Alguma falta de coragem em assumir qualquer confronto com o ME. Confrontados com a possibilidade de ameaçarem com a demissão, caso o ME não entrasse em negociações até 15 de Março sobre a organização do ano lectivo, a avaliação do desempenho, a contratação pública, a esmagadora maioria dos dirigentes escolares votou contra essa proposta. Aliás, a proposta teve apenas três votos favoráveis, num universo acima da centena das unidades orgânicas presentes e perto de duzentos dirigentes.
O velho argumento de depois de nós o dilúvio. Apenas falta de…
Fevereiro 12, 2011 at 7:58 pm
Parece-me injusta a entrada. Acabei de chegar da reunião e foi aprovada com três votos contra a reivindicação da suspensão do modelo de avaliação e de todos os seus efeitos., para além da aprovação de posições relativamente a outros assuntos.
A ameaça de demissão pareceu-me demagógica naquele contexto. Rapidamente aqueles directores seriam substituídos por outros acríticos e com vontade de fazer cumprir todos os normativos. Ou não é verdade?
Fevereiro 12, 2011 at 7:59 pm
Colhões e vergonha na cara. Não nos ditos pois que não os possuem. Talvez por isso lambam os do poder.
Fevereiro 12, 2011 at 8:00 pm
Portanto há que ser “colaboracionista”, não é Rosário? E agarrar-se ao poder, por pouco que ele seja.
Fevereiro 12, 2011 at 8:07 pm
A propósito da entrada, mas também daquilo a que tenho assistido nos dois últimos anos lectivos no que respeita à actuação das direcções só me ocorre sublinhar as palavras-chave do Paulo: gestão, tristeza
Fevereiro 12, 2011 at 8:08 pm
Na França de Henri Philippe Benoni Omer Joseph Pétain os franceses também julgaram assim. É que se corria o risco de os alemães deixarem crescer uns bigodes e substituírem os nativos.
Fevereiro 12, 2011 at 8:08 pm
Não, não me parece que seja verdade.
Teriam de ser nomeadas CAP e haveria um processo eleitoral em que os demissionários teriam todo o crédito por serem corajosos.
Moções a apelar a qualquer coisa, com consequências indefinidas, é apenas prolongar o pântano.
Acho que foi uma oportunidade perdida, em particular porque parece que a técnica do “telefonema do senhor secretário de Estado” já não deveria servir para impressionar quem tem obrigação de saber mais.
Por regra, acusam-se de demagógicas as propostas incómodas e que confrontam as pessoas com opções difíceis.
Fevereiro 12, 2011 at 8:10 pm
Foi pena.
Na verdade conheço poucas direções que estejam do lado dos colegas. É uma coisa previsível: o poder, por muito pouco que seja é o poder e realça o autoritarismo que muitos têm dentro de si.
É pena.
As direções são tão descartáveis como nós e a autonomia das escolas é uma falácia de todo o tamanho…
Fevereiro 12, 2011 at 8:14 pm
Que posição tão desproporcionada, Manuel Silva. Parece a política da terra queimada, sem nada de construtivo. É sempre fácil acicatar os outros a porem a cabeça no cepo. Importa é que tenhamos gente com voz nos lugares certos – julgo que os directores seriam as pessoas certas (e é claro, não falo os prepotentes) – importa que estejam no lugares que ocupam e os USEM: aqui, sim, está a questão. Devem unir-se e valer-se da importância do cargo para fazerem pressão. Já viram como seria positivo, produtivo, que muitos de nós nos juntássemos aos nossos directores e combatêssemos este sistema? Isso, sim, teria valor. Espero, dos Directores, de grande número deles (e continuo a não falar dos subservientes, que também encontro entre os nossos colegas) que se façam ouvir e se unam aos seus colegas.
Fevereiro 12, 2011 at 8:15 pm
Se se demitissem qual a consequência? Ir regressar ao trabalho lectivo. Mais alguma? Alguma penalização?
Conversa de treta. É o mesmo que dizerem “Eu sou agente da PIDE para que não tratem tão mal os presos políticos. Dou-lhes bofetadas mais devagarinho”
Fevereiro 12, 2011 at 8:16 pm
Nada que não estivesse à espera.
O poder inibria…vamos lá perceber porquê.
Não me digam que se a grande maioria pedisse a demissão, haveria logo suplentes para todas as escolas! Esse argumento não vinga.
Os Directores lá sabem…até porque as chefias têm sempre excelentes (não foi a notícia de hoje?)
De uma coisa tenho a certeza. Nestes anos de contestação, sempre senti os Directores muito mais do lado do ME, do que dos professores…desde logo por terem aceitado participar e serem as peças deste modelo de gestão, o mais anti-democrático pós 25 de Abril e depois´na farsa da ADD, nunca houve uma posição de força por parte deles, contra a mesma (alguns até parece que ficram embevecidos por terem o pode de “classificar” os colegas).
