Há muito comentador de parapeito de janela que gosta de afirmar que os professores só estão preocupados em não ser avaliados e que quando negam isso estão a faltar à verdade apenas para serem politicamente correctos.
Há quem considere que este é um blogue frequentado na sua larga maioria por professores e que até albergará quase que uma espécie de milícia quase armada (há quem diga a um nosso comentador por bandas do Twitter que até têm receio de aqui comentarem, mesmo se espreitam com regularidade) radical.
Logo, seria de esperar que nesta sondagem, anónima, sem controle nenhum quanto a quem escolhe o quê, os resultados indicassem tal radicalismo.
A verdade é que desde ontem à noite (a sondagem continua aberta) os resultados são os que se seguem:
Em seis opções, as da avaliação dos alunos e professores são as que ocupam o fundo da escala?
Surpreendidos? Eu não, porque detesto alinhar em clichés se estou a par do que preocupa efectivamente quem anda pelas escolas.
Não é que o modelo de ADD seja negligenciável, mas a verdade é que a reforma curricular e a mudança no modelo de gestão são preocupações bem maiores.
Só que o primeiro desses aspectos está a avançar sem consulta às bases por parte da tutela – nem sequer o Conselho de Escolas estruturou uma proposta clara – e o outro ainda nem sequer começou a ser renegociado.
Quanto tantos clamam pelo desenvolvimento de uma cultura democrática, seria interessante reparar como é a actual falta dela nas escolas que mais preocupa os professores, logo a seguir a preocupações de carácter pedagógico, que ocupam o primeiro lugar.
Estranho?
Só para rangéisemídios, sousastavaresmiguéis e aqueles outrora muito visíveis arautos das políticas da anterior equipa do ME que tanto zurziam nos professores por só se preocuparem com o seu dinheirinho e privilégios.
Será que nunca entenderão que a nossa escola não é há muito a escola que (v)os traumatizou em imberbe idade?
Abril 6, 2010 at 7:51 pm
A substância explosiva a que chama pólvora foi inventada na China no séc. X e inicialmente era usada só em fogos de artifício.
Alterar o modelo de gestão é uma daquelas “ninharias” que, desde há muito, é prioritária:
Abril 6, 2010 at 8:17 pm
Olha ganhou a minha a reforma curricular…o modelo de gestão é o modelo de gestão..na verdade bestas e ditadores já existiam antes..agora com este apenas vieram mais uns ao de cima…mas a verdade é que o mesmo deva ser alterado…
Abril 6, 2010 at 8:18 pm
Digo e “redigo”:
Tenho para a mim que estas discussões não levam a lado nenhuma Fenprof sempre foi assim ..algo ortodoxa com ligações ao PC e ás facções do PS…agora inclui laivos do BE…segue uma agenda semi partidária…Ok.. mas até hoje e com todos os defeitos que tem foi a única central com alguma dignidade …as outras são clones de espectros ou apenas meras ficções…agora o que a Fenprof tem de fazer é acordar para uma nova realidade renovar-se e desligar-se de uma forma clara do espectro partidário..se assim fizer tem tudo a ganhar…caso contrário daqui a dez anos é um mero reservatório da 3ª idade com uns laivos de meia idade…ISTO PENSO EU.. QUE JÁ LEVO QUASE 24 ANOS DE PROFESSORADO E JÁ VI MUITA ÁGUA-POR VEZES FÉTIDA- PASSAR DEBAIXO DAS PONTES…
Abril 6, 2010 at 8:35 pm
Eu também acho que é a Gestão:
Já todos vimos gestão democrática miserável, e já todos vimos gestão unipessoal muito boa.
Já todos vimos gestão unipessoal no tempo da democrática e democrática no tempo da unipessoal.
O que é verdadeiramente necessário para que a gestão nas escolas seja boa?
Não chegam os qualificativos sindicaleiros, politicamente correctos.
Continuo a concordar com aquela ideia de ramificação da carreira a partir de determinado momento. Talvez para a gestão também ajudasse.
Ah, eu penso que gestão manietada, sem poder sobre o que e quem se gere, não passa duma semi-treta. Uma salada untuosa, rançosa. Sem responsáveis por nada, por ninguém, por nenhum acontecimento.
Vejo que a principal preocupação sindicaleira é retirar poderes. Continuaremos na mesma. Também já pouco importa: é apenas mais um passo para o pantanal em que a escola se tem tranformado.
