A aparente amnésia e falta de esforço dos grupos parlamentares do Bloco e do PCP nas suas propostas de (pseudo) suspensão da ADD faz-me crer que estas forças partidárias NÃO estão interessadas numa efectiva suspensão da coisa.
Nesta altura da legislatura, isto parece-me coreografia, para aparentar que querem algo, mas na verdade apenas querem que a insatisfação continue a propagar-se na escola, que o ambiente se deteriore ainda mais e que a insatisfação aumente ao ponto de chegar a um desejado ponto de amadurecimento que leve os professores outra vez para a rua, se possível servindo o bem maior que é o combate contra as Políticas de Direita.
Se isso é justo e politicamente legítimo? Talvez, mas não é isso que agora e aqui me interessa.
O que está em causa não me parece ser a defesa dos interesses – que muitos no PC e no Bloco consideram corporativos como o achava muita gente do PS e acham muitos pensadores do PSD – dos educadores e professores, mas apenas uma jogada de táctica política destinada a coreografar e não a dançar efectivamente.
Perante a decisão conhecida em finais de Abril do Tribunal Constitucional, estas propostas não são sérias e abrem o flanco todo a serem derrotadas pelo PS, em defesa da sua obra, até perante a eventual abstenção do PSD/CDS, pelas razões expostas, pois poderão alegar que são soluções que já se sabem inconstitucionais e terem a severa aversão presidencial.
É minha sincera opinião, neste momento, após leitura atenta das duas incompetentes propostas, que o que se pretende é utilizar de novo a classe docente como mero peão num jogo maior. Perante um possível fracasso parlamentar, já se adivinha o folclore habitual da indignação de alguns dos nossos representantes institucionais, subitamente aliados (esquecendo antigas ameaças de processos judiciais) com o gritador-mor contra a actual equipa da Educação e seus aliados nortistas numa coligação positiva extremamente curiosa.
Mas… a verdade é que isto é tudo a fingir.
Queriam resolver a parte mais complicada: propunham apenas a alteração da legislação dos concursos e faziam uma recomendação para que o governo regulamentasse, ele mesmo, a suspensão da ADD, de acordo com as promessas feitas pelo primeiro-ministro na campanha eleitoral.
Faziam uma proposta limpa do que se sabe ter sido declarado inconstitucional.
Não o fazendo assim… é porque querem que os palhaços tristes continuem a dar espectáculo.
Nota final: este post é, obviamente, para andar à cabeçada com muita gente incluindo os lutadores de sofá e os entre-a-espada-e-a-parede que não querem agora deixar de mostrar como são bãos.
E é um post assumidamente corporativo, no sentido de ser contra a instrumentalização política mais do que repetida do que ainda se pode designar como classe docente.
Julho 13, 2011 at 7:36 pm
Ora nem mais, Paulo.
Parabéns pela sua lucidez!
Julho 13, 2011 at 7:40 pm
Interesses políticos.
Não há mesmo pachorra.
Deixem-se estar quietos. Já chega.
Julho 13, 2011 at 7:40 pm
Para mim, mera opinião pessoal, o PCP (o leninismo) tem no seu adn a mentira, a instrumentalização, a calúnia e a incontrolável pulsão de matar tudo o que não controla. Pode ser capaz do melhor e do pior, uma coisa é certa, pouca confiança aos camaradas, rédea curta e ter sempre presente que na sua inaceitável pretensão de superioridade moral se esconde a tirania. Lembrar sempre aos camaradas que ser inferior não é uma superioridade. Atenção que não descuro a importância do que de bom subjaz ao pcp. Não confio nos comunistas, é tudo.
Julho 13, 2011 at 7:41 pm
Entretanto, o meu caro colega blogosférico Ramiro entrou numa de “kiss & tell”.
Não há pachorra para estas “éticas”.
Já o outro “morreu” pela boca…
Julho 13, 2011 at 7:42 pm
#3,
Isso é um bocado maniqueísta.
Julho 13, 2011 at 7:43 pm
Ai!
Julho 13, 2011 at 7:44 pm
Acabo de chegar de uma ação das tics. Estou que nem posso…
Julho 13, 2011 at 7:44 pm
Estou tão fartinha disto….
Julho 13, 2011 at 7:44 pm
Acho que, parece-me….
Apetecia-me comentar, mas não vale a pena.
Julho 13, 2011 at 7:45 pm
#7
comentário escrito segundo o AO
Julho 13, 2011 at 7:45 pm
Estou mais do que farta desta porcaria toda, das coreografias, dos espectáculos, das hipocrisias, das mentiras, dos excelentes, dos muito bons… Estou muito mais numa de partir para a batatada.
Julho 13, 2011 at 7:46 pm
Cada vez acho mais que há um “pacto de regime” para acabar com uma classe que intervém transversalmente na sociedade.
E isso é chato, pá !
Julho 13, 2011 at 7:46 pm
#5,
Isso o quê?
Julho 13, 2011 at 7:46 pm
Se vissem como andam os profs da minha escola…
Olhem, eu sou uma das mais saudáveis psicologicamente…imaginem como está o resto…
Julho 13, 2011 at 7:47 pm
Mas porque é que ninguém quer acabar com a coisa?!
Julho 13, 2011 at 7:48 pm
E estão-nos a tramar outra vez e querem servir-se de nós para e ai de nós, coitadinhos, ai e já não tenho esperança, mas por outro lado confio, mas por outro não é de confiar, ai que lucidez, fantástico, ai coitadinhos de nós e ai, os ais de nós e ninguém nos compreende e são coreografias e ai de nós, coitadinhos, etc.
Julho 13, 2011 at 7:49 pm
Eu até acho que o sindicato também não quer acabar com a coisa. O que é que a coisa tem?
Julho 13, 2011 at 7:49 pm
#9 e 16,
Posso chamar-lhe mentecapta?
Posso, posso, posso?
Porque tenho a certeza que há sobredotação muito estúpida.
É o seu caso,.
Não analisa factos, apenas despeja pré-conceitos.
Não argumenta. não demonstra, não desenvolve um raciocínio.
Apenas se me agarra à bragiuilha blogosférica.
Raios… a sua vidinha é tão miserável quanto parece?
