Objectivo:
Avaliar se um aluno no 9º ano da escolaridade obrigatória já sabe contar ate´ 10.
Probabilidade de insucesso:
80% das respostas apresentarão o resultado: 9
Causa do insucesso:
Falha nas estratégias utilizadas pelos professores ao longo de 9 anos!
Propostas de Recuperação:
Indicar os alunos para os serviços de psicologia;
Envolver os EEs no processo de ensino-aprendizagem;
Desenvolver actividades lúdicas com os alunos ao longo de 20 aulas;
Realizar fichas formativas de carácter prático;( por exemplo: contar o número de sms que o aprendente envia por minuto)
A pergunta pretende inquirir se o aluno interiozou a ideia de que o não estamos sozinhos no cosmos que a pleiade de planetas existente nos sistemas solares adjacentes faz parecer insifnificante o numero de plantas que existe no nosso diminuto sistema solar.
Onde mentes tacanhas vêm facilitismo eu vejo raciocionio lógico dedutivo.
Sim, provavelmente é apenas isso!
Sempre lhe digo que seria útil avaliar se o/a aluno/a sabe ler aí pelos 7 anos ou 8, porque temos de respeitar os ritmos de aprendizagem.
Agora aos 15 anos… Convinha ir mais longe na exigência!
Não exageremos como em # 4.
Se bem que desconfio que o verdadeiro João Magueijo não anda por esta caixa de comentários, portanto alguém está a dar uso a um Nome em forma de nick.
Nota:
João Magueijo, o cientista do Grupo de Física Teórica do Imperial College, em Londres, se passares pelo Umbigo, aqui fica um abraço!
“…a ideia de que o não estamos sozinhos no cosmos que a pleiade de planetas existente nos sistemas solares adjacentes faz parecer insifnificante o numero de plantas que existe no nosso diminuto sistema solar.”
Segundo a reunião que houve com o GAVE e as Direcções dos Agrupamentos de escolas da área da DREL no passado dia 17 de Maio este tipo de perguntas serve para o aluno relaxar, descomprimir da situação de stress que a realização do exame o sujeita!
O Sr director do Gave explicou este tipo de questões muito bem…são para descontrair o aluno…foi dito literalmente…
😀 😀 😀
O sr director do GAVE explicou que os profs devem ter cuidado ao classificarem os testes e exames fáceis ou dificeis!!!
A reunião em que estivemos cerca de 1h a ouvir o SR Director foi tudo à roda disso…inclusivamente referiu que existem associações disciplinares formadas de profs que quando está uma direcção à frente acha os testes fáceis e quando mudam as pessoas acha-os dificeis… que há quem ache umas perguntas dificeis e classifique o exame de dificil e outros que olham para as questões, aparentemente fáceis e o classifique de fácil…enquadrando-o na categoria dos facilitismos!!!
Mais disse que se olharmos para as entrevistas que a comunicação social faz à porta das escolas após os exames só recolhe aquelas em que os alunos acham os exames fáceis… e que isto é uma estratégia para desacreditar a equipa que elabora os exames e todo o sistema de avaliação! Mais disse que os profs não podem pactuar com esta situação…
Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. No final da década de 1970, com a descoberta de 2060 Chiron e o reconhecimento da sua pequena massa, sua classificação como um planeta começou a ser questionada.[6] No início do século XXI, vários outros objetos similares a Plutão foram descobertos no Sistema Solar externo, incluindo Éris, que é 27% mais massivo do que ele.[7] Em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal, que fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.[8] Depois da reclassificação, Plutão foi adicionado à lista de corpos menores do Sistema Solar e recebeu a identificação 134340.[9][10] Porém, há cientistas que afirmam que Plutão não deveria ser considerado planeta anão.[11]
Plutão e sua maior lua, Caronte, são às vezes considerados um planeta binário porque o baricentro de suas órbitas não se encontra em nenhum dos corpos.[12] É possível que a UAI ainda faça uma definição de planeta binário, que provavelmente classificará Plutão e Caronte como um planeta anão binário.[13] Plutão também tem duas outras luas menores, Nix e Hidra, descobertas em 2005.[14]
Portanto apesar da sua reclassificação em 2006 como planeta anão são conhecidos 11 planetas no sistema solar, embora 3 deles sejam anões.
Uma seca!!! Foi daquelas reuniões tipo propaganda do sistema… em que não se percebe o que se está ali a fazer… havia direcções de Santarém, Torres Vedras… cu de judas… enfim …mas se bem me lembro… não era esta a secção do ME que era para ser extinta???…( por isso há que mostrar que fazem falta…)
Esta pergunta atinge – directamente e em cheio – toda uma concepção e uma política educativas, mais os seus protagonistas e comparsas, todos apostados em construir uma escola em que não se sabe ou gosta pensar, produzindo cada vez mais analfabetos funcionais.
Então plutão não é um planeta? Claro que é um planeta, embora anão. E mais planetas anões existem. Logo, a questão é difícil !!!
É óbvio que #4 goza de fininho.
O homo erectus – salvo erro- colonizou a ilha de flores, lá para os lados da ilha de java, evoluíram para o que se chama de homens anões e não deixaram de ser homens da altura de uma criança de 3 anos, assim como os elefantes ao passo que os lagartos, ou quejandos, tipos dragão de komodo aumentaram o seu tamanho …
“Alfredo Pérez Rubalcaba no ha querido ser concreto. Por más que le han preguntado sobre si desalojará o no por la fuerza las concentraciones pacíficas prohibidas por la Junta Electoral Central, el vicepresidente del Gobierno, desde la rueda de prensa del Consejo de Ministros, no ha respondido y ha insistido en que las fuerzas y cuerpos de seguridad “no están para crear dos o tres problemas donde hay uno”, ha dicho. Aún así, fuentes de Interior aseguraron que no producirá un desalojo a la fuerza, pues legalmente solo puede hacerse si se producen actos violentos.
