NOTA INFORMATIVA N.º 1
Prova Pública de acesso à categoria de professor titular
A admissão a concurso para acesso à categoria de professor titular depende de prévia aprovação em prova pública, nos termos do previsto no Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, que incide sobre a actividade profissional desenvolvida pelo docente.
1. A partir de hoje, estará disponível a aplicação electrónica para Candidatura e upload do trabalho, e Validação de candidaturas à prova pública, na página da DGRHE em http://www.dgrhe.min-edu.pt.
2. A candidatura destina-se a docentes dos quadros do Ministério da Educação que tenham completado 15 anos de serviço docente, até à inscrição, com avaliação de desempenho igual ou superior a Bom e que preencham os demais requisitos.
3. O processo é realizado integralmente em suporte electrónico, pelo que quer a formalização da candidatura com upload do trabalho, bem como todas a informações e comunicações, são efectuadas com o recurso a aplicações electrónicas.
4. O trabalho ficará acessível para visualização apenas para os membros do Júri.
5. A apresentação do trabalho deverá obedecer aos requisitos formais estipulados no despacho disponibilizado na página da DGRHE, e baseia-se na experiência do quotidiano escolar, do docente, devendo incidir sobre dois dos seguintes domínios:
a. Preparação e organização das actividades lectivas, relação pedagógica com os alunos e avaliação das respectivas aprendizagens.
b. Projectos inovadores desenvolvidos ou a desenvolver que contribuam para a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
c. Área de gestão e organização escolar.
6. O processo de candidatura electrónica para realização da prova pública desenvolve-se nas seguintes etapas:
CANDIDATO
• Inscrição obrigatória
• Candidatura e upload do trabalho
• Reclamação para o presidente do júri
• Recurso hierárquico para o director regional
ESCOLA
Validação da candidatura:
a. A validação é efectuada na aplicação electrónica, mediante a documentação apresentada pelo candidato ou a existente no respectivo processo individual, e consiste na confirmação da veracidade dos dados da
candidatura.
b. Sempre que a escola tiver candidaturas para validar recebe um alerta
através do e-mail da escola.
c. Deve ser dado cumprimento integral aos prazos de validação das
candidaturas submetidas pelos candidatos – cinco dias úteis.
CFAE
• Indicação dos membros do júri
• Marcação da discussão da prova pública
JÚRI
• Discussão e decisão
• Listas de classificação
DIRECÇÃO REGIONAL
• Validação dos membros do júri
• Análise e decisão do recurso hierárquicoDGRHE, 17 de Agosto de 2009
Agosto 18, 2009
Afinal A Prova É Pública Ou Não?
Posted by Paulo Guinote under Concursos, Titulares?, Transparência, Truques[49] Comments
Agosto 18, 2009 at 1:41 pm
Claro que a prova não podia ser pública, porque senão os “queridos adesivos” não passariam à frente dos outros.
Tem de ser uma “PROVA ULTRA SECRETA” e mainada…
Agosto 18, 2009 at 2:08 pm
Pública pública só a declaração da ministra da Saúde em que a gripe A está controlada e circunscrita.
Somos o 1º País do Mundo a controlar e circunscrever a pandemia.
Viva o PS!!!! Viva Portugal!!!!
Agosto 18, 2009 at 2:10 pm
A prova é pública, por ser publicitada.
Agosto 18, 2009 at 2:27 pm
Eu acho que devia ser circunscrita e controlada, como a gripe. Ficava bem ter tudo circunscrito e controlado, numa altura destas.
Agosto 18, 2009 at 2:37 pm
É pública no sentido em que a sua discussão está aberta a quem quiser assistir.
Agosto 18, 2009 at 2:45 pm
que chique … os turras do ME a dizerem upload
Agosto 18, 2009 at 2:45 pm
É pública se o candidato a quiser publicar na Net, até para se saber se é original.
Assim vai haver cópias com fartura.
Agosto 18, 2009 at 2:47 pm
outra cena é “a escola recebe um alerta”…. e depois chamam os bombeiros…ou será um alerta de ataque terrorista. de qualquer maneira muito chique também
Agosto 18, 2009 at 2:57 pm
Eu acho que a maneira mais correcta, mais transparente e mais imparcial de fazer o concurso seria um totobola entregue a cada docente. Para já passariam os 13, 12 e 11. Supondo que mesmo assim eram muitos ficariam os 13 e os 12. Se ainda assim fossem muitos então sim aplicar-se-ia a regra do primor e passariam só os 13. Aqueles que fizessem 13 iriam disputar uma prova internacional: o melhor professor do planeta. Antes de sair do país este professor apareceria na televisão ao lado de Sócrates de Milu tendo de fazer uma tese sobre os Magalhães e as novas oportunidades.
