Neste momento, no site da CGTP não há números, enquanto no da Fenprof se fica por um singelo:
Lisboa: manifestação nacional da Administração Pública com largos milhares de participantes
Para quem conhece a linguagem específica destas lides, fica-se a perceber que ficou muito abaixo dos pretendidos 150.000 manifestantes.
Se me regozijo com algo que era facilmente previsível que decorresse como decorreu?
Não, pelo contrário. Lamento a forma apressada e mal preparada como foi lançada esta manifestação.
A culpa é dos que não foram?
Talvez.
Mas será que a culpa será sempre do povo ignorante? Dos outros?
As massas o são boas quando obedecem aos cozinheiros iluminados?
Ou então de quem reagiu de forma pavloviana, não percebendo que as coisas já não são o que eram. O problema é que, quando não são obrigados a chocar com a realidade, os profissionais da luta perdem o pé e desconhecem o cheiro do balneário.
O que poderia ter sido feito?
Para ser feita uma greve geral com tanta distância em relação ao anúncio das medidas, acharia preferível fortes mobilizações sectoriais, não apostando no todos ao molho e talvez dê resultado.
Assim fica a imagem de uma manif tristonha, muito longe de outras, da própria administração pública, no mandato anterior.
Se isto poderia levar as cúpulas lutadoras a repensar estratégias e formas de ligação às bases?
Isso deveria ser evidente. Mas enquanto se pensa que tudo pode voltar a ser como já foi, estamos feitos, porque ninguém sente vontade de mudar.
O Jerónimo de Sousa e o Louçã estavam todos animados? Estavam! É o seu ofício!
Isso serve de alguma coisa? É melhor não responder.
Vou mais longe: tudo isto não passa de coreografia. Tinham de fazer isto, custasse o que custasse. Pois façam!
Novembro 6, 2010 at 8:46 pm
Cruzei-me com o Dr. Garcia Pereira, com o sindicato dos médicos, com o da polícia… e tive a companhia de muitos professores, muitos mais do que tinha expectado.
Novembro 6, 2010 at 8:47 pm
o que deixa o 24 em maus lençóis
Novembro 6, 2010 at 8:48 pm
O Paulo é imparável na análise do que se passa na Educação….
Novembro 6, 2010 at 8:50 pm
Eu entendo o que quer dizer com o cheiro de balneário, mas é algo infantil (“remoçado”) fazer-se uma análise política usando este termo (pela segunda vez)……..
Novembro 6, 2010 at 8:51 pm
O mal da organização foi não ter esperado que as pessoas aparecessem espontaneamente.
Lendo melhor, não se está a dizer, no post, que foi mal organizada?
Em que ficamos? É preciso organização ou não?
Novembro 6, 2010 at 8:52 pm
Novembro 6, 2010 at 8:52 pm
“Assim fica a imagem de uma manif tristonha…”
Era suposto ser uma manif alegre?
Novembro 6, 2010 at 8:53 pm
A parte final do discurso de MN foi BRILHANTE!!!
Novembro 6, 2010 at 8:55 pm
#5,
Ó Manuel Silva, tu não és o Manuel Carvalho da Silva, pois não?
Se fosses, mandava-te já um grande abraço.
Mas como não és, vai um abraço na mesma pelo que disseste em #5.
Um paradoxo, não é?
Novembro 6, 2010 at 8:57 pm
Magistrados do MP aderem à greve de dia 24
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1704738
Novembro 6, 2010 at 8:59 pm
#24
Só se forem os do Sócas
Novembro 6, 2010 at 8:59 pm
#9
A alma humana é cheia de incongruências, e é desse caos que surge a luz. Por vezes, bastantes, nasce o disparate, a soberba, a presunção de omnisciência. Porém o que mais surge é a futurologia retrospectiva, aquela famosa ciência de adivinhar depois dos acontecimentos se terem dado.
Não sou Carvalho mas agradeço a elogiosa confusão.
Novembro 6, 2010 at 9:06 pm
#5,
OK,
Eu explico devagarinho.
Espero que leia sílaba a sílaba e não se perca porque não me apetece repetir o que é evidente.
Em 2008 os protestos dos professores foram surgindo espontaneamente em vários pontos do país. Daí se evoluiu para um conjunto de manifestações que, a partir de dado momento, já se enquadravam num modelo prévio.
Quando é marcada para dia 8 de Março de 2008 uma manifestação, não se sabia quantas pessoas iriam. Se fossem só os do costume e os fiéis às organizações envolvidas, estariam 40, quanto muito 50.000 pessoas em Lisboa e teria sido um sucesso.
Muita gente decidiu participar pela 1ª vez na manifestação nos últimos dias, sentindo uma rara e genuína vontade de expressar revolta.
Nos últimos dias houve a percepção nas “organizações” que promoviam o eventos, que talvez surgissem em Lisboa mais de 50.000 Pessoas, quiçá 60.000.
Apareceram os tais 100.000 ou perto disso, 90.000 que fossem, muitos pelos seus próprios meios.
Eu poderia desenvolver, concretizando situações e casos, mas como a Fernanda e o Manuel Silva são os “expertos” da causa, assim como em detectar “paradoxos”, deixo para eles a explicação (luminosa e omnisciente) do fracasso de hoje.
Pronto, não foi um fracasso agendado, foi mesmo um fracasso espontâneo, porque as tais dezenas de milhar de pessoas que deveriam aparecer, não apareceram.
Quanto às capacidades analíticas que eu tenho ou não, bastará verificar quem acertou – ou não – no flop de hoje.
Novembro 6, 2010 at 9:07 pm
#12,
Quer que lhe indique os posts e as datas de quando escrevi a prever isto?
A sério, vá descansar os pés, porque o cansaço lhe chegou à cabeça.
Gostava mais de si quando assinava só com um pontinho…
Novembro 6, 2010 at 9:10 pm
E ainda “Não digo e não digo” e também ” Não me apetece loggar”
Novembro 6, 2010 at 9:17 pm
Vi na TV.
A manif foi um daqueles passeios pontuais pela Av. da Liberdade.
Até nos rimos, cá em casa, por comparação com as manifs em França…
Mas…cheira-me que o povo não está tão sereno como isso, apenas tem sido obediente para com quem manda marchar.
Cheira-me que a greve de dia 24 de novembro vai ser bastante maior.