O ME soube cativá-los… uns euritos a mais e ficam do nosso lado…
É evidente que há excepções, como em tudo…
Fevereiro 12, 2011 at 8:16 pm
O Xalente Primeiro agora fala de folha A4 na mão. Aparece ladeado pela Dona Lurdes Rodrigues. Receio pelo desemprego dos gajos do teleponto.
Fevereiro 12, 2011 at 8:17 pm
Fátima, espero que tenha uma cadeira confortável para a espera…
Terra queimada ?? Mas o que vão os directores ser obrigados a impor? Não é a terra queimada pelo governo?
Fevereiro 12, 2011 at 8:19 pm
Basicamente o que não querem é avaliação, o problema é que não querem por não querem perder protagonismo para os coordenadores. Acabaram com os titulares e não descabsarão enquanto não acabarem com os coordenadores. Querem ser os únicos reizinhos e aos poucos têm conseguido, até já são presidentes do C. Pedagógico e ainda assim não lhes chega. Falta-lhes coragem!
Fevereiro 12, 2011 at 8:19 pm
Uma posição (AAD) desta é curta, só mesmo para tranquilizar as consciências.
Substituir directores não se faz em todas os momentos do ano. Os directores têm uma enorme importância para levar esta tolice para a frente. A alguns também lhe interessa a avaliação das estruturas intermédias única forma de continuarem com pequenas prepotências.
Fevereiro 12, 2011 at 8:20 pm
#8
“Importa é que tenhamos gente com voz nos lugares certos – julgo que os directores seriam as pessoas certas (e é claro, não falo os prepotentes) – importa que estejam no lugares que ocupam e os USEM: aqui, sim, está a questão. Devem unir-se e valer-se da importância do cargo para fazerem pressão.”
Fátima, até agora, o que conseguiram os Directores, nesta luta que já vai longa?
Fevereiro 12, 2011 at 8:22 pm
Estão furiosos com os Mega porque passa a haver só um poleiro para dois galos. E estão furiosos com os cortes. Enquanto receberam 750 euros por mês, sem espinhas, a ADD estava bem. O que os faz levantar a crista não é a ADD, isso é um paleio roto para disfarçarem onde lhes dói.
Fevereiro 12, 2011 at 8:23 pm
E mesmo que fossem rapidamente substituídos? Pelo menos não eram cúmplices. Com posições destas, deixam muito bem marcado o lado de onde estão. Nada que não se soubesse já, aliás.
Fevereiro 12, 2011 at 8:25 pm
Colaboracionismo puro.
Precisavam que lhes rapassem o cabelo.
Fevereiro 12, 2011 at 8:27 pm
Demitindo-se corria-se o perigo da irmandade Muçulmana subir ao poder!
Fevereiro 12, 2011 at 8:27 pm
Reuniu a hipócrisia! Representam-se a si próprios e fazem de contam que representam os professores. Agora como estão a ser apertados com a fusão dos agrupamentos vêm fazer de conta que estão ao lado dos professores.
Fevereiro 12, 2011 at 8:28 pm
Depois de mim o Dilúvio !
Fevereiro 12, 2011 at 8:30 pm
Mas existia ainda dúvida alguma que a grande maioria dos Senhores Directores, votaria a favor deste governo? Como continuariam eles a “governar” os seus nichos, a dominar os profs nas suas escolas e a dar ares de quem sabe tudo???
Que ninguém espere apoio, a não ser de si próprio.
Fevereiro 12, 2011 at 8:32 pm
A partir de hoje houve uma separação clara. Há professores e directores. Passaram a ser coisas diferentes. Acabou-se o fingir que são todos do mesmo corpo. Não, são estranhos. Não há mais que ter contemplações e piedades. Estão do outro lado. Colocaram-se lá. Agora aguentem-se.
Fevereiro 12, 2011 at 8:34 pm
D. Manuel Felício contesta os abusos da GALP. EA César o qu é de César, adeus o que é de Deus e a Felício a regulação dos combustíveis!
Fevereiro 12, 2011 at 8:38 pm
Porquê o espanto?! Era de esperar outra coisa??
Fevereiro 12, 2011 at 8:40 pm
Amanhã o Braga fará o favor de ser uma equipa dorminhota.
Fevereiro 12, 2011 at 8:41 pm
Aos srs directores
Fevereiro 12, 2011 at 8:56 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/02/12/sem-medo-nem-esperanca-e-foi-o-que-aconteceu-aos-egipcios-deixaras-de-ter-medo-quando-deixares-de-ter-esperanca-nos-ainda-estamos-na-fase-da-esperanca/
TALVEZ ESTEJA AQUI A EXPLICAÇÃO..
Fevereiro 12, 2011 at 8:57 pm
Melhor era que tivessem ido ver este filme..podia ser que lhe desse uma ideia…
http://bulimunda.wordpress.com/2011/02/12/cinebulimunda-trailer-o-rei-da-evasao/
Fevereiro 12, 2011 at 8:57 pm
out of the post..
http://bulimunda.wordpress.com/2011/02/12/singela-homenagem-a-gerard-castello-lopes-rip-1952-2011/
Fevereiro 12, 2011 at 8:59 pm
Este tem a ver com o post…inté..
