Subitamente, apareceram todas e já estão assinadas…
“As actas registam os compromissos que foram firmados, as posições que foram por nós, coerentemente, defendidas e as propostas que levámos para a mesa negocial. Actas que registam um processo negocial iniciado em 10 de Novembro e que se prolongou até 24 de Março, e que, excepção para a última, já assinámos. Como habitualmente, divulgaremos o processo integral junto daqueles que representamos, por ser muito importante, não só, conhecer-se o processo negocial nos seus múltiplos aspectos, mas porque as actas são excelentes instrumentos para actualização e reorganização dos objectivos reivindicativos em torno dos aspectos da carreira”, realçou Mário Nogueira.
Querem sugestões sobre o conteúdo?
Mesmo sem as ter visto ou ouvido nada a esse respeito?
Do género: os sindicatos apresentaram as suas exigências e o ME respondeu que coiso e tal, iriam ver o que seria possível, mas não poderiam ser dadas garantias pois só com a fusão a frio poderiam ser respondidas todas as reivindicações.
Ou seja, o acordo foi obtido em troca de promessas não cumpridas porque o mundo mudou em três semanas, alguns meses depois.
Mas os sindicatos cumpriram a sua parte, com a colaboração dos professores que desmobilizaram em largo número.
Penso ser possível, a breve prazo, confirmar se este exercício conseguido através da consulta das borras do café matinal é credível ou não.
Quanto às cortinas de fumo, é ignorar.
Maio 30, 2010 at 12:33 pm
BE propõe plano para as escolas
Hoje
Escolaridade média – Ontem, Francisco Louçã apresentou propostas para ajudar Portugal a sair do penúltimo lugar da OCDE
O dirigente do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, afirmou ontem que Portugal é o segundo pior na escolaridade média, entre 30 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), defendendo um “plano de urgência para travar a degradação das escolas”.
O líder bloquista, que falava em Lisboa no encerramento do III Fórum de Educação do Bloco, citou um estudo da OCDE que coloca Portugal quase no fim da lista em termos de escolaridade média, na mesma posição que ocupava há 50 anos. O BE propõe um plano “de resposta de emergência imediata, o que tinha de se fazer já e que não pode deixar de se fazer para parar a degradação das escolas”. A prioridade é, para o BE, “acabar com a excessiva curricularização”, prevendo a redução dos horários escolares das actuais 34 a 37 horas semanais para 25 horas no primeiro ciclo e 28 horas nos restantes ciclos, sendo o tempo restante destinado a recreio.
Considerando que “não há trabalho para o sucesso educativo com turmas com 28 a 30 alunos”, o Bloco defende um máximo de 20 estudantes no primeiro ciclo e de 22 nos outros ciclos, além de uma redução de dois quando as turmas têm alunos com necessidades educativas especiais.
Um máximo de 110 estudantes por professor é outra proposta do BE, que alerta que os docentes nas escolas públicas estão hoje “afogados em solicitações burocráticas”.
Os bloquistas insistem na necessidade de “assegurar a estabilidade dos profissionais da escola pública”, lembrando que “há quase 50 mil” professores a trabalhar em regime precário.
O BE defende a integração nos quadros de escola “dos cerca de 20 mil professores contratados que respondem a necessidades permanentes das escolas”, contratos de trabalho “para os 15 mil técnicos e professores das actividades de enriquecimento curricular” e a abertura de concurso para preenchimento dos 6 mil lugares de auxiliares de acção educativa actualmente ocupados ao abrigo dos contratos Emprego-Inserção.
A criação de equipas multidisciplinares, com psicólogos, técnicos de serviço social e mediadores socioculturais, é outra medida proposta pelo BE.
Maio 30, 2010 at 12:35 pm
Os pais que temos…será que este também era adepto das calças em baixo para rapidinhas?
Pai suspeito de violar as duas filhas surdas
Uma das jovens contou às autoridades que tem um filho do pai e está grávida de outro
00h30m
MARISA RODRIGUES
Uma jovem surda, de 15 anos, foi retirada aos pais por suspeitas de abuso sexual. Da casa onde vivia foram também levados a irmã, grávida e maior de idade, e o filho desta, com apenas quatro anos. O suspeito é o próprio pai das duas raparigas.
O caso está a ser investigado pela Directoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ). O pai das raparigas ainda não foi ouvido pelos inspectores, que aguardam pela conclusão de exames periciais feitos às alegadas vítimas.
O caso foi conhecido há poucas semanas quando “Andreia” (nome fictício) contou aos professores o horror que garantiu ter vivido em casa. Depois de mais um dia de aulas, a jovem de 15 anos regressou à modesta habitação, numa freguesia de Faro, onde residia com a família. Desconhecia que aquele seria um dos últimos dias que iria viver em paz.