…
Sin embargo, el Gobierno, aunque recuerda que la decisión de la Junta Electoral Central de prohibir las concentraciones de mañana (jornada de reflexión) y pasado (día electoral) es vinculante para cada ciudadano, sostiene que no puede desalojarlos por la fuerza a no ser que se produzcan actos violentos, según afirman fuentes del Ejecutivo. El hecho de que las concentraciones estén prohibidas no es motivo suficiente para la actuación de la policía, que solo podría desalojar a los manifestantes, según dichas fuentes, si estuvieran cometiendo algún ilícito penal, si se produjera una grave alteración del orden público o si los asistentes vistieran uniformes paramilitares según dispone la ley que regula el derecho de reunión y la ley orgánica de seguridad ciudadana.
“Un final de campaña inesperado, para todos los socialistas, pero sobre todo para el vicepresidente primero y ministro del Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba. A primera hora de la mañana de hoy, la organización socialista de Málaga y Algeciras recibieron la comunicación de que Rubalcaba no podía estar como estaba previsto en sus respectivos cierres de campaña. Lo entendieron enseguida ante la imposibilidad de que abandone el despacho desde ahora y hasta el domingo para hacer el seguimiento y tomar las decisiones necesarias ante la concentración de miles de personas en Madrid y en el resto de España durante la jornada de reflexión.
El Gobierno se encuentra en una situación absolutamente delicada al tener que conjugar el respeto a los derechos de manifestación y reunión con la legalidad que en este caso ha dictado, a través de la Junta Electoral Central, la ilegalidad de manifestarse el día de reflexión previo a la apertura de las urnas.
…”
Os manifestantes concentrados em dezenas de cidades espanholas estão a organizar atividades variadas para manter vivas as concentrações que se prolongarão durante o fim-de-semana, apesar da proibição das autoridades eleitorais.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Uma das ações mais inovadoras está a decorrer em Valência onde centenas de pessoas percorrem os escritórios dos bancos no centro da cidade, entrando e sentando-se no chão durante algum tempo.
De um em um, o grupo vai ocupando e desocupando os espaços, mantendo-se em silêncio ou gritando apenas frases que têm sido repetidas nas manifestações: “Pouco pão para tanto chouriço” ou “mãos ao ar, isto é um assalto”.
Em Madrid, e apesar da proibição da Junta Eleitoral Central (JEC) – que considerou ilegais todas as concentrações depois das 00:00 de sábado – já está marcada uma primeira ação para as 00:05 de sábado.
No caso trata-se de um “grito mudo” que será feito por todos os participantes que estejam na Puerta del Sol a essa hora a quem será distribuída fita-cola para “tapar a boca” e protestar assim contra a JEC.
“Às 00:05 da madrugada de sábado, com um sinal do megafone, retiraremos a fita-cola e daremos um grito mudo ao céu, para que juntemos assim todas as nossas forças na consciência coletiva”, lê-se na convocatória que está a ser distribuída pelas redes sociais e pela internet.
Um pouco por toda a Espanha – como acontecerá igualmente em várias cidades europeias e até em algumas da América Latina – estão previstas concentrações para hoje, para sábado e domingo.
Manifestantes em várias cidades alegam que exercem apenas o seu direito á reunião, previsto no artigo 21 da Constituição, argumento defendido por alguns especialistas citados pela imprensa espanhola que insiste que a JEC não deveria ter-se pronunciado sobre os protestos já que estes não são organizados por atores eleitorais.
Em Madrid, Barcelona e noutras cidades, a decisão da JEC – comunicada depois de mais de seis horas de reunião, ao final da noite de quinta-feira – foi recebida com apupos e com gritos de “não nos moverão”.
A decisão acabou até por ter um efeito “chamada” com o maior número de sempre de manifestantes a pernoitar nas praças que estão ‘ocupadas’ pelos cidadãos praticamente desde o início da semana.
#38, por que será que as nossas televisões mal fala do que está a passar em Espanha??
Os portugueses deram o mote a 12 de Junho.
A nossa diferença para os espanhóis é que, apesar das multidões na rua, cá, qdo começou a chover, a manif dispersou e fomos todos para casa; em Espanha, qdo a coisa aperta, é a doer!
Não sou professor da área.
Mas defendo convictamente, contra o que é tradição, a supremacia da interpretação do enunciado sobre a memorização da resposta.
Por isso, não acho a questão descabida nem ridícula, porque ela exige a competência de distinguir o género da espécie e o domínio dos conceitos da compreensão e da extensão (todos os planetas são corpos celestes, mas nem todos os corpos celestes são planetas).
Não me parece, pois, que no 9º ano dos nossos dias, isto seja facilitismo.
“Somos cidadãos anónimos, indignados”, diz um dos participantes no protesto, 28 anos, desempregado, que prefere manter o anonimato. Fala-se mais espanhol que português entre o grupo. “Estamos solidários com o povo português. E com a Grécia. E com a Irlanda. Mas os problemas são globais”.
Diz que ali cada um participa conforme o que defende. “Cada um pensa aquilo que quer. Só não permitimos aqui partidos políticos e sindicatos. Somos só cidadãos indignados”.
Os cartazes começam pela manhã a ocupar lugares visíveis no passeio da Avenida. “PSOE e PP são ditadores a tempo parcial”, “Penso, logo estorvo”, “É o Governo que deve temer o povo” ou “Solidariedade e luta contra os Estado$”, são algumas das frases espalhadas em cartolinas e lençóis pelo local.
Emília Silva, 22 anos, trabalhadora e estudante, passou a noite ali na rua. “Não dormi, passei a noite. Estou aqui por solidariedade”. E não sabe quando se vai embora. “Logo se vê. Estamos todos na mesma situação”. Mas, se tivesse que intervir, propor uma solução, confessa: “nem sei por onde começaria.
