Se fosse só na área da DREN. De moto próprio ou por conselho externo, ao que sei, aqui por uma cidade onde se assa muita sarrredinha e muito carrrrapau, também se mandou subir o número de alunos por turma, mesmo em agrupamentos TEIP.
DREN dá instruções que contrariam lei em vigor
As regras legais para a constituição de turmas poderão não estar a ser aplicadas em várias escolas do Norte do país. Esta situação tem na origem um ofício que a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) enviou às escolas, em Julho, onde se alteram as regras estipuladas na lei, nomeadamente para a constituição de turmas que integrem alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Agosto 10, 2010 at 8:07 pm
É verdade! Na minha antiga escola, que já era TEIP antes da generalizações dos TEIPs, assim que a Milú tomou posse, mandaram acabar com essa “mama” do fim das turmas mais reduzidas. O engraçado, na época, foi que a equipa da DREL que coordena os projectos TEIP desconhecia essa instrução e ficaram admirados por termos turmas tão grandes…
Agosto 10, 2010 at 8:20 pm
“Questionado pelo PÚBLICO, o Ministério da Educação reconheceu ontem à tarde que: houve um lapso. Será feita uma rectificação que será enviada ainda hoje [ontem] às escolas.” Como de costume… um lapso.
“O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, anunciou que, em Setembro, a organização actuará contra todas as situações que não respeitarem a lei”. Vai actuar contra o quê???
Afinal, a Silly Season dura o ano inteiro
Agosto 10, 2010 at 9:28 pm
A PALHAÇADA TOTAL. OU A PARÓDIA NACIONAL!!!… vejam quanto se gasta por ano nas AECs para entreter… as criancinhas:
A Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito das suas atribuições, procedeu ao lançamento de concursos públicos para a contratação de actividades de enriquecimento curricular no ensino do inglês, expressão musical, expressão físico motora e animação de bibliotecas, ao abrigo do Despacho n.º 14.460/2008, de 15 de Maio, do Gabinete da Ministra da Educação.
A prestação de actividades de enriquecimento curricular é destinada aos 1692 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos ***, ****e ****, e envolve verbas na ordem dos 444.150,00 €.
Foi ainda lançado o procedimento relativo à animação da Componente de Apoio à Família nos Jardins-de-infância, no valor de 179.140,50 €.
ww2.cm-mgrande.pt/
É só fazer as continhas, por cada criancinha!!!!!!!!!!!!!!!!
Quantas crianças frequentam o 1º CEB???
Multipliquem pelo nº gasto por cada criancinha e vão ver COMO SE ESBANJA O DINHEIRO QUE TANTA FALTA FAZ NO ENSINO!
Agosto 10, 2010 at 9:47 pm
Público: «Provedoria investiga requalificação das escolas»
Procedimentos da Parque Escolar, que está a gerir a maior fatia do investimento público
do país, vão ser investigados. BE reclama acesso às actas do conselho de administração da empresa
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/publico-jornal-publico-quiosque-imprensa-jornais-tvi24/1150742-4071.html
Ministra garante que empresa Parque Escolar cumpriu a lei
Isabel Alçada diz não ter “conhecimento oficial” de qualquer investigação da Provedoria de Justiça aos procedimentos da Parque Escolar na adjudicação de obras
http://www.tv1.rtp.pt/noticias/?t=Ministra-garante-que-empresa-Parque-Escolar-cumpriu-a-lei.rtp&article=331711&visual=3&layout=10&tm=8
Onde pára o Tribunal de Contas?
http://www.5dias.net/tag/parque-escolar/
Escola Secundária Poeta António Aleixo
A Escola Secundária Poeta António Aleixo funciona num edifício construído em 1964. Era então Liceu Nacional de Portimão. Já foi alvo de várias remodelações , a última das quais há bem pouco tempo, quatro, cinco anos, que apetrecharam a escola de todas as valências e funcionalidades. Ouso até dizer que poucos serão os edifícios escolares, mesmo os mais recentes, que se lhe podem comparar. Alberga cerca de mil e trezentos alunos. Estão projectadas obras que visam ocupar quase todo o espaço livre que existe, vulgo recreios, duplicando a população escolar (o que é nitidamente uma medida sensata e inteligente, visto ser fácil gerir uma comunidade tão sensível, cada vez mais sensível…), descaracterizando o edifício e a zona onde este se insere. Preço orçamentado: 25 milhões de euros. Uma bagatela.
