Porque, por fim, para o ME acabou a unicidade parental.
REUNIÃO DA CNIPE COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM 2009/11/13
Na reunião realizada hoje, dia 13, pelas 17h, com a presença da Senhora Ministra da Educação, Dra Isabel Alçada e do Senhor Secretário de Estado Alexandre Ventura, a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) depois de apresentar os elementos que constituem os seus Órgãos Sociais elencou um conjunto de preocupações que por si só justificam a intervenção do Ministério da Educação.
Destas destacamos, o encerramento de algumas unidades de multideficiência, a falta de terapeutas da fala e psicólogos de acompanhamento familiar assim como a falta de assistentes operacionais que pudessem acompanhar os alunos abrangidos pela Educação Especial.
Foi ainda, abordado a falta de assistentes operacionais com a formação específica sobretudo as que tem a seu cargo as chamadas zonas sociais.
No seguimento dos temas o regime de faltas e os artigos das sanções disciplinares que se limitam a referir que os Pais/Encarregados de Educação e não prevêem a sua responsabilização também foram elencados.
Solicitou-se a regulamentação da Educação Sexual e posterior implementação nas Escolas/Agrupamento com formação específica dos professores.
No que diz respeito à Avaliação dos Professores concerne a CNIPE continua a defender que a mesma se deverá processar de forma a não prejudicar o ano lectivo, privilegiando o diálogo e a Paz social.
Atendendo a que actualmente muitos Encarregados de Educação têm dificuldades económicas na aquisição de manuais e materiais escolares foi sugerido o aumento de vigência dos mesmos alterando-se somente os materiais pedagógicos (DVD e CD’S).
A CNIPE propôs que fosse objectivo deste Ministério de Educação:
– A construção de um Pacto para a Educação à semelhança do que aconteceu com a Justiça;
– A criação de uma comissão/observatório de acompanhamento das Políticas Educativas;
– Fomentar a formação parental credível, consequente e permanente e não meras acções pontuais.
Finalmente os representantes da CNIPE referiram ainda que estando no movimento associativo de Pais por procuração dos seus filhos e Educandos têm como único objectivo o de construírem uma MELHOR ESCOLA proporcionadora de um MAIOR FUTURO para os mesmos.
Novembro 18, 2009 at 3:39 pm
Haja alguém que se diz “E.Educação” que foque alguns dos verdadeiros problemas e constrangimentos a uma educação de qualidade nas EPs.
Com Pais assim informados e interessados é mais fácil trabalhar.
Novembro 18, 2009 at 6:26 pm
“A CNIPE propôs que fosse objectivo deste Ministério de Educação:
– A construção de um Pacto para a Educação à semelhança do que aconteceu com a Justiça;”
Cruzes!!!, Canhoto, tarrenego, abrenúncio!