Abril 6, 2010 at 8:42 pm
#1,
Não se sente mal em abdicar de ter uma posição fora do Colectivo?
Ou reserva isso apenas para a BD?
Claro que o alfa e o ómega se encontram no site da Fenprof.
Quer dizer… está no site de todas as organizações com fiéis.
Tipo Vaticano!
Abril 6, 2010 at 9:11 pm
3#Não acredito numa força sindical independente, quando a maioria dos seus dirigentes e candidatos a dirigentes são activistas partidários e alguns até com ambições políticas.
A Fenprof defende em 1 lugar a escola pública e o seu modelo social e só depois os professores (os mais jovens têm sido os mais prejudicados)
No 1 entendimento tinham a classe toda unida e sob ameaça (uns dias de greve) podiam ter conseguido o que dizem ser impossível agora.
Abril 6, 2010 at 9:23 pm
Paulo,
outra análise possível é considerar que afinal os docentes (pelo menos os que passam por aqui) não estão assim tão descontentes com o acordo que os sindicatos fizeram com o ME. Ou seja, o assunto da ADD morreu… ao contrário do que seria de esperar… pelo menos se pensarmos que pouca coisa mudou em relação ao modelo da MLR pelo qual tanto batalharam…
Quanto ao modelo de gestão… são outros quinhentos… mas que, subtraindo as ideologias, os interesses partidários dos sindicatos e as campanhas de desinformação, pouco sobra… lá chegaremos…
Abril 6, 2010 at 9:34 pm
#7,
Os docentes estão cansados disto tudo.
A ADD nunca foi o essencial.
O problema é em articulação com o modelo de carreira e o ECD.
A ADD é apenas o chicote.
Abril 6, 2010 at 9:38 pm
#5
O divertido da situação é observar a alegre mudança de opiniões da manhã para a tarde.
Mas, sublinhe-se o facto de sobre o modelo de gestão, haver uma convergência de opiniões entre os “teóricos” e os “práticos”.
E, aprofundando o tema, será interessante verificar que forças políticas defendem no Parlamento, de forma consequente, a alteração do modelo de gestão.
Quanto ao Vaticano, há muito que fui excomungado pela Congregatio Pro Propaganda Fide.
Estão é a formar-se novas igrejas.
Abril 6, 2010 at 9:42 pm
#9
“Mas, sublinhe-se o facto de sobre o modelo de gestão, haver uma convergência de opiniões entre os “teóricos” e os “práticos”.”
Convergência de opiniões entre os “teóricos” e os “práticos”? Onde? Na FENPROF, PCP e BE?
Abril 6, 2010 at 9:44 pm
#8
sebem me lembro, se a ADD não era o essencial, parecia…
adiante…
Abril 6, 2010 at 9:48 pm
#10
O destinatário percebe.
Abril 6, 2010 at 9:50 pm
MAT
Outra análise possível é considerar que os problemas são tantos e tão importantes que é difícil hierarquizá-los. Quanto à ADD deixe que ela seja aplicada e verá o assunto a ressuscitar em força. Acredite no que lhe digo, nada do MLR fez se sustenta. E não é por má vontade dos agentes é porque não soube fazer. Era incompetente mesmo.
O modelo de gestao é outro legado desastroso de MLR. Não tarda as evidências vão demonstrá-lo.
Abril 6, 2010 at 9:54 pm
A mulher não era incompetente…isso seria pressupor que ela por alguma hipótese infinitesimal poderia ser competente A MULHER ERA UMA BESTA QUADRADA QUE APENAS FEZ O TRABALHO DE UM KAPPO PARA O SEU MASTER NADA MAIS..E DESCULPEM-ME A LINGUAGEM MAS É TEMPO DE A CHAMAR PELOS DEVIDOS NOMES…
Abril 6, 2010 at 9:56 pm
#9,
Mudança de opiniões?
Qué (citando o Jose da série Fawlty Towers)????
#11,
Importa-se de citar alguma passagem minha onde eu afirmasse tal?
O que houve foi quem, como o MAT, achou útil propagar essa ideia.
Abril 6, 2010 at 9:57 pm
A ADD foi essencial numa determinada altura.
Depois foi o que se viu e não convence ninguém, mesmo os que nela acreditavam , porque é completamente estúpida e hipócrita quanto aos fins e processos.
