Ando a rebuscar os meus velhos cd’s, disquetes, etc, na tentativa de encontrar uma série de textos que fui produzindo e deixando de lado ao longo dos anos.

Entre várias coisas que já tinha perdido a esperança de encontrar está o trabalho que fiz com a Maria João Pinto (acho que passou aqui há dias num comentário) há dez anos com a minha Direcção de Turma. Foi no meu ano de profissionalização e serviu como experiência quase extrema de trabalho com uma turma a priori muito problemática em termos de aprendizagens pelos casos de NEE que integrava, mas que acabou por correr muito bem.

Curiosamente ou não, a partir desse ano (1999/2000) passei a trabalhar quase sempre com turmas deste tipo, formal ou informalmente de currículos alternativos ou adaptados ou etc.

Este texto (TurmaDT), que não corresponde propriamente a um artigo mas mais a um relatório, serviu de base para algumas apresentações públicas durante oa no de 2000, uma delas no Instituto Piaget em Almada e outra em Peniche, numa iniciativa da CERCI local se não estou em erro.