a televisão pública NRK.
Relatos não confirmados revelam que várias pessoas terão sido atingidas mortalmente, no entanto as autoridades ainda não avançaram qualquer informação oficial.
O encontro de jovens ligados ao Partido Trabalhista reuniu cerca de 700 pessoas, a maioria adolescentes com idades entre aos 14 e os 18 anos.
A Sky News avança que as ambulâncias estão com dificuldades em chegar à ilha de Utøya dado que ainda estariam a ser disparados tiros.
A polícia limitou-se a confirmar que ocorreu um incidente na ilha, onde o primeiro-ministro Jens Stoltenberg estaria durante o dia de hoje.
As autoridade também pediram aos habitantes que evitem as grandes concentrações e que permaneçam em casa em função da situação.
Julho 22, 2011 at 6:28 pm
Utøya

Julho 22, 2011 at 6:37 pm
acidentalmente, cheguei aqui: http://www.mortalonline.com/forums/64690-explosion-oslo.html
ver os comentários de picsel, muito em particular o que exibe a imagem anterior.
PREOCUPANTE?!
Julho 22, 2011 at 6:38 pm
E, fui.
Julho 22, 2011 at 6:38 pm
Nada a dizer até ao negrito. Os agradecimentos e o pedido de atenção aos procedimentos dos vigilantes e secretariados de exames é da lavra de um responsável de agrupamento, quanto ao resto é evidente que é da autoria do JNE e, imagino, os sapos que muitos dos responsáveis de agrupamento tiveram de engolir ao saber desta informação confidencial.
Garanto que muitos só terão sabido destes “critérios” quando receberam a informação do JNE. Não foi a primeira vez…
Julho 22, 2011 at 6:51 pm
Norway Explosion
fotos http://www.huffingtonpost.com/2011/07/22/oslo-explosion-prime-minister-office-photos_n_906751.html?1311349211#s314055&title=Norway_Explosion
Julho 22, 2011 at 6:54 pm
em Utøya
http://www.huffingtonpost.com/2011/07/22/utoya-norway-shooting-terror_n_907069.html
Julho 23, 2011 at 2:13 am
Os exames agora são o clímax total,eh eh
Afinal o pessoal de lx trabalha pra manter a chafarica?!
Julho 23, 2011 at 9:23 am
#23-LOL. ?