Na Curva De Gauss, Só Os Adultos Ficam Do Lado Esquerdo
Posted by Paulo Guinote under
Conversa Da Treta,
Psicologia Caseira
[37] Comments
Eu percebo que isto fica bem, que rebrilha o olhar, mas deixar-nos-ia, a ser correcto, numa situação estranha… Só há adultos abaixo de inteligentes ou considera-se inteligência tudo?
Ser mau aluno não é sinónimo de incompetência. Esta é a convicção do psicólogo Eduardo Sá, que assegura que “todas as crianças são inteligentes”.
“Quando as crianças sentem que alguém se interessa por elas e reconhece as suas capacidades, ficam motivadas. Todos nós só nos sentimos motivados quando estamos a ganhar”, garantiu o psicólogo Eduardo Sá .
Percebemos assim que segundo a doutrina Eduardo Sá, este ano só o pessoal do FCP se pode sentir confiante… e que o melhor é ser de quem está sempre a ganhar.
É uma lição de vida… estar sempre a favor do vento.
E sorrir, sorrir…
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Setembro 12, 2010 at 12:00 pm
Alguém tem de explicar a estes psicólogos da treta que as pessoas não ficam burras aos trinta anos de idade. Já o eram antes. Ou será que estes psicólogos desconhecem que há gente que é, simplesmente, burra? Aquele tipo de gente que, em tempos idos, quando ia à caça era caçado. E que foi através de formas tão simples de eliminação dos burros, como esta, que um dia a roda foi inventada.
Se em acto contranatura começarmos a favorecer todos os que são burros, prejudicando os inteligentes, porque os recursos são naturalmente limitados, quantos anos faltam até voltarmos a viver nas cavernas?
Se eu reconhecer de forma gratuita e abundante as capacidades de quem não as tem, quem ganha com isso?
É que na sociedade há pessoas pouco inteligentes, outras que são estúpidas, eu pergunto: em que altura da vida delas aconteceu essa transição?
Setembro 12, 2010 at 12:12 pm
# 1
Ou foi irónico ou simplesmente asno.
Quanto à segunda tirada do nosso homem, se é para isto que se tiram mestrados, doutoramentos e pós-graduações, mais vale, de facto, optar pelas Novas Oportunidades.
Setembro 12, 2010 at 12:27 pm
não vale apena nos chatearmos eu própria ficaria motivada se ganhasse Bem 🙂
Setembro 12, 2010 at 12:46 pm
“… ó nos sentimos motivados quando estamos a ganhar.”
Que dizer dos Professores que perdem poder da compra a cada segundo que passa! E há muitos anos! Motivadíssimos.
Setembro 12, 2010 at 12:55 pm
Paulo ao clickar nos links remete para a página do me blog!..deve ser engano não?
Setembro 12, 2010 at 1:04 pm
Os americanos aprenderam que o sucesso dos japoneses nos negócios tinha a ver, entre outras coisas, com o facto de não terem agendas tão rígidas. Esta flexibilidade do junco não é tão parva como parece. Lá por o sorriso ser idiota não quer dizer que, de vez em quando e talvez por acaso, o homem não diga coisas que nos devem fazer pensar.
Não há dúvida nenhuma que um ciclo de vitórias levou o FCP ao que é hoje porque proporcionou um salto qualitativo. O que é criticável é que as vitórias nem sempre foram transparentes. Mas se se verificar que as regras mudaram acho que todos deveriam ser flexíveis e fazer como o Porto. Assim se perceberia mais depressa que a lei da selva não é tão favorável para a comunidade.
Setembro 12, 2010 at 1:17 pm
#5 Bulimunda o link correcto é este:
Uma peróla – tem audio e tudo…
Todas as crianças são inteligentes
Edição 286
Publicado por Isabel Moreira Pereira
Domingo, 12 Setembro 2010 10:31
Ser mau aluno não é sinónimo de incompetência. Esta é a convicção do psicólogo Eduardo Sá, que assegura que “todas as crianças são inteligentes”.
“Quando as crianças sentem que alguém se interessa por elas e reconhece as suas capacidades, ficam motivadas. Todos nós só nos sentimos motivados quando estamos a ganhar”, garantiu o psicólogo Eduardo Sá .
Mas Pedro Rosário, investigador da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, acredita que para alcançar esta motivação é necessário muito trabalho: “A motivação não existe à cabeça, gera-se pela cumplicidade com os conhecimentos”.
