… é saber que currículo existirá, ao certo, no próximo ano lectivo. O acerto de datas é, quase sempre, mínimo de ano para ano lectivo. Já a reorganização curricular em suspenso nos 2º 3º ciclos do Ensino Básico em consequências directas na carga horária semanal dos alunos e é essencial para determinar quantos professores são necessários ou não. Para além de que, assim, não se podem fazer os horários das turmas nem dos professores, nem sequer um cálculo de quantos contratados permanecem ou saem do sistema.
Pelo que é para ontem definir-se se ficamos, por enquanto, como estamos, se há alterações e, em termos globais, em que sentido serão.
Se querem reforçar o Português e a Matemática, desdobrem com clareza o Estudo Acompanhado e recuperem as aulas de Apoio Pedagógico Acrescido para os alunos com dificuldades globais de aprendizagem e organização dos métodos de estudo e dos materiais de trabalho. E aproveitem e, com a eliminação da Área de Projecto, permitam que as escolas distribuam essas horas pelas restantes disciplinas (Inglês, História, Ciências, etc).
Mesmo assim poupam bastante, pois estas disciplinas eram leccionadas em par pedagógico no 2º ciclo, enquanto reforçam o chamado core curriculum, tal como julgo que o novo ME o concebe.
Julho 3, 2011 at 10:25 am
Cada nível de ensino enfrenta os seus problemas e as suas especificidades! Para o Pré-escolar o calendário é sem dúvida uma preocupação e uma injustiça! O final de cada período e sobretudo o encerramento do ano lectivo traz uma grande sobrecarga de tarefas burocráticas (matrículas, relatórios, reuniões de articulação para planificação, avaliação) avaliação das crianças, relatórios (PAA, PNL, de Departamento, de Componente Sócio-Educativa) reuniões com parceiros sociais (para calendarização e avaliação de projectos) preparação e organização dos processos das crianças que ingressam no 1.º Ciclo….e ainda temos as crianças a frequentar normalmente! Como temos tempos diferentes sucedem-se reuniões de departamento, de pedagógico, de avaliação docente das quais falta sempre o coordenador de departamento do pré-escolar e os respectivos educadores de cada escola nas reuniões de articulação. E os documentos ? são todos elaborados no final do dia, quando já nos sentimos desgastados e onde a produção é mais morosa e mais dificil devido ao cansaço…
QUE TAL OS PROFESSORES PASSAREM TODOS A DEFENDER OS INTERESSES DA CLASSE! Basta de olharmos apenas para o nosso “UMBIGO”!
Julho 3, 2011 at 11:16 am
É pá és um(a)moiro(a) de trabalho. Nunca me passou pela cabeça que o começo do ano lectivo a 10 ou 12 de setembro te trouxesse tantos problemas acrescidos!!!
Desconfio até que substituíste o umbigo pelo ego…
Julho 3, 2011 at 11:26 am
#1
É para rir??
Julho 3, 2011 at 11:38 am
O ministro Nuno Crato disse, no Bombarral, que a avaliação dos professores não é o problema central da educação, que há muitos problemas e mais importantes, como a aprendizagem dos alunos, e que o actual modelo de avliação dos professores não serve. Então, porque continuar com ele? Parece que andamos no “faz de conta”! Ou será, que na próxima semana, teremos novidades???
Desde sexta-feira, dia da apresentação do programa na Assembleia da República, que têm aparecido novidades! As escolas do 1º Ciclo, que encerrariam este mês, já não vão encerrar, os currículos do 3º Ciclo vão ser alterados… O que sairá da cartola, amanhã?
Julho 3, 2011 at 11:42 am
O que sairá da cartola, amanhã?
Talvez o Megatron? (Esta é especialmente dedicada aos fãs dos Transformers, agora que vem aí o Transformers 3 😆 )
Julho 3, 2011 at 11:43 am
# 1 AA
Tenho todo o respeito pelo seu trabalho, mas cada nível de ensino tem especificidades muito próprias.
Por exemplo, a si, não vão obrigar a fazer correcção de exames nacionais da do 12º ano na 1ª fase agora, e na 2ª fase em Agosto… Sendo que a burocracia, as reuniões e tudo o resto de que fala também temos para fazer. Muitos somos directores de turma, classificadores e relatores… Apanharam com tudo o que é possível imaginar e ainda todas as grelhas e relatórios que foram pedidos pelos candidatos a MB e Excelente…
Quer trocar?
Julho 3, 2011 at 11:50 am
#0
Tremo só de pensar nas autonomias.
