Não vou considerar a iniciativa como um flop porque não sou assim tão má pessoa. Estava representado o Umbigo, o Reflexões de um cão com pulgas, o Espreitador, o Mil-Hafre e o Linhas de Pensamento. Sem desprimor para mim e os presentes, pouca coisa e notório o virar de costas de outros blogues mais sonantes. Foi feita gravação e depois poderão ver o que se passou.
Notas breves, por ordem de anotação mental:
- Estrutura amadora, eventualmente voluntarista, mas sem traquejo para estas andanças. O cenário que envolve o auditório não pode continuar a ter, por exemplo, um endereço na net que já não corresponde ao site oficial da candidatura.
- Candidato empático, simpático e excelente conversador, mas claramente uma boa pessoa metida numa grande alhada ou, como o próprio disse com a gravação a correr, alguém que lançou um pequeno barco ao oceano e que agora ou se afoga ou nada até atingir uma ilha.
- Dificuldades notórias em fazer passar a mensagem para a comunicação social e a sensação de injustiça e desigualdade de tratamento.
- Um discurso coloquial e agradável que, quando deixado a si mesmo e com plateia de apoiantes, tende a ficar demasiado fofinho, algo que tive de dizer ao próprio, fazendo o papel de advogado do Diabo. No entanto, percebe-se que Fernando Nobre por vezes consegue descolar um pouco e tornar-se mais incisivo, mesmo se sempre com aquele ar de bonomia extrema a envolver a legítima indignação.
- Em suma, e como também disse ao vivo, não sei até que ponto esta candidatura poderá alargar a capacidade de intervenção na sociedade de alguém que, sendo consensual, optou por uma luta que, de acordo com o próprio, não segue regras reconhecíveis e se desenvolve em grande parte na lama.
Desde o início que digo o mesmo: Fernando Nobre é demasiado boa pessoa para, mesmo ele insistindo que a decisão foi sua, o terem estimulado para isto. Até porque esses, se cheirarem naufrágio, serão os primeiros a roer a corda…
Outubro 4, 2010 at 10:53 pm
Tenho a mesma opinião, que. aliás, ficou bem clara pelas sugestões de candidatas a questões que deixei, mais lá abaixo.
Outubro 4, 2010 at 10:54 pm
#0
hehe
Será que se pode dizer que estiveram presentes B-Loggers? 😆
Outubro 4, 2010 at 10:54 pm
Um dia, pessoas como o Fernando Nobre serão tidas em conta, na política do país.
Talvez ainda não seja altura ( Como competir com os políticos mediáticos cheios de truques?)…mas lá chegaremos.
É uma esperança…
Outubro 4, 2010 at 10:55 pm
tive a mesma sensação acerca do Lula da Silva aqui há uns anos e foi o que se viu…
ainda quero acreditar em mais do que cavacos e alegretes…
Outubro 4, 2010 at 10:55 pm
Pois é. E o q nós precisamos é de boas pessoas com provas dadas, fartos de más pessoas estamos nós.
Cito de cor Rosa montero: quando as instituições falham e a ética e a moral capitulam, resta-nos ser boas pessoas, caramba! É mais ou menos isto.
Outubro 4, 2010 at 10:56 pm
e não esqueçamos que o tiririca chegou lá… 🙂
Outubro 4, 2010 at 10:56 pm
#3
Como gostava que tivesses razão, mas o estado das coisas leva a crer numa nova ordem mundial que levará novamente a ditaduras… espero estar errado, para bem de todos.
Outubro 4, 2010 at 10:58 pm
e agora reparo…
o que faz um umbigo no meio de um cão com pulgas, um espreitador e um milhafre? ãh?
🙂
Outubro 4, 2010 at 10:59 pm
#7, eu acho que a História tem lugar para pessoas “diferentes”, que surgem antes do tempo, mas deixam semente…
O Obama não seria possível sem o Luther King…
Falo no racismo norte-americano…
Outubro 4, 2010 at 11:01 pm
Corroboro Shue..aliás a a história tem ciclos…e estamos ´perto de um novo ciclo de neo ditaduras…o tal liberalismo disfarçado de ditadura delicodoce…os sinais estão aí…e quando as matérias primas começarem a faltar vamos ver algo ainda pior..gás petróleo e acima de tudo a água…
Outubro 4, 2010 at 11:02 pm
O pior foi que um blogger estava mal da garganta e levou boa parte do tempo a trincar rebuçados com denodado vigor.