Neste momento de desgaste físico e psíquico , onde se passam horas infinitas na escola,com esta interessante componente lectiva/não lectiva (em que a não lectiva é em grande medida efectivamente lectiva), com espaços físicos e materiais insuficientes, com este modelo de gestão, o barulho e casos de indisciplina, com o congelamento de salários e a falta de respeito com que os professores foram tratados e ridicularizados, é normal que as prioridades se tenham alterado. O essencial são as questões pedagógicas e outras que contribuam para que quem trabalha nas escolas vá sobrevivendo. E, insisto, Sobreviver.
Abril 6, 2010 at 9:57 pm
#13
em primeiro lugar, deixe-me dizer que acho MLR muito competente e a léguas da actual escritora… acredite, sei do que falo, mas… não me interessa ir por aí…
depois, e quanto ao modelos de gestão, sabe a Madame que esse modelo já era defendido há muito pelo PS, PSD (com umas nuances ainda mais radicais…) e pelo CDS (tb com algumas nuances mt interessantes…)?
Será que não consegue ver que a campanha que é feita contra o modelo de gestão está apenas ao serviço de partidarites?
Abril 6, 2010 at 10:01 pm
#15
como sabe, comecei a acompanhar o umbigo já depois da história das manifestações… já quanto à posição da maior parte dos professores sei bem que o essencial estava na ADD… a história do ECD vveio muito depois…
Abril 6, 2010 at 10:01 pm
#17,
O staline também era competente.
Embora a anterior ministra fosse mais facção Kropotkine até a ambição bater na alma.
Abril 6, 2010 at 10:02 pm
#18,
A sua amostra foi recolhida de que forma?
Abril 6, 2010 at 10:04 pm
Infelizmente, Sobreviver!
Aguentar até poder, perto dos 70 anos (!!!!).
Talvez sem placas, mas com implantes dentários; talvez com operações cirúrgicas em vez de fraldas para incontinentes.
Abril 6, 2010 at 10:05 pm
Parece a famosa questão nacional italiana.
Onde é que está o segredo de uma boa Pizza? No Molho ou na Massa?
Resposta: está em tudo!
O segredo está na mudança radical de tudo, começamdo pela Gestão e pelos Estatutos.
Tábua Rasa e começar de novo!
Esta seria a minha proposta!
Abril 6, 2010 at 10:08 pm
#12, Gundisalbus,
Eu até acho importante a presença neste blogue de elementos “bem chegados” à FENPROF.
A sério que acho, pois o pluralismo de opiniões é uma das enormes riquezas deste maravilhoso espaço.
Mas não achas – digo eu – que a lógica das tuas intervenções por este lados não poderá começar a dar razão aos que – como eu – sempre disseram que os Sindicatos não representam as reais “vontades” dos professores?
É que apesar dos “acólitos” e de outros teus excessos, eu ainda vou adorando seguir a tua “missão doutrinadora”…
… apesar de achar que anda(m)s a dar uns valentes tiros nos pés.
…
…
…
Abril 6, 2010 at 10:08 pm
#20
sem me dar ao trabalho de ir confirmar, arrisco dar como amostra uma qualquer caixa de comentários de um post do Paulo imediatamente anterior à 1ª ou 2ª manifestação…
Abril 6, 2010 at 10:09 pm
Também penso que nesta sondagem a resposta de cada professor poderá ser influenciada pela sua posição actual. Se é contratado, provavelmente será a avalição a prioridade, se é do quadro em final de carreira poderá ser a gestão, etc. Se calhar estou a ser simplista mas é o que me ocorre.
Abril 6, 2010 at 10:12 pm
#25,
Mas é isso que se pretende. Perceber o mosaico.
#24,
Poderia demonstrar?
Como afirma algo com base numa amostra que remete para um tempo em que diz não ter passado por cá?
E eu é que sou de Letras, ciências pouco exactas?
Abril 6, 2010 at 10:12 pm
Já agora, e o resultado da inspecção na escola de Mirandela? Muito bom, muito bom mesmo!Que vergonha!
Abril 6, 2010 at 10:14 pm
MLR, competente!
Como é que alguém que embarcou numa campanha hipócrita contra os professores deste país pode ser competente? Bastava não ter feito o que se seguiu.
Bastou o mote: os professores são incompetentes!
Ai!
Abril 6, 2010 at 10:15 pm
A leitura dos números (escassos para o universo)deveria ponderar factos irrefutáveis: a avaliação só já é para os mais novos (a partir do 5.º escalão não haverá avaliação). Portanto, é absolutamente compreensível que deixe de ser interessante para metade do todo.