Agosto 18, 2009 at 3:03 pm
Poderá ser pública se for um hino de contestação à divisão da classe e contra esta ADD. Publicada pode fazer muito estrago à publicidade pretendida pelo PS às politicas educativas.
Agosto 18, 2009 at 3:05 pm
Só podem estar, mais uma vez, a gozar connosco! Tudo isto integra uma estratégia terrorista, de desrespeito por toda uma classe!
Estou de férias, sou obrigada a fazer férias em Agosto.
Prova pública de acesso a titular? Afinal o que é isso? Ah,aquele sorteio responsável pela degradação do ambiente nas escolas. Aquele em que foram providos docentes com 60 pontos e outros com o triplo ficaram afastados da titularidade.Eu concorri a titular, note-se, apesar de não concordar com a divisão da carreira, pois isto de estar a vinte anos da reforma e não ter perspectivas nenhumas em relação à progressão não pode fazer bem à saúde física e mental seja de quem for. Caramba, estou no 6º escalão desde 2004!
Eu só quero que Agosto passe e rapidamente seja dia 27 de Setembro! Mesmo com a agitação que por aí anda sobre a gripe A.
Agosto 18, 2009 at 3:16 pm
#11
Maria, estou no 3º desde 2002!
Até me reformar, muita água há-de correr, não sinto necessidade nenhuma de me agarrar à primeira bóia furada que aparece. É assim que mantenho a minha sanidade mental e física.
Ou somos todos Professores, ou fico Professora até à reforma.
Agosto 18, 2009 at 3:26 pm
mas q sentido faz concorrer a essa me*da, se o q se contesta é, precisamente, a divisão da carreira?????
a minha prova pública já está marcada: 27 de Setembro.
o resto são tretas.
Agosto 18, 2009 at 3:29 pm
É preciso descaramento! Eu cá não concorro! Sou apenas PROFESSORA!
Agosto 18, 2009 at 3:33 pm
A prova não é pública e aí é que a porca torce o rabo. Vai daí que muita gente vai copiar trabalhos de mestrados/ doutoramentos e ou trabalhos que até se encontram com facilidade no google. Fazem-se umas alterações, introduzem-se elementos fictícios que façam a ligação desse trabalho à realidade da escola e depois obtém-se a aprovação. Na minha escola TODOS OS COLEGAS CHICO-ESPERTOS (para aí duas dezenas ) já têm os trabalhos prontos e sei que todos eles são cópias de trabalhos de outros colegas.
Alguém vai contestar? Claro que não, a prova é secreta e o colegas denunciante seria apelidado de “bufo”. Aliás deveríamos discutir qual o significado de “bufo” na sociedade portuguesa, porque por trás desta palavra escondem-se muitas falcatruas, muitos tráficos de influência e muitas cunhas.
Outros colegas irão apresentar trabalhos realizados há muitos anos atrás, sendo alguns destes trabalhos realizados durante a profissionalização/estágio.
Quem se vai lixar é a pessoa séria que vai querer fazer um trabalho credível mas que já não tem tempo. Estamos em férias, Setembro está à porta e como todos sabemos é um mês cheio de reuniões de preparação do ano lectivo e com muita dificuldade é que alguém apresentará um trabalho minimamente sério.
Estaremos perante a mesma situação pela qual já passámos quando os professores faziam a prova de acesso ao 8º escalão. Se bem me recordo nessa altura emprestavam-se trabalhos uns aos outros faziam-se umas alterações e depois havia uma espécie de discussão pública do trabalho que não passava já na parte final de um mero pró-forma.
Agosto 18, 2009 at 3:51 pm
# 15
Mandem um à minha vizinha, que ela vai concorrer. De preferência, sobre gestão escolar, pois ela já andou por aí a sondar… Até o PCE já consultou, dado que o homem andou a fazer uma P-G em Gestão Escolar. Só que, como ele tb ainda não é titular – e não gosta dela – disse-lhe que NÃO!
