Eu compreendo a tentação orgásmica do frentismo nas ruas, mas também me parece que, como há um ano, ir atrás de agendas delineadas em gabinetes, não serve os interesses da classe docente. Servirá a de alguéns, não a dos representados.
Para quem já está esquecido, há não muito tempo, tinha sido anunciada uma jornada de luta para finais de Março, o que daria tempo para uma (até demorada) preparação no terreno. Agora já é no início do Fevereiro. Tudo sem consultar as bases, mas apenas as cúpulas.
Depois queixem-se de algum abstencionismo ou queixem-se, como Jerónimo de Sousa, que «este é o povo que temos». Não confundam minutas entregues com outras coisas.
Pois, é pena, podemos sempre tentar exterminá-lo…
Janeiro 27, 2011 at 1:41 pm
Pois é. Sempre me incomodou um bocado esta forma de agir e nunca entendi a vantagem que alguém vê nela. Sempre pensei que a luta deve ser delineada tendo em conta os intereses e o sentir dos que lutam, mas não é isso que tem acontecido. Quem tem tido a seu cargo definir estratégias e pô-las em prática, não tem perguntado quando nem se…
Janeiro 27, 2011 at 1:43 pm
Paulo, não acha que muitas das nossas conquistas tiveram origem nas acções de rua?
Concordo que devam ser bem preparadas (como tudo).
Janeiro 27, 2011 at 1:46 pm
Li o artigo e nem uma palavra sobre a ADD.
Se os sindicatos continuarem assim e não puserem tudo em cima da mesa, não contem com a maioria dos professores para a contestação.
Para além do corte nos horários – talvez o problema mais relevante, sim senhor- dado que milhares de docentes ficarão no desemprego- não esqueçam TUDO o resto.
– redução dos salários (ROUBO) a quem ganha mais de 1500 euros.
– a farsa da avaliação.
– os “ajuntamentos”
etc, etc…..
Só com estes pontos todos em cima da mesa, conseguirão uma verdadeira mobilização.
Consta que os desdobramentos de CFQ e CN também vão acabar- palavra do meu director (costuma andar informado)
Janeiro 27, 2011 at 1:49 pm
A vanguarda da classe trabalhadora tem este pequeno problema pela frente: antes de conseguir produzir e glorificar o “homem novo”, como conseguir persuadir e lidar com o “homem que há”?
Este homem que flagrante e incompreensivelmente nunca consegue perceber onde estão os seus verdadeiros interesses – quanto mais as salvíficas intenções da minoria vanguardista iluminada!
Entretanto, enquanto não se resolve este pungente impasse, há quem se interrogue se não será mais fácil – e quiçá proveitoso – remover as luminárias vanguardistas, em vez do povo.
E, imagine-se!, entre estes últimos malévolos, encontram-se cada vez mais zecos…
Janeiro 27, 2011 at 1:56 pm
Não estou de acordo com o post.
Se não queremos (?) o frentismo do Egipto ou da Tunísia, também não queremos uma desejável preparação e articulação na luta?
Se em Março era tarde demais, concordo, em Fevereiro também é mau porque voltaram atrás – sabe-se lá porquê?- perguntarão os mais distraídos que pensam que isto é tudo uma questão de acordar bem disposto ou mal disposto e de pensar, olha, hoje apetece-me qualquer coisa doce….
Registo o estado de abstenção permanente, que isto é complicado. Mas, sinceramente, não entendo.
Afinal como seria o ideal?
Janeiro 27, 2011 at 2:03 pm
Apesar de tudo, o que interessa é reiniciar a luta de forma coerente.
Janeiro 27, 2011 at 2:05 pm
#4,
Muito idealismo e frentismo “orgásmico”.
Que seria bom, talvez fosse.
Mas, uma leitura mais abrangente da situação depressa poderá mostar que não passa disso- um ideal bonito.
Janeiro 27, 2011 at 2:11 pm
Nos tempos que correm, difícil é arranjar-se formas coerentes.Não acredito em formas coerentes, como as que transparecem no post. Há avanços e recuos.
Janeiro 27, 2011 at 2:14 pm
#0,
“Tudo sem consultar as bases, mas apenas as cúpulas.”
?
Janeiro 27, 2011 at 2:15 pm
A inconstitucionalidade da redução de salários
http://thebests2010.blogspot.com/2011/01/inconstitucionalidade-da-reducao.html
Janeiro 27, 2011 at 2:17 pm
#7
O humor involuntário é o melhor… 🙂
Janeiro 27, 2011 at 2:20 pm
Vamos matá-los a todos pá!
Não há machado que nos corte a raiva .
Janeiro 27, 2011 at 2:21 pm
100 mil caixões em frente ao ministério já e com cadávares.!!
Janeiro 27, 2011 at 2:29 pm
#11,
Ah, bom…..
Já agora, o que posso entender por “zecos”?
Se bem me lembro, esta palavra apareceu por aqui pos alturas dos titulares e dos professores que eram os “zecos”. Entretanto, a coisa alterou-se, se bem me lembro.
Então porqu^continuar a insistir neste termo?
Por sado-masoquismo tão ao jeito da classe?
Janeiro 27, 2011 at 2:30 pm
Ou por uma inversa e pretensa superioridade?
Janeiro 27, 2011 at 2:35 pm
Se eu tivesse jeito, fazia um desenho… 🙂
Janeiro 27, 2011 at 2:46 pm
Que pena não ter jeito para desenhar.