Fevereiro 12, 2011 at 9:02 pm
12 de Março de 2011: vamos voltar a encher o Campo Pequeno!
Fevereiro 12, 2011 at 9:07 pm
Vejam e ouçam este discurso…tão actual na boca de muitos..
http://bulimunda.wordpress.com/2011/02/12/adolf-hitler-1932-election-speech-retirem-o-homem-transportem-o-discurso-para-outro-politico-nos-nossos-dias-e-verao-as-semelhancas/
Fevereiro 12, 2011 at 9:12 pm
Colaboracionistas, aprendizes de ditador, incompetentes e medrosos.
Se se salvarem 2 em 100 acendo uma vela a St. Ambrósio.
Reuniram porque lhes cortaram o subsidiozinho e os vão meaga agrupar.
Só os mais mafiosos de entre os mafiosos vão sobreviver porque a esmagadora maioria vai empurrar o/os rivais das escolas agrupadas para fora do barco.
Então, lá para Dezembro/Janeiro de 2012 quando forem conhecidos os resultados da ADD e os mega começarem a gerar verdadeiros conflitos profissionais e pessoais, já com milhares de professores sem horário ou com horários zero voltará a emergir um verdadeiro clima de revolta nas escolas.
Esperemos pois pelo Pai Natal.
Fevereiro 12, 2011 at 9:13 pm
Já não vem. Até lá as low cost abrem falência.
Fevereiro 12, 2011 at 9:17 pm
Hoje, nas escolas, a vida é um caos para todos e para os directores também. Antes, eram e sentiam-se nossos colegas e todos nos esforçávamos por resolver as muitas dificuldades em conjunto: confiávamos uns nos outros. Hoje, as dificuldades são muitas mais, mas já não há confiança, já não nos sentimos do mesmo lado porque já não somos colegas. A nossa vida, na escola, tem agora um sabor amargo … há um divórcio evidente entre os professores e a direcção, mas a vida deles também piorou em tudo: perderam a nossa estima e apoio, mas não ganharam a dos novos donos que os exploram e os desrespeitam tanto quanto a nós. Hoje não têm nem a estima, nem a confiança de nenhum dos lados.
Fevereiro 12, 2011 at 9:22 pm
É por isto e por outras que, cada vez mais, os nossos colegas, cada um per si, vai tratando da sua vidinha.
Cumprir o horário e…, sair de fininho.
Fevereiro 12, 2011 at 9:30 pm
Triste, muito triste.
Se apenas um ou dois directores se demitissem, ainda compreenderia o argumento. Mas muitos a tomarem uma posição concertada, como hoje teriam tido hipótese de fazer, faria toda a diferença. Não quiseram. Regista-se.
Fevereiro 12, 2011 at 9:31 pm
São as coreografias dos directores…
Fevereiro 12, 2011 at 9:39 pm
Declaração de interesses:
1 – sou director do rancho folclórico de …
2 – tenho os colhões no sítio e não na testa com o manel sirva que falou em 2.º lugar.
Sr. professor Guinote como explica vocelência que estando perto de 200 dirigentes só três, repito, três, aprovaram a proposta de demissão?
Tome nota: apenas 1,5% dos dirigentes acharam que era bom caminho pedirem a demissão, pelo não me diga que foi falta de…porque senão perguntar-lhe-ei se vocelência se encontra entre os 1,5% de professores corajosos ou entre os 98,5% com falta de…
Fevereiro 12, 2011 at 9:46 pm
3? Ainda há esperança.
Fevereiro 12, 2011 at 9:47 pm
Perdiam o emprego se se demitissem ? É essa a medida da ausência de colhões.
Perdiam o emprego?
Fevereiro 12, 2011 at 9:47 pm
Amigos … Cada um per si nesta escola!!!
Quando bater no fundo já será tarde!
Muitos directores têm o rabo preso na política! Ou fazem parte das listas concelhias ou já fizeram!
Muitos não escolheram as suas equipes pelo mérito mas por outros motivos!
Muito do que se fazia nas escolas era iniciativa de alguns professores. Isso está já a acabar!
A IGE continua a fazer as mesmas perguntas nos mesmos paineis. São as mesmas pessoas que respondem. Os papéis são cozinhados nos dias antes para estarem nos dossies.
Pergunto onde estão as calendarizações das aulas que os directores vão assistir aos Coordenadores.
Já tiveram formação para relatores estes directores?
Pobre país!!!
Andei eu a estudar para isto!!!
Fevereiro 12, 2011 at 9:48 pm
É fácil bater em quem faz alguma coisa porque não fez mais, sobretudo quando não se faz nada.
Embora concorde como o Paulo que talvez se tivesse podido fazer mais, a quase unanimidade na reivindicação da suspensão do modelo de avaliação e todos os seus efeitos, que a Rosário Queirós nos dá em primeira mão, não é de menosprezar.
