Está aqui. Ficam a capa e as páginas das conclusões, que oscilam entre o elogio das intenções em instituir um sistema de avaliação e a constatação de que muito correu mal e muitas consequências não foram devidamente antecipadas.
Nada de novo. Desta vez em estudo-OCDE e não tipo-OCDE.
Nada que aqueles que defendem a existência de um bom modelo de avaliação não estejam cansadinhos de dizer e clamar aos quatro ventos.
Espera-se agora a forma como o ME vai tentar tornear isto e recortar as passagens que lhe interessam, descontextualizando-as da recomendação global de usar o trabalho feito como uma base para o futuro, mas tão só isso. Interessante como a certa altura se recomenda que se acabe o mais depressa possível com este ciclo de avaliação e se dissipem as dúvidas que pairam, sobre ele.
Julho 15, 2009 at 6:09 pm
Para Pedreira, este relatório é um elogio às políticas educativas do governo.
Declarações à TSF.
Julho 15, 2009 at 6:13 pm
#1,
Ouvi e já coloquei link acima.
Parece que não percebeu que o estudo elogia a intenção de fazer, não o que foi feito.
Mas de boas intenções…
Julho 15, 2009 at 6:26 pm
Para além desta tirada do Pederneira, a ministra também já deu o mote. Na saída da apresentação, limitou-se a dizer que não era tempo de decidir. Isto, em linguagem iscteana, quer dizer que «o modelo actual é para valer, vai comigo para a cova, e não li ainda todo o documento com muita atenção, para saber quais os parágrafos em que sou elogiada».
Julho 15, 2009 at 6:28 pm
Quanto CUSTOU aos contribuintes este relatórios ? E os outros ?!
Julho 15, 2009 at 6:48 pm
Atenção, este relatório tem aspectos interessantes.
O que gostei mais de ler foi a afirmação que os avaliadores devem ser HIGHLY QUALIFIED.
Enumeram uma série de estudos indispensáveis para se ter formação em avaliação de professores.
Ou seja, o que foi feito este ano não serve para nada pq não havia ninguém com competência para avaliar!!!
Julho 15, 2009 at 6:49 pm
Uma das frases do relatório é esta: “O sucesso de um sistema de avaliação de professores depende da formação dos avaliadores.”
E por cá o que houve? umas horitas para ensinar a preencher grelhas, não é?
Julho 15, 2009 at 6:56 pm
Somos nós que temos de os enterrar, mais o seu
modelo de ADD.
Julho 15, 2009 at 7:29 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/07/15/uma-pequena-prenda-para-todos-os-que-me-visitaram/
Julho 15, 2009 at 8:52 pm
Li, por alto as recomendações, discordo, por completo, de 2:
– Avaliadores Externos, já está a ver a corja que se vai formar!
– Reforço do Papel da IGE;
Concordo com a separação da avaliação que eles apelidam de “para o desenvolvimento profissional” da progressão na carreira.
Julho 15, 2009 at 9:27 pm
este relatório é 1 doc. apologético dos delírios chilenos dos 3 estarolas, com 1 ou outra sugestão de “aperfeiçoamento”… só para disfarçar…
daí a conclusão:
“it is important not to lose the ground that has been gained.”
q se lixem.
les uns et les autres.
Julho 15, 2009 at 10:42 pm
[…] de professores Arquivar em: educação, políticos — Zepovinho @ 9:42 pm Apesar deste relatório da OCDE (este parece que é mesmo verdadeiro e não a fingir) ser algo crítico da […]
Julho 16, 2009 at 12:44 am
É conveniente ter boa memória!
A OCDE elogiou o modelo de avaliação chileno, logo, apesar da haver críticas à implementação do modelo de ADD português, devemos ter muito cuidado com as receitas vindas da OCDE.
Não nos esqueçamos que a OCDE tem uma visão muito empresarial de management das Escolas querendo exportar para a Europa a estratégias de gestão escolar vinda dos Estados Unidos.