Recebida há pouco…
Caros Amigos,
Acabei de ler e assinar a petição online: «Em favor do ensino da História»
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2387
Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.Obrigado,
Junho 10, 2010 at 6:20 pm
Eu já assinei.
Junho 10, 2010 at 6:22 pm
Hum!, e que tal uma peticão “Em favor do ensino”?
Junho 10, 2010 at 6:25 pm
#2,
De quem?
Junho 10, 2010 at 6:26 pm
Acho bem. A História, sem desconsideração por todas as outras, é a disciplina que “abre horizontes”. Um Povo sem memória não tem futuro.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24-educacao-facilitismo-comissao-europeia-alunos-questionar/1169014-4071.html
Junho 10, 2010 at 6:29 pm
#2,
Para quê, se não souberem quem são e de onde vêm?
Junho 10, 2010 at 6:35 pm
#2
O ensino precisa de favores?
Junho 10, 2010 at 6:36 pm
#4
Um povo (português) com memória, muito menos futuro terá…
Junho 10, 2010 at 6:38 pm
#1, #3
Que falta de (des)orientação…
Junho 10, 2010 at 6:38 pm
Assumo o corporativismo, mas creio que vai além disso (pretensiosismo?).
Junho 10, 2010 at 6:41 pm
Alforreca:
@Teresa #9
Finalmente alguém mais com sentido de estética, nem que seja por remoer as cores.
Junho 10, 2010 at 6:44 pm
A História e a Geografia, segundo parece, vão passar a ser semestrais.
O ME começa com estas e avançará para as outras, excepto a Matemática e o Português.
Junho 10, 2010 at 6:46 pm
@Shue#10
Este avatar já é muito antigo mas, agora que repara, calha bem num 10 de Junho e em vésperas de mais um mundial, e numa petição pelo ensino da História (nacionalismo – 3º pecado?).
Junho 10, 2010 at 6:53 pm
Eu concordo e já assinei.
Junho 10, 2010 at 6:54 pm
A História é universal. De vez em quando, lá aparecem uns tópicos sobre a nacional.
Junho 10, 2010 at 7:00 pm
Sem dúvida, uma petição corporativa.
Não assino.
Assinaria uma petição “em favor do ensino”, como propõe Fafe.
Junho 10, 2010 at 7:03 pm
Já assinei.
Junho 10, 2010 at 7:08 pm
Eu assino qualquer petição a favor do ensino do Português, da Matemática, da Biologia, do Inglês… Todas elas são fundamentais para a formação do indivíduo.
Junho 10, 2010 at 7:57 pm
A História tem vindo a ser menosprezada. Está “abaixo” de Área de Projecto.( semestral, tb?)
Por isso, por ser a disciplina que ajuda os jovens a situarem-se no tempo, corporativemos-nos com os colegas de História!
Junho 10, 2010 at 8:10 pm
A petição deve ser assinada precisamente por não ser corporativa:
Entre outros parágrafos esclarecedores, leia-se este:
“A sua natureza estruturante e carácter extensivo, as múltiplas correlações com a realidade actual pressupõem e justificam, quer uma formação particularmente exigente dos professores, quer um contacto regular dos estudantes com a área de saber em causa. As disciplinas de história podem, assim, contribuir para a promoção de competências gerais, transversais e específicas; para combater a hegemonia da cultura de massas e do absentismo cívico.”
Em nenhuma parte do texto perpassa a ideia de superioridade da disciplina de História em relação às outras, nem a de que os professores de História são uma élite que só pensa nos seus interesses.
Corporativismo é algo muito diferente e tem mais a ver com certas posições por aqui assumidas, em diversas ocasiões, defendendo a não integração dos professores nas lutas dos trabalhadores da Adm. Pública e nas lutas mais gerais.
Junho 10, 2010 at 8:46 pm
#10 Teresa,
E fazes bem em assumir, até porque há pretensões que são fundamentais. Pena é que haja quem não consiga ver para além do seu quintal…
Junho 10, 2010 at 8:56 pm
Que raio de mania que há agora de catalogar de corporativismo tudo o que cheire a tentativa de defender, de forma minimamente organizada, os interesses de um grupo profissional!
As pessoas nem se apercebem que estão a reproduzir o discurso socratino, que pretende diluir as identidades e competências profissionais para embaratecer e precarizar o trabalho especializado e promover pseudoelites formadas na base de fidelidades politico-partidárias.
Também aqui a História ajuda a compreender as coisas: o corporativismo, que teve um papel importante nas sociedades antigas, desapareceu com as revoluções liberais dos sécs. XVIII e XIX.
O corporativismo hoje pode ser útil como chavão de propaganda política, mas enquanto conceito para entender as relações politico-sociais simplesmente não tem razão de ser.
