Há pequenos fenómenos que, lançados da forma certa, no timing correcto, causam sempre perturbação e desorientam as hostes.
Poderia ser o caso do anúncio da abertura do processo de candidatura à prova para acesso à carreira de titular por parte do Ministério da Educação.
Na sua origem percebe-se que foi esse o objectivo dos mandantes. Apresentar uma espécie de trunfo para aliciar os aliciáveis e, pelo caminho – ao exigir a existência de uma avaliação para poder concorrer – penalizar os mais rebeldes, castigá-los por não terem cumprido as ordens.
No entanto, neste período de descontrole comunicacional do Governo, do ME e do PS (haverá verdadeira distinção entre as três entidades em iniciativas como a das inaugurações das obras de remodelação das Escolas Secundárias?), as coisas não são bem assim.
A forma não foi a certa.
O timing é em grande parte errado.
E os cordelinhos estão à vista de todos.
Os mecanismos manipulatórios cada vez ficam pior disfarçados para todos os que se interessam por analisar estes fenómenos.
Desde logo convém esclarecer que a abertura destas candidaturas não corresponde à abertura de novas vagas para a carreira de titular. Corresponde apenas a uma espécie de sondagem de quem está disponível para concorrer. Quem se inscrever a agora, quanto muito, acede a uma prova que permitirá, em caso de aprovação, depois ir a concurso para titular.
É apenas uma fase inicial, uma primeira barreira, no percurso. A aprovação não significa o acesso a titular.
E sobre isto já se vem falando há um mês ou dois e isso quebrou o efeito de surpresa e o mal-estar na classe docente não diminuiu por causa disso, muito pelo contrário, pois mexe exactamente com os aspectos mais contestados pela larga maioria.
O ME falhou na análise desta situação.
A forma como deu a conhecer que algo existiria – comunicando às escolas a necessidade de membros para os júris das provas – foi canhestra, pois não causou surpresa, mas apenas um rumor de insatisfação que será cada vez maior, à medida que as pessoas se aperceberem que tudo foi feito nas costas dos sindicatos e a meio do período de férias.
E aqui entra a questão do timing.
Todos sabemos que nada disto estará pronto em vida deste Governo. Apenas querem recolher números para usar como arma de arremesso em Setembro.
Do tipo: ahhhh, vocês contestam a carreira, mas estão a candidatar-se.
E apresentar isso à opinião pública como uma domesticação dos professores.
Só que o tempo é curto, é fácil desmontar o truque e o ricochete pode ser fortíssimo.
Aliás, aliado ao conhecimento dos resultados finais da avaliação do desempenho, com todas as suas incongruências, discrepâncias e injustiças, a nível de escola e de escola para escola, o lançamento desta prova prévia pode ser apenas mais um rastilho para incendiar o arranque do ano lectivo.
Algo que o ME ou não previu ou pensa poder usar, em caso de extrema radicalização da luta dos professores, em seu favor na campanha eleitoral para fazer regressar ao PS parte de um eleitorado central flutuante não totalmente convencido pelo PSD actual.
(continua…)
Agosto 19, 2009 at 2:26 pm
Se houver uma grande adesão à candidatura estamos a fazer um favor ao Governo /ME / PS.
Certo ?
Agosto 19, 2009 at 3:23 pm
Seria bom q os Profs tivessem consciência do q está a ser divulgado pelo maldoso ME – para já q não fossem a correr inscrever-se, por favor sejam decentes e pelo menos esperem até ver quem ganha as eleições legislativas.
depois terem a consciência de que são duas fases distintas , uma é prestar prova pública (tem de ter no mínimo 14 val para ficar aprovado) outra é abrir concurso para Prof titular. De uma fase à outra pode decorrer anos de intervalo, por isso espero q os Profs tenham “espinha” e q aguardem até se saber o resultado das eleições.
Se compreenderam , fico feliz. Gozem as férias sem preocupações de inscrições ocas.
Agosto 19, 2009 at 4:01 pm
A verdadeira Prova Pública, independentemente desta candidatura formal dos Professores, será feita já em Setembro no decorrer das próximas eleições legislativas.
Agosto 19, 2009 at 4:07 pm
Vamos ignorar a Prova Pública e dar a merecida resposta no dia 27 de Setembro.
Agosto 19, 2009 at 4:12 pm
Uma vergonha, caros colegas. É uma vergonha e um completo suicídio se forem a correr candidatar-se. E é também profundamente ridículo. Candidatarem-se sem sequer ainda saberem se têm vagas? Será possível que o calor afecte assim tanto as moleirinhas?
Agosto 19, 2009 at 4:16 pm
Não mas o dinheiro..o dinheirinho..o salve-se quem puder ..o estou-me nas tintas psara os outros , eu and my self I…tudo isso com aquilo de pior que o ser humano tem …a inveja a ganãncia e o pisar tudo e todos para chegar ao topo…
É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada
Séneca
E HOJE EM DIA não se sabe de nada ..mesmo de coisas inúteis…
Agosto 19, 2009 at 4:19 pm
…ihihihih…e quem fizer a bendita “prova de fogo fátuo” e mais tarde ( tarde pr’a burro!) concorra às divisas douradas e não obtenha colocação, prometem um “rabussado”: é-lhe atribuído o índice remuneratório do 1º escalão de professor titular! Disto ao serviço de requisição, ou lá como se chama isso, para funções de “liderança” 😉 nem um cabelo cabe. Como sou teimosa, alás, persistente, pergunto: e quem já aufere pelo índice remuneratório do 2º escalão de professor titular e se recusar a fazer a recruta?! Cá para mim passarão a fazer parte do grupo dos sargentos chicos, pedras no sistema e que nem coiso nem saem de cima! Ó p’ra mim sem divisas! 🙂
Deixemo-los masé poisar…
Agosto 19, 2009 at 4:27 pm
#3,
E o ME, como já confirmou Valter Lemos, vai anunciar também nessa altura uma “overdose” de abertura de vagas para titular em cada escola.
É o vale tudo.
Agosto 19, 2009 at 4:29 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/08/19/o-ridiculo-do-adulador-e-do-seu-alvo/
Agosto 19, 2009 at 4:31 pm
Melhor mesmo é ouvir outro tipo de música….inté…Carpe Diem…
http://bulimunda.wordpress.com/2009/08/19/david-fonseca-a-cry-4-love/
Agosto 19, 2009 at 4:36 pm
PARA RIR..QUE BEM PRECISAMOS..
Agosto 19, 2009 at 4:38 pm
o NOVO HINO NACIONAL…RERESENTA O QUE VAI NO INTÍMO DOS PORTUGUESES…
Agosto 19, 2009 at 4:43 pm
“Todos sabemos que nada disto estará pronto em vida deste Governo. Apenas querem recolher números para usar como arma de arremesso em Setembro.”
Diz o Paulo.
Também penso que não, mas a coisa vai ser forçada e antecipada para esse fim.O ME não ficou por um anúncio a um concurso, eles vão, antes das eleições, ser muito “generosos” no aumento de vagas.
Será que os professores vão na cantiga, mesmo sabendo que teremos eleições e que tudo poderá ser alterado?
Eu acho que vão. Numa percentagem semelhante à dos que entregaram os OI.
Lamentavelmente.