Abril 6, 2010 at 10:17 pm
ACONSELHO AS PESSOAS QUE NÃO VIRAM A VEREM A REPORTAGEM QUE PASSOU NA SIC INTITULADA : o PERFIL GREGO…olhem para a forma como aquelas pessoas respondem analisam e vejam como nós estamos A KM DE DISTÂNCIA..VEJAM COMO AS UNIVERSIDADES ESTÃO VIVAS NO QUE TOCA à PARTE POLITICA…VEJAM O TAXISTA…e olhem ao que ele diz -penso que foi eles- que as manifestações actuais NADA TÊM A DR COM AS QUE FORAM FEITAS VAI PARA 20 ANOS…ESSAS ERAM SOBRE IDEIA POLITICAS SOBRE SUBSTÂNCIA E SUBSTRATO..HOJE É SOBRE COMO OBTER ALGO PARA CONSUMIR…NADA MAIS…
Abril 6, 2010 at 10:18 pm
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDinheiro/2010/4/equipa-da-sic-entra-em-casa-de-alguns-gregos-para-perceber-a-dimensao-da-crise06-04-2010-9278.htm
Abril 6, 2010 at 10:20 pm
Já agora, para quando o aviso de abertura do concurso? O primeiro dia para concorrer é já segunda feira.
A vida corre…
Abril 6, 2010 at 10:27 pm
Ora bem, estive a ler os comentários anteriores e proponho também uma leitura, que me parece que ainda não foi muito explorada:
O discurso e as práticas, sinuosos e contraditórios, da actual equipa do ME, estão lenta mas insidiosamente a cavar divisões entre os professores que – oxalá me engane – vão impedir no futuro próximo grandes acções colectivas de contestação.
A dispersão de resultados neste inquérito espelha o mesmo que encontramos nas nossas escolas: uns estão-se nas tintas para a avaliação, mas é porque sabem que não progredirão nos tempos mais próximos; outros são contratados e como tal pedem o menu avaliativo completo e parece-lhes bem; aqueles que vão subir para o escalão tal pedem aulas assistidas porque para eles é obrigatório.
É preciso percebermos que a gestão MLR foi atípica numa coisa essencial: resguardados na sua maioria absoluta, avançaram contra tudo e contra todos os professores. Não vamos voltar a essa situação: voltaram à velha táctica de sempre, o dividir para reinar.
De arrogantes, passaram a sonsos. A determinação e o cinismo, esses são os mesmos.
Abril 6, 2010 at 10:34 pm
#26
não pretendo demonstrar uma coisa que para mim é óbvia.
De qualquer forma, aqui fica um pequeno exemplo do que digo:
Pesquisa no google:
Resultados 1 – 10 de cerca de 1.300.000 para avaliação de desempenho docente. (0,58 segundos)
Resultados 1 – 10 de cerca de 175.000 para estatuto da carreira docente. (0,12 segundos)
Será que serve? Ou pretende uma tese de doutoramento?
Abril 6, 2010 at 10:37 pm
Os contratados têm sido esquecidos. Hoje somos pelo menos 30 mil que o sistema absorve todos os anos. Ou seja necessidade permanente. Cerca de 120 mil são do quadro.Não tenho dúvidas que daqui a 20 anos a situação será invertida, serão 30 mil do quadro e 120 mil contratados. Mas os sindicatos não estão preocupados com isto. Estão preocupados é com as alíneas que são colocadas na lei que tratam da vidinha deles.
Abril 6, 2010 at 10:42 pm
Olha! O MATarruano, para nos rirmos um bocado.
Abril 6, 2010 at 10:43 pm
#35:
Sem querer estar a fazer de advogado de defesa dos sindicatos, sempre lhe digo que alguns sindicatos de professores, nomeadamente da Fenprof, se têm preocupado e agido mais do que muitos dos professores contratados. E não é de agora, é de há muitos anos a esta parte.
Quando as pessoas não se empenham em lutar por melhorar a sua própria situação, não são os sindicatos que farão milagres…
Abril 6, 2010 at 10:45 pm
Basta olhar para o gráfico para se perceber que se trata da “normal” a 90 graus. Os docentes não estão cansados. Estão é chateados.
Abril 6, 2010 at 10:48 pm
Gulags 210.000 (0,28)
Campos de concentração Nazis…24.100 (0,25)
Significa isto o quê?