(…)
http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/index.php?option=com_content&view=article&id=6423:todas-as-criancas-sao-inteligentes&catid=548:edicao-286&Itemid=200002
Setembro 12, 2010 at 1:24 pm
Pois Livresco mas o problema é que o,link vai ao administrador…estás a ver não é..? Algo estranho…
Setembro 12, 2010 at 1:24 pm
Quanto ao Eduardo Sá convêm completar:
“todas as crianças são inteligentes” mas umas são mais inteligentes que outras”
Não aguentei…
Setembro 12, 2010 at 1:43 pm
Há, efectivamente, diferentes tipos de inteligências.
A vida e a nossa experiência de educadores mostram-nos isso.
Também as pesquisas científicas vão nesse sentido.
Parece-me que não vale a pena colocar isto em causa.
Também a outra citação me parece bastante razoável. Todos fazemos melhor se estivermos motivados e nos derem condições para estarmos motivados.
Não tendo lido o artigo, Eduardo Sá coloca estas questões de um modo que parece exagerado da maneira tão tout court como o diz.
Setembro 12, 2010 at 1:56 pm
Howard Gardener.
Setembro 12, 2010 at 1:59 pm
Bom, a foto do autor, quer dizer……
Mas nem tudo o que parece, é.
http://www.infed.org/thinkers/gardner.htm
Setembro 12, 2010 at 2:14 pm
Só uma coisa: Só nos sentimos motivados quando estamos a ganhar. Mas para ganhar não precisamos de nos sentir motivados? Os americanos chamam a isto catch 22 (nós podemos dizer “Se a gente foge, bicho pega. Se a gente fica, bicho come” – para ser dito com sotaque brasileiro).
Slavin diz “All students are motivated. The question is: Motivated to do what?“. Ou seja, eu percebo que o JN não é uma revista científica de psicologia, mas resumir coisas complexas a uma frase mais ou menos bombástica não ajuda.
Setembro 12, 2010 at 2:29 pm
Se Eduardo Sá disse mesmo aquilo é óbvio que disse um monumental disparate. Mais: um erro científico brutal. Mas sendo advogado do diabo é possível que a frase tenha sido mal citada ou descontextualizada.
Setembro 12, 2010 at 2:36 pm
Claro, claro! O problema é sempre o mensageiro, nunca o mensagem e seu autor.
Setembro 12, 2010 at 2:38 pm
O Eduardo Sá é perito em dizer, com aquela convicção sorridente que é seu timbre, os maiores disparates, fazendo-os passar por verdades óbvias e indiscutíveis.
Como aquela conversa delicodoce massaja bem o ego dos papás inseguros e dos meninos mimados a quem ele se dirige, a coisa corre de feição. E então quando dá uma porradita ou outra nos “profes”, aí o pessoal exulta e os aplausos são ainda maiores.
Claro que nesta navegação à vista às vezes o homem excede-se um pouco, e os pés de barro do ídolo ficam demasiado evidentes. Mas mesmo aí não há problema, tem à disposição o programa seguinte para corrigir o tiro…
Setembro 12, 2010 at 2:43 pm
Este Eduardo Sá é fofo em excesso.
Qdo o oiço/vejo falar na TV, fico um bocado enjoada. Assim como qdo como 3 pastéis de nata de Belém seguidos…
Setembro 12, 2010 at 2:43 pm
“todas as crianças são inteligentes” é daquelas atoardas bacocas, bem intencionadas. Há tempos também ouvi numa acção de formação uma a defender que as crianças são todas sobredotadoas porque conseguem fazer coisas, à sua maneira, que mais ninguém faz, ou uma justificação assim no género tão abrangente que podia incluir tudo: as oliveiras, que produzem azeite que nós não conseguimos produzir, as chitas que atingem velocidades que nós não conseguimos, e por aí fora.
A imprecisão e o delírio na definição de conceitos das ciências humanas presta-se a todos os disparates.
Setembro 12, 2010 at 2:45 pm
Mas confesso que a Catarina Furtado, naqueles entrevistas aos concorrentes, tb me enjoa um bocado. Aquilo são sorrisos a mais.
Dá-me ideia que excesso de açúcar causa o efeito contrário. De doce passa a acre.
Setembro 12, 2010 at 2:49 pm
Já os antigos diziam, e não deixavam de ter razão:
-Muito riso, pouco siso!
