… mas eu nem sei bem já o que diga quando ele me dedica parcialmente um post em que, na prática, me atribui um estatuto que eu nunca reclamei mas que ele (e mais algumas pessoas) parecem querer atribuir-me ao mesmo tempo que criticam quem dizem atribuir-mo.
Confusos?
Nem por isso. É apenas a lógica da pescadinha de rabo na boca.
O Francisco Santos considera, por exemplo, que o Plano Inclinado que passou ontem visou, de algum modo, obscurecer o trabalho reflexivo de mais de 800 delegados ao 10º Congresso da Fenprof.
Espero, ansioso, pela crítica do Francisco Santos ao agendamento do Benfica-Olhanense para o mesmo horário, apostando eu que a maioria dos delegados ao Congresso estariam, a essa hora, mais entusiasmados com o penalty do Cardozo e a expulsão daquele tipo que nem tive o tempo para fixar o nome do que com a reflexão que teriam feito ao longo de dois dias de aturada ratificação, desculpem, votação das propostas que lhes foram servidas, desculpem, apresentadas pelas chefias, desculpem, estruturas de coordenação.
Então, porque será que um professor empenhado, um indivíduo atento, informado e esclarecido, aceita ser usado por uma comunicação social empenhada em desvalorizar o sindicalismo de classe, e em amesquinhar a classe docente e a escola pública para todos, como no caso desta notícia do Diário Económico, ou no agendamento de um programa televisivo, em que ele participou, para o dia do fim do congresso da Fenprof?
É que sobre “teorias da conspiração” há mais quem veja tanto ou mais do que o P.Guinote.
De facto, agendar o Plano Inclinado para a noite do encerramento do X Congresso da Fenprof, quando podia ter sido passado na semana passada (por já estar gravado) ou na próxima e seguintes, revela alguma coincidência a que não será estranha a postura do pivot do programa e dos seus colaboradores residentes. O P.Guinote não terá culpa nenhuma de tal facto, mas lá que se pôs a jeito, não restam dúvidas.
Da mesma forma que se pôs a jeito quando permitiu que a jornalista do DE lhe atribui o mesmo estatuto de representatividade que é reconhecido aos secretários gerais da FENPROF e da FNE, na tal notícia do DE.
O narcisismo tem limites e, estou certo, o próprio P.Guinote é capaz de se sentir incomodado quando a voz que lhe é dada é comparada com o esforço reflexivo de mais de 800 colegas, que como ele trabalham diariamente nas escolas, são directores de turma, têm alunos do currículo regular, mas também com NEE’s, PCA’s, CEF’s, EFA’s, PIEF’s, CNO’s, horários de 35 e muitas mais horas na escola e, fazendo tudo isto, continuam a acreditar que em conjunto, debatendo, discutindo, “partindo pedra”, ouvindo outras experiências e tomando contacto com outras realidades, se acaba por tomar decisões mais acertadas e que servem melhor todos nós.
Há que ter a noção das realidades.
Algo que eu tenho.
O Francisco Santos não.
Atribui-me um protagonismo que eu próprio não assumo.
E para terminar, até em nome de uma coisa que por aí alegaram em comentários – a (des)onestidade intelectual -, todos ou quase sabem (e se não sabem podem perguntar a quem quiserem) que não sou eu a telefonar a ninguém para prestar declarações a jornais ou aparecer esporadicamente em programas televisivos.
Também não me parece que seja por eu ser um tipo todo giraço nos meus fracassado 98 quilos (almocei no Alcanena, devo estar novamente a bordejar a centena). Nem por eu debitar discursos recorrentes e desacreditados. Ou conspirativos.
Muito menos por eu, por mim só, conseguir fazer frente à Fenprof e ao ME de uma só vez.
Um conselho, meu caro Francisco (e outros na mesma linha): não temam nada. Isto são coisas passageiras, efémeras e há que saber lidar com elas. Não aspiro a tirar-vos o lugar, seja disputando-o nos sindicatos ou em organizações paralelas. Já me cansei de explicar que aos 45 anos não me apetece passar por aquilo que já aos 25 me entediava só de pensar.
Não sou um homem de organizações.
Sou um professor(zeco, raso, agora com os mesmos obstáculos à progressão do que antes por um triz, pois ia ficando com mais), que dá as suas aulas e agora está (pre)ocupado com os seus alunos que fazem prova de aferição daqui a pouco mais de uma semana porque combinámos objectivos (80% de sucesso era bom com 15 alunos de PCA) e há que trabalhar.
O resto é a espuma dos dias. Só isso.
Aquietai-vos que não vos invejo a cutelaria que, para mais, considero escassa.
Post scriptum: o Francisco Santos conseguiu escrever aquilo tudo sem (assumidamente) ter visto o programa. Aposto que estava a ver a bola.
Abril 25, 2010 at 3:39 pm
oh!Paulo tu não me digas que agora (também) estás na Programação, na SicNotícias… 🙂
então, pode-se ou não se pode, acumular? 😉
Abril 25, 2010 at 3:42 pm
O que respondi lá mais em baixo.
Eu proponho que seja feito um congresso a cada 7 dias.
Há mais povos oprimidos para se prestar homenagem.
Que tal uma homenagem ao povo oprimido da Coreia do Norte? Ouvi na TSF uma reportagem sobre o Mundial 2010 muito interessante.
Aqui vai ela:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1550683
Sensura das derrotas.
O Nuno Crato explicou tudo direitinho. O FSantos é um opinador de gravatas. 😆
Abril 25, 2010 at 3:43 pm
PG, a propósito da discussão de ontem à noite, cópia do meu último comentário:
Ivanova, a “terrível” Diz:
Abril 25, 2010 at 1:07 pm
#74
“Presunção e água benta” PG? Isso é o que mais há por aqui.
Como é duro, revoltante, ouvir as vozes dissonantes não é?
Um sentimento cuja dimensão é directamente proporcional à da fama que a exposição mediática lhe confere.
Pelas razões que bem sabemos, o PG vê-se hoje “transportado” para dimensões públicas a que a “simples” função de professor jamais o levaria. Mas esse novo estatuto de figura pública traz-lhe também mais responsabilidade. E a isenção é uma delas!
Ora, noto que no seu papel de moderação vai dando conta, umas vezes de forma mais subtil do que outras (por exemplo, passe em revista todos os comentários que fez neste post e medite criticamente no que disse), de uma certa escravização às conveniências, em desfavor do rigor, da objectividade e da isenção.
Já agora deixe-me alimentar a esteridade, que por vezes tanto gosta:
“Tanto azedume, tanta intensidade no desabafo faz-me pensar que não trabalha que a faça muito feliz.” – Digamos que uma sintaxe muito sui generis;
“Quanto ás questões que colocou sinto que terá as respostas preparadas.” – “ás”, de quê? De copas?
E já agora não mistures as coisas. “Terrível” é apenas um nick, nada mais do que isso.
Abril 25, 2010 at 3:45 pm
Até me tinha esquecido da peça do Diário Económico pois telefonaram-me um par de dias antes e eu nem sabia que tinha já saído.
Fui comprar.
Só tem duas passagens (reproduzidas com fidelidade) de uma conversa relativamente longa sobre vários aspectos de todo este problema.
Não conhecia a jornalista, com quem nunca contactara.
Como outras pessoas do meio, desconhecia alguns meandros mais específicos disto tudo.
A maior parte do que lhe disse até foi nesse registo, de aclaramento de certas especificidades da ADD e do ECD.
Abril 25, 2010 at 3:48 pm
A isso chama-se INVEJA!
Abril 25, 2010 at 3:50 pm
#3,
Anoto, pesaroso, as minhas falhas na escrita (o “ás” e a falta de uma ou duas palavras na outra frase).
Acontece, até a “esteridade”.
Não continuemos por esse caminho, muitas vezes explicado pela precipitação e cansaço.
Mea culpa.
Quanto ao resto, lamento mas discordo profundamente que eu deva torna-me uma espécie de veículo neutro das situações.
“Transportado” ou não, tenho a minha opinião, não abdicarei dela sempre que acho necessário.
Esse desejo de tornar este blogue e a minha intervenção como algo asséptico não terá satisfação num horizonte próximo ou remoto.
Quando eu prescindir de ter um “olhar” fecho isto.
Enquanto está aberto, o Umbigo aceita todos. Se há quem desgosta, lamento, mas não procuro unanimismos.
Essa sim, seria a via da “escravização” à actualidade.
Cumprimentos dominicais e, se me permite, olhe para o céu que está resplandecente de um intenso azul.
Abril 25, 2010 at 3:51 pm
O programa Plano Inclinado e a participação do P. Guinote foi, de há tempos para cá, um momento único de orgulho e de sentir que estão a dizer aquilo que sentimos!
Abril 25, 2010 at 3:52 pm
Paulo, quanto mais visibilidade mais ataques irás sofrer.
Mas nós estamos contigo.
Abril 25, 2010 at 3:56 pm
Restaurante “A Catedral”
Pratos do dia:
Intrujões à moda da Casa
Bacanal à Zé do Apito
Abril 25, 2010 at 3:56 pm
Ao que as pessoas se prestam…
Força Paulo!
Abril 25, 2010 at 4:01 pm
A mim parece-me que toda esta discussão, mais os remoques por vezes desagradáveis de parte a parte, têm uma questão por detrás que é esta:
Até que ponto a FENPROF é efectivamente controlada pelo PCP?
Se no SPRC há um claro predomínio e influência dirigentes que são militantes do PCP, já as direcções dos dois maiores sindicatos que compõem a federação – SPGL e SPN – não são afectas a este partido. Fará sentido encarar a FENPROF como correia de transmissão do PCP? E em caso afirmativo, isso deve-se sobretudo à acção de uns ou à omissão de outros?
E se toda a gente sabe que o Mário Nogueira é militante do PCP – o próprio não o esconde e assume-o publicamente com orgulho – já das militâncias de outros dirigentes noutros partidos nada sabemos…
Abril 25, 2010 at 4:03 pm
#11
Alguns abandonaram o PCP por ter sido prestado apoio ao MN e detrimento da Manuela Mendonça.