Abril 6, 2010 at 10:49 pm
Comunismo…Aproximadamente 3.280.000 resultados (0,19 segundos
Nazismo…Aproximadamente 11.900.000 resultados (0,30 segundos)..
Logo vá-se lixar mais essa de googlar…
Abril 6, 2010 at 10:53 pm
Mas o grande google-vencedor é:
O GRANDE MAT!
110.000.000 resultados para mat (0,38 segundos)
Abril 6, 2010 at 10:54 pm
#39
já agr sabe o que se discute e o contexto da coisa ou está apenas a tentar ser engraçadinho?
Abril 6, 2010 at 10:56 pm
MAT
Se MLR era competente porque será que nada do que fez se traduziu em beneficio da escola? Porque será que não há um único indicador que demonstre o benefício das “medidas” que tomou?
Se a actual é, ainda, pior… estámos conversados.
A luta contra o modelo de gestão nas escolas não é fruto de partidarite, é fruto da constatação de que a luta política veio para dentro das escolas e que lá, tal como cá fora, não escolhe os melhores. O escolhido, coitado…fica limitado aos interesses de quem …
Abril 6, 2010 at 10:58 pm
#34,
Isso é para eu me rir?
Abril 6, 2010 at 11:02 pm
Sobre o post: também não fiquei nada surpreendido com os resultados.
Votei na Gestão Escolar porque considero que uma excelente reforma curricular e um verdadeiro regime disciplinar – seriam as 2ª e 3ª opções – dificilmente seriam eficazes numa escola não-democrática e profundamente politizada, para não referir o que é já do conhecimento de quase todos ( mas parece que esquecido pela maioria… ) sobre as incongruências do decreto que regula a gestão, principalmnete ao nível do desrespeito pela LBSE.
E também não acho estranho que o MATcho-man esteja surpreendido/confuso:
– O homem é leeeeeento que se farta!
Por ele, vou ali acender uma velinha e fazer uma reza a São Francisco de Assis…
…
…
…
Abril 6, 2010 at 11:04 pm
#44
não sei se deve rir ou não… mas lá que não vai de encontro à sua tese, lá isso não vai…
#45
tem a certeza disso dos indicadores? olhe que indicadores é o que não falta… claro que depois são as estatísticas que não interessam e que são deturpadas e blábláblá…
Abril 6, 2010 at 11:04 pm
43#fica limitado aos interesses do director… que por sua vez está limitado aos interesses do ME e do presidente da Câmara.
Abril 6, 2010 at 11:05 pm
no #46 onde está #45 devia estar #43
🙂
Abril 6, 2010 at 11:08 pm
O modelo de avaliação foi a “bomba” decorrente do ECD que mais se sentiu, nas escolas.
Os efeitos, de tão perversos, foram terríveis e a luta ganhou força contra aquele modelo absurdo!
Foi a partir da “operacionalização” da ADD que acordámos para a perversidade do nosso ECD.
Estou convencida disso!
Abril 6, 2010 at 11:10 pm
A luta dos professores começou com as moções nas escolas para impedir que o modelo de ADD continuasse.
Na altura, era o caos.
Abril 6, 2010 at 11:11 pm
Já agora venho fazer companhia ao MAT.
Abril 6, 2010 at 11:19 pm
MAT
“claro que depois são as estatísticas que não interessam e que são deturpadas e blábláblá…”
Vê como sabe como as coisas são…Eu sei mais um bocadinho porque estou no terreno.
Abril 6, 2010 at 11:21 pm
Cheguei e o MAT foi embora?
Ele até gosta deste meu cheiro agradável, pelo menos era o que dizia lá no Rato.
Abril 6, 2010 at 11:22 pm
Foi porque os professores não são uma classe unida nem, sequer, com consciência de classe… a ADD demonstrou a incompetência de mtos profs que nem sequer sabem o que é avaliação de desempenho profissional, nem sequer o suficiente para proporem qualquer alternativa. A MLR fez, com muita competência, o que lhe competia: reduzir gastos, afastar os profs competentes da Escola, por exaustão, e arrebanhar uma massa acrítica, inculta e incompetente para uma luta sem sentido e muito fácil! Os Sindicatos tiveram MUITA RESPONSABILIDADE, pois deveriam ter sido liders e não foram!… Foram a reboque do populismo da época… para não perder sócios… a MLR conseguiu reduzir a Escola Pública a esta massa amorfa, que já forma e formará analfabetos, amorfos, acríticos, consumistas, passeantes de shopings e consumidores de futebol!… e, como sempre, com pontuais excepções! Parabéns MLR, conseguiu! Atingiu na totalidade os seus objectivos e até os superou! Perdeu o Povo que será ainda mais submisso e complacente com toda e qq corrupção, a grande e aquela com que convive no seu quotidiano…
Abril 6, 2010 at 11:24 pm
Mat o que eu quero dizer é que esse tipo de pesquisa é relativa e nada mais…logo faça o favor de ir defender o seu quadrado para outro lado porque aqui não convence nem uma ameba acéfala com esse discurso de treta…
Olhe aqui e veja-se ao espelho..