Julho 13, 2011 at 7:50 pm
És capaz de ter alguma razão …porém ,a ser verdade tudo isto ,só vem justificar aquilo que eu já aqui disse: a moral já há muito tempo que morreu ..hoje subsiste a amoralidade instituída…A HIPOCRISIA OS JOGUINHOS DE PODER E NADA MAIS…DAÍ EU ESTAR-ME CADA VEZ MAIS A LIXAR PARA TUDO ISTO E METER-ME ON THE ROD JACK….WHO GIVE A FUCK.? life is to short…O 3 PODE APLICAR ISSO A TODOS OS OUTROS…WE ARE THE PUPPETS…WHRE IS THE MASTER?INTÉ…
Julho 13, 2011 at 7:50 pm
#13,
Que os comunistas têm no adn a mentira.
Sou filho, sobrinho. neto de comunistas.
Serei mentiroso obrigatoriamente?
Julho 13, 2011 at 7:50 pm
e é uma conclusão possível, mas também pode ser o contrário, porque não compreendemos 1 e 2 e 3, e ai que nos querem usar e parece-me e é possível mas por outro lado talvez não, sei lá.
Julho 13, 2011 at 7:51 pm
#16
Oh pá, isto aqui não é coitadinhos nenhuns. É uma luta desigual, eu acho que só com uma insurreição total!
Julho 13, 2011 at 7:51 pm
Bem visto. Não iria tão longe ao ponto de dizer que as propostas pretendem instrumentalizar politicamente a classe docente. São apenas duas propostas incompetentes, talvez copiadas das anteriores.
Julho 13, 2011 at 7:52 pm
#21,
Acabou de gastar o seu último comentário neste blogue de uma forma que retrata o seu trajecto aqui: uma complacente e condescendente herdeira da Única Verdade Pura.
Adeus.
Sim… este é um acto de censura…
Pode sempre abrir um blogue e demonstrar-nos a sua cosmovisão.
Julho 13, 2011 at 7:55 pm
#16
“coitadinha” é a tua tia!!
Julho 13, 2011 at 7:55 pm
#24
Tks
🙂
Julho 13, 2011 at 7:56 pm
#24
wtf?
Julho 13, 2011 at 7:56 pm
Expliquem-me uma coisa, como se eu fosse loira: qual é o interesse dos vários agentes nesta ADD??
Julho 13, 2011 at 7:59 pm
#27,
Estou farto de ser “quecado” e mal pago.
Que vá autodivertir-se algures.
Julho 13, 2011 at 8:00 pm
Se nas negociações sindicais ou nas votações parlamentares a decisão for favorável, basta evidenciar as contribuições externas ao Partido Comunista Português; caso contrário, a responsabilidade, já se sabe de que lado fica. Guião que, de tão repetido, perdeu a graça.
Julho 13, 2011 at 8:01 pm
Caneta, e quantos estão dispostos?
Vejo descontentamento, mas parece tudo mansinho!
Julho 13, 2011 at 8:02 pm
#29
Por acaso eu também.
Sou quecada e mal paga…Como isso é verdade…
Julho 13, 2011 at 8:02 pm
Aconselhava o aparelho do PCP e do BE a reflectirem bem sobre as suas atitudes e, se possível, a corrigirem as iniciativas aparentemente mal sucedidas, sob pena de alienarem o pouco eleitorado com que ainda contam.
…
Quanto a nós… resta-nos sermos iguais a nós próprios!
Lutar por aquilo que consideramos iniqúo, tendo a firme convicção que o desenvolvimento da sociedade passa obrigatoriamente por nós.
Julho 13, 2011 at 8:05 pm
Se fosse só eu…
Na minha escola há vários profs (não sei quantos) que estão em várias tarefas ao mesmo tempo e depois, andam todos ralados com o RAA e ninguém sabe responder às questões. Eu já nem boa disposição tenho… Socorro!
Julho 13, 2011 at 8:05 pm
#28: enquanto gastamos tempo e energia em relatórios e evidências, enquanto gerimos afetos e raivas uns com e contra os outros e todos contra isto, vamo-nos esquecendo do que é mais importante: formar pessoas inteiras, cidadãos conscientes e interventivos na sociedade em que vivem. algém estará interessado em que isto não aconteça.
Julho 13, 2011 at 8:05 pm
publicado em 18 de Novembro de 2009
“PCP propõe suspensão da avaliação dos funcionários públicos
http://www.ionline.pt/conteudo/33577-pcp-propoe-suspensao-da-avaliacao-dos-funcionarios-publicos
Julho 13, 2011 at 8:07 pm
#20
Compreendo, Paulo, mas não deixe que a emoção o impeça de ler, e o que disse foi “o PCP (o leninismo) tem no seu adn a mentira…” Falei do pcp, do leninismo, enquanto partido, com todo o respeito sempre por todos aqueles que na expressão do melhor da natureza humana entendem lutar por princípios. No pcp não existe o indivíduo, ou melhor, só existe enquanto peça subordinada à máquina ideológica do leninismo. A novilíngua é o quê? Diria o mesmo como observação/comentário ao 1984, do Orwell? É um romance maniqueísta?
Julho 13, 2011 at 8:08 pm
E os novos formadores?!
Bem…ele é só ameaça de notas. O que é isto???????????????????
Julho 13, 2011 at 8:10 pm
Estou curioso quanto a umas certas opiniões, sei lá…
E já me calo. (hoje vou jantar “fora”)
Julho 13, 2011 at 8:10 pm
em 18 de Novembro de 2009, onde estavam os partidos agora no governo?
Julho 13, 2011 at 8:14 pm
Hoje perguntei à chefe da secretaria se tinha visto alguma vez os profs assim.
Ela trabalha na secretaria há 30 anos, respondeu que não e disse que não eram só os profs, diz que o pessoal administrativo não fica nem mais um minuto para além da sua hora, ao contrário de alguns anos atrás…
Julho 13, 2011 at 8:15 pm
#39
Vai e vê se vens mais bem dispostinho…
Julho 13, 2011 at 8:15 pm
Eu também vou jantar fora: no meu jardim…
Julho 13, 2011 at 8:16 pm
– O horizonte ideológico dominante tem na sistemática que desvalorização social e cultural da Escola, do estatuto dos seus agentes – enquanto, paradoxalmente, aquela e estes são sobrecarregados e pressionados pela crescente disfuncionalidade familiar e societal – um dos seus axiomas de base. O conceito de “hegemonia ideológica” gramsciano mostra aqui a sua pregnância: da esquerda à direita, não se encontra um discurso autenticamente dissonante ou autónomo sobre esta matéria crucial.