Queres nomes?
Abril 25, 2010 at 4:04 pm
Já agora
http://diario.iol.pt/politica/professores-spn-sindicados-dos-professores-do-norte-sindicalistas-pcp-educacao/1035846-4072.html
Abril 25, 2010 at 4:05 pm
O Francisco Santos (que não sei quem é) deveria saber q nem o Paulo sabia qual seria o agendamento da emissão, recordo-me q o disse aqui quando foi ao PI, por isso mesmo eu estive a ver o dito programa no sábado anterior, sem q o Paulo aparecesse e ontem (infelizmente) não vi.
Mas isso deveria interessar muito pouco aos sindicatos, não seria uma só pessoa q iria por eu causa “o trabalho reflexivo” dos sindicalistas, há espaço, neste mundo para a reflexão de quem quer q seja.
Não haverá algum receio, por parte dos representantes da classe, das posições e das reflexões do Paulo? Mas q diabo, qual é a causa do receio? O Paulo vai formar algum sindicato? É q se for, inscrever-me-ei!
Abril 25, 2010 at 4:06 pm
#6
Ora muito bem!
Então aceite este modesto conselho: Aceite a diversidade de opinião; não alimenta a critica estéril.
Erros todos cometemos. Mas quando em vez de se promover a discussão salutar, apresentado argumentos sólidos e honestos, se passa ao ataque centrando nos erros linguísticos perde valor a discusssão e o que fica a nu é a precariedade intelectual.
Não concorda?
Abril 25, 2010 at 4:08 pm
Irra, é preciso ter paciência para sustentar um blog!
Abril 25, 2010 at 4:14 pm
Mas desde quando o Paulo não aceita a diversidade de opiniões?
Ele tem a dele e defende-a com unhas e dentes. Ora isto é salutar e nós não somos uns cordeirinhos do que o Paulo escreve.
Eu estou sindicalizado e não tenho medo que o Paulo acupe (preencha) uma grande espaço vazio, entre os sindicatos, ministério e até a própria sociedade.
Quantos aos erros não daria esse nome mas sim gralhas.
Quando estamos a escrever no computador não temos tempo reler e de corrigir, porque o instante de resposta é efémero.
Abril 25, 2010 at 4:14 pm
#12:
Tudo bem.
O que eu pergunto é apenas isto: Se as direcções dos dois maiores sindicatos da FENPROF não estão alinhadas com o PCP, havendo mesmo casos de pessoas que abandonaram o partido mas continuaram no sindicato, como referes, como é que podemos dizer que a FENPROF é controlada pelo PCP?
Eu não sou sindicalista nem militante de qualquer partido. O meu interesse nestas questões é o de um professor que acredita na importância da acção sindical em defesa dos interesses da classe e que não esconde alguma perplexidade com a evolução recente da situação político-sindical.
Ah, e que não costuma satisfazer-se com soluções simplistas e maniqueístas…
Abril 25, 2010 at 4:15 pm
Dizer que o Plano Inclinado de ontem foi agendado devido à realização do congresso não é teoria da conspiração?
É que sendo assim , mantenho a minha de que foi agendado para ontem devido ao jogo do Benfica 🙂 🙂
Abril 25, 2010 at 4:16 pm
#16
E sobretudo muitaaaaa calmaaaa.
Abril 25, 2010 at 4:17 pm
Os cães ladram e a caravana de Umbiguistas passa 🙂
Abril 25, 2010 at 4:18 pm
#18
O estudo medianamente atento do seu discurso revela que nem sequer acredita no que está a dizer.
Abril 25, 2010 at 4:18 pm
# 17
Concordo. Um apelo então a que não se critiquem as gralhas. Sejamos tolerantes.
Abril 25, 2010 at 4:20 pm
#19
Eu vi logo q o sporting é q estava por detrás disto tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Abril 25, 2010 at 4:21 pm
É fenomenal como alguns (como o nosso ÉfeJota) conseguem atribuir mais valor a algo que à partida nem é cotável. Um “programinha” a dar a em pleno horário nobre num canal meramente informativo privado, por cabo, tem este valor?
Bem… é um pouco como negociar com marroquinos. Sobrevaloriza-se para permitir que o cliente regateie. Se não o fizer é porque a mercadoria não vale um tostão. Deve ser por aqui. Já tinha denotado algum de árabe sunita na tês do ÉfeJota, mas nunca pensei que radical/ extremista.
Abril 25, 2010 at 4:21 pm
* pensei que fosse…
Abril 25, 2010 at 4:23 pm
#24
O SCP está atrás de tudo menos disto!
Abril 25, 2010 at 4:25 pm
Para mim estão a criar um falso problema no agendamento da programa.
Hoje é fácil de gravar, além disso ele vai ser repetido, novamente, na 2ª feira, pelas 13:00 Horas.
Abril 25, 2010 at 4:25 pm
#15,
Argumento aceito.
Pedradas, nem por isso.
Se reler as suas intervenções, notará o tom de imensa superioridade que arvora, sendo apenas estranho que se refugie num anonimato (que é legítimo, note-se) que nos impede de perceber se aquilo a que alude tem alguma sustentação ou não passa de uma cortina de metralha.
Confronte, sobre o tema Luís do Carmo/Fitares, o que escrevi e o que escreveu e notará que o argumento da suprema autoridade e a crítica à “precariedade intelectual” está do seu lado.
Mas, infelizmente, nada sabemos sobre a sua aparente superioridade intelectual (ou outra) seja em que matéria for…
Abril 25, 2010 at 4:28 pm
http://pt-br.facebook.com/pages/Lili-Ivanova/19906663739
Abril 25, 2010 at 4:28 pm
Será a Ivanova???
Abril 25, 2010 at 4:29 pm
#30
?
Abril 25, 2010 at 4:33 pm
#22:
Sou homem de poucas crenças.
Dúvidas, tenho muitas.
Abril 25, 2010 at 4:35 pm
As minhas desculpas por responder aqui a um cidadão que teve a gentileza de me remeter citações de um sindicalista da fenprof nos comentários do post “Só uma dúvida” de 24 de Abril, que só agora vi.
Caro citizen, a interposta pessoa,
Repito, com ainda maior veemência:
Para a fenprof, como para a inefável milú, contratados não são professores.
Não foi a fenprof, e a fne, passe o pleonasmo, que negociaram, ao longo dos tempos, os vários ECD?
Ora bem:
Onde ou em que situação uma das duas agremiações se insurgiu publicamente sobre a escandalosa diferença salarial entre contratados e professores de carreia?
Onde ou em que situação elevaram a voz contra a não abrangência dos contratados pela redução da componente lectiva por via de um normativo menor iníquo?
Onde e em que situação se fizeram ouvir sobre a definição das tarefas que devem ser ou não atribuídas aos contratados?
Onde e em que situação quiseram clarificar em que parte da componente laboral os contratados são abrangidos pelo Código do Trabalho e em que parte estão submetidos ao ECD?
Onde e em que situação quiseram esclarecer a legalidade de lhes ser aplicado o estatuto de uma carreira que não integram?
Onde e em que situação ergueram a voz sobre a avaliação dos contratados?
Em contrapartida, não foram estas agremiações que se empenharam para que os contratados fossem impedidos de concorrer a cargos de representação na escola, quando os havia efectivamente? Acaso se recordam que por via do vosso empenho, competia aos contratados o dever de votar, mas era-lhes vedado o direito de ser eleito? Neste particular, tiveram algum pejo em borrifar-se de alto para a CRP?
Mais recentemente, o que fizeram ou disseram sobre a aplicação de parâmetros de avaliação exactamente iguais para professores dos quadros e contratados? Ocorreu-lhes reflectir sobre o desgaste que sofrem contratados ao ser avaliados anualmente nos exactos moldes que os professores de carreira o são de dois em dois anos?
Disseram alguma coisa no primeiro ano de implementação dessa fraude que é o sistema de avaliação ainda em curso?
Disseram alguma coisa sobre a avaliação em curso no presente ano lectivo?
Pois é, caros sindicalistas, o vosso papel social está a afundar-se com a rapidez dos fundamentos ideológicos que lhe dão corpo.
Mas a vossa acção está a assumir contornos de perversidade e de prejuízo claro para todos os professores. É que, ignorando os contratados, legitimaram a aplicação de medidas similares a todos os professores, que só agora começam a tomar consciência do logro em que form enlameados.
Nenhum contratado consciente do seu papel pode, em circunstância nenhuma, confiar na fenprof ou na fne.
A hora, caros senhores, não é de ‘luta’, essa palavrinha mágica que tresanda a passadismo. A hora é, sim, de lobbying, de esclarecimento da opinião pública e de mostrar ao ME que as medidas avulsas e inadequadas que atiram sobre crianças e jovens, divulgadas naquela linguagem cifrada que só os mui iluminados eduqueses descodificam, trouxe não mais do que analfabetismo. Um analfabetismo que nos remete para os confins dos países de terceiro mundo.
Tudo com a habitual complacência dos que se dizem representar os professores. Muito poucos, direi eu!
Abril 25, 2010 at 4:35 pm
Ena o que para aqui vai: mais uma teoria da conspiração…
Esse sr. Santos não sabe que se pode gravar um programa, que ainda por cima dá de madrugada outra vez , para os insones e repete , creio que na manhã seguinte???
Enfim… Importante: parabéns, paulo, gostei de o ouvir… e ver!!!
Abraço.
Abril 25, 2010 at 4:38 pm
#29.
He, he, he. De repente fez-me lembrar aquela canção do Jorge Palma: “Deixa-me rir”.
Refugio-me no anonimato? Mas o seu blog é só para os seus amigos? Eu não conheço, nem prentendo conhecer nenhum dos comentaristas. Apenas pensei que este era um espaço aberto, livre, democrático, onde cada um podia expressar a sua opinião e, se fosse caso disso, criticar o “dono” do espaço.
Se calhar enganei-me. Se calhar a lógica que lhe subjaz é qualquer coisa do tipo “a bola é minha”.
