Agradecendo as referências ao António Duarte e sublinhando que por vezes há acasos engraçados.

Post do Umbigo de dia 2 de Março, nas vésperas de ir a Castelo Branco falar sobre o assunto:

Ainda Aquilo Da Auto-Regulação Da Profissão Docente Com Umas Pitadas De Religião À Mistura

Que alguns associam de forma exclusiva, e erradamente, à existência de uma ordem dos professores. Mas que poderia ser um Conselho Superior das Profissões da Educação. Alargado a outras profissões ligadas à Educação.

Mas não é isso que me interessa agora mais.

Estou mais ocupado com a constatação – óbvia – de ser essa uma função que existe principalmente no mundo anglo-saxónico. Os códigos de ética e deontologia da prática docente são muito mais frequentes nos EUA, na Inglaterra, Austrália, no Canadá.

Declarações do SE Ventura ao DN de ontem:

Secretário Estado favorável a instância de autorregulação profissão de professor e de código deontológico

Braga, 20 mar (Lusa) – O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, mostrou-se hoje em Braga favorável à criação de uma instância de autorregulação da profissão de professor e da elaboração de um código deontológico.

O governante disse que o órgão de autorregulação deve ser objecto de um debate que “importa prosseguir no seio das organizações representativas dos educadores e dos professores”.

Na opinião de Alexandre Ventura, ao órgão, que poderia chamar-se de “conselho superior das profissões de educação”, competiria “garantir a qualidade do serviço educativo no interesse das crianças e dos jovens, das famílias, da sociedade e dos próprios profissionais da educação”.

Que se anote que não assino acordos e sei que há certas ideias que podem ser partilhadas sem que necessariamente decorram do ruído dos blogues.

.

(gamanço óbvio de ideias e conceitos assisti eu há umas duas semanas em sessão pública e consegui calar-me para não estragar a apresentação do powerpoint de uma certa e determinada investigadora que bordeja nas mesmas águas investigativas que me levaram este fim de semana a Lagos)