Tal como já se passou ontem ao fim do dia, a proposta do grupo para hoje são duas “assembleias populares”: uma pelas 19h00 e outra pelas 22h00. O que aí se decidir será o que vai acontecer, explica ao PÚBLICO Rafael Rostom, 24 anos, estudante de sociologia, ali em representação do movimento Precários Inflexíveis.
“Dormi aqui. Estamos aqui todos em nome do movimento ‘Democracia Real Já’” – diz sobre o movimento que começou a tomar forma em Madrid, e noutras cidades espanholas, desde domingo, e que já tem expressão em várias cidades europeias. “Aqui todas as decisões são tomadas em Assembleia Popular. Na última éramos cerca de 200 pessoas. As decisões são tomadas na rua.”
E frisa que mais uma vez é pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook, que as pessoas estão a receber informação e a ser mobilizadas. “É por contágio”.
Conta a agência Lusa que nos últimos dias têm circulado pelo Facebook, Twitter e páginas de apoio ao movimento espanhol convocatórias para manifestações e “acampamentos” em cidades como Lisboa, Paris, Londres, Roma, Berlim e Bruxelas ou em várias cidades italianas como Milão, Bolonha, Turim e Pádua.
Em Espanha, onde desde domingo centenas de pessoas ocupam, dia e noite, a praça da Porta do Sol, em Madrid, José Luis Zapatero afirmou ontem, em declarações à rádio Cadena Ser que se tivesse 25 anos também lá estaria: “Como posso não compreender o protesto das pessoas que não têm emprego? Se tivesse 25 anos também lá estaria. Quando tinha essa idade já militava no PSOE porque achava que era a melhor maneira de intervir”. E sobre a proibição da Junta Electoral Central de Madrid, que não autorizou a concentração, Zapatero diz que a decisão vai ser avaliada.
muito quieta e estarrecida, a procurar a armadilha. Deixaria, muito provavelmente para o fim, e, vencida, e para escrever qq coisa, atiraria com o 9, mas cheinha de medo de estar a cair num buraco negro.
A mim, tal pergunta, longe de me descomprimir, só me faria ficar irritada e nervosa. Conheço-me. Não acho ( a maior parte das vezes) que alguém me dê nada.
E a resposta certa é: 9 ou 10!
Para além de uma discriminação deliberada e assumida contra Plutão (por parte dos planetas do centro do sistema solar) o facto de este ser um planeta periférico e algo excêntrico,não o torna inferior ao planeta Éris, o qual tem amigos corruptos infiltrados num dos planetas centrais e mais influentes do sistema solar.:)
Plutão acaba de pedir ajuda financeira ao (FEC) Fundo Estrelário Cósmico!
Dado que o Presidente Supernovo ainda não foi nomeado;
Dado que o Presidente Supervelho acaba de ser vítima de uma cilada gizada pelos habitantes de Cabala City;
Dado que se calhar o Mundo vai acabar em 2012, como ficou previsto na sondagem realizada a 3 sujeitos, um átomo e um cubo, pelo Instituto Maia Infalível (IMI);
Dado que pode acabar o carcanhol antes que volte a ser dia…
A Troika declara que pretende emigrar para uma galáxia distante ainda esta tarde.
Quem pretender acompanhar-nos, escusa de assinar memorandos e quejandos, mas pode trazer presunto e…
Reb, sim, este ano foram introduzidos testes intermédios para o 2º ano. Mas sair a notícia hoje… claro que foi divulgada pela equipa do Sócas. Essa e outras de hoje.
Um teste para NEE´s terem sucesso!
Essa pergunta é tão ridícula que nem comento! Digo apenas que está ao nível do 2ºano do 1ºciclo. Lamentavelmente é o sucesso à força.
Sou prof de CFQ e digo-vos há alunos do 9º ano que erraram nesta questão!
Estamos mal, não estamos?
Portugal acaba de “ultrapassar” a Irlanda no ranking da probabilidade de default (incumprimento da dívida soberana), segundo o monitor de risco da CMA DataVision.
O risco de incumprimento por parte de Portugal subiu para 41,85%, ultrapassando a Irlanda que se manteve em 41,73%. Portugal está, agora, em 4º lugar e a Irlanda na 5ª posição.
Espanha permanece na 10ª posição, com 20,3%. Reentrou neste “clube” hoje ao final da manhã, substituindo o Egito. O nosso vizinho é hoje o país com a maior variação diária de agravamento do risco entre os mais de 80 monitorizados pela CMA DataVision.
#78,
Não diga isso em público, porque senão, no ano que vem a pergunta será reformulada para Mercúrio (1), Vénus (2), Terra (3) and so on.
Concordo com alguém que disse
continuação:
Concordo com alguém que disse que algumas respostas erradas têm a ver com desconfiança. Isto é tão fácil que a resposta não deve ser esta.
Mas também há gente no 9.º ano que mal sabe ler (garanto-vos que há alunos de 9.º ano que não são capazes de acompanhar as legendas num filme), logo…
[…] Já aqui destaquei uma questão do teste intermédio de 9º ano de Físico-Química que se limitava a ser uma pergunta de recolha de informação e fazer uma subtracção simplérrima. No Blasfémias retomaram essa questão e adicionaram-lhe duas outras muito básicas. […]
Maio 20, 2011 at 12:57 pm
Acho que permite saber se o aluno sabe usar correctamente o facebook.
Maio 20, 2011 at 1:02 pm
Às vezes perguntar ofende!…
😆
Maio 20, 2011 at 1:13 pm
Objectivo:
Avaliar se um aluno no 9º ano da escolaridade obrigatória já sabe contar ate´ 10.