Mas agora me lembro de ter lido que:
mochos=zecos=sabedoria.
Pronto, escusa de desenhar um mocho.
Janeiro 27, 2011 at 2:46 pm
Eu começo a ficar todo baralhado.
Janeiro 27, 2011 at 2:54 pm
#18,
É uma fase.
Isso depois passa.
Janeiro 27, 2011 at 2:55 pm
Um zeco ao ataque…
Janeiro 27, 2011 at 3:08 pm
Zecos são os chamados carne para canhão limpa até 9o cu aos poutos se for necessário.
Janeiro 27, 2011 at 3:24 pm
Compreendo… até porque deixámos, aliás os sindicatos deixaram, cair por terra uma união dos professores,nunca vista depois do 25 Abril(e antes confesso que não sei).
Mas alguma coisa é mesmo preciso fazer!!!! E contestações esporádicas e ocasionais não me parece que consigam alterar os intentos do ME. É preciso organização reflectida, com tempo, mas pensada a níve nacional. Só unidos conseguiremos alguma coisa! Parados é que NÃO!!!!!!!!
Janeiro 27, 2011 at 3:30 pm
luta de classes?
Janeiro 27, 2011 at 3:44 pm
http://www.eses.pt/usr/ramiro/avaliar.htm
Leiam este ponto retirado deste documento de uma acção de formação dada pelo Ramiro Marques.
5. Efeitos da avaliação
O novo sistema encara a progressão dos alunos como norma e a retenção como excepção, assumindo uma filosofia que é, simultaneamente, coincidente com o espírito da LBSE e com as práticas correntes nos restantes países da União Europeia. Em que consiste a retenção? Consiste na manutenção do aluno no ano de escolaridade a que se reporta a avaliação, podendo traduzir-se na repetição de todo o plano de estudos desse ano ou no cumprimento de um plano de apoio específico que integre as áreas disciplinares em que o aluno não demonstrou satisfazer os objectivos mínimos. Afirma-se ainda que a retenção tem sempre carácter excepcional e só pode ocorrer depois de esgotado o recurso aos apoios educativos. A decisão da retenção é da competência do professor do 1º ciclo ou do conselho de turma nos 2º e 3º ciclos, obrigando à elaboração de um relatório que contemple o plano de apoio específico a ser executado no ano seguinte. O relatório será aprovado pelo conselho de escola ou pelo conselho pedagógico.
Neste caso, uma análise dos princípios e das intenções leva-nos a concluir pela correcta enunciação dos efeitos da avaliação
Janeiro 27, 2011 at 4:13 pm
Vou assistir, do camarote e de binóculos em punho, como irão aplicar, por hipótese, “um plano de apoio específico que integre as áreas disciplinares em que o aluno não demonstrou satisfazer os objectivos mínimos.” aos alunos do Ensino Secundário agora ensino obrigatório.
A não ser que passe a haver exames nacionais catalogados por características A,B,C, etc. Ou acabem com eles, sei lá!
Janeiro 27, 2011 at 4:48 pm
#21,
Entendido!
Janeiro 27, 2011 at 4:53 pm
Pois,
Janeiro 27, 2011 at 4:58 pm
Janeiro 27, 2011 at 5:03 pm
Eu sugeria que antecipassem para dia 28 deste mês. E as tantas até podia ser nas caldas. Sei lá, é uma ideia.
Janeiro 27, 2011 at 5:04 pm
Temos de esquecer que existe o dois. Façam a vontade a esses paspalhos. Passem-nos todos. Depois no fim chegam a universitários e nem sabe o nome das letras ou dos algarismos! E se pensarem em tirar um curso universitário ficam 100 anos (se viverem tanto) no 1º ano! É como as entradas em medicina dos que lá chegam por cunhas ou outros esquemas e não passam da cepa torta. Andam toda a vida no 1º ano.
Janeiro 27, 2011 at 5:06 pm
Tenho muita pena de dia 28 estar imposibilitado de ir às Caldas porque é necessário voltar à luta!
Janeiro 27, 2011 at 5:15 pm
Nas Caldas é que era!
A melhor propaganda para os sindicatos seria mostrarem o artesanato das caldas ao ME.
Janeiro 27, 2011 at 5:28 pm
duas pequenas notas
– a culpa é da FENPROF (os profes que entregam tudo o que lhes é pedido e ainda inventam outras evidências foram – ou não foram? – ilibados)
– o Jerónimo “queixou-se” (não se limitou a constatar a evidência)
Janeiro 27, 2011 at 5:45 pm
faltou a abstenção…
que, de carácter tão individual, fica registada na consciência de cada um.
abstive-me porque:
– não me apeteceu votar;
– sou anarquista;
– sou monárquico;
– estava um frio do caraças;
– o Cavaco vai ganhar, portanto o mEU voto não tem peso;
– o Cavaco vai ganhar quer EU vote ou não (porreiro, pá!);
– são todos iguais;
– nem um se aproveita;
– sou contra o sistema
…
Janeiro 27, 2011 at 5:51 pm
#32 Olinda,
Concordo no essencial, só que não podiam mostrar o artesanato todo.E depois para os fazer regressar à 5 de Outº ? Nunca mais largavam as Caldas…
Janeiro 27, 2011 at 5:52 pm
– eu até fui até lá, mas abstive-me. O que é muito chique e assim fica muito bem na fotografia…….