Estamos contra uma avaliação burocrática e pouco fiável que perturba as escolas coloca em causa o seu funcionamento regular. A desburocratização da avaliação deve ir ao encontro da exigência e autonomia dos avaliados e dos avaliadores”, defendeu o ministro da Educação.
Julho 3, 2011 at 11:56 am
E quantas professoras abortaram com o stress da AAD? Conheço uma que conseguiu entregar o relatório na véspera de ser internada.
Julho 3, 2011 at 12:14 pm
As intervenções de Nuno Crato, têm-se caracterizado pelo pouco rigor que não esperava de uma pessoa com o seu curriculo e formação. Contudo, as intervenções demonstram um deriva cooperativa para a sua área especifica. Nunca as matemáticas tiveram tantos recursos (desde o 1º ciclo) como agora, o mesmo se passa com com a língua portuguesa. Até hoje qual foi a avaliação dos programas relativos à matemática como cangurus, desafios e outros? Que impacto teve nas aprendizagens e aproveitamento escolar? O mesmo se passa com a língua portuguesa e com o Plano Nacional de Leitura.?
Julho 3, 2011 at 12:21 pm
“E quantas professoras abortaram com o stress da AAD? Conheço uma que conseguiu entregar o relatório na véspera de ser internada.”
E quantos professores é que não conseguiram uma erecção com o stess da AAD?
Conheço um que foi internado com uma intoxicação de viagra antes de entregar o relatório (tá melhorzinho e já tá a meia haste).
Julho 3, 2011 at 12:23 pm
#9,
ou muito me engano (e gostava de estar enganado) ou a área das humanidades vai ser completamente trucidada por este governo. História, por exemplo, será para rebentar completamente (juntamente com Geografia). Basta lembrar que a referência ao português numa das intervenções do Nuno Crato foi assim como que um after thought. A ver vamos…
Julho 3, 2011 at 12:27 pm
É urgente reforçar a carga horária da História e Geografia no 3º ciclo e tornar obrigatória a Filosofia no 12.º ano. Acaba-se com inutilidades pedagógicas como a Sociologia e a Ciência Política
Julho 3, 2011 at 12:48 pm
Qual será a próxima banalidade do Ministério?
Julho 3, 2011 at 12:50 pm
#11,
então a humanidade não está já a ser trucidada pelas leis do mercado?
Julho 3, 2011 at 12:52 pm
#13
Olha esta banalidade
http://www.arlindovsky.net/2011/07/03/ministerio-da-educacao-suspende-fecho-de-650-escolas/
Julho 3, 2011 at 12:56 pm
O prof. Nuno Crato saberá que estão para entrar em vigor novos programas de Português e Matemática daqui a dois meses?
E há que não confundir «curricula» com programas…
Julho 3, 2011 at 12:56 pm
Por onde anda o “fafe”? Sexta-feira deixou muito mistério no ar!!!
Será que o tal mistério se vai desvendar?
Apareça e diga alguma coisa! Bem sei que aconselhava a paciência até segunda-feira…!
Julho 3, 2011 at 12:59 pm
#14,
Eh! Eh! Boa malha 😆 !
Julho 3, 2011 at 1:21 pm
#6
Mas a colega faz isso tudo já sem alunos (preparar e leccionar aulas). Certo?
Então olhe para o lado e veja que não está fácil para ninguém. Os colegas do pré-escolar são muitas das vezes desconsiderados por todos os ciclos. Se eles não fizerem um bom trabalho todos nós sofremos com isso ao longo de todo o percurso escolar.
Julho 3, 2011 at 1:34 pm
Ontem, nas páginas do Jornal de Letras, aqui reproduzidas com boa definição graças à Olympus do Livresco, garantia J. M. Canavarro que Nuno Crato “não é um tecnocrata, mas um humanista”.
O próprio, no debate na A.R., fez questão de valorizar o legado de Bento de Jesus Caraça sobre a importância da “cultura integral do indivíduo” e referiu até ter participado num debate organizado recentemente pelo PCP com esse propósito.
Mas, logo subordinou a cultura humanística às necessidades do mercado de trabalho.
Isto é, o humanismo é uma bonita flor para colocar na lapela mas, como os programas da troika, do PSD e do Governo visam adequar o sistema educativo às necessidades do mercado, a reorganização curricular vai subalternizar as humanidades para os mínimos decorativos.
Julho 3, 2011 at 1:35 pm
#19
Deve dizer “muitas vezes”, e não “muitas das vezes”.
De resto, concordo consigo sobre a importância do pré-escolar.
