The OECD does not have the list of the schools but even if we had them it is confidential for anonymity purposes, sorry. I know this from the experience in other countries. The Portuguese authorities cannot and would not give you the list.
Dezembro 13, 2010
Dezembro 13, 2010 at 7:47 pm
Provavelmente nem existem…são as chamadas ghost schools….
Dezembro 13, 2010 at 7:53 pm
De onde é que isto veio??
Dezembro 13, 2010 at 7:56 pm
Bad luck. Maybe we could ask Mario. His information services must serve to alguna chose.
Dezembro 13, 2010 at 7:57 pm
Pisa = “coça”, “sova”, “tunda”… para Lurdes.
http://peroladecultura.blogspot.com/2010/12/uma-pisa-para-lurdes.html
Dezembro 13, 2010 at 8:01 pm
Precisamos do Assan para saber isto também…
Dezembro 13, 2010 at 8:06 pm
A WikiLeaks não tem acesso à lista?? 😆
Dezembro 13, 2010 at 8:14 pm
#0
Por curiosidade…a quem enviaram eles esta resposta?
Dezembro 13, 2010 at 8:21 pm
Faltam 205
Escola Secundária de Pombal
Colégio São Gonçalo ( em 2006 e 2009)
Escola Profissional de Murça
http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)
Dezembro 13, 2010 at 8:33 pm
#8,
Tenho outras em informação offline.
#7,
A um colega interessado.
Dezembro 13, 2010 at 8:38 pm
mais uma
escola jose buisel Portimao ( 1º ligar ranking Publico do concelho em 2008)
Dezembro 13, 2010 at 8:43 pm
Sec de Miraflores – Oeiras
Dezembro 13, 2010 at 9:13 pm
Vocês estão com vontade que eu pergunto – eu pergunto:
“Escolham lá os vossos melhorzinhos” eram as indicações (é o que consta…)
Existem Escolas que até “prepararam” os putos para o PISA…
Querem saber a treta toda?
FOI UMA GRANDE TRETA…
Dezembro 13, 2010 at 9:14 pm
Mas esta frase foi retirada de onde?
Dezembro 13, 2010 at 9:20 pm
#13,
Uma resposta dada por um responsável da OCDE a um colega nosso, após troca de mails a solicitar a identificação das escolas que participaram nos testes PISA.
Não fui eu, pelo que não divulgo os dados específicos sobre a hora do mail, mas é de hoje.
Dezembro 13, 2010 at 9:21 pm
Livreco mas isso já por aqui foi dito por supostos alunos do Pisa..ou alguém que sabia disso e o disse…
Dezembro 13, 2010 at 9:28 pm
#13:
Indicações/sugestões melosas dadas por telefone subentendido de que a Escola (Direcção) só “tinha a ganhar”.
Os “golpes” são assim que se dão…
Primeiro:
Achas que o GAVE (parte interessada e com sugestoes subtis que era melhor que o “PISA corresse bem”) fez uma escola aleatória?
Isto é o país da fraude:
Depois de uma “amostra” escolhida a dedo ainda foram escolhidos “os melhores”…
Dezembro 13, 2010 at 9:29 pm
Basta-me terem-me dito:
“existiu treta”
Dezembro 13, 2010 at 9:30 pm
Se a lista sair sai para um jornal…
Dezembro 13, 2010 at 9:32 pm
Estes gajos são os maiores gatunos e os maiores aldrabões da História de Portugal…
Dezembro 13, 2010 at 9:34 pm
Eu não falo mais nem dou mais indicações:
A lista anda por aí…
Dezembro 13, 2010 at 9:37 pm
Então menina responsável pelos blogs do Sapo andas por aí?
Dezembro 13, 2010 at 9:45 pm
Ai, a OCDE lava daí as suas mãos?
Sujemo-las nós.
O Paulo já deve ter algumas escolas da lista.
