A mim quer-me parecer que sim. Só para desambiguar certas situações que me parecem irem existir em relação a uma necessária reconfiguração dos Conselhos Pedagógicos e à coordenação dos Departamentos Curriculares.
Janeiro 8, 2010
E Isto Não Implica Rever O 75/2008?
Posted by Paulo Guinote under Dúvidas, Gestão, O Acordo[59] Comments
Janeiro 8, 2010 at 4:33 pm
Claro que sim…
… e o regulamento Interno de cada escola, chegará algum dia a estabilizar?
Janeiro 8, 2010 at 4:34 pm
Paulo
Concordo contigo.
Em termos legais, ainda há muito trabalhinho para fazer. Vanos lá ver como é que vai ser feito!
Janeiro 8, 2010 at 5:11 pm
Estas ambiguidades, equivocidades “à la carte”, o que falta fazer para elaborar um conjunto de jurisprudência capaz de esclarecer a profissão de professor (sempre fomos uma arena pouco clara), os pormenores de quem está, por exemplo, como eu, com equiparação a bolseiro para realizar um doutoramento… garante uma longa vida ao Umbigo.
Janeiro 8, 2010 at 5:27 pm
Quem é que está actualmente no Conselho Pedagógico? Os Mega-coodenadores. Os tais que reunem com os Coordenadores dos Departamentos e passam as informações do Pedagógico tipo cassete.
Quanto ao trabalhito que é bom: planificações, critérios e responsabilidades de dinâmica dos departamentos, bem isso já não é do seu pelouro. Então porquê este cargo? E Com tantas horas?
Quem come a carne pode também ficar com o ossinho ão ão.
Janeiro 8, 2010 at 5:28 pm
E atenção não são eleitos são nomeados…..
Janeiro 8, 2010 at 5:32 pm
Comecei o fim de semana!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou agorinha ler o que o Paulo fez o favor blogar ou será linkar, ou postar???
Ajudem-me q já não aguento com tanto terminologia fora do meu quotidiano/cotidiano(?)
Janeiro 8, 2010 at 5:40 pm
[…] anunciar um acordo com os sindicatos de professores relativo à avaliação, cujos termos pode ver aqui. Basicamente, a ministra veio anunciar que andou a meter as patorras e a comprometer o país […]
Janeiro 8, 2010 at 5:40 pm
Pelas declarações do M. Nogueira, a concepção sindical do ECD é a de um permanente “work in progress”. Nunca está verdadeiramenbte terminado, nunca será verdadeiramente satisfatório e durável…. Deve ser para justificar o trabalho dos sindicatos, digo eu. Imaginem a tragédia que seria para eles um ECD que durasse digamos 3 anos… Ainda algum sindicalista teria de voltar a dar aulas por falta de ocupação, o que seria uma manifesta tragédia.
Janeiro 8, 2010 at 5:49 pm
#8
O anterior ECD durou 9 anos e não foram os professores que o quiseram rever.
Guterres, volta a paixão pelo pântano espera por ti!!!
Janeiro 8, 2010 at 5:52 pm
Manyfaces: Concordo plenamente.
Por isso reafirmo o que já disse antes, continuamos com “entendimentos”. É um eterno jogo de “you scratch my back, I scratch yours.” É como as obras públicas, nunca estão acabadas, são de cosmética, para que de x em x anos continue a haver trabalho… Veja-se o que aconteceu com as escolas Machado de Castro e António Arroio, que tinham acabado de ter obras quando foram novamente intervencionadas(destruídas, melhor dizendo)… Isto é que é atirar dinheiro ao esgoto, ao melhor aos bolsos de alguns…
Janeiro 8, 2010 at 6:06 pm
Ainda não percebi se há festa de armestício ou não…. É bom acordo ou mau? Comparando com o ECD das Lurdinhas, é pior ou melhor?