Agosto 19, 2009 at 4:53 pm
Interesaante..
Agosto 19, 2009 at 4:55 pm
Bem vou para a piscina..a digestão já foi…
Para digerir…
Agosto 19, 2009 at 5:15 pm
Agosto 19, 2009 at 5:43 pm
Como bem diz a Fernanda 1 o ME anda em contra-relógio a determinar vagas para professor titular em cada escola.
É o vale tudo…
Não me admira nada que estes tipos em actos de desespero até andem a usar “escutas ilegais” na Presidência da República.
As frentes que este governo enfrenta neste momento são:
1 – Os zecos que têm a ousadia de os enfrentar.
2- O Presidente da República, tentando tudo por tudo arranjarem um incidente que lhes seja conveniente.
Isto faz-me lembrar alguém que percepciona que o seu cargo pode chegar ao fim e que está com medo que a justiça lhe caia em cima (estilo Vale e Azevedo quando saiu do Benfica).
Estou para ver os escândalos criminais que surgirão depois da queda governo PS.
Mas aí a justiça também sai seriamente manchada porque só actua quando os indivíduos saem do poder.
Espera-se uma campanha eleitoral onde tudo vai valer connosco pelo meio.
Agosto 19, 2009 at 5:44 pm
eu nem sequer estou inscrito na DGRHE
Agosto 19, 2009 at 5:45 pm
corrigir para “…vai valer de tudo com os professores no meio da refrega”.
Agosto 19, 2009 at 5:45 pm
isto é para dar a ilusão que se passa mas nunca.. porque por detrás disto tudo está um efeito de óptica.. o chamado efeito da bufaria ou mais conhecido pelo efeito do cagalhão ministerial.
Agosto 19, 2009 at 5:47 pm
de qualquer mneira aqui vai o meu upload; como isto anda tudo em rede pode ser que daqui accione o tal alerta da minha candidatura:
Agosto 19, 2009 at 5:53 pm
O governo esse inimigo vai ser derrotado no dia 27 de Setembro. O psd toma posse e vai rever o estatuto da carreira indecente e pelo que estou a ver só vão mexer na avaliação. Não vão tocar nem nos titulares, nem nos titulados, nem nos condes muito menos nas baronesas nem mesmo naquelas que batem com as tetas nas mesas. De onde me vem esta sensação que fomos foxxdos?
Agosto 19, 2009 at 5:54 pm
Agosto 19, 2009 at 6:00 pm
watcher
Eu só os quero apanhar a governar com maioria relativa. Aí vais ver que a história vai ser diferente.
Claro que temos de nos mexer e dar ao pedal!
Agosto 19, 2009 at 6:01 pm
Só para alertar os mais ansiosos:
* Foi dito que os professores poderiam fazer a prova de acesso a professor-titular mais cedo do que antes se previa; não se disse que isso de pouco vale, pois não havendo concurso (e este Governo já informou que não o abrirá) não há acesso a essa categoria, nem sequer aos novos escalões da categoria de professor;
Agosto 19, 2009 at 6:02 pm
não se iludam:
* Foi dito que a duração dos três primeiros escalões da carreira seriam reduzidos, cada um, em um ano; não se disse que a partir do 5.º escalão (sensivelmente a meio da carreira) a esmagadora maioria dos docentes está impedida de progredir;
* Foi dito que a duração do 5.º escalão era reduzida em dois anos (de 4 para 2); não se disse que, para a esmagadora maioria dos docentes, isso é indiferente, pois não passará desse escalão;
* Foi dito que eram criados dois novos escalões no topo da categoria de professor; não se disse que o acesso a esses escalões não depende do mérito revelado pelos docentes no seu desempenho, ou da sua aprovação em prova de acesso a professor-titular, mas da autorização do Ministério das Finanças para que se abra o concurso àquela categoria superior;
* Foi dito que os professores que não obtiverem vaga em concurso a professor-titular progredirão aos, agora criados, 6.º e 7.º escalões da categoria inferior; não se disse que esses docentes revelaram, não apenas no seu desempenho, mas em prova a que se submeteram, o mesmo ou mérito superior ao dos que acederão a professor-titular. Só a não abertura de vagas, ainda que necessárias nas escolas, ditará um salário mensal que poderá atingir os 800 euros de diferença;
* Foi dito que os professores poderiam fazer a prova de acesso a professor-titular mais cedo do que antes se previa; não se disse que isso de pouco vale, pois não havendo concurso (e este Governo já informou que não o abrirá) não há acesso a essa categoria, nem sequer aos novos escalões da categoria de professor;
* Foi dito que no topo da categoria de professor-titular haverá um novo escalão; não se disse que as regras de acesso a esse escalão são tão fechadas que mesmo entre os professores titulares será residual o número dos que a ele acederão.
Por estas razões, as alterações aprovadas pelo Governo não mereceram o acordo da FENPROF. São alterações que visam consolidar as piores soluções que o ME impôs no âmbito da carreira docente: a divisão em categorias, a espúria prova de ingresso na profissão, o desqualificado modelo de avaliação e as suas quotas, só para dar alguns exemplos…
Agosto 19, 2009 at 6:11 pm
Há poucos anos atrás fazia as minhas acções de formação e apresentava um relatório e subia de escalão. As acções de formação tinha que as frequentar e fazer mais coisa menos coisa 25 horas por ano. Agora posso fazer a tal “apresentação do trabalho” e fazer outra e outra e nunca subo porque o subir tem a ver com vagas, com dinheiro disponível. Não houve mais rigor na avaliação decidiu-se foi que 2/3 dos docentes não progrediam mais. Sei o mesmo ou mais porque vou adquirindo experiência mas nunca saio do mesmo índice remuneratório. Porque sim, por causa de uma maioria, e de um governo de direita.
Agosto 19, 2009 at 6:14 pm
Alguém me pode esclarecer como é que um professor ainda sem a avaliação atribuida, pois o calendário para os professores efectivos decorrerá de acordo com a calendarização legislada, pode prestar prova pública?
Não está aqui a falhar qualquer coisa?
Na minha escola só os contratados foram avaliados.
Estou muito confusa, logo na reentré escolar….
Agosto 19, 2009 at 6:19 pm
E não é estranho abertura de um concurso sem prazos?
Agosto 19, 2009 at 6:21 pm
#28,
Essa também é uma dúvida que tenho.
Agosto 19, 2009 at 6:22 pm
#29,
Também penso que é.
Agosto 19, 2009 at 6:26 pm
Última hora: fenprof sobre o concurso a professor titular
http://www.fenprof.pt/
Agosto 19, 2009 at 6:44 pm
Venha Setembro. PS nunca mais!Nem que me ofereçam o paraíso! Eu e a toda a família mais próxima. Só tenho pena que a “piquena” só atinja a maioridade lá para os lados do Natal.
Agosto 19, 2009 at 6:45 pm
Mais uma manobra para promover a divisão e a confusão entre a classe docente. Estão cheios de medo do dia 27 e por isso vão tentar que os professores mostrem uma imagem de cobardia e quebrem como esparguete!!!
Agosto 19, 2009 at 6:49 pm
Mas não foi só a educação que este governo destruiu.