-:))
Janeiro 27, 2011 at 5:53 pm
🙂
Janeiro 27, 2011 at 5:54 pm
Um zu desanuviate……
Janeiro 27, 2011 at 6:00 pm
ganhou?! foi Deus!
Janeiro 27, 2011 at 6:00 pm
Mal empregado! O das Caldas.
Janeiro 27, 2011 at 6:01 pm
A expressão zecos refere-se a algo que aconteceu numa reunião com o antigo secretário de estado, o dos caracóis (se não estou enganada), que se referiu aos professores como uns “professoreszecos”.
Janeiro 27, 2011 at 6:14 pm
Ai vamos articular com os outros todos, outra vez??
Ou seja, os profs não têm problemas específicos, é isso??? Então para que temos um sindicato da “classe”?
Já sei que os cortes salariais são comuns. E o resto? É tudo igual?
Não dá jeito lutas por sectores? Compreendo. Deve ser por isso que, qdo se sentam a mesa de negociações, fazem os seus acordos. Depois, qdo há movimentações espontâneas ( ou selvagens, como lhe queiram chamar) , apressam-se a cavalgar a onda, não vá a liderança fugir-lhes.
Estou completamente farta dos sindicatos dos professores!!!!!
Compreendo que os colegas simpatizantes do PCP concordem com isto tudo, mas eu não!!
E quem ler os debates no Umbigo, percebe, perfeitamente, que há muita revolta dentro das escolas e que não é só por causa dos cortes salariais.
Janeiro 27, 2011 at 6:16 pm
#41,
Ai foi? Sim, lembro-me. Mas não gosto. Parece que há quem goste.
Janeiro 27, 2011 at 6:17 pm
Fernanda,
Já reparou que se especializou no polvilhar de reservas, mas nada de ideias?
Se não se lembra da origem dos “zecos”, lamento.
Talvez por ter acontecido aqui mais perto de mim, pelo “deserto”, a memória permaneça.
Quanto ao resto, eu diria que, como em Janeiro de 2010, uma coisa foi dita em público e outra combinada nos gabinetes da CGTP.
Na altura, assinaram o “acordo” e depois aderiram a uma “luta de massas” contra o Governo que não deu em nada.
#2,
Isto não é ser crítico por tudo e nada, é constatar.
Não me ocorre, neste milénio, que nenhuma “conquista” tenha sido feita com manifestações de massas, na rua. LAmento, até acreditei por momentos nelas, mas quem as convocou, desbaratou-as em troca de um lugar à mesa.
São factos.
Recuando, posso achar conquistas em acções de rua há uns tempos, mas isso já é História.
Também houve conquistas com guerras, mas esse método eu dispensava.
Por favor, evitemos as extrapolações tunisinas e egípcias.
Ir lá de férias, não significa conhecer como aquilo funciona.
Janeiro 27, 2011 at 6:19 pm
#42,
Ora tomem lá mais um rótulo!
Janeiro 27, 2011 at 6:20 pm
#43,
A reescrita da História e o apagamento da Memória são comuns nos defensores de certas posições.
Janeiro 27, 2011 at 6:21 pm
#34
Com tanto poder de argumentação, presumo que vai mudar o Mundo.
Porque motivo as pessoas têm que, forçosamente, votar num determinado candidato.
Tenho a minha ideologia política. Se estou certo ou errado, só a mim diz respeito. No entanto, entendo a “desmotivação” do “povo” em não votar.
A abstenção, o voto nulo ou o voto em branco, são expressivos. As pessoas estão FARTAS de falsas promessas.
Não olhe tanto para o seu umbigo.
Janeiro 27, 2011 at 6:24 pm
#47
não argumentei – enumerei uma conjunto de possíveis justificações para a abstenção
Janeiro 27, 2011 at 6:27 pm
Viva, Paulo!
Já não me lembrava bem na origem do termo “zecos”, a sério. Mas já me lembrei.
Polvilhar é um brainstorming!
Ideias?
Todos vamos contribuindo com as que temos.
Janeiro 27, 2011 at 6:29 pm
#49, por acaso, Fernanda, não me lembro de ter lido, em algum comentário teu, alguma ideia sobre os problemas da nossa profissão, por exemplo.
Que ideia tens do actual modelo de avaliação? Concordas? És relatora ou “relatada”?
É só um exemplo…
Janeiro 27, 2011 at 6:32 pm
#43,
Mas está a referir-se ainda à minha falta de memória quanto ao termo “zecos”?
É o PDI, Paulo!
Considerar esta situação aborrecida como:
“A reescrita da História e o apagamento da Memória são comuns nos defensores de certas posições.”, não lembra a ninguém.
Como diz uma amiga, olha, pá, são pintelhices!
Janeiro 27, 2011 at 6:36 pm
#50,
Reb,
francamente, mulher!
também estás com o PDI, falhas de memória e/ou de concentração?
Então não tenho escrito sobre isso?
Olha, não vás mais longe e fica já ali em baixo no bom dia de hoje.
Ó reb, assim não vale!
Janeiro 27, 2011 at 6:36 pm
Pedimos desculpa por mais esta interrupção.
O Memorando de Entretenimento segue dentro de momentos.
FENPROF
Janeiro 27, 2011 at 6:42 pm
Os sindicatos sabem que os professores, na sua generalidade, estão MUITO DESCONTENTENTES!!!
Aque acordo/entendimento continua atravessado na garganta.