Abril 25, 2010 at 4:41 pm
#36,
Nota-se que a tenho limitado imenso.
E fui…
Abril 25, 2010 at 4:43 pm
#36
Qual o nome do seu blogue ?
Lá a bola não é sua ?
Abril 25, 2010 at 4:45 pm
Mais uma Maria Campos? 🙂
Abril 25, 2010 at 4:46 pm
Paulo Guinote,
Tem algum link para o Plano Inclinado de 6ª? Agradecida.
Abril 25, 2010 at 4:49 pm
#38
Não tenho blog, nem preciso.
Vou estando por aqui e por ali, enquanto o “lápiz azul” permitir.
Abril 25, 2010 at 4:53 pm
#38 Boa!
Diga-nos o nome do seu blogue que estamos todos curiosos.
Lembre-se da data que hoje se comemora… e aproveite o Sol, vai-lhe fazer bem, cara Ivanova!
Abril 25, 2010 at 4:55 pm
#41,
Só uma questão: já pertenceu à nobreza de Carrabás?
Abril 25, 2010 at 4:56 pm
tt
O video até ao momento ainda não esta disponível no site da SIC.
Amanhã às 13h repete na integra.
Abril 25, 2010 at 4:59 pm
Não sei se cara ou barata mas que uma bestia é, lá isso…
Abril 25, 2010 at 4:59 pm
Mais precisamente às 13 h e 5 min.
Abril 25, 2010 at 5:02 pm
Não vale a pena o esforço, Paulo.
Esta gente não percebe a independência, a isenção, a leveza do Ser.
Para eles, tudo tem uma intenção, uma agenda oculta (ou não), de ganho: poder e/ou dinheiro.
Para eles, tudo são oportunidades para obter uma, ou as duas coisas: poder e dinheiro.
O dinheiro é o deus deles. O poder é o meio de chegar mais rapidamente ao dinheiro disponível e, ainda mais importante, de impedirem os outros de obter algum desse dinheiro.
O resto… é inveja. Inveja da liberdade para falar, para escolher, para dizer a verdade mesmo quando ela é politicamente inconveniente.
Não dê qualquer espaço a esses tipos aqui, porque – meu caro -, como diz o povo na sua secular sabedoria, nunca o invejoso medrou, nem quem ao pé dele morou. 😉
Abril 25, 2010 at 5:04 pm
“Lápis azul”?!!!
Até lhe fica mal, se é coisa que o PG prima é exactamente por dar voz a TODOS. Nunca lhe conheci esses gostos salazarentos.
Olhe-se ao espelho, não tente ver nos outros, o que gosta (ou gostava) de poder fazer…
Abril 25, 2010 at 5:06 pm
Não Paulo, tem tudo menos de nobreza!
Abril 25, 2010 at 5:09 pm
Vou gravar para ver à noite. Obrigada.
Abril 25, 2010 at 5:16 pm
47#”Não dê qualquer espaço a esses tipos aqui”
O espaço deles aqui tem sido precisamente o fermento do blog…
Este é um espaço onde aparecem as opiniões mais diversas. A sua grande riqueza é a persistência do seu autor em divulgar um olhar critico sobre o panorama da educação em Portugal.
O debate tem sido limitado pelos poderes instalados ME e Sindicatos. O Paulo tem sido a voz que incomoda porque dá voz ao que muitos de nós sentimos.
Abril 25, 2010 at 5:21 pm
#51.
Não consegui ser explícito.
Quando escrevo “Não dê qualquer espaço a esses tipos aqui”, refiro-me a espaço nobre, publicado.
Acho muito bem que lhes seja permitido virem aqui (aqui, à caixa de comentários) dizer o que pensam. Este é o espaço de discussão por excelência.
Capisce?
Abril 25, 2010 at 5:22 pm
#44
Obgda, não sabia como vê-lo, até porque não consigo ver os videos da sic, na net.
Abril 25, 2010 at 5:23 pm
Não vou comentar a teoria da conspiração dele. É uma perda de tempo e não estou para isso. Não vale a pena. Estou farto de merd@ sindicalista. Tenho 2 na escola, 1 nada faz e o outro só aparece quando tem algo para se evidenciar ou ganhar e ainda por cima é o presidente do Conselho Geral….
Abril 25, 2010 at 5:33 pm
O Paulo Guinote é terrível 🙂 consegue subornar as TVs para passarem os programas à hora que ele quer 🙂
Aquele provérbio do #47 é muito pertinente.
Abril 25, 2010 at 5:42 pm
O Francisco Santos já foi convidado N vezes para o Plano Inclinado mas declinou sempre os convites por considerar que os outros convidados não têm a sua estatura intelectual 😆 depois tem estas crises de raiva, inveja e coiso 😆
Abril 25, 2010 at 5:50 pm
Olá Paulo,
Vi hoje o Plano Inclinado, que gravei ontem, e queria só dizer-lhe que gostei muito de o ouvir. Falo como ex-professora que desistiu de tentar e como mãe preocupada com o caminho que as coisas continuam a levar. Desde que abandonei o ensino, nada melhorou, antes pelo contrário.
Obrigada pelas suas palavras esclarecedoras. Já cansa ouvir tanta gente a mentir, dizendo que está tudo bem com o sistema, incluindo, muitas vezes, os próprios professores. “Eu cá resolvo tudo muito bem, aquele colega é que não sabe gerir os conflitos e motivar os alunos”.
Agradeço-lhe tudo o que puder fazer para desmistificar essa “Perfeição Podre” que só prejudica quem vai à escola para aprender.
Obrigada
Isabel
Abril 25, 2010 at 5:53 pm
Poequê essa altivez, essa auto-suficiência e essa mesquinhez de agenda escondida? Este blog parece a tua Assembleia Nacional! Mais humildade e sentido das responsabilidades só te credibilizariam Paulo.Ou julgas tu que não estás a ser utilizado por quem pelos professores só sentem desprezo? que disseste tu de novo? O que o economista doido queria ouvir? Pensa nisso e recicla-te.
Abril 25, 2010 at 5:55 pm
Última obra de Francisco Santos (ainda no prelo 😆 ):
“Exploração do narcisismo individualista, ao serviço de uma estratégia sindical, ao qual pessoas inteligentes, reflexivas e informadas (como devem ser todos os professores) não podem nem devem sujeitar-se” 😆
Abril 25, 2010 at 6:06 pm
#58 Carlos Marques
ehehehehe, olha para mim. Eu sou o principal instigador do que o Paulo diz e fala na TV e rádio. Sou bloquista e , coiso e tal, “compro” o Paulo e utilizo-o a meu belo prazer.
O sr. deve estar a fazer uma desgraçada confusão entre as vanguardas revolucionárias, o desfraldar a velas, os educadores da classe operária e qualquer coisa , tipo PCP, ISCTE, Eduquês e por aí fora. Já deve estar habituado a esses meandros de influências e contra Influência e coiso e tal.
Olhe, nem conheço o Paulo…
Passe bem, e vá ler alguma coisa sobre teorias da conspiração, há muiota coisa no you tube, umas coisas sobre clube de bilderberg, maçonaria, coiso e tal e apanha tudo…se é pago para aqui aparecer apresente o recibo ver. azul, ou amerelo de cabeça rachhada. É consigo, mas não insulte a inteligência de mais nibnguém.
Um bom dia da liberdade.- deveria de estar em letras grande mas a liberdade foice—ups, foi-se….
Abril 25, 2010 at 6:07 pm
Naquela hora não havia mais nenhum canal de TV disponível!
VIVA A SOCIEDADE DA (DES)INFORMAÇÃO
Abril 25, 2010 at 6:29 pm
Há sempre um chato(a) para desviar as atenções daquilo que é importante. Será sempre o mesmo?
Se não houver “tricas” inventam-nas!
Força Paulo, força sindicatos! Tudo unido para virar a educação para o caminho certo!
Abril 25, 2010 at 6:38 pm
Fui ler o texto do sindicalista Francisco Santos, que me provocou uma enorme urticária intelectual. Não, meu caro, não é porque contenha algo de intelectualmente estimulante, não. É porque revela um convencimento da importância da estrutura sindical à qual pertence, que não tem qualquer correspondência com a realidade da 2ª década do Séc. XXI.
Vejamos: A tese do referido sindicalista é que Paulo Guinote devia ter declinado participar no Plano Inclinado para não ofuscar a festa da fenprof. Ridículo!
O senhor não pensou, por um momento que fosse, que quem escolhe os alinhamentos escolhe-os de acordo com as espectáveis audiências e que, por isso, compete, não a Paulo Guinote, mas à fenprof, reflectir sobre a sua cada vez maior irrelevância mediática.
800 sindicalistas amestrados nunca serão, em perte nenhuma do mundo, tão ouvidos, como uma qualquer mente livre e independente!
Comecem a habituar-se!
Abril 25, 2010 at 6:38 pm
Ena! ena! tanta gente assanhada que por aqui anda! Não vi o Plano Inclinado, com pena minha, porque cedi o ecrã a quem aqui queria ver o Benfica, mas desespero que aqui anda, deve ter sido extraordinário. Amanhã não perco e, parabéns, desde já.
Abril 25, 2010 at 6:38 pm
Curiosidade…
O Carlos Marques e a Ivanova são militantes do PCP?
Num país democrático pode-se dizer o que se pensa na televisão sem ser insultado por outros cidadãos?
Quem tem medo do “lobo mau”?
😦
Fui!
Abril 25, 2010 at 6:39 pm
…mas pelo desespero…
Abril 25, 2010 at 6:44 pm
Caro Dr. Paulo Guinote
Bem haja
Se existiu momento em que registei uma identificação quase perfeita com as ideias do Dr. Paulo Guinote, foram precisamente as declarações realizadas no Plano Inclinado. Saúdo esta nova atitude.
De facto, foi muito importante ouvir alguém que faz da Escola o seu dia-a-dia, para melhor entender a amplitude do desfasamento entre os pseudo-defensores dos Professores (linha Nogueirista) e os docentes.