– Para os partidos políticos, a luta dos professores contra este modelo de ADD tem sido alvo de uma apropriação e utilização fundamentalmente oportunista e eleitoralista. Fica-se com a impressão indelével de que não tomaram consciência da verdadeira dimensão do problema que esta ADD é para o nosso ensino – um foco insanável de instabilidade sistémica.
– A displicência e amadorismo que têm rodeado a questão da suspensão/revogação da ADD – a começar no parlamento e a acabar no governo – para além de ser reveladora da “qualidade” da nossa classe política, evidenciam, afinal, o lugar que a Educação ocupa na sua hierarquia axiológica. E explicam também por que é que as “reformas” no nosso ensino não passam de fogos-fátuos. Se Crato ainda não compreendeu que a manutenção desta ADD está a hipotecar o futuro das putativas reformas que terá em mente para o sector, que a persistência neste/deste modelo é um tributo à nomenklatura da 5 d’Outubro – então o seu mandato não terá um destino muito diferente do dos seus antecessores…
Julho 13, 2011 at 8:16 pm
#16:
Como é que está o tempo na Argélia?
Porque é que não vais fazer companhia ao dito cujo…sei lá…mudavas de ar – é que de peneiras, presunção e água benta ando eu farto.
De Sintra para a Argélia era cá uma mudança de ar…
Julho 13, 2011 at 8:16 pm
A accção do PCP e do BE seria meritória se os projectos não fossem, desde o início e como foi demonstrado, preparados para serem chumbados.
Assim, p.f., alterem os documentos e prestem um grande serviço, abolindo esta porcaria de ADD.
Julho 13, 2011 at 8:17 pm
Li este pensamento aí em cima e vou roubar para aqui:
Estou muito mais numa de partir para a batatada.
Sim. Já chega!
Há quem, para justificar a sua existência, precise de nós “em ponto de rebuçado” para gritar na rua, encher as televisões e proclamar-se…
Há coitadinhos, sim. (Por estas bandas… coitado é…)
Os que alimentam esta marmelada que já fede!
Enrolam, enrolam, desenrolam e enredam-se.
Lixam a vida à malta porque isso não os afecta.
Julho 13, 2011 at 8:17 pm
Não engulas em seco…
Julho 13, 2011 at 8:17 pm
certo é que não se deve (poder, pode) suspender a avaliação dos profs sem suspender todas as outras da função pública – creio que é fácil de compreender.
Julho 13, 2011 at 8:19 pm
Ó Fernanda 1:
ESTOU FARTO DESTA M€RD@ TODA!
VÃO GOZAR COM A P*** DA MÃE DELES!
PERCEBERAM?
OU TENHO DE FAZER UM DESENHO?
(O Paulo G que me desculpe – mas teve de ser…)
Julho 13, 2011 at 8:20 pm
Fui.
Estou cansado, mas, bem cansado…
Farto de ser quecado e mal pago…
Julho 13, 2011 at 8:21 pm
Não, não compreendo. Há gente má dentro desta carreira, há maus e há bons e há suficientes. Eu já nem sei o que sou…eu só quero perceber o que nos aconteceu.
Julho 13, 2011 at 8:21 pm
Absolutamente de acordo, PG. Nada a acrescentar.
Aliás, CDS/PP, PSD, BE e PCP não quiseram, não querem, não qrererão, desde e para sempre,de facto, travar o que quer que seja. Isto já foi escrito aqui inúmeras vezes e é a ÚNICA verdade.
O PS, enquanto pai do monstro, e o bacalhau salgado que mora em Belém, porque padrasto do tio, tb não o querem.
Julho 13, 2011 at 8:23 pm
CANETA VEIO AO DE CIMA O NOSSO VERDADEIRO EU…
Julho 13, 2011 at 8:23 pm
Ser quecado sem tirar prazer e, ainda por cima, mal pago…Não! Acudam-me!
Julho 13, 2011 at 8:24 pm
#54
Achas?!
Julho 13, 2011 at 8:24 pm
Os bloguistas ensandeceram todos…
Eu estou de férias. Ainda nem olhei para a ficha de auto avaliação que a minha Directora mandou.
Não vou colocar evidências nenhumas e quero ver se a minha relatora tem coragem para não me dar Bom.
Pensando bem se calhar quem endoidou fui mesmo eu…
Estou CANSADA!!!!!
Julho 13, 2011 at 8:24 pm
Eu não atropelo ninguém…
Julho 13, 2011 at 8:26 pm
Pois eu não estou de férias, vou todos os dias à escola. Sou relatora à força. Tenho que frequentar ações de coiso, todos os dias me pedem realtórios, estou quase a endoidar…
Julho 13, 2011 at 8:27 pm
# 57
Idem! Finalmente, encontro alguém nas mesmas circunstâncias: de férias e a fazer cocó para a AA e para o relator, um incompetente que nem o programa sujeito a exame lecionou por completo, mas ditou que sim para as atas, as benditas evidências.
Julho 13, 2011 at 8:28 pm
Ai de alguém que me faça cocó…
Julho 13, 2011 at 8:29 pm
a #57 miss tem super razão
os culpados somos nós e mais ninguém …
quem vos manda perder mais do 20 min com a ADD ?
pq colocam a palhaçada das evidencias em anexo?
esta classe complica d+
olhem só sei uma coisa … este modelo é mais chato que o anterior e o próximo ainda vos vou ouvir BERRAR por aqui muito com ele
Julho 13, 2011 at 8:30 pm
Não. Alguma coisa se vai passar, não sei o quê …mas vai!
Julho 13, 2011 at 8:31 pm
# 61
Depende do relator.
Para o meu, estou-me a defecar.
Julho 13, 2011 at 8:31 pm
E um apelo à desobediência civil?
Eu alinho!
Julho 13, 2011 at 8:35 pm
#65
Agora é tarde, muito tarde. Deveria ter sido há 2 anos, aquando da entrega da 1ª FAA.