Novembro 6, 2010 at 9:19 pm
Ah Paulo, como é comovente essa sua naïveté de acreditar que cada ser humano é absolutamente impermeável ao meio e que, sem qualquer causa além do descontentamento pelas injustiças sofridas, decide seguir para uma manifestação.
Claro que esses que o fizeram são os “puros”, os que sentiram uma “uma rara e genuína vontade de expressar revolta”.
Nada de os confundir com essa troupe dos “do costume e os fiéis às organizações envolvidas”. Essa canalha infame que, vejam lá o atrevimento, não é só “raramente” que sentem vontade (claro que não genuína, é uma imitação Made in China) de expressar revolta.
Novembro 6, 2010 at 9:20 pm
Acho que a Fernanda foi repensar paradoxos e o Manuel Silva espreitar o guião…
Novembro 6, 2010 at 9:21 pm
#17,
Não fiz qualquer oposição moral, ética ou política.
Essa foi o meu caro que fez, desde o primeiro comentário do dia.
O que fiz foi explicar – objectivamente – a diferença entre um sucesso e um fracasso, não elaborar juízos sobre quem participou.
A elaborar juízos faria sobre quem se “entendeu” e “acordou” com o Governo sempre que poderia ter ido mais longe.
Esses são os culpados DESTE fracasso.
Novembro 6, 2010 at 9:23 pm
Claro Paulo, fui perguntar ao comité o que havia de dizer. Nós, os que nos atrevemos a alguma vez discordar de si somos assim, acéfalos. Temos sempre quem pense por nós, Há sempre um farol messiânico que nos guia no nevoeiro. Um iluminado dono da verdade que nos indica a rota certa. Claro que ele não rema, isso compete-nos a nós que ouvimos embevecidos as suas magistrais palavras.
Novembro 6, 2010 at 9:24 pm
Aliás, os “puros” são os que vão a todas e chamam “traidores” aos outros e ofendem aqueles que lhes faziam falta.
Os “puros” são os “eleitos”, a “vanguarda”, os que anotam toda e qualquer manifestação a que vão.
Há boa gente que sabe que já em 2009 me ouviu dizer que, depois de desbaratada a mobilização, não me apanhavam ao lado de alguns “puros”. O “acordo” de 7 de Janeiro demonstrou que os “puros” são os mais cordatos.
Desde que os aceitem à mesa…
E vou ali e já venho… que para encobrimentos dos factos não tenho grande vocação.
Novembro 6, 2010 at 9:25 pm
Tem graça, agora pareceu-me reconhecer o Manuel Silva.
Será um colega que por aqui passava dantes e me aconselhou a falar com os sindicalistas catalães qdo fui a Barcelona, nas férias da Páscoa? 😉
Novembro 6, 2010 at 9:26 pm
#20,
Usa demasiados adjectivos.
Isso acontece quando faltam substantivos.
Ora os adjectivos são qualificações subjectivas, enquanto os substantivos ou nomes se referem, por norma, a coisas, seres, objectos e factos.
É isso que nos divide. Não qualquer acefalia.
Novembro 6, 2010 at 9:29 pm
Eu acho graça aos PCs.
Estão sempre de acordo com os seus líderes.
Mas, qdo têm humor, gosto deles. 🙂
Agora qdo são abraxes e carlosmarques, livra!!!
Essa coisa de estar sempre de acordo deve ser fixe.
Já a minha cabeça anda sempre a descobrir imperfeições em tudo. 🙂
Não tenho culpa de ser assim. 😉
Novembro 6, 2010 at 9:29 pm
#19
Não acha um pouco megalómano centrar as razões do fracasso (sim, eu disse fracasso) da manifestação de hoje no acordo dos professores?
Se bem me lembro esta manifestaçãoera da Administração Pública, uns 700 000 desgraçados, dos quais os 150,000 professores representam
Novembro 6, 2010 at 9:29 pm
#16
Experimente reler o seu comentário… talvez fosse um bom exercício…
Pode ter a certeza que os “portugueses nunca chegarão a franceses.” Há demasiadas vontades individuais, muita fome de protagonismos (vácuos), muita alegria com a “derrota do vizinho”…
Nunca lá chegaremos!
Novembro 6, 2010 at 9:29 pm
Fui ver as fotos da manifestação dos profs. Nunca as tinha visto, aqui, nessa altura não umbigava, também não era muito dada a manifes… Desde o tempo da minha adolescência que não ia a nenhuma. Fui à do dia 8 e fui convocada, várias vezes, por sms. É-me difícil descrever o que vi. Nunca tinha visto tanta gente junta e olhem que eu até vou aos concertos!
Novembro 6, 2010 at 9:30 pm
#23
Substantivos referem-se a: coisas, pessoas, animais, acções, qualidades e estados.
Aprendi assim há 46 anos ( é muito, não é?), devia estar na 3ª classe da escola primária!
Tudo o que se aprendia…ficava! Até hoje!!!
Novembro 6, 2010 at 9:31 pm
Dizia eu antes da m*rda do computador encravar (Isto não foi vírus que me lançou:-) )
Os professores são 21% dos funcionários públicos, não acha demasiado centrar o fracasso neles?
Novembro 6, 2010 at 9:32 pm
#26, não releio.
Foi espontâneo. 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:33 pm
#24
Serão restos dos sofrimentos com o acne juvenil? 😉
Novembro 6, 2010 at 9:33 pm
#29, Manuel, o cavalheiro não é um tal de Johnny Guitar? 😉
Já não me lembro do seu 1º nick…
Novembro 6, 2010 at 9:33 pm
Fora do poste, mas jeitosa, esta tirada esclarecedora do SDPGL:
“Caro(a) colega,
Tendo surgido algumas dúvidas sobre o período de congelamento das progressões na carreira dos docentes do ensino público, cumpre-nos informar o seguinte:
“O congelamento que iremos ter a partir de Janeiro de 2011 é diferente do que tivemos há 2 anos, porque o anterior congelava o tempo de serviço e este “apenas” congela as progressões.
Assim, sendo os professores deverão realizar normalmente os procedimentos para a sua avaliação, pois este tempo de serviço deverá ser considerado para efeitos de progressão na carreira, finda a situação acima referida.
Em relação às acções de formação, todas contam para avaliação do desempenho (desde que não utilizadas nos ciclos de avaliação anteriores) mas, para progressão, os professores têm de ter uma média anual de 25 horas de formação , dentro do ciclo avaliativo em que se encontram.”