Interessante seria também conseguir chegar aos alunos que as fizeram…
Dezembro 13, 2010 at 9:45 pm
Interessante…
BRASÍLIA – O Distrito Federal teve o melhor desempenho na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A média do DF foi de 439 pontos, numa escala de 0 a 800, mas ainda está longe do que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) considera ser um ensino de boa qualidade. A nota dos estudantes da capital federal ficou bem abaixo da média internacional, de 496 pontos. O desempenho do DF é comparado à média dos estudantes do Chile, que está nove posições acima do Brasil.
No ranking nacional do Pisa, o Rio de Janeiro ficou com 408 pontos, na oitava posição e bem próximo da média nacional, que foi de 401 pontos. Das três áreas da educação avaliadas pela OCDE, o melhor desempenho dos estudantes do Rio foi na prova de leitura, seguido de ciências e matemática. A segunda melhor nota no país foi de Santa Catarina, 428 pontos, seguida do Rio Grande do Sul, com 424 pontos, Minas Gerais, com 422, e Paraná, com 417 pontos.
Alagoas: melhor apenas que o Quirziquistão
Alagoas registrou o pior desempenho medido pelo Pisa, com 354 pontos. A pontuação colocaria os estudantes alagoanos melhor apenas que os do Quirziquistão, o país com o pior desempenho na avaliação da OCDE. No estado, a nota média que os estudantes tiraram nas três áreas avaliadas equivale ao nível 1 na escala de proficiência, o mais baixo segundo a OCDE. Nesse nível, os estudantes têm muitas limitações de compreensão de texto, não conseguem realizar operações matemáticas mais complexas e nem dominam conceitos de ciência.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os alunos das escolas públicas federais foram os que tiveram as maiores médias no Pisa 2009. A nota deles chegou a 528 pontos, o equivalente ao desempenho dos melhores alunos na avaliação internacional. Essa pontuação é um ponto acima da obtida pelos alunos do Canadá, país que ficou em sétimo lugar na avaliação da OCDE. A média dos alunos das escolas públicas federais é 127 pontos maior do que a nota do Brasil.
O Inep informou ainda que os alunos da rede particular de ensino tiveram média de 502 pontos. Essa nota é um ponto acima da obtida pela Polônia, que ficou na décima oitava posição no ranking internacional do Pisa 2009. Já os alunos das redes públicas estaduais e municipais tiveram média de 387 pontos. A pontuação coloca os estudantes de 15 anos que frequentam escolas públicas de estados e municípios no mesmo patamar dos países que estão na lanterna da lista da OCDE. A média desses estudantes brasileiros está no mesmo nível da obtida pela Indonésia que ficou com 385 pontos e aparece com a sexta pior nota no Pisa 2009.
Dezembro 13, 2010 at 9:47 pm
Curioso..
Pisa 2009: Meninas brasileiras superam meninos em leitura, mas perdem em matemática e ciências
Rafael Targino
Em São Paulo
As meninas brasileiras superaram os meninos nas provas de leitura do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, segundo relatório divulgado na terça-feira (7) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). As notas médias delas foram 29 pontos maiores que as deles.
Desempenho delas no Pisa 2009 em relação a eles (em pontos)
Matemática Ciências Leitura
OCDE 15 a menos 4 a menos 39 a mais
Brasil 16 a menos 3 a menos 29 a mais
Os garotos, no entanto, viram o jogo em matemática e ciências. A média em matemática foi 16 pontos melhor e, em ciências, 3 pontos superior.
Esses índices acompanham os resultados apurados nos países membros da OCDE, em que a diferença de scores ficou em 39 pontos (a favor das meninas) em leitura. Em matemática e ciências, os homens também levaram vantagem: 15 e 4 pontos a mais, respectivamente.
Em todas as provas, a província de Xangai, na China, obteve as maiores notas de meninos e meninas entre os países onde os testes foram aplicados. O Quirguistão teve os piores índices em todos.
