Em especial para perceber afinidades com as políticas indígenas. Mas também para entender que há medidas – como as remunerações variáveis e ligadas ao desempenho dos alunos – só são possíveis em sistemas com uma cultura de avaliação devidamente estruturada, com exames generalizados e não apenas nos finais de ciclo.
Mas muito há por aqui a merecer análise e diversos assuntos que procurarei abordar nos próximos tempos.
Anotar que estas são medidas do governo federal que, em termos teóricos, é dos mais à esquerda de sempre nos EUA. Ou não…
Professores nos EUA são cada vez mais pressionados. E não gostam
A crise já levou ao aumento do número de alunos por turma, nuns casos, e à redução do leque de disciplinas, noutros. Isto num contexto em que Obama quer mais exigência, mais avaliação e até o fecho das escolas com piores resultados. Os professores não querem ser “o bode expiatório” do sistema.
Abril 10, 2010 at 8:02 pm
Mau maria…não tarda temos os idiotas do Governo a copiar esta ideia. A nossa sorte é q não cabem mais alunos nas salas. Bem…bem apertadinhos até cabiam mais uns 5…
Abril 10, 2010 at 8:03 pm
Como Passos Coelho propôs a regra de uma admissão por cada 5 saídas da função pública e considerando um número actual de 20 alunos por turma (eu sei bem que são mais mas facilita as contas) passaremos a ter turmas de 100 alunos.
🙂
Abril 10, 2010 at 8:21 pm
Maria Santos
Abril 10,2010
Acho que vão mesmo aumentar o nº de alunos por turma, bem apertadinhos ainda cabem mais.Se os professores se reformarem como está previsto…
Já espero qualquer coisa deste género.
Abril 10, 2010 at 8:25 pm
Um erro no post. Este Governo não é o mais à esquerda deste sempre (o de Carter bate aos pontos), a política de protecção à produção americana é do mais conservador que há.
Obama está a copiar a táctica blairiana em termos de educação…com os excelentes maus resultados que, mês a mês, surgem à tona no UK. A ver vamos quando tempo passa até ele decidir mudar a agulha…
Abril 10, 2010 at 8:26 pm
#3
Claro!
Quantos é que cabiam num “Mini”?
Quantos “Minis” cabem numa sala?
É só fazer as contas!…
Abril 10, 2010 at 8:35 pm
O filme baseia-se sempre na reprodução do capital mais ou menos desenfreada. Baixar salário, aumentar número de alunos por turma, rentabiliza o capital investido. Depois virão os argumentos justificativos para os jornais e o barro à parede para fazer leituras a saber se é possível continuar a rentabilizar com a mesma força ou se é preciso abrandar. Qualquer dia, o ensino na bolsa? É possível. É um bom filão a explorar tal como a saúde. O capitalismo não tem moral. É predador. Um marciano que aterre agora na Terra diz que o sistema (capitalista) é bom mas só para os que entram pela porta grande!!
Abril 10, 2010 at 8:37 pm
Oi!
Abril 10, 2010 at 8:56 pm
Por acaso como aluno conheci o sistema de 40 alunos por turma…do piorio!
Abril 10, 2010 at 9:55 pm
Eu também como aluno conheci essa aberração e como estava na última fila, nem sequer ouvia os colegas da filas intermédias, quanto mais o professor. Aliás,ele muitas vezes, perante a algazarra constante, borrifava-se e nós que nos desenrascassemos. E ele tinha toda a razão, aquilo era indescrítivel do ponto de vista de sanidade educacional
Abril 10, 2010 at 10:02 pm
Nos EUA o currículo varia conforme os estados e a população que frequenta as escolas.
Aqui, há 1 único currículo nacional ( com uns remendos chamados CEF) o que significa que um mesmo professor pode ter resultados excepcionais em algumas escolas e nada bons noutras.
Falo da minha experiência.
Abril 10, 2010 at 10:04 pm
Sei perfeitamente que, nas provas de aferição de Português no próximo ano, terei vários A, e na última escola nunca tive nenhum. Havia um ou outro B, mas as positivas não passavam de C, na maioria.
E eu sou a mesma e investia muito nos meus antigos alunos…
Abril 10, 2010 at 10:06 pm
Na última escola onde dei aulas, aprendíamos a ensinar-lhes alguns “truques” para se safarem nas provas de aferição; nesta não preciso. Grande parte dos meus alunos apreende bem o que se lhe ensina.
O currículo é o mesmo.
Abril 10, 2010 at 10:07 pm
Olá Reb, já cá estás?
Eu cheguei agora e tenho muito para ler.