Julho 13, 2011 at 8:35 pm
Tem cuidado… podes morder a língua.
Julho 13, 2011 at 8:37 pm
Leiam atentamente as propostas e digam se uma pessoa não pode achar que andam a brincar connosco.
Eu até posso, na melhor das hipóteses, pensar que quem redigiu/pensou as propostas foi “apenas” incompetente mas… é incompetência a mais, caramba!
– Ou achavam que PSD/CDS iriam votar novamente a favor de um projecto que sabem de antemão que o Presidente, quase pelos mesmos motivos da anterior decisão, irá vetar?
Concordo com a iniciativa e não gostei que PSD/CDS não tivessem suspendido a dita, mas ao ler as propostas do PCP/BE pensei o mesmo que o Paulo.
Volto a dizer:
– Acabem, Nuno Crato e ME, com os EFEITOS da dita.
Assim ficam todos bem na fotografia.
…
Julho 13, 2011 at 8:39 pm
#47: É isso, mesmo. Estou tão farta, tão farta, que muitas vezesme afasto para não ser agressiva quando vejo imbecis a exibirem-se e a quererem ser mais papistas do que o papa. Desde o primeiríssimo dia que resisto a esta porcaria toda, e tenho tentado o mais possível cumprir a minha função de professora na certeza de que essa é a minha obrigação. Com a mudança de governo e de ministro, acalentei a esperança de que esta porcaria acabasse. Infelizmente, nem governo, nem ministro, nem partidos, nem sociedade têm noção do desgaste e do estrago que tudo isto tem causado no ensino e no relacionamento entre professores e estão-se perfeitamente marimbando. A cereja em cima do bolo veio agora, com a maravilha da minha coordenadora avaliadora que decidiu interpretar à risca as intenções que presidiram a esta ADD e pode orgulhar-se de ser a única na escola a avaliar os seus colegas por baixo, de acordo com as evidências dos relatórios. Se algum mérito teve esta monstruosidade foi o de mostrar a pequenez e a prepotência de certs criaturas.
Julho 13, 2011 at 8:42 pm
o Paulo tu falas falas mas a ultima greve que era para funcionários e professores tu não a fizeste, e muitos colegas fizeram tu… nada. Ainda há muita coisinha onde tu falhas…..
Julho 13, 2011 at 8:46 pm
#70 Se lá fossemos com a grevezinha, até eu a fazia.
Julho 13, 2011 at 8:47 pm
A grevezinha era um embuste, isto requer medidas sólidas, coerentes.
Julho 13, 2011 at 8:48 pm
Há bocado ouvi o MN a dizer que EXIGE que a ADD seja suspensa. Não há ninguém que lhe mande uma pizza para avivar a memória, não?
Julho 13, 2011 at 8:49 pm
É uma análise lúcida.
Até agora nós fomos rigorosamente carne para o canhão dos interesses político/partidários.
Por que reviravolta da história a “coisa” doravante haveria de ser diferente?
Julho 13, 2011 at 8:50 pm
#70,
È azar.
Estou num caminho para o meu aperfeiçoamento pessoal.
😆
Julho 13, 2011 at 8:51 pm
#67,
Já aconteceu.
Não morri envenenado.
Julho 13, 2011 at 8:52 pm
O problema é que a malta está tão escaldada e tão farta de ser usada, que dificilmente se volta a atirar de cabeça, como há três anos atrás. É preciso que o ambiente se degrade muito para que haja nova mobilização.
Julho 13, 2011 at 8:53 pm
# 57 e 60 idem.
Julho 13, 2011 at 8:54 pm
Concordo com o Paulo.
O show off começou há muito… para além de (alguns) profes, não interessa a mais ninguém que se suspenda esta bosta. Não há razões para pensarmos doutra forma e até acho que o tema e respectivas propostas têm servido de entretenimento quando convém…
Não há pachorra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Julho 13, 2011 at 8:56 pm
A suspensão do modelo de ADD é, sobretudo, uma questão política.
A suspensão do modelo de ADD é, sobretudo, uma questão política.
A suspensão do modelo de ADD é, sobretudo, uma questão política.
A suspensão do modelo de ADD é, sobretudo, uma questão política.
A suspensão do modelo de ADD é, sobretudo, uma questão política.
Julho 13, 2011 at 8:57 pm
Nenhuma força partidária está, efectivamente, interessada ” numa efectiva suspensão da coisa.”
Vou abster-me de apresentar vários argumentos porque Paulo Guinote e outros comentadores já os expuseram ao longo de vários posts sobre o assunto.
É minha convicção que os principais partidos políticos não se empenharam/empenham na morte deste modelo de avaliação de desempenho (ou nos efeitos nefastos da aplicação do mesmo) porque pura e simplesmente Não Quiseram/ Não Querem.
Lamento que, no meu país, as pessoas não sintam sequer um pinguinho de vergonha … e, por isso, continuam a trair, descaradamente, aqueles a quem suplicaram, repetidamente, confiança!
Felizmente, até à data, sempre tive uma memória de elefante e isso é razão bastante para afirmar o seguinte:
– pela parte que me diz respeito, deixei, em definitivo, de trabalhar na tenda dos “palhaços tristes!
Julho 13, 2011 at 8:57 pm
Chegou o rapaz das pizzas. Sai uma acordo e um memorando fofinho.
Julho 13, 2011 at 8:58 pm
#80,
O Tribunal Constitucional desconcorda.
O PCP deveria ter-se protegido melhor na forma como apresentou o projecto.
Desta maneira…
(mas gostei da evocação do Pacheco Pereira)
Julho 13, 2011 at 8:58 pm
h
Julho 13, 2011 at 8:59 pm
PG:
Concordo inteiramente com a análise que faz neste seu post!
Neste momento já não é possível dar o benefício da dúvida aos proponentes destes dois projectos, tomando em consideração o que se passou no anterior projecto-lei e que foi chumbado pelo TC.
Definitivamente, parece que andam a querer brincar com os professores…
Julho 13, 2011 at 9:00 pm
Isto está lindo!
Não precisam de mim aqui para nada.
Há (felizmente!) tabefe a torto e direito.
🙂
Julho 13, 2011 at 9:01 pm
Pois a minha opinião é que os PCP e os BE se estão a vingar de nós.