Comentário de João A.
Data: 23 de Março de 2010, 21:08
Já que foi dado um destaque inesperado ao comentário que deixei noutro post, deixai-me acrescentar que esta Escola Poeta António Aleixo é realmente modelar nas instalações e na articulação dos espaços que a constituem. Não há alunos à chuva quando se deslocam de um para outro módulo porque… é uni-modular; tem um elevador instalado há quatro anos para facilitar a vida a quem tiver problemas de locomoção; tem um pavilhão polivalente, construído há quatro anos, a aumentar as capacidades na área da Ed. Física já razoáveis com os dois ginásios originais; tem auditório equipado com o que de mais recente se usa na área do Audio-visual. O estado de conservação é notável e espaço envolvente tem vastas
zonas verdes que irão desaparecer, pelo que se pode ver na maquete.
Claro que as obras permitirão aumentar a população escolar para cerca de dois mil e
quinhentos alunos, quase o dobro dos que tem actualmente. Numa época em que a
conflitualidade da população escolar é cada vez visível, esta alteração é uma decisão de alto risco.
A insanidade mental dos decisores é cada vez maior.
Este é apenas mais um exemplo dos efeitos dessa insanidade.
Custo – 25 milhões.
http://www.5dias.net/2010/03/23/escola-secundaria-poeta-antonio-aleixo/
Agosto 10, 2010 at 10:21 pm
Eu cá por mim acho que devia haver turmas de 84 alunos (ou mais) que era para preparar os alunos para a Universidade. Poupava-se como ò caraças (podíamos acabar com quase um terço dos zecos, podiam-se fechar mais umas escolas… ) e passávamos à frente dos idiotas dos finlandeses com essas fofuras de turmas pequenas. Como as salas não suportam tanta gente passava tudo para educação online (mais umas escolas que podiam fechar – acho que podíamos chegar aos 4/5 das escolas a fechar – e já viram o dinheirão que se fazia a vender os terrenos das escolas nos centros das cidades? ).
Agosto 10, 2010 at 10:23 pm
Ah! Para os que não perceberam o estilo tongue in the cheek da minha última interven~ção – 😆 😆 😛
Agosto 10, 2010 at 10:23 pm
#2,
Ele actua porque é um actor (institucional, claro)!
Agosto 11, 2010 at 12:57 am
Relativamente às Línguas Estrangeiras também houve alterações para pior.Quando numa turma dez escolhiam uma língua podia-se desdobrar a turma(dez numa língua e os restantes noutra),agora as ordens da DREN são no sentido de se desdobrar com quinze !
Agosto 11, 2010 at 1:29 am
«…também se mandou subir o número de alunos por turma,…»
Fonte bem informada garantiu-me que o objectivo da DREN é constituir uma turma só: a turma Norte. A seguir, vão ser a turma Centro e a Sul. Só três turmas. Poupa-se imenso dinheiro e cognitiviza-se toda a gente num ápice.
Agosto 11, 2010 at 7:00 am
#9
Bolas! Não me tinha lembrado desta poupança! Eu ainda estava no estado primitivo de uma turma por ano em cada escola mas esta iniciativa eminentemente socrática é o caminho a seguir. Avanti Isabelinha!
Agosto 11, 2010 at 10:39 am
E os pais dos alunos com NEE ficam quietinhos a ver? O senhor Albinorreia não tem nada a dizer sobre o apatetamento nacional em que se está a transformar a Educação? Li, há pouco, que o PS vai expulsar mais de cem militantes. Se tivessem vergonha na cara os militantes é que deviam desvincular-se do Partido, e só voltar quando esta corja fosse toda posta na rua. Realmente temos um povo muito manso que ainda paga para lhes alimentar as vaidades, as contas bancárias, o ego e a iliteracia política.
Agosto 11, 2010 at 10:54 am
E os pais dos alunos com NEE ficam quietinhos a ver?
Este é o tipo de informação a que os pais não têm acesso a não ser através da comunicação social uma vez que as turmas ainda não saíram. Quanto ao Albino, ele deve estar pouco preocupado com isto tudo porque já voltou a tomar cházinho com o ME.