Junho 10, 2010 at 9:01 pm
Neste caso, defender o ensino da História obviamente que interessa aos professores de História, mas é importante também para a formação integral dos alunos e nesse sentido diz respeito a toda a sociedade.
Quem não conhece o passado está condenado a cometer os mesmos erros que os seus antepassados cometeram, e Portugal é talvez dos melhores exemplos europeus de que isto é uma verdade evidente!
Junho 10, 2010 at 9:06 pm
António nos dias que corem a memória é algo que cada vez menos interessa.. logo a História é uma disciplina a abater..sem memória não temos raízes…partimos do nada para o vazio..e isso é o que muitos querem…
O esquecimento não consente à vida desenvolver-se unitariamente, o passado entretecido com o presente, mas separa o ontem do hoje, como se fossem de diferente substância, e o hoje do amanhã, como se não fossem o mesmo; transforma toda a ocorrência em não-ocorrência. A lógica do sofista, que nega o princípio do desenvolvimento fundado em que o estar-se em fluxo constante transformaria cada um de nós num outro homem, faz lembrar os que não retêm nem acalentam o passado na memória, mas permitem que ele se esvaia, tornando-se dessarte vazios e empobrecidos, dia por dia, e dependentes do amanhã, como se tudo quanto ocorreu ontem e anteontem não tivesse ocorrido ou fosse destituído de importância para eles.
Plutarco
Junho 10, 2010 at 9:25 pm
António #21 e 22
Por isso eu ironizava.
Junho 10, 2010 at 9:29 pm
Johnny Guitar, não percebeste a ironia do Paulo?
Junho 10, 2010 at 9:50 pm
Já assinei!
Junho 10, 2010 at 10:22 pm
#21 22
Gostei dos comentários. 🙂
Junho 10, 2010 at 10:51 pm
Paulo e colegas está a correr outra petição:
para não fecharem as urgências pediátricas do Barreiro, quem quiser ajudar a impedir o suicídio deste país pode ajudar?
Anda no facefook
CONTRA O ENCERRAMENTO DA URGÊNCIA PEDIÁTRICA NO HOSPITAL nsr DO BARREIRO
http://www.petition.fm
não sei linkar a coisa,
Junho 10, 2010 at 10:51 pm
afinal parece que consegui…
Junho 10, 2010 at 10:57 pm
prontres!!!
Assinei as duas, ambas mexem demasiado comigo,
ambas mexem com o passado, matam o presente e o futuro da quakquer humanidade que nos reste neste rectangulo,
Ó mar porque não se cumpre Portugal?
porque uma dúzia de xicos não deixa que os portugueses se governem com dignidade.
Junho 10, 2010 at 11:34 pm
Já assinei.
Estou a divulgar.
Junho 11, 2010 at 12:23 am
Assinei e divulguei.
Junho 11, 2010 at 12:43 am
Já assinei e divulguei.
Junho 11, 2010 at 11:35 am
Não é corporativa: é necessária. Não sou de História, mas assinei.
Junho 11, 2010 at 11:39 am
Deixei de assinar petições. Tornou-se numa falta de privacidade enorme fazê-lo.
Experimentem colocar o vosso nome completo no google e descubram que petições assinaram.
Junho 11, 2010 at 11:45 am
#35
Por essa lógica também devíamos deixar de concorrer aos concursos de professores.
Também aparecem as listas se googlarmos o nome completo. E aqui não é só o nome… data de nascimento, tempo de serviço, escola onde está ou vai ser colocado…
Junho 11, 2010 at 3:58 pm
Eu só não sei por que é que, de repente, se passou a achar estranho que as pessoas defendam os seus interesses.
Se eu não defender os meus interesses, se legítimos, quem o vai fazer por mim?
Até esse direito nos querem aniquilar?
Junho 11, 2010 at 4:19 pm
#36 e #37
Só acho que uma petição devia ser um documento mais sério.
Fique claro que concordo com toda e qualquer vontade colectiva e individual de forçar a discussão de ideias.
Mas, bastava pegar nos meus contactos de email e fazia uma petição que obrigasse o parlamento a debater qualquer assunto por mim proposto.
Desta forma chegaremos ao ponto de qualquer petição não ter credibilidade alguma.
Junho 11, 2010 at 4:56 pm
#38
Já imaginaste o reverso dessa “medalha” que exibiste como exemplo?
Junho 11, 2010 at 5:02 pm
Desde que eu não fosse referenciado numa petição para o casamento entre porcos e galinhas. 😆
Junho 11, 2010 at 5:06 pm
#40
E qual era o mal, ah? Que gente mais discriminatória… 😆
Desde que não fosse com porcos pretos…
Junho 11, 2010 at 5:09 pm
Já agora para informação:
Se quiserem saber que petições já assinaram façam isto no google:
“NOMECOMPLETOENTREASPAS” + Petição
Junho 11, 2010 at 5:13 pm
E depois divirtam-se a ver que imagens estão associadas… 🙄