Abril 25, 2010 at 6:56 pm
Olá Xibanga!
Bons olhos te vejam neste espaço 🙂
Abril 25, 2010 at 7:00 pm
Esse colega, Francisco Santos, pode espernear à vontade, que por cima de uma coisa não passa: O Paulo Guinote disse ontem na televisão o que vai na alma de milhares de professores. Coisa que ele, Francisco Santos, e a Fenprof pelos vistos já não conseguem fazer, porque andam entretidos com “trabalho reflexivo” que há-de produzir “decisões mais acertadas e que servem melhor todos nós”.
Só por esta expressão já se vê o totalitarismo que vai naquelas cabeças: eles é que decidem o que é melhor para nós.
Há pessoas não têm a mínima noção do ridículo e ainda não perceberam que o Muro de Berlim que existe na educação já devia ter sido desmantelado há muito tempo.
Guinote, não perca muito tempo com coisas destas, nem dê importância ao que essas pessoas dizem. Os cães ladram e a caravana passa.
Abril 25, 2010 at 7:01 pm
Passados 36 anos do 25 A ainda estamos neste pântano merdocrático?
Podemos agradecer a todos os que colonizaram o Estado com os seus comissários amestrados ao longo destes anos, a começar pelo PCP e PS.
A encenação sórdida do portugal dos pequeninos de Salazar foi substituída por um espectáculo decadente de marionetas ligadas aos partidos e aos sindicatos pelos fios da obediência e da mediocridade.
Tal como no tempo de Salazar, se aparece alguém a dizer que “o rei vai nu”, logo lhe imputam algum interesse obscuro ou demoníaco.
É demencial este tipo de pensamento salazarista que ainda sobrevive e prevalece, sobretudo, nos meios da uma certa “esquerda” preguiçosa e lobotomizada.
Abril 25, 2010 at 7:11 pm
#70:
O que nos vale é a direita, dinâmica, arejada e práfrentex!
E nada saudosista e muito menos salazarista…
Abril 25, 2010 at 7:18 pm
Entre salazarentos e estalinistas, este país fede. Hoje comemora-se a Liberdade, mas muita gente não faz ideia do que seja. É incrível o que as cabecitas dos idiotnics inventam para tentar descridibilizar o Paulo. Escreveu uma Ivanova, mais acima:
“Pelas razões que bem sabemos, o PG vê-se hoje “transportado” para dimensões públicas a que a “simples” função de professor jamais o levaria.”
As “razões que bem sabemos” são as únicas que, num país normal e desenvolvido, deveriam permitir a um cidadão ser “transportado”: a inteligência, a sabedoria, a sensatez, a experiência, e uma noção exacta do que é a LIBERDADE.
Há planos ocultos? Há algum partido disposto a “transportar” o Paulo? Se for verdade, se alguém souber qual é esse partido, é favor dizer, para eu votar nele.
Abril 25, 2010 at 7:19 pm
Xibangaaaa!
Então por cá?
Não celebra o 25?
Abril 25, 2010 at 7:23 pm
O Xibanga voltou. Estou desconfiado.
Abril 25, 2010 at 7:24 pm
Quando alguns comentadores aparecem, é sempre bom sinal…
Desde ontem voltaram alguns a passar por aqui.
Abril 25, 2010 at 7:26 pm
Olinda Reb e outros andei a pesquisar sobre dormidas e acrescentei mais ao cardápio..é favor ver….
http://bulimunda.wordpress.com/2010/04/23/jantar-umbiguista-8-de-maio-em-braga-pelas-19-30-confirmar-ate-ao-dia-6-de-maio/
Abril 25, 2010 at 7:32 pm
Eu li um bocado (até conseguir…) daquilo que o outro escreveu… Fico sempre abismado com o vocabulário: que maravilha, que lucidez…
Abril 25, 2010 at 7:34 pm
O mais corrosivo de todos os ácidos é o silêncio
Frangias, Andreas
Abril 25, 2010 at 7:37 pm
Widely-cited research by Kamstra et al. (2003) argues that changes in mood resulting from Seasonal Affective Disorder (SAD) drive changes in investor risk aversion and cause seasonal patterns in aggregate stock returns around the world. In this paper we reexamine the so-called SAD effect by replicating and extending Kamstra et al. (2003). We study the psychological underpinnings of the SAD hypothesis and show that the time-series predictions of the SAD model do not correspond to the seasonal patterns in depression found in the general population. We also investigate the cross-sectional prediction that SAD has a greater effect on stock markets in countries where SAD is more prevalent and find no relation between the prevalence of SAD and stock returns. Finally, we document that the SAD effect is mechanically driven by an overlapping dummy-variable specification and higher returns around the turn of the year.
Patrick J. Kelly and Felix Meschke
Abril 25, 2010 at 7:37 pm
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/25/frases-sabias/
Abril 25, 2010 at 7:38 pm
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/25/tom-waits-waltzing-matilda-live-1977-soberbo/
Abril 25, 2010 at 7:38 pm
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/23/domingo/
Abril 25, 2010 at 7:41 pm
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/23/zeca-afonso-sempre-para-mim-juntamente-com-o-salgueiro-maia-as-duas-grandes-figuras-do-25-abril/
Abril 25, 2010 at 7:41 pm
Lendo o post do Francisco Santos na íntegra, o que se encontra é uma crítica, com exemplos, ao “oportunismo da comunicação social na exploração do narcisismo individualista, ao serviço de uma estratégia anti-sindical, ao qual pessoas inteligentes, reflexivas e informadas (como devem ser todos os professores) não podem nem devem sujeitar-se”.
Nos exemplos apresentados, o Francisco Santos referiu o PG para ilustrar com uma situação recente e conferiu-lhe assim uma importância conjuntural que este logo explorou, tentando “desancar” o atrevido.
É que o PG não está esquecido do que lhe sucedeu na semana passada quando foi buscar lã e acabou tosquiado:
http://fjsantos.wordpress.com/2010/04/17/omissoes-do-estoriador/
E como não é pessoa para guardar ressentimentos, nem tem “arqui-inimigos de estimação”, lá vai mais um post de ataque pessoal.
Abril 25, 2010 at 7:44 pm
#71
Quem tem mandado na educação ao longo dos últimos 36 anos? Para não irmos a outros planos.
Se o AD descobrir alguém que tenha passado pelo ME com ideias e propostas de “direita” diga.
Se estamos como estamos na educação, de quem acha que é a responsabilidade?
Quem foi a grande responsável pelo golpe de misericórdia na destruição da autoridade dos docentes e pela introdução de normas e estatutos que consagraram a inimputabilidade dos alunos e elevaram os EE a um papel abusivo?
Ana Benavente: conhecida sindicalista e pessoa de fino recorte progressista que engoliu todos aqueles santos que a esquerda tanto venera.
A escola nunca mais voltou a ser a mesma, com a benção dos sindicatos monopolizados pelo PS e PCP.
Onde está então a influência da direita no rumo que a escola tomou nestes 36 anos?
A direita não existe em portugal pela simples razão de que a esquerda adaptou e modernizou os métodos salazaristas aos seus propósitos de conquista e domínio absoluto do Estado. No que foi bem sucedida.
Para além da esquerda, apenas temos um sistema económico que funciona na base dos acordos mafiosos com as forças político-sindicais, sem qualquer vestígio claro e inequívoco de uma direita ideológica. O CDS? Não brinque com coisas sérias.
O resto é conversa da treta para ignorantes e fiéis da Igreja da Esquerda.
Abril 25, 2010 at 7:46 pm
#84 silenteduck
Já que ninguém faz um jantar Umbiguista em Marrocos city….terei de ser eu a organizar?
Digam como se faz e o momento mais adequado de modo a que TODOS possam estar presentes.
Abril 25, 2010 at 7:48 pm
#85 h5n1
Como Bloquista subscrevo na integra.
Abril 25, 2010 at 7:49 pm
´Ficou explicada a teoria da conspiração.
O Paulo combinou com o Crespo que o programa passaria na noite de encerramento do congresso da Fenprof.
Como é que não nos tínhamos lembrado disso??
O que muito tenho estranhado ultimamente é que os que por aqui passam para desdenhar deixaram de ser os Xuxalistas Socretinos para serem os colegas da Fenprof!!
A única “união” que aceitam é a concordância com as suas políticas.
Bolas!
Abril 25, 2010 at 7:52 pm
#84,
Já percebi que pertence à escola que procede à reescrita da História conforme as conveniências.
Afinal está mais perto daqueloutro que critica do que poderia parecer.
😆
Arqui-inimigos?
O Francisco?
Mais simples seria perguntar-lhe se o trato como tal.
A sério.
Pergunte-lhe pessoalmente ou por mail, em privado, e acabará muito surpreendido.
A menos que já o saiba e apenas esteja a ser “intelectualmente desonesto”.
Abril 25, 2010 at 7:53 pm
Tollwut
Podes contar comigo para ajudar!
67#”entender a amplitude do desfasamento entre os pseudo-defensores dos Professores (linha Nogueirista) e os docentes.”
Pessoalmente tenho as minhas criticas à Frenprof, mas admito que sem essa força sindical ainda estaríamos pior.
A união entre os professores assusta o actual poder PS. Alguns teriam que perder regalias, e os escolhidos foram: professores, enfermeiros, funcionários públicos em geral entre outros.
Abril 25, 2010 at 7:56 pm
#58
“Economista doido”?
Excelente forma de analisar de modo não altivo alguém que serve para postar e divulgar textos quando o seu alvo é o Sócrates.
Eu a ser usado por quem não sei quê?
Se quiseres posso sempre dar-te exemplos de outras tentativas de “utilização” e aliciamento.
Será que a zanga é eu não as aceitar, nem mesmo à distância, quanto mais de perto?
Abril 25, 2010 at 7:57 pm
H5n1 e os governos PSd não contam? Quanto a muita coisa que dizes até terás razão mas não foi só o PS a passar pelo governo nestes 36 anos…pelo menos 15 anos foram Psd e Cds…
Sim eu sei defendes o cheque ensino , a eliminação da escolaridade obrigatória e a diferenciação do ensino profissional desde o primário mas resolveria isso todos os problemas..?