Os melhores cumprimentos
O Departamento de Informação do SDPGL”
Novembro 6, 2010 at 9:34 pm
#30 Só falta que nos seus comentários apareça “Sent for my iphone” 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:34 pm
#31, acne não tinha, mas uma bruta alergia aos fenos que tem diminuído de intensidade com o tempo.
Quem diz que envelhecer é mau? 😉
Novembro 6, 2010 at 9:35 pm
Um simples .
Novembro 6, 2010 at 9:35 pm
#34, já o identifiquei.
Essa sua simpatia pela minha pessoa não costuma acontecer com muitos PCs. 🙂 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:37 pm
#35 Olhe que não..olhe que não…
Isso já é sintoma de falta de energia para combater o feno.
Hoje o feno amanhã a Alçada 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:37 pm
#36, não seja pessimista.
Milite menos e divirta-se mais.
Eu, se estivesse reformada, ia todos os dias à praia, passear à beira mar.
😉
Novembro 6, 2010 at 9:38 pm
Brinque com a sua neta.
E, por favor, não a inscreva já num clube de futebol nem num partido político!
🙂
Novembro 6, 2010 at 9:40 pm
#40,
“não a inscreva já num clube de futebol nem num partido político!”
Que mázinha!
Quer que a netinha do senhor não tenha emprego, é?
Novembro 6, 2010 at 9:40 pm
#39 Acredito que sim e eu acompanhá-la-ia com gosto.
Aliás fica aqui o convite feito para um passeio à beira mar.
Apenas uma condição-terá de ser nas praias do…Mar Vermelho que é mais de minha afeição, ao que me imputa 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:43 pm
#41, mas o PCP dá emprego a alguém?
lolol
Só se for depois de sermos comprados pelos chineses. 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:44 pm
Debate histórico na RTP Memória!
Como seria agora?
Novembro 6, 2010 at 9:44 pm
#41, a propósito, vou contar uma coisa engraçada.
Um amigo de uma das minhas filhas é militante de base do PCP.
Hoje tiveram um jantar. O rapaz, além de ter ido para lá trabalhar, ainda teve que pagar 15 Euros.
lolololllllll
Não brincam em serviço. 🙂
Atenção, isto não é boato. A fonte é segura.
Novembro 6, 2010 at 9:46 pm
#42, caro Manuel, interpretou o meu comentário #39 como um convite para um passeio à beira-mar? lolololl
Ainda não estou reformada.
Eu dizia-lhe para levar a netinha a ver o mar.
Pode ser que se esqueça da organização. 😉
Novembro 6, 2010 at 9:47 pm
#45,
Não duvido porque conheço casos semelhantes.
O PCP nunca brincou em serviço, não ia começar agora.
Novembro 6, 2010 at 9:47 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2010/11/06/faz-hoje-35-anos-dois-grandes-politicos-com-defeitos-e-virtudes-mas-com-pensamento-inteligencia-goste-se-ou-nao-dos-protagonistas-este-foi-o-debate/
GRANDE DEBATE..LE4MBRA-ME VAGAMENTE..ONDE É QUE HOJE HAVERIA UM DEBATE COM 3 HORAS E 45 MINUTOS???
Novembro 6, 2010 at 9:49 pm
#47, então não é que o puto ( um pelintra ) , além de ter ido ajudar na organização do jantar, ainda pagou 15 euros!!!
Como conseguem estes tipos “amestrar” alguns jovens mais “disponíveis”??
Dizia-me a minha filha: Havia de ser eu. Trabalhava e ainda pagava!
😉
Novembro 6, 2010 at 9:54 pm
#42
Pois iríamos ter um problema organizacional. Porém ainda espero, um destes fins de tarde de Outono, uma sms sua convocando-me para o Guincho.
Claro que eu irei logo consultar a tabela das marés, já conhece este meu feitio organizadinho e previsível, e verá que passearemos com uma alegre multidão, de autocarro transportada, empunhado bandeiras rubras e entoando cânticos de Zeca Afonso 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:56 pm
#50, uma manif no Guincho??
Livra!!
Em vez de ouvir aquele vento do mar, tinha que gramar com os megafones de 1975, a guincharem-me aos ouvidos a lengalenga do povo unido?
Jamé!!
Novembro 6, 2010 at 9:57 pm
BEM HOJE FICO POR AQUI..A PEDIDO DO NOSSO CAMARADA MANEL SILVA DEIXO ES6TA…PARA ONDE FOI ESTE RIO DE GENTE? SERÁ QUE MORRERAM? CARPE DIEM..
Novembro 6, 2010 at 9:58 pm
#50 , e francamente, vocês consguiram tornar o Zeca Afonso insuportável.
E olhe que eu gostei muito das músicas dele.
Mas só de o ouvir nos desfiles da Av-da Liberdade, naquele som roufenho que ainda usam, passei a não o tolerar mais. Exaustão!
Novembro 6, 2010 at 9:59 pm
#25 e 29,
Não centrei nos professores.
Exemplifiquei.
O fracasso da mobilização junto dos outros corpos da AP é ainda mais grave.
Sorte que o pessoal das autarquias aqui da cintura vermelha salta sempre prós autocarros.
Novembro 6, 2010 at 9:59 pm
Pronto, retire-se o Zeca e meta-se a Carvalhesa 🙂 🙂
Novembro 6, 2010 at 9:59 pm
#52, Buli, tenho uma dúvida: o teu avatar é uma abóbora ou um rabo?
Desculpa a pergunta mas não consigo mesmo perceber. Já tirei óculos, pus óculos…
🙂
Novembro 6, 2010 at 10:01 pm
#55, vocês têm que se modernizar.
Nesse aspecto, o Socas é mais inteligente que os vossos. 😉
Novembro 6, 2010 at 10:01 pm
TAMBÉM NÃO É TANTO ASSIM REB…o Zeca não merece isso…é sempre um prazer ouvi-lo…comecei a dr aulas em 1987..ano em que ele morreu..contribuímos todos na escola para uma coroa de flores..no Pinhal Novo..
Novembro 6, 2010 at 10:01 pm
#52
Estão vencidos pelo cansaço Buli. Desanimados, sem esperança, voltaram às preocupações comezinhas com o vestido e a gravata deste e daquele. Voltaram ao seu egoísmo costumeiro, ao seu….umbigo 😉
Novembro 6, 2010 at 10:01 pm
“Estávamos numa situação de quase bancarrota como agora estamos” (o agora é o tempo do debate)
Novembro 6, 2010 at 10:01 pm
Deixo-vos em idílio.
