E acredito sinceramente que serei surpreendido por uma das maiores manifestações de sempre de uma classe profissional. Não sei quantos seremos, mas sei que seremos muitos mais do que alguns esperam. Acredito que seremos menos do que em Março e Novembro, mas uma luta tão prolongada faz sempre baixas de diversos tipos.
Vou certamente cansado, por certo não muito entusiasmado e não vou ocultar que até vou à custa do não cumprimento de uma espécie de promessa feita em finais de 2008 quando afirmei que não voltaria a descer, durante este mandato, pela 3ª vez a Avenida, nem mesmo só para tirar fotos. Quem me é mais próximo sabe que não sou dado a estes ambientes de festa e que o faço um tanto ou quanto em esforço. Feitios. Defeitos.
Não sou derrotista, pelo contrário, pois se o fosse não me daria ao trabalho, estaria a preparar a fichinha de auto-avaliação e seguia a vidinha sem problemas de maior.
Mas acho que é um imperativo ético e de coerência voltar a Lisboa, já que foi convocada nova manifestação, dita do Adeus. Claro que preferia algo mais.
Confesso que não me choca quem fique em casa por convicção, cansaço ou desilusão.
Como não me incomoda nada que quem entregou os OI por convicção ou receio apareça. Até quem pediu classificações de «mérito».
Quantos mais melhor.
A quem achar que esta minha declaração é pouco eufórica, apenas direi que a maior parte dos que passam por aqui não o fazem certamente à espera de serem enganados ou de peças de propaganda.
O meu estado de espírito não é único. Há tantos outros como eu. Mas estaremos lá.
Já de madrugada e no Domingo, o balanço.
Maio 29, 2009 at 11:04 pm
A todos aqueles que vão estar em Lisboa amanhã:
MUITO OBRIGADO! FORÇA! CORAGEM!
Infelizmente é-me totalmente impossível deslocar-me ao continente nesta altura, mas tanto quanto possível, vou estar convosco, quanto mais não seja na alma 🙂
Maio 29, 2009 at 11:09 pm
Subscrevo 🙂
Maio 29, 2009 at 11:09 pm
Eu estou cansado, hesitei, vou de Viseu, só decidi hoje mas vou. Sem choradinhos, espero que os colegas de Lisboa e por ali assim adiram.
Maio 29, 2009 at 11:11 pm
“Confesso que não me choca quem fique em casa por convicção, cansaço ou desilusão.”
Eh pá… e quem fica a tomar conta da filhota, enquanto a esposa faz o turno da tarde, no hospital… e a fazer o portefólio da formação do PNEP… choca-te? 🙂
Então… desculpa lá… 🙂
A quem vai… a quem pode ir… a quem fez “das tripas coração para ir”… aos meus amigos e amigas que não vejo há anos e que esperavam por esta oportunidade para trocarmos abraços e matarmos saudades… a quem esperava conhecer-me desta vez… o meu agradecimento e o meu pedido de desculpas!
Estarei com todos…
Maio 29, 2009 at 11:11 pm
Eu também vou, apesar de tudo.
Já relembrei as canções.Que muitas vozes se façam ouvir.
Esperem por mim.
Maio 29, 2009 at 11:12 pm
Não tenho palavras…
Amanhã lá estarei!
Obrigada a todos!
🙂
Maio 29, 2009 at 11:14 pm
Onde é o ponto de encontro dos “umbiguistas”?
Maio 29, 2009 at 11:14 pm
Eu hesitei… muito!
Mas não sou capaz de não ir.
Basta-me o rio atravessar…
Não sou capaz de não ir.
Não consigo só olhar…
Não sou capaz de não ir.
Não sou capaz de trair…
Maio 29, 2009 at 11:15 pm
Maio 29, 2009 at 11:16 pm
#4,
A parte do portefólio não é perdoável…
😉
Maio 29, 2009 at 11:16 pm
Vou cansada também, mas convicta de que não poderia estar noutro sítio amanhã!
Maio 29, 2009 at 11:19 pm
O encontro dos Umbiguistas é aqui:
Concentração do coro “Maio 30″, 14:30,
ao cimo da Av. António Augusto de Aguiar, 14.30
Pauta e
Cábula
Maio 29, 2009 at 11:19 pm
Maio 29, 2009 at 11:22 pm
Estaremos lá.
Maio 29, 2009 at 11:23 pm
“…Relação afectiva foi destruída
P- Pode-se dizer que o modelo de avaliação aprovado para os professores do ensino básico e secundário constitui uma exponencialização do fenómeno que descreveu?
JG – Absolutamente, porque, para empregar a sua palavra, houve uma exponencialização dos parâmetros. É incrível o número de parâmetros, das grelhas de avaliação, das propostas. Sem se saber como é possível. Em Portugal passou-se uma coisa muito má. Tudo aquilo, a avaliação que o Ministério propõe, com que não estou de acordo, pressupõe uma relação entre professor e aluno que foi destruída.
Quando se vai aferir numa grelha de avaliação a relação afectiva entre professor e aluno, porque somos muito espertos e sabe-se que a afectividade
tem uma importância enorme na cognição, na aprendizagem cognitiva. Mas a relação afectiva foi destruída.
P – Não estava já a sê-lo antes?