Atente-se noutra habilidade: “Se considerarmos o período compreendido entre o 2º Trimestre de 2005 e o 2º Trimestre de 2009, ou seja, o período correspondente ao deste governo, a destruição líquida de emprego atinge já 55,8 mil, portanto a população com emprego em 2009 é já inferior em 55,8 mil à de 2005.”
http://www.resistir.info/e_rosa/destruicao_emprego_continua.html
Agosto 19, 2009 at 6:50 pm
#28
isto é mesmo para confundir: dá impressão que há mas não há nada!
Agosto 19, 2009 at 6:56 pm
cá está:
O Ministério da Educação não tem medidas concretas e positivas para apresentar aos professores em período de campanha eleitoral. Como tal, procura criar expectativas que nunca passarão disso mesmo, para fazer crer que está a corrigir distorções que impôs à carreira docente… mas não está!
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=226&doc=4270&mid=115
Agosto 19, 2009 at 6:56 pm
malandros!!!!!
Agosto 19, 2009 at 6:57 pm
vigaristas!! ordinários!!
Agosto 19, 2009 at 6:58 pm
À falta de medidas positivas, Ministério da Educação tenta enganar os professores
O Ministério da Educação não tem medidas concretas e positivas para apresentar aos professores em período de campanha eleitoral. Como tal, procura criar expectativas que nunca passarão disso mesmo, para fazer crer que está a corrigir distorções que impôs à carreira docente… mas não está!
Nesse sentido, ordenou aos directores das escolas e agrupamentos que informassem os docentes que se encontra disponível, no site da direcção geral responsável pelos aspectos burocráticos, o formulário de candidatura e upload do trabalho para apresentação da prova de acesso a professor titular.
Desde logo, é uma vergonha que o Ministério da Educação torne pública esta informação em pleno período de férias dos professores e educadores. Depois, é necessário perceber que, ainda que fosse possível os professores submeterem-se a tal prova, ela de nada serviria, pois não abrirá qualquer concurso para acesso à categoria de professor titular, única forma de aceder à mesma. Recorda-se que responsáveis do ME tinham anunciado a realização de um concurso extraordinário, ainda durante a actual Legislatura, mas, confirma-se agora, não falavam verdade.
Para os professores será completamente indiferente que se realizem, ou não, provas de acesso a professor titular, pois sabem que, independentemente do resultado que nelas obtiverem, o que contará será a existência de concurso, sabendo-se, à partida, que o mesmo deixará de fora a esmagadora maioria dos docentes, pois será o Ministério das Finanças a autorizar a abertura desse concurso que, no mínimo, impedirá 2/3 dos professores de chegarem ao topo da carreira.
Perante este quadro, bem pode o ME desdobrar-se em iniciativas e informações que, pensará, irão enganar os professores em vésperas de eleições. Não o conseguirá, pois os professores reservarão as suas forças para o que é mais importante: eliminar esta inaceitável divisão dos docentes em professores de primeira e de segunda!
Sabe-se já, porque tornaram pública essa posição, que CDS-PP, PSD, PEV, PCP e BE assumiram o compromisso de acabar com a fractura introduzida na carreira docente. Sendo apenas o PS a defender a existência de categorias hierarquizadas na carreira dos professores, tudo indica que, brevemente, estas deixarão de existir. Quando tal acontecer, estaremos perante uma extraordinária vitória dos professores que muito têm lutado contra essa injusta e inaceitável divisão.
O Secretariado Nacional da FENPROF
18/08/2009
Agosto 19, 2009 at 7:00 pm
A LUTA CONTINUA!!!
Agosto 19, 2009 at 7:06 pm
POIS É CÂNDIDA, COMO DISSE E PASSO A CITAR:
“Alguém me pode esclarecer como é que um professor ainda sem a avaliação atribuida, pois o calendário para os professores efectivos decorrerá de acordo com a calendarização legislada, pode prestar prova pública?
Não está aqui a falhar qualquer coisa?”
COMO É QUE ALGUÉM PODE CONCORRER EM SETEMBRO A ESTE CONCURSO DE TITULARES, SE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO SÓ ESTÁ CONCLUÍDO EM DEZEMBRO 2009, QUANDO A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO É PRÉ-REQUISITO PARA O DITO CONCURSO?
Agosto 19, 2009 at 7:07 pm
Isso mesmo: NÃO TENTEM ENGANAR OS PROFESSORES!
Agosto 19, 2009 at 7:10 pm
Não gosto de poleiros, não gosto de mandar e de me sentir mandão. Não gosto de falar por falar, nem de me fazer ouvir só para impressionar. O que eu gosto é de trabalhar naquilo que sei: dar aulas. Quanto a ser titular já o sou – titular do meu querer e da minha dignidade. Lutei e vou continuar a lutar, porque gosto mais de dialogar e partilhar, o que começa a ser difícil nas escolas, com as devidas excepções, evidentemente.
Agosto 19, 2009 at 7:10 pm
Penso que os Professores se devem manter calmos no gozo das suas Férias e não embarcarem em enganos destes. Depois das Férias FALAMOS e voltaremos à Luta!
Não queremos esta divisão da Carreira!
Para além disso, ninguém vai subir a Titular, nem daqui a 2 anos, isto se esta COISA continuar em vigor!
Agosto 19, 2009 at 7:12 pm
Porque é que este Concurso foi aberto em tempo de Férias?
Dá que pensar!
Agosto 19, 2009 at 7:18 pm
se na minha escola avaliação só terminará dia 15 setembro, como posso concorrer?lol
Agosto 19, 2009 at 7:18 pm
Então não é que recebi um mail da escola a informar que está disponível o formulário electrónico para a candidatura e upload do trabalho?
Haja paciência.
Agosto 19, 2009 at 7:29 pm
“Legislativas
Sócrates aceita dois frente-a-frente com Manuela Ferreira Leite
José Sócrates aceita participar em três debates televisivos: dois frente-a-frente com a líder do PSD e um debate alargado com os presidentes dos cinco partidos com representação parlamentar, disse hoje à Lusa fonte socialista
De acordo com o PS, esta proposta repete a fórmula utilizada para os debates televisivos nas legislativas de 2005.
No âmbito das legislativas de 27 de Setembro, o Partido Socialista avançou com a proposta de que um dos frente-a-frente seja concretizado na cidade do Porto.
O PS fez já saber que os seus dirigentes nacionais estarão igualmente disponíveis para participarem em todos os outros debates sectoriais para os quais sejam convidados.
Contactado pela Lusa, o gabinete da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, reiterou a sua «posição de princípio», sem responder directamente à decisão hoje anunciada pelo PS.
«Reiteramos a disponibilidade da presidente do PSD para participar em frente-a-frente com os líderes partidários» com representação parlamentar, afirmou fonte do gabinete da líder social-democrata.
«Consideramos pouco democrático fazer dois debates com Sócrates e não haver debates com os outros partidos da oposição», acrescentou, salientando que esta posição é anterior a qualquer proposta socialista.
O PCP já se manifestou, entretanto, disponível para «examinar» as propostas de debate que possam surgir, «na base do princípio que garanta a presença das diferentes candidaturas».
Numa nota enviada à Lusa, o gabinete de imprensa do PCP acrescentou, contudo, que «o factor que mais determina e marca a campanha da CDU é a realização de um amplo conjunto de iniciativas de forte participação e mobilização popular, pelo que a construção da agenda de campanha lhes dará prioridade».