Quem conhecer os meus dotes auditivos e a irritabilidade que este tipo de coisas me provoca, é bem capaz de imaginar o que sofri a dado momento…
Outubro 4, 2010 at 11:03 pm
“Foram os melhores economistas que nos explicaram a importância primordial das soluções sociais e políticas para ultrapassar a crise económica, mas os políticos dão mostras de ainda não terem entendido. Não podemos continuar a avançar devagarinho, pois nem sequer sabemos se estamos a avançar ou a recuar. Precisamos urgentemente de imaginar, pensar e construir o nosso futuro, afastando a névoa e o silêncio que nos impede de descobrir os instrumentos políticos indispensáveis à construção desse futuro.”
Alain Touraine
Outubro 4, 2010 at 11:06 pm
Ouvi-o e vou comprar o livro.
“A consciência”, novo livro do nosso Damásio.
É bom ir percebendo como funciona a nossa massa cerebral.
Outubro 4, 2010 at 11:07 pm
“Lisboa, 24 set (Lusa) — O neurocientista António Damásio lança hoje o seu mais recente trabalho, “O Livro da Consciência”, no qual aborda a relação entre as emoções e a consciência, de acordo com a sua editora, a Temas e Debates/Círculo de Leitores”.
Tenho aprendido muito com ele…
Outubro 4, 2010 at 11:12 pm
#14
A sério?
Coitado.
Lançou-o para onde? Encontrou-o?
Outubro 4, 2010 at 11:16 pm
as nossas jóias da coroa:
Damásio
Elvira Fortunato
…
Outubro 4, 2010 at 11:29 pm
No Brasil a candidata Marina Silva obteve 20% dos votos, uma desconhecida diziam alguns…
Não me surpreende que Fernando Nobre possa, lá mais para a frente, subir nas sondagens e nos votos. Muitos “votos” do Alegre nas últimas eleições já passaram para o F. Nobre. Ele também pode convencer os abstencionistas…
Outubro 4, 2010 at 11:54 pm
Sendo a política feita também de actos concretos teria sido necessário confrontar o candidato com perguntas como, sendo presidente considera haver razões para dissolver a assembleia e convocar eleições, vetará alguma das medidas do plano de extorção que já criticou, de que modo influenciará o governo no sentido de uma mudança de rumo neste país…
É melhor ser-se bom do que ser-se mau (talvez soe um pouco a Lili Caneças) mas não se pode tentar ser consensual a toda a hora. Um candidato potencialmente ganhador pode jogar à defesa e até ganhar eleições sem se comprometer com nada mas o Nobre tem que romper o consenso senão nem ganha para pagar as dívidas da campanha.
Outubro 5, 2010 at 2:04 am
O meu voto vai para Fernando Nobre, há muito que o admiro, pela sua obra humanitária. Acho que precisamos de um Presidente mais humano, mais amigo do povo. Fernando Nobre tem esse perfil. Bom homem, bom carácter, de certeza que dará um bom presidente.
Outubro 5, 2010 at 8:24 am
Gente honesta, mesmo que à partida com poucos truques mediáticos, fazem toda a falta na política.
Estou farto da gentalha oportunista que nos governa.
Que Fernando Nobre represente o que Manuel Alegre representou há uns anos.
Fernando Nobre terá o meu voto!
Outubro 5, 2010 at 9:01 pm
Nobre é o homem certo no local errado.
Outubro 5, 2010 at 11:02 pm
e então vota-se nas más pessoas…
Outubro 13, 2010 at 11:21 pm
[…] Fonte: https://educar.wordpress.com/2010/10/04/balanco-da-mini-entrevista-de-bloggers-com-fernando-nobre/ […]