Já sei defendes também o método usado no Admirável Mundo Novo …H5n1 escreves bem, dominas a escrita “eduquesa” mas evidenciar o mal per si não é sinónimo de o resolver..eu sou um mero zeco que escreve razoavelmente e pensa um pouco..desconfio sempre das grandes intelligentias…a história prova-nos que as mesmas nos levaram a buracos sem fundo…
Enfim enquanto falamos a máquina trituradora avança ….in the end restará apenas uma amálgama do nosso eterno vazio…
Abril 25, 2010 at 7:58 pm
“A liberdade de voto existente no congresso (FENPROF) permitiu que na votação de uma moção pedindo a libertação dos presos saharauís em greve de fome não tivesse havido unanimidade”.
Isto é o mesmo que dizer que no Concílio do Vaticano não existindo unanimidade sobre a condenação dos padres pedófilos, confirmaria a liberdade de opinião e o progressismo dentro da Igreja Católica Apostólica Romana!!
Isto é uma anedota.
Quem pode levar a sério um padre destes que prega sermões a quem não se identifica com a Igreja e que supostamente faz o jogo do diabo??
Só falta pedir a intervenção do Santo Ofício!
Abril 25, 2010 at 7:59 pm
http://www.ustream.tv/recorded/4957497
Abril 25, 2010 at 7:59 pm
A new study by Gunnar Morken, MD, of the Norwegian University of Science and Technology in Trondheim has shown that seasonal variations play a much larger role in human behavior and mood than was previously realized.
Most of the attention up to now has been focussed on Seasonal Affective Disorder (SAD). This malady affects a great number of people, primarily younger women, causing them to become more depressed during winter months than in summer.
However, in an article in the May issue of Psychiatric Times, Morken shows that SAD is only the tip of the iceberg and that season plays an important role in many other psychological problems as well. For example Spring seems to be the trigger for episodes of bipolar disorder (manic depression).
Most researchers have pointed to the changes in temperature and light as the triggers for SAD but Dr Morken believes that disturbances in the sleep-wake rhythm may cause these seasonal peaks, not only for SAD but for other disorders as well. The rapidly changing length of day around the equinoxes might disturb the circadian and sleep-wake rhythms and change mood and activity in vulnerable individuals.
Violence and suicides, too, seem to have seasonal patterns. Studies in Finland have shown that the murder rate goes up in Summer. Other studies have shown that the number of assaults and rapes also go up during the warmer months.
Geographic location may also influence anti-social behavior. In southern parts of the northern hemisphere, higher temperatures are associated with greater risk of violent behavior. In northern climates, the time after the equinoxes, especially in spring, are high-risk periods. In all studies, winter is a low-risk period.
Uplift Program
Abril 25, 2010 at 8:00 pm
Perguntinha. “Narciso” não é o tipo das (….) barbas que «esteve» de presidente do SPGL!?
De Filosofia?
(excitadíssimo com os tais cento e tal pontos de “tritolé”!? …)
Abril 25, 2010 at 8:00 pm
Toll lá para meados de Julho entre 15 e 20 não?
Abril 25, 2010 at 8:01 pm
Digam-me uma coisa, colegas da Fenprof: quem são os vossos principais inimigos: os do ME ou os do Umbigo, com o Paulo à cabeça?
Abril 25, 2010 at 8:02 pm
#95, António, já viste isto?
Tu, que és um homem de bom senso, achas bem estes ataques desesperados??
Abril 25, 2010 at 8:05 pm
Reb vê no post do jantar as novidades sobe dormidas…
A resposta reb é que nem eles sabem …a verdade é que hoje em dia ninguém sabe porque existe nem para que existe..apenas existe…disfarça essa mera existência com o trabalho, o sucesso, os objectivos os amanhã que cantam, a soberba e pouco mais…
A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído»
Albert Schweitzer
Abril 25, 2010 at 8:08 pm
#99 reb
Divirto-me à brava com toda esta disussão. Pois tão exaltado – logo, capaz de menos discernimento – me parece Francisco Santos, como os que o pretendem rebater.
Ainda jovem, em Luanda, parecia-me que era nos Euquinócios que a paciência “em geral” se esgotava mais rapidamente, ao ponto de notar mais acidentes automóveis nestas ocasiões. Fiz uma pesquisa no google e encontrei os dois artigos que incluí como comentários neste post.
Mas isto dever-se-á certamente à minha permeabilidade a todas as teorias da conspiração 🙂
Abril 25, 2010 at 8:10 pm
Muitos nervos à flor da pele…
Abril 25, 2010 at 8:10 pm
93 #
“A liberdade de voto existente no congresso (FENPROF) permitiu que na votação de uma moção pedindo a libertação dos presos saharauís em greve de fome não tivesse havido unanimidade”.
É mesmo para isto que os congressos da Fenprof servem. Há sempre uma causa pronta a ser “votada”. Por mera coincidência são sempre as causas defendidas pelo PCP. Ele há cada coincidência…
Abril 25, 2010 at 8:11 pm
«A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído»
Albert Schweitzer
É esse o problema.
Abril 25, 2010 at 8:11 pm
#97 silenteduck
OK,
Partimos desse dia 15 a 20 de Julho. Diz-me depois como se faz.
O Coeh ajuda-me.
Paulo, não marque nenhum plano inclinado para esse dia, pode ser uma teoria da conspiração, num jantar com o Mário Crespo.
A propósito não se poderia convidar o Homem?
Abril 25, 2010 at 8:13 pm
O silentduck escreveu (100):
” a verdade é que hoje em dia ninguém sabe porque existe nem para que existe”
Eu, para tornar a frase numa verdade ainda maior, retiraria o “hoje em dia”…
Resto de bom fim de semana:
Abril 25, 2010 at 8:14 pm
Tollwut e Coeh, gosto dessa ideia 🙂
Abril 25, 2010 at 8:15 pm
Há uns tempos atrás falou-se em Junho no Algarve …
Junho ou Julho?
Abril 25, 2010 at 8:15 pm
Fala com a Olinda Toll ela é a grande expert nessa área…se for nessa altura devo poder ir…a partir de 24 vou de férias…Pena não poderes vir cá acima Toll mas entendo são 600 km…
Abril 25, 2010 at 8:15 pm
#89
“Arqui-inimigos?”
A expressão é forte e caricatural, dentro dos parâmetros umbiguistas. Mas para quem passou dois dias a destilar veneno sobre uma série de pessoas e para quem faz uma marcação cerrada a essas e a outras, com recurso a caneladas e golpes que nem o CR9 alguma vez sofreu, falar de adversários seria demasiado suave.
“A menos que já o saiba e apenas esteja a ser “intelectualmente desonesto”.”
Intelectualmente desonesto é quem usa expressões fora do contexto e atribui a outros afirmações que estes nunca proferiram.
A acusação que lhe fiz foi relativa a duas frases em que revelou um posicionamento corporativo sobre a profissão docente.
Se me desmentir com argumentos, tudo bem.
Com insinuações, lastimo e até tenho pena.
Abril 25, 2010 at 8:16 pm
Mas podes contar com a minha ajuda também…
Abril 25, 2010 at 8:16 pm
#107 Olinda
Pois,eu tb gosto da ideia.
Fica marcado?
Já agora convida.se o Mário Crespo para dar veracidade à famosa teoria da conspiraç\ao?
Abril 25, 2010 at 8:18 pm
Querem Sotavento ou Barlavento?
Prós meus lados, o brincalhão ajuda-me.
Abril 25, 2010 at 8:18 pm
Ana em Junho é difícil as aulas acabam lá para 18 reuniões e coisa e tal…até pode haver espaço nos finais mas é apertado..daí eu ter sugerido ao Toll esse intervalo…
Tens razão Suomi…tens razão…
«Os cumes da civilização e do progresso estão distantes um do outro. Não devemos deixar-nos enganar sobre o antagonismo profundo que separa civilização de progresso»
Friedrich Nietzsche
Abril 25, 2010 at 8:19 pm
Eu não devo conseguir ir ao jantar de Braga pois o tempo é muito curto para quinhentos e tal quilómetros.
Fica para uma próxima 😦
Abril 25, 2010 at 8:20 pm
🙂 🙂 🙂
Renovo os MUITOS Parabéns que dei ao Paulo pela EXCELENTE participação no Programa “Plano Inclinado”.
Os comentários a isso me conduzem!
Sem paciência para os ler todos, uma coisa me parece evidente:
O Paulo falou enquanto e como professor, da vida nas escolas, do que as envolve, condiciona e limita.
Falou dos absurdos e da estupidez.
Falou numa linguagem que todos podem perceber: argumentativo, simples e objectivo. Mostrou o que tantos querem esconder!
Falou sem medos que nada deve a ninguém! Falou educadamente, com sentimento e sem os “politicamente correctos” que a sua ambição é ser aquilo que já é: Professor!
O Paulo representou o sentir de muitos milhares de professores, profissionais de bem, honestos e trabalhadores a quem, infelizmente, retiram todos os dias um pouco mais daquela que seria a sua função: ensinar!
O Paulo mostrou um Professor – como muitos outros – que todos os dias, ao longo dos últimos 6 anos, quiseram esconder, menosprezar, ridicularizar e humilhar!
Isto incomodou… incomoda… pelos vistos, e para variar – finalmente, um canal televisivo dá voz a um PROFESSOR que não se pavoneando diz, com clareza e evidências, aquilo que a sociedade precisa conhecer!
Parabéns, Paulo!
Abril 25, 2010 at 8:20 pm
# 11 silenteduc
Obrigado .
vamos recordar os tempos em que estivemos nos Açores.
Olinda está perto, boa ideia…e o Coeh meu colega do 1~ciclo e do peidagógico.
espere que ambos cheguemeos vivos ao final, pois por cada peido que o DREALG dá temos 1 Peidagógico.
