Até por ser do agrupamento de escolas da freguesia onde vivi até à idade em que Cristo também se cansou da terra.

O GINJA PARTIU!

O João, o Ginja, o Saraiva, o João Ginja, o “Ginjer Ale”, vários nomes para um homem. Um Homem Bom, um Professor Grande.

Para sermos honestos e para a homenagem ser maior, temos de afirmar que o Ginja não gostava de papéis. Era um homem de ferramentas, exímio com elas. Professor de Educação Tecnológica, no Agrupamento de Escolas José Afonso – Alhos Vedros, era um pronto-socorro para as avarias eléctricas na escola e outras manutenções necessárias, pondo os alunos a trabalhar com ele. Com o seu exemplo, com a sua arte, com o seu engenho os alunos aprendiam a saber fazer.

O Ginja era um homem simples, sem grandes ambições. Gostava de fazer aquilo que fazia, leccionar e, porque professor de uma disciplina técnica, fazia-o, sempre, com as ferramentas específicas da sua disciplina. Os alunos olhavam-no com um sorriso tranquilo e gostavam de o imitar. Facilmente o Ginja escolhia um aluno para o ajudar numa reparação eléctrica ou outra qualquer. A prática juntava-se assim à teoria. Nem sempre lhe era possível responder prontamente a essas solicitações mas a verdade é que, dois ou três dias depois, e se material houvesse, em silêncio, essas reparações estavam consumadas e todos sabiam que tinha sido o Ginja. Uma disponibilidade grande e gratuita!

O Ginja resolveu partir no dia 22 de Dezembro de 2009, tinha, imagine-se, os seus instrumentos de trabalho nas mãos e estava com alunos. Deixa-nos uma dor imensa! Durante muito tempo teremos a tentação de perguntar pelo Ginja. Custa-nos acreditar que ele nos tenha feito esta partida, custa-nos crer que na sua máquina, algo tenha deixado de funcionar. O nosso agrupamento de escolas fica mais pobre, a equipa de delegados de segurança fica debilitada e o Secretariado de Exames coxo; funcionários, alunos e professores perdem um amigo, porém nas horas da ronda de segurança e em todos os exercícios de evacuação, todos nós saberemos que ele estará por ali.

Enviado pelo Pedro Nunes em nome dos colegas do Agrupamento de Escolas José Afonso (Alhos Vedros)

Anúncios