Eu sei que é redutor, que implica uma opção complicada, mas não andamos aqui só para coisas fáceis, do tipo sim ou não. Vamos lá, não interessa neste momento em que sentido mas, se pudesse, qual o aspecto que mudaria em primeiro lugar em matéria de Educação, eventualmente considerando o que poderia ter um efeito mais decisivo a curto prazo para a melhoria do sistema…
Isto partindo do princípio que já desistiram de começar pela Lei de Bases e pela redefinição de tudo desde a origem…
Abril 5, 2010 at 9:48 pm
Eu já votei, porque gosto muito destas sondagens e, já tivemos a prova, q elas andam muito à frente daquelas q os jornais publicam.
Votei na avaliação dos profs. porque é impensável q aquela inutilidade continue a abafar as escolas. Retirada imediata daquela coisa. Profs esgotados e humilhados (porque considero aquela avaliação e todo o processo humilhante)não conseguem fazer nada pelo ensino.
Abril 5, 2010 at 9:51 pm
Já votei, mas são tantas as prioridades que tive dificuldade em decidir.
Abril 5, 2010 at 10:00 pm
Por falar em avaliação.Vou ter de avaliar a minha melhor amiga.Que me dizem a isto?
Abril 5, 2010 at 10:04 pm
Também tive imensa dificuldade. Eu não faria votação deste modo mas sim ir-mos numerando as prioridades. Acho que ficava mais fácil. Contudo votei avaliação de professores. É tempo de acabar com esta palhaçada! Regime disciplinar é logo a seguir e posteriormente a avaliação dos alunos. Nesta matéria, exames nacionais a todas as diciplinas já!
Abril 5, 2010 at 10:04 pm
Carreira docente.
Ficou mal arranjada.
Abril 5, 2010 at 10:07 pm
Não se pode votar em 2?
E, já agora, em 3? 🙂
Abril 5, 2010 at 10:20 pm
Acho que este modelo de gestão escolar é a base de toda a “fantochada” instalada .
Se fosse modificada , tudo oresto tinha possibilidade de mudar mais depressa .
Abril 5, 2010 at 10:23 pm
A esta sondagem seguir-se-ão outras. Pode ser que descubra como fazer essa por prioridades.
Ou então desmontarei esta em sub-sondagens.
Mas o objectivo desta é mesmo forçar a distinguir.
Se o resultado for “híbrido” também tem um sentido.
Abril 5, 2010 at 10:30 pm
#8, pois, para mim são todas prioritárias, menos a da avaliação dos alunos…
Abril 5, 2010 at 10:36 pm
Olá Paulo,
Votei em Reforma Curricular mas gostaria de ter pelo menos mais uma opção de voto, ciontudo descobri que podia votar mais que uma vez e votei também Carreira Docente.
Um Abraço
Abril 5, 2010 at 10:37 pm
#10, eu nunca consegui votar 2 vezes… 😦
Abril 5, 2010 at 10:41 pm
Não se esqueçam também de subscrever e divulgar esta Petição
http://www.educar.wordpress.com/2010/04/05/uma-peticao-com-sentido-de-estado/#comments
Abril 5, 2010 at 10:45 pm
Olá REB
´
No meu caso foi só actualizar a página, agora só por causa de ti, votei na minha 3ª escola a Gestão Escolar.
O Paulo que me desculpe o abuso!
Um Beijo
Abril 5, 2010 at 10:46 pm
escolha
Abril 5, 2010 at 10:50 pm
Depois de muito reflectir (para cima de uns 15 segundos), decidi-me pela gestão das escolas.
Se o regime nas escolas fosse democrático, muita parvoice cairia logo por terra. Além disso, como já suspeitava, dou-me mesmo muito mal em meios que propiciam o aparecimento de piquenos ditadorzinhos! Fazem-me urticária…
Abril 5, 2010 at 10:51 pm
#13, Nando, se puderes, vota por mim na “avaliação docente”.
A ver se nos vemos livres daquele pesadelo.
Obgda. 🙂
Abril 5, 2010 at 10:53 pm
todos e se possível… ontem……
Abril 5, 2010 at 10:55 pm
Reb
Podes ir dormir descansada, se fosse pelo teu voto aqui já a coisa não existia.
Um beijo
Abril 5, 2010 at 10:57 pm
Eu mudava de governo, desde que mudasse a política educativa, sobretudo no que respeita à avaliação docente, à gestão escolar e à carreira docente. Já nem me refiro à reforma curricular porque, compreenderão, já sou velho e estou farto de reformas. Só a minha é que não vislumbro!