Não se esqueçam que baixaram muito a votação nas últimas eleições, e com certeza muito à custa dos professores.
Se não, não de percebe como é que caiem 2 vezes no mesmo buraco.
Até eu que não percebo nada de Leis. perguntei aqui se alguma coisa tinha mudado para agora a suspensão já ser “constitucional”
Julho 13, 2011 at 9:04 pm
De facto o historial desta ADD é feita de piruetas trampolineiras, de manhas ocultas. Afirma-se uma ideia para, pouco tempo depois, afirmar o seu contrário! E vamos assistindo, tristemente, a este historial de “brincadeiras”! Mas quem tem obrigação de liderar a voz dos professores? Não haverá ninguém que faça ver aos políticos esta abominável palhaçada em que se transformou esta ADD?
Julho 13, 2011 at 9:05 pm
No fundo, parece-me que preferem proteger a mole que até acha que isto não é assim tão mau porque até podem vir a ter a hipótese de ganhar um asterisco ou um xalente ou que até não concordam mas já fizeram e agora não se ia deitar isto tudo fora e depois ainda tinham que ir para tribunal defender os seus asteriscos e os seus xalentes e as suas evidências.
Também me parece que são estes quem mais se irão ressentir do ambiente cada vez mais degradado, especialmente a nível das relações (inter) pessoais.
A mim, resta-me continuar a trabalhar como sempre trabalhei, a fazer parcerias apenas com as pessoas que admiro e respeito e a assistir de bancada, com um brilhozinho nos olhos e um sorrizinho ao canto da boca. É lixado? Se calhar, até é. Paciência.
Julho 13, 2011 at 9:08 pm
#83
Nenhuma evocação do Pacheco Pereira. Já o tinha dito noutras ocasiões e noutro espaço. É sobretudo uma questão política. E, além disso, o Diário da República está cheio de artigos de decretos lei que foram revogados sem necessidade de revogar todo o decreto.
E cá estamos para ver. Até pago para assistir ao Paulo Guinote a bater três vezes com o punho fechado no peito. :lol:.
Julho 13, 2011 at 9:12 pm
#89: Às vezes, assistir de bancada com um sorrizinho no canto do olho é quase tortura chinesa. Eu preferia resolver isso num ringue de boxe. Pelo menos desabafava.
Julho 13, 2011 at 9:22 pm
ouçam..aos 6 minutos e tal…ajustar horários até 17 de agosto e depois logo se vê…
http://www.rtp.pt/antena1/
Julho 13, 2011 at 9:22 pm
Bater no peito?
Não faz o meu género.
Julho 13, 2011 at 9:24 pm
AGORA SIM..NO DAS 17 HORAS AOS 6 MINUTOS E MEIO…
http://www.rtp.pt/antena1/?headline=17&visual=13&tm=noticias
Julho 13, 2011 at 9:24 pm
Agora já pode-se comer urtiga. Tem até confraria disso. Inclusivé tem muito mais vitamina que laranja. Assim não precisa trabalhar que urtiga ninguém quer. Viver não custa o que custa é saber.
Julho 13, 2011 at 9:27 pm
às tantas diz no post
“Mas… a verdade é que isto é tudo a fingir.!
faz-me lembrar o filme “o visitante” quando o professor em conversa com a mãe de um rapaz que está preso confessa-lhe (para lhe mostrar a sua disponibilidade):
“tenho ensinado a mesma aula durante 20 anos..não significa nada para mim. eu finjo; finjo que estou ocupado, que estou a trabalhar e a escrever; não estou a fazer nada; sinto muito. E ela responde-lhe “não sinta; fico agradecida por me estar a dizer isso”
Julho 13, 2011 at 9:28 pm
# 91 Suspeito que ainda assitiremos a alguma “pancada” Aí o sorrizinho passará a gargalhada. Mas em relação a estas “lutas” asteriscadas e xelentadas chega-me bem ser apenas espectadora de bancada.
Julho 13, 2011 at 9:32 pm
#96,
Se era para perceber… estou com dificuldades.
Por vezes, o pensamento não chega a sair da cabeça pensante.
Julho 13, 2011 at 9:35 pm
Se não são burros nem estúpidos (os homens dos tais projectos ou os que os mandam fazer). Então o que serão?
Cambada de fdp! e pan*****os à mistura!
Julho 13, 2011 at 9:35 pm
a conclusão é possível mas tb é, possivelmente, abusiva
“Não será demais relembrar o contexto político da apresentação do presente Projecto de Lei por parte do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, tendo em conta que é nesse contexto que mais se evidenciará a real vontade ou se comprovará o oportunismo daqueles que, no passado recente, apresentaram semelhantes projectos. Em Março teve lugar na Assembleia da República, por iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP que marcou o final da XI Legislatura. Um debate e votação sobre a suspensão do processo de avaliação de desempenho docente. Nessa altura, como é lembrado, PSD e CDS apoiaram essa iniciativa, tendo o PSD sido inclusivamente autor do texto final conjuntamente com o PCP, o BE e o PEV.”
essas do “quanto pior melhor”, das coreografias e do oportunismo político… já chateiam (balha-te Deus queu não posso!)
a VERDADE (quer te “desgoste” ou não) é que os partidos da “esquerda radical ” são, há muito, os únicos que demonstraram saber/querer interpretar o sentimento de muitos professores e a propor legislação em conformidade
Julho 13, 2011 at 9:35 pm
Parece um filme de horror em que estamos cercados como nos “westerns” ou a ser embarcados em vagões sem qualquer hipótese de resistência.
Para mim o que conta são as afirmações feitas por quem nos governa, e isso é fundamental. Não me interessa se o PCP ou BE dão tiros nos pés, não vou perder nem um segundo com isso. Aguardo que o Ministro seja coerente e faça agora aquilo que era tão lesto a criticar, que acabe com a burocracia desta ADD e os seus efeitos injustos nos concursos. Se assim não acontecer admirem-se que isto dê para o torto. Ainda vão ter saudades de professores com bandeiras ao ombro.
Julho 13, 2011 at 9:38 pm
#100,
Adoro a parte em que falas no contexto e “apagas” o facto de ambos os projectos estarem feridos da mesma inconstitucionalidade anterior.
Porque os não fizeram ligeiramente diferentes?