Abril 25, 2010 at 8:28 pm
# 114
OK.
Em Julho é preferível.
E nesse período está-se muito bem pelo reino dos Algarves …
Abril 25, 2010 at 8:29 pm
#115, Olinda, para mim não são 500 Km, mas ainda são muitos…
Tendo em conta que trabalho na sexta até tarde e começo na segunda de manhã, tb não sei se me aventurarei a ir jantar a Braga.
Que pena não poder ser no fds seguinte…
Abril 25, 2010 at 8:29 pm
Está gira esta guerra de ‘sovietes’.
É justamente esta parte que não aprecio em Paulo Guinote, mas que não me impede de lhe reconhecer mérito intelectual.
Abril 25, 2010 at 8:37 pm
# 120 tt
Mas vive em que mundo? guerra dos sovietes? Isso é história. A única guerra é que não se pode pensar de modo independente, temos de estar anexados a…eu estou mas recuso o anexo.
Abril 25, 2010 at 8:38 pm
Reb tenho pena isto de marcar jantares e datas é sempre assim..para satisfazer uns outros são prejudicados…estava marcado para 15 mas o brincas e o Paulo não podiam…alterei a data para caso os mesmos decidissem vir o pudessem fazer…C’est la vie…
Abril 25, 2010 at 8:38 pm
Já repararam que o discurso dos sindicatos é muito semelhante ao do M.E.?
Perante os maus resultados preconiza-se: São necessárias novas estratégias, mais formação para os professores, mais meios, é preciso avaliar os professores.
Este discurso é de pura sabotagem de tudo o que as escolas e os professores possam fazer de positivo.
Nem os sindicatos nem o M.E. dizem, como deviam, perante os maus resultados: Srs. Encarregados de educação, isto é uma vergonha, os vossos educandos não podem portar-se assim…nem assim. Isto não é admissível. Assim os professores não conseguem ensinar. E para os alunos aprenderem ainda é necessário que…
Abril 25, 2010 at 8:42 pm
Belo espectáculo. Uns são os donos da verdade, outros acham mal tudo o que dos primeiros provém.Outros ainda, espicaçam ambos para melhor reinar e lá vão conseguindo.
Todos diferentes, todos iguais, todos lixados.
Abril 25, 2010 at 8:48 pm
Parece-me que o h5n1 e alguns outros comentadores fazem uma certa confusão entre esquerda e direita.
E a confusão nasce de uma visão tendenciosa e maniqueísta da realidade: o que é bom, é de direita, o que é mau, é de esquerda.
As políticas educativas dos últimos 30 anos são más, logo são de esquerda, mesmo que em quase todo esse tempo tenha estado no poder a direita, ou um partido dito de esquerda mas a governar claramente à direita, como tem sido o caso do PS nos últimos 5 anos.
A verdade é que esta linha de raciocínio, quando chamada a concretizar, desemboca geralmente num nome, e não sai dali: a Ana Benavente, o suposto supra-sumo do eduquês.
Mas a política da Benavente é a continuidade do que começou a ser feito muito antes, e continuou a seguir.
Quantos a outros nomes, não esquecer o grande educador Roberto Carneiro, ideologicamente perto do CDS – é de esquerda?
Deus Pinheiro, Couto dos Santos, Joaquim Azevedo, Manuela Ferreira Leite, David Justino: tudo gente do PSD que passou pelo ME – são esquerdistas?
E que dizer dessa eminência tão fortemente elogiada no Plano Inclinado, Valter Lemos de seu nome – também é de esquerda?
Abril 25, 2010 at 8:49 pm
CAMPEÕES EUROPEUS…BENFICA……
Abril 25, 2010 at 8:49 pm
Não compreendi bem a observação, #121.
Referia-me ao envolvimento em reuniões ‘quase clandestinas’ de Paulo Guinote, outros bloggers e mais alguns professores, onde se encontra, héllas! Carmelinda Pereira, das quais pude tomar conhecimento em várias caixas de comentários de blogues.
Repito: É esta parte que não aprecio em Guinote e que talvez lhe limite um pouco a independência.
Mas como cada um é livre de acompanhar, acordar, combinar ou conspirar com quem entender, cabe a quem o lê estar suficientemente informado para entender algumas linhas de raciocínio.
Abril 25, 2010 at 8:49 pm
DE FUTSAL CLARO…para a semana é de futebol a sério…Fui…
Abril 25, 2010 at 8:50 pm
Rectificação: Quem Reuniu Em Congresso Foram Os Sindicalistas, Não Os Professores
Lê-se no diário Económico que
“Acabou a paz nas escolas. Os professores estão desde ontem reunidos em Congresso para decidir com que armas vão lutar”
Não foram os professores que estiveram em Congresso. Foram os sindicalistas. Coisa bem diferente.
A diferença que há entre professor e sindicalista é a diferença que se julga não haver entre 800 e 800, quem isto não entender à primeira vez não merece que lhe expliquem segunda.
A última vez em que vimos os professores reunidos foi em 8 de Novembro de 2009. Juntaram-se 120.000 em Lisboa que, na falta de outro a jeito, viram o sindicalista Mário Nogueira em bicos-de-pés e fizeram-no prometer, ali mesmo, que a “luta” só parava quando o modelo de ADD fosse suspenso.
O Mário Nogueira depressa esqueceu o prometido e, num abrir e fechar de olhos, intrujou os professores. Não os sindicalistas. Em 8 de Janeiro assinou com a Isabel Alçada o”acordo” que mantém o mesmo modelo de avaliação.
Quanto à “luta”, o professor Guinote já veio contrariar as ideias deslumbrantes do sindicalista-mor, ratificadas por 800 delegados sindicais reunidos em Montemor-o-Novo, colocando as coisas no ponto certo: não há tempo para uma greve e as acções judiciais vão dar em nada.
http://www.educacaosa.blogspot.com/2010/04/rectificacao-quem-reuniu-em-congresso.html
Abril 25, 2010 at 8:52 pm
#105 Tollwut
Alinho já no fim de semana umbiguista, no barlavento ALLGARVIO, entre 15 e 20 de Julho. É uma óptima data !!!!!!!
#100 silentduck
Não posso ir a Braga a 8 de Maio, com muita pena minha, porque tenho um casamento no Porto nesse dia…uiiiiiiiiiiii que raiva !!!!!!!
Abril 25, 2010 at 8:55 pm
#123:
Primeiro, não me parece que o discurso seja o mesmo. Está a distorcer as coisas para tentar defender algo que não corresponde à realidade.
Segundo, é uma estratégia errada centrar as reivindicações dos professores contra os pais dos alunos. O nosso alvo tem de ser o ME e as políticas erradas e profundamente penalizadoras para os professores e para uma escola pública de qualidade.
Neste contexto os pais têm de ser nossos aliados, não os podemos colocar num campo oposto ao nosso, como as suas palavras sugerem…
Abril 25, 2010 at 9:00 pm
# 127 tt
também não entendi nada do seu comentário.
Quanto às reuniões secretas só o Paulo poderá falar.
Já agora, a esquerda não era contra os controladeiros pidescos?
Afinal o Sr. sabe de tudo sobre as reuni\oes do Paulo, o que me leva a supor que será um controladeiro pidesco.
Tenho pena de si.
Abril 25, 2010 at 9:01 pm
eu acho que o Paulo labora em erro apenas no post-scriptum. é evidente que o Santos não ficou a ver a bola, foi fazer as flexões do turno da noite…
Abril 25, 2010 at 9:02 pm
#130 margarida s. franco
Obrigado pelo teu apoio.
Espero decisão do Paulo.
Abril 25, 2010 at 9:08 pm
# 132,
Vai por aí uma grande confusão.
Sentir pena de mim é um acto muito caridoso da sua parte, que agradeço penhoradamente.
Lololololo…..
Abril 25, 2010 at 9:16 pm
Será que estão a chegar cá as poeiras do vulcão?
É que anda para aqui muito pó no ar… e muito disparate.
Será que por se ter um blog e/ou se participar com comentários, sou alvo dos ataques dos sindicalistas? É verdade que ouvi um ou dois sindicalistas fazerem críticas aos blogs, mas também é verdade que há, na blogosfera, quem nos ataque ferozmente a todos nós, professores, e com muita frequência. E nós não gostamos disso, não é verdade?
E será que, por que participei no congresso da FENPROF, tenho que entender como me sendo dirigidas todas as críticas que estão a ser feitas aos sindicalistas? É que parece que, para alguns, quem esteve em Montemor é o inimigo, esquecendo-se que lá estavam professores como eles e, em alguns casos, com algum sacrifício. E ofende ouvir determinadas críticas.
Vá lá, colegas, eu sei que andamos todos cansados, desanimados, mas deixemo-nos de disparar para todos os lados; concentremo-nos no essencial e, precisando de nos distrair com qualquer coisa para desanuviar, façamos algo que não nos seja tão prejudicial como andar por aqui a ofendermo-nos uns aos outros.
Abril 25, 2010 at 9:18 pm
#135 tt
Nem conheço o Paulo.
No que afirmou conhece perfeitamente as supostas reuniões entre o paulo e outros, pelo que isso só se consegue Pidescamente,
Não estou a ser caridoso, até porque sou Budista e hinduista….
Mas eu não ando atrás de ninguém no intuito de saber o que seja…
SIC”Referia-me ao envolvimento em reuniões ‘quase clandestinas’ de Paulo Guinote, outros bloggers e mais alguns professores, onde se encontra, héllas! Carmelinda Pereira, das quais pude tomar conhecimento em várias caixas de comentários de blogues.”- O que é isto? É controladeiro Pidesco ou não?
É que eu conheço um esquerdista que faz o mesmo que você fez e mandei-o levar no traseiro e lhe chamei o mesmo que a si.
Sendo eu de esquerda não admito controladeiros Pidescos de esquerda ou de direita.
Portanto não é pena, vc é merd@,
Abril 25, 2010 at 9:27 pm
Resposta a António Duarte
#131
Não se trata de antagonisar os pais. Também tenho filhos e estudar. Trata- se de esclarecer que há muitos anos que andam a ouvir o discurso errado.
