Caro colega:Para conhecimento…Teste intermédio FQA 11 ano Fev 11 –Veja-se o grau de dificuldade da questão 1 do grupo I (transcreve…) ; da questão 1 do grupo IV (exercício de escalas) e do grupo III igual ao do ano lectivo anterior apenas com dados diferentes:Dá que pensar. claro que os professores que preparam alunos para exames nacionais é que ficam mal vistos pois fazem testes muito difíceis.J.P.
Fevereiro 14, 2011
Teste Intermédio De Físico-Química do 11º Ano
Posted by Paulo Guinote under (In)Sucesso[27] Comments
Fevereiro 14, 2011 at 5:13 pm
Já só falta repetirem o exame do ano passado!
Fevereiro 14, 2011 at 5:29 pm
É a crise…
Fevereiro 14, 2011 at 5:38 pm
What da f…, man?
Que palhaçada é esta?
Isto é g(r)ave! Que porcaria de perguntas, até o Gervásio consegue resolver isto!
Fevereiro 14, 2011 at 5:40 pm
Isto é cultura geral!
Fevereiro 14, 2011 at 6:03 pm
A Drª Lurdes explicou no outro dia que a escola imaginada pelos professores está desfasada da realidade actual. Não deram atenção? É pôr nos objectivos 100% de sucesso escolar e chegar ao fim do ano e pedir aos colegas do conselho de turma para votarem a subida de todas as negativas.
Fevereiro 14, 2011 at 6:03 pm
Com incapazes a desgovernar, só mesmo testes para incapazes.
Fevereiro 14, 2011 at 6:12 pm
Como tudo na vida. É sempre tudo igual, só que com coisas diferentes.
Fevereiro 14, 2011 at 6:29 pm
É claro que o próximo passo da pô pança vai ser acabar com a divisão das turmas em turnos, nas aulas de Física e Química. Calha a vez a todos.
Fevereiro 14, 2011 at 6:35 pm
estou preocupado com a possibilidade de acabarem com a santíssima trindade nas aulas de R & M. E acabam com o par pedagógico tout court ou seja, despedem os cônjuges professores.
Fevereiro 14, 2011 at 6:41 pm
#9,
Excelente ideia para desenvolver.
Em EMR passa-se a dar apenas religiões sem trindades…
Fevereiro 14, 2011 at 7:55 pm
Será que responderam…
– Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio;
– O nervo óptico transmite ideias luminosas ao cérebro;
– O vento é uma imensa quantidade de ar;
– Terramoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas;
– O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro de água;
– O sol dá-nos luz, calor e turistas;
– A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem de realizar num metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
Fevereiro 14, 2011 at 8:04 pm
#0
Na questão 3 do grupo IV pergunta-se (disfarçadamente) qual é a velocidade da radiação electromagnética, no vazio. Não se compreende que não tenham optado por um enunciado mais claro, do género: “copia o valor da primeira linha da tabela de constantes da página 2.”
🙂
Fevereiro 14, 2011 at 8:40 pm
Olá a todos,
poucas vezes publico algo (aliás é a 2ª Vez), sigo este blogue quase todos os dias…
Resolvi comentar na qualidade de Prof de FQA com 2 turmas de 11 Ano…
Este teste intermédio foi um insulto à minha inteligência e, pior do que isso, um insulto ao meu trabalho de todos os dias…
Uma coisa posso garantir, os resultados não melhoraram significativamente em relação aos testes que eu mesma elaboro… garanto porque já corrigi os ditos testes intermédios.
Enfim…
Fiquem bem 🙂
Fevereiro 14, 2011 at 8:45 pm
Fevereiro 14, 2011 at 8:57 pm
#13 Do mesmo mal me queixo eu…..
Este intermédio foi uma vergonha!
Fevereiro 14, 2011 at 9:06 pm
Eu gosto muito desta questão:
“Durante algum tempo o magnetismo e a electricidade ignoraram-se mutuamente. Foi só no início do século
XIX que um dinamarquês, Hans Christian Oersted, reparou que uma agulha magnética sofria um desvio
quando colocada perto de um circuito eléctrico, à semelhança do que acontecia quando estava perto de um
íman. Existia pois uma relação entre electricidade e magnetismo.”