O Bloco de Esquerda também disse estar disponível para participar em todos os debates «desde que assegurem a existência de pluralismo e participação democrática de todas as forças partidárias e estes devem ter lugar em canal aberto».
Em declarações à Lusa a semana passada, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, revelou que aceitou todos os debates televisivos para que foi convidado no âmbito das eleições legislativas.
Paulo Portas adiantou na altura que foi convidado pela RTP e TVI para debates entre os cinco presidentes dos partidos com assento parlamentar e pela SIC para um conjunto de debates a dois, entre todos os líderes.
Lusa/SOL”
Agosto 19, 2009 at 7:37 pm
O Sócrates já perdeu as eleições. Conseguiu um feito inimaginável entrar para o governo prometendo 150.000 empregos. O que aconteceu é que se perderam 60.000. Criou X empregos mas no mesmo período foram para o desemprego X+60.000. Nunca um partido (psd) fez tão pouco (em termos de gritaria mediática note-se) para ganhar as eleições (lembra a vitória do cavaco).
Agosto 19, 2009 at 8:11 pm
Ou então o ME podia anunciar que ia abrir concurso para concorrer a concurso. Por exemplo: Os candidatos podem fazer a sua candidatura fazendo o upload de um trabalho. O trabalho deve obedecer a vários temas a saber em http://www.escolhertemas.com. O candidato pode alternar nos temas; para alternar ir a http://www.alternar.com. Se o candidato preferir optar por um dos temas deve ir a http://www.umesoumdostemas.com. Feito o upload o candidato deve consultar os resultados em http://www.notaqueeutive.com. Caso tenha sido escolhido ficará provido a candidato a novo concurso.
Agosto 19, 2009 at 8:14 pm
Delicioso:
Réplica de uma estudante de Novas Oportunidades do Curso de Matemática aplicada ao Séc: XXI
De morrer a rir… ou não …
Agosto 19, 2009 at 9:07 pm
#43 Maria C.
Também recebi um mail a informar, datado de 18/08 às 14h 21m.
É fantástica a actividade deste ME…de m*****.
Agosto 19, 2009 at 9:23 pm
buaaaaaaaaaaaaa o ME n me escreve…sinto-me excluída!lol
Agosto 19, 2009 at 9:25 pm
Não vou concorrer a coisa nenhuma, esclareço já, mas lendo aqui alguns comentários, acho que anda aqui alguma confusão. Ou seja, para concorrer à tal dita prova pública não implica a avaliação de desempenho, no imediato, a condição sine qua non será ter, no mínimo, 15 anos de serviço.
Agosto 19, 2009 at 9:28 pm
a mim também não escreve; eu nem me inscrevi na DGRHE; mas acho que eles vão dar um título a quem se increver. Professor inscritor.
Agosto 19, 2009 at 9:29 pm
e está prevista ainda uma prova a professor-titular-primeiro-PR: o melhor professor que reune características a primeiro ministro ou PR.
Agosto 19, 2009 at 9:30 pm
a prova do professor roubado/enganado essa abriu espontâneamente em Setembro de 2005. Fomos todos aceites; não era preciso fazer nada. Só estar vivo!
Agosto 19, 2009 at 9:36 pm
e avaliação de pelo menos bom , não?
Agosto 19, 2009 at 9:43 pm
#59
essa é para o candidto se mostrar interessado e começar a contactar/engraxar o CE ou a DGRHE. Depois não final o candidato é informado que “estavas nos apanhados”.
Agosto 19, 2009 at 9:43 pm
59:
Não é por assa argumentação. O ECD tem resposta.
Agosto 19, 2009 at 9:44 pm
essa
Agosto 19, 2009 at 9:46 pm
#28,
Bela dúvida.
Agosto 19, 2009 at 9:47 pm
#47
toda a gente pode concorrer! ao fim e ao cabo é so fazer upload.
o load ponho já aqui. O up mando depois
espero que o ME me valide!!!! e me devolva o que tirou!
Agosto 19, 2009 at 9:51 pm
É obrigatorio 15 anos de serviço com avaliação mínima d Bom ou equiparado. A avaliação é de facto uma condição.
Agosto 19, 2009 at 9:52 pm
:63
A ministra só tem certezas, e a certeza é o que ela pensar.
Agosto 19, 2009 at 9:53 pm
:28:59:63:65
ECD
Agosto 19, 2009 at 10:06 pm
Não a esta farsa!
“À primeira quem quer cai, à segunda cai quem quer!”
Agosto 19, 2009 at 10:07 pm
deixemos os ratos ministeriais provar o próprio veneno
Agosto 19, 2009 at 10:26 pm
Apesar da crise em Portugal, vim de férias pra Espanha, onde nao se fala de crise nem de gripe A, nem de educação.
Fiquei estupefacto quando encontro no email algo do ME a falar de desistencias do DAR e mais grave ainda, um concurso pra dividir ainda mais os profs.
Devemos juntar-nos e processar este ME e pedir contas ao trapaceiro do PR. “O home tá cum alzheimer em fase bué crítica e ninguem dá conta!?”
Colegas:
Proponho, a partir de 1 Set.º uma bloguistica campanha centralizada na política e nos programas de governo.
Vamos demonstrar a esses cretinos que os professores têm uma força incomensurável, uma verdadeira capacidade de mobilização como não há noutra qualquer classe.
Até breve.
Agosto 19, 2009 at 10:28 pm
Não me irei candidatar a coisa nenhuma!
Andamos a brincar aos ZECOS?
Afinal, queremos ou não acabar com a Divisão da Carreira? Espero que as férias não “apaguem” a memória.
Setembro vem aí, cabe-nos a nós decidir o que queremos ou pelo menos acentuar o que não queremos.
Colegas, passe-se a mensagem! Há muitos confusos, baralhados demais… Não entendo e até fico incrédula com algumas questões. é óbvio que isto é Campanha Eleitoral. PS, NUNCA MAIS!!!
Agosto 19, 2009 at 10:33 pm
estive ausente dois dias, das escrevinhadelas do Umbigo, e o mundo descambou!!!!
Levei 30 min a ler lá por baixo, sinto que estou a ser outra vez enrrolada!!! Atão os sinhores du piêsse querem mais concursious e piovas!!!!
è favor esperarem sentados, não recebi mail da escola antiga, nem da nova nem do estaminé do ME, ora ainda bem, era capaz de reencaminhar com amis uns impropérios!!!
Não concorro a coisa nenhuma!!!!
Quero tempo para a família, estamos a perder pessoas por doença, mas, os gajos, burros que nem calhaus, continuam no gozo!!! Vão mas é gozar com as respectivas maezinhas,
a 27 de setembro tenciono apresentar o meu trabalho de avaliação!!!!
Agosto 19, 2009 at 10:33 pm
#61,
Onde é que o ECD tem resposta?
Já li tanta coisa que não consigo identificar.
Estive outra vez a passar os olhos pelo ECD e não consegui encontrar nada.
Obrigada.
Agosto 19, 2009 at 10:34 pm
tou mais disléxica que o habitual, é das coisas emanadas pelos coisos!!!!
Agosto 19, 2009 at 10:38 pm
:73
Logo hoje que formatei o meu disco e ainda não instalei o adobe.