Abril 25, 2010 at 9:30 pm
#123
É professor?!
Não me parece!
Abril 25, 2010 at 9:32 pm
#113
Conta comigo Ana.
Abril 25, 2010 at 9:37 pm
#124 .
(Todos diferentes, todos iguais, todos lixados.)
________________________
É preciso que se saiba
“… que os portugueses comuns (os que têm trabalho) ganham pouco mais de metade (55%) do que se ganha na zona euro, mas os nossos gestores recebem, em média:
– mais 32% do que os americanos;
– mais 22,5% do que os franceses;
– mais 55 % do que os finlandeses;
– mais 56,5% do que os suecos”
(dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/09)
E são estas “inteligências” que chamam a nossa atenção, “os portugueses gastam acima das suas possibilidades”
(via email)
Abril 25, 2010 at 9:39 pm
#139
Sim. Sou professor. Sei do que devo fazer. E passo demasiado tempo das aulas a tentar obter os comportamentos adequados e a gastasr a voz. Isso vem de casa.
Abril 25, 2010 at 9:45 pm
# 137,
Olhe que acreditar em fantasmas é sintoma preocupante de insanidade. Cuide-se!
Lolololol…
Abril 25, 2010 at 9:51 pm
#143 tt
última x que me darei ao trabalho árduo de lhe responder:
# 127
# Não compreendi bem a observação, #121.
Referia-me ao envolvimento em reuniões ‘quase clandestinas’ de Paulo Guinote, outros bloggers e mais alguns professores, onde se encontra, héllas! Carmelinda Pereira, das quais pude tomar conhecimento em várias caixas de comentários de blogues.
Repito: É esta parte que não aprecio em Guinote e que talvez lhe limite um pouco a independência.
Mas como cada um é livre de acompanhar, acordar, combinar ou conspirar com quem entender, cabe a quem o lê estar suficientemente informado para entender algumas linhas de raciocínio.”
Penso que este comentário não é fantasma, é seu.
pelo que a insanidade mental é sua.
Há muitos esquerdistas que sofrem do mesmo que vc assim como saudosistas do Salazarismo e outros que o revêem no Sócrates.
Trata-se….
FUI……
Abril 25, 2010 at 9:54 pm
#120 e 127,
Acho que anda por aí imensa confusão.
Se não falo com as pessoas sou narcísico e individualista.
Se falo sou conspirador e não sei mais o quê.
Em Janeiro de 2008 participei numa reunião com diversas pessoas, de diversas tendências, as quais seguiram diversos destinos.
E daí?
Não percebo mesmo qual o problema.
Abril 25, 2010 at 9:55 pm
#34 tt
essa argumentação é dirigida cá ao rapaz ou à “interposta” pessoa?
Se é para mim, cá estou.
Se é para o citado, recomendo que o faça para a direcção do SPRC que ele é homem para lhe responder.
Citei o Louceiro (não foi ele que se interpôs) por que, pelo que observo na minha escola, a realidade é exactamente como ele a descreve e as preocupações as mesmas.
E volto a citá-lo:
“Ouvimos com demasiada frequência colegas nossos contratados lamentarem que ninguém quer saber dos problemas deles; chegam a acusar os sindicatos/FENPROF de não lutarem “por eles” (o que, já por si, é um singular conceito da luta pelos seus próprios interesses)…
Na verdade a FENPROF nunca deixou de se preocupar e, mais do que isso, de agir com as condições que teve para resolver problemas como o da crescente precariedade de emprego na profissão docente. O que tem limitado fortemente a acção da FENPROF neste domínio é que temos contado muito pouco ou mesmo nada com a intervenção e a movimentação de, pelo menos, alguns desses colegas. São muitos milhares de contratados que trabalham nas escolas sem perspectivas de futuro, sendo que alguns vão expressando o seu descontentamento, mal dirigido, enquanto declinam as responsabilidades que têm de assumir, de uma vez por todas, na luta político-sindical que mais directamente lhes diz respeito.
(…)
é necessário perceber que temos de quebrar um confrangedor ciclo de anomia e de afastamento da luta sindical que muitos jovens reproduzem, convencidos de falsas fatalidades e desconhecedores da natureza das organizações e da luta sindicais. Quem lutará hoje pelos interesses, condições de trabalho e estabilidade de emprego dos colegas contratados? Quem lutará, amanhã, por uma profissão valorizada, por uma escola pública de qualidade e por um país melhor?”
cumprimentos
Abril 25, 2010 at 9:57 pm
Opus 145, Requiem
A culpa é do teu gravatar.
Abril 25, 2010 at 9:59 pm
Paulo podes vir ao jantara Braga ou a tua agenda está cheia?….Segundo alguns deves ter em agenda 3 conspirações, 4 reuniões secretas e 5 videoconferências no mínimo suspeitas…
Abril 25, 2010 at 10:01 pm
Buli,
Estou neste momento com um problema com o aniv da minha miúda. Estava prevista a festinha para dia 15 mas o espaço escolhido não está disponível.
Neste momento tenho esses dois fins de semana meio baralhados…
Depois mando-te mail a explicar melhor.
Abril 25, 2010 at 10:04 pm
# 146 citizen
Conheces o Louceiro do SPRC?
meu colega em Coimbra.
Pelos vistos estamos …opostos na acção.
Um Abraço citizen
Abril 25, 2010 at 10:08 pm
OK Paulo..espero que resolvas esse imbróglio ou ainda dizem que andas a conspirar em festas de aniversário…!Até dias 6 de Maio podes decidir…
Abril 25, 2010 at 10:09 pm
#149 Paulo Guinote
para não te baralhares e teres tempo de acertares, diz se entre o dia 15 e 20 de Julho há da tua parte a disponibilidade para uma jantarada no Algarve/ barlavento/ Portimão, para começar a tratar do assunto.
Um Abraço
Abril 25, 2010 at 10:11 pm
54#
estou com uma curiosidade daquelas… é que talvez possamos ser colegas. qual a tua escola?
Abril 25, 2010 at 10:11 pm
#151 silenteduck
hummmmmm….
Conspiração com a carmelinda e quejandosm suponho….segundo o tt.
Abril 25, 2010 at 10:16 pm
# 163 naovotops
estou com uma curiosidade daquelas… é que talvez possamos ser colegas. qual a tua escola?
Abril 25, 2010 at 10:16 pm
# 153 naovotops
estou com uma curiosidade daquelas… é que talvez possamos ser colegas. qual a tua escola?
Abril 25, 2010 at 10:28 pm
#150 Tollwut
conheço. Não somos propriamente íntimos mas considero-o um colega afável, coerente, humilde e com uma facilidade de argumentação fora do vulgar.
Se não te importas, por enquanto, fico-me pela margem esquerda (tb são só 3).
Daqui a uns meses podemos ir beber um copo.
abraço tb para ti
Abril 25, 2010 at 10:30 pm
Hoje ouvi Aguiar Branco citar Lenine. Aproveitando o ensejo, acrescento esta parte, que, certamente por esquecimento, Aguiar Branco não citou:
…five defining characteristics of capitalist imperialism:
1) The concentration of production and capital developed to such a level that it creates monopolies that play a decisive role in economic life.
2) The merging of bank capital with industrial capital, and the creation, on the basis of “finance capital,” of a domineering financial oligarchy.
3) The export of capital, as distinguished from the export of commodities.
4) The formation of international capitalist monopolies that share the global markets among themselves.
5) The territorial division of the entire globe among the greatest capitalist powers is completed.
Robert Bridge
Abril 25, 2010 at 10:33 pm
Tollwut
preciso de verificar as diopterias; essa da escola não era para mim.
mas podemos sempre beber o tal copo 😆
Abril 25, 2010 at 10:34 pm
dioptrias, digo
Abril 25, 2010 at 10:40 pm
153#
Falei bem a sério. Terei outro(a) umbiguista na minha escola?
Abril 25, 2010 at 10:40 pm
#159 citizen
essa da escola não era nem é para ti, é para 1 naovotops #153 referente ao poste #54
Um Abraço.
Esperemos o copo a tomar.
Abril 25, 2010 at 10:42 pm
#161 naovotops
Amanhã logo nos encontramos à entrada da escola. 8.30.
Um abraço umbiguista
Abril 25, 2010 at 10:44 pm
Boa:
Como dizia Uzdero e Gosciny pela boca de uns piratas da série Asterix:
“agora já nem precisamos dos gauleses para nos cobrirmos de vergonha”
(eles afundaram o barco sozinhos)
Cumprimentos
João P.
Abril 25, 2010 at 10:51 pm
citizen ainda por aqui?
Abril 25, 2010 at 10:51 pm
“international capitalist monopolies that share the global markets among themselves.”
conhecidos, na altura, por “trustes”
Abril 25, 2010 at 10:53 pm
Confusão. Não devemos estar na mesma escola, mas a descrição anterior…
Abril 25, 2010 at 10:53 pm
ok, mas o motivo era outro.
Tem a ver com o problema de sábado.
Penso que só houve uma pessoa a referir-se a ele.
Abril 25, 2010 at 10:54 pm
A. Ferrão
já deveria estar na cama, é?
Se calhar é capaz de ter razão.
Abril 25, 2010 at 10:54 pm
163# Confusão. Não devemos estar na mesma escola, mas a descrição anterior…
Abril 25, 2010 at 10:55 pm
qual?
Abril 25, 2010 at 11:01 pm
54
Abril 25, 2010 at 11:02 pm
#171 Qual?
citizen !
The solution of the problem depends on the fact that every native, wether an Arbu or a Bosnin, must always reply to a question about his caste by saying he is an Arbu. If he really is an Arbu he will speak the truth and say so; if he is not he will lie and say that he is. Hence, Abl said that he was an Arbu, Bsl showed himself to be an Arbu by repporting Abl faithfully, and Crl proclaimed himself a Bosnian by uttering a transparent falsehood.