Abril 6, 2010 at 11:42 pm
#55
Mas eu quero convencer quem e do quê?
apesar de isto não ter importância nenhuma, relembro (e convém ler os comentários anteriores para se entrar na conversa) que apenas disse que, na altura das manifestações de professores, o essencial das preocupações dos professores era o modelo de ADD e que só mais tarde é que veio a preocupação com o ECD.
confesso que para mim isto é tão óbvio e claro que fico admirado que Paulo o contradiga…
i rest my case…
Abril 6, 2010 at 11:45 pm
Não entendi bem o título deste post, Paulo… o que é que a Maria de Lurdes Rodrigues tem a ver com isto? Parem de chamar-lhe nomes, pá!
Besta Negra, Besta Negra… Ex-Sra. Ministra da Educação, se faz favor…
Abril 6, 2010 at 11:49 pm
Fazer regressar a gestão democrática às escolas é tão ou mais urgente que o novo ECD.
Esta semana, por exclusiva e “democrática” deliberação do sr director da minha escola, estão a decorrer actividades de interrupçao lectiva e até apareceram professores voluntários para as realizarem.
É assim que se fazem floreados; é assim que alguns pais se podem livrar dos filhotes; é assim um modelo de gestão p’ra inglês ver.
Abril 6, 2010 at 11:52 pm
Não me apetece explicar a minha votação, os que por aqui andamos sabemos do que falamos, e se diferimos ao fim destes anos… será que mais uma discussão adianta?
Por isso quero as mesmas férias escolares que os meus alunos que bem mereço. Tenho dito!
Abril 7, 2010 at 12:04 am
A ideia de que é preciso unir a todo o custo é uma coisa dos antigamentes. O que é preciso é debate de ideias com sentido construtivo. Depois se verá qual a melhor argumentação. Mas a argumentação tem regras. Qualquer desvio a essas regras pode inquinar o processo.
Abril 7, 2010 at 12:13 am
“Será que nunca entenderão que a nossa escola não é há muito a escola que (v)os traumatizou em imberbe idade?”
resposta: NÃO.
Abril 7, 2010 at 12:15 am
58% dos professores consideram que na educação mudariam a Gestão escolar ou a reforma curricular ou o regime disciplinar.
Esta é uma amostra de que a maioria dos professores quer uma mudança da ESCOLA PÚBLICA.
Os docentes estão fartos:
a) da má gestão escolar. Basta ouvir a maioria das lideranças escolares nos média e verificamos que estamos perante uma maioria esmagadora de burocratas sem visão pedagógica e meninos obedientes do ME.Faltam verdadeiras lideranças nas escolas no sentido pedagógico do termo.
b)dos currículos dispersos e longos e dos programas pouco exigentes no domínio científico do ensino não superior.
c) Estão definitivamente fartos do clima de indisciplina na Escola
Os docentes estão fartos de um ENSINO RECREATIVO, POUCO RIGOROSO E MUITO CAÓTICO. Também estão fartos de terem líderes nas escolas que são meros reprodutores DAS POLÍTICAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Isto demonstra que os preocupa muito mais a qualidade de ensino que oferece a ESCOLA PÚBLICA.
Não quer dizer isto que não se preocupam com o seu estatuto profissional e com a sua ADD.
NO fundo o ECD e a ADD é o chicote que ME precisa para domesticar os professores.
Abril 7, 2010 at 12:19 am
Juízes vão processar Emídio Rangel
Ex-director da SIC e da RTP fez duras criticas na Comissão de Ética no Parlamento
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/juizes-ultimas-emidio-rangel-etica-tvi24/1152851-4071.html
Abril 7, 2010 at 12:21 am
Ao contrário de muitos não vejo aqui divisão, mas sim preocupação por uma escola que segue em plano inclinado.