Janeiro 8, 2010 at 6:29 pm
Há no acordo um princípio preverso: quem mais ganha são os bachareis. Reparem no disparate: podem aceder ao topo e ainda poderão avaliar um colega com um grau académico superior. Quando se deseja que os sindicatos tenham coragem de fazer pedagogia e aconselharem estes colegas a actualizarem-se, eis que eles consegue uma Lei que envergonha a classe. Este aspecto parecendo de pormenor, revela desprezo pelo conhecimento.
Janeiro 8, 2010 at 6:31 pm
Muito pior que o anterior
Janeiro 8, 2010 at 6:33 pm
#11
São ambos maus, ainda não percebeu?????
Janeiro 8, 2010 at 6:36 pm
Em que escalão/índice da carreira estará Mário Nogueira?
Janeiro 8, 2010 at 6:39 pm
#11
E tudo começa com a actual Gestão das escolas. Ou será que concorda com ela? A sua premeia os melhores ou os amigos???
Janeiro 8, 2010 at 6:40 pm
Colegas hoje é um dia feliz faz 25 anos que morreu a besta do Pedroto, quando o Pinto bater as botas Portugal estará livre da outra besta.
Janeiro 8, 2010 at 6:42 pm
“E Isto Não Implica Rever O 75/2008?”
Depende das escolas. Onde estou a leccionar, só há secundário, pelo que não há necessidade de proceder a qualquer alteração. Em alguns agrupamentos poderá haver necessidade de nomear para o pedagógico mais algum representante de algum nível de ensino.
Janeiro 8, 2010 at 6:43 pm
#15
O MN está no topo de certeza absoluta. Não sei é que aulas assistidas vai dar para subir de índice…:mrgreen:
Janeiro 8, 2010 at 6:44 pm
#15
Janeiro 8, 2010 at 6:46 pm
#11
Do meu ponto de vista, muito pior.
Janeiro 8, 2010 at 6:50 pm
Para o subir do 340 para o 370 é necessário aulas assistidas?
Janeiro 8, 2010 at 6:51 pm
Pior q o da MLR não é!
Janeiro 8, 2010 at 6:52 pm
Ui!!!! como ‘vocesses’ estão…q fizeram aos meus colegas???
Tenham calma, fiquem zenes …
Janeiro 8, 2010 at 6:53 pm
para já estamos de fim de semana…ainda não nos tiraram o fim de semana…não têm testes para ver…vão ao cinema, façam uma caminhada, pintem as unhas e façam sexo, caramba!!!!
Janeiro 8, 2010 at 6:54 pm
leiam, façam uma receita nova e esqueçam a escola, não deixem que o ME vos lixe o fim de semana, ao menos isso…
Janeiro 8, 2010 at 6:56 pm
como se dirá sexo em eduquês?
Janeiro 8, 2010 at 6:57 pm
e na novilíngua?
Janeiro 8, 2010 at 7:00 pm
#12
luis:
Onde tem essa informação??????
Janeiro 8, 2010 at 7:01 pm
tivemos u semana desgraçada, com reuniões de EE , reuniões para os novos programas, aulas, apoios, FC, fizemos testes (eu fiz, vou dá-los pa semana..) GOD, ouvimos os nossos filhos, os alunos…fiz u acta, arquivei os 36789 papeis da DT.
Apre!!!!
Janeiro 8, 2010 at 7:03 pm
#12
O conhecimento é sempre uma mais valia mesmo q os outros o desprezem.
Janeiro 8, 2010 at 7:05 pm
Só agora aqui cheguei.
Hoje soube do acordo pelo Público.(entrei às 8.15).
Não tive tempo para ler o Umbigo ( só agora, e não li o acordo), pq além das aulas, estive a preparar a festa de anos da minha filhota, que será hoje (reduzida) e amanhã ( alargada). 🙂
Pelo que leio, são precisos 40 anos para atingir o topo da carreira. Ninguém lá chega!