Está na hora de começarem a fazer alguma coisa que demonstre estarem do lado da classe que, dizem, representar. Mas, atenção: Já chega de joguinhos/interesses partidários.
DEFENDAM OS PROFESSORES QUE É PARA ISSO QUE EXISTEM! caso contrário, esqueçam que os terão do vosso lado.
Janeiro 27, 2011 at 6:43 pm
#51 Não será mais bolos?
E tantos comentários para quê? Gosta de se entreter? Deslargue um bocadinho, porque faz muito ruído. DEsculpe , mas os meus nervos estão franjados.
Janeiro 27, 2011 at 6:44 pm
#52, a sério, não me lembro de te ler partilhar connosco ideias sobre as nossas realidades.
Vou sair agora, mas antes vou espreitar o pst de bom dia.
Janeiro 27, 2011 at 6:48 pm
#52, já li.
Hoje, de facto, falaste da insuportável ADD.
Ainda bem.
Penso que, tal como muitos de nós, estarias disposta a criticá-la e a resistir-lhe, apesar dos acordos assinados nas altas instâncias. 😉
Vou sair.
Até logo, colega! 🙂
Janeiro 27, 2011 at 6:51 pm
#51,
Whatever.
Janeiro 27, 2011 at 6:51 pm
#52, só mais isto:
em vez de PDI prefiro chamar-lhe: problemas de ADN ( afastamento da data de nascimento).
🙂
Janeiro 27, 2011 at 6:54 pm
Pessoal notícia de +ultima hora..afinal vai haver concurso este ano…o Nogueira consegui…
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/01/noticia-de-ultima-hora-afinal-vai-haver.html
Janeiro 27, 2011 at 6:55 pm
#44
Paulo, a Fernanda, pior do que isso, revela uma confrangedora incapacidade para interpretar e compreender um texto que vá um pouco mais além em ironia.
Veja-se a interpretação absurda, para não dizer, anedótica, que ela fez do meu texto em #4. Poupei-a nos comentários seguintes, só para não dar sequência a uma polémica estéril. Tal como farei agora.
Janeiro 27, 2011 at 6:56 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/01/26/o-aluno-mega-numa-escola-mega/
Janeiro 27, 2011 at 6:56 pm
A fronteira..
http://bulimunda.wordpress.com/2011/01/27/o-exito-e-a-felicidade-os-outros-sao-lixo/
Janeiro 27, 2011 at 6:57 pm
Sobre a luta ME/Privados, vejam (atenção aos comentários):
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1768149
Janeiro 27, 2011 at 6:57 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/01/27/virgem-suta-mula-da-agonia-nos-a-mula-a-agonia-o-nosso-estado-de-alma/
Janeiro 27, 2011 at 6:58 pm
Eu alinho em greve de 3 dias para iniciar. O “pacote” tem de vir inteiro: avaliação, horários, modelo de gestão, salários. Não estou a ver é como nos unirmos novamente.
Janeiro 27, 2011 at 6:59 pm
#55,
Olha, agora aparece-me este/a a criticar o número de comentários meus de hoje.
Resmas….paletes de docentes e logo me havia de calhar este/esta com os nervos franjados……
Acalme-se com esta musiquinha e vai ficar mais calmo/a:
Janeiro 27, 2011 at 7:05 pm
a força da abstenção
“Vinte e três deputados do PCP e do BE requereram ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da redução salarial imposta pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro (Lei do Orçamento de Estado para 2011), aprovada pelos votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD…”
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5305
Janeiro 27, 2011 at 7:08 pm
vou dar banho ao cão
entretanto:
Janeiro 27, 2011 at 7:11 pm
#61,
Confesso que estou espantada com tanta superioridade e arrogância.
É por sua causa, se fôr professor, que depois nos borrifam (a teoria do chuveiro, lembra-se?) a todos, chamando-nos de zecos!
Faça o favor de não me “poupar”.
Fogo, que isto parece uma seita, uma Opus Dei, uma Loja Maçónica!!!!
Agora só falta vir o resto do pessoal….
mail…..
Janeiro 27, 2011 at 7:15 pm
#
Refrescando a memória:
Quando foi anunciada a grande acção de protesto para fins de Março, desde logo foi dito que poderia ser antecipada.
Além disso, as acções de protesto que envolvem diversos sectores obrigam a uma complexa organização.
No mundo virtual, é que se marcam iniciativas para já. Não aparece ninguém, mas também ninguém é responsável.
Mas, registe-se a autocrítica:
“A reescrita da História e o apagamento da Memória são comuns nos defensores de certas posições.”
Janeiro 27, 2011 at 7:16 pm
Uma grande parte dos professores não fala da ADD, por várias razões. Vejamos:
Quantos professores têm aulas com componente científico pedagógica?
Não sei o número, mas supondo que a maioria que pede, são contratados, os que são obrigados a pedir por mudança de escalão, ainda pensando em alguns que pedem não por necessidade, mas por desejos secretos que vão no seu mais íntimo ser, e que eu não sei qual é a razão,resta na minha opinião, um enorme grupo que não é exposto a esta feira do rídiculo e da propaganda do mérito.
Sei que também há relatores que não gostam de o ser. Esses creio, que tal como eu, tb estariam dispostos a qualquer coisa para acabar com esta mentira de treta que é a atual AD.