Já sabem… eu é mais Ramones…
Novembro 6, 2010 at 10:03 pm
#56 🙂 🙂 😉 😉
Eu tive a mesma dúvida há bocado. Ainda pior, também vejo ali umas mamas de silicone 🙂
Novembro 6, 2010 at 10:03 pm
#58, eu adoro o Zeca, mas acho uma chatice ter que o ouvir, em péssimo som, em todas as manifs.
Novembro 6, 2010 at 10:04 pm
Reb é um Manray um surrealista..rabo de uma mulher nos anos 30 creio..ver aqui…
Novembro 6, 2010 at 10:04 pm
#61 Compreendo. Os Ramones acabaram surdos, só ouviam os seus próprios pensamentos 😉
Novembro 6, 2010 at 10:05 pm
Venham os RAMONES
Novembro 6, 2010 at 10:06 pm
#64, Obrigada, Buli.
Não imaginava que fosse Man Ray.
Novembro 6, 2010 at 10:06 pm
#64 E agora estamos todos à procujra do rabo do Buli 🙂 🙂
Novembro 6, 2010 at 10:06 pm
#65, respeitinho é bonito.
Se aqui vem, respeite o dono da casa, ok?
Novembro 6, 2010 at 10:07 pm
Buli, só vi mamas. O rabo quando aparece? A que x minutos e y segundos
Novembro 6, 2010 at 10:08 pm
Adoro isto:
Novembro 6, 2010 at 10:08 pm
Ou aqui…um especial..
http://bulimunda.wordpress.com/2010/11/06/corpos-prosternados/
Novembro 6, 2010 at 10:09 pm
#68, há PCs que vêm ao Umbigo para se divertirem, não é? 🙂
Aquilo lá pelo blog do FJSantos é uma seca, vero? 😉
Novembro 6, 2010 at 10:10 pm
Dedicado à família Umbiguista. 🙂
Novembro 6, 2010 at 10:10 pm
#72 Gostei Buli. Belas imagens.
Estávamos a discutir o quê? Qual é o tema do post? 🙂
Novembro 6, 2010 at 10:11 pm
Retiro-me com esta…dreams in colours..
Novembro 6, 2010 at 10:11 pm
#72, Buli, lindo!!!
Novembro 6, 2010 at 10:12 pm
#75, aqui há espontaneidade: ninguém se sente obrigado a estar sempre a referir os textos do Marx.
lol
Novembro 6, 2010 at 10:14 pm
Tive acção de formação, não participei.
Novembro 6, 2010 at 10:22 pm
Diz o moderador mais ou menos isto “Tenho estado a assistir com muito interesse ao debate mas gostaria de fazer mais umas questões”. E o debate continua…
Novembro 6, 2010 at 10:24 pm
Não estive a pensar em paradoxos.
Estive a fazer o jantar. Restos de ontem e de anteontem.
Ó reb,
Tu hoje não estás mesmo a atinar!
#16,
Não estava à espera de um comentário destes, sinceramente.
Novembro 6, 2010 at 10:27 pm
Sinceramente, reb!
Novembro 6, 2010 at 10:29 pm
E desculpa lá a espontaneidade, whatever isso queira dizer.
Novembro 6, 2010 at 10:32 pm
Para ti:
Novembro 6, 2010 at 10:34 pm
Quantos foram?
Aqui(http://stevedoig.com/)apresentam uma contagem!
Era preciso que fossem mais. Alguém expôs aqui(http://anabelapmatias.blogspot.com/2010/11/quem-vai.html) as suas razões.
Cada um tira o tapete a quem quer.
Novembro 6, 2010 at 10:36 pm
Vou pedir ao comité central (ou a outros comités laterais) que troque o Zeca Afonso por esta canção para dar mais espontaneidade à coisa e ser menos frangassante, digo,fracassante.
Novembro 6, 2010 at 10:47 pm
#85,
“O meu blogue sou eu…mas eu não sou o meu blogue…”
Gostei.
Novembro 6, 2010 at 10:59 pm
#16,
“Cheira-me que a greve de dia 24 de novembro vai ser bastante maior.”
Lol…Lol…..
É esta a análise fracturante umbiguista?
A do cheiro?
Novembro 6, 2010 at 11:03 pm
Não ouvi o Ângelo Correia. Nãq me “cheirou” a grande coisa.
Alguns posts de hoje são bem mais divertidos.
Obrigada, que ainda me estou a rir…..
Mas não perco o Eixo do Mal.
Também me divirto muito.
Se eu não gostar de mim, quem gostará? (bjs, bjs, bjs)
Novembro 6, 2010 at 11:05 pm
#75, Manuel Silva, a forma descontraída como aqui falou consigo, faz-me pensar que talvez tenha dupla personalidade.
É que acabei de ler um comentário seu, noutro blogue, que alguém por aqui linkou.
Quanta raiva!!
http://fjsantos.wordpress.com/2010/11/02/golpes-baixos/#comment-3791
Novembro 6, 2010 at 11:05 pm
Falou comigo.
Novembro 6, 2010 at 11:07 pm
O que me custa mais a entender é a incapacidade de alguns de mudar com os tempos. De evoluir.
De fazer a leitura mais ajustada da realidade… e agir em conformidade.
Para mim é confrangedor constatar que grande parte das pessoas apenas REAGE; apenas entra em acção depois de ALGUÉM apertar no botão… ou mandar o primeiro grito. Se é que me faço entender.
Se acho que faz sentido marcar uma manifestação que tente juntar a maioria dos funcionários públicos de forma a que possam demonstrar a sua indignação? Não vejo que dái venha qualquer mal ao mundo.
Se estou revoltado com os políticos e políticas que vamos tendo? Obviamente que sim.
Mas… vamos tentar pensar um pouco mais À FRENTE. Desligados desse eterno fio condutor que faz com que alguns apenas ajam e pensem porque, IDEOLOGICAMENTE, estão conectados a doutrinas políticas esquerdistas, esquerdinas ou canhotas.
Pergunto:
– Será que temos todos que gritar apenas quando “o chefe” manda?
