Estudo revela: vuvuzelas podem provocar gripe

O problema pode não estar apenas no barulho. As vuvuzelas, principal imagem de marca do Mundial sul-africano, podem causar gripes e constipações, de acordo com um estudo levado a cabo por uma médica inglesa, Dr. Ruth McNerney.

McNerney juntou oito pessoas saudáveis que sopraram em vuvuzelas. No final foi possível perceber que, após o instrumento ser tocado, ficam no ar pequenas gotículas aerossóis, capazes de transportar o vírus da gripe. As partículas ficam no ar por, aproximadamente, quatro horas podendo infectar quem se encontre nas redondezas.

«Há muito ar a entrar e sair pelas vuvuzelas. Isso pode provocar constipações e gripes. Por motivos éticos, não foi possível testar pessoas doentes ainda. Seria preciso uma autorização especial e uma sala segura. Mas é evidente que o potencial da vuvuzela para propagar doenças existe», afirmou Ruth McNerney.

Entretantou, num estudo diferente, levado a cabo pelos professores James Hall e Dirk Koekemoer, da Universidade de Pretoria, ficou provado o perigo para os ouvidos que as vuvuzelas acarretam. Os dois responsáveis aconselham os adeptos a levarem protecções para os ouvidos para os estádios, para se precaverem de futuros problemas.

Duvido que as vuvuzelas provoquem gripe, propagar sim – como diz o texto.  Título NO.

Mas, é claro, isso não interessa nada aos governos, venham mas é os impostos da venda (e da compra) desse dispositivo distraidor de massas.