Em algum sítio onde equipara as anteriores avaliações de satisfaz ao Bom do novo ECD.
Por isso diz 15 anos de serviço ou equiparado.
É onde estás, no AquiParada.
Agosto 19, 2009 at 10:43 pm
Isto não passa de uma medida eleitoralista a ter efeito no momento que o PS, partido dos mentirosos, lhe apetecer.
Mesmo que saiam as vagas, o ME não diz nem pode dizer quando é que abre o concurso, para as mesmas serem ocupadas.
De que vale ter Bom na avaliação de 2007/2009?
Se o concurso abrir em 2012, pode-se ter entretanto avaliacões de insuficiente, que as provas e as listas já estão feitas para efeito de concurso…
ME= Ministério das confusões e dos aldrabões!!!!!!!
Agosto 19, 2009 at 10:50 pm
É de gritos; o trabalho deve ter 40 páginas; letra 12; espaço 1,5; cabeçalho 4,5 cm; margens 3cm; rodapé 3cm;
Agosto 19, 2009 at 10:51 pm
endoidaram; 40 páginas a dizer bem do sistema;
Agosto 19, 2009 at 10:51 pm
os gajos estáo mesmo a gozar. Porque não 400?
Agosto 19, 2009 at 10:51 pm
#75,
“Em algum sítio onde equipara as anteriores avaliações de satisfaz ao Bom do novo ECD.”
Penso que isto serviu para outra coisa. Efectivamente lembro-me de ter lido isso algures. Talvez no 2/2008?
Mas vou continuar a ler o ECD…..quando tiver mais tempo.
Agosto 19, 2009 at 10:52 pm
Claro que ninguém deve concorrer, nem os confusos nem os confiados.
Ao concorrer só estão a dar pontos ao P(artido) S(ocretino), que nos tem como os “”super-estúpidos””.
Agosto 19, 2009 at 10:54 pm
MEUS amigos a pergunta é : quanto querem para votar Ps..ou PSd…?
Eles não perguntam isso directamente mas insinuam..e nós como grandes tansos vamos na cantiga …querem apostar que ou ganha o PSD ou o Ps…? E se calhar ainda ganha o Ps….
O nosso povo é sado masoquista…e consome antidepressivos á barda..logo não se admirem..inté …
Agosto 19, 2009 at 10:55 pm
#70
Fernando, as férias em Espanha ficam mais baratas. Aproveita bem esses dias!!!!!
Agosto 19, 2009 at 10:55 pm
#78
um máximo de 40
Agosto 19, 2009 at 10:56 pm
#84
vão esperando….
Agosto 19, 2009 at 10:57 pm
#82
essa aposta tem resposta há 30 anos; estamos na democracia do partido unico o chamado pspsd ou ppssd
Agosto 19, 2009 at 10:57 pm
#82
Buli, não vou votar nem PS nem PSD. Por mim já podes respirar fundo.
Continuação de boas férias aí por Lagos….
Agosto 19, 2009 at 10:59 pm
Já agora eu não v ou concorrer apesar de ter 23 anos de swerviço…a dignidade deve ser como os serviços minimos …quer dizer existe podemos comer bosta mas existe um limite até para isso…
Carpe diem…
Agosto 19, 2009 at 10:59 pm
Os anexos contam. lol
Agosto 19, 2009 at 11:01 pm
digo… existe um limite para tudo….
Agosto 19, 2009 at 11:01 pm
1 psd 28%
2 ps 27%
3 be 14%
4 pcp 12%
Agosto 19, 2009 at 11:02 pm
votar (votar sempre!) não vai chegar!!!! vai ser preciso mis alguma coisa.
Agosto 19, 2009 at 11:03 pm
20 anos de serviço; também não concorro!
Agosto 19, 2009 at 11:04 pm
se concorresse morria de vergonha!!!!!!! Se olhasse ao espelho iria ver um ex-homem
Agosto 19, 2009 at 11:07 pm
Pois eu recebi hoje telefonema da minha escola a anunciar o eventual concurso.
Disse que já sabie e aproveitei para perguntar se eu estava, de facto, em condições de concorrer, uma vez que não sabia ainda qual a minha avaliação nem sequer se seria avaliado (não entreguei o papelinho dos OI’s). Além disso, ninguém ainda tinha avaliação e as que tínhamos do passado recente eram menções de «Satisfaz», nunca tinha havido, na escola, candidatos ao «Bom».
O senhor da secretaria ficou sem saber responder à minha questão, mas disse que imdagaria junto do recém-chegado Director (que também não é titular, coitado)…
Passados alguns minutos, recebi como resposta o seguinte: não interessava a avaliação engenheira Maria de Lurdes, interessavam sim as avaliações anteriores e, esta desconhecia, segundo um despacho qualquer, o «Satisfaz» de antigamente estava equiparado ao «Bom». Por isso, a minha candidatura a candidato era totalmente viável…
Quando é que esta gente nos desaparece das nossas vidas??????
Agosto 19, 2009 at 11:07 pm
#91,
????????
Agosto 19, 2009 at 11:08 pm
Eu se calhar até concorro com 40 páginas em PDF da playboy.
Agosto 19, 2009 at 11:08 pm
#97,
Mas escolhe bem a edição…
😉
Agosto 19, 2009 at 11:08 pm
#96
cenário optimista????
Agosto 19, 2009 at 11:11 pm
#96
é uma previsão, só isso
Agosto 19, 2009 at 11:14 pm
Eu também tenho 20 anos e não concorro!
Essa das páginas, faz-me lembrar os que compram livros ao metro para encher a biblioteca…
Até aqui , contam páginas? Pode-se sempre fazer uma banda desenhada… Ocupa muito espaço e talvez desse para perceberem o ridículo de tudo isto…
Agosto 19, 2009 at 11:15 pm
#98 Playboy já chega aí? Tá evoluído! 😉
Agosto 19, 2009 at 11:18 pm
#102,
Tenho de falar contigo quando voltar.
Preciso dos teus bons ofícios.
😆
Agosto 19, 2009 at 11:19 pm
Agradeço alguém me diga como é que eu ponho aqui um smile?? Numa foto faço copy mas chego aqui o cola está ausente!
Agosto 19, 2009 at 11:21 pm
Aquecendo os motores…
( Teste… 1, 2… 1, 2… )
😉
Algumas notas:
– No seu nada feliz encontro com Bloggers, José Sócrates acabou por assumir que o governo não conseguiu impor aos professores a tão pretendida avaliação “justa e rigorosa”. Os números apresentados pelo nosso 1º demonstram claramente que mais da metade dos professores não “será avaliada” – diga-se, “obterá classificação” – até ao início do próximo ano lectivo… o que, dêem eles as voltas que quiserem, é uma inquestionável derrota do ME e do governo.
– Não podendo mais utilizar o argumento de que avaliaram todos ou a maioria dos professores até as eleições, a estratégia comunicacional recaiu para o óbvio: o que afinal interessava desde o início era impedir a continuação do que eles denominam de “progressões automáticas”. Porque nós até somos dos mais bem pagos da Europa, tal e coisa e coisa e tal.