Abril 5, 2010 at 10:59 pm
#18, 🙂
Abril 5, 2010 at 11:02 pm
Após hesitação, votei na reforma curricular, mas gostava de votar pelo menos mais duas vezes.
Abril 5, 2010 at 11:02 pm
#8
Essa do resultado híbrido está bem observada.
É a chamada sondagem para exercício intelectual.
Já se faziam em Bizâncio.
Por exemplo:
Pode Deus saber mais do que sabe?
1 – Pode, porque é omnipotente
2 – Não pode, porque já sabe tudo
3 – Pode e não pode
Abril 5, 2010 at 11:03 pm
Parabéns a todos os benfiquistas, lá meteram ao fundo a Naval … uma equipa tão simpática|
Abril 5, 2010 at 11:04 pm
eu concordo que a escola de fitares se passa a chamar Escola Dr Luís Vaz do Carmo.
li a proposta aqui no bloque e acho pertinente.
Abril 5, 2010 at 11:05 pm
Na situação em que estamos, como já disseram vários comentadores, tudo é prioritário.
Se tivesse que definir do mais para o menos urgente, seria:
1º – Carreira Docente
2º – Avaliação Docentes
3º – Gestão Escolar
4º – Regime Disciplinar
5º – Reforma Curricular
6º – Avaliação Alunos
e, finalmente mudaria o
7º – Não faço ideia…, muito típico duma grande percetagem dos professores em Portugal.
Abril 5, 2010 at 11:13 pm
A votação está a ficar engraçada.
Não há maiorias absolutas…nem relativas. 🙂
Há uma “coligação negativa” contra o Socas. 😉
Abril 5, 2010 at 11:13 pm
Deve seguir-se o exemplo da Parque Escolar: deitar tudo abaixo e reedificar!
Abril 5, 2010 at 11:15 pm
Parece o festival da canção. 🙂
Abril 5, 2010 at 11:16 pm
A reforma curricular destaca-se um pouco, logo seguida da gestão escolar. 🙂
Abril 5, 2010 at 11:17 pm
No mesmo patamar: gestão, ECD e avaliação.
Votei na Gestão.
Abril 5, 2010 at 11:22 pm
Lá como cá a violência em crescendo..até quando?
riança estava desaparecida desde terça-feira
Amiga detida por morte de espanhola de 13 anos
Espanha está em choque: a menina de 13 anos que foi dada como desaparecida desde a passada terça-feira foi encontrada morta este sábado junto a uma antiga fábrica, hoje abandonada, em Seseña, Toledo.
O corpo de Cristina Martín de la Sierra Motilla apresenta sinais externos de violência e uma sua amiga foi, segundo o jornal ‘El Mundo’, detida como principal suspeita do crime.
O cadáver da menina espanhola encontrava-se num local de difícil acesso e a Guardia Civil só o conseguiu resgatar com o apoio das equipas militares de resgate.
Cristina Motilla foi reconhecida pela roupa que usava. A jovem de Seseña tinha sido vista pela última vez na passada terça-feira, por volta das 11h00 locais, e devia ter regressado a casa uma hora depois de se ir encontrar com uma amiga. Nunca voltou. Na altura, o pai da criança avisou as autoridades, afirmando que a Cristina não tinha motivos para desaparecer voluntariamente.
O alerta do seu desaparecimento era claro: Cristina tinha 1,60 metros de altura, cabelo castanho escuro, olhos azuis, vestia calças castanhas e camisola branca e estava calçada com umas botas pretas.
Antes do corpo ser encontrado, os vizinhos da família, que estava com esperança de a encontrar com vida, tinham combinado para este sábado uma busca nas zonas próximas da localidade. Seseña já declarou dia de luto oficial em memória da jovem de 13 anos.
Abril 5, 2010 at 11:24 pm
Não concordo com esta sondagem, pois as opções encontram-se, como diz a Ana, no mesmo patamar.
Só será vinculativa (não sei bem a quê!…) se alguma das opções tiver mais que 50% dos votos.
Sou o 1º subscritor de uma proposta de impugnação desta sondagem enganadora.
Quem se segue?
Abril 5, 2010 at 11:25 pm
E que dizer deste caso?
Inquérito investiga abuso de menina de 6 anos por 23 colegas
A mãe foi alertada por outra mãe que teria tido a filha abusada também
RSSimprimir comentar
As autoridades de educação do País de Gales anunciaram a abertura de um inquérito para investigar o caso de uma menina de 6 anos que teria sido submetida a uma série de abusos físicos e sexuais por um grupo de 23 colegas de classe da mesma faixa etária.
