- Do lado dos sindicatos um enorme e estrondoso sucesso com uma adesão de 3 milhões de trabalhadores e a paralisia do país.
- Do lado do Governo um balanço vago, com níveis baixos no cômputo da administração pública e praticamente inexistentes no privado.
Estas visões são, como é habitual complementares. Os sindicatos contabilizam estruturas paradas e contam como grevistas todos os seus elementos, enquanto o governo vai em busca do número de presentes e ausentes nos locais de trabalho e conta como não-grevistas quem trabalha em regime de serviços mínimos.
O que é evidente: impacto forte em Lisboa e Porto e nos sectores dos transportes públicos, Saúde, Justiça e Educação, julgo que por esta ordem. Em termos de impacto simbólico e psicológico na população não me parece ter conseguido um choque sensível. Na classe política ainda menos, sendo notória a ausência de reacções de demasiada gente no prime-time noticioso. Nesta matéria tirando o previsível Francisco Lopes, só Fernando Nobre se manifestou de forma clara, ao aparecer de manhã na Autoeuropa. Alegre, preso de movimentos, parece que acordou com um tuíte e Cavaco Silva fez como nada se passasse, pois o OE é, em alargada medida, obra sua.
Agora resta analisar o que vem a seguir, o que mudará (se mudar) nos próximos tempos, sabendo-se que parte do OE na especialidade já foi votada ontem e sexta-feira não se adivinha qualquer volte-face de última hora.
Qual o caminho?
- Desdobrar a greve geral em greves sectoriais fortes, invertendo a lógica normal de build-up?
- Apostar fortemente na contestação jurídica às medidas mais vulneráveis, e gravosas para quem trabalha em funções públicas mas não só, deste OE?
Os sinais vindos do Parlamento são algo confusos, com alinhamentos de conveniência à medida das circunstâncias, apenas se percebendo que o PSD se abstém em quase tudo e o PS consegue fazer passar tudo o que mais lhe interessa à custa disso ou do apoio ocasional de um companheiro de estrada.
Para alguns este dia foi de picar o ponto em matéria de luta.
Na minha opinião, a verdadeira luta quase não começou…
Novembro 24, 2010 at 9:50 pm
Pois eu sou da opinião que nem para aquecer deu… Quer uns quer outros queiram e digam hoje não passou de um feriado caído do céu e não de um protesto… Amanhã tudo vai cair no esquecimento e nada está programado para a continuação de uma luta que seria inevitável, a dos que saem sempre a perder contra os que saem sempre a ganhar. Tudo ficou e ficará na mesma, o portuga é um ser estranhamente complexo…
http://porquemedizem.blogspot.com/2010/11/hoje-e-um-dia-sem-memorandos.html
Novembro 24, 2010 at 10:07 pm
Tou exultante pá! Já vejo a luz ao fim do tonel pá! Isto agora vai. Não sei se foi da greve mas lá me depositaram o vencimento mais o suplemento.
Novembro 24, 2010 at 10:11 pm
O gajo está engasgado. Quem?
Novembro 24, 2010 at 10:14 pm
P.I.G.S. de todo o mundo, uni-vos! 🙂
Acção conjunta a 15 de Dezembro:
http://www.google.pt/url?sa=t&source=news&cd=1&ved=0CCUQqQIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fhostednews%2Fafp%2Farticle%2FALeqM5gjljo-lQxdcBPY73O8-ChdB2Ayrw%3FdocId%3DCNG.cebfd33507c971fec922dcc563567597.a81&ei=tI3tTIDcN8mZOp35iXc&usg=AFQjCNFwrX3Qzzq6zFC0fruOjUpNzFcMog&sig2=vowlX_VABhAEzEN0Iqik5Q
Novembro 24, 2010 at 10:14 pm
Cortes cegos? Nem por isso …
http://economico.sapo.pt/noticias/ps-chumba-actualizacao-da-taxa-das-maisvalias-bolsistas_105234.html
O PS chumbou a proposta do PCP que actualizava a taxa de tributação das mais-valias de 20% para 21,5%.
Isto porque o Governo não actualizou no Orçamento do Estado para 2011 (OE/11) a taxa relativa às mais-valias bolsistas, mantendo-a nos 20%.
A proposta foi chumbada com os votos contra do PS, PSD e CDS, mas voltará amanhã a ser votada na generalidade para que sejam feitas declarações de voto.
Novembro 24, 2010 at 10:17 pm
E o que é que vão fazer com este estrondoso sucesso? Só festejar?
Novembro 24, 2010 at 10:22 pm
#4 Torno a reforçar
P.I.G.S. de todo o mundo, uni-vos!