Abril 10, 2010 at 10:10 pm
Os testes de inglês que apliquei, no final do 2º período (5º ano), não têm qq semelhança com os que aplicava no final do 6º ano, na antiga escola.
Estes meus alunos já fazem testes com perguntas de interpretação sobre os textos e com uma parte de produção escrita!!
Na escola anterior, poucos passavam dos True/False e do preenchimento de espaços em branco.
E o currículo é o mesmo.
Abril 10, 2010 at 10:11 pm
#13, olá, Olinda, cheguei hoje às 8.30 da manhã a Lisboa. 🙂
Abril 10, 2010 at 10:15 pm
Aconselho a todos a ilha Canela 🙂 Aquilo é uma maravilha e a água estava fantástica.
Abril 10, 2010 at 10:32 pm
Andando poucos kms temos “Islantilla” e “La Antilla2, também fantásticas. Os preços são semelhantes,diria mesmo inferiores aos praticados no Algarve.
Abril 10, 2010 at 10:32 pm
trabalho, trabalho, trabalho…
vi este filme hoje à tarde:
se ele consegue…
Abril 10, 2010 at 10:37 pm
e acabei de saber que o prof retratdo no filme morreu há poucos dias
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2010/03/31/obama-se-diz-triste-com-a-morte-do-professor-jaime-escalante.jhtm
R.I.P.
Abril 10, 2010 at 10:42 pm
“A jornalista viajou a convite do Departamento de Estado dos EUA e a viagem foi financiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento”
Este não é o tacho da miluzinha ? 🙂
Abril 10, 2010 at 10:43 pm
Relativamente ao tópico em questão.
Tal como cá, em matéria de educação, onde está a esquerda reside o disparate! Até nos EUA pelos vistos. E ainda há quem diga que não…são as teorias neo-rousseaunianas em todo o seu esplendor! Esta gente nunca mais desaparece…
Abril 10, 2010 at 10:51 pm
#21
A K.K.K. tem a solução.
O Obama é comunista.
Abril 10, 2010 at 10:56 pm
#20,
Só a partir de 1 de MAio.
Ainda é o Rui Machete a presidir.
Abril 10, 2010 at 11:04 pm
A ler com atenção:
“Portugal está a tornar-se num paraíso para os criminosos”
Entrevista com Leonel Carvalho, general, ex-secretário-geral do Gabinente Coordenador de Segurança
Que apreciação faz do novo Código de Execução de Penas, que permite a um condenado ser posto em regime aberto, sem vigilância, cumprido um quarto da pena?
Péssimo. É o mínimo que consigo dizer. Não percebo como é que alguém pode sequer admitir uma hipótese destas. Quem comete um crime tem de ser punido, ou então não vale a pena sequer falar da prevenção da criminalidade. A maior das dissuasões para um criminoso é saber que se cometer um determinado crime vai preso. Se cometer um crime violento, vai preso muito tempo.
Que consequências pode ter na prática?
Agora se começarem a saber que, ao fim de um quarto da pena, podem, tranquilamente, vir cá para fora, sem nenhum controlo, a dissuasão é inútil. Já as reformas dos códigos Penal e de Processo Penal levaram à libertação de 300 criminosos que estavam em prisão preventiva, e não tenho qualquer dúvida de que foram os grandes causadores do aumento da criminalidade em 2008. Agora este código. Portugal está a tornar-se um paraíso para os criminosos, estamos a incentivar até a importação de criminosos profissionais de outros países que vão passar a escolher Portugal para vir cometer crimes. E já nem vai ser preciso fazer túneis ou pedir helicópteros para fugir.
Para as polícias, que sinal dá esta lei?
Ainda de mais desmotivação. Comandei a GNR vários anos e senti bem o desespero dos homens, já com as leis em vigor, para conseguir prender os criminosos. Na minha opinião, mesmo a concessão de saídas precárias ou a liberdade condicional eram por si sós suficientemente desmotivantes. No fundo, este regime aberto é uma espécie de liberdade condicional, e todos sabemos que na liberdade condicional ou nas saídas precárias não há qualquer controlo. Há muitos que praticam crimes e as reincidências acontecem em 50% dos casos. Mas o mais grave para mim é o sofrimento que esta situação provoca no cidadão comum. As pessoas não percebem como isto é possível.
O que pensa da questão de ser o director- -geral das Prisões a decidir a concessão do regime aberto a um preso?
Bem, deixe-me dizer que, logo à partida, não percebo como é possível um preso que cometeu um crime violento e grave, que matou, que violou, ter o direito sequer de pedir para vir para a rua só porque cumpriu um quarto da pena e se portou bem na prisão (um dos pressupostos para a concessão do regime aberto). Ser um director–geral administrativamente a decidir em cima de uma decisão de um juiz transforma as penas num embuste. Não são 20 ou 25 anos, mas cinco ou seis.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1540840
Abril 10, 2010 at 11:22 pm
livresco…pois está!