Podia fazer-se mais? Talvez. Mas daí a colaboracionismos e outras alarvidades…
Com a Fátima Inácio Gomes, acho que os Directores ainda podem fazer valer o peso do cargo para fazerem pressão de outros modos. Como considero importante a implicação dos pais, escola a escola, não CONFAPs ou afins. Sobretudo, tenho por importante mantermo-nos unidos em vez de travar lutas internas para gáudio de terceiros.
Vamos ver o que se segue…
Fevereiro 12, 2011 at 9:52 pm
lol os directores tb olham pela sua avaliação!claro que é falta de…tomates! e esquecem q tb são professores!são coniventes!
Fevereiro 12, 2011 at 9:53 pm
Amigo
A comparação com os petanistas vem da argumentação apresentada pelos próprios directores. Que culpa temos nos que eles se escudem atrás do mesmo argumento? Daí que eu pense que ninguém aprende com a História. É da psicologia humana.
Fevereiro 12, 2011 at 9:54 pm
nós
Fevereiro 12, 2011 at 9:54 pm
#43 até concordo consigo mas deixe-me perguntar: e os relatores que formação tiveram?
Fevereiro 12, 2011 at 9:55 pm
#40,
Se eu lhe desse a minha opinião sincera – para além de achar que a forma como se apresenta só revela a exacta falta de qualquer coisa como coragem – talvez lesse o que não lhe apetece.
Porque 98.5% não aprovaram a proposta. Porque a maioria desse 98,5% teriam medo do que o futuro lhes reservaria.
Fevereiro 12, 2011 at 9:55 pm
Ainda assim…,terão pensado, é melhor continuarmos como Directores.
Os Zecos, relatados e relatores que se aguentem, pois precisamos deles.
Fevereiro 12, 2011 at 9:57 pm
Quando lhes apresentaram Barrabás os sacerdotes usaram a mesma escusa: “Se escolhemos o nazareno condenamos o povo à repressão dos romanos por insubordinação.”
Fevereiro 12, 2011 at 9:59 pm
Os Directores estão amarrados aos cargos. Foram aliciados pelo governo. O encontro dos directores foi uma autentica farsa. Uma das directoras confessou-me em off que estava enjoada com tanta hipocrisia e que provavelmente se iria demitir do seu cargo.
A nossa ESCOLA PÚBLICA ESTÁ DOENTE. TEMOS QUE FAZER QUALQUER COISA.
Fevereiro 12, 2011 at 10:08 pm
Descontando o vernáculo, concordo como o Manuel Silva: que perderiam?
Se estão a ser sinceros na rejeição da ADD e dos megas, qual é o limite que o ME tem de ultrapassar para deixarem de executar o delírio e para, inclusive, se deixarem de enxovalhar?
Enquanto directores devem obediência à tutela; mas não são obrigados a permanecer directores.
O que perderiam se se demitissem? E, melhor ainda: o que ganhariam?
Fevereiro 12, 2011 at 10:08 pm
Amarrados… esse é o problema.
Ficaram donos da Escola.
Há Conselhos Pedagógicos onde não se discute nada. É já tudo apresentado como decisão.
A definição de Metas de 99 % de sucesso em Projectos educativos para 3 anos só mostra a falta de seriedade da Escola.
Os assuntos deixaram de ser debatidos em colegiedade.
Ser “Escola” implica ser comunidade. Os assuntos têm que ser debatidos e aprovados pelos docentes pois só assim eles se revêem nelas.
Os coordenadores e alguns cargos podem ser Noemados pelo director mais de pois de eleitos pelos seus pares pois só assim esse cargo ganha legitimidade perante os colegas do grupo.
Tudo isto acontecia antes!
Havia democracia!
Foi por isso que no Egipto o povo se manifestou!
A DEMOCRACIA!
Uma fatia da geração de Abril está a acabar com a pluralidade de ideias na Escola e acabou já com a democracia!
Muito do investimento do PTE está subaproveitado! Os Centros de Formação de Professores mal funcionam!
Fevereiro 12, 2011 at 10:10 pm
Olhem aqui para mim a reivindicar dormir com a Sharon Stone.
Eu exijo dormir com a Sharon Stone !
Se ela não dormir comigo eu.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
não faço nada.
Fevereiro 12, 2011 at 10:12 pm
Se ela dormir consigo também não. Poderá quanto muito contemplá-la no seu sono.
Fevereiro 12, 2011 at 10:13 pm
E é uma badalhoca nem usa cuecas..aquilo deve ser um ninho de germes quiçá chatos até.!!
Fevereiro 12, 2011 at 10:16 pm
# 54 “A definição de Metas de 99 % de sucesso em Projectos educativos para 3 anos só mostra a falta de seriedade da Escola”
De facto o que acontece na minha escola é exactamente isso. Não se discute quase nada. Quando é colocado o assunto em C.Pedagógico já vem decidido pela Direcção. “TEM QUE SER ASSIM, PORQUE O ME MANDA” é sempre a resposta dada às nossas questões. Inclusivamente é dito que em todas as escolas funciona assim.
