Agora que o PISA nos tinha deixado tão-tão…
Relatório 2010. Alunos não sabem raciocinar nem escrever
Estudo do Ministério da Educação em 1700 escolas revela a dificuldade dos alunos em resolver exercícios que não sejam básicos.
Alunos do 3.º ciclo e secundário não dominam conceitos
O Gabinete de Avaliação Educacional alerta que é preciso tirar consequências das fragilidades detectadas. Professores, alunos e famílias, todos têm de ter uma nova atitude.
O relatório está aqui.
Dezembro 31, 2010 at 12:21 pm
Repetindo-me:
………………………………..
– BBBUUUUUUUUMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!
………………………………..
Isto é que são uns belos votos de Feliz Ano Novo do quase extinto GAVE ao Pinócrates.
É caso para perguntar:
– E o PISA…
… hein?!
❓ ❓ ❓
Dezembro 31, 2010 at 12:25 pm
pobres miúdos, que passaram de bestiais a bestas tão depressa… estou mortinha por ouvir o inginheiro!!!!
Dezembro 31, 2010 at 12:30 pm
Posto isto, apetece-me rir à gargalhada; depois, chorar compulsivamente.
Dezembro 31, 2010 at 12:39 pm
Nada que não estivéssemos fartinhos de saber.
Por mais que nos esforcemos, só meia dúzia de alunos acham isto importante e tentam aperfeiçoar-se.
Dezembro 31, 2010 at 12:39 pm
Se houvesse testes para verificar o desenrascanço seriam os maiores do planeta.
Dezembro 31, 2010 at 1:01 pm
Dah!!!!!
Não é preciso estudos para chegar a essa conclusão.Todos os professores sabem isto. Pois se no 2º ciclo ainda andam a aprender a ler e escrever……
Dezembro 31, 2010 at 1:04 pm
Em devido tempo o avisei com um exemplo paradigmático…
http://porquemedizem.blogspot.com/2010/12/pisa-para-que.html
Dezembro 31, 2010 at 1:16 pm
E erta preciso fazer um ESTUDO?
Perguntavam aos Professores, que há anos e anos andam a dizer isto: dificuldades sérias em IDENTIFICAR e APLICAR conceitos.
Um ensino facilitista, que não valoriza o trabalho e o sacríficio, só poderia resultar nisto.
Dezembro 31, 2010 at 1:18 pm
Caso precisem de estudos, paguem-me que eu repitirei as conclusões que toda a gente está farta de saber.
Querem um estudo?
Vinte e cinco mil Euros, pode ser?
Dezembro 31, 2010 at 1:18 pm
Os quadros interactivos montados nas escolas podem ter de ser recolhidos. Tudo porque o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto deu razão à empresa InClass, que contesta o concurso público de fornecimento destes equipamentos.
Na sentença, a que o SOL teve acesso, o juiz anula a adjudicação feita pela então ministra Maria de Lurdes Rodrigues e ordena «que o concurso seja refeito».
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=8112
Dezembro 31, 2010 at 1:53 pm
Pessoalmente não admito isto.
Dou o litro todos os dias e o que vejo é que quem não quer saber da escola para nada são certas famílias, que se estão nas tintas para o facto dos filhos não aprenderem nada no tempo previsto, por falta de trabalho e esforço.
Estou farto que me apontem o dedo enquanto professor, quando na realidade sou eu quem se preocupa mais com certos alunos, cujos pais não querem saber de nada.
Dezembro 31, 2010 at 1:56 pm
Infelizmente nestes resultados eu acredito!
É preciso não esquecer que os resultados do PISA melhoraram mas continuam abaixo da média. Assim, este relatório do GAVE está de acordo com o PISA.
A fantochada política com os dados do PISA, fez parecer que nós estávamos muito bem colocados pelo que bem podem calar-se com este relatório do GAVE.
E agora sr.(s) spin doctors? Ainda querem mais evidências sobre o estado caótico a que este governo levou a escola pública e que o discurso do governo após a publicação do relatório PISA é um embuste?
#10
A anedota de final de ano! Este governo é uma enorme nódoa…
Dezembro 31, 2010 at 2:14 pm
Tchim! Tchim! Um brinde aos professores do 3º ciclo.