Entre 2000 e 2009, a diferença entre eles e elas subiu em leitura. No final do século passado, as meninas do bloco da OCDE conseguiram uma média 32 pontos maior (contra 39 agora); as brasileiras, 17 (contra 29 em 2009).
Maiores e piores notas médias do Pisa 2009, por sexo
Mat. (M) Mat. (H) Cie. (M) Cie. (H) Leit. (M) Leit. (H)
Xangai (China) 601 599 575 574 576 536
Quirguistão 334 328 340 318 340 287
BRASIL 379 394 404 407 425 397
Notas médias gerais
Se considerado histórico das médias das notas brasileiras no Pisa, o Brasil teve o terceiro melhor crescimento na década. Houve crescimento de 33 pontos da nota geral, o que dá ao país o terceiro lugar no ranking — Luxemburgo, o 1º, cresceu 38 pontos; e o Chile, que está em 2º, cresceu 37.
Dezembro 13, 2010 at 9:47 pm
Grande salganhada que para aqui vai…
Dezembro 13, 2010 at 9:49 pm
Teriam os tipos tudo pensado para virem fazer este show off todo?
Dezembro 13, 2010 at 9:50 pm
Se os brasileiros fazem isto porque é que cá não se faz também? Ver e reflectir…
Click to access aplicacao_pisa2006.pdf
Dezembro 13, 2010 at 9:54 pm
#27:
Lá foi uma entidade isenta…
Aqui foi a parte interessada…dai o secretismo…tens a lista e começas a tirar conclusões…
Dezembro 13, 2010 at 9:57 pm
#27
Não interessa ser transparente.
Este país está minado de corrupção.
Dezembro 13, 2010 at 10:05 pm
PISA 2003 Data Analysis Manual: SPSS
http://books.google.pt/books?id=E1Xm7zXN380C&pg=PA191&lpg=PA191&dq=list+schools+pisa+portugal&source=bl&ots=P0laPCkySJ&sig=8uR6NNqgUYjU3r9Zeff_rWM64YE&hl=pt-PT&ei=BpgGTabOIo-o8QPSjqU3&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CF4Q6AEwCA#v=onepage&q&f=false
Dezembro 13, 2010 at 10:07 pm
Não abram a pestana que não é preciso:
Os procedimentos
Information
for
PISA School Coordinators
1
Timeline of Contacts with PISA Staff
Frequent and open communication between PISA staff and
participating schools is vital to the success of PISA in your school.
The main responsibility as a PISA School Coordinator is to act as a
liaison between PISA and your school and to promptly attend to a
few required responsibilities. The following sections describe a
timeline of contacts that you can expect from PISA.
Mid-August. You will receive a package (via FedEx) containing a
School Coordinator Handbook and a Student Listing Form. The
handbook will contain all of the instruction you will need to
accomplish each task, but contact PISA staff if you have any
questions.
After submission of the Student Listing Form. You will receive
a package (via FedEx) containing the Student Tracking Form and
the School Coordinator payment of $100.
You will also receive an email contact providing the appropriate
parent notification/consent materials as requested.
Two weeks prior to the assessment day. The PISA Test
Administrator assigned to your school will contact you (via phone)
to discuss the details of assessment day. Be prepared to verify the
date, time, and location of the session and relay any changes to the
Student Tracking Form (e.g., student withdrawals, parent refusals).
Assessment day. A team of two trained PISA Test Administrators
will arrive at your school 1 hour before the session is scheduled to
begin. Be prepared to meet this team and help ensure that all
students are in place for the assessment to begin on time.
The Student Listing Form should be completed and
submitted within 5 days of receipt.
2
PISA Student Listing Form
You will be asked to prepare and submit a list of students born
between July 1, 1993, and June 30, 1994. This list can be created
and submitted electronically or you may use and return the Student
Listing Form provided (see example).