– Será que temos todos que aceitar como bom aquilo que muitas vezes achamos que não é mas, para não ficar mal na fotografia, toca lá a abanar com a cabeça e dizer que sim ao resto da banda?
Eu gostaria de saber o seguinte:
– Quem é que aqui não acha que o acordo feito pelo PSD com o PS para a aprovação do orçamento deu um ENORME JEITO às pretenções do BE e, principalmente, do PCP em relação às manifestações e acções de luta?
Há alguém aqui que ache que o PCP, BE e CDS não queriam que o orçamento passasse?
– TODOS tinham interesse em que o orçamento fosse aprovado.
E assim sendo, temos manifestações marcadas por quem queria que o orçamento passasse… mas que pede para que nos manifestemos contra esse mesmo orçamento.
Enfim.
Respeito quem de mim tem uma visão totalmente diferente de toda esta situação.
Mas não me peçam para gritar palavras de ordem que nada mais representam que os interesses dos partidos que estão por detrás das suas organizações sindicais.
Se voltarei a manifestar-me nas ruas contra políticas desajustadas? Certamente que sim.
– Mas irei quando sentir que essas manifestações são EXPONTÂNEAS e que reflectem um estado generalizado de indignação genuíno.
Não possuir a capacidade de ver um poquinho mais além, para mim, não é defeito ou falha maior.
Indesculpável é não respeitar a diferença e achar que estamos todos obrigados a remar no mesmo sentido…
… mesmo que contra as nossas convicções.
Novembro 6, 2010 at 11:07 pm
#88, Fernanda, nós entendemo-nos em alguns assuntos ( Gostamos ambas do Brecht, por exemplo..) mas os nossos sentidos de humor são muito diferentes.
E, qto a isso, nada se pode fazer. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:09 pm
#92, Bingo!
Novembro 6, 2010 at 11:13 pm
#92
Ena Mauro hoje estás particularmente activo!!!
Graanda texto.
Tens razão. Estas organizações sindicais têm que se modernizar. Estão cristalizadas no tempo. Congelaram…
Sempre a mesma ladaínha!
Libertemos os sindicatos dos partidos.
Faz-me rir quando os dois dirigentes das principais centrais sindicais temeram perante a possibilidade do orçamento não ser aprovado.
Novembro 6, 2010 at 11:15 pm
Além de mudarmos o espaço partidário português é urgente mudarmos o sindicalismo pré-histórico.
Novembro 6, 2010 at 11:16 pm
Chegou a hora da vassourada.
Temos de mudar de vida.
Novembro 6, 2010 at 11:16 pm
Olá umbiguistas! Sabem onde fui hoje?
Novembro 6, 2010 at 11:17 pm
#98 Passear evidentemente…
😆
Novembro 6, 2010 at 11:17 pm
#98,à manif?
Novembro 6, 2010 at 11:19 pm
Tive uma tarde zen.
Fui conhecer o jardim dos Budas.
Novembro 6, 2010 at 11:20 pm
DE facto se não houvesse orçamento contra quem iriam manifestar-se as centrais sindicais?
Novembro 6, 2010 at 11:20 pm
# 101 Onde fica o jardim dos Budas?
Novembro 6, 2010 at 11:21 pm
Pedro, gostas do meu nick zen?
http://www.buddhaeden.com/
Novembro 6, 2010 at 11:22 pm
Fica no Bombarral, é do Berardo, um capitalista amigo do povo 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:24 pm
#104 Nick ou site?
Hum que tranquilidade, que paz, que relax…
Novembro 6, 2010 at 11:26 pm
#105
Então quando passar pelo Bombarral tenho de visitar esse lugar.
HOje estiveste no Nirvana.
Novembro 6, 2010 at 11:28 pm
Pedro, ainda não reparaste que assinei “LindaGirassol”?
Foi do nirvana 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:30 pm
#108
Reparei no teu novo nick. Puseste o mesmo do FB?
Novembro 6, 2010 at 11:31 pm
Lindagirassol, estás muito “in”.
Estamos quase a virar chineses. 🙂
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1704460
Novembro 6, 2010 at 11:31 pm
Pois, é muito mais zen…
Novembro 6, 2010 at 11:32 pm
Estás a entrar na onda da Laurinda? 🙂
Qualquer dia, tb entro nessa. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:33 pm
Qualquer dia, farto-me de ser “brava”. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:34 pm
# 110
Pois é! Uns euritos chineses davam jeito.
Mas a que preço?
Novembro 6, 2010 at 11:35 pm
Estou aqui só à espera de ver qual a música dos RAMONES que o Paulo vai postar.
Depois deito-me, para amanhã continuar a maratona de testes…
Novembro 6, 2010 at 11:35 pm
Reb e Olinda
Vocês as duas desconcentravam os monges budistas
👿
Novembro 6, 2010 at 11:35 pm
#114, Pedro, como se chama a moeda chinesa?
Novembro 6, 2010 at 11:35 pm
Reb
É o Chavez, é o chinês… Estamos entregues aos bichos…
Novembro 6, 2010 at 11:36 pm
#116, nada disso.
Basta um mantra e ficamos logo super-zen. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:37 pm
Estou a imaginar a Reb e a Olinda no mosteiro do Tibete.
Chegava o desassossego. Os monges preferiam render-se aos chineses.
Novembro 6, 2010 at 11:37 pm
OLinda, já viste o ovo do Fafe?
Eu julgava que era de morcego, afinal é de melro. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:38 pm
Ó Pedro, os monges budistas também vêm cá dar uma mãozinha? 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:38 pm
#120, eu deito-me cedo. A partir da meia-noite calo o bico.
A Olinda resiste mais. Não os deixava meditar de noite. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:39 pm
#121 A morcega do Fafe é ovípara?
Novembro 6, 2010 at 11:39 pm
#122, era giro uma revolução zen em Portugal. 🙂
Acho que nem precisam de comer qdo meditam.
Novembro 6, 2010 at 11:39 pm
A Morcega do Fafe deve ter ido à manif 🙂 ainda não apareceu hoje, cá para mim já lhe fugiu nalguma camioneta 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:40 pm
#124, os morcegos não são ovíparos???
Novembro 6, 2010 at 11:40 pm
#126, já pôs um ovo. Vamos ter morceguinhos. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:40 pm
#123 Lá isso é verdade. Tu à meia-noite ficas como “uma mosca morta”. Mordeu-te a mosca tsé tsé quando eras piquena.