Abril 11, 2010 at 1:37 am
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=66EBB5C5-E8E7-4B58-9C31-ACF103ADCC31&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11
Abril 11, 2010 at 6:46 am
#21:
Eles tem de aranjar maneiras de financiar a reforma do sistema de saude.
Abril 11, 2010 at 11:17 am
Anti-Rousseau #25
Esta deputada tem de ser importada para o nosso Parlamento.
Infelizmente eles herdaram a nossa cultura “para lamentar”.
Abril 11, 2010 at 4:21 pm
#10.
“Nos EUA o currículo varia conforme os estados e a população que frequenta as escolas”
Não é assim. Na verdade, não só ocurriculo é idêntico em todos os estados, como o são também os livros adoptados, cuja validade é de 5 anos.
Abril 11, 2010 at 4:29 pm
Olha o buzina Carrabás…
Abril 11, 2010 at 4:31 pm
Estados Unidos da América -Neste país não existe um currículo nacional. Na visão das Normas para o Currículo e Avaliação do NCTM, os objectivos educacionais para todos os alunos devem reflectir a importância da literacia matemática, identificando cinco objectivos gerais:
Abril 11, 2010 at 4:34 pm
Normalmente, o currículo no ensino fundamental público é determinada por cada distritos escolares . The school district selects curriculum guides and textbooks that are reflective of a state’s learning standards and benchmarks for a given grade level. [ 20 ] Learning Standards are the goals by which states and school districts must meet adequate yearly progress (AYP) as mandated by No Child Left Behind . O distrito escolar seleciona guias curriculares e os livros didáticos que são reflexo da sua própria aprendizagem normas estado e valores de referência para um grau determinado nível. [20] Learning Standards são os objetivos pelos quais os estados e distritos escolares deve satisfazer progresso anual adequado (AYP) conforme estipulado no Child Left Behind . This description of school governance is simplistic at best, however, and school systems vary widely not only in the way curricular decisions are made but also in how teaching and learning take place. Esta descrição da gestão das escolas é simplista na melhor das hipóteses, no entanto, os sistemas de ensino variam muito não só na forma como são feitas as decisões curriculares, mas também na forma como o ensino ea aprendizagem acontecem. Some states and/or school districts impose more top-down mandates than others. Alguns estados e / ou distritos escolares mais impor de cima para baixo mandatos do que outros. In many schools, teachers play a significant role in curriculum design and there are few top-down mandates. Em muitas escolas, os professores desempenham um papel importante no currículo de design e há poucos mandatos top-down. Curricular decisions within private schools are made differently than in public schools and in most cases without consideration for NCLB. decisões curriculares nas escolas particulares são feitas de forma diferente em escolas públicas e na maioria dos casos sem contrapartida para NCLB.
Public Elementary School teachers typically instruct between twenty and thirty students of diverse learning needs. professores de Ensino Fundamental público normalmente instruir entre vinte e trinta estudantes de diversas necessidades de aprendizagem. A typical classroom will include children with identified special needs as listed in Individuals with Disabilities Act IDEA to those that are cognitively, athletically or artistically gifted. A sala de aula típica inclui crianças com necessidades identificadas conforme listado em Indivíduos Portadores de Deficiência IDEA para aqueles que estão cognitivamente, atleticamente ou artisticamente dotados. At times an individual school district identifies areas of need within the curriculum. Às vezes, um distrito escolar individual identifica as áreas de necessidade dentro do currículo. Teachers and advisory administrators form committees to develop supplemental materials to support learning for diverse learners and identify enrichment for textbooks. Professores e administradores de consultoria formar comitês para desenvolver materiais suplementares de apoio à aprendizagem para os alunos diversas e identificar o enriquecimento de livros didáticos. Many school districts post information about the curriculum and supplemental materials on websites for public access. [ 21 ] Informações post Muitos distritos escolares sobre o currículo e os materiais complementares em sites de acesso público. [21]
IN WIKIPEDIA – E TAMBÉM POR CONHECIMENTO DE ALGUÉM QUE JÁ LÁ ESTEVE E QUE ME FALOU UM POUCO SOBRE ISSO..
Abril 11, 2010 at 4:39 pm
SE YOU LATER ALLIGATOR… BRAMÃO, BARRABÁS, BUZINA E OUTROS…
Abril 11, 2010 at 4:42 pm
P.S- É por serem normalizados os currículos que em alguns estados americanos se ensina história pela via criacionista..