Mas na minha opinião não é fácil a união por várias razões: Vejo os exemplos da minha escola em que professores no último escalão, não estão sujeitos a aulas assistidas.Como estão no último, podem estar eternamente até irem para a reforma. Ninguém os incomoda nesta matéria. Pois muitos, apesar do novo escalão criado,não são aspirantes ao mesmo, pois estão significativamente bem. Há muitos no país inteiro. Não os vejo dispostos a grandes lutas. Depois são os outros que é um número enorme, mesmo muito, que apenas entregaram os objetivos ou não. Não passam por qualquer treta destas de aulas assistidas, mais evidêcias..aulas filmadas…
Se vivessemos num outro país da Europa, com outro sentido crítico, penso que há muito que outro galo cantava.
Neste momento é um salve-se quem puder.Os diretores ameaçam,transformando a sua figura numa espécie de rei sol.Exigem dos professores atitudes subalternas, ainda que as mesmas, revelem inteligência. Chego a sentir que caminhamos para um ambiente de trabalho, em que quem mais obedecer, menos contestar, mais acéfalo for, mais bem visto e aceite é.
Quanto ao desempenho do seu trabalho isso é secundário…
No entanto isto também acontece, por consequência dos nossos medos e da nossa complacência.
É por todas estas razões e mais algumas, que difícilmente conseguiremos mudar o rumo das coisas.A união pode muito, quando ela de fato existe. Ou não?…
Janeiro 27, 2011 at 7:16 pm
Não contem mais comigo para passeatas de bandeirinha na mão e a gritar frases feitas, coreografadas pelos sindicatos!
Janeiro 27, 2011 at 7:18 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/01/27/advertising-campaign-education-is-not-commodity-pois-mas-por-ca-so-falta-vender-a-alma/
PESSOAL NÃO VAI HAVER MANIFESTAÇÕES NEM GREVES, NEM REVOLTAS NEM OUTRAS COISAS..APENAS NOS VAMOS RESIGNAR E PONTO…ESPERE PARA VER DAQUI A UM ANO..REGISTEM…VAMOS ENGOLIR E PONTO..COMO AQUELAS PROSTITUTAS QUE ENGOLEM O SÉMEN…
FUI…
Janeiro 27, 2011 at 7:19 pm
Os sindicatos são obviamente criticáveis, mas a deriva anti-sindical que por vezes marca a agenda aqui do blogue não nos leva a lado nenhum.
Palácios de Inverno, presos-por-ter-cão e por-o-não-ter, e por aí fora…
Pedimos desculpa por esta interrupção. A discussão segue dentro de momentos…
Janeiro 27, 2011 at 7:21 pm
#71,
Ai que ainda lhe caem todos/as em cima!!!!!
Não se pode escrever isso e outras coisas aqui…..anda tudo com os nervos franjados!
Janeiro 27, 2011 at 7:23 pm
Refrescando a memória:
“Confirmação da necessidade de realização de um Grande Protesto Nacional que a FENPROF, num primeiro momento, apontou para finais de Março, mas, dada a gravidade da situação, admite antecipar.” (Fenprof, 6.01.2011)
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5255
Janeiro 27, 2011 at 7:24 pm
Luana! Estou no 9º escalão e disposta para a luta. Aliás o que tenho observado, é que os contratados e quem está em escalões mais baixos não fala muito. Aulas assistidas!? Pediram muiiiiiiiiiiitos sem terem necessidade. Parece que temos de aprender com os privaDOS.Uns dias de greve e talvez se consiga algo.
Janeiro 27, 2011 at 7:24 pm
Fernanda o comité chama-a..afinal parece que querem que seja mais ortodoxa…o curioso é que o comunismo e a religião se regem pelo mesmos pressupostos: postulados e dogmas..esses muitos outros…e quanto a isso nada a a fazer…
A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume
Mao Tse-Tung
Janeiro 27, 2011 at 7:24 pm
#75,
Ai que ainda lhe caem todos/as em cima!!!!!
Não se pode escrever isso e outras coisas aqui…..anda tudo com os nervos franjados!
Janeiro 27, 2011 at 7:27 pm
#73
O mais simples é não se contar com ninguém para nada e está o assunto arrumado.
Assim como assim, já alguns decidiram que os sindicalistas trataram da vidinha e resolveram os seus problemas. Pronto, esses estão aviados.
Outros, por sinal dos mais inconformados, críticos e combativos, trataram de meter os para a reforma, que fizeram as contas e viram que quanto mais tempo cá andarem, maiores serão as penalizações.
Os contratados também já alguém decidiu que não contam para nada, aliás a maioria deles já nem contam consigo próprios e esperam que os outros façam e aconteçam.
Há ainda os que andam entretidos a brincar às gestões e às avaliações, e de tanto brincarem já pouco falta para que se tomem a sério no papel de parvos que andam a fazer.
Tirando todos estes, mais os que não fazem ondas porque “precisam da avaliação para progredir”, os directores que “só cumprem ordens”, os que não sabem nem querem saber de nada para não se chatear, quem é que fica para ir à luta?…
Janeiro 27, 2011 at 7:30 pm
[…] Vá-se lá ser prior numa freguesia destas. […]
Janeiro 27, 2011 at 7:30 pm
#79,
Também tu, bulimundo!
Também tu com esta mania da rotulagem, do comunismo, do PCP, da religião, do comité central, dos dogmas e postulados, do estalinismo, do maoismo, da nomenklatura….
Um bom refúgio para quem nada mais tem a dizer, está com os nervos franjados ou é uma espécie de Master’s Voice.