O pai ter-se-á aproveitado de uma ocasião em que estava sozinho com a filha para acariciar-lhe os seios. Já teria tentado fazê-lo noutra altura, mas a menina conseguiu escapar. Assustada, “Andreia” acabou por escolher como confidente a irmã mais velha, “Gabriela” (nome fictício), também ela surda. Nessa altura, a rapariga de 27 anos terá ganho coragem para revelar um segredo que guardara até então. “Contou que o filho de quatro anos é fruto de uma alegada violação por parte do pai de ambas, tal como o bebé que carrega na barriga”, apurou o JN junto de uma fonte ligada ao processo.
“Andreia” temeu que o mesmo lhe acontecesse e, no dia seguinte, desabafou com os professores. O alerta às autoridades não demorou. A situação foi sinalizada, considerada de risco – por haver suspeitas de abuso sexual – e, por isso, urgente. Acompanhados pela GNR, elementos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) foram à casa da menor para retirá-la aos pais. Segundo uma testemunha, quando viu os militares, “Andreia” apressou-se a ir buscar o bilhete de identidade e correu para a viatura da guarda.
A menina começou por estar inicialmente aos cuidados de uma instituição longe do meio em que está inserida. Actualmente, e por decisão do Tribunal de Família e Menores, está numa outra em Faro, o que permitiu o regresso à escola e ao contacto com professores e colegas. “Andreia”, que por ser surda tem necessidades educativas especiais, “está a tentar viver o mais próximo da normalidade e não fala sobre o que aconteceu”, soube o JN. Uma tia e a própria mãe tentaram contactá-la na escola, mas estão impedidas por ordem judicial.
Fonte da CPCJ confirmou que a situação está a ser acompanhada, mas oficialmente não foi possível obter quaisquer comentários, uma vez que todos os processos de promoção e protecção são de carácter reservado. Ao que o JN apurou, “Gabriela” também está numa instituição de acolhimento por ter o filho de quatro anos a seu cargo e estar grávida de oito meses.
Fonte da PJ explicou que o pai das raparigas não foi detido e nem sequer ainda ouvido pelos inspectores para dar a sua versão da história. Todos os envolvidos foram sujeitos a exames, tais como testes de ADN para apurar a paternidade da criança de quatro anos e do feto. A intenção dos investigadores será “esperar pelos resultados” e só depois avançar para eventuais novas diligências.
Contactado pelo JN, o pai disse não poder falar sobre as acusações por estar a conduzir. Depois não voltou a atender o telemóvel. O mesmo comportamento teve a mãe, que alegou estar “ocupada a trabalhar”.
Maio 30, 2010 at 12:49 pm
Maio 30, 2010 at 12:52 pm
As actas..as famosas actas…Actas PARA QUE VOS QUERO ..SERÃO ACTAS? SERÃO GENTE? GENTE INTELIGENTE NÃO É CERTAMENTE..SE O FOSSE NÃO ASSINARIA ANTES DE LER AS ACTAS…actas ..uma folhas de papel ridículas feita por gente ridícula para enganar uns supostos acéfalos…
Chamberlain assinou umas actas COM UM SUPOSTO SENHOR CHAMADO DE ADOLFO E DISSE AO SAIR DO AVIÃO: TENHO AQUI UM DOCUMENTO ASSINADO COM O Adolfo NÃO VAI HAVER GUERRA..VIU-SE…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/05/30/cantico-negro-a-um-futuro-negro-nao-sei-para-onde-vou-mas-por-ai-nao-vou/
Maio 30, 2010 at 12:56 pm
Maio 30, 2010 at 12:56 pm
EIS A ACTA ASSINADA..
Maio 30, 2010 at 1:09 pm
Foi preciso vir cá o Papa para os milagres acontecerem.
Maio 30, 2010 at 1:38 pm
nem acta nem desacta …
🙂
Maio 30, 2010 at 1:50 pm
Maio 30, 2010 at 2:12 pm
Hoje estou a lembrar-me do “Easy Rider”, do “Blue Velvet”, do “Amigo americano”, do “Apocalipse now”,…
Morreu o Dennis Hoper…
Maio 30, 2010 at 3:10 pm
Do tempo Em que ser actor não tinha a ver com depilação corporal e palminho DE CARA…sO LONG PAL..
Maio 30, 2010 at 3:12 pm
Para mim a melhor abertura de um filme desde sempre..brilhante genial..o som a imagem tudo..”perfecto”!
Maio 30, 2010 at 3:28 pm
#12, tens razão Buli: perfeito!
Maio 30, 2010 at 3:32 pm
Buli, lembras-te desta cena do Easy Rider: Don´t bogart that joint my friend… ?