A nossa ESCOLA PÚBLICA ESTÁ DOENTE. TEMOS QUE FAZER QUALQUER COISA
Fevereiro 12, 2011 at 10:19 pm
Pois, temos pena por ti!
Ela está a acarinhar-me no meu leito.
E como deves imaginar, não vou partilhá-la,Posso é adiantar que, tudo o que se diz dela, peca por defeito.
Rói-te de inveja.
Fevereiro 12, 2011 at 10:19 pm
Porra que as metáforas não são o vosso forte !
Aquilo da Sharon era sátira à exigência de suspensão. Exigiram suspensão mas nada dizem fazer se tal não acontecer.
Fevereiro 12, 2011 at 10:20 pm
Não usa cuecas? E para que a queria eu sempre de cuecas? 🙂
Fevereiro 12, 2011 at 10:20 pm
Demitindo-se teria que haver um processo eleitoral para eleger novos directores pelo Conselho Geral! Isto de serem imediatamente substituídos é treta.
Perderiam era os extrazinhos e teriam que voltar a ser “zecos” e dar aulas… já viram a chatice? Ter que aturar novamente os alunos e preparar aulas?
Fevereiro 12, 2011 at 10:22 pm
Também digo,estão verdes.
Fevereiro 12, 2011 at 10:23 pm
Na escola onde trabalho o director dirige-se aos professores por: Caro docente.
E é um daqueles que andou em todas as manifestações!
Fevereiro 12, 2011 at 10:26 pm
Deixe lá. era pior se se dirigisse aos colegas por “Docentes caros”.
Fevereiro 12, 2011 at 10:29 pm
Entre as metáforas e/ou satárias, ainda assim,desculpa a minha natureza, mas prefiro a companhia dela.
Fevereiro 12, 2011 at 10:32 pm
Acho que por aqui fui dos primeiros a avisar do que viriam a ser o directores, muitos viam com bons olhos os colegas directores, mas como tinha na minha escola um bom exemplo… Também o Paulo, enquanto andávamos todos preocupados com a avaliação, fartou-se de chamar a atenção para as alterações na lei e para as novas gestões.
E aqui estão eles, com justificações parvas para não fazerem nada, melhor ainda, para fazerem tudo o que lhes mandam, sempre tiveram a hipótese de não participar nesta palhaçada, mas foram sempre continuando e há anos que andam assim. Vivem para o sucesso estatístico para mostrar à IGE, cozinham painéis de professores acríticos para apresentar à inspecção… a IGE papa tudo. Governam fomentando a desconfiança.
Este é o retrato da gestão da minha escola e desconfio que já são todos assim.
Fevereiro 12, 2011 at 10:36 pm
#68 A IGE só papa o que quer…
Fevereiro 12, 2011 at 10:42 pm
O que por aqui vai!…
Está tudo cego: de ódio? Inveja?
Não conseguem entender que estas movimentações fazem parte de um mal estar mais geral…
Se os directores o assumem e resolvem dar a cara(talvez porque os odores da podridão são cada vez mais insuportáveis…), ONDE ESTÁ O MAL?!
Fevereiro 12, 2011 at 10:45 pm
…em que é que a posição assumida prejudica a nossa luta?!
Bom, eu sei que muitos, por aqui, estão mortinhos por matar a luta…como o supremo líder desta loja.
Fevereiro 12, 2011 at 10:47 pm
Carlos Marques: Atão isto é uma Loja? Era o que me faltava…frequentar antros desses!
Fevereiro 12, 2011 at 10:48 pm
#69
os odores da podridão? E os directores não contribuíram para isso?
Fevereiro 12, 2011 at 10:49 pm
`MAÇÓNICA..CUIDADO DONATIEN ESTE É DA STASI!
Fevereiro 12, 2011 at 10:49 pm
é assim uma luta de faz de conta
Fevereiro 12, 2011 at 10:51 pm
desde que haja festa, a luta vale a pena
Fevereiro 12, 2011 at 10:52 pm
Infelizmente contribuimos todos Donatien!…
Fevereiro 12, 2011 at 10:56 pm
A MC nem comenta, o ambiente está crispado demais para o meu gosto. Matem-se!
Fevereiro 12, 2011 at 10:57 pm
Há uma bomba que os Directores podem usar:
Parar todo o processo de exames, basta os Directores das escolas não designarem professores para os agrupamentos de exames ou entupirem o seu funcionamento com outro estratagema qualquer. Não haverá injustiças entre alunos, já que os exames ficariam suspensos em todas as escolas (públicas e privadas).
Fevereiro 12, 2011 at 10:58 pm
Nada muda porque tudo fica na mesma…as lutas servem para a catarse colectiva mas no fim quer seja no comunismo quer seja no capitalismo os mesmos ficam sempre no tapete…
os capitalistas com o bolo e a nomencleatura com o poder…fui..hoje não estou com pachorra..Donatien falamos amanhã…não nos amanhãs que cantam..