Probabilidade de insucesso:
80% das respostas apresentarão o resultado: 9
Causa do insucesso:
Falha nas estratégias utilizadas pelos professores ao longo de 9 anos!
Propostas de Recuperação:
Indicar os alunos para os serviços de psicologia;
Envolver os EEs no processo de ensino-aprendizagem;
Desenvolver actividades lúdicas com os alunos ao longo de 20 aulas;
Realizar fichas formativas de carácter prático;( por exemplo: contar o número de sms que o aprendente envia por minuto)
Maio 20, 2011 at 1:22 pm
A pergunta pretende inquirir se o aluno interiozou a ideia de que o não estamos sozinhos no cosmos que a pleiade de planetas existente nos sistemas solares adjacentes faz parecer insifnificante o numero de plantas que existe no nosso diminuto sistema solar.
Onde mentes tacanhas vêm facilitismo eu vejo raciocionio lógico dedutivo.
Maio 20, 2011 at 1:26 pm
#4
Só se esquece de um pormenor que faz toda a diferença:
A prova é dirigida a alunos do 9º ano, não é dirigida a cientistas, filósofos, nem sequer é para adultos!
Tente descer à realidade!
Quanto às mentes tacanhas…
Cada um sabe de si!
Maio 20, 2011 at 1:29 pm
Paulo Guinote e colegas !
O objetivo desta pergunta é apenas saber se o aluno sabe ler!
kkk 😦
Maio 20, 2011 at 1:32 pm
http://www.ustream.tv/channel/motionlook#utm_campaign=synclickback&source=http://www.soltv.tv/soltv/index.html&medium=8306676
Maio 20, 2011 at 1:39 pm
# 6
Sim, provavelmente é apenas isso!
Sempre lhe digo que seria útil avaliar se o/a aluno/a sabe ler aí pelos 7 anos ou 8, porque temos de respeitar os ritmos de aprendizagem.
Agora aos 15 anos… Convinha ir mais longe na exigência!
Não exageremos como em # 4.
Se bem que desconfio que o verdadeiro João Magueijo não anda por esta caixa de comentários, portanto alguém está a dar uso a um Nome em forma de nick.
Nota:
João Magueijo, o cientista do Grupo de Física Teórica do Imperial College, em Londres, se passares pelo Umbigo, aqui fica um abraço!
Maio 20, 2011 at 1:39 pm
Disgusting…
Maio 20, 2011 at 1:41 pm
“4 “raciocionio lógico dedutivo” ainda acredita que os alunos actuais de 9º ano enxergam logo isso…a maior parte mal interpreta o que lê…
Maio 20, 2011 at 1:50 pm
“…a ideia de que o não estamos sozinhos no cosmos que a pleiade de planetas existente nos sistemas solares adjacentes faz parecer insifnificante o numero de plantas que existe no nosso diminuto sistema solar.”
Eh lá!…
Como botânico isto interessa-me.
😆
Maio 20, 2011 at 1:55 pm
Correndo o risco de ser conotado com o PPC, diria que a meta é acabar com a necessidade de haver NO num futuro próximo…
Maio 20, 2011 at 2:22 pm
Pois, isto avalia se o aluno:
1. Sabe ler e entender um enunciado simples, em língua portuguesa.
2. Sabe contar até 8.
De Física, avalia zero!
Maio 20, 2011 at 2:23 pm
Até lhe esclarecem a situação actual de Plutão, não vá o aluno ser daqueles repetentes da escola antiga e contá-lo por engano…
Maio 20, 2011 at 2:24 pm
Segundo a reunião que houve com o GAVE e as Direcções dos Agrupamentos de escolas da área da DREL no passado dia 17 de Maio este tipo de perguntas serve para o aluno relaxar, descomprimir da situação de stress que a realização do exame o sujeita!
O Sr director do Gave explicou este tipo de questões muito bem…são para descontrair o aluno…foi dito literalmente…
😀 😀 😀
Maio 20, 2011 at 2:28 pm
# 16
DRELVT
Maio 20, 2011 at 2:29 pm
Cerca de metade desse teste era com perguntas que para responder não era necessário saber FQ.
Maio 20, 2011 at 2:32 pm
Experientem imprimir a 2ª parte e na pergunta 1 do grupo IV vê-se muito ao deleve as linhas que os alunos deveriam fazer.
Maio 20, 2011 at 2:48 pm
120% de Sucesso!
Maio 20, 2011 at 2:51 pm
É… é só fazer as contas!
Maio 20, 2011 at 2:53 pm
O sr director do GAVE explicou que os profs devem ter cuidado ao classificarem os testes e exames fáceis ou dificeis!!!
A reunião em que estivemos cerca de 1h a ouvir o SR Director foi tudo à roda disso…inclusivamente referiu que existem associações disciplinares formadas de profs que quando está uma direcção à frente acha os testes fáceis e quando mudam as pessoas acha-os dificeis… que há quem ache umas perguntas dificeis e classifique o exame de dificil e outros que olham para as questões, aparentemente fáceis e o classifique de fácil…enquadrando-o na categoria dos facilitismos!!!
Mais disse que se olharmos para as entrevistas que a comunicação social faz à porta das escolas após os exames só recolhe aquelas em que os alunos acham os exames fáceis… e que isto é uma estratégia para desacreditar a equipa que elabora os exames e todo o sistema de avaliação! Mais disse que os profs não podem pactuar com esta situação…
😀 😀 😀
Maio 20, 2011 at 2:56 pm
#21
Disse?!
Uma hora a dizer o óbvio?!