Ciclos avaliativis de 2 anos. Uau, que interessante que será a vida nas escolas. 🙂
Garantia de progredir: só mesmo com notitas altas. Os Bons podem esperar até 3 anos no mesmo patamar. OK.
Acho que vou mudar de estratégia.
Não fui avaliada no 1º ciclo pq achei que me deveria manter coerente até ao fim, na minha contestação.
Agora, a principal causa da minha contestação, a divisão arbitrária da carreira que criou falsos avaliadores e 2 tipos de avaliação diferentes ( uns precisavam de aulas assistidas para notas altas, outros não) acabou. Isto eu festejei. 🙂
Mantêm-se os avaliadores sem formação para isso? Ou passará a ser exigido que tenham melhor qualificação, ou qualificação específica para a função de avaliar?
Pois, então, se não me faltar a pachorra, na próxima avaliação vou candidatar-me ao Excelente. Nem sequer é ao M.Bom!
Colegas, façam todos isso!
Não acham que têm tido um desempenho excelente? Eu, sem querer parecer “armada em boa”, acho que sim. 🙂
Eu quero ver quem vai assistir às aulas de todos!!! Todos!!
Estamos melhor do que estávamos. A divisão da carreira acabou. Mas o modelo de avaliação não é exequível, a não ser na versão simplex.
Não quero mais simplexes!
A partir de agora: quero o complex!
O que mais me interessa nestas mudanças é o que poderá ser negociado no dia 20 de janeiro qdo as outras questões sobre a vida nas escolas e o ensino em si vierem a ser discutidas.
Espero que mantenhamos alta pressão aqui pelo Umbigo!
Inté. 🙂
Janeiro 8, 2010 at 7:05 pm
#27-Não diz…
Janeiro 8, 2010 at 7:06 pm
Na minha escola a CCA será constituída por u colega do 1º ciclo, outro do 2º e outro do 3º e a noute??? e as novas oportunidades (NO) haverá alguém do NO para me avaliar?
Janeiro 8, 2010 at 7:08 pm
#33
não te mailei, ainda, ando de rastos, podes fazer aquilo q disseste…
Janeiro 8, 2010 at 7:08 pm
Topo da carreira aos 42 anos de serviço? VLNC
Janeiro 8, 2010 at 7:10 pm
#32
eu hj tou zen!
Janeiro 8, 2010 at 7:10 pm
ai q susto!!!Um touro?!
Janeiro 8, 2010 at 7:11 pm
#36
o q é VLNC?
Janeiro 8, 2010 at 7:15 pm
Este blogue rivaliza em “má língua” com o Eixo do Mal! Livra!
Alguns, aqui, se morderem a língua…morrem fulminados!
Janeiro 8, 2010 at 7:19 pm
Com que então pior do que a Lurdinhas?!…
Não sabem ler que foi a Lurdinhas, Pedreira&José Manuel Batista quem retirou a tampa e permitiu aos equiparados a bachareis, tipos com apenas o antigo Curso da Escola Comercial e Industrial (9 anos de escolaridade…) e outros com menos ainda…que pudessem chegar a titulares e ao topo?!
Janeiro 8, 2010 at 7:20 pm
Click to access np3content
o acordo com as assinaturas
Janeiro 8, 2010 at 7:21 pm
O ditado é velho: «quanto mais se mexe na mer.. mais mal cheira». Mas estes artistas não querem deixar de mexer nela. As coisas só se endireitam deitando para o lugar onde se deitam as fezes tudo o que a lurdinhas fez. Por exemplo alguns que estão nalguns indíces passam para indíces acima se já estão neles há 5 ou 6 anos. Eu pergunto: E os outros que estão em indíces diferentes também já há 5 ou 6 anos porque não passam para os indíces seguintes? Há alguma justiça nisto? Vão pentear macacos, cegos! Que país de m… E os que subiram para titulares por vias tortas ficam à frente dos que tinham mais direito que eles em serem titulares se tivesse havido critérios justos?