Fevereiro 12, 2011 at 11:00 pm
Mc vá ver a garganta funda ou o o ultimo tango em zagarol
Fevereiro 12, 2011 at 11:01 pm
disse.
Fevereiro 12, 2011 at 11:12 pm
CM e MC, duas faces, a mesma não-luta.
Fevereiro 12, 2011 at 11:13 pm
crispado, crispado, fartinho de gente que quer estar bem com todos, há sempre alguém que não se quer aborrecer, que não quer ter chatices, que rasteja e se faz de vítima, é um serviço sujo mas alguém tem de o fazer, não é?
Fevereiro 12, 2011 at 11:21 pm
Alguém disse algo parecido com isto: A partir de hoje há directores e há professores.
E eu concordo.
Fevereiro 12, 2011 at 11:27 pm
Paulo
Porque devo defender a luta, se eu concordo que haja um modelo de avaliação e os professores sejam avaliados. Se há problemas de aplicação, mais uma vez, neste modelo, se é complicado, mudem o que deve ser mudado. O modelo não é uma biblía… O que fazem os diretores e os professores responsáveis em cada escola, dizem-me que muitas vezes são eles que complicam tudo. E não me digam que esperam um modelo perfeitinho, pois se existisse , já tinha sido inventado!
Fevereiro 12, 2011 at 11:29 pm
Pelo contrário, prova-se cada vez mais que nem há directores nem há professores.
Fevereiro 12, 2011 at 11:31 pm
Campos labuta pelo seu erro. Incansavelmente.
Fevereiro 12, 2011 at 11:38 pm
#67
“Claro que são todas assim”
Os directores, subdirectores e companhia lda. fazem tudo para segurar o lugar. Estão cada vez menos tempo, na escola, nós passamos semanas sem os ver, porque distribuíram o serviço aos professores de informática, e a secretaria lá desenvolve o resto. Esta gente, quer sejam directores, subdirectores, fruem gostosamente o estatuto, o dinheiro, e o poder. Os professores que votaram neles vêm agora chorar sobre “o leite derramado”. To late! Os directores nem querem já saber de bom ou mau ensino! Querem o tacho e mais nada!
Fevereiro 12, 2011 at 11:48 pm
#85
eu espero um modelo e de preferência perfeitinho, se não sabem como o fazer não esperem que os outros lhes façam o trabalho
Fevereiro 12, 2011 at 11:51 pm
#86
Ainda vai havendo.
Embora os docentes, as unidades orgânicas, os discentes ou aprendentes, os assistentes operacionais e, sobretudo, o raio que os parta, comecem a ganhar larga vantagem.
Fevereiro 12, 2011 at 11:55 pm
Não entendo como, post atrás de post, comentário atrás de comentário, vai-se tentando atirar uns contra outros.
– os sindicatos que não apontam caminhos
– os relatores que não se demitem
– os coordenadores que não se demitem
– os directores que não se demitem
– os operacionais que não se demitem
– os alunos que não se demitem
– os pais e EEs que não se demitem
– os “zecos” que não se demitem, mas esperam que todo o resto da cadeia organizativa se demita
– os “zecos” que são “obrigados” a terem aulas observadas por isso também não se demitem
– os outros que não precisam, mas também não se demitem de as pedir
– todos e todas que “fazem pela vidinha” e por isso não se demitem
– os que escrevem, assinam e enviam moções para serem reenviadas, mas que não se demitem….
Isto tudo é confuso.
Só para chegar a esta descoberta altamente difícil de entender: todos a empurrar todos para a demissão!
Enquanto assim for, bem que podemos limpar as mãos à parede.
Só falta mesmo a derradeira forma de união: a de apanhar algum/a docente desprevenido e obrigá-lo a imolar-se pelo fogo.
A não ser que alguém se ofereça para o fazer e assim gerar-se uma onda.
Fevereiro 12, 2011 at 11:58 pm
Uma injustiça precisa sempre de alguém que a execute.
Fevereiro 13, 2011 at 12:01 am
E sempre, sempre, sempre, o discurso que tanto agrada ao poder e que é evidente desde que o 1º Governo de JS tomou posse: empurrar uns contra outros.
Lembram-se?
Fevereiro 13, 2011 at 12:05 am
#91
pois, mas se houvesse pessoas a demitirem-se de fazer certas coisas tudo estaria melhor, mas claro que o melhor é sermos todos amigos e ir alegremente para a Luta
Fevereiro 13, 2011 at 12:07 am
A sociedade portuguesa tem problemas a resolver. O Zé apenas se aproveita disso. Mas não adianta continuar a fazer o discurso salazarista da união. Primeiro explicitem-se os conflitos e deixemos e ser hipócritas. Sem isso nunca evoluiremos.
Fevereiro 13, 2011 at 12:08 am
#94,
Demita-se de entregar a autoavaliação. Porque não?