All lists of students must contain:
1. Student name (or unique identification number*),
2. Birth month and year,
3. Gender, and
4. Grade.
The prompt return of this information is an essential
component of a smooth assessment.
*If using a unique identification number instead of
student names, you must provide a list of students and
their identification number on assessment day. This
information will not leave the school.
(…)
Click to access InformationforPISASchoolCoordinators.pdf
Dezembro 13, 2010 at 10:16 pm
“(…) Therefore, except for Portugal, the change in the target population should not significantly affect trend indicators(…)”
Perceberam?
http://books.google.pt/books?id=E1Xm7zXN380C&pg=PA191&lpg=PA191&dq=list+schools+pisa+portugal&source=bl&ots=P0laPCkySJ&sig=8uR6NNqgUYjU3r9Zeff_rWM64YE&hl=pt-PT&ei=BpgGTabOIo-o8QPSjqU3&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CF4Q6AEwCA#v=onepage&q=Portugal&f=false
Dezembro 13, 2010 at 10:27 pm
Deixem de conspirar…
Não quero que me tirem o rótulo de heroína!
🙂
Dezembro 13, 2010 at 10:28 pm
Heroína e conspiração não parecem incompatíveis …
Dezembro 13, 2010 at 10:28 pm
Busílis da questão – vejam lá onde anda o Wally:
Em 2000 foi assim:
“(…) Monitoring The School Sample
All countries had the option of having their school sample selected by the Consortium. Belgium (Fl), Belgium (Fr), Latvia, Norway, Sweden and Portugal took this option. (…)
http://books.google.pt/books?id=KcnObqsgQwYC&pg=PA189&dq=pisa+portugal&hl=pt-PT&ei=uJsGTdO7CIzNswa3r8GtBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CC8Q6AEwAQ#v=snippet&q=portugal&f=false
E 2009 queridos?
Dezembro 13, 2010 at 10:29 pm
Lá chegarão.
Dezembro 13, 2010 at 10:30 pm
Dezembro 13, 2010 at 10:36 pm
livresco disse:
“Eu não falo mais nem dou mais indicações: A lista anda por aí…”
Gosto pouco deste tipo de atitude à Octávio Machado “vocês sabem do que estou a falar”. Se tem a lista das escolas, se ela anda por aí (eu ainda não a encontrei), divulgue–a aos jornais. Ainda na passada semana o Sol pegou neste assunto. E este semanário não é propriamente amigo do governo.
Escreva aos deputados da oposição para que eles reclamam a lista ao governo.
Estou farto deste clima de teoria da conspiração. Toda a gente ficou surpreendida com os resultados. Daí à falsificação dos mesmos vai uma distância muito grande. Mas se a falsificação existiu não deve ser difícil a um a um jornal empenhado encontrar dados comprometedores para o governo. Tal como sucedeu com muitas outras questões no passado, como a licenciatura de José Sócrates.
Dezembro 13, 2010 at 10:41 pm
Kafka vê o que se faz no Brasil…no que toca ás escolas e regiões onde o teste +e feito..Conspiração talvez..mas desconfio sempre de mudanças rápidas…como aquele corredor que de repente passa de 1,9 segundos aos 100 para 9,99…num mês…Pode acontecer? Pode mas leva a desconfiança….se leva….e muitas vezes a mesma confirma-se..fui mesmo…
Talvez andemos pelo lado errado da noite quem sabe…boa semana…
Dezembro 13, 2010 at 10:42 pm
Digo: 10,9 segundos…
Dezembro 13, 2010 at 10:46 pm
Não guardem os PDFs não…
“(…) 1. ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PISA
Como atrás se referiu, a recolha de informação no primeiro ciclo do PISA teve lugar em
2000 e envolveu cerca de 265 000 alunos de 15 anos, de 32 países, 28 dos quais
membros da OCDE.