Janeiro 8, 2010 at 7:25 pm
Reb:
Estou como tu.
Quis ser coerente e não entreguei nadica de nada!!! Não fui avaliada.
Poderia ter tido EXCELENTE pq nem precisava de aulas assistidas para tal. E tinha quota! Achei que era uma traição à luta dos professores!
Agora vi aqueles que fizeram menos que eu mas que entregaram uma “folhita” chamada Autoavaliação ficarem com os ExCELENTES e MBOM!!!! Excelente!!!!!
A partir de agora, a minha estratégia será outra!!!
Quero lá saber da coerência!!!
Vou fazer tudo para ter excelente…se for preciso uma folhinha, entrego-a…se forem precisas 10…entrego-as!!!!
Sempre pensei que os resultados deste ciclo de avaliação que foi uma farsa, não contassem!!! Vão contar! E os que mais coerentes foram,os que não quiseram colaborar na farsa, serão os mais prejudicados!
Enganei-me! talvez tenha estado do lado errado!
Janeiro 8, 2010 at 7:25 pm
Ontem, vários Sindicatos reclamaram à Isabel Alçada que isto não poderia continuar! Não pode ser que malta que não quis estudar, com 9 anos de escolaridade ou menos ainda (ainda os há nas Escolas!) tenham hipóteses de serem dirigentes, avaliadores e perceberem pelo mesmo índice que professores com 19 ou mais anos de escolaridade…É a mesma coisa ter-se 9 anos de escolaridade ou 19 ou mais?! Isto foi o “rigor” do Pedreira e da Milu!…
Janeiro 8, 2010 at 7:28 pm
Agora, que ninguém acuse os Sindicatos de uma porcaria destas! O Ministério de Alçada não teve a coragem de acabar com este contrasenso! Isto não lembra o Diabo!
Janeiro 8, 2010 at 7:36 pm
Mas, ainda falta produzir o Decreto-Lei que consubstancie o Acordo. Não pode ser! Mestres de Oficinas, Costureiras que não estudaram nem se disponibilizaram a fazer mais estudos pela Universidade Aberta, falarem de cima para baixo, como Directores de Escola/Agrupamento para professores que fizeram o ensino secundário completo, licenciatura, Mestrado e, nalguns casos, Doutoramento! Mesmo sem Doutoramento, um colega com mestrado tem, no mínimo, 19 anos de escolaridade!
Janeiro 8, 2010 at 7:40 pm
A história de todos os “bons” chegarem ao topo tem precisamente a ver com os dirigentes sindicais. Então como é que eles poderiam ter aulas observadas?!!! Então mas vocês pensam que andam as crregar as bandeiras para quem?
Janeiro 8, 2010 at 7:43 pm
#47,
Espero que o diploma produzido se traduza em algo diverso destas 11 páginas.
Há passagens claramente apressadas e validadas por quem estaria cansado de mais para ver que a coisa pode dar barraca.