Demonstrando que somos o motor da mudança na Escola Pública a bem dos alunos, estamos a conquistar o respeito da comunidade ganhando assim capital social para o nosso estatuto profissional.
ÀS vezes é preciso ter visão de helicóptero e ver mais LONGE.
É que por vezes somos míopes.
Abril 7, 2010 at 12:34 am
Eu votei na avaliação dos alunos porque, no ensino obrigatório, eles já perceberam que transitam todos sem precisar de muito esforço de concentração e de trabalho em casa. Os fracos não se empenham e os bons não se sentem motivados a competir.
Concordo com o Mat que foi, sobretudo, a ADD que mobilizou os docentes, mas não porque a rejeitassem (não está em vigor um simulacro de avaliação?!), mas pela forma humilhante como era imposta.
Sobre a competência de MLR, só queria lembrar que um bom gestor deve trabalhar com e não contra…
E por falar em avaliação, quando Abílio Curto “repreendeu” JS, estava, ou não a avaliá-lo, sem grelhas?
Quando JS afirma que determinados jornais não praticam bom jornalismo, está, ou não a avaliá-los?
Pois… a expressão chave é “avaliação com consequências”…
Abril 7, 2010 at 12:40 am
Cronologia.
Antes da fantochada ADD somente a questão das aposentações e o “tritolé” tinham sido já implementados pela doida & gang. Estes dois aspectos afectaram brutalmente alguns dos professores com carreiras mais longas no Ensino e, não esquecer, nem todos. Professores em pré carreira e até ao 8º escalão não tinham regra geral tanta consciência do desaire educativo que se instalara.
Os professores, genericamente, ganharam consciência maior do caos instalado no Ensino com a fantochada da ADD. É o estalar da indignação geral.
Após a fantochada ADD é que muitos professores tomam conciência da gravidade das situações anteriores – ECD e “tritolé”.
Etc. Etc. Etc.
A gestão (dos herrr comisssários políticos) foi a última fantochada a ser implementada. É a mais recente. A governamentalização das escolas atingiu o climax com os clones “margarida moreira”.
Abril 7, 2010 at 12:41 am
#35
“Mas os sindicatos não estão preocupados com isto. Estão preocupados é com as alíneas que são colocadas na lei que tratam da vidinha deles.”
Anita, se se vai acusar alguém por não ter feito algo, convém primeiro certificarmo-nos de que assim é.
A Fenprof (pelo menos) há vários anos que se preocupa com a precariedade na profissão docente. Várias iniciativas e reuniões houve relacionadas apenas com os contratados. A proposta (antiga) de vincular todos os professores com 3 anos de serviço diz-lhe alguma coisa? E os constantes alertas e protestos pela escassa abertura de vagas nos quadros? Tem ido às reuniões de contratados? E às manifestações de contratados?
Abril 7, 2010 at 12:42 am
A IGE concluiu que não houve bullying no caso do Leandro. E fala em testemunhos contraditórios, ETC e outras traapalhadas como aquela do rapaz ter presumivelmente saltado a cerca. Mas saltou ou não saltou? Como? alguém acredita na mentiras sobre o controlo do acesso a escola? só uma tontona!!!!
Não se provou….
Pois…
Como provar seja o que for com gente mentirosa a salvar a pele dos amigos?????
Só com inteligência e serenidade…
O caso de Sintra do professor irá pelo mesmo caminho?
O que escreveu o professor não contará?
E o que vem no Correio da Manhã há dias?
Quem pode acreditar no testemunho de gente que se porta assim?
Vamos a ver se a IGE em sintra não mete a as patas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abril 7, 2010 at 12:43 am
Somos o motor da mudança na Escola Pública a bem dos alunos, estamos a conquistar o respeito da comunidade ganhando assim capital social para o nosso estatuto profissional.
De acordo, Pedro.
Abril 7, 2010 at 12:45 am
A IGE concluiu que não houve bullying no caso do Leandro. E fala em testemunhos contraditórios, ETC e outras traapalhadas como aquela do rapaz ter presumivelmente saltado a cerca. Mas saltou ou não saltou? Como? alguém acredita na mentiras sobre o controlo do acesso a escola? só uma tontona!!!!
Não se provou….
Pois…
Como provar seja o que for com gente mentirosa a salvar a pele dos amigos?????