Maio 20, 2011 at 3:00 pm
#0
Eu respondia assim:
Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. No final da década de 1970, com a descoberta de 2060 Chiron e o reconhecimento da sua pequena massa, sua classificação como um planeta começou a ser questionada.[6] No início do século XXI, vários outros objetos similares a Plutão foram descobertos no Sistema Solar externo, incluindo Éris, que é 27% mais massivo do que ele.[7] Em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal, que fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.[8] Depois da reclassificação, Plutão foi adicionado à lista de corpos menores do Sistema Solar e recebeu a identificação 134340.[9][10] Porém, há cientistas que afirmam que Plutão não deveria ser considerado planeta anão.[11]
Plutão e sua maior lua, Caronte, são às vezes considerados um planeta binário porque o baricentro de suas órbitas não se encontra em nenhum dos corpos.[12] É possível que a UAI ainda faça uma definição de planeta binário, que provavelmente classificará Plutão e Caronte como um planeta anão binário.[13] Plutão também tem duas outras luas menores, Nix e Hidra, descobertas em 2005.[14]
Portanto apesar da sua reclassificação em 2006 como planeta anão são conhecidos 11 planetas no sistema solar, embora 3 deles sejam anões.
Quem me invalidaria esta resposta?
Maio 20, 2011 at 3:04 pm
lolol
É para aferir se o aluno leu as notícias sobre a “desvinculação” do Plutão. 😉
Maio 20, 2011 at 3:05 pm
#22
Uma seca!!! Foi daquelas reuniões tipo propaganda do sistema… em que não se percebe o que se está ali a fazer… havia direcções de Santarém, Torres Vedras… cu de judas… enfim …mas se bem me lembro… não era esta a secção do ME que era para ser extinta???…( por isso há que mostrar que fazem falta…)
😀 😀 😀
Maio 20, 2011 at 3:06 pm
Notícia de última hora. Saiu hoje para poder ser um trunfo do Socas:
Alunos de 7 anos vão fazer provas nacionais intermédias daqui a um mês.
Alguém sabia disto?
http://www.publico.pt/Educação/alunos-de-sete-anos-tambem-vao-ter-provas-de-lingua-portuguesa-e-matematica_1495088
Maio 20, 2011 at 3:08 pm
Outra notícia de última hora, para ajudar o Socas no debate:
http://economia.publico.pt/Noticia/subida-extraordinaria-do-irs-e-irc-reduz-defice-do-estado-nos-primeiros-quatro-meses-do-ano_1495129
Maio 20, 2011 at 3:08 pm
“o governo está no bom caminho…”
http://economia.publico.pt/Noticia/governo-esta-no-bom-caminho-para-corrigir-o-defice-diz-emanuel-dos-santos_1495137
Maio 20, 2011 at 3:09 pm
“Despesa na saúde desceu 126 milhões de euros”
http://economia.publico.pt/Noticia/despesa-na-saude-desceu-126-milhoes-de-euros_1495138
Maio 20, 2011 at 3:09 pm
Pergunto-me: os OCS são o Governo, o Governo são os OCS?
Maio 20, 2011 at 3:11 pm
Esta noite não poderei ver o debate.
Deixo aqui a minha Força ao PPC!
Não tente ser demasiado educado, nem seja um animal feroz como o outro! Assertivo mas com classe. Sem aldrabar.
Virei amanhã ver o post de comentários no Umbigo.
Maio 20, 2011 at 3:16 pm
Esta pergunta atinge – directamente e em cheio – toda uma concepção e uma política educativas, mais os seus protagonistas e comparsas, todos apostados em construir uma escola em que não se sabe ou gosta pensar, produzindo cada vez mais analfabetos funcionais.
Maio 20, 2011 at 3:16 pm
Então plutão não é um planeta? Claro que é um planeta, embora anão. E mais planetas anões existem. Logo, a questão é difícil !!!
É óbvio que #4 goza de fininho.
Maio 20, 2011 at 3:18 pm
#4, existem “plantas” no nosso sistema solar? 😉
Julguei que só existiam num planeta. 🙂
Maio 20, 2011 at 3:25 pm
O homo erectus – salvo erro- colonizou a ilha de flores, lá para os lados da ilha de java, evoluíram para o que se chama de homens anões e não deixaram de ser homens da altura de uma criança de 3 anos, assim como os elefantes ao passo que os lagartos, ou quejandos, tipos dragão de komodo aumentaram o seu tamanho …
Maio 20, 2011 at 3:29 pm
“Alfredo Pérez Rubalcaba no ha querido ser concreto. Por más que le han preguntado sobre si desalojará o no por la fuerza las concentraciones pacíficas prohibidas por la Junta Electoral Central, el vicepresidente del Gobierno, desde la rueda de prensa del Consejo de Ministros, no ha respondido y ha insistido en que las fuerzas y cuerpos de seguridad “no están para crear dos o tres problemas donde hay uno”, ha dicho. Aún así, fuentes de Interior aseguraron que no producirá un desalojo a la fuerza, pues legalmente solo puede hacerse si se producen actos violentos.
…
Sin embargo, el Gobierno, aunque recuerda que la decisión de la Junta Electoral Central de prohibir las concentraciones de mañana (jornada de reflexión) y pasado (día electoral) es vinculante para cada ciudadano, sostiene que no puede desalojarlos por la fuerza a no ser que se produzcan actos violentos, según afirman fuentes del Ejecutivo. El hecho de que las concentraciones estén prohibidas no es motivo suficiente para la actuación de la policía, que solo podría desalojar a los manifestantes, según dichas fuentes, si estuvieran cometiendo algún ilícito penal, si se produjera una grave alteración del orden público o si los asistentes vistieran uniformes paramilitares según dispone la ley que regula el derecho de reunión y la ley orgánica de seguridad ciudadana.