Julho 3, 2011 at 1:38 pm
Paulo Guinote: tem críticas no Educare.
http://smartforum.educare.pt/index.php?id=186330
Julho 3, 2011 at 1:50 pm
Paulo,
já te disse uma vez: tens MUITA PACIÊNCIA!
Porque é que há gente que tem uma verdadeira obsessão por ti? (tirando os teus entes mais queridos…)
Irra!
Julho 3, 2011 at 1:57 pm
#20
Andou a brincar ao KGB? Á procura de coordenadas GPS na Exif da fotografia?
Velhos hábitos não se perdem.
Julho 3, 2011 at 2:01 pm
Vamos fazer contas:
Objetivo do déficite em 31 de Dezembro de 2011 = 5,9%
Déficite de 2010 = 9,9%
do 1º trimestre= 7,7% Diferença para menos de 1,2%
7,7% – 5,9%= 1,8%
Faltam 3 trimestres para acertar 1,8% o que dá 0,6% em cada trimestre.
Para acautelar desvios Governo decidiu já cortar 50% do subsídio de Natal.
Pergunto. Se no 1º trimestre se baixou 1,2%, não pode nos restantes 3 haver uma baixa de 0,6 por trimestre?
Julho 3, 2011 at 2:01 pm
Vamos fazer contas:
Objetivo do déficite em 31 de Dezembro de 2011 = 5,9%
Déficite de 2010 = 9,9%
do 1º trimestre= 7,7% Diferença para menos de 1,2%
7,7% – 5,9%= 1,8%
Faltam 3 trimestres para acertar 1,8% o que dá 0,6% em cada trimestre.
Para acautelar desvios Governo decidiu já cortar 50% do subsídio de Natal.
Pergunto. Se no 1º trimestre se baixou 1,2%, não pode nos restantes 3 haver uma baixa de 0,6 por trimestre?………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Julho 3, 2011 at 2:16 pm
#24
Basta colocar o indicador do rato sobre a imagem e lê-se: Olympus Digital Camera.
Mas se verificar bem a motherboard do seu computador irá encontrar um agente do KGB disfarçado de slot.
Julho 3, 2011 at 2:20 pm
#20:
Queres o modelo?
Agora tenho a cabeça a prémio pelo Partido Comunista ou pela tua pessoa?
Cuidado quando és fotografado de costas no Camões e depois comentas o post:
Existe gente que te conhece de costas e de perfil…
Queres me enviar para o Gulag? Basta um tiro na cabeça como me disse o Maria Campos num comentário neste blog…
Sim, fui ameaçado de morte…
Qual é o teu problema com o Paulo Guinote?
Para mim é um caso psiquiátrico – acredita que sei reconhecer casos desses pelo perfil e pelo “matracar”…
Ainda não perdeste as peneiras de Doutor do Secundário?
Quando é que aprendes a valorizar todos os níveis de ensino?
Se estás reformado e não tens nada de fazer, vai dar explicações à borla a meninos carenciados: se quiseres nomes é só dizer…
Julho 3, 2011 at 2:24 pm
O Maria Campos a fazer contas é outra anedota…
Porque é que não vais tirar um curso no Instituto Superior Técnico…
Julho 3, 2011 at 2:24 pm
#28, Livresco, Gostei!! Nunca comento os disparates dos outros… Mas este senhor já chateia… Que tal umas pauladas no lombo???
Julho 3, 2011 at 2:25 pm
#26
Maria, necessita de umas aulitas de matemática, não?
Se o défice era de 9,9% e baixa para 7,7, = 2,2%, certo ou errado ?
Julho 3, 2011 at 2:25 pm
#28
Lê o comentário #27 e não faças figuras tristes.
Julho 3, 2011 at 2:27 pm
#29
Livresco,
sou tua fã nº1. Adoro a tua performance: direito ao assunto.
Julho 3, 2011 at 2:30 pm
#30
Agradeço a oferta, mas não posso aceitar.
Ao que me dizem, há pessoas que, em certa situação, gostam de levar umas “pauladas” no lombo.
Não é o meu caso.
Tenho uma vida normalíssima, sem fetiches de qualquer espécie.
E pretendo continuar assim.
Julho 3, 2011 at 2:32 pm
É muito feio meter-se em conversas alheias.
Julho 3, 2011 at 2:32 pm
#32:
Em termos de figuras tristes és o campeão!
Julho 3, 2011 at 2:35 pm
#34:
“sem fetiches”?
Não largas o Paulo Guinote!
Julho 3, 2011 at 2:35 pm
Não respondam a gente do PCP. São as testemunhas de Jeová da política…
Julho 3, 2011 at 2:36 pm
Vou almoçar:
Estou farto do tijolo ideológico…oco.