Novembro 6, 2010 at 11:41 pm
Um must na RTP memória.
Soares vs Cunhal.
Novembro 6, 2010 at 11:41 pm
#129, mosca morta era a tua tia, pá! 🙂 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:41 pm
Pedro, eu vi que o Fafe pôs um ovo, ele há cada uma 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:42 pm
#132, o Fafe ou a Morcega?
É o filhinho deles? 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:42 pm
Reb, os morcegos costumam ser mamíferos mas a morcega do Fafe parece que já põe ovos 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:42 pm
Reb
os morcegos são vivíparos a menos que sejam das terras de Fafe.
Novembro 6, 2010 at 11:44 pm
#134 e #135, quem havia de dizer que eram mamíferos. 🙂 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:44 pm
O Fafe já põe ovos?
Ai Jasus este mundo está mesmo de pernas para o ar.
Novembro 6, 2010 at 11:44 pm
#134, Olinda, é muita emoção para ela e não se contém…
😉
Novembro 6, 2010 at 11:45 pm
# 136 … essa tua cabeça malandra.
Novembro 6, 2010 at 11:46 pm
Vamos arranjar um nome para o ovinho deles?
Se for um menino, é Morfafe; se for menina é Fafega.
🙂
Novembro 6, 2010 at 11:47 pm
#139, não é malandrice nenhuma, é pura ignorância.
Não consigo imaginar uma morcega a amamentar, de noite, de pernas para o ar.
🙂
Novembro 6, 2010 at 11:48 pm
#140
O ovinho também tem género?
Não sabia que havia ovos masculinos e ovos femininos
Novembro 6, 2010 at 11:49 pm
O Paulo hoje esqueceu-se da música.
Vou-me deitar.
Muitos beijinhos a todos os umbiguistas e morcegos de Portugal.
Eu sou anti-Morcega. A noite, no meu caso, fez-se para dormir. 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:50 pm
#142, o que lá está dentro deve ter.
Ou há morcegos transgéneros? 🙂
Novembro 6, 2010 at 11:50 pm
# 141 Loooooooooooooooooooool
Não estávamos em debate sindical?
Poderíamos mudar para debate nirvano-sindical
Novembro 6, 2010 at 11:52 pm
# 144 Há de tudo filha, masculinos, femininos, transgéneros, sindicalistas e até ovos gays
Novembro 6, 2010 at 11:53 pm
#146, os ovos gays são cor-de-rosa? 🙂
Bem, vou nanar, que não sou nenhuma morcega. 🙂
Beijinhos
Novembro 6, 2010 at 11:55 pm
# 147
Ai que tenho de corrigir testes…
A culpa é vossa.
Novembro 6, 2010 at 11:55 pm
#92,
Maurício,
1- “De fazer a leitura mais ajustada da realidade… e agir em conformidade.”
-podes concretizar melhor?
2-“Será que temos todos que gritar apenas quando “o chefe” manda?”
– qual chefe?
Se voltarei a manifestar-me nas ruas contra políticas desajustadas? Certamente que sim.
3- “Mas irei quando sentir que essas manifestações são EXPONTÂNEAS e que reflectem um estado generalizado de indignação genuíno.”
– quando souberes de uma espontaneidade dessas, diz aqui alguma coisa, ok?
4-“Não possuir a capacidade de ver um poquinho mais além, para mim, não é defeito ou falha maior.”
– fico mais descansada….obrigada.
5- “Há alguém aqui que ache que o PCP, BE e CDS não queriam que o orçamento passasse?
TODOS tinham interesse em que o orçamento fosse aprovado.”
– era para responder, mas já o fizeste.
6-“Respeito quem de mim tem uma visão totalmente diferente de toda esta situação”
– eu também. desde que seja fundamentada e não baseada em cheiros de balneário.
(sem ofensa, que és muito giro!!!!)
Novembro 6, 2010 at 11:56 pm
Reb,
Ai a cena do se terem rido muito ao comparar as manifestações de França e esta de hoje em Portugal era ironia?
Novembro 7, 2010 at 12:02 am
#150
Fernanda1
Tem algum sentido os dois dirigentes das centrais sindicais convocarem uma greve geral e
depois ficarem preocupados perante a possibilidade do orçamento não ser aprovado?
Mas que brincadeira é esta?
Andamos todos a fazer teatro?
Novembro 7, 2010 at 12:07 am
#151,
Manda lá um link qualquer para aferir essa “realidade” que referes.Podes fazer isso?
É que não me lembro de ter lido ou ouvido isso. Pelo menos pela parte da CGTP.
Novembro 7, 2010 at 12:20 am
# 152
http://www.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=82&t=Pais-necessita-de-ter-Orcamento—UGT.rtp&article=386895
http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=CGTP-preocupada-com-a-capacidade-dos-actores-politicos-e-instituicoes-para-a-resolucao-dos-problemas-do-pais.rtp&headline=46&visual=9&article=386830&tm=82
Em tons diferentes claro.
Novembro 7, 2010 at 12:48 am
# 90
Falhou a adivinhação. Artes divinatórias são com o Paulo.
Novembro 7, 2010 at 1:35 am
#153,
Ai, Pedro, Pedro!!!!!
Não distorça factos.
Assim não.
Leia esta do mesmo link:
“CGTP considera “inevitável” entendimento sobre este OE !”
Parece que está a dizer o que o Maurício e o Pedro estão a dizer, pois não parece.
Pois. Mas não está.
O Pedro omitiu o relato áudio, em que Carvalho da Silva explica o título, completamente descontextualizado.
Assim não vale!
Oiça e reflicta:
http://rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=9&t=CGTP-considera-inevitavel-entendimento-sobre-OE.rtp&article=385939
Novembro 7, 2010 at 1:41 am
Mas passo a transcrever um pouco desta opinião onde Carvalho Da Silva diz o seguinte (se a memória não me falha), para que os comentadores do Bingo e do Eh, pá que malandros que possam não ter acesso ao link, possam ler:
“……este entendimento estava….era inevitável desde a sua origem porque é uma coisa que o centrão político não pode abdicar…..”
Sejamos honestos.
Novembro 7, 2010 at 1:44 am
Portugal podia transformar-se numa potência da Medicina.
É que está cheio de cirurgiões que conseguem ser precisos a extirpar apenas o que interessa.
Novembro 7, 2010 at 1:46 am
Quem é que anda a fazer teatro, Pedro?