No do PCP até poderia bastar evitar a revogação da legislação regulamentar.
Atiravam-se ao ECD e cruzavam os dedos à espera que ninguém fosse para o TC.
Julho 13, 2011 at 9:39 pm
Ahhh… se te cansa a coreografia, o que dizer da k7 usada pela chamada “esquerda radical”, que de radical só tem o nome pois até há quem apoie eurobonds?
Julho 13, 2011 at 9:39 pm
#98
ok stor
tal como o personagem, nós também fingimos, só fingindo temos conseguido aguentar este calvário desde o tempo da maria de lurdes. Desculpe-me esta redacção tão lacónica stor mas estou a fingir que estou cansado.
Julho 13, 2011 at 9:40 pm
#104.
Ah bom.
Ligeiramente menos turvo.
Julho 13, 2011 at 9:45 pm
O meu nome é Cobarde
Não tenho qualquer problema em citar José Pacheco Pereira. Toda a gente tem os seus momentos em que vale a pena ser escutado e eu procuro não perder tais momentos.
A revogação dos artigos de uma lei, sem revogar toda a lei, é possível e já aconteceu inúmeras vezes. É também uma questão política.
Mas há mais.
Muitas vezes os órgãos com responsabilidades políticas têm-se refugiado por trás de outros órgãos sem responsabilidade política. Tenho um nome muito simples para este tipo de comportamento: cobardia política, fuga às responsabilidade próprias. Se o Tribunal Constitucional, ou o Instituto Nacional de Estatística ou qualquer outra coisa pode ficar com o ónus, para quê delapidar o nosso capital político? Simples e funcional.
Julho 13, 2011 at 9:45 pm
Não podemos ignorar que a actual escola pública é o resultado da ideologia da transição para o socialismo, tal como consta da Constituição, e como gosta de lembrar o PCP.
Não é de estranhar, portanto, que um instrumento nascido do casamento entre o planeamento socialista e a ciência de gestão empresarial – a Avaliação do desempenho – seja acolhido de forma mais ou menos desgarrada e consensual pelos partidos que cozinharam a caldeirada ideológica em que a escola pública tem sido mergulhada.
Como sinal de que a escola transporta ainda alguns genes do salazarismo, agora travestida de socialismo, temos a evidência do bigode, exibido nos outros tempos pelos garbosos GNRs, e agora pelo não menos distinto Mário FENPROF Nogueira.
Com gente desta estirpe podemos estar descansados: a evolução na continuidade é uma aposta ganha na defesa do statu quo.
Julho 13, 2011 at 9:47 pm
#106,
António, não misturemos as conversas com o Mel Gibson.
Indo ao essencial: esta solução está errada, não por revogar apenas parte de uma lei, mas por revogar uma lei que carece de um período de negociação.
È> que eu tenho quase garantido que, abrindo-se este precedente, iria ser “divertido” ver o Governo a usá-lo em outras matérias.
Julho 13, 2011 at 9:49 pm
Ahhh!
– a coreografia a que me referi é a dos “outros”, pá! 😆
– “esquerda radical” não é autodesignação
se leres com mais atenção o projecto-lei do PCP, verás que há, pelo menos uma “inconstitucionalidade” apagada
de resto, que mais queres que eles façam? que se constituam governo?
Julho 13, 2011 at 9:50 pm
Caro Paulo: A Fenprof, pela voz do seu líder que tem a rua, não como um local de passagem democrática do cidadão, mas de reunião ruidosa de um sindicalismo do século XIX, não pede ao Ministério da Educação que resolva os problemas docentes. Exige-o.
Mas exige-o por exigir. Ou melhor para demonstrar que existe.
Não apresenta soluções, soluciona. Mas soluciona mal como tem demonstrado até hoje. Já não há pachorra!
Julho 13, 2011 at 9:51 pm
Não vejo as coisas da forma como o Paulo G e alguns comentadores as apresentam.
Considerar que o objectivo do PCP é tirar proveitos políticos do nosso descontentamento é, no fundo, considerar que somos um bando de idiotas que facilmente é manipulável a pretexto da defesa dos seus interesses. Esta era, se bem me recordo, a visão de JS/MLR.
Considerar que andam a brincar connosco, parece-me também uma visão um pouco infantil.
Considerar que existe incompetência por parte dos elaboradores da proposta apresentada na AR faz-me muita confusão, já que o PCP não é propriamente um grupo de principiantes, de aprendizes ou de franco-atiradores.
Considerar que a coisa não se vai resolver porque as propostas apresentadas pecam por falta de rigor e podem estar feridas, à partida, de deficiências constitucionais, parece-me uma forma de, mesmo que involuntariamente, livrar de culpas os verdadeiros responsáveis.
Conclusão: desde a sua posse, sempre esteve totalmente nas mãos deste governo PSD/CDS a possibilidade de pôr termo a esta situação miserável cumprindo e honrando a sua palavra. Esse, sim: tem andado, até agora, a brincar connosco e a dar fortes sinais de incumprimento. PORQUÊ? Ainda ninguém, desse lado, deu qualquer explicação!
Enfim, só espero que haja ainda muitos que não se deixem vencer pelo cansaço e/ou medo do futuro que aí vem…
Julho 13, 2011 at 9:51 pm
O que é uma boa notícia é que o Umbigo, os Umbiguistas e sobretudo o Paulo estão de parabéns.
O Umbigo continua no topo dos blogues portugueses, à frente de muitos blogues políticos de referência. É verdade que tem à frente “A Pipoca mais doce” e o “CócÓ na fralda”, mas isso são outras praias.
Também é um facto que cada vez mais a agenda da educação é ditada através do Umbigo. Muitas das notícias saem daqui.
Julho 13, 2011 at 9:55 pm
#111,
A minha crítica é extensiva aos projectos apresentados pelo PCP e Bloco.
Se fosse apresentada pelo CDS ou PSD diria o mesmo.
Julho 13, 2011 at 9:57 pm
Paulo, mas isto parece uma pescadinha de rabo na boca. Ou um novelo impossível de desfiar. Sendo alterada a parte que obriga à negociação, abria-se um período para novas negociações. Não estou a ver onde está o problema.