…”
http://politica.elpais.com/politica/2011/05/20/actualidad/1305895031_420384.html
Maio 20, 2011 at 3:31 pm
“Un final de campaña inesperado, para todos los socialistas, pero sobre todo para el vicepresidente primero y ministro del Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba. A primera hora de la mañana de hoy, la organización socialista de Málaga y Algeciras recibieron la comunicación de que Rubalcaba no podía estar como estaba previsto en sus respectivos cierres de campaña. Lo entendieron enseguida ante la imposibilidad de que abandone el despacho desde ahora y hasta el domingo para hacer el seguimiento y tomar las decisiones necesarias ante la concentración de miles de personas en Madrid y en el resto de España durante la jornada de reflexión.
El Gobierno se encuentra en una situación absolutamente delicada al tener que conjugar el respeto a los derechos de manifestación y reunión con la legalidad que en este caso ha dictado, a través de la Junta Electoral Central, la ilegalidad de manifestarse el día de reflexión previo a la apertura de las urnas.
…”
http://politica.elpais.com/politica/2011/05/20/actualidad/1305876222_446385.html
Maio 20, 2011 at 3:33 pm
Os manifestantes concentrados em dezenas de cidades espanholas estão a organizar atividades variadas para manter vivas as concentrações que se prolongarão durante o fim-de-semana, apesar da proibição das autoridades eleitorais.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Uma das ações mais inovadoras está a decorrer em Valência onde centenas de pessoas percorrem os escritórios dos bancos no centro da cidade, entrando e sentando-se no chão durante algum tempo.
De um em um, o grupo vai ocupando e desocupando os espaços, mantendo-se em silêncio ou gritando apenas frases que têm sido repetidas nas manifestações: “Pouco pão para tanto chouriço” ou “mãos ao ar, isto é um assalto”.
Em Madrid, e apesar da proibição da Junta Eleitoral Central (JEC) – que considerou ilegais todas as concentrações depois das 00:00 de sábado – já está marcada uma primeira ação para as 00:05 de sábado.
No caso trata-se de um “grito mudo” que será feito por todos os participantes que estejam na Puerta del Sol a essa hora a quem será distribuída fita-cola para “tapar a boca” e protestar assim contra a JEC.
“Às 00:05 da madrugada de sábado, com um sinal do megafone, retiraremos a fita-cola e daremos um grito mudo ao céu, para que juntemos assim todas as nossas forças na consciência coletiva”, lê-se na convocatória que está a ser distribuída pelas redes sociais e pela internet.
Um pouco por toda a Espanha – como acontecerá igualmente em várias cidades europeias e até em algumas da América Latina – estão previstas concentrações para hoje, para sábado e domingo.
Manifestantes em várias cidades alegam que exercem apenas o seu direito á reunião, previsto no artigo 21 da Constituição, argumento defendido por alguns especialistas citados pela imprensa espanhola que insiste que a JEC não deveria ter-se pronunciado sobre os protestos já que estes não são organizados por atores eleitorais.
Em Madrid, Barcelona e noutras cidades, a decisão da JEC – comunicada depois de mais de seis horas de reunião, ao final da noite de quinta-feira – foi recebida com apupos e com gritos de “não nos moverão”.
A decisão acabou até por ter um efeito “chamada” com o maior número de sempre de manifestantes a pernoitar nas praças que estão ‘ocupadas’ pelos cidadãos praticamente desde o início da semana.
Maio 20, 2011 at 3:36 pm
#0
Uiiiiiiiiiiiiii, mãezinha! Meeeetaaaaaaaaaa??? Ai que eu digo uma asneira!
Maio 20, 2011 at 3:36 pm
#4 João Magueijo
GOSTEI! é que a ironia é tão fina, tão fina que muito poucos a vêem
Maio 20, 2011 at 3:42 pm
Permite avaliar se os alunos ouvem bem.
Quando a resposta se reduz a uma palavra, em poucos segundos a resposta já circulou pela sala toda…
Maio 20, 2011 at 4:45 pm
#38, por que será que as nossas televisões mal fala do que está a passar em Espanha??
Os portugueses deram o mote a 12 de Junho.
A nossa diferença para os espanhóis é que, apesar das multidões na rua, cá, qdo começou a chover, a manif dispersou e fomos todos para casa; em Espanha, qdo a coisa aperta, é a doer!
Maio 20, 2011 at 4:46 pm
#0,l experimenta fazer essa pergunta ao Socas. 😉
Maio 20, 2011 at 4:52 pm
Perguntas Foleiras!
eu é que sei!
Maio 20, 2011 at 4:56 pm
Não sou professor da área.
Mas defendo convictamente, contra o que é tradição, a supremacia da interpretação do enunciado sobre a memorização da resposta.
Por isso, não acho a questão descabida nem ridícula, porque ela exige a competência de distinguir o género da espécie e o domínio dos conceitos da compreensão e da extensão (todos os planetas são corpos celestes, mas nem todos os corpos celestes são planetas).
Não me parece, pois, que no 9º ano dos nossos dias, isto seja facilitismo.
Maio 20, 2011 at 4:57 pm
o espanhois t~em personalidade…nós?
Maio 20, 2011 at 4:57 pm
“Somos cidadãos anónimos, indignados”, diz um dos participantes no protesto, 28 anos, desempregado, que prefere manter o anonimato. Fala-se mais espanhol que português entre o grupo. “Estamos solidários com o povo português. E com a Grécia. E com a Irlanda. Mas os problemas são globais”.
Diz que ali cada um participa conforme o que defende. “Cada um pensa aquilo que quer. Só não permitimos aqui partidos políticos e sindicatos. Somos só cidadãos indignados”.
Os cartazes começam pela manhã a ocupar lugares visíveis no passeio da Avenida. “PSOE e PP são ditadores a tempo parcial”, “Penso, logo estorvo”, “É o Governo que deve temer o povo” ou “Solidariedade e luta contra os Estado$”, são algumas das frases espalhadas em cartolinas e lençóis pelo local.