Dezembro 31, 2010 at 2:15 pm
Tchim! Tchim! um brinde aos professores contratados.
Dezembro 31, 2010 at 2:16 pm
Tchim! Tchim! Um brinde aos professores de LP e LF.
Dezembro 31, 2010 at 2:17 pm
Tchim! Tchim! Um brinde a todos aqueles professores que continuam a lutar contra as politicas arbitrarias do ME.
Dezembro 31, 2010 at 2:18 pm
Tchim! Tchim! Um brinde a todos os alunos que, apesar de tudo, ainda querem aprender.
Dezembro 31, 2010 at 2:19 pm
Alunos têm dificuldade em escrever e raciocinar
Ministério diz que pais, alunos e escolas devem preocupar-se mais com a qualidade do ensino do que com os resultados
O Gabinete de Avaliação do Ministério da Educação (GAVE) defende que pais, alunos e escolas devem preocupar-se mais com a qualidade daquilo que os estudantes aprendem do que com os resultados alcançados.
No seu relatório de 2010, o GAVE detecta fragilidades nos alunos do básico e secundário, sobretudo quando são necessários vários passos para resolver um problema ou quando há a combinação de conceitos diferentes.
«Não é um dado novo, nem sequer é um dado exclusivamente nacional. Tem de ser pensado um trabalho de fundo ao nível da superação das dificuldades», comentou à agência Lusa o director do GAVE.
O jornal «i», que avança com o relatório, refere que os alunos têm dificuldade em estruturar um texto encadeado ou explicar um raciocínio com lógica.
Há menos de um mês, num relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), Portugal surgia como tendo registado uma evolução «impressionante», aproximando-se da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Para o director do GAVE, Hélder Diniz de Sousa, «não há contra-senso entre os dois relatórios».
«É impossível estabelecer paralelismos entre um estudo e outro. O PISA é um estudo de longa data, que mostra evoluções com intervalos de tempo consideráveis. Este relatório mostra o diagnóstico do que se passa em concreto, nas nossas escolas, no dia a dia», justificou.
Para o responsável, «mais do que aprender e ser capaz de reproduzir conhecimentos que gera resultados no imediato, é muito importante perceber quais as aprendizagens que ficam por se fazer».
Hélder Sousa defende que é necessária uma mudança de atitude por parte das famílias, que estão muito preocupadas com os resultados e não com a forma como é feita a aprendizagem.
«A par da preocupação com os resultados é muito importante estarmos preocupados com o que aprenderam. Se a sociedade fizesse o processo ao contrário, preocuparmo-nos com a qualidade do que se aprende, os resultados apareceriam certamente», referiu à Lusa.
No relatório, disponível no site do GAVE, mostra-se que os alunos portugueses têm mais facilidade nas respostas que requerem selecção, revelando mais dificuldade nos itens de construção.
Estas dificuldades surgem ligadas «às limitações observadas no domínio da escrita».
O que é também comum a várias disciplinas é uma maior facilidade quando se apresentam enunciados e textos simples e pouco extensos.
retirado de
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/ensino-educacao-gave-alunos-tvi24-ultimas-noticias/1222652-4071.html
Dezembro 31, 2010 at 2:20 pm
Tchim! Tchim! Um brinde a (up…) toooodos (up…) os mooovimentos ind(up…)ependentes dos profs!
Dezembro 31, 2010 at 2:21 pm
Tchim! Tchim! Um briiiin (glup…) aooo PG!
Dezembro 31, 2010 at 2:23 pm
tchim! tchim! ummm brinnndeee a mimm que me fffarto de tarbbbalhar e …(upppsss)
Dezembro 31, 2010 at 3:10 pm
#12
Óbvio.
No relatório Pisa, estamos no último terço da tabela.
Só gente sem brio pôde vangloriar-se de tal.
#11
A forma como o diz convence-me de que dá mesmo o litro. Parabéns!
Mas a conclusão que tira não tem premissas que a sustentem: pode crer, sem as famílias, pouco podemos fazer; há que as conquistar (na medida do possível).
