Só para ser perceber a diferença enorme de capacidade de pressão entre grupos profissionais pequenos em dimensão, mas coesos e sem problemas em defender com rigor os seus direitos corporativos, e um grupo massificado, em que as lideranças algum ao cálculo das côdeas.

Juízes vão manter reforma aos 60 anos

Afinal, a idade de reforma dos juízes e magistrados do Ministério Público não vai aumentar no próximo ano. O PS decidiu retirar da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2011 o artigo que aplicava aos juízes as regras de aposentação da generalidade dos funcionários públicos e que implicaria um aumento da idade legal da reforma dos actuais 60 para os 63 anos já em Janeiro do próximo ano.

Há quem chame a isto soft-power, mas eu chamo-lhe eficácia resultante da importância crucial do papel que desempenham no sistema democrático e de uma estratégia de defesa bem delineada e não a reboque.

Resta agora saber se, em sede de especialidade, teremos outras surpresas, agradáveis só para alguns, sendo mais do que certo que elas não existirão para os docentes.