Emília Silva, 22 anos, trabalhadora e estudante, passou a noite ali na rua. “Não dormi, passei a noite. Estou aqui por solidariedade”. E não sabe quando se vai embora. “Logo se vê. Estamos todos na mesma situação”. Mas, se tivesse que intervir, propor uma solução, confessa: “nem sei por onde começaria.
Tal como já se passou ontem ao fim do dia, a proposta do grupo para hoje são duas “assembleias populares”: uma pelas 19h00 e outra pelas 22h00. O que aí se decidir será o que vai acontecer, explica ao PÚBLICO Rafael Rostom, 24 anos, estudante de sociologia, ali em representação do movimento Precários Inflexíveis.
“Dormi aqui. Estamos aqui todos em nome do movimento ‘Democracia Real Já’” – diz sobre o movimento que começou a tomar forma em Madrid, e noutras cidades espanholas, desde domingo, e que já tem expressão em várias cidades europeias. “Aqui todas as decisões são tomadas em Assembleia Popular. Na última éramos cerca de 200 pessoas. As decisões são tomadas na rua.”
E frisa que mais uma vez é pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook, que as pessoas estão a receber informação e a ser mobilizadas. “É por contágio”.
Conta a agência Lusa que nos últimos dias têm circulado pelo Facebook, Twitter e páginas de apoio ao movimento espanhol convocatórias para manifestações e “acampamentos” em cidades como Lisboa, Paris, Londres, Roma, Berlim e Bruxelas ou em várias cidades italianas como Milão, Bolonha, Turim e Pádua.
Em Espanha, onde desde domingo centenas de pessoas ocupam, dia e noite, a praça da Porta do Sol, em Madrid, José Luis Zapatero afirmou ontem, em declarações à rádio Cadena Ser que se tivesse 25 anos também lá estaria: “Como posso não compreender o protesto das pessoas que não têm emprego? Se tivesse 25 anos também lá estaria. Quando tinha essa idade já militava no PSOE porque achava que era a melhor maneira de intervir”. E sobre a proibição da Junta Electoral Central de Madrid, que não autorizou a concentração, Zapatero diz que a decisão vai ser avaliada.
Maio 20, 2011 at 5:02 pm
#46 Reuniões a mais.
seg – relatores
ter- teste do 2º ano
quarta – CP
Maio 20, 2011 at 5:03 pm
Eu acho que se deve perguntar ao Fiolhais, ou à Palmira.
Aposto que a culpa é da ICAR.
🙂 🙂
Maio 20, 2011 at 5:04 pm
Italia prepara también protestas y acampadas en varias ciudades
http://www.librered.net/?p=7366
Maio 20, 2011 at 5:12 pm
# 48 Coeh
Assinou isso de rajada.
Seg- relatores, começa o inferno
terça – reunião dt
quarta – peidagógico – avaliação da inspeção
Maio 20, 2011 at 5:13 pm
* assinei hoje
Maio 20, 2011 at 5:27 pm
parece-me que se eu estivesse sentada preparada para fazer um exame e me surgisse essa pergunta, ficaria muito
Maio 20, 2011 at 5:29 pm
muito quieta e estarrecida, a procurar a armadilha. Deixaria, muito provavelmente para o fim, e, vencida, e para escrever qq coisa, atiraria com o 9, mas cheinha de medo de estar a cair num buraco negro.
A mim, tal pergunta, longe de me descomprimir, só me faria ficar irritada e nervosa. Conheço-me. Não acho ( a maior parte das vezes) que alguém me dê nada.
Maio 20, 2011 at 5:48 pm
Parece-me que o coisa anda a enganar 500 000, pq devia tê-los inscrito no ensino regular.
Maio 20, 2011 at 5:56 pm
E a resposta certa é: 9 ou 10!
Para além de uma discriminação deliberada e assumida contra Plutão (por parte dos planetas do centro do sistema solar) o facto de este ser um planeta periférico e algo excêntrico,não o torna inferior ao planeta Éris, o qual tem amigos corruptos infiltrados num dos planetas centrais e mais influentes do sistema solar.:)
Maio 20, 2011 at 6:10 pm
#54,
A sério!?
Ora comece lá a contá-los. Pelos dedos.
🙂 🙂
Maio 20, 2011 at 6:20 pm
M,V,T,M,J,S,U,N
LOL- 8 (automatismos?)
Maio 20, 2011 at 6:20 pm
Mas como a questão está formulada aceitar-se-á como correcto 8 ou 9. Pois é!
Maio 20, 2011 at 6:24 pm
#54
Lol!!!
#56 Se continuas a escrever dessa forma ainda me confundes!
Maio 20, 2011 at 6:31 pm
É pá, deixem os miúdos crescerem “descomprimidos”. O pessoal precisa de sentir o sucesso. A inteligência fica para depois.
Maio 20, 2011 at 6:38 pm
Plutão deixou de estar no pelotão da frente.
Não tem quota. Ou cota.
Maio 20, 2011 at 6:39 pm
Examinations consist of the foolish asking questions the wise cannot answer
(Oscar Wilde)
Maio 20, 2011 at 6:41 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/a-vida-nao-cabe-numa-teoria-mas-de-teoria-vai-se-falar-muito-logo-a-noite-no-debate/
Maio 20, 2011 at 6:41 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/em-exclusivo-bulimunda-revelamos-a-cara-do-futuro-1%C2%BA-ministro/
Maio 20, 2011 at 6:41 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/o-debate-almofadado-hoje-depois-bem-depois-segue-se-a-wacky-race-a-5-de-junho/
Maio 20, 2011 at 6:42 pm
Para a Fernanda…
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/cat-power-it-aint-fair-live-diremos-a-5-de-junho/
Maio 20, 2011 at 6:44 pm
FUI..
