Chavistas com mais deputados no Parlamento mas com menos votos

(…)

Àquela hora, a aliança formada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), pelo Partido Comunista e pela União Popular contavam 95 deputados. A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrega 32 partidos da direita à esquerda, somava 61. E o Pátria Para Todos (PPT), aspirante a terceira via, dois. Os resultados finais haveriam de ficar nos 98-65-2.

“Foi uma longa jornada e obtivemos uma sólida vitória”, escrevia Hugo Chávez, na sua conta de Twitter @chavezcandanga. “O suficiente para continuar a aprofundar o socialismo bolivariano e democrático.”

Um tanto eufórica, a oposição exigia ao Conselho Nacional Eleitoral que divulgasse o números de votos de cada um dos blocos. Na mesma sintonia, diversos analistas questionavam: “Afinal, quem ganha as eleições?; Quem obtém mais votos ou quem obtém mais deputados?” Já durante o dia, jornais como El Universal pegavam nas listas de voto para anunciar que a MUD somara 5.448.864 votos válidos, a aliança PSUV, Partido Comunista e União Popular 5.259.998 e o PPT 330.260.