Os abusos teriam sido cometidos dentro da própria escola, mas a direção e o conselho local afirmaram, em um primeiro inquérito, que nada poderia ser feito por causa da idade das crianças e da falta de provas sobre os abusos.
O comissário para a Infância do País de Gales, Keith Towler, disse à BBC que o primeiro inquérito sobre o caso se mostrou “uma falha chocante”.
O inquérito inicial, publicado dois anos após as primeiras denúncias de abusos, confirma que alguns alunos teriam tido um comportamento sexual inadequado, mas afirma que com mais de 20 crianças com menos de dez anos envolvidas, seria difícil estabelecer exatamente o que ocorreu.
A escola e a autoridade educacional local, cujos nomes não podem ser divulgados, disseram que o fato de que as crianças tinham idades muito abaixo da maioridade penal significava que poucas ações poderiam ser tomadas.
Nenhuma das crianças envolvidas foi expulsa da escola.
Horror
A mãe da menina disse ter ficado horrorizada ao descobrir que sua filha havia enfrentado meses de abusos e intimidações na escola após ter sido alertada sobre o que estava acontecendo por outra mãe, cuja filha também teria sofrido abusos.
Ela diz que nunca se esquecerá da expressão de medo na face de sua filha ao contar a ela o que estava passando.
“Ela estava me contando coisas que eu acho que qualquer mãe teme ouvir de sua filha. Foi horrível o que ela enfrentou”, diz.
“Todos os dias ela era despida. Ela sofria abusos físicos e sexuais, todos os dias. E todos os dias ela chorava por ajuda, mas ninguém nunca foi ajudá-la”, afirmou.
Ela transferiu a filha para uma outra escola, e somente após ela entrar com uma ação na Justiça as autoridades educacionais locais estabeleceram um inquérito para investigar o caso.
Abril 5, 2010 at 11:27 pm
Votei na gestão. É preciso travar a saga dos adesivos e dos mete nojo dos aderente! Não chega só a eleição dos coordenadores de departamento é preciso alterar a eleição democrática de director sem conselhos gerais e coisas estranahas que ninguém sabe o que são…
Abril 5, 2010 at 11:30 pm
#33:
Mas aposto que esses também devem ter imensa “cultura da avaliação”, lideranças fortes e mais não sei quê…
Como é que a coisa deu para o torto?…
Abril 5, 2010 at 11:36 pm
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/05/as-obras-imortais-de-socrates-o-grande-inginhero-o-siza-que-se-cuide/
Abril 5, 2010 at 11:38 pm
NADA QUE UM BOM LITRO SE SOMA POR DIA DADO ÁS CRIANÇAS NÃO RESOLVA..LÁ SE CHEGARÁ ACREDITEM…tchi… big ones again…
Abril 5, 2010 at 11:44 pm
Bem a mina net está a acabar..deve dar até á hora da cinderela…amanhã á noite volto aos ares do norte..quarta volto por cá…
http://silenteduck.wordpress.com/2010/04/05/gene-loves-jezebel-suspicion/
Abril 5, 2010 at 11:45 pm
Vejam com atenção a transformação do espaço escolar operada nestas obras. Isso é mais importante do que saber quem ganhou com as sobras.
Abril 5, 2010 at 11:58 pm
Sem dúvida a carlos Amarante vai parecer sardinha em lata..o espaço circundante pura e simplesmente desapareceu quase por completo…a escola Fábrica está definitivamente instalada…
“Educação deve ser apenas uma busca de resposta às questões que a vida nos coloca. Mas a escola não só não permite que os alunos ali levantem questões que lhes interessam como se nega a tentar ajudar os alunos a responder as questões que a vida fora da escola os força a confrontar. Ela fica eternamente respondendo às mesmas questões – mas essas são questões que não são levantadas pela mente das crianças. Basta olhar para uma mesma criança, de um lado, em casa e na rua, e, de outro lado, na escola. Em casa e na rua você observa uma criança vivaz, curiosa, com um sorriso nos lábios, explorando e tentando aprender tudo, da mesma forma que explora e busca prazeres, expressando seus pensamentos em suas próprias palavras, com clareza e, frequentemente, com força e eloquência. Na escola, você observa um ser como que aposentado da vida, cansado e com uma expressão de fatiga, tédio, enfado e por vezes terror, repetindo palavras estranhas em uma língua estranha – um ser cuja alma, como num caracol, se esconde dentro da própria casa. Basta comparar essas duas condições em que podemos observar a criança para constatar, sem sombra de dúvida, qual delas é mais vantajosa para o seu desenvolvimento. A natureza compulsória da frequência à escola impede que a criança ali se eduque.”