A mulher anda desesperada!
Agosto 18, 2009 at 3:57 pm
Não gosto que partam logo do princípio que todos os concorrentes se vão servir dos trabalhos dos outros. Isso pode acontecer mas não será má fé?
Agosto 18, 2009 at 4:27 pm
O egoísmo vale o que valer fisiologicamente quem o pratica: pode ser muito valioso, e pode carecer de valor e ser desprezível. E lícito submeter a exame todo o indivíduo para se determinar se representa a linha ascendente ou a linha descendente da vida. Quando se conclui a apreciação sobre este ponto possui-se também um cânone para medir o valor que tem o seu egoísmo. Se se encontra na linha ascendente, então o valor do seu egoísmo é efectivamente extraordinário, — e por amor à vida no seu conjunto, que com ele progride, é lícito que seja mesmo levada ao extremo a preocupação por conservar, por criar o seu optimum de condições vitais. O homem isolado, o «indivíduo», tal como o conceberam até hoje o povo e o filósofo, é, com efeito, um erro: nenhuma coisa existe por si, não é um átomo, um «elo da cadeia», não é algo simplesmente herdado do passado, — é sim a inteira e única linhagem do homem até chegar a ele mesmo…
Friedrich Nietzsche..
O rtesto nos dias que correm
Eu não vou concorrer..ainda hoje me telefonaram da escola para avisar do concurso..pois podem meter omesmo no sitío que sabem…eu não concorro e mesmo que fique ad eternum no mesmo escalão fico com a consciência muito mais leve do que muitos doutores da treta…
Bom tempo em Lagos e na Meia Praia….inté…
Agosto 18, 2009 at 4:30 pm
Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos
Leonardo da Vinci
Hje muitos só querem os onhecimentos ..sentimentos zero…
Agosto 18, 2009 at 4:31 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/08/18/nirvana-all-apologies-a-musica-que-pinocrates-nos-vai-cantar-em-setembro/
Agosto 18, 2009 at 4:35 pm
BB, como está a temperatura da água na Meia-praia?
Agosto 18, 2009 at 4:38 pm
Um caldo Olinda 24 graus..nem parece verdade mas é..felizmente…
Agosto 18, 2009 at 4:40 pm
Acho vou correr para essa praia 🙂
Agosto 18, 2009 at 4:46 pm
Pois..kiss Olinda….vou aproveitar o caldo enquanto dura…
Podes espreitar por esta webcam…
http://bulimunda.wordpress.com/2009/08/18/nirvana-all-apologies-a-musica-que-pinocrates-nos-vai-cantar-em-setembro/
Agosto 18, 2009 at 5:54 pm
Em todas as manifes que estive e estarei continuarei a gritar até que a voz me doa: CATEGORIA SÓ HÁ UMA, PROFESSOR E MAIS NENHUMA.
Não a mais esta rasteira.
Agosto 18, 2009 at 6:10 pm
Notícia fresquinha:
Educação: Governo admite anunciar vagas para professor titular no arranque do ano lectivo
18 de Agosto de 2009, 17:28
Évora, 18 Ago (Lusa) – O secretário de Estado da Educação garantiu hoje que “vão ser abertos concursos” para professor titular e admitiu que o mapa de vagas possa ser anunciado pelo Governo no início do ano lectivo.
“Os concursos de professor titular, no novo Estatuto da Carreira Docente, são abertos escola a escola”, explicou Valter Lemos, referindo que primeiro as escolas têm que saber “as vagas que têm disponíveis”.
O Ministério da Educação (ME) está a “trabalhar” nesse dossier e “talvez no início do ano [lectivo] se venha a anunciar vagas para professor titular”, afiançou, sem precisar em que data será realizado o concurso.
Agosto 18, 2009 at 6:30 pm
Só há uma categoria: PROFESSOR!
Todos os chico-espertos deviam ser denunciados. Vergonhoso!!!!
Agosto 18, 2009 at 6:31 pm
Só se forem parvos é que acreditam em promessas nas vésperas de eleições. Deixem lá ficar o actual que vão ver o inferno de futuro que iremos ter: a vingança será uma prioridade!
Agosto 18, 2009 at 7:01 pm
Não devemos dar cavaco a estas manobras que só servem para distrair.Considero que ninguém deverá candidatar-se à tal prova pública. Para que não nos possam usar na campanha eleitoral que vai ser dura.