A questão volta ao terreno político. Invocar a necessidade de negociação para se alterar um decreto da Assembleia é uma tentativa de esconder a vontade de não alterar a lei. Ficando, desta vez, os sindicatos – a outra parte das negociações – com o ónus da vigência prolongada da lei, não o governo.
O Tribunal Constitucional foi lesto em defender o governo da “invasão de competência” por parte da Assembleia. Aos meus olhos, é o governo quem está a invadir as competẽncias da Assembleia da República, que assim se vê manietada de exercer o seu poder em alterar qualquer lei ordinária.
Quanto à isenção do tribunal Constitucional, acredito mais na história do coelhinho da Páscoa.
Onde estão escondidos os políticos com poder na matéria? Entre eles, Nuno Crato? Por trás do TC? Por trás dos sindicatos? Desgusting.
Julho 13, 2011 at 9:58 pm
outra conclusão possível é a de que estes postes são coreografados para aumentar a “audiência”. Possível. Abusiva… talvez
Estou sem tempo para grandes conversas. Continuamos amanhã (ou não)
Julho 13, 2011 at 9:59 pm
CHEGUEI AGORA…ESTIVE A PRENCHER/JUNTAR MAIS UMAS GRELHAS AO M/DOSSIER DE AVALIAÇÃO(*)…ALGUÉM ME DIZ O K ESTÁ A ACONTECER?!
*PRÓ ANO JURO K O VOU COMEÇAR A FAZER LOGO EM SETEMBRO…SE FOR PRECISO ATÉ O COMEÇO A FAZER JÁ EM AGOSTO!
Julho 13, 2011 at 10:01 pm
#115,
Claro.
Sabes que eu ganho ao clique.
Mas vai ser fácil comprovar quem tem (ou não) razão.
Percebo a desorientação… mais complicado era ler o projecto e admitir que é uma treta, mas…
Amanhã por esta hora continuamos… talvez eu já saiba mais alguma coisa. Ou não.
Julho 13, 2011 at 10:02 pm
#114,
O ECD não é um decreto da Assembleia.
Julho 13, 2011 at 10:03 pm
Vamos lá ouvir o desvio colossal que PPC nos quer contar!
O Socrates usou o passado e a crise até ao fim!
Será esta a justificação comum tal como com a manutenção da ADD!
Quem cala consente!
Xinco minutos jazz!
Mais o boneko Jazzé tocar trompete!
METADE DOS CONTRATADOS ,,, DESEMPREGO?
Julho 13, 2011 at 10:05 pm
#119,
Talvez não.
Surprise?
Julho 13, 2011 at 10:05 pm
#113,
Eu percebi e não é isso, em si mesmo, que está em causa no meu humildíssimo comentário.
Julho 13, 2011 at 10:05 pm
Até concordo com o Paulo. Não podem ser assim tão estúpidos! Ora, se não o são, acham que nós, os profs, até o somos. E, talvez tenham razão, por muitas razões que agora não me apetece explanar.
Só sei que o Governo tem obrigação ética e moral de resolver isto de uma vez. Mas já só tenho uma restiazinha muito pequenina de que o fará. Aliás, consta que aquilo anda tudo em banho maria e que já não vai aguentar muito tempo.
Mas nós estaremos por cá e não esquecemos. Vamos empurrando…
Julho 13, 2011 at 10:06 pm
O PCP, pela voz do Mário Nogueira, já fez saber que a política de direita não passará.
Logo a estratégia é simples e previsível, uma vez que tudo será feito para colocar a FENPROF na agenda do ME, qualquer que sejam as medidas adoptadas ou não adoptadas.
A escola éconsiderada como uma coutada dos que a têm pastoreado ao longo dos anos, uma reserva ecológica da “esquerda” e os professores são considerados como espécie protegida.
Enquanto não sairmos deste quadro mental e político, tudo se manterá mais ou menos na mesma.
Julho 13, 2011 at 10:07 pm
Que fazer? Registar que o governo tem a faca e o queijo na mão? Que nada pode ser alterado sem ser por iniciativa do governo, o único que poderia abrir um novo período negocial? À Assembleia, submeter-se ao poder executivo? Mas não é o poder legislativo que prevalece?
Julho 13, 2011 at 10:08 pm
Pois…
Julho 13, 2011 at 10:15 pm
E VOLTO A PERGUNTAR: POR QUE RAZÃO VEJO POR AQUI TANTO DESALENTO E “ESTRABUXO”???ALGUÉM ME INFORMA???
Julho 13, 2011 at 10:34 pm
Como não pode haver desalento? Só pode… Isto é a maior tristeza.
Julho 13, 2011 at 10:44 pm
Já vi que para certa “ala”, só quando começarmos a “bater” neste governo e nas “monstruosas políticas de direita” é que as coisas farão sentido.
Até parece que já se esqueceram que o Paulo foi um dos primeiros a criticar o programa do PSD para a Educação.
Enfim…
…
Julho 13, 2011 at 10:55 pm
Imaginem só que a ADD era suspensa e os profs respiravam de alívio.
Iam ficar de fora das grandes medidas contra o governo e a austeridade que se avizinham??
Julho 13, 2011 at 10:58 pm
“124, António, “abrir novo período negocial”?
Livra!
Em 2013 ainda estavámos à espera que terminasse a implementação do novo “acordo” para se proceder a mais umas alteraçõezinhas ao modelo de 2005. 🙂
Julho 13, 2011 at 11:01 pm
ESTÁ NA HORA DE MUDAR..O DONATIEN JÁ MUDOU E VOCÊS ESTÃO À ESPERA DE QUÊ?
http://pt-pt.facebook.com/people/Donatien-Koufoundoumouna/765819358
Julho 13, 2011 at 11:03 pm
#128
Era bom que finalmente as pessoas (cultas) neste país percebessem que ninguém ultrapassa o PCP pela esquerda (entendida esta como a defesa da igualdade).
Julho 13, 2011 at 11:05 pm
Sim …porque além das sumidades com mais de 500 de ego os outros são burros…e esses seguem o pastor…
Julho 13, 2011 at 11:23 pm
Referências indirectas, enfim. Ficam para quem gosta.
#130 reb
Refiro-me à expressão “novo período de negociação”, questão levantada pelo Paulo (#108). Julgo estar claro o sentido em que a usei (como estratagema do governo para manietar a Assembleia da República).