Só com inteligência e serenidade…
O caso de Sintra do professor irá pelo mesmo caminho?
O que escreveu o professor não contará?
E o que vem no Correio da Manhã há dias?
Quem pode acreditar no testemunho de gente que se porta assim?
Vamos a ver se a IGE em sintra não mete a as patas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abril 7, 2010 at 12:45 am
Leandro
A IGE concluiu que não houve bullying no caso do Leandro. E fala em testemunhos contraditórios, ETC e outras traapalhadas como aquela do rapaz ter presumivelmente saltado a cerca. Mas saltou ou não saltou? Como? alguém acredita na mentiras sobre o controlo do acesso a escola? só uma tontona!!!!
Não se provou….
Pois…
Como provar seja o que for com gente mentirosa a salvar a pele dos amigos?????
Só com inteligência e serenidade…
O caso de Sintra do professor irá pelo mesmo caminho?
O que escreveu o professor não contará?
E o que vem no Correio da Manhã há dias?
Quem pode acreditar no testemunho de gente que se porta assim?
Vamos a ver se a IGE em sintra não mete a as patas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abril 7, 2010 at 12:49 am
# 68
Tudo em Portugal, actualmente, tem a marca Troca-te.
Já vai ser por pouco tempo …
A questão é de como vamos “olhar” para gentalha que apoiou e imitou o dito cujo (…)
COMO??
Abril 7, 2010 at 12:50 am
A ex, de uma forma continuada e persistente, desautorizou os profs. A divisão da carreira foi a “gota d´água”. Só agora estamos verdadeiramente a conhecer o novo modelo de gestão escolar. Vamos avaliando à medida que vamos provando; e as sondagens não mentem.
Quanto ao resto, MAT incluído, é só ruído de fundo.
Abril 7, 2010 at 12:50 am
Com 1183 membros
Estudante que gozou com professora tem grupo de fãs no ‘Facebook’ (COM VÍDEO)
‘Para quem adoraaaaa os videos da KATYZINHA6’ é o nome do grupo de fãs, na rede social ‘Facebook’, a uma das estudantes que aparece num vídeo colocado no YouTube, onde é possível ver duas alunas a gozarem com uma professora de uma escola do Porto.
O grupo já conta com 1183 membros e é dirigido a “todos aqueles que adoram os vídeos desta rainha sim porque ela é a maior”, como relata a página.
O vídeo foi removido, mas os pedidos para que seja reposto são visíveis através de comentários de ‘fãs’ publicados no perfil do grupo.
Foi ainda criada uma petição pública para que a jovem volte a publicar os seus vídeos no YouTube e, ao que tudo indica, para que regresse à página do grupo com os seus ‘comentários’ sobre vários assuntos do quotidiano.
“Cátia, todos sabemos que tens muito para dar! Criei esta petição para veres quantos são os teus fãs e quantas são as pessoas que querem que ponhas de novo os vídeos no Youtube”, pode ler-se na petição.
Num último vídeo divulgado na página de apoio, denominado ‘cortes & decotes!’, a estudante dá a sua opinião sobre a forma de vestir de algumas jovens: “E o fio dental de fora? Que elas quando se vão sentar, é o fio dental para cima e as calças para baixo”.
Abril 7, 2010 at 12:51 am
Abril 7, 2010 at 1:20 am
Subscreva e Divulgue a Petição
Uma Petição Com Sentido De Estado
Ajustes Directos da Parque Escolar
Vai em 1700 assinaturas, importava chegar às 4000*. A iniciativa partiu do 5dias.
http://www.educar.wordpress.com/2010/04/05/uma-peticao-com-sentido-de-estado/
* para o assunto ir a debate na AR.
Abril 7, 2010 at 2:20 am
#75,
Ai que kridas!
Abril 7, 2010 at 11:28 am
#74 e 75 Buli, tomei a liberdade de postar no Facebook, no grupo de Homenagem ao Leandro e ao professor Luís do Carmo:
http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=360153957967&ref=mf
Abril 7, 2010 at 6:56 pm
#67
Pois devo-lhe dizer que fui às manifestações e tenho ido às reuniões dos sindicatos. E fique a saber que as respostas às perguntas dos contratados começavam assim: ” em principio sim”, ” o sindicato prevê que assim seja”, ” a nossa opinião é que “. Nada era dado como certo. Não tive respostas firmes.No que diz respeito às dúvidas do pessoal do quadro aí sim , apareceu a firmeza…