Com estas coisas é que a franga se me solta e perco mesmo o respeito. Pela desonestidade factual e intelectual que não é distração nem falta de competências a nível da compreensão oral.
Com outras opiniões, divirto-me muito.
Novembro 7, 2010 at 2:17 am
Apesar de o ânimo não ser dos melhores, fui mais uma vez a Lisboa e também não fiquei surpreendida por ver que tanta gente que podia lá ter estado,optou por ficar em casa. Não há-de ser por estar satisfeita… Fizeram como muitos que, não acreditando na importância do seu voto ou na hipótese de mudança, preferem não votar. Eu voto sempre, nem que seja em branco e não concebo deixar de o fazer.
Da mesma forma, hoje, embora acreditando que valeria de pouco a ida a Lisboa, não consegui deixar de ir.
Vou mandar umas fotos para o Paulo que, embora não tendo participado na manifestação, não deixou de fazer o seu trabalho – e sei que continuará a contribuir para a correcção dos imensos erros que têm sido cometidos.
Novembro 7, 2010 at 10:52 am
#149, Fernanda,
1- “Podes concretizar melhor?”
Posso. Mas, sinceramente, não me apetece.
2- Qual chefe?
O que tu bem entenderes, escolheres ou achares mais adequado.
3- Quando souberes de uma espontaneidade dessas, diz aqui alguma coisa, ok?
Ok, apesar de eu achar que és capaz de distinguir quando algo é espontâneo de quando algo é forçado ou provocado por interesses partidários.
4 – Fico mais descansada….obrigada.
De nada.
5- Era para responder, mas já o fizeste.
De nada… outra vez.
6 – Eu também. desde que seja fundamentada e não baseada em cheiros de balneário.
(sem ofensa, que és muito giro!!!!)
Sabes, Fernanda, acho que tu tens todo o direito de pensar diferente. E quando digo que tens todo o direito quero mesmo dizer que assumo a minha possível falha da análise dos factos, uma vez que não me considero o dono da verdade.
Mas um exercício seria interessante fazeres:
– Desliga a tua simpatia pelo Carvalho da Silva, PCP e Fenprof e tenta ver um pouco mais além.
Admito que seja difícil para alguém que, aparentemente, é adepta de um certo tipo de discurso formatado e já tão gasto… mas tenta.
Liberta-te, por momentos, do “monstro” da direita, do capitalismo selvagem, dos fascistas execráveis e dos abomináveis representantes de todos os males do nosso país, como o maldoso Cavaco Silva e a nefasta Manuela Ferreia Leite.
Tenta olhar para todos os nosso actores políticos, desligada então desse fio condutor, e vê lá se não encontras responsabilidades em todos eles pelo estado em que o nosso país se encontra. TODOS.
Sabes… para mim é mesmo muito fácil pedir o que te peço. E sabes porque?
– Porque já votei PS, PSD, PCP, BE e CDS em diversas eleições.
Isso será sinal de que sou um homem sem uma ideologia política? Talvez. Porque há muito que acho que as ideologias nunca passaram do papel. Há muito que acho que os “actores”, sem excepção, de todos os quadrantes políticos, agem de acordo com os seus interesses pessoais e partidários e muito pouco ou nada pelo interesse do país.
Não quereres entender que o Carvalho da Silva e o PCP queriam tanto o orçamento aprovado como os restantes partidos da
Assembleia não é falta de “olfacto”:
– É falta de visão e de audição.
E não vale a pena eu tentar fundamentar ainda mais uma opinião quando alguém não vê e não ouve o que não lhe interessa.
Sem ofensa…
Novembro 7, 2010 at 12:06 pm
Maurício,
Falta-me o café e tenho de sair.
À laia de resumo, estou de acordo contigo quando dizes que temos de arranjar novas formas de luta e de discurso para abanar a indolência e pôr o pessoal a pensar.
Esta realidade que vivemos é muito complicada, mas estou convencida que nada ficará como dantes. Espero que para melhor.
Não estou interessada em saber em quem votaste ou não votaste.
Por isso também considero que te deves de abter de rotulares aqui a “je” em termos político-partidários.
Já aqui mostrei a minha admiração por Carvalho da Silva, também por Álvaro Cunhal, Francisco Louçã e ainda faltam tantos outros, de outras áreas político-partidárias.
Sou sindicalizada, é verdade, mas sei que a Fenprof fez e tem feito asneiradas das grossas.
O que me fez responder ao teu comentário foi o:
“Há alguém aqui que ache que o PCP, BE e CDS não queriam que o orçamento passasse?”
E mais abaixo deixei um link sobre o assunto. Já chega de confusão. O seu a seu dono.
Para terminar, refiro que receio que quando chegarmos ao tempo da espontaneidade, podemos já não ir a tempo, ou porque já não temos força física (estamos com fome e sem trabalho)ou porque poderá acontecer algo muito grave em termos sociais.
Até parece que a bandeira atribuída à esquerda “quanto pior, melhor” volta em força, precisamente por quem diz que as ideologias morreram. Paz às suas almas.
Enquanto houver este abismo entre os donos do mundo e os outros, enquanto alguém não trabalhar porque não tem trabalho, enquanto alguém passar fome, enquanto os velhos forem uma chatice para a sustentabilidade das sociedades, enquando existirem jovens e crianças com fome nas aulas….as ideologias são necessárias. Assim como os partidos políticos e sindicatos.
Agora, o que eu queria mesmo era uma saudável anarquia!
Viva a Anarquia!
Um bj
EU
Novembro 7, 2010 at 12:14 pm
Enquanto houver este abismo entre os donos do mundo e os outros, enquanto alguém não trabalhar porque não tem trabalho, enquanto alguém passar fome, enquanto os velhos forem uma chatice para a sustentabilidade das sociedades, enquando existirem jovens e crianças com fome nas aulas….as ideologias são necessárias. Assim como os partidos políticos e sindicatos.
Muito bem escrito. Merece realce.
Novembro 7, 2010 at 12:16 pm
Tchi!!!!!!!
Nunca mais volto a escrever antes do café matinal!
O último parágrafo está mesmo lamechas. Quase que fiquei com 1 lágrima ao canto do olho.
Além do mais, agora também vou levar nas orelhas da Cristina F. que lá mais acima diz que não queremos uma anarquia.