Neste primeiro ciclo foi dada preponderância à avaliação da literacia em leitura,
significando isto que os instrumentos utilizados incluíam mais questões referentes a este
tipo de literacia. Está prevista para 2003 a realização do denominado segundo ciclo do
PISA, no qual o domínio preponderante será a literacia matemática. Em 2006 terminará o
terceiro ciclo do estudo com uma recolha mais intensiva no domínio das ciências.
Em Portugal, para o primeiro ciclo do PISA, foram seleccionadas aleatoriamente 156
escolas, das quais três se recusaram a participar no estudo e outras quatro não tinham já
alunos de 15 anos. Teve-se em conta, nesta selecção, a representação das regiões (NUT
II) – Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Região Autónoma dos
Açores e da Madeira – e a dimensão de cada escola. Os alunos, em cada escola, foram
também aleatoriamente seleccionados de entre os que tinham 15 anos de idade.
Em consequência da aplicação destes critérios, o PISA envolveu 149 escolas, 138
públicas e 11 privadas, abrangendo um total de 4604 alunos.
Foram incluídos na população alvo todos os alunos de 15 anos a frequentarem a escola
desde o 5º ao 11º ano de escolaridade.
Os instrumentos que vieram a ser administrados foram construídos com base em
enquadramentos conceptuais elaborados para o efeito, para cada um dos domínios, e em
especificações dos testes consensualmente aceites. Vários países propuseram itens nos
três domínios em avaliação – leitura, matemática e ciências – que foram revistos por
especialistas desses domínios e por especialistas em avaliação. Outros itens foram criados
pelos membros das instituições do consórcio internacional responsável pelo
desenvolvimento do PISA.
Os itens foram alvo de um estudo piloto, em 1999, que recolheu informação em todos os
países participantes e com base no qual foi feita a selecção para a aplicação em 2000.
Para assegurar a validade dos itens seleccionados nestes países, com diferentes línguas e
culturas, foi solicitada aos representantes de todos os países uma apreciação da sua
adequação cultural, relevância curricular e nível de dificuldade.
Os instrumentos utilizados foram testes de “papel e lápis”, que deveriam ser respondidos
por cada estudante num período total de duas horas.
As questões apresentadas incluíam itens de escolha múltipla e itens que requeriam dos
alunos a elaboração de respostas. Os itens estavam organizados em unidades baseadas
num texto que descrevia uma situação concreta.
Foram elaborados nove cadernos diferentes, com combinações várias de itens,
correspondendo a um total de sete horas de avaliação.
4
Cada aluno respondeu também a dois questionários, um sobre si próprio e sobre a sua
escola, com uma duração de 30 minutos, e outro sobre práticas de estudo e de
aprendizagem, autoconceito e motivação, de 15 minutos. Dada a possibilidade da
inclusão de opções nacionais, em Portugal foi também administrado um pequeno teste de
velocidade de leitura, cuja duração foi de 10 minutos. Deste teste recolheram-se dois
tipos de informação: velocidade de leitura independentemente da sua correcção, e
velocidade de leitura correctamente realizada.
Os responsáveis pelos Conselhos Executivos das escolas seleccionadas preencheram um
questionário acerca das respectivas escolas.
A aplicação destes instrumentos, em Portugal, teve lugar entre Abril e Maio de 2000 e foi
realizada por 29 colaboradores do GAVE devidamente formados para o efeito, segundo
normas estabelecidas pelo centro internacional e consignadas num manual de aplicação (…)”
Click to access pisa.pdf
Dezembro 13, 2010 at 11:00 pm
Ó queridos se foi possível fazer estudos deste porque é que a listinha em 2009 é tão secreta?