Maio 30, 2010 at 3:33 pm
Sabes o que significa “bogart”? 🙂
Maio 30, 2010 at 3:36 pm
Sem ser o nome do H.Bogart desconheço…qual é?
Maio 30, 2010 at 3:36 pm
Não me chateies?
Maio 30, 2010 at 3:38 pm
Reb vi esse filme pela 1ª vez em Mafra na tropa..Ironia não é..?
Maio 30, 2010 at 3:41 pm
Buli, corria, nessa época, o rumor que o H.Bogart, qdo fumava um charro, não o passava a mais ninguém.
Dizia-se então “don´t Bogart that joint…” 🙂
Foi o que me contaram. Acredito. 🙂
Maio 30, 2010 at 3:43 pm
Buli, tu que és amante de bom cinema ( como eu)… sem estarmos aqui a armar-nos em intelectuais. :)…diz-me uma coisa: lembras-te daquele filme único chamado “Rebel without a cause” do Nick Ray?
O D.Hopper entrava…
Maio 30, 2010 at 3:50 pm
E o “Amigo americano”…inesquecível!
Maio 30, 2010 at 3:52 pm
E este?
Maio 30, 2010 at 3:52 pm
Engano. VOu tentar outra vez.
Maio 30, 2010 at 3:53 pm
o Apocalypse now.
Maio 30, 2010 at 3:54 pm
Não dá. Alguém que consiga colocar aqui a cena fabulosa do helicóptero do Apocalypse now!
Maio 30, 2010 at 4:01 pm
E, de tanto falar de cinema, vou agora ver o “Vencer”, a história da mulher que amava desesperadamente o Mussolini…e acabou internada num hospital psiquiátrico…por ele.
Maio 30, 2010 at 4:48 pm
Verificaram-se as assinaturas?
Melhor, precisou-se a data em que a tinta actuou?
É que, nunca fiando, vivemos num regime de mentira. E tanto mentem uns como todos.
Maio 30, 2010 at 4:49 pm
#27
Vocelência é agora ainda mais arguto. Também alinhas no regime? I do, quando dá jeito. 😉
Maio 30, 2010 at 4:53 pm
Maio 30, 2010 at 4:56 pm
#28
Nunca alinho, tiro medidas.
Sempre fiquei confundido com aquela coisa que se chamava tira-linhas.
Voltando à Terra, mesmo que contrariado, vejo federações e confederações sem terra.
Maio 30, 2010 at 4:56 pm
Maio 30, 2010 at 5:00 pm
#30
Bem assim sejas.
São os chamados desterrados, exilados e afins. Procuro o exílio intelectual… não o viste por aí algures?
Maio 30, 2010 at 5:01 pm
Reb e se este tivesse ganho o casting do rebel….?
Maio 30, 2010 at 5:14 pm
“Curiosos” e “interessantes” estes comentários a um post sobre as actas.
Nenhum fala do assunto directamente.
Um exemplo paradigmático do estado de decadência e degradação a que chegou o celebrado blogue.
O administrador criou um formato para o “sucesso” estatístico, mas perdeu o “controle”.
Agora, o dilema: se reformata, vão-se os clientes; se mantém, a evolução natural e previsível é no sentido de um cada vez mais nítido porno-abjeccionismo.
Maio 30, 2010 at 5:18 pm
#34
Para a orgânica existe cloridrato de loperamida que se tem revelado muito eficaz. Para a intelectual ainda não existe fármaco com efeito terapêutico similar.
Maio 30, 2010 at 5:19 pm
Jonhy não te preocupes o mais que pode acontecer é ficar como a Fenprof ou Sindep, Ou Fne ou seja cristalizar…curioso quando nos idos de 90 fui a 3 ou 4 reuniões sindicais da Fenprof o discurso era o mesmo e que não lia a Bíblia era chamado de proscrito ou mesmo de fascista para cima…Tempos…
Maio 30, 2010 at 6:46 pm
correio da manha de hoje
«Mais um caso na escola de Fitares, onde dava aulas o docente que se suicidou
Professor acusado de assédio fica à porta
Um professor da Escola EB 2,3 de Fitares, em Sintra, foi impedido de entrar no estabelecimento após, tal como o CM ontem noticiou, ter sido acusado de assédio por uma aluna do Curso de Educação e Formação.
0h30
Nº de votos (0) Comentários (0) Por: I.R.