Ai, há dias que o melhor é mesmo começar por um bom banho e dose de cafeína!
:_((
Novembro 7, 2010 at 12:16 pm
😦
Novembro 7, 2010 at 12:29 pm
http://blasfemias.net/2010/11/07/afinal-foram-so-10-mil-contra-a-burguesia/#comment-311476
Novembro 7, 2010 at 12:31 pm
#163
Gostei!
Olha, não tomes o café da manhã.
Ou então, compra uma nespresso e bebes logo assim que acordas.
Novembro 7, 2010 at 12:38 pm
Percebi melhor ontem ao ver a RTP memória, num debate histórico entre Mario Soares e Alvaro Cunhal, porque os professores estão assim.
Novembro 7, 2010 at 12:39 pm
Um pequeno resumo..um glimpse..
http://bulimunda.wordpress.com/2010/11/06/faz-hoje-35-anos-dois-grandes-politicos-com-defeitos-e-virtudes-mas-com-pensamento-inteligencia-goste-se-ou-nao-dos-protagonistas-este-foi-o-debate/
Novembro 7, 2010 at 12:45 pm
http://www.publico.pt/Sociedade/a-classe-media-esta-a-chegar-a-sopa-dos-pobres_1464718
Novembro 7, 2010 at 3:37 pm
[…] que certos e determinados analistas da “revolta dos professores” fazem aqui, aqui e aqui, valem o que valem, na medida em que cada analista usa as lentes que melhor se adaptam à sua […]
Novembro 7, 2010 at 5:44 pm
Ok, Fernanda: fica então entendido que achas que o PCP e o Carvalho da Silva não queriam a aprovação do Orçamento.
Mas então elucida-me quanto à lógica destes acontecimentos:
– A CGTP e a UGT marcam no dia 7 de Outubro uma Greve Geral para 24 de Novembro, após o anúncio do Governo no dia 29 de Setembro sobre o pacote das medidas de austeridade.
– Um dia depois, no dia 8 de Outubro, a Frente Comum marca a Manifestação Nacional para 6 de Novembro.
– No dia 17 de Outubro, o PCP anunciou que o partido iria votar contra o Orçamento.
– No dia 23 de Outubro, PS e PSD iniciam conversações para procurar um consenso que permitisse a viabilização do Orçamento.
– No dia 27 de Outubro, PS e PSD rompem as negociações.
– Eis então, como que por magia – e no mesmo dia 27! -, Carvalho da Silva diz que “HÁ FORMAS DE VIABILIZAR O ORÇAMENTO” ( http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/portugal-agencia-financeira-oe2011-carvalho-da-silva-cgtp-governo/1203029-1730.html )
Ou seja:
– Quem ANTES dizia que votaria CONTRA o orçamento, diz NESSE MESMO DIA que há formas de viabilizar o orçamento.
…
Sei lá, não te parece… como hei de dizer… meio ABSURDA essa postura de dizer que se vota contra – nitidamente à espera que “os outros dos costume” votem à favor – para depois quando o caldo parece estar entornado vir dizer que “há formas de viabilizar o orçamento”… o mesmo orçamento que já dissemos que iríamos votar contra”?
Não ficas mesmo com a nítida “sensação” de que era claramente conveniente para o PCP e CGTP que o orçamento fosse aprovado pelo PSD e PS?
Se assim não é, pergunto-te:
– Porque é que ao invés de marcar manifestações, greves e de dizer que se votaria contra o orçamento, o PCP ou Carvalho da Silva não assumiram LOGO DE IMEDIATO que existiam formas de viabilizar o orçamento????
…
Enfim.
– Dá tanto jeito que os outros fiquem vistos como os mauzinhos…
…
Para terminar, deixa dizer-te que ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos, de uma ou várias pessoas.
– E que a ideologia pode ou não estar ligada a acções políticas.
Quando digo que não tenho ideologias políticas não estou a dizer que não defendo ideais.
Também acho que ideologias são necessárias enquanto existirem no mundo os problemas que referiste. Mas… haverá alguém que assim não pense?
– Só que mais do que ideologias, pensamentos e intenções, o que efectivamente precisamos é de ACÇÕES.
Porque no papel tudo é muito bonito. Então se for lido por excepcionais leitores com vozes de tenores… nossa, melhor ainda.
Porque falar ou escrever sobre ideologias, princípios ou ideais é mesmo muito fácil.
Principalmente quando se defende o óbvio.
…
…
…
Novembro 8, 2010 at 12:26 am
“Ou seja:
– Quem ANTES dizia que votaria CONTRA o orçamento, diz NESSE MESMO DIA que há formas de viabilizar o orçamento”
Maurício,
´
Parece-me evidente!
O que entendo é que, se as negociações com o PSD falhassem, o que MCS e os sindicatos pretendiam era que o OE fosse diferente.
Já viste que, em vez do corte de salários na FP, o IVA, O IRS,nas pensões, nos remédios,no subsídio de desemprego etc, a lógica fosse inversa: vamos cortar onde deve ser cortado e vamos pôr os lucros fabulosos a contribuírem mais?
Não vejo onde está a incongruência!
Novembro 8, 2010 at 9:27 am
#172, Fernanda,
Repara como tu própria, sem encontrares a incongruência mas pelas tuas próprias palavras, já entendes o que pretendo dizer:
Dizes:
– “O que entendo é que, se as negociações com o PSD falhassem, o que MCS e os sindicatos pretendiam era que o OE fosse diferente.”
Repara:
– Pela cronologia que te expus, tendo a greve, manifestação e voto contra do PCP sido apresentados ANTES das negociações, aceitas então que o MCS e os Sindicatos já esperavam que fosse haver um entendimento entre PS e PSD, correcto?
Pergunto-te:
– Sendo assim, não achas que teria sido mais correcto da parte do PCP – partido certamente responsável e preocupado com os desígnios do país -, e exactamente para poder evitar e propor o que escreveste acima, que não estivesse à espera que os “maus” do PSD dessem a mão ao PS?
– Não teria sido mais correcto não aguardar pelas negociações com o PSD e partir logo para “as formas de viabilizar o orçamento”???
…
Fernanda,
O que eu espero que compreendas é que apenas tento dizer que TODOS os partidos, sem excepção, fingem ser o que não são; fingem não querer o que querem; fingem, fingem e fingem.
E não há inocentes neste “drama”.
Apenas há melhores ou piores actores.
…