“Sobre Educação Popular“, 1862, Leo Tolstoi
Abril 6, 2010 at 12:01 am
Excelente artigo..retirado daqui…
http://asaxeo.blogspot.com/2009/07/arquitectura-escolar-e-o-sistema.html
A arquitectura escolar e o sistema educativo
Credit: University of Maryland School of Architecture, Planning & Preservation
As instalações físicas de uma escola são óbviamente parte do processo educativo e mais uma das determinantes dos seus resultados.
A escola-fábrica, que hoje remendadamente persiste, foi criada durante a revolução industrial para quem, por toda a vida, não teria mais que uma única profissão, talvez já herdada dos pais e algumas vezes ainda transmitida aos filhos.
O mundo entretanto mudou profundamente, embora a maioria esmagadora das escolas não tenha acompanhado tal evolução, pois continuam a ser e a funcionar como se devessem hoje educar e formar, não crianças e jovens que irão desempenhar múltiplas e ainda inimaginadas tarefas com tecnologias e processos ainda por inventar, mas os seus já falecidos trisavós.
As instalações da escola actual são maioritariamente as de uma fábrica monoproduto, um local de abrigo contra as intempéries, ou apenas uma enfadonha e obrigatória prisão.
A quantos alunos se ouve dizer? “Tenho orgulho na minha escola”.
É importante e urgente que a escola se torne inspiradora, evolutiva, adaptável, referencial, para que acolhendo, enriquecendo e difundindo a inovação promotora do bem estar e do progresso, possa ser um farol para a sociedade.
Sobre a influência da arquitectura escolar no processo educativo se debruçam, entre muitos outros, os seguintes documentos, artigos e domínios:
School for the future (pdf)
Inspired by light and space: How architecture can influence the learning experience
How Room Designs Affect Your Work and Mood
Building Schools for the Future
Kingsdale School in London
Kent Template for a school of the Future (pdf)
Por cá, este tema parece ser absolutamente irrelevante para ministérios, sindicatos, professores, associações de pais, pais, jornalistas e outros demais, empenhados e distraídos em guerrilhas e manifestações a propósito… de quê afinal?
Noutros, no entanto, não é assim. Veja-se este exemplo:
“The Scottish Government is delivering the largest school building programme in Scotland’s history, rebuilding or substantially refurbishing schools across Scotland.
The aim is to have a school estate which is effectively managed and maintained over the long term and which constantly evolves to meet future needs.
To help achieve this aim, every school should be well designed, well built and well managed to inspire children, help teachers and support local and national priorities.”
The Scottish Government
Por cá, grandes obras públicas?
E que tal na melhoria do sistema educativo?
Escolas com arte!
Abril 6, 2010 at 12:10 am
Eu pelo contrário salientaria o regime disciplinar dos alunos.
Se neste momento os professores (sindicatos, associações profissionais) liderassem e conduzissem a opinião pública no sentido de haver maior disciplina nas nossas escolas então ganharíamos mais facilmente as outras batalhas.
Abril 6, 2010 at 12:11 am
A Escola Secundária Poeta António Aleixo funciona num edifício construído em 1964. Era então Liceu Nacional de Portimão. Já foi alvo de várias remodelações , a última das quais há bem pouco tempo, quatro, cinco anos, que apetrecharam a escola de todas as valências e funcionalidades. Ouso até dizer que poucos serão os edifícios escolares, mesmo os mais recentes, que se lhe podem comparar. Alberga cerca de mil e trezentos alunos. Estão projectadas obras que visam ocupar quase todo o espaço livre que existe, vulgo recreios, duplicando a população escolar (o que é nitidamente uma medida sensata e inteligente, visto ser fácil gerir uma comunidade tão sensível, cada vez mais sensível…), descaracterizando o edifício e a zona onde este se insere. Preço orçamentado: 25 milhões de euros. Uma bagatela.
Comentário de João A.
Já que foi dado um destaque inesperado ao comentário que deixei noutro post, deixai-me acrescentar que esta Escola Poeta António Aleixo é realmente modelar nas instalações e na articulação dos espaços que a constituem. Não há alunos à chuva quando se deslocam de um para outro módulo porque… é uni-modular; tem um elevador instalado há quatro anos para facilitar a vida a quem tiver problemas de locomoção; tem um pavilhão polivalente, construído há quatro anos, a aumentar as capacidades na área da Ed. Física já razoáveis com os dois ginásios originais; tem auditório equipado com o que de mais recente se usa na área do Audio-visual. O estado de conservação é notável e espaço envolvente tem vastas zonas verdes que irão desaparecer, pelo que se pode ver na maquete.