Mas és livre de usá-la como forma de invocar complexos de ideias. Como sou mau adivinho, fico paralisado, face à minha incapacidade em distinguir o que possa estar dentro ou fora desse complexo. Para questões mais explicitadas, atrevo-me a tentar acompanhar a conversa.
Julho 13, 2011 at 11:24 pm
A esquerda esbanja (mais) uma oportunidade para demonstrar que podia ser uma alternativa global e credível às políticas actuais.
A alternativa constrói-se através de uma aposta séria e de fundo nas questões políticas estruturais – como é o caso da Educação.
Mostrando a ligeireza e a inépcia com que tratou este assunto da suspensão da ADD, só confirmou que não tem, de facto, uma estratégia e um pensamento verdadeiramente alternativos.
Os outros no Crato, estes na ferradura…
Vil e apagada tristeza!
Julho 13, 2011 at 11:40 pm
#135, Farpas
Mas nas escolas, no terreno, a ideologia dominante não é a da “esquerda”? Não há avaliadores de “esquerda” (e não será que uma grande parte destes, desde o início do processo, sempre quis ser “mais papistas que o Papa)?
Julho 13, 2011 at 11:41 pm
Lá porque uns enrascados do PSD e do CDS, virtualmente apanhados com as calças na mão, debitaram esse cliché de que o TC é que sabe, não há razão para tomar esta palavra como dogma religioso. Os tribunais são razoavelmente neutros, quando se trata de enfrentar os governos. Veja-se o caso de Espanha: Baltazar Garzon, acusado de subverter a ordem constitucional, expulso. Veja-se o caso de Portugal. Apesar da Constituição de 1933 consagrar formalmente a liberdade individual, essa só se tornou possível após uma intervençaõ extra ordem judicial.
Julho 13, 2011 at 11:53 pm
Tenho estado entretido com análise de textos. Não sendo isto uma promessa, pode até acontecer que venha a publicar aqui resultados de análise de textos seleccionados de Paulo Guinote e de um comentador capaz de um vocabulário rico, que assina Farpas. Mas, para já, fica-me uma certeza: gosto de textos que usam substantivos próprios. Assim, prefiro Partido Socialista (ou Partido Comunista/Bloco de Esquerda) à designação genérica “esquerda”; prefiro Paulo Guinote a “autor de um blog sobre educação”. Prefiro Portugal a PIIGS. Os substantivos próprios são o que nos resta da forma primitiva de comunicação, que se resumia à ostentação (alguém mostrava, com gestos ou vocalizos – as proto-palavras – aquilo sobre o que pretendia chamar a atenção dos restantes. Um discurso sem substantivos próprios é como um terreno sem chão firme.
Julho 13, 2011 at 11:59 pm
#136
Estou de acordo. O “mas” com que inicia o seu comentário pode ser entendido como um “e”…
O que eu queria sublinhar é uma questão de fundo: as alternativas não se constroem com voluntarismos de circunstância ou com coreografias calculistas. A moção de censura contra Socas apresentada pelo BE, a recusa em dialogar com a troika deviam ter servido de lição. Os resultados eleitorais não se devem à simples “incompreensão popular”…
Julho 14, 2011 at 12:01 am
Infelizmente, é bem possível que isto redonde mais uma vez numa enorme perda de tempo e inutilidade… 😦
Julho 14, 2011 at 12:04 am
#138
Mal posso esperar pelos resultados do trabalho de um exegeta tão ilustre.
De resto, não me julgava merecedor de tão subida honra… 🙂
Julho 14, 2011 at 12:15 am
#141
Talvez não saiba, mas aprecio a sua forma de escrever. No entanto, não espere grande coisa. É apenas um programa para contar palavras. E, como disse, não prometo. A parte dos substantivos próprios, mantenho.
Julho 14, 2011 at 12:21 am
#139
Sim. O “mas” neste caso não expressa uma oposição.
Julho 14, 2011 at 12:27 am
Chapeau!
Meu estimadíssimo dótor Paulo, em Leis e quejandos,
Você é um rapaz brilhante. Tão brilhante que só não consigo perceber como os líderes da nassaum ainda não o contrataram.
Vocês está para a ciência jurídica como o Hulk para o pontapénabola – um verdadeiro fenómeno.
Só posso dizer que é brilhante como em duas penadas você consegue ver mais longe do que os juristas dos partidos da esquerda (se é radical ou coreográfica é coisa para outras discussões). É verdadeiramente fenomenal como você, enquanto o diabo esfrega um olho, não só vê as aneiras que os juristas do PCP e do BE não vêem, como ainda por cima consegue perceber que as fazem de propósito porque são aliados da troika. O dótor consegue ver mais longe até do que o nosso 1º, mais o presidente e até o Portas que é irmão do outro – o radical.
No fundo não deixa de ser um injustiça que ainda não tenha sido chamado para um dos “tanques de ideias” do arco governativo. Oh dótor, você bem que merecia ter mais do que o aplauso dos visitantes do seu blogue.
É que mesmo que lhe paguem ao clique, como sugere aí para cima um comentador pobre e mal agradecido por poder frequentar este espaço e disfrutar da sua “preclaridade presciente”, isso não paga o mérito que emana da sua inteligência.
Muito obrigado por continuar a ser a luz que nos ilumina. Sem si, caríssimo e estimadíssimo dótor Paulo, não sei que seria do professorado, tão explorado e vilipendiado por esses proscritos da classe política que vivem a enganar-nos e a coreografar-nos a vidinha.
Deste que s’assina,
A bem da situação e da nassaum,
O k sonha ser tão spin como os melhores
Julho 14, 2011 at 4:37 am
Ora nem mais, parabéns pela trapalhada do texto
Julho 20, 2011 at 11:33 pm
Acho curiosíssima essa da “classe docente” ser instrumentalizada politicamente. Pouco importa o que os actores políticos fazem na prossecução dos seus interesses. Apenas interessa o seguinte: interessa ou não à dita classe ou corporação que a actual ADD seja mandada às urtigas?
O PCP tem naturalmente um interpretação diferente: não se preocupa com os docentes a não ser como parte das classes trabalhadoras que agora deviam estar mais aguerridas ainda contra o governo de direita e os interesses do grande capital financeiro. É a isso que chamas instrumentalização política?