Julho 3, 2011 at 2:37 pm
#36
Apesar dos disparates e das frases sem nexo do teu comentário e que nada justificava, ainda julguei que tinhas outra estatura, capacidade para reconhecer o erro e pedias desculpa. Enganei-me.
Julho 3, 2011 at 2:39 pm
Julho 3, 2011 at 2:41 pm
#40:
Falta de estatura intelectual e capacidade é não reconhecer o trabalho do dono deste Blog em prol da defesa da escola pública e da Educação.
Estás em casa alheia ou ainda não te apercebeste?
Ou não limpas os pés quando entras em casa dos outros?
Julho 3, 2011 at 2:43 pm
#41:
Obrigado.
Julho 3, 2011 at 2:44 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2011/07/02/quem-desenhou-isto/
Julho 3, 2011 at 2:45 pm
#40:
Já agora:
Tenho de te pedir desculpa porquê?
Porque és da comissão de trabalhadores?
Julho 3, 2011 at 2:48 pm
#24, #28, #30, #38
Recapitulando:
O comentário #20 é um comentário ao post sobre a reorganização curricular.
Apresento o meu ponto de vista.
Não critico o Paulo Guinote, nem o Livresco, nem nenhum ilustre umbiguista.
Nenhuma das ideias apresentadas é contestada nos vossos comentários.
Não sei o que admire mais, se a vossa tolerância ou a vossa inteligência.
Julho 3, 2011 at 2:48 pm
Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
* Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da
comunidade.
* Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll “queima o filme”, consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.
* Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
* Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29
Julho 3, 2011 at 2:50 pm
# 38 Pense nisso
Não haverá mais “testemunhas de Jeová” mesmo entre aqueles que são de “direita” ou os chamados independentes?
Julho 3, 2011 at 2:53 pm
#47
Helena 🙂 🙂 🙂
Julho 3, 2011 at 3:10 pm
#27
Acusei o Maverik injustamente, não era preciso ir às propriedades da imagem para saber qual a máquina do Livresco.
Julho 3, 2011 at 3:10 pm
#46:
“Não sei o que admire mais, se a vossa tolerância ou a vossa inteligência.”
Podes admirar as duas coisas.
Para mim: assunto encerrado.
Julho 3, 2011 at 3:12 pm
#50:
Acabei de verificar a mesma situação.
Resta saber é se ele aceita o pedido de desculpas…
Julho 3, 2011 at 3:34 pm
#17
Também estou à espera. Com muiiiita paciência.
Julho 3, 2011 at 3:38 pm
Já almocei.
Acontece que eu sempre fiz isto (dá no Vista…)
E desta vez esqueci-me…
Não volta a acontecer.
Como remover informações pessoais de arquivos para proteger a sua privacidade no Windows 7
(…)
http://www.win7br.com/1777/como-remover-informacoes-pessoais-de-arquivos-para-proteger-a-sua-privacidade-no-windows-7/
Julho 3, 2011 at 3:40 pm
#53:
Estamos todos.
Julho 3, 2011 at 3:42 pm
#55:
Alguns não.
Julho 3, 2011 at 4:10 pm
#54
Só tem importância no caso dos telemóveis e máquinas com gps, habitualmente não me dou a esse trabalho.
Julho 3, 2011 at 4:22 pm
#57:
Mas ficou aqui a dica:
O seguro morreu de velho.
Julho 3, 2011 at 5:25 pm
Caros colegas:
Estou preocupada com a revisão curricular que se advinha no horizonte. Parece-me que a área das expressões vai ser trucidada…
Julho 3, 2011 at 6:43 pm
Mais Matemática e mais Língua Portuguesa? Mais significa melhor? Espero que a Geografia, a História e as Expressões não sejam trucidadas. Já agora, volta Filosofia, estás perdoada!!
Julho 3, 2011 at 7:47 pm
“Mais Matemática e mais Língua Portuguesa? Mais significa melhor?”
Tenho a certeza que não. Desculpem-me os colegas da àrea mas nas últimas reuniões de avaliação vi alunos com graves lacunas, nomeadamente no que respeita a ortografia (dão uma média de três erros na mesma palavra) a serem avaliados com nível 5 a Língua Portuguesa, pois de outra forma o aluno em questão não poderia aceder ao quadro de mérito académico. (Belo argumento para o facilitismo e a inflação das notas, não?)De que serviram as APAs, o estudo acompanhado/Plano Nacional de Leitura, etc, etc, etc….?