Fevereiro 13, 2011 at 12:10 am
Porque é que todos nós que temos em comum uma coisa a fazer para esta ADD não dizemos alto e bom som que não o faremos?
O que pensam desta posição?
Porque não fazemos isto? (aqui estamos todos em pé de igualdade)
Fevereiro 13, 2011 at 12:10 am
Pelo contrário: é entregá-la honesta e escorreita, à revelia de um sistema de avaliação estapafúrdio.
Fevereiro 13, 2011 at 12:11 am
#98,
Hã!!!!!
Entendi.
Fevereiro 13, 2011 at 12:11 am
referia-me à autoavaliação
Fevereiro 13, 2011 at 12:11 am
Posição cómoda, não?
Fevereiro 13, 2011 at 12:17 am
Não, porque implica não cumprir o figurino legislado.
Fevereiro 13, 2011 at 12:20 am
#96
por causa dessas parvoíces dos heroísmos e dos mártires é que estamos onde estamos, os directores queixaram-se da avaliação, têm uma solução, demitir-se. Não é ilegal e ficam de bem com a sua consciência, se é esse o problema deles. Um professor não entregar a auto avaliação arrisca-se a muito mais.
Claro que para a Luta fica muito melhor os professores não cumprirem as suas obrigações, quer se goste ou não, é uma obrigação.
Fevereiro 13, 2011 at 12:23 am
De qualquer forma isto vai ajudar …
Fonte de Financiamento 111, Actividade 192
Face às orientações em vigor no que se refere ao controle trimestral da despesa, a partir do corrente mês de Fevereiro, inclusive, não poderão as Escolas e Agrupamentos incluir em requisição de fundos a antecipação duodecimal prevista no 2o parágrafo do ponto 1.3. daquele Ofício-Circular.
Fonte de Financiamento 123
Mantém-se a impossibilidade de incluir em requisição de fundos o saldo apurado na gerência de 2010, entregue através de Guia de Receita do Estado na Classificação Económica de Receita 16.01.03.01.14, considerando que as regras de transição dos saldos desta fonte de financiamento só serão estabelecidas no decreto-lei de execução orçamental para 2011.
Fonte de Financiamento 242
O saldo de fundos comunitários apurado na gerência de 2010 (entregue em 2011 através de Guia de Receita do Estado na Classificação Económica de Receita 16.01.03.01.14), caso ainda não tenha sido requisitado, deverá ser incluído na requisição de fundos de Fevereiro, devendo prioritariamente destinar- -se a efectuar pagamentos a pessoal contratado.
Fevereiro 13, 2011 at 12:33 am
DIRECTORES, SUB-… a maioria são hipócritas,
mentirosos e só gostam de Processos… contra os colegas.
Fevereiro 13, 2011 at 12:36 am
A maior parte deles/as são sádicos/as;
só pensam em boa-vida… dinheiro e nada de aulas…
Fevereiro 13, 2011 at 12:41 am
#1
A entrada não é injusta, é realista!
Já pensou que se houvesse uma demissão em massa, o ME não tinha resposta a dar! A tal substituição por boys era, de todo, impossível, se a decisão fosse a nível nacional!
Eu, também discordo da entrada, pois não considero que houve falta de c”#H0~~~, houve foi si uma vontade enorme de não perder aquilo que ainda lhes resta do poder. Vai-me desculpar, mas “bater com os costados” na realidade de ter 10 turmas (há disciplinas que para um horário completo é preciso este nº), aturar a “canalha” endiabrada e ainda perder alguns cobres, não é coisa apetecível! Por isso não é falta de c”#H0~~~, é apenas assegurar a vidinha!
Fevereiro 13, 2011 at 3:05 am
#102,
Ainda gostava de ler o “não cumprir o figurino legislado”
#103,
Sem qualquer ironia, agradeço-lhe a forma clara como escreveu o que escreveu.
Fevereiro 13, 2011 at 3:32 am
Depois do #107, que vem na onda da esmagadora maioria dos comentários, cheguei à conclusão que não vale a pena comentar posts deste tipo que geram respostas deste tipo.
Tudo muito simplista e hipócrita, escrito por uma classe profissional que é, provavelmente, a classe mais lúcida e com melhores habilitações académicas, num blog que, também ele é, provavelmente, o melhor blog da Educação e afins de Portugal.
Caro Paulo Guinote, lamento que dê o seu aval a muito do que aqui se escreve.
Seguir-se-à, muito provavelmente também, mais tarde ou mais cedo, um texto mensal reafirmando pela enésima vez o que este espaço é seu e que quem não está bem, mude-se.
Está no seu direito.
Mas sinto, às vezes, vergonha pelos comentários que leio. Todos sabem que muita gente passa por aqui.
Muitos dão-lhe os parabéns. Outros, certamente a grande maioria, já não estão nem aí.
Eu cá vou continuando a estar até me apetecer e precisar.