Dezembro 31, 2010 at 3:16 pm
Foi o Assange…
http://lishbuna.blogspot.com/2010/12/isto-so-pode-ter-sido-uma-fuga-via.html
Dezembro 31, 2010 at 3:31 pm
O GAVE não era um dos organismos que ia ser extinto, passando os serviços para a competência da DGIDC?
Se tivessem cumprido a promessa/ameaça, agora não tinham um relatório difamatório como este…
O senhor que o dirige já não devia estar na reforma?
Dezembro 31, 2010 at 3:31 pm
tou farta de ser insultada…agora insultam os alunos…afogados em catrafas de disciplinas…
mal têm tempo para estudar bem para 3, quanto mais 15 disciplinas diferentes!!!
os doitores do me. estão sempre a mudar, ele é objectivos, competências, metas, carga lectiva, entra e sai AP e outras tretas…..mas fazerem um julgamento de tanta treta que inventam e despejam nas escolas….nem por desenho!…
rai’s parta tanta doutorice e sociologice bostoniana para justificarem os ordenadozinhos:)))
deslarguem-nos a nós e aos alunos, muitos deles ainda tomam conta dos pais disfuncionais e absentistas que têm… é preciso ser herói para se nascer neste país:(
Dezembro 31, 2010 at 4:06 pm
Caneta, os profs do secundário não merecem, tb , saudações?
Dezembro 31, 2010 at 4:06 pm
#22
Não tirei nenhuma conclusão. Limitei-me a escrever o que vejo acontecer todos os dias.
Quanto à conquista das famílias, quem não quer ser conquistado dificilmente o será.
Pergunto: porque me hei-de esfalfar a conquistar famílias que humilham e desdenham do trabalho do professor?
Confesso que cada vez mais só quero saber dos miúdos, que no fundo nem têm culpa do desleixo a que são sujeitos.
Dezembro 31, 2010 at 4:07 pm
«Professores, alunos e famílias, todos têm de ter uma nova atitude.»
Está visto que sim, mas não necessariamente pela ordem apresentada.
Os meus melhores cumprimentos ao GAVE.
Dezembro 31, 2010 at 4:14 pm
A ver pelo programa de Matematica do 5.ano, nao me parece que o ensino seja facilitista.
Talvez seja mais, um caso de avaliacao facilitista.
Dezembro 31, 2010 at 4:27 pm
A ser verdade o “Talvez seja mais, um caso de avaliacao facilitista.”, teríamos bons resultados.
Poderíamos é questionar se se testam as competências que se desenvolvem ao longo do ano ou se o GAVE elabora provas desadequadas.
Aliás, falando sério, não entendo este relatório pois a maioria dos alunos consegue resultados positivos, nas avaliações finais.
Ofereço-me ao ME para elaborar um novo relatório, ou para aperfeiçoar este.
Dezembro 31, 2010 at 6:42 pm
#30
Não concordo com a sua leitura. Como profª de Filosofia bem luto contra as dificuldades abissais que os alunos apresentam! No 10º ano, é de arrepelar os cabelos, pô-los a escrever ou defender algum argumento é uma tarefa penosa a que reagem, muitas vezes, com violência. Não querem admitir que têm que trabalhar, que não basta compreender, nas aulas, o assunto!E há algo que me incomoda bastante: o programa da disciplina de Português, de acordo com o que me respondem, só começa a exigir mais interpretação e fundamentação , lá para o meio do 2º período, do 11º ano! Pois eu desespero, para trabalhar com 100 alunos, as capacidades que devem ser exigidas, na disciplina de Filosofia!
Dezembro 31, 2010 at 6:56 pm
«o programa da disciplina de Português, de acordo com o que me respondem, só começa a exigir mais interpretação e fundamentação , lá para o meio do 2º período, do 11º ano!»
O refrido programa começa a exigir tudo desde o 1º ano. Não é boa justificação.
Dezembro 31, 2010 at 7:10 pm
As dificuldades dos alunos terão muitas explicações. A mais importante, que fundamento apenas na minha experiência e não em qq estudo, é a sua absoluta incapacidade de concentração por períodos superiores a 30 segundos. Uma atitude a que eu chamo de “atenção dispersa”. Causas? A escola paralela, isto é, a televisão com o apelativo “zaping”, o telemóvel, a internet. Os alunos pensam erradamente que o conhecimento é directamente proporcional à quantidade de informação consultada.