– Ou seja: o embuste, o engodo, a falácia, enfim, a mentira da tão badalada avaliação rigorosa e meritocrática dos professores caiu por terra, dando à luz a uma “pseudo-avaliação”: uma vergonhosa manta de retalhos do péssimo modelo original que nada dignifica os seus “criadores” e que não permite reconhecer qualquer mérito a quem por ele for submetido a avaliação.
No entanto o fundamental desde o início é mantido: o entupimento das progressões através de um sistema injusto, nada rigoroso e, estou convencido, recheado de atropelos legais… o futuro o dirá.
Assim sendo, eu acho que seria interessante que o arranque do ano lectivo fosse fértil numa desmontagem clara e inequívoca deste modelo de avaliação.
Deixar claro que esta avaliação foi, é e – graças ao nosso sempre prestável Presidente ( … ) – será uma verdadeira “Vergonha Nacional”.
Sim:
– Deixar claro que este modelo é muito pior do que o anterior… o tal que eles dizem que nunca existiu!
PLATAFORMA:
– Eu cá acho que uma simples comparação entre o modelo anterior e o modelo actual é mais do que suficiente para “esclarecer eventuais dúvidas”!
Se conseguirmos no arranque do ano lectivo provar aos PAIS dos nossos alunos que “alguém”, desde o início, sempre mentiu…
Porque “ele” sempre disse que antes não éramos avaliados…
… faço-me entender???
É que mentir é muito feio.
Mesmo para um 1º como o nosso…
…
…
Agosto 19, 2009 at 11:22 pm
ah ok copiei o smile de cima
Agosto 19, 2009 at 11:22 pm
mas acho que saiu mal
Agosto 19, 2009 at 11:26 pm
Watcher escreve dois pontos lol dois pontos tudo seguido.
😆
Agosto 19, 2009 at 11:29 pm
Assim, mas sem espaços
: lol :
Agosto 19, 2009 at 11:32 pm
#103 Volta, amigo, que estás aperdoado, e, provavelmente, desesperado! 😀 Os meus préstimos, já sabes… Bj prós 3 e bom regresso. Saio uns dias, mas estou disponível, contactável, levo computa e tudo como é hábito. 😉
Agosto 19, 2009 at 11:47 pm
#99,
Os dois primeiros têm muitos votos!!!
Não merecem.
Agosto 19, 2009 at 11:47 pm
#103 Aliás, dia 30 a família deve dormir pelas tuas/nossas bandas do costume, antes de retornar à base… 😉
Agosto 19, 2009 at 11:49 pm
#99,
E falta o da “Autoridade”, o CDS/PP…..
Agosto 19, 2009 at 11:51 pm
Nem cabeçalhos, nem rodapé, nem margens, nem tamanho de letra 12, mesmo nada…
Bye, bye… prova pública!
Agosto 19, 2009 at 11:51 pm
prova pública em semi-privado claro!
Agosto 19, 2009 at 11:55 pm
#115 Pedro, falta de praia, hem? Isso hoje… 😀
Agosto 20, 2009 at 12:01 am
# 116, com falta de praia estive em operações clandestinas…
Deixa lá estive aí pelo Sul durante 3 semanas e foi praia de manhã à noite. Fiz o percurso Cádiz até Sagres. Não fiques com inveja…
o último dia de praia foi em Salema (praia)
Mas tive sempre com as antenas ligadas e pela 1ª vez levei o computa…
Agosto 20, 2009 at 12:02 am
estive
Agosto 20, 2009 at 12:08 am
Mariazeca
Aqui à noite faz frio e na praia, além do guarda-sol é preciso pára-choques, ou melhor pára-vento. Brrrrrrrr!
Agosto 20, 2009 at 12:11 am
#118 Devias ter subido mais uns kms… 🙂
Ah, eu tenho direito a isso mais tempo, nha-nha-nha-nha-nha! Não tenho é tempo para lá ir, verdade! 😀
Agosto 20, 2009 at 12:16 am
# 120
Não deu para subir, porque eu peguei no carro e estive 2 dias ali, dois dias acolá mais três dias noutro sítio e depois o “money esgotou.
Sabes, eu estive para ir ao México, alugar um carro e ir até Nova Orleães, mas o meu grupo teve medo da gripe e desistimos.
Agosto 20, 2009 at 12:18 am
#119 Pedro, sou menina da Boavista. Conheço bem isso.
Só não acho normal continuar a querer ficar por aí! 😀
Agosto 20, 2009 at 12:18 am
#119 Pedro, sou menina da Boavista. Conheço bem isso.
Só não acho normal continuar é querer ficar por aí! 😀
Agosto 20, 2009 at 12:23 am
Se tudo correr bem, quem quiser concorrer perderá o resto das férias a preocupar-se com esta bodega, andará enlouquecido/a a fazer o tal trabalho com não sei quantas páginas com a formatação não sei quê e, depois de todo o trabalhinho, virão as eleições e será anulada a divisão da carreira 🙂
Mázinha, né??? Pois sou, mas não sei como é que há pessoas que se conseguem olhar ao espelho todos os dias…
Agosto 20, 2009 at 12:23 am
# 123 Mariazeca
Eu fui menino da Constituição/Antas/Faria Guimarães.
Agora moro na Maia.
“Só não acho normal continuar é querer ficar por aí!”
Não me gozes… não sejas sádica.
Mas aqui também existem coisas interessantes, embora o Porto esteja a perder população para Gaia, Matosinhos e Maia.
Agosto 20, 2009 at 12:27 am
# 124
Ó Ana a quem o dizes…
…há pessoal a telefonar-me em férias no estrangeiro muito preocupado com os prazos das candidaturas.
E como não quer a coisa perguntam: Não tens nenhum trabalhinho e tal…? 🙄
Agosto 20, 2009 at 12:28 am
Desligo 2 ou 3 dias e é só más novidades. Não fazia a mínima ideia desta “coisa”: prova para titular. Nem sei que vos diga. Isto é de loucos e já estão a contar que os prof vão a correr inscrever-se. Espero que haja tininho e não se prestem a tal embuste. Concurso a titular já chegou uma vez e oxalá nunca tivesse acontecido. É verdade que tenho alguma esperança que acabem com a divisão, mas para já é aguardar 27 de Set.
Agosto 20, 2009 at 12:30 am
Para Watch das 5:53h
Acha mesmo que o psd MEXERIA no ECD? Para quê? É muito melhor que o SIADAP que inventou (em 2002, acho): tem quotas, congelamentos de carreira, “avaliação” por objectivos, patamares, tem TUDO o necessário para poupar em salários. O psd PODERIA fazer uma cosmética para justificar eventuais promessas decorrentes de FALSAS alianças à luta dos profs. Lembra-se das faltas dos seus deputados, que poderiam ter chumbado a avaliação? Lembra-se de MFLeite como ME e MFinanças? Foi neste Min que ELA tomou as medidas mais gravosas: idade e tempo de aposentação, congelamento de carreira, SIADAP… Os €€€€ são-lhe demasiado caros! A luta dos profs pode fazer mudanças, sim, mas acreditar em revisões favoráveis pelo psd é, no mínimo, ter má memória.
Agosto 20, 2009 at 12:30 am
Devias aconselhá-los a terminarem as férias e virem-se embora. Nunca se sabe se não haverá só vagas para os primeiros 100 inscritos, como quando oferecem cupões nos jornais 🙂 🙂
Deve ser das férias, mas isto até me dá vontade de rir!!!