Fevereiro 13, 2011 at 3:37 am
A única preocupação que eu vejo na minha directora é que com a nova legislação vai perder um adjunto! Não sabe quem vai mandar para a sala de aula! Isto sim, é um grande constrangimento. Quanto aos outros assuntos que nos tiram o sono, nem quer ouvir. Apenas diz que “temos de cumprir a legislação e as orientações da DGRHE”!!!
Não me admira nada o que aconteceu nesta reunião… Nada!
Não resta a minima dúvida que só querem estar sentados na cadeira do poder.
Para mim, podiam ir todos…
Fevereiro 13, 2011 at 10:00 am
Pois eu dou parabéns ao P.Guinote pelo ‘asseio’ (= espaço de liberdade) deste seu blog.
Fossem assim as escolas ‘asseadas’…
Após uma leitura em diagonal, dou comigo a pensar q os ‘mubaraks’ das escolas têm os dias contados.
Os defensores do purismo da forma não passam, frequentemente, de ilusionistas do conteúdo e, por direito próprio, num futuro ‘não mto perto, não mto longe’… tb levarão umas boas sapatadas.
A matéria é substantiva e a adjectivação é irrelevante.. (‘asséptica’ ou ‘vernácula’ pouco acrescenta à me*da em q nos deixámos mergulhar).
Fevereiro 13, 2011 at 10:29 am
Mais uma vez… o nível de ódio cego que vejo em certos comentadores deixar-me-ia profundamente descrente se julgasse que representam um grande número de professores.
Não suporto a generalização, por princípio. É a mesma que nos têm atacado a nós, vinda da “opinião pública” – são todos uns malandros, só têm férias, querem ganhar muito e fazer pouco, não querem é ser avaliados, exigem-lhes trabalho e lá estão eles a queixar-se…
Lamento se os directores que conhecem são uns crápulas, eu também conheço vários professores assim… aliás, olhando para esses professores, só se pode pensar que têm o que merecem.
O director da minha escola é meu colega. Na minha escola assinamos uma declaração “suspensiva”, não uma mera declaração de princípios… e na vossa?
Fevereiro 13, 2011 at 10:35 am
http://bulimunda.wordpress.com/2011/02/13/o-efeito-nefasto-da-afirmacao-e-repeticao-a-receita-por-ca-e-esta/
Fevereiro 13, 2011 at 11:25 am
quarta linha: tem
antepenúltima: assinámos
Fevereiro 13, 2011 at 2:45 pm
#112,
De acordo.
Fosse outro alguém a escrever o que escreveu aqui e noutro post e já a teriam enchido de “mimos”.
Também penso que certos ódios cegos não representam a classe. É uma minoria que se reproduz e se repete.
Mas que soam mal, lá isso soam.
Fevereiro 13, 2011 at 2:57 pm
#112,
Fátima, sabes o que penso sobre tudo isso. E sabes no que concordamos e discordamos.
E temos a vantagem de não sermos alfanuméricos.
Todos sabem quem somos e damos a cara por isso.
Quando discordamos, discordamos. Quando concordamos, concordamos.
E o engraçado é que cara a cara estivemos quantas vezes? Uma, duas, no máximo.
O respeito mútuo impõe-se pelos actos e coerências.
Fevereiro 13, 2011 at 2:58 pm
Deixem cá ver. A avaliação de professores está na discussão, porquê? É simples, muitos dos dirigentes das escolas estão a ver o tacho a terminar. Sim, 750 euros por mês, além do vencimento, dão muito jeito e, apesar de ter sido diminuída essa gratificação, muitos dos directores não abandonariam o poleiro mesmo com 0 (ZERO) na gratificação, então, porquê pagar o que muitos fariam de borla???????? A maioria contenta-se com a ausência, nas salas, a darem aulas. Como é fácil verificar esta tese: ninguém aceita a demissão em bloco que colocaria a ministra na rua e a revisão das medidas estúpidas, dos últimos 6 anos, em causa.
Fevereiro 13, 2011 at 2:58 pm
Ainda como adenda: em devido tempo a Fátima e eu fomos dois professores que, em nome próprio e com foto da cara, anunciámos a nossa não entrega de OI, na altura em pequenos depoimentos para o Público.
Quando se assumem assim as coisas, não dá para andar aos ziguezagues.
Fevereiro 13, 2011 at 4:40 pm
Têm-me, muitas vezes,chamado de inocente, Paulo.
Preservarei essa inocência, mais para me preservar a mim do que aos outros: olhar constantemente para o pior do Homem não me ajudaria a viver.
Há quem nem sequer seja capaz de compreender este modo de estar, também o sabes.
Quanto a mim, como desde a primeira hora, continuarei indefectível a lutar contra uma ideia que me repugne. Contra pessoas, faço-o cara a cara, sabendo nomes e histórias.
Não foi preciso estarmos cara-a-cara muitas vezes, Paulo. Na verdade, sempre demos a cara 😉 e procurámos sempre manter a lealdade para connosco – em última instância, ao fazê-lo, mantemo-la com os outros.