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/05/um-contra-todosthe-bosta-kid.html
Maio 20, 2011 at 6:45 pm
#62
Por este andar,qualquer dia só tem “cotas”…como eu:))
Maio 20, 2011 at 6:49 pm
Desta vez concordo em absoluto com a Maria Campos (#6)!
Maio 20, 2011 at 6:54 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/nao-sei-em-quem-votar-a-5-de-junho/
Maio 20, 2011 at 7:00 pm
Plutão acaba de pedir ajuda financeira ao (FEC) Fundo Estrelário Cósmico!
Dado que o Presidente Supernovo ainda não foi nomeado;
Dado que o Presidente Supervelho acaba de ser vítima de uma cilada gizada pelos habitantes de Cabala City;
Dado que se calhar o Mundo vai acabar em 2012, como ficou previsto na sondagem realizada a 3 sujeitos, um átomo e um cubo, pelo Instituto Maia Infalível (IMI);
Dado que pode acabar o carcanhol antes que volte a ser dia…
A Troika declara que pretende emigrar para uma galáxia distante ainda esta tarde.
Quem pretender acompanhar-nos, escusa de assinar memorandos e quejandos, mas pode trazer presunto e…
Maio 20, 2011 at 7:02 pm
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/05/tourada-e-sempre-mesma.html
Maio 20, 2011 at 7:02 pm
#30
Hoje é o dia de todos os ataques, tanto dos OCS como de outros… mas são demasiado óbvios
Maio 20, 2011 at 7:11 pm
#26
Reb, sim, este ano foram introduzidos testes intermédios para o 2º ano. Mas sair a notícia hoje… claro que foi divulgada pela equipa do Sócas. Essa e outras de hoje.
Maio 20, 2011 at 7:12 pm
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/03/consenso-polpassos-ondes-estas-aqtico.html
A PROCURA DE UM CONSENSO….
Maio 20, 2011 at 7:13 pm
Daniel Oliveira Nim… mas…
“Sem Sócrates tudo ficará em aberto. Com ele, continuará a degradação ideológica e ética do PS e do País.”
http://aeiou.expresso.pt/socrates-ou-passos-passo=f649790
Maio 20, 2011 at 7:15 pm
Um teste para NEE´s terem sucesso!
Essa pergunta é tão ridícula que nem comento! Digo apenas que está ao nível do 2ºano do 1ºciclo. Lamentavelmente é o sucesso à força.
Sou prof de CFQ e digo-vos há alunos do 9º ano que erraram nesta questão!
Estamos mal, não estamos?
Maio 20, 2011 at 7:19 pm
#67,
Obrigada, bulimundo!
Já lá postei uma frase com complemento oblíquo e tudo.
Maio 20, 2011 at 7:22 pm
Meta: o aluno não responde porque não sabe planetês técnico, mas vai tirar o curso superior nas novas oportunidades, por fax e ao domingo. ProntoS.
Maio 20, 2011 at 7:43 pm
#80,
Segue o link em #67.
Penso que também é para ti…..
Maio 20, 2011 at 7:46 pm
Portugal acaba de “ultrapassar” a Irlanda no ranking da probabilidade de default (incumprimento da dívida soberana), segundo o monitor de risco da CMA DataVision.
O risco de incumprimento por parte de Portugal subiu para 41,85%, ultrapassando a Irlanda que se manteve em 41,73%. Portugal está, agora, em 4º lugar e a Irlanda na 5ª posição.
Espanha permanece na 10ª posição, com 20,3%. Reentrou neste “clube” hoje ao final da manhã, substituindo o Egito. O nosso vizinho é hoje o país com a maior variação diária de agravamento do risco entre os mais de 80 monitorizados pela CMA DataVision.
Maio 20, 2011 at 7:47 pm
PESSOAL VEJAM AQUI EM DIRECTO O QUE ESTÁ ESTÁ A PASSAR EM MADRID NA ACAMPADA…
http://zebedeudor.blogspot.com/
Maio 20, 2011 at 7:56 pm
Fui..vou jantar…e de pois o debate…
http://zebedeudor.blogspot.com/
Maio 20, 2011 at 7:57 pm
Fui..vou jantar…e de pois o debate…
http://bulimunda.wordpress.com/2011/05/20/o-debate-almofadado-hoje-depois-bem-depois-segue-se-a-wacky-race-a-5-de-junho/
Maio 20, 2011 at 8:21 pm
Os satélites, como a nossa lua ou as luas de júpiter, foram despromovidos como Plutão?
Maio 20, 2011 at 8:37 pm
#51,
ontem tive 4 reuniões…. só no dia de ontem.
Maio 20, 2011 at 8:38 pm
Questão elementar. Watson.
Maio 20, 2011 at 8:39 pm
Não posso ver o debate, mas gostava que o Passos fosse bem melhor do que é…..
O melhor é ficar calado. Sempre que canta, digo, fala o Sócas ganha pontos. 😦
Maio 20, 2011 at 8:39 pm
#86
Os satélites naturais são considerados planetas secundários:
Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_natural
Maio 21, 2011 at 8:08 pm
#78,
Não diga isso em público, porque senão, no ano que vem a pergunta será reformulada para Mercúrio (1), Vénus (2), Terra (3) and so on.
Concordo com alguém que disse
Maio 21, 2011 at 8:12 pm
continuação:
Concordo com alguém que disse que algumas respostas erradas têm a ver com desconfiança. Isto é tão fácil que a resposta não deve ser esta.
Mas também há gente no 9.º ano que mal sabe ler (garanto-vos que há alunos de 9.º ano que não são capazes de acompanhar as legendas num filme), logo…
Maio 22, 2011 at 6:02 pm
[…] Já aqui destaquei uma questão do teste intermédio de 9º ano de Físico-Química que se limitava a ser uma pergunta de recolha de informação e fazer uma subtracção simplérrima. No Blasfémias retomaram essa questão e adicionaram-lhe duas outras muito básicas. […]