… com base em que elementos se baseia esta decisão?
Formação acaba porque “cumpriu objectivos”
O Governo justificou hoje o fim do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências do 1º ciclo com o cumprimento dos objectivos propostos, mas na quarta-feira o motivo do cancelamento era a “ausência de financiamento”.
Desculpa, digo, justificação oficial aqui.
Agosto 13, 2010 at 9:57 pm
Um dos objectivos que me levou a frequentar este Programa de Formação foi o facto de com a minha participação as escolas ficarem com 1200€ para compra de material. Esse objectivo foi conseguido pois vi as condições materiais melhorarem muito pois não havia qualquer material próprio para a realização do ensino experimental nas Escolas do 1º Ciclo.
Já quanto à prática… a conversa é outra… Muitos dos que realizaram esta formação só realizaram actividades de ensino experimental nos dias durante a formação… Depois voltou tudo ao mesmo… Ensino experimental só nos planos…
Outro aspecto menos positivo é o facto de, com a desculpa de uma articulação entre ciclos, os docentes de outros ciclos de ensino irem ao 1º Ciclo fazer aulas de demonstração de ensino experimental impedindo os alunos de contruirem eles próprios as suas experiências como era preconizado no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências do 1º ciclo!!! Portanto… mais uma oportunidade perdida…
Como nem todos frequentaram este programa e com este tipo de avaliação de professores, deixou de haver a troca e partilha de experiências passando a haver alunos que realizam ensino experimental muitas vezes… e outros nem por isso!!!
Outro aspecto curioso é aparecerem os novos manuais escritos pelos coordenadores destes projectos e alguns docentes das Universidades… Ganharam uns € no Programa e acautelaram mais uns com os manuais…
Uma referência também Aos formadores. Na minha experiência no 1º ano tive o acompanhamento de um professor de uma ESE ao qual lhe reconheci alguma qualidade por já ter alguns anos de experiência na formação de professores. Já no 2º ano do programa a formadora não tinha sequer um ano de serviço. Tinha terminado o curso no ano anterior e não tinha qualquer formação específica para dar formação a docentes…
Fico por aqui pois havia mais algumas coisas a acrescentar!
Agosto 13, 2010 at 10:20 pm
#1
Nem mais.
Agosto 13, 2010 at 10:22 pm
Mais, digo, sei de quem não frequentou esta formação e proporcionou aos alunos actividades que quem o fez, digamos, nem por isso.
É como em tudo. Há quem aproveite e há quem se proveite.
Agosto 14, 2010 at 12:18 am
Encerrado.
Agosto 14, 2010 at 1:18 am
Ficamos à espera de um relatório OCDE.
Agosto 14, 2010 at 1:43 am
Enxerado.