Há notícias de que começa a chegar às escolas por estes dias a segunda vaga de computadores, o que confirma a meta de 1 computador para cada 2 alunos para 2010 (http://www.escola.gov.pt/objectivos.asp).

Sabendo que não são portáteis mas sim computadores de secretária, tomando como referência que cada mesa é ocupada por 2 alunos, isso vai dar, a partir de 2010, 1 computador em cada mesa. Em todas as salas de aula!

E pergunto eu: como se vai gerir esta “coisa” monstruosa? Para além das questões técnicas (quadros eléctricos, tomadas eléctricas, cabos de rede pela sala, etc.), as questões de disciplina (utilização pelos alunos não autorizada, vandalismo, etc.), e também as questões pedagógicas. O que se vai fazer nas aulas com os computadores a estorvar o trabalho regular?

Definitivamente, as coisas só são feitas para a estatística, com a meta para 2010 de um rácio superior à média europeia.

Se ao menos tivessem aprendido alguma coisa com a experiência dos portáteis fornecidos às escolas ainda há poucos anos! Os portáteis têm a grande vantagem de não estorvarem quando não estão a ser utilizados e de poderem circular pelas salas, respondendo à procura. Um rácio de 1 portátil por cada 4 alunos era muito mais eficaz, mas nunca conseguiria o mesmo efeito “mediático” das estatísticas.

JF