Acção conjunta a 15 de Dezembro:
http://www.google.pt/url?sa=t&source=news&cd=1&ved=0CCUQqQIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fhostednews%2Fafp%2Farticle%2FALeqM5gjljo-lQxdcBPY73O8-ChdB2Ayrw%3FdocId%3DCNG.cebfd33507c971fec922dcc563567597.a81&ei=tI3t
Parece, espero não me enganar, que na Europa, finalmente os sindicatos acordaram para acções conjuntas.
Novembro 24, 2010 at 10:34 pm
#7,
Proletários de todo o mundo… ?
Novembro 24, 2010 at 10:36 pm
É para fazer manif 15 de Dezembro??
BORA!!!
Novembro 24, 2010 at 10:39 pm
Já estou a eleborar o meu calendário escolar especificando as greves possíveis, previstas e efectuadas.
Novembro 24, 2010 at 10:51 pm
“Na minha opinião, a verdadeira luta quase não começou…”
Como é que ninguém se tinha lembrado desta?
O que seria de nós sem lições políticas destas?
Ó colega Paulo Guinote, qual é a música de hoje, sff.
Novembro 24, 2010 at 10:54 pm
Mais profunda porque muito mais controversa é aquela frase: na minha opinião, estar morto é o contrário de estar vivo”
😦
Novembro 24, 2010 at 10:57 pm
#7,
Será, quiçá, por aí.
Novembro 24, 2010 at 10:59 pm
Ó Fernanda, deixa-te de tretas e vai lá acima que tá lá o Mauricio.
Novembro 24, 2010 at 11:03 pm
Pronto, foi-se embora, tava no post onde desancavam no senhorio…Tas na filosofia e perdeste a oportunidade. É o que dá andares com leituras…
Novembro 24, 2010 at 11:13 pm
Espero que as acções de protesto se tornem mais duras … até à derrota final do pinto de sousa.
Novembro 24, 2010 at 11:14 pm
O Maurício ainda está amuado. Picou-se.
Ainda há pouco, há poucochinho me ligaram para casa: se houvesse eleições, qual seria o sentido do seu voto?
Não respondi. Estava a aquecer o bacalhau de anteontem.
Achas que fiz mal? Em não ter respondido?
Novembro 24, 2010 at 11:19 pm
Pois fizeste. Devias ter dito que votavas PS. Esta estratégia de falsear as sondagens é boa, o Sócrates convence-se que ainda é querido e, tal como Narciso, terminará fundido na sua imagem.
Novembro 24, 2010 at 11:20 pm
Só andas a fazer asneiras. Já consultaste a tua carta astrológica? Deves tar com Marte na casa do disparate.
Novembro 24, 2010 at 11:21 pm
Só disse que não me apetecia responder a essa pergunta.
Calhando, devia ter respondido. Teria sido coerente.
Estou aborrecida. Nunca ninguém me tinha telefonado antes a perguntar coisas deste género. Sei lá, até podia ser eloquente e ter direito a uma citação na CS.
Ai, ’tou mesmo aborrecida…..
Novembro 24, 2010 at 11:24 pm
#20
Esquece. Tá feito, tá feito. Não te ponhas a gora a embirrar com os comentadores, aproveita e encera o blog.
Novembro 24, 2010 at 11:27 pm
Não consultei a carta astrológica. Achas que devo?
Ando mais numa de consultar a menarca, ai que não é a menarca, é a carta do climatério.
Com a nossa participação, ajudamos ao hit!!!!
Quem são amigas, quem são?
Novembro 24, 2010 at 11:31 pm
Encera tu!
E passa com o espanador.
Tenho ali umas roupitas para estender e não me apetece, quanto mais encerar!!!!
Quando muito, encerro e fecho as luzes porque sou noctívaga.
Pronto, também posso puxar o autoclismo…..antes de encerrar e todos terem enviado os respectivos faxes.
Novembro 24, 2010 at 11:39 pm
Agora é que li.
Caneta,
Obrigada por teres avisado o Maurício……
Fizeste-o rir e até te enviou um bjinho.
E eu, nada!
Novembro 25, 2010 at 12:00 am
“Na minha opinião, a verdadeira luta quase não começou…”
Idem.
Novembro 25, 2010 at 12:36 am
Paulo,
1)Boa análise do momento, neste momento; 🙂
2) Em #8 creio que estás equivocado: quando muito apenas a maioria dos assalariados europeus. Não há evidência suficiente para se afirmar que, por ex., assalariados extraterrestres estejam a meditar em tais coisas. 😆
Novembro 25, 2010 at 3:07 am
O prometido é devido.
Novembro 25, 2010 at 3:09 am
Novembro 25, 2010 at 3:18 am
Apaguem as luzes!
Post encerrado!
Novembro 27, 2010 at 2:36 am
1514010