Claro que as obras permitirão aumentar a população escolar para cerca de dois mil e quinhentos alunos, quase o dobro dos que tem actualmente. Numa época em que a conflitualidade da população escolar é cada vez visível, esta alteração é uma decisão de alto risco.
A insanidade mental dos decisores é cada vez maior.
Este é apenas mais um exemplo dos efeitos dessa insanidade.
Custo – 25 milhões.
http://www.5dias.net/2010/03/23/escola-secundaria-poeta-antonio-aleixo/
Abril 6, 2010 at 12:15 am
O regime disciplinar dos alunos num pequeno campo de concentração é uma prioridade para os governos. Convinha por isso que não fossem os professores a embarcar nas campanhas de políticas securitárias, autoritarismo, choque e pavor. Os melhores escravos são os que estão convencidos de que pensam pela sua própria cabeça.
Abril 6, 2010 at 12:16 am
Votei apenas uma vez para respeitar as regras do jogo.
A carreira docente continua a minha prioridade.
Abril 6, 2010 at 12:19 am
Podem mudar tudo o que quiserem. Enqunto os alunos passarem com 3, 4, 5, 6 e mais negativas, nada muda no sistema. Se os professores não conhecem a mentalidade dos alunos e dos pais portuguses, o problema é mesmo gravíssimo. Nada valem estatutos disciplinares, ADD, gestão escolar, criminalização de condutas quando o aluno sabe que passsa sempre e é só isso que interessa, porque não há horizontes mais vastos do que m menino dizer em casa que passou e a mãe, feliz, dizer o mesmo à vinzinha do lado.
Para mim a rampa agravou a inclinação e nunca mai vai parar com a passagem com 3 negativas do Roberto Carneiro…
Abril 6, 2010 at 12:33 am
# 46 Concordo.
Abril 6, 2010 at 2:41 am
“Isto partindo do princípio que já desistiram de começar pela Lei de Bases e pela redefinição de tudo desde a origem…”
Este é o problema.
Seria preciso saber que escola se quer e eles não sabem.
Esté tudo interligado e não deveria haver uma escolha prioritária mas sim uma visão conjunta do problema.
O que acontece é que não se faz nada de novo, com pés e cabeça. Nada que tenha um esqueleto que preveja um futuro. Continua a manta de retalhos, ainda por cima curta, que quando se puxa para tapar os pés, destapa outras partes do corpo.
Vão-se fazendo remendos em “porcarias”, feitas de buracos já existentes, ao sabor da capacidade de cerzir de quem passa pela 5 de outubro, sem nunca se pensar numa estrutura capaz de dar resposta aos problemas da educação e do país.
Sem se saber o que se quer da educação, sem se saber que “produto” deve originar, sem se saber em que moldes e com que ferramentas se quer trabalhar a “massa” não é possível dizer o que deve ser remodelado em 1º lugar.
Sem se saber o que se espera dos alunos, não é possível saber que professores queremos, como os queremos e como devem funcionar. Também não é possível dizer o que devem aprender. Sem se saber o que se pretende que uma escola deva ser (se queremos um espaço de partilha e cooperação, ou um faz que sou eu que mando) não é possível dizer como deve ser orientada.
É preciso definir o que se quer, para se poder querer saber o caminho para lás chegar.
Esta gente só sabe que quer diplomas para não ficarmos abaixo dos outros países. Como se adquirem, como se faz para lá chegar, não sabem… e por isso nunca sairemos da sala de costura.
Abril 6, 2010 at 10:49 am
Apesar de me apetecer votar em três, respeitei as regras. Votei no regime disciplinar.
Creio que não haverá nada mais incomodativo (nalguns casos humilhante, conforme relatos já lidos)para um Professor do que ser ignorado não sabendo, muito bem, qual é o seu papel naquele lugar (leia-se aula).
A auto-estima de um profissional é basilar para o seu desempenho.
Carreira Docente e Gestão escolar (esta devido a alguns que agora gerem) também são prioritárias para mudança
Abril 6, 2010 at 4:13 pm
Quanto à prioridade em matéria de reforma, a reforma do SEP no seu todo. Quanto a fazer uma escolha em termos de votação, optei pela Gestão. O actual modelo de gestão escolar potencia tudo o que de pior existe nas outras rubricas.
Abril 6, 2010 at 7:41 pm
[…] seria de esperar que nesta sondagem, anónima, sem controle nenhum quanto a quem escolhe o quê, os resultados indicassem tal […]