Agosto 20, 2009 at 12:32 am
Pedro,
Tá a falar a sério? Telefonar do estrangeiro? Querem ver que esta gente vai interromper as férias e “botar-se” a fazer ou mandar fazer um trabalho? Já nada me espanta.
Agosto 20, 2009 at 12:32 am
#127 Já houve pelo menos mais um depois do 1º concurso e conheço muita gente que se titulou nessa altura…
Agosto 20, 2009 at 12:36 am
#125 Pedro, eu, anualmente, no Natal, constato isso! 🙂
Perde população, sempre perdeu, à medida que a malta do Porto deixou de ter poder de compra para arranjar as casas ou comprar as ditas no centro do Porto.
Lembro-me bem o que foi, em 88, reconstruir uma moradia de 3 andares na Nossa Sra de Fátima, abaixo do Carolina… onde mora a Matriarca, e nóas passamos o Natal.
A Maia, conheci bem nos tempos em que tinha por aí um namorado, e a casa dos meus bisavós é a porra da sede do CDS, ou Psd, aí na Praça, ao pé do meu tio Visconde… 😀
Ok. Porto é lindo.
Eu, enchi. E preciso de sol. Questões de clorofila. 😀
Agosto 20, 2009 at 12:39 am
E eu que táva tão sossegadinha aqui a corricar de praia em praia com este belo sol e mar Algarvios? Quem me mandou pedir aos filhotes que me emprestassem a placa? Até fiquei zonzinha com tanta novidade.
Agosto 20, 2009 at 12:40 am
#131 Ana, também certifiquei esse.
Era para a malta da inconstitucionalidade por doença, mais para os de 10º escalão que, com mais um anos, já tiveram pontos (dos 2 da minha escola, uma passou assim).
Agosto 20, 2009 at 12:40 am
#131 corrijo: em vez de “muita gente” leia-se “algumas pessoas”. Este concurso foi só para os que não tinham os pontos todos da caderneta aquando do 1º concurso.
Agosto 20, 2009 at 12:45 am
# 133 Maria Grelha descansa porque apesar de haver uns chicos-espertos que espreitam uma oportunidade, também é verdade que há muita gente que não se vai candidatar à prova e ainda por cima muito revoltada pela manobra realizada com os zecos em tempo de férias.
Agosto 20, 2009 at 12:46 am
Ok, Ana, era isso.
Agosto 20, 2009 at 12:47 am
29 anos de serviço! Índice 299!
NÃO CONCORRO!
Agosto 20, 2009 at 12:48 am
#136 Pedro, não sejas ingénuo. Eles recuperam depressa. e não há prazos definidos. Quando regressarem às escolas…
Agosto 20, 2009 at 12:54 am
# 139, Mariazeca,
Para nosso bem, espero que não tenhas razão!
Agosto 20, 2009 at 12:56 am
Mariazeca, e as eleições, humm??? Deixa-os pousar…
E agora me vou, amanhã espera-me um cansativo dia de praia 🙂
bnôtes!
Agosto 20, 2009 at 12:58 am
#140 Eu tb, Pedro!
Agosto 20, 2009 at 12:59 am
#141 Bnôtes, Ana! leva a máquina! 😉
Agosto 20, 2009 at 1:01 am
# 141 Ana, o “aspirador” já “funcimina”?
Agosto 20, 2009 at 1:03 am
Sim, Pedro! Ela vai aspirar a praia! fica uma limpezinha! Desculpa, piadas sobre praia… Tens lá uma, de hoje, e outra para amanhecer… 🙂
Agosto 20, 2009 at 1:06 am
Não creio que haja muitos candidatos antes de 27 de Setembro.
Agosto 20, 2009 at 1:09 am
A todos os colegas que por aqui andam: conheço casos bem engraçados(?!).Um grupo de colegas da minha escola entrou com os tais pontos que lhes faltava e outro grupo anda às voltas ou andou para impugnar umas tretas e foi uma situação horrível lá pela Escola. Sabem porquê? Não disseram a ninguém e já eram colegas e amigas desde o tempo de Faculdade. Imaginam o que aconteceu? Foi DEMAIS.Conclusão: são titulares à “viva força” e agora? Venham-me dizer que não querem ser titulares? O je não acredita.
Agosto 20, 2009 at 1:10 am
A treta foi haver o concurso anterior, não acham?
Agosto 20, 2009 at 1:10 am
#146 Dia 1, quando voltarmos à esc, teremos uma visão mais realista. E espero que tenham razão. Acho que a minha capacidade de desilusão se esgotou este ano 😦
Agosto 20, 2009 at 1:15 am
Espero em bem que nestas eleições haja mudança. Se tal não acontecer bem podemos dizer adeus à Escola como a conhecemos e isso é que me desgosta.
Claro que tenho esperança que outro governo altere a “porr…” da divisão.
Agosto 20, 2009 at 1:31 am
Se a candidatura/entrega do trabalho não supõe a proximidade da prova Pública, e dos concursos, então porquê a pressa de formar Júris?Hum?
Leiam bem o 104, os lugares cativos e tal e coisa 🙄
Agosto 20, 2009 at 2:30 am
Às vezes temos de tirar o chapéu ao adversário.
O nosso adversário financiado na sua campanha por grande construtoras e por um centrão de interesses verificou que a melhor maneira de permanecer no poder seria proteger a falsa iniciativa privada que vivia às custas do Estado.
Para satisfazer a gula dessas empresas e a gula dos militantes, o PS encostado contra a parede pelo déficit deixado pelo pai Guterres e por Dona Manuela, apontou como adversários, valendo-se da nossa histórica mesquinhice e inveja tradicional, os funcionários públicos, como os parasitas do Estado e do regime.
Vai daí surge a grande ofensiva contra os funcionários públicos.
Os magistrados valendo-se dos enormes poderes de que dispunham colocaram o governo na ordem.
Os médicos ameaçaram fugir para o privado.
Os enfermeiros à custa de greves maciças conseguiram fazer recuar o governo.
Os funcionários das finanças lá continuaram com as suas regalias porque um dia de greve causa enormes prejuízos ao Estado.
Os professores do ensino superior politécnico viram aceites a maioria das suas reivindicações depois de uma greve de longa duração aos exames, sem que houvesse qualquer requisição civil.
O pilotos da TAP com um simples sopro de ameaça lá fizeram recuar o Lino da “jamais”.
Todos os grupos, que constituem os funcionários públicos, conseguiram de uma forma totalmente vantajosa ou com vantagens substanciais fazer recuar o governo.
Todos, menos os professores do ensino não superior porque não se deram ao respeito.
Conhecedores da mentalidade oportunista de uma percentagem substancial da classe docente, o governo humilhou-nos, colocou-nos à beira de uma ataque de nervos, lançou-nos contra a opinião pública, dividiu-nos sempre que lhes deu na real gana, enfim reduziu-nos à nossa insignificância, poupando à nossa custa vários milhões de euros que deu para financiar as empresas dos afilhados, construir auto-estradas e ainda construir escolas.
A culpa foi toda nossa. As únicas raras excepções foram as 3 mega-manifestações, o aparecimento de movimentos e de alguns blogers-bandeira que lá conseguiram colocar uns pequenos grãos na engrenagem.