Janeiro 27, 2011 at 7:31 pm
10 por cento…na melhor das estimativas…os outros fazem-se ás evidências..PORQUE É MAIS DO QUE EVIDENTE QUE ESTA LUTA ESTÁ MAIS DO QUE PERDIDA…
NÃO O DIGO com uma felicidade reluzente nos olhos apenas o constato…fui mesmo..volto mais tarde se as evid~encoias fotre mais evidentes do
Janeiro 27, 2011 at 7:32 pm
10 por cento…na melhor das estimativas…os outros fazem-se ás evidências..PORQUE É MAIS DO QUE EVIDENTE QUE ESTA LUTA ESTÁ MAIS DO QUE PERDIDA…
NÃO O DIGO com uma felicidade reluzente nos olhos apenas o constato…fui mesmo..volto mais tarde se as evidências forem mais evidentes do que a evidência em si mesmo…sorry a repeticão ..é a pressa…
Janeiro 27, 2011 at 7:35 pm
Não sou master voice de ninguém, mas também não sou papagaio ..tão só..Fernanda é livre de pensar que os outros não pensam..tal como eu sou livre de pensar que tu apenas pensa o que outros pensam..nada mais…
Mas quanto aos postulados e dogmas não duvido…é a fé cega em algo que mais nos cega…Inté…
Janeiro 27, 2011 at 7:37 pm
#78
Ainda bem que faz parte do grupo dos que pensam ..
Janeiro 27, 2011 at 7:40 pm
O que nos resta?
Janeiro 27, 2011 at 7:42 pm
#81
Contem comigo para fazermos o que sempre defendi: fechar a escola por tempo indeterminado.
Se quiserem, até alinho em manifestações, mas só o faria se fossem todos com paus de marmeleiro, cara de poucos amigos e vontade férrea de… As bandeirinhas, as cantigas e restante palavreado, dispenso.
Na escola continuo a boicotar esta ADD.
Janeiro 27, 2011 at 7:47 pm
# 81 António
Comentário divinal .Subscrevo.
Janeiro 27, 2011 at 7:49 pm
Eu…, estou farto de manifs.
Se não for para fazer greves de no mínimo 1 semana,podem fazer o que acharem melhor que eu não estou nem aí.
Janeiro 27, 2011 at 7:52 pm
Vou resumir a coisa, para diversos comentadores, que teimam em confundir a girafa com a selva.
a) Criticar as reviravoltas da Fenprof ao é ser anti-sindicalista, porque a Fenprof não esgota o sindicalismo. Acredito que vários comentadores desejassem a unicidade perdida e que o sindicalismo fosse apenas um, mas não é.
b) Entre o final de Março e os primeiros dias de Fevereiro transcorrem cerca de 50 dias. Quase dois meses. Não brinquemos. isto não é uma simples “antecipação”. Isto é repetir o erro do ano passado. Quem não tem memória ou a apaga não sou eu.
c)Como se vê por um dos comentários, há um espaço de profunda reflexão sindical ordeira. A dupla Santos&Vargas (Altruísta, Gundisalbusn, Johny Guitar e vários nicks mentirosos criados ao longo do tempo)mantém lá um espaço dividido entre a tese chata de um e o comentário reles de outro. Quem aqui acha que se escreve de forma preconceituosa, será lá bem recebido (não sabemos quantos, porque a transparência impede o dono do blog de divulgar tal informação).
d) Nunca mais aqui será dado o benefício da dúvida a quem errou repetidamente, não o admitiu e,mais grave, insiste em repetir o erro. Como o simpático Jerónimo de Sousa, os ortodoxos fenprofianos – quando as coisas falham – dizem «é a classe que temos». Se estão envergonhados pela “classe” deixem de a representar e ide trabalhar para as escolas. Pelo menos, aqueles a quem o olhar só brilha na “luta” das negociações e pouco na sala de aula.
Se estou a ser demagógico e brutal?
Quiçá.
Mas merecem.
Janeiro 27, 2011 at 7:55 pm
#81,
António, uma excelente análise. Realista.
Transmitir ao Politburo, via Altruísta, porque por lá confundem a cartilha com a realidade.
(ironia, com ironia se trata)
E já agora, como muito bem alguns têm notado: porque desapareceu a ADD das queixas sindicais, quando é o que mais divide os colegas?
Aceitam-se hipóteses…
Janeiro 27, 2011 at 8:00 pm
Janeiro 27, 2011 at 8:03 pm
“E já agora, como muito bem alguns têm notado: porque desapareceu a ADD das queixas sindicais, quando é o que mais divide os colegas?”
Desapareceu porque a aceitaram. Eu não a aceitei, não aceito e não aceitarei, tal como está.
Aceitaram-na porque os sindicalistas estão bem
Aceitaram-na porque, infelizmente, muitos docentes a aceitaram
Aceitaram-na porque muitos docentes continuam a aceitar estes sindicatos.
Janeiro 27, 2011 at 8:04 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/01/27/momentos-short-film-portugues-o-futuro-do-professorado/
Janeiro 27, 2011 at 8:06 pm
#92 e #93
O nível da argumentação é espantoso.
Tem tudo a ver com o meu comentário.
Pode acrescentar (na mesma linha argumentativa) que sou adepto do Benfica.
😆
Quando não o deixam propagar as mentirolas, reage com tentativas de insulto pessoal.
Experimente Kompensan, junto com chá de cidreira. Vai ver que resulta melhor.
