Mesmo entre as hostes alegristas:
Câmara de Resende fecha mais dez escolas
O presidente da Câmara de Resende anunciou hoje, sábado, o encerramento de mais dez escolas do ensino básico no concelho, passando os cerca de 400 alunos a frequentar um novo centro escolar.
Trata-se de “um investimento de cerca de dois milhões de euros”, que se integra no reordenamento da rede escolar do concelho, que deverá ficar concluído em 2012, quando se prevê que todos os alunos estejam agrupados em três centros escolares, disse António Borges.
Em 2006, com a abertura do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, a autarquia encerrou 14 escolas. Com o centro escolar de Resende, encerrará mais dez, restando apenas mais quatro escolas, que irão integrar o terceiro equipamento a construir em S. Cipriano.
O novo centro escolar, que abrirá portas em Resende no início do próximo ano letivo, inclui 21 salas de aulas, todas com quadros interativos e outros equipamentos considerados “essenciais ao bom funcionamento de uma escola”, sustentou o autarca.
O acordo entre a Câmara de Resende e o Ministério da Educação, através da Direcção Regional de Educação do Norte relativo ao encerramento das dez escolas, será assinado na próxima semana.
Junho 6, 2010 at 4:24 pm
E as populações estarão todas de acordo?
Os professores preferem mais autonomia a orientações específicas do Ministério da Educação para trabalhar com alunos filhos de imigrantes e dão nota negativa às condições para acolher e garantir sucesso a crianças com deficiência, segundo um inquérito nacional.
Junho 6, 2010 at 4:28 pm
Desde que haja curral para lá os pôr o resto é irrelevante…
Junho 6, 2010 at 4:33 pm
Junho 6, 2010 at 4:38 pm
«O novo centro escolar, que abrirá portas em Resende no início do próximo ano letivo, inclui 21 salas de aulas, todas com quadros interativos e outros equipamentos considerados “essenciais ao bom funcionamento de uma escola”».
E, digo eu, a arquitectura obedece aos parâmetros estabelecidos pela Parque Escolar…
As pessoas acreditam muito facilmente nas promessas, mesmo que o tempo lhes mostre que, na maior parte das vezes, não são cumpridas; este é um dos efeitos do condicionamento a que têm sido submetidas. Promete-se que a racionalização dos recursos levará ao aumento da criação da riqueza e a uma melhor repartição da mesma, criando, assim, melhores condições de vida para todos e o que realmente acontece é o aumento do desemprego…
O e-learning ganha terreno e a máquina substitui o Homem, o que implica uma maior concentração da riqueza nas mãos de uns poucos! As pessoas são excluídas em nome da racionalização e a favor das inovações tecnológicas – em que as redes de comunicação interligadas (vulgo, Internet) têm um papel digno de registo.
O Estado passará a despender menos recursos com a Educação para poder entregar mais em juros e subsídios aos bancos e a outras empresas com fins lucrativos. Afinal, há que reconhecer que é uma excelente estratégia para roubar ainda mais aos pobres e dar aos ricos!
Os pobres facilitam a vida a quem conduz o destino da turba, são alienados dos direitos de cidadania – têm, quando muito, uma participação residual nos processos económicos, sociais, culturais e políticos da sociedade em que vivem: quanto mais elevado for o número de pobres, mais largas são as estradas que conduzem à ditadura do capital!
Com os níveis desemprego a subirem em flecha, é óbvio que as pessoas acabam por sujeitar-se a empregos precários e mal remunerados, quando têm a “sorte” de os encontrar. Como o Estado não pode arrecadar grandes receitas tributando justamente o capital, e a esmagadora maioria da população passa a auferir uns míseros trocados, onde é que vai buscar o dinheiro para fazer face às despesas? Ao crédito… Chegará a um ponto em que não tem como racionalizar ainda mais os recursos e abre falência!
Junho 6, 2010 at 4:44 pm
Se lerem a notícia toda levam com esta pérola do sr. presidente da Câmara – gostava era de lhe perguntar se ele percebeu alguma coisa do que disse:
“(…) “É um novo modelo pedagógico [Livresco: !!?? um investimento essencial [Livresco: é…essencial para o lobby do betão]para o concelho, que garante o acesso à escola em condições de igualdade e a mesma condição de aluno [Livresco: esta então…] a todas as crianças do concelho”
Junho 6, 2010 at 4:47 pm
Porra!
Gente feliz com lágrimas.
Junho 6, 2010 at 4:55 pm
Vão ao Blasfémia..comentem..façam ver a verdade..tchau.
http://blasfemias.net/2010/06/06/eduques-chega-a-arquitectura/
Junho 6, 2010 at 5:01 pm
Um bom “Texto no Público de hoje”, mas como o post estava já um pouco congestionado… aqui fica, página 42 e seguintes:
Junho 6, 2010 at 5:02 pm
A memória tudo apaga tudo leva…hoje devíamos comemorar não dizer Heil Hitler…
Junho 6, 2010 at 5:03 pm
Junho 6, 2010 at 5:08 pm
#8,
E como passar das palavras a actos?
Não era essa uma das vias negociais abertas com o acordo?
Junho 6, 2010 at 5:13 pm
#9 e #10
Buli,
As pessoas têm fraca memória e não acreditam que pode vir a acontecer o mesmo. Há uma vaga ideia que esses fenómenos carregados de tamanha barbaridade ocorreram em sociedades de antanho, no tempo em que eram todos uns trogloditas. Hoje, somos mais civilizados…
Contudo, as condições para que tal possa vir a ocorrer já estão reunidas, e gente destituída do verdadeiro poder (o criativo!) e chanfrada há sempre em quantidade suficiente…
Junho 6, 2010 at 5:20 pm
# 11
Tudo atrasado. Para não dizer na estaca zero.
Que queres que lhe faça?! Quem marca o calendário de reuniões?
Junho 6, 2010 at 5:34 pm
É só rir. Passar dos palavrosos às actas. Mas mesmo com actas o pessoal tenderá a esquecer. É nisso que se baseia a vida. Se não esquecêssemos a tristeza tornar-se-ia insuportável.
Junho 6, 2010 at 8:04 pm
Público: «Provedoria investiga requalificação das escolas»
Procedimentos da Parque Escolar, que está a gerir a maior fatia do investimento público
do país, vão ser investigados. BE reclama acesso às actas do conselho de administração da empresa
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/publico-jornal-publico-quiosque-imprensa-jornais-tvi24/1150742-4071.html