Abril 25, 2010 at 11:03 pm
# 170 naovotops
estou a ver que a confusão reside nos delegados sindicais. Devem ser parecidos. Um nada faz o outro só aparece para dar nas vistas.
Abril 25, 2010 at 11:04 pm
Será que o dvd frente polisário vendeu bem lá no congresso? Será que o éfejota tem números?
Abril 25, 2010 at 11:05 pm
#125
Nestes 36 anos tivemos 27 pessoas à frente do ME, incluindo o Vasco Gonçalves.
Num esforço débil, são apontados 6 perigosos direitistas e um secretário de estado do PS, que por acaso se inspira nos sociólogos preferidos da esquerda para escrever os seus brilhantes textos de eduquês técnico.
Não há volta a dar: a ideologia eduquesa sempre dominou a política do ME nestes últimos 36 anos.
A prática educativa é 100% inspirada nas teorias da escola “emancipadora”, na base da desconstrução da escola do “passado”.
Bourdieu, Perrenoud, BSS e outros apóstolos da transformação da escola num departamento da assistência social do Estado capitalista, têm sido uma referência constante para todos os ocupantes do ME.
Isto para não falar da captura do mesmo ME pelos comissários políticos do PCP e PS.
Por isso é ridículo vir falar em políticas de direita, quando toda a gente se apercebe que quem manda efectivamente nas escolas são os alunos-clientes e que os professores são reféns dessa política abstrusa do eduquês que olha para eles enquanto instrumentos de “mudança”.
Abril 25, 2010 at 11:08 pm
E agora Boa noite a todos, a começar por Francisco Santos, o mentor desta longa discussão; também, naturalmente o dinamizador do blog; a paciente e corajosa Armanda que, espero bem, não se deixe abater por tanta palavra desconfortável e continue a mostrar a sua têmpera que eu bem aprecio e, finalmente, todos os restantes. Que continuemos a encontrar-nos por esta sala aberta durante muito mais tempo. Se não servir para acertar ideias, pelo menos para nos divertirmos, que também faz falta.
Abril 25, 2010 at 11:19 pm
#173 A. Ferrão
não vi a coisa por esse prisma mas a minha resposta tb é lógica, creio eu.
Abril 26, 2010 at 12:10 am
#138 antagonisar
#142 gastasr
Caramba! À minha conta vem aí outro acordo ortográfico.
Abril 26, 2010 at 1:13 am
O Guinote esteve espectacular. Seria uma mais valia para os profs este programa em canal aberto e a horas decente. Valeria mais do que o mais que visto Nogueira. A realidade da escola não pela vertente sindicalista e defensora da classe mas pela vertente do estado do ensino e da educação em Portugal. Não retira em nada o protagonismo à FNE e à FENPROF, apenas aborda a educação/ensino por um plano em que os sindicatos raramente referem até porque é demasiado “pertinente” para uma determinada esquerda sindical ou não: A indisciplina e o facilitismo.
Abril 26, 2010 at 2:18 am
Em nada o discurso do Paulo Guinote retira protagonismo à Fenprof e à FNE. Antes pelo contrário os auto-denominados “umbiguistas” estão sempre no 1º lugar da barricada das iniciativas promovidas pelos sindicatos.
No entanto a linguagem utilizada pelas centrais sindicais há muito que se esgotou e daí as opiniões do Paulo e também de muitas pessoas que comentam por aqui terem contribuído para dar uma volta de 180º à forma como os professores começam a encarar a escola pública.
Este blog teve o condão de desintoxicar a lavagem ao cérebro da 5 de Outubro e dos comissários políticos do Ministério da Educação. Ora essa desintoxicação nunca foi conseguida pelos sindicatos devido aos tais preconceitos ideológicos que formatam muitos sindicalistas que se posicionam à esquerda.
Por muito que custe à linha ortodoxa até a Fenprof começou a modificar, ainda que ligeiramente o seu discurso face à indisciplina na escola.
Como alguns colegas sabem eu tenho andado pelo Twitter entre as 0 horas e 1.30 da manhã, hora frequentada por muitos jornalistas e claro está por muitos políticos. De uma forma geral este blog tem servido de upgrading em educação a alguns políticos e até a muitos jornalistas vossos conhecidos, não só pelas intervenções do Paulo Guinote, mas também pelas muitas boas intervenções de colegas que pensam e reflectem a educação. Depois este blog tem outra vantagem, não fala somente de carreiras e vencimentos, mas discute educação de uma forma instrutiva e sempre actualizada sobre o que se passa por este País e e pelo mundo nas Escolas e nas interacções professores/alunos de diversas formas de organizações escolares.
Posso dizer com grande satisfação que muitos políticos e jornalistas com que me cruzo no Twitter começam a entender melhor os professores devido a este extraordinário blog.
Não é somente do Paulo, mas também os frequentadores deste blog aqueles que têm posto a pensar as células cinzentas de muita gente que tem poder de influência (jornalistas, políticos, profs universitários e até gestores de empresas).
Ora no contacto directo que tenho com essas pessoas verifico que na sua maioria a linguagem dos sindicatos é pouco apelativa e desadequada porque falam muito pouco da escola mas ocupam a esmagadora maioria do tempo com o estatuto da carreira docente e com a avaliação dos professores.
Falando mais dos problemas da escola actual sem estereótipos caducos mais ganharemos em termos de capital social.
Abril 26, 2010 at 6:23 am
#176 h5n1
Nestes 36 anos tivemos 27 pessoas à frente do ME, incluindo o Vasco Gonçalves.
Convido-o a dirigir um esclarecimento aos responsáveis por esta lista dos ministros da educação em Portugal, pois lá não consta o nome de Vasco Gonçalves.
#178 citizen
De facto, no contexto do enunciado, soa estranho que Abl tenha entendido a pergunta numa língua estrangeira, mas não tenha conseguido formular a resposta na mesma língua.
Abril 26, 2010 at 6:34 am
#176 h5n1
Peço desculpa pelo descuido. De facto o nome consta. Vasco dos Santos Gonçalves foi ministro da educação interino (acumulando com o cargo de primeiro ministro) durante 6 dias, de 29 de Novembro de 1974 até 4 de Dezembro do mesmo ano.
Abril 26, 2010 at 6:50 am
#183 h5n1
Nesse mesmo período de 6 dias, exerceu o cargo por delegação de competências RUI DOS SANTOS GRÁCIO. Ou seja, a razão de h5n1 é factual no sentido mais restrito possível.
Abril 26, 2010 at 7:18 am
#181, Pedro, pena apareceres tão tarde!
Mas, por um lado, é bom: rematas os posts do Paulo e as centenas de comentários com a tua lucidez!
Vou-me despachar, que ainda levo falta. 🙂
Abril 26, 2010 at 11:57 am
#185 Caríssima e ultra-dedicada Reb:
Como são reconfortantes as palavras “lúcidas” dos amigos:
“os auto-denominados “umbiguistas” estão sempre no 1º lugar da barricada das iniciativas promovidas pelos sindicatos.”
E como o seriam mais ainda se fossem verdadeiras. Mas que importa?
Abril 26, 2010 at 3:45 pm
[…] sempre uns inimputáveis, que andam no mundo sem dar conta do que se passa à sua volta, ou que acham que a desgraça alheia é um bom mote para a chalaça. Para esses ficam mais estas […]
Abril 26, 2010 at 3:47 pm
[…] sempre uns inimputáveis, que andam no mundo sem dar conta do que se passa à sua volta, ou que acham que a desgraça alheia é um bom mote para a chalaça. Para esses ficam mais estas […]
Abril 26, 2010 at 3:58 pm
Céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado
por nuvens altas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no Algarve,
sendo de noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental.
Subida de temperatura, em especial da máxima.
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17/18ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro, passando a
ondas de sueste 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 18/19ºC
TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS
PORTO – 24ºC
LISBOA – 29ºC
FARO – 27ºC
Parece que o calor já nada a causar vítimas…
Abril 26, 2010 at 3:58 pm
*anda… se bem que nadar ia bem com este quentinho…
Abril 26, 2010 at 5:06 pm
Grande capacidade de auto-diagnóstico do Doctor Shue:
“Parece que o calor já anda a causar vítimas”.
Abril 26, 2010 at 5:11 pm
Há momentos assim…
Estava a ver o Benfica preguiçando no meu sofá.
Fiz zapping e parei no plano inclinado, só para ver quem era o outro “artista do dia”.
Bastaram 3 minutos… Fique autenticamente siderado. Há muito tempo que não via na nossa “querida televisão” um retrato tão fiel deste mundo novo da educação em portugal.
Com inteligência, moderação e conhecimento de causa. Na mouche…
Parabéns aos quatro magníficos por esta pérola. A rever por quem puder…
Abril 27, 2010 at 11:38 am
“O narcisismo tem limites e, estou certo, o próprio P.Guinote é capaz de se sentir incomodado quando a voz que lhe é dada é comparada com o esforço reflexivo de mais de 800 colegas…” – refere F. Santos
Interessantíssimo, o comentário deste senhor… realmente o esforço reflexivo de 800 colegas ten sido deveras eloquente…e produzido enormíssimos resultados, como se vê! Que tristeza.
O Paulo tem toda a razão, caro senhor, para ser narcísico, (característica que não lhe atribuo)…. por uma simples razão. É que, de facto, com a sua postura, objectividade, demonstração de fractos concretos, coragem e personalidade, colocou o dedo “nas reais feridas”. Agiu, coisa que os tais 800, se calhar nunca fizeram. De debates e conversas de “treta” e de “galinheiro” sobre estratégias e quejandos, estamos nós fartos.
A este caro senhor aconselho que medite na diferença bem merecida entre 1 e 800 e que não deixe transparecer, de uma forma tão óbvia, por uma questão de auto-estima e de ética a inveja que corrói a maior parte de alguns corações (?)
Força, Paulo! Grande exemplo! Excelente!
Abril 27, 2010 at 11:10 pm
“sempre uns inimputáveis, que andam no mundo sem dar conta do que se passa à sua volta”
O FSantos chamou inimputável ao Fafe?
Coitado anda cada vez pior.