JG – Tem vindo a ser destruída, mas actualmente a sua destruição foi precipitada pró esta reforma. E pelo tratamento a que os professores foram submetidos. É preciso que o professor tenha uma autoridade espontânea. E idealmente não tenha que a exercer. A relação antiga do mestre e discípulo na Renascença, por exemplo, é essa. Não é uma relação de poder. …”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383961&idCanal=58
Para reflectir.
Maio 29, 2009 at 11:26 pm
Ó Antero!
Então e as professoras?
Cansada, cheia de trabalho, um sono desgraçado….
Mas lá tr’á que ser!
Maio 29, 2009 at 11:27 pm
# 12
Ana, acho que é Joaquim António de Aguiar. Vê o post “Bom dia”.
Maio 29, 2009 at 11:29 pm
Esta é uma indirecta ao Sr. Presidente da República…:
A Portuguesa
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
http://www.presidencia.pt/?idc=43
Maio 29, 2009 at 11:31 pm
Também vou, porque cansada e farta deste trio maravilha, deste (des)governo. Não podia deixar de estar presente, mesmo tendo a consciência pesada e não ser exemplo para ninguém. Maria, eu me confesso. NÃO A ESTA AVALIAÇÃO FAZ-DE-CONTA. NÃO À DIVISÃO DA CARREIRA. NÃO ÀS QUOTAS. NÃO AO NOVO MODELO DE GESTÃO. NÃO À MENTIRA: NÃO À CORRUPÇÃO.
Maio 29, 2009 at 11:33 pm
Acho que era uma boa altura para reflectirmos sobre as consequências de uma luta sem sentido…
Maio 29, 2009 at 11:33 pm
Livresco o homem nem sabe cantar o vira quanto ais o hino..só se comer o bolo rei e disfarçar…
Maio 29, 2009 at 11:34 pm
#17 stella, tens razão, peço desculpa, é a JOAQUIM AUGUSTO DE AGUIAR, no cruzamento com a Rua Castilho. Peço desculpa pelo engano…
Maio 29, 2009 at 11:35 pm
Pergunta indiscreta: e depois disto o quê…? Marcha até Fátima? Greve de meio dia? Acorrentarmo-nos á escola durante um dia…? Dormir na escola?
Maio 29, 2009 at 11:36 pm
Ó Manuel Silva, diz lá o que é que tem sentido, então…
Até amanhã,pessoal!
Maio 29, 2009 at 11:36 pm
O que é preciso é nadar ou afundar.
O que é preciso é não morrer na praia.
Maio 29, 2009 at 11:37 pm
#22
Ou isso!
Maio 29, 2009 at 11:37 pm
O que é preciso é gritar e fazer barulho.
Maio 29, 2009 at 11:38 pm
Encontro dos UMBIGUISTAS:
JOAQUIM ANTÒNIO DE AGUIAR, no cruzamento com a Rua castilho, 14.30!
Arre! Estou mesmo disléxica…
Maio 29, 2009 at 11:39 pm
Não vou.
Desculpem-me todos os que me contactaram – e felizmente foram muitos – para que fosse.
Sabem que não é por preguiça ou por falta de convicção.
Não vou porque não consigo encontrar-me na demagogia dos sindicatos, na dos políticos, muito menos na dos oportunistas.
Quero que a manifestação seja grande, que haja festa, mas que não desertem depois – como é costume.
Por outro lado, aguardo que sejam apenas poucos, os que nunca traíram.
Maio 29, 2009 at 11:39 pm
dormir na escola não é má ideia
Maio 29, 2009 at 11:42 pm
#29,
Inútil a última esperança. A fotografia é sempre um apelo.
Maio 29, 2009 at 11:44 pm
Pois Fafe eu idem…até poderiA TER IDOS E À
MANIF. FOSSE FEITA NOUTRO CONTEXTO E COM INTELIGÊNCIA..AGORA ASSIM ..NÃO ..MAS COMO TU DESEJO O MÁXIMO DE FORÇA PARA AMANHÃ…MAS REPITO A PERGUNTA FEITA ANTERIORMENTE: E DEPOIS…?
BEM VOU CÁ ESTAR ATÉ ÁS DOZE BADALADAS…porra para as maiúsculas…
Maio 29, 2009 at 11:44 pm
Também desejo que seja uma grande manifestação, mas também não vou.
Maio 29, 2009 at 11:45 pm
digo…ter ido á manif se ela fosse feita noutro contexto….
Maio 29, 2009 at 11:48 pm
de uma carta aberta
“Reconhecem-lhe dons oratórios. Discordo. O senhor é tão-só um pugilista da frase previamente fabricada (para o observador atento são significativos os seus erros discursivos: diz perdão, faz ‘rewind’ e carrega no ‘forward’ para prosseguir sem pestanejar). O seu vício para reduzir a argumentação ao pugilato verbal é irrecuperável, mesmo que a tarefa seja entregue à equipa de Obama que, dizem, vai contratar.”
http://terrasdelisboa.blogspot.com/2009/05/com-compaixao.html
Maio 29, 2009 at 11:50 pm
Vamos ser capa do Público e do I, acabei de ver agora na RTPN! E à conta disso voltam a falar de nós e a discutir os problemas da