Janeiro 8, 2010 at 8:38 pm
Estes movimentos de maldizer deixaram de fazer sentido! Acabou a sua razão de ser! Não passam de voz de marginais do sistema, de maledicentes profissionais!…
Sindicalistas bons seriam os que NUNCA acordassem nada de nada em momento algum!…Já agora, de caminho, que fuzilassem os representantes do Governo e os lançassem do alto da Avª. 5 de Outubro…mesmo assim, fico com dúvidas de que alguns ficassem suficientemente satisfeitos…
Janeiro 8, 2010 at 8:46 pm
Os representantes máximos dos Sindicatos não se “venderam” nem “venderam” ninguém!…Esta ideia de que os representantes dos professores são Al-Capones, mal formados, ao serviço de interesses obscuros, ilegítimos, etc., só pode vir de mentes mal formadas, deformadas, os invejosos e os “velhos do Restelo” desta vida…
Janeiro 8, 2010 at 8:55 pm
Ainda ontem aqui se viu – quando constou que o Secretário-Geral do SINAPE, José Nóbrega Ascenso, tinha subscrito o Acordo, viu-se logo o coro da maledicência chamar-lhe de traidor!…Ainda não sabiam o teor do acordado e já apodavam um lider sindical de traidor! Aqui alguém pergunta pelo índice do Mário Nogueira! Porquê? Tem de viver de esmolas? No estrangeiro, também é assim? Os dirigentes das CCOO em Espanha ou da CGT francesa vão para a porta das Igrejas pedir esmola? A Ministra exerce as suas funções nas horas vagas? Será que os deputados da comissão parlamentar de Educação, exercem as suas funções nas horas vagas? E os vereadores das Câmaras Municipais, exercem as suas funções nas horas vagas? Onde acaba o absurdo? Onde acaba a inveja maledicente?
Janeiro 8, 2010 at 9:01 pm
Não vejo no documento nenhuma referência à avaliação de profs que não têm colegas de grupo.
Janeiro 8, 2010 at 9:15 pm
#53
não vale a pena pensar nisso, eles resolvem com a reformulação dos grupos disciplinares.
Janeiro 8, 2010 at 9:16 pm
#52
100% de acordo.
Janeiro 8, 2010 at 9:31 pm
reb e prof. inconformada:
Penso exactamente como vocês.
Gostavam muito de saber quantos professores estão na nossa situação.
Eu conheço 4 (e todos “muito bons” sem avaliação)
Janeiro 8, 2010 at 9:31 pm
Gostava
Janeiro 9, 2010 at 1:41 am
#43
“Por exemplo alguns que estão nalguns indíces passam para indíces acima se já estão neles há 5 ou 6 anos. Eu pergunto: E os outros que estão em indíces diferentes também já há 5 ou 6 anos porque não passam para os indíces seguintes? Há alguma justiça nisto?”
Os outros são carne para canhão. Essa é uma das razões porque acho este acordo vergonhoso. Trata-se de um acordo de princípios em que o Ministério e os representantes dos professores (não todos, mas quase) concordam em abdicar dos mais elementares princípios de um estado de direito, protegidos pela Constituição da República: os princípios da igualdade, da proporcionalidade, da justiça, da boa-fé da administração, etc.
Basicamente o acordo diz isso, concordam que por princípios, os princípios devem ser ignorados. Confuso?
#51
Quem assina um acordo destes que rouba a maioria dos professores que supostamente deveriam representar e atropela os mais elementares princípios é o quê? Santo? Tenha juízo.
Janeiro 9, 2010 at 2:00 am
Como em todo e qualquer jogo há peças que se sacrificam. Há jogadas estratégicas que, quando se tem um objectivo, perde-se a visão de conjunto… porque não interessa.
há tantas excepções não previstas, que se pode perguntar porque raio as placas nos afastaram do Norte de África? estes povos devem saber melhor de leis e regras do que nós.
Mas há sempre quem fica bem no filme da contagem.
Estou a lembrar-me dos meus colegas que: aceitaram trabalhar no CNO,
dos que pediram aulas assistidas e não lhes foi concedido,
dos que são excelentes profissionais mas não entregaram os OI e/ou não pediram aulas assistidas,
que tem 20 ou 21 anos de serviço (ou 18 ou 19 com o congelamento), mas que não podem passar para o miserável 5ºescalão.
Qual a diferença entre estes e “os” dos pulinhos protegidos pelo acordo, em tempo de serviço? Os tais que passam para o 7º e o 8º ?Sabem fazer contas? Quanto têm que esperar? Comparativamente?
Qual é mesmo o número máximo de anos para chegar ao topo??????????
Alguém não sabe fazer contas, ou hipótese mais provável: É UM GRANDE ALDRABÃO.