Setembro 12, 2010 at 2:50 pm
Conheço uma personagem que era um aluno a modos que sofrível e hoje é o supra-sumo da competência…
Ainda está para nascer alguém que tenha feito tanto pelo défice como ele…
😆
Setembro 12, 2010 at 2:54 pm
#21
Lá está, era superinteligente, coitadinho, mas a escola não lhe reconhecia o mérito.
Nem a ordem dos engenheiros, nem o mundo empresarial viram a inteligência rara que ali estava.
Foi preciso meter-se na política para as suas extraordinárias capacidades virem ao de cima…
Setembro 12, 2010 at 2:56 pm
Mesmo a propósito:
“…las pisadas lejanas de Rousseau en Ermenonville y la declaración, posiblemente apócrifa, de Napoleón, en aquel pequeño espacio en el que el autor de Émile pasó los últimos dias de su vida.
Cuentam que Napoleón se preguntó “si no hubiese sido mejor, para el reposo de la Tierra”, que ni Rousseau ni él hubiessen existido. Han transcurrido dos siglos y nadie, que yo sepa, se ha atrevido a responder a la pregunta del corso…”
Lluis Foix
La Vanguardia, 24/8/10
W. G. Sebald refere num dos seus livros uma ideia de um francês: que Napoleão foi o primeiro a lançar-se numa guerra de conquista em nome de uma ideologia. Depois teve seguidores: Estaline, Hitler…
Setembro 12, 2010 at 4:28 pm
Estou sempre em minoria.
Apre. Que cansa.
O discurso dito “anti-eduquês” puro e duro é tão redutor e dogmático como o discurso dito “eduquês” igualmente puro e duro.
As coisas evoluem. Não se pode deitar fora a água do banho e o bébé também.
Mas isto sou eu que sou revisionista e conservadora e social-fascista.
Setembro 12, 2010 at 4:29 pm
e….bloquista??!!!!!
Setembro 12, 2010 at 4:34 pm
#24
Estou contigo Fernanda. A teoria das inteligências múltiplas mostra que se pode ser muito bom numa coisa e mau noutra, veja-se os homens/mulheres de sucesso, profissionalmente e péssimos em relações inter ou intrapessoais.
Setembro 12, 2010 at 4:36 pm
#19
É só uma moça a ganhar a vida de uma maneira pouco interessante. Bem aventurados os que são felizes com o que têm.
Setembro 12, 2010 at 4:38 pm
quanto ao assunto em apreço
http://www.charlierose.com/view/collection/10702
Setembro 12, 2010 at 5:10 pm
#25, Fernanda, por acaso tb não te situo no Bloco. 🙂
Julguei que eras mais pró-PCP.
🙂
Setembro 12, 2010 at 7:41 pm
Não se pode deitar fora a água do banho e o bébé também.
Se o bébé fosse o Sócrates acho que era uma boa ideia. 😆
Setembro 12, 2010 at 8:48 pm
“Todas as crianças são inteligentes.”
Se está a comparar a inteligência das crianças com a dele (Eduardo Sá), tem razão, a maioria delas sê-lo-á. Como comprova a frase “só nos sentimos motivados quando estamos a ganhar.”
Setembro 12, 2010 at 8:57 pm
#30. 🙂 🙂 🙂
Setembro 12, 2010 at 10:41 pm
A “teoria das inteligências múltiplas” é tão interessante como a dos “orgasmos múltiplos”.
Mas o Eduardo Sá não passa de uma ejaculação precoce.
Setembro 12, 2010 at 10:51 pm
Deve ser por este raciocínio que uma psicóloga encaminhou um aluno com limitações evidentes ao nível da motricidade fina para um curso de mecânica!
Setembro 12, 2010 at 11:16 pm
Desculpem-me, mas o sr psicólogo tem razão. Eu explico!
Dizem que o importante é o ponto de partida e o de chegada… a outra (milúzita e acólitos que, infelizmente, permanecem)diziam/ dizem coisas como “melhorar de 5 para 9 é melhor que de 14 para 16″…
Em idêntica linha de pensamento e grau de exigência qualquer criança atinge/ ultrapassa o nível que o sr evidencia… logo, as crianças são, até, melhores que ele!
Setembro 12, 2010 at 11:22 pm
As crianças são todas inteligentes, o pior é que quando crescem perdem essa faculdade 🙂
Setembro 12, 2010 at 11:59 pm
h5n1,
assim não dá.