Conselho de amigo guardem estes PDFs todos…
À PROCURA DE EXPLICAÇÃO PARA O DESEMPENHO, DOS ALUNOS
PORTUGUESES, NAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS AVALIADAS
NO ESTUDO PISA
Jorge Cachucho, EB 2, 3 D. Pedro II (Moita), jcachucho@netcabo.pt
António Borralho, Departamento de Pedagogia e Educação e Centro de Investigação
em Educação e Psicologia da Univ. de Évora, amab@uevora.pt
(…)
Click to access artigo_borralho_cachucho_2005.pdf
Dezembro 13, 2010 at 11:01 pm
O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM ÁLGEBRA NO PISA 2003
Maria João Lagarto
EB 2,3 Vieira da Silva, Carnaxide
Maria José Andrade
ES de Penafiel, Penafiel
Nuno Longle
EB 2,3 dos Castanheiros, Caneças
(…)
Click to access artigo_borralho_cachucho_2005.pdf
Dezembro 13, 2010 at 11:02 pm
#43:
Click to access C06.pdf
Dezembro 13, 2010 at 11:05 pm
Descobri uma que faz parte das 212 seleccionadas: o Colégio S.Gonçalo.
Sabiam que isto era por convite? 🙂
“O Colégio pela segunda vez (a primeira foi em 2006) foi convidado a integrar o estudo internacional PISA 2009 – Programme for International Student Assessment, que é promovida e da responsabilidade da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e que tem no Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) o parceiro nacional. Este é o maior estudo internacional na área da educação e avalia alunos com 15 anos de idade, avaliando a sua preparação para a vida, medindo as suas capacidades na Leitura, Matemática e Ciências.”
Dezembro 13, 2010 at 11:06 pm
Gostaria de saber se alguma escola do Alentejo foi seleccionada…
Dezembro 13, 2010 at 11:06 pm
e não admitem penetras.
Dezembro 13, 2010 at 11:08 pm
#45:
Convidados escolhidos a dedo e depois ainda lhe diziam: “escolham os vossos melhorzinhos”…
Dezembro 13, 2010 at 11:12 pm
#48 LIVRESCO
O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO TEM DE SER FEITO ESCOLA A ESCOLA PARA SE SABER SE MANDARAM ESCOLHER OS MELHORES ALUNOS PARA A AMOSTRAGEM.
PENSO QUE É AÍ QUE RESIDE O BUSÍLIS DA COISA.
Dezembro 13, 2010 at 11:12 pm
#20,

Arranja-ma.
Não prometo nada em recompensa…
Dezembro 13, 2010 at 11:16 pm
Esta malta, se fosse jornalista, fazia trabalhos de investigação do além.
Dezembro 13, 2010 at 11:21 pm
Nunca conheci uma única espécime que tenha feito o exame de pisa.
Dezembro 14, 2010 at 8:49 am
#38
Qualquer estudo científico em que em relação à amostragem não seja explicitada a forma de recolha concreta dos intervenientes, que não é a mesma coisa de publicitar quem participou efectivamente no estudo, não é cientificamente credível.
O simples facto de se ocultar o modo de selecção das escolas e dos respectivos alunos que entraram no estudo do PISA em portugal; o conhecimento público de que pelo menos uma escola seleccionada foi preterida em função dos fracos resultados dos alunos; tudo isto é mais do que suficiente para deitar por terra a credibilidade destes resultados bem como a honestidade de quem orientou a sua aplicação no terreno.
Dezembro 16, 2010 at 6:59 pm
[…] dias a OCDE deu esta resposta a um colega nosso, que indicia ter o ME a lista das escolas que foram seleccionadas para o PISA […]
Dezembro 16, 2010 at 7:45 pm
Tenho muita pena, mas não se de nenhuma…
Dezembro 18, 2010 at 12:37 am
Mas há mais… E muito mais… Estes afirmam o que lhes dá na real gana! E se os resultados servem para apoiar o partido do Governo, tanto melhor. Vejam. Onde estará o fundamento disto? Salários dos Professores na OCDE – Verdade ou Mentira ?
Conclusão.. Este Governo Socialista ou é composto por parvos ou querem fazer de nós parvos! Governo mente Sobre Salários dos Professores.