O que me aflige é que os pseudo-intelectuais deste meu país descobriram agora as delícias(vantagens) de apoiarem este PS. Que saudades que eu tenho dos intelectuais de antigamente( não do antigamente).
É verdade, os ingleses tinham quantos suspeitos? E quantos já foram constituídos arguidos? Então, mas afinal o processo não avança?
Ah, pois, estamos em férias e está tudo a meio gás!
Agosto 18, 2009 at 7:23 pm
Concorrer a professor titular é aceitar a divisão da Carreira. Não reconheço nenhum titular, não respeito ninguém que foi sorteado como titular. E se alguns se portam como professores, a única coisa que são, outros já assinam como professores titulares. Que parolice!!!!
Agosto 18, 2009 at 7:29 pm
O que é que os Sindicatos têm a dizer sobre este assunto?
Agosto 18, 2009 at 7:43 pm
Noticia de ultima hora
Cavaco promulga diploma que prolonga o Simplex.
Agosto 18, 2009 at 7:46 pm
#18
Friedrich Nietzsche.. não foi o filósofo do Hitler? Eu também não concorro; tenho aversão a uploads…..tenho aversão a miséria humana qual lixo tapado com uma gravata.
Agosto 18, 2009 at 7:48 pm
#19
Faz favor de primeiro passar o texto no Word e depois copy cola; é que o texto vem aleijado.
Agosto 18, 2009 at 7:56 pm
Os titulares bufeiros e requereiros de avaliação especial, que quebraram a luta dos colegas passeiam na minha sala de professores com aquela convicção que os outros pelo facto de terem de ser educados e respeitadores nunca lhes atiram em cara nada e então é vê-los a crescer convencidos de qualquer coisa que decididamente não pertence a este mundo. Mediocremente vão subindo de índice até porque gozam da vantagem de muitos colegas não alinhar nessas patranhas. E então sobem porque não há mais ninguém a concorrer, sobem porque o avaliador se encolhe e nem quer perceber o que está a acontecer e quando dizem bom dia nós devolvemos também o bom dia que a educação é bonitinho, mas é uma sala podre, com coisas de duas pernas.
Agosto 18, 2009 at 8:01 pm
É ilegal. Mas, o PR promulga!
Cavaco promulga avaliação de professores
Regime simplificado vai manter-se no próximo ano lectivo
O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o diploma que estabelece a manutenção do regime simplificado da avaliação de desempenho dos professores no próximo ano lectivo.
Em comunicado, o Ministério da Educação explicou que o diploma aguarda publicação em Diário da República, enquanto fonte do Palácio de Belém acrescentou à Lusa que a promulgação aconteceu «nos últimos dias».
O Governo anunciou a 16 de Julho a prorrogação do regime simplificado da avaliação docente em moldes idênticos ao aplicado este ano lectivo, pelo que os professores serão avaliados tendo em conta a assiduidade, formação contínua, cumprimento do serviço distribuído e participação nas actividades e projectos da escola.
A observação de aulas (avaliação da componente cientifico-pedagógica) permanecerá facultativa, excepto no caso dos docentes que queiram aceder às classificações mais elevadas ¿ muito bom e excelente ¿, que permitem uma progressão mais rápida na carreira.
De fora vai continuar o parâmetro dos resultados escolares dos alunos.
O diploma promulgado por Cavaco Silva, aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Julho, deverá produzir efeitos a partir de Setembro, estabelecendo o dia 30 de Outubro como a data limite para os directores das escolas estabelecerem o calendário da avaliação de desempenho para o próximo ano.
O modelo original de avaliação de desempenho nunca chegou a ser adoptado, tendo o Governo adiado para a próxima legislatura a aprovação e publicação das alterações a introduzir.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/cavaco-educacao-professores-avaliacao-tvi24-ultimas-noticias/1083029-4071.html
Agosto 18, 2009 at 8:16 pm
Se os xicos-espertos querem concorrer, que o façam, mas depois não se queixem nem venham dizer que este é um governo de mentiras, que congela carreiras e que não há aumentos para ninguém.
Não quero, a 27 de Setembro, um governo PS nem PSD. Quero uma escola pública de qualidade e que as estatatísticas vão para a p*** *** ** ****u.
