Mais uns papelitos vindos do além… Um é de 1993 e é o da primeira cópia que fiz de um boletim de concurso preenchido. Outro é o formulário do chamado mini-concurso de meados dos anos 90 e o último é a impressão da aplicação do primeiro ano em que me foi possível, enquanto QZP, não concorrer para efectivo (2004-05, até nessas datas o questionador se baralhou e muito remetendo para 2002-03).

Acredito que muitos comentadores esclarecidos não tenham a percepção, no terreno, de tudo isto, do que foi atravessar quase 20 anos de concursos de diversos tipos, mais de metade do tempo como contratado.

Com jeitinho ainda acho papéis de final dos anos 80 e certamente haverá quem os tenha mais antigos. Mas a continuidade de concorrer, sem ser para destacamentos e requisições, deixa marcas fortes. Assim como colocações em Março, Novembro, Outubro e, finalmente, lá por 1999 ou 2000 em Setembro.

Talvez seja por isso que duvidam de forma sistemática de quem fala, só porque acham bem duvidar. Talvez por isso, muitas vezes aconselhem mal os colegas que precisam. Talvez por isso,se sinta, umas quantas vezes, uma fractura entre quem moureja e quem apenas esbraceja.