C. Fiolhais, Física Divertida, Gradiva, 1991 (adaptado)
1. Transcreva a parte do texto que refere o que Oersted observou.
Fevereiro 14, 2011 at 9:45 pm
A minha filha de 9 anos acertou nesta questão. Será que pode candidatar-se ao exame de FQ Nacional?
Fevereiro 14, 2011 at 9:46 pm
Estou na falar da questão da transcrição, é claro.
Fevereiro 14, 2011 at 9:52 pm
Acho que a mesma valia 20 pontos…
Fevereiro 14, 2011 at 11:56 pm
Este teste intermédio ainda ressuscita Tesla, o homem das forças magnetomotrizes.
Fevereiro 15, 2011 at 11:04 pm
A minha opinião, enquanto aluna de 11º ano de ciências e tecnologias, é clara: este intermédio não poderia ter sido mais fácil! Não obstante, tal deve-se, provavelmente, à “tentativa” de compensação do teste intermédio de matemática (a verdade seja dita, nunca os enunciados foram tão pouco explícitos). Só tenho de agradecer, se a minha média já era boa, agora subiu em flecha ;p
Fevereiro 23, 2011 at 10:15 pm
Concordo plenamente com o comentário acima.
A minha nota foi 19,5 neste TI (só não tirei 20 por pura distracção, coloquei aceleração na equação do x e só me apercebi depois do teste) e mesmo assim a média da minha turma foi 9.9 …
Abril 28, 2011 at 3:00 pm
Lamento que pensem assim.
Algumas questões do teste são sem qualquer dúvida “dadas”.
No entanto, têm de pensar que também se tem de ajudar os alunos. O vosso futuro já está decidido, trabalham, recebem no fim do mês, tudo bem… Os alunos não… Estão a lutar para o futuro deles, para poderem ter as mordomias que já tindes.
Mesmo sendo os testes intermédios facéis, é óbvio que os professores continuem a ajudá-los, a prepará-los para os exames que se aproximam… Por isso, na minha opinião, as reclamações aqui exibidas são infundamentadas..
Maio 4, 2011 at 11:38 pm
és burro que nem uma porta …yaaa
Maio 5, 2011 at 9:31 am
se acham que é assim tão facil entao quando tiverem de escolher qual o curso!! nao tenham duvidas!!! ciências e tecnologias é tão fácil, digam aos vossos filhos como é muito muito fácil
exprimentem…..
Julho 19, 2011 at 8:31 pm
eu, como aluna do 11º ano de ciências, posso falar por experência ao fazer este e outros testes intermedios, ao contrario da maioria das pessoas que fizeram os comentarios acima.
é verdade que este teste foi muito facil, demasiado facil, se calhar. confesso que me comecei a rir quando vi a primeira pergunta do “transcreva”. mas nao foi por isso que alunos de 20 deixaram de a errar. e porque? por causa dos critérios. bastava transcrever uma palavra a mais, que a resposta era cotada com zero pontos. mas pior que isso, sao os criterios das respostas de desenvolvimento. essas respostas tem que ter 2 ou 3 topicos de resposta. no entanto, se o aluno nao escrever aquele que o gave considera ser o primeiro topico, tem zero. independentemente de ter os restantes ou nao. é ridiculo! se o aluno respondeu bem a parte da pergunta, porque nao ha de ter os pontos que merece nessa parte? nao tem noçao do quando esse criterio prejudicou os alunos. felizmente, tive a sorte de ter escrito todos os topicos e ter tido boa nota, mas muitos dos meus colegas nao tiveram essa sorte. e nao é justo. e pelos vistos, por muito faceis que os testes intermedios sejam, nao é por isso que deixam de haver negativas e pior!, nao deixam de haver médias de turmas negativas. é muito grave. e nao sei se a culpa é só dos alunos ou dos professores… porque todos os anos os alunos a fazer os testes e exames sao diferentes, ha novos professores com novos metodos de ensino, mas nem por isso as medias nacionais sao altas. alias, bem pelo contrario. nao havera algo por tras disto? como talvez alguma culpa por parte das equipas que realizam estas provas..? claro que ha maus professores e maus alunos, mas custa-me acreditar que sejam assim tantos….
Junho 22, 2012 at 6:45 pm
Dizem que foi fácil, mas a média nacional foi aquilo que se viu…