Observe-se um aluno a fazer uma pesquisa na net, sobre qq assunto. E repare-se no constante movimento dos dedos sobre o rato.
Se o GAVE se preocupa com as aprendizagens dos alunos, ensine-lhes a aprender.
Dezembro 31, 2010 at 7:12 pm
#31
Concordo em absoluto! Lecciono História no Secundário e é uma dor d’alma ver a ver forma como os alunos escrevem e como lêem… Alunos no secundário que dão erros ortográficos gravíssimos, que não utilizam qualquer sinal de pontuação, que lêem um documento e nada entendem… é realmente muito complicado trabalhar competências como a escrita e a compreensão de textos quando estas já deveriam estar adquiridas em ciclos anteriores!
Dezembro 31, 2010 at 7:49 pm
E não me digam que o GAVE não nos deu um presentinho maravilhoso!
HIHIHI! Como irão a Alçadinha e o inginheiro continuar a referir-se aos resultados fantásticos dos nossos alunos PISA??
LOLOLLL! Levaram com um murro nos queixos, vindo de dentro do aparelho,
É assim mesmo, GAVE, pediram-vos um jeitinho para a escolha da “amostra aleatória” e depois fundem-vos com a DGIDC??
Não há almoços grátis!
Granadeirados de todo o país, uni-vos!
Dezembro 31, 2010 at 7:55 pm
Ainda há pouco,estando eu a duvidar da tal aleatoriedade da amostra PISA, me disseram: Vocês, quanto pior, melhor!
Ao que respondi que não se trata disso, apenas penso que não é falseando a realidade que a melhoramos.
Se os professores denunciam o que se passa nas escolas, em termos de aprendizagens, não é porque são masoquistas. É porque, conhecendo bem a realidade, sabem que não é com “mais do mesmo”, sem chumbos nem faltas, com novos programas absurdos, etc, que saímos da mediocridade.
Adoro qdo o próprio ME ( através do GAVE) nos vem dar razão.
Será que vão entrevistar a Alçada? A Bettencourt? O inginhieiro?
Ou agora calam-se todos pq é dia de fim de ano e estas “desgraças” morrem à meia-noite?
Dezembro 31, 2010 at 7:57 pm
Olá!
Gostam do meu avatar?
Dezembro 31, 2010 at 8:00 pm
Não mudes. Esse fica-te a matar 🙂
Dezembro 31, 2010 at 8:22 pm
Parece publicidade à dieta de ananás.
Dezembro 31, 2010 at 9:51 pm
#37
«Gostam do meu avatar?»
Visto daqui parece um náufrago, cabeludo e com os últimos vestígios do que foram umas cuecas brancas. Há gostos para tudo.
Dezembro 31, 2010 at 9:53 pm
condiz com isto, além do mais
http://adduo.blogspot.com/2010/12/orcamento-de-estado-2011.html
tás congelado pá!
Dezembro 31, 2010 at 10:00 pm
«Alunos no secundário que dão erros ortográficos gravíssimos, que não utilizam qualquer sinal de pontuação, que lêem um documento e nada entendem…»
Sabemos que é assim. É preciso eliminar as causas. Sem querer descartar responsabilidades, pergunto: se desde sempre, mesmo nos tempos da escola de má memória, os primeiros 4 anos de escolaridade eram suficientes para aprender a escrever correctamente e a contar, e ainda sobrava tempo para decorar os rios, as serras e os reis de Portugal, o que está a acontecer?
Janeiro 1, 2011 at 1:07 pm
# 35
Reb,
Adorei! 🙂
Janeiro 1, 2011 at 5:56 pm
#42, o que está a acontecer?
Ora, estão a “trabalhar” com o Magalhães!
Janeiro 1, 2011 at 6:05 pm
#42
O que está a acontecer?
Muito desleixo e preguiça. E a teoria de que não se pode obrigar as crianças a fazer o que não querem, ou seja, a trabalhar.