Que imagem têm de nós os partidos?
Não será a mesma que uma tal senhora tem de nós, ou seja que somos fáceis de torcer tal como o esparguete!
Quem sofre mais nos tempos de crise?
Obviamente os fracos, ou sejam aqueles que não lutam porque não podem, ou porque não querem ou porque têm medo.
Chegou a hora de reflectir estes 4 anos passados no consulado PS, fazer balanços, meditar onde falhamos, construir pontes de entendimento mínimo, deixarmos para trás as vaidades mesquinhas.
Não contem que os partidos façam o trabalho que deve ser feito por nós.
Não nos podemos esquecer que vamos passar por tempos que eu julgo nos serem favoráveis. O governo que sair das eleições terá na assembleia quanto muito o apoio parlamentar de 30% a 35 % dos deputados. Os líderes de cada um dos partidos são incompatíveis entre si, excepto o caso de Paulo Portas em relação a Sócrates e a Manuela Ferreira Leite, mas com um CDS a ter nas eleições uma percentagem que não excederá, quanto muito, os 6%, não haverá peso suficiente para que este partido seja suporte de uma coligação com maioria absoluta.
Chegou a hora de termos juízo e de uma vez por todas acabar com a divisão na carreira, acabar com as quotas, ter um sistema de avaliação civilizado como na maior parte dos países da UE, solicitar mais autoridade dos professores nas escolas. Mas isto requer trabalho, solidariedade e persistência.
Mas atenção não puxemos a corda! Temos que dizer ao próximo governo que estamos dispostos por mais um ou dois anos a ficarmos congelados nos escalões mais altos até que o PIB volte a crescer de forma sustentada.
Como já disse, temos que em primeiro lugar respeitarmos a nós próprios, para que sejamos respeitados.
Sinceramente não consigo ter raiva ao Zézito. Tenho sim raiva de me sentir tão impotente e de termos sido muito fracos para um adversário que no fim de contas, desculpem a expressão, foi um “cagarolas” para os mais fortes.
E sinceramente nestes últimos 4 anos demos poucas razões para nos respeitarem. Vendemos a nossa dignidade por cinco réis de mel coado.
Com os pedidos de desculpa aos que desde o primeiro momento não deitaram por terra a sua dignidade.
Agosto 20, 2009 at 2:52 am
Excelente post, Paulo.
Para circular, por mails.
Agosto 20, 2009 at 2:59 am
Excelente comentário, Pedro.
Agosto 20, 2009 at 3:05 am
Os professores são muito individualistas. O exercício da profissão atribui-lhes muitas responsabilidades individuais. Competem, saudavelmente, por serem melhores que o outro, via os resultados escolares e outros aspectos. Mas, sabemo-lo, também competem muitas vezes por tretas de poderzinhos de m****.
As formas de organização e de resposta do grupo profissional deverão ser alvo de reflexão e de reorganização. Vai haver tempo.
Que nos sirva de lição, as barbaridades a que fomos submetidos nestes horripilantes 4 anos e tal.
Há que tirar lições.
O que falhou?
Agosto 20, 2009 at 3:18 am
Falharam o pilim, a alface, a narta, a couve, o torresmo, o pão caseiro, o queijo da serra, a democracia, o euro, os faxes, o tratado, o tgv, a berlenga sustentável, o allgarve, os incêndios, o Fernando, o queijo solar, a areia da praia…
Agosto 20, 2009 at 8:40 am
#152 Pedro Castro
“Chegou a hora de termos juízo e de uma vez por todas acabar com a divisão na carreira, acabar com as quotas, ter um sistema de avaliação civilizado como na maior parte dos países da UE, solicitar mais autoridade dos professores nas escolas. Mas isto requer trabalho, solidariedade e persistência.”
disse tudo.
a clareza de expressão ao serviço da dignidade e do sentido de justiça q a maioria de nós reclama.
parabéns, colega!
Agosto 20, 2009 at 10:18 am
Resistir e insistir.
Agosto 20, 2009 at 12:06 pm
#152 Pedro Castro
Excelente texto, Pedro!
Cada vez mais acredito que temos a faca e o queijo nas nossas mãos!
Há que saber usar isso com “tino”.
E, de uma vez por todas, cada vez mais unidos!
Pôr de lados os interesses individuais que, afinal de contas não nos levan a lado nenhum – já sabemos isso há muito tempo!
O pior cego é aquele que não quer ver!
Só aceita este rebuçado envenenado quem andar com palas de burro – que me perdoem os burros!
Obrigada, Pedro, pela tua lucidez!
Agosto 20, 2009 at 3:41 pm
152, Pedro
Parabens pelo seu lúcido e excelente texto. Temos de o fazer circular por milhares de colegas.
Agosto 20, 2009 at 7:07 pm
152, Pedro
Concordo INTEIRAMENTE!Palavra a palavra!
Agosto 20, 2009 at 11:07 pm
#152 Pedro Castro,
Excelente forma de exprimir o que me vai na alma, faz muito tempo. Seguramente que esse sentimento é partilhado por muitos colegas. Divulgue esse texto pelos seus amigos, pois estou certo que um dia ele chegará ao meu mail e terei muito gosto em envia-lo aos meus carissimos. Pois de forma bem individual e privada irei fazer a minha campanha contra o politico que mais me desiludiu até ao momento.
Agosto 20, 2009 at 11:32 pm
Concordo plenamente que isto foi uma nova sacanisse deste governo… Sobretudo o “timing”. No entanto, não compreendo que se aconselhe, agora, os colegas a não se candidatarem… Porque não o fizeram em julho de 2007? Reconheçam que muitos dos profs contestatários são titulares e deram pulinhos de contentes quando o conseguiram… O Governo pode também utilizar o nº dos que acederam a esse concurso como uma prova de aceitação às suas políticas. Não haverá aqui alguma demagogia similar à do ME? Não sei se já repararam mas a divisão iniciou-se efectivamente em 2007 com todos aqueles que aceitaram, sem manifs na altura, como aquelas que mobilizaram os professores com a avaliação, concorrer ao 1º concurso de titular.
Agosto 20, 2009 at 11:37 pm
Colega,
confesso ter ficado deliciado com a linguagem utilizada neste seu post. Distinção entre governo, ME e PS não me parece existir e eis que assistimos a nova tentativa para aumentar a falta de unidade entre Professores. A ganância, sentimento humano, terá lugar – sem dúvida -, em muitos casos, pelo € e poder…
Agosto 21, 2009 at 12:06 am
A questão é só uma: como é que se acaba com a trampa?
Agosto 21, 2009 at 12:14 am
[…] Às vezes temos de tirar […]
Agosto 21, 2009 at 3:01 pm
#152, Pedro,
Excelente comentário!
Para se ser respeitado, tem que se dar ao respeito, sabedoria dos nossos avós…
Agosto 24, 2009 at 12:27 am
Nenhum professor devia ter concorrido a professor titular.Esta era a única forma de contestação desta política de divisão da carreira. Mas foram os sindicalitas os primeiros a candidatarem-se e era vê-los felizes e contentes com tal titulo! Agora até somos importantes! Alguns até passaram a usar fato e gravata! Só tenho pena de não terem mais quatro anos de idade para me ir embora desta humilhação….