O docente, com cerca de 70 anos, foi alvo de violência por parte de um aluno, que lhe atirou um telemóvel à cabeça. A direcção da escola – onde dava aulas o professor de Música que, em Fevereiro, se suicidou – não pediu responsabilidades ao aluno, o que sucedeu apenas após a intervenção da Inspecção-Geral da Educação. Outros professores da mesma escola disseram ao CM suspeitar de que a aluna acusou o docente para vingar o colega. “Mas a direcção fica sempre do lado dos alunos”, afirmaram.
O professor foi suspenso preventivamente pela Direcção Regional de Educação de Lisboa. Segundo informação do Governo, decorre um processo disciplinar, que a supervisora do docente desconhece
Maio 30, 2010 at 6:54 pm
# 34 Johnny Guitar… você não anda lá muito bem da cabeça pois não?
Sabe o ódio e a inveja cegam-nos profundamente…
Maio 30, 2010 at 7:03 pm
ÚLTIMA HORA
SUPOSTO ASSÉDIO DE FITARES
O QUE VAMOS SABENDO….
A ALUNA TAVA NO FACEBOOK A VER UMA MULHER NUA.
FALTAVAM TRES MINUTOS PARA ACABAR AULA.
O PROFESSOR ADVERTIU-A
ELA, COM RECEIO DAS CONSEQUENCIAS DA PARTICIPAÇAO, TOCA A ACUSA-LO DE ASSEDIO.
E AQUI ENTRA A TRAMOIA QUE ALUNOS JÁ VINHAM FAZENDO HÁ QUINZE DIAS.
DESDE LEVAREM ARMA COM QUE AMEACARAM PROFESSOR. DEIXANDO DUVIDAS SOBRE SE ERA VERDADEIRA. OU SE ERA BRINCADEIRA
DESDE A ENTREGA DO PAPEL NA MAO DO PROFESSOR DE FORMA PROLONGADA, E POR AI FORA….
ALGUEM DE LA QUE TAMBEM GOSTA DE VER MULHERES TAL QUALE E COM PLENO DIREITO MAS FORA DA ESCOLA, AGIU COMO SE SABE…
NA SEXTA PERCORRERAM TODOS OS COMPUTADORES A PROCURA DO FACEBOOK
ESTE CASO DA ARMA JA ERA DO CONHECIMENTO DA DOCENTE DO PAR PEDAGOGICO
E ELA O QUE FEZ??????????????????
JÁ SÃO MUITAS COISAS QUE SE VAO SABENDO
E QUE NOS DAO PISTAS CREDIVEIS
PORQUE QUEM SABE É QÚEM ESTÁ……
E A HSTORIA DA «VAQUINHA»…..
HÁ-DE SABER-SE TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PORQUE ENTRARAM EM PARANOIA NA BUSCA DO FACEBOOK?
PARA APAGAR PROVAS!!!!!!
MAS HÁ MEIO DE SE RECUPERAR PROVAS
CUSTA É MUITO CARO EM TEROS INFORMATICOS
A PROFESSORA TITULAR NOMEADA NA ACTA PARA INSTRUTORA TERA CORAGEM PARA ESSAS MEDIDAS PREVENTIVAS?
ESSA CORAGEM PODE VALER-LHE O ODIO DA DIREÇCÃO E AFINS
E FITARES A SUTAÇÃO TÁ DELICADA
CHAMEM A IGE…
DESCULPEM MAS NÃO SERVIRIA DE GRANDE COISA………..
Maio 30, 2010 at 8:00 pm
#34
Mas que fixação, hem?
Hello, knock, knock, está aí alguém?
A palavra liberdade diz-te alguma coisa?
Ainda vão acabar a falar de blogues nas reuniões sindicais.
Maio 30, 2010 at 9:13 pm
#29 e #31, obrigada, Buli.
Vou já ver.
Maio 30, 2010 at 9:22 pm
#29, é das cenas mais impressionantes que já vi em cinema.
A chegada dos helicópteros à praia. O som ( no cinema, altíssimo), o prazer que eles sentem em devastar toda a aldeia….como se de um jogo electrónico se tratasse…
Lembro-me de um pormenor que não se vê neste trailer: há uma rapariga a fugir e eles combinam acertar-lhe no rabo.
Foi das cenas que mais me arrepiaram no cinema…
Maio 30, 2010 at 9:32 pm
Vê o 33 ..descobri por acaso..não sabia que o Brando tinha feito casting para esse filme…
Maio 30, 2010 at 9:34 pm
Quanto à cena o que me ficou foi a cena no chão..esta…
Maio 30, 2010 at 9:47 pm
#44, sim, tb é muito incrível. I like the smell of napalm in the morning…
Mas, para mim, nada bate a chegada daqueles helicópteros à praia…
Maio 30, 2010 at 9:50 pm
#33, tb não sabia.
Pq será que não ficou?
Ainda que, entre os dois…eu não saberia qual escolher. 🙂