Agosto 18, 2009 at 8:26 pm
#35
Sobem mas até agora não subiram e julgam que sobem e esperam e esperam, esperam, nem desesperam e concorrem mas não discorrem; têm a mentalidade submissa do escravo o que para professores é grave! Tinham obrigação de ter lido mais.
Agosto 18, 2009 at 8:34 pm
5. A apresentação do trabalho deverá obedecer aos requisitos formais estipulados no despacho disponibilizado na página da DGRHE, e baseia-se na experiência do quotidiano escolar, do docente, devendo incidir sobre dois dos seguintes domínios:
Eu candidato Manuel Sem Vergonha, venho aqui referir neste ponto que tenho experiência no meu quotidiano em mostrar que sou muito bom pois até pedi uma avaliação científica pois eu acho que sou mesmo muito bom. A dar aulas não há pai; os alunos embeiçam-se quando me vêm a debitar matéria; eu sei muito e quero subir, subir, ser titular e depois subir subir. Quero casar outra vez e ter muitos filhos e um bmw série “ bufo diesel”. Ou então um audi, modelo “perdi a vergonha”. E depois uma casa na “avenida do vale tudo até lixar o meu colega mais próximo”.
Agosto 18, 2009 at 8:42 pm
São as “provas públicas” do ISC(ZÉ) & Cª Ilimitada de Universidades e Politecnicos.
Nós, os zecos, é que não estamos habituados a estes provas modernaças. Isto requer um longo “caminho” e árduo esforço de estudo e investigação! …
Reparem no caminho e esforço da lolita para ser douturrada na “coisa”.
Finalmente, vingou na vida. Até tem persianas nas janelas da casa pró vermelho & tudo.
É outro mundo. É algo de “um outro mundo”, senhores professores.
Agosto 18, 2009 at 8:50 pm
Alerta: bufo e sem vergonha a chegar.
b. Sempre que a escola tiver candidaturas para validar recebe um alerta
através do e-mail da escola.
O bufo foi validado com sucesso.
Agosto 18, 2009 at 8:55 pm
É pública porque serve para enganar o “públicozeco”.
Agosto 18, 2009 at 8:56 pm
Estou Valter és tu?
Diz Maria?
Como a é que a coisa está a correr?
Parecem uns ratos Maria.
Portanto no telejornal vou dizer que tudo está a decorrer como previsto e que os professores perceberam as vantagens do novo modelo de avaliação que distingue os professores vulgares dos bufos, enganei-me, dos excelentes.
Agosto 18, 2009 at 10:15 pm
Estou Valter?
Sim é és tu Maria?
Olha esta tarde fui com o engenheiro; fomos inaugurar escolas lá para baixo e a coisa correu bem desta vez não houve problemas como houve em Arroios, correu tudo bem e saiu nas televisões. Eu aparecia ao lado dele. O senhor engenheiro é um homem muito inteligente.
Pois mas agora não há alunos.
Já me esquecia. Eu ando a trabalhar muito….
Agosto 18, 2009 at 10:18 pm
é uma prova publicazinha…
Agosto 19, 2009 at 8:36 am
Como sempre ando ao “contrário dos outros”… Uns andam para aqui à noite e eu de manhã!
Estive a ler na “diagonal” os comentários.
Depois de Ler a nota informativa nº1, onde é referido “inscrição obrigatória”, deixei de estar interessada em “concorrer”, afinal não posso demonstrar a minha indignação porque a prova é à “porta fechada”…
Sendo assim, retiro o que afirmara já não me apanham nesta (desta maneira…ahahah!), mas vão ter uma sátira freitinha.
Esta prova pública faz-me lembrar o “relatório crítico”… estarei enganada? A “grande” diferença que encontro é as “regras” de paginação, no entanto esqueçeram-se do tipo de letra! O tamanho 12 difere… será este o número mágico do dito PM?!
Agosto 19, 2009 at 8:37 am
ERRO: esqueçeram-se / esqueceram-se
Agosto 19, 2009 at 9:20 am
a inscrição só é obrigatoria para quem for candidato.
Claro que quem se candidatar tem que se inscrever.
quem n se candidatar não tem que se inscrever.
só se candidata quem quer. Não há obrigatoriedade.
Agosto 19, 2009 at 9:55 am
A prova é pudica… ou será púbica?
Se for pudica ninguém a faz, se for púbica estão lá caídos todos os chatos.
Eu acho que é púbica, pois conheço muitos que são chatos.