😆
Janeiro 27, 2011 at 8:08 pm
Mário Nogueira no TVI 24 ás 23 para dizer o que nunca foi dito para fazer o que nunca foi feito..não perca…é a sério..
Janeiro 27, 2011 at 8:09 pm
Para dizer o que nós ganhamos com ele até hoje: nada.
Janeiro 27, 2011 at 8:10 pm
Porventura será muito bom a dizer o que nós perdemos!
Janeiro 27, 2011 at 8:17 pm
Os sindicatos têm de voltar a pôr a ADD na ordem do dia.
É um faz-de-conta colocar profs a avaliar colegas sem qualquer formação ou “queda” para isso.
Infelizmente, alguns gostam do papel de avaliadores, pois fartam-se de inventar coisas e criticam os colegas em relação ao trabalho que desenvolvem. Vão-se catar!!!
Janeiro 27, 2011 at 8:27 pm
#101 e tutti quanti:
A ADD nunca saíu da ordem do dia:
” (…)
e) A suspensão, no pré-escolar e ensinos básico e secundário, do regime de avaliação em vigor, que não tem aplicação nos termos legalmente estabelecidos e está a transtornar significativamente a vida nas escolas, a manutenção do procedimento “apreciação intercalar” até final do ano escolar em curso e o início imediato do processo de revisão do modelo;
f) A oferta de formação contínua gratuita e adequada às necessidades dos professores, das escolas e do sistema educativo;
g) A desburocratização da actividade docente, o combate à avaliação competitiva e individualista e a aplicação de modelos que promovam o trabalho colectivo e solidário absolutamente imprescindível em todos os projectos de ensino; (…)”
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=53&doc=5206
Janeiro 27, 2011 at 8:36 pm
#97,
Este blog não roda à volta da sua intervenção, que tem bastante tempo para preparar, dada a sua situação de feliz aposentado e retirado das lides (derrotadas) do sindicalismo na área do SPGL.
Já agora quanto a MENTIROSO, há que o apontar a si, virtual e pessoalmente, pelas vezes imensas que MENTIU sobre quem era e sobre matérias diversas.
Mas quem estudou o fenómeno sabe como, nos idos do século XX, para manterem posições, outros como o grande Sagrav, estavam autorizados a abjurar a fé.
Por acaso, acho que desapareceram da TT, ali por 74-75,umas certas e determinadas declarações que fariam mossa sem contextualização.
Janeiro 27, 2011 at 8:39 pm
Já agora, não tenho grande problema em elaborar argumentação com gente que usa da manipulação mais rasteira para atingir quem considera “inimigos”.
Há gente que pactuaria com tudo, só para “apagar” quem os incomoda, no que consideram ser o seu território.
A sensação que sinto é de nojo e repugnância por aquilo que o “altruísta” representa e emporcalha as pessoas boas que acreditam nos ideais que ele diz representar.
E, pela enésima vez, corto qualquer diálogo com o milésimo nick desta criatura despeitada, ressabiada e inútil, fora do contexto da k7.
Janeiro 27, 2011 at 8:46 pm
#103
Lamento, mas não posso fazer nada por si, nem pela sua vocação para bufo.
Vá dar graxa ao cágado.
Janeiro 27, 2011 at 8:51 pm
O ponto aqui não é o de saber se há uma deriva anti-sindical. O que aqui se tem criticado não é a existência dos sindicatos e o papel do sindicalismo, mas a práxis desse sindicalismo, designadamente na luta concreta contra as políticas educativas socretinas.
E essa crítica não se dirige contra o que de melhor tem o sindicalismo – e no fundo o justifica – a capacidade de defender e lutar pelos seus representados, mas sim para denunciar frontalmente a sua inoperância em conduzir um processo maciço de luta que lhe caiu no colo, comprazendo-se com o papel de negociador institucionalmente reconhecido, pelo que teve que pagar o preço de se render a um acordo assinado à pressa para acalmar as hostes.
Portanto, a crítica não é contra o papel fundamental dos sindicatos – mas por eles próprios se demitirem dele. Não são criticados por excesso – mas por defeito, por não assumirem integralmente a sua missão.
Acresce a isto que as cúpulas sindicais, por má-fé – e é isto que custa mais engolir… -, mormente as da Fenprof, ainda se vêm queixar dos zecos, insinuando ou dizendo que estes não os compreendem e acompanham nas suas lutas coreográficas, para iludirem o facto de que foram eles que malbarataram e trairam uma mobilização e uma força ímpares nas lutas sectoriais no pós 25 de Abril.
Tal como fazem aqueles que criticam a abstenção em vez de a comprenderem, aquelas cúpulas persistem em deplorar e ostracizar estes zecos, este povo (e há outro?…), por não merecerem a sua iluminada condução vanguardista.
Se os zecos e o povo não se podem substituir – porque não substituir as luminárias?
Janeiro 27, 2011 at 9:09 pm
#106,
Vai lá dizer isso a quem tirou cartão vitalício de “representante”!
Janeiro 27, 2011 at 9:11 pm
luana + António
#71 + #81 = à realidade do que está a acontecer.
Janeiro 27, 2011 at 9:20 pm
FICÇÃO OU REALIDAE?
PODE A REALIDADE ULTRAPASSAR A FICÇÃO?
SERÁ VERDADE?
Pedi aulas assistidas e sou dirigente sindical dum sindicato eleito(a) há pouco tempo e estou no antigo escalão do topo da carreira e faltam-me dois ou três anos para me reformar e quero ter MUITO BOM pk há um escalão novo de topo de carreira e eu quero ir-me a esse escalão. SIM É VERDADE!
Janeiro 27, 2011 at 9:22 pm
#109
Ah!
Para quê?!
Janeiro 27, 2011 at 9:23 pm
Um mimo após o jantar: Nova versão de Os Lusíadas. (desconheço a autoria)
E não é que os versos são quase todos decassílabos !?
I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo aquilo que lhes dá na gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se de quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!
II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas.
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!
III
Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano.
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.
IV
E vós, ninfas do Coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!
Janeiro 27, 2011 at 9:23 pm
109
VERGONHOSO!!!!
Janeiro 27, 2011 at 9:28 pm
#109
Cá em Braga há um excelente manicómio. Estou a tentar não ir para lá, mas o colega deve começar a pensar nisso…
Janeiro 27, 2011 at 9:30 pm
#109, samougo ( o que é um samougo???)
Importa-se de repetir?
estou abananada, tonta, incrédula, f***d*a?????????
Janeiro 27, 2011 at 9:33 pm
Claro ke a pessoa em causa não sou eu mas o descrito é berdade berdadinha ah poix é!
Janeiro 27, 2011 at 9:33 pm
O sindicalismo que temos é o grande responsável pela desmoralização e desmobilização que afeta a classe.
Continuamos a ver as mesmas caras, as mesmas estratégias de luta(?), as mesmas palavras de ordem, as mesmas coreografias.
Desde já digo: se querem descer a avenida com bandeirinhas e a gritar palavras de ordem “cozinhadas”, esqueçam. Já dei para esse peditório.
Se querem reconquistar a confiança da classe têm de vir às escolas, ouvir os professores que dizem representar e referendar as formas de luta.
Um dos grandes problemas dos sindicatos (e falo em especial da Fenprof, que é o mais importante) é a profissionalização dos sindicalistas. Muitos já não dão aulas há mais de 20 anos. Para quando a limitação dos mandatos dos dirigentes sindicais?
Outro é o facto de a maioria estar refém de estratégias partidárias (no caso da Fenprof, é óbvia a sua submissão à estratégia do PCP, com exceção das atuais direções do SPGL e do SPN).
Aliás, o “ladrar” do aposentado com 2300 euros de reforma é sintoma dessas doenças do sindicalismo que temos.
Janeiro 27, 2011 at 9:41 pm
# 116 —-CRÉDUHH KE SINDICATOS SÃO ESSES? SPGL e SPN??Logo bi que não podia ser comunista!!
Janeiro 27, 2011 at 9:46 pm
#109 samougo ao kilo,
Deves estar a renar com isto,penso eu.Diz ao teu colega que se vai aposentar,daqui a 2 ou 3 anos e que está agora no antigo 10º escalão,que quando se aposentar passa ao último escalão da carreira.
Janeiro 27, 2011 at 10:50 pm
#116
O SPGL e o SPN são “apenas” os maiores sindicatos da Fenprof. Como é possível defender que os maiores estão reféns dos mais pequenos?
E que tal tentarmos ver um pouquinho mais longe?…
Se tantos umbiguistas acusam certas posições da Fenprof de favorecer objectivamente o governo, a culpa será do PCP ou de cedências à aliança PS-Bloco que terá o seu peso no interior dos dois sindicatos que referiu?…
Janeiro 27, 2011 at 11:06 pm
#116,
“…o “ladrar” do aposentado com 2300 euros de reforma…”
A isto chamo mau gosto.
O zecotuga no seu esplendor.
Janeiro 27, 2011 at 11:08 pm
Ai fernanda1, não faças barulho que quero dormir.
Janeiro 27, 2011 at 11:14 pm
Divirtam-se com isto..fui…
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/01/clocks-coldplay-buena-vista-social-club.html
Janeiro 27, 2011 at 11:16 pm
e para quem confunde líquido com ilíquido tb não deve saber o que a andrajosa “chica”
Janeiro 27, 2011 at 11:22 pm
#122,
Um bj.
Até amanhã!
Janeiro 27, 2011 at 11:24 pm
#121,
O bj é para ti.
Janeiro 28, 2011 at 12:07 am
#72
Como é ossível alguém ainda não ter percebido que NÃO HÁ PROFESSORES NO ÚLTIMO ESCALÃO.
E falam de divisão…
Janeiro 28, 2011 at 12:47 am
#119 António Duarte
Então pregunta por aí nesses dois em kual desses sindicatos ke referes , esses que são os maiores da fenprf , kual deles é dirigido por # 109 e em que delegaçon. ólha pregunta antoninho.
Janeiro 28, 2011 at 2:06 am
#29
eu alinho nas caldas
Janeiro 28, 2011 at 3:23 pm
#29 Arlindovsky
🙂 😉
Pois…
Hoje é nas Caldas e o pessoal vai como pode. Estão todos convidados naturalmente. Os sindicatos também e os seus dirigentes sindicais. Afinal devem estar ao lado dos professores, certo?
O núcleo de Sintra da APEDE naturalmente estará presente. São 200 km, ida e volta, mas vale bem a pena.
Abraço
Janeiro 30, 2011 at 9:47 pm
Dizer que “este é o povo que temos” pode não ser uma queixa, mas óbvia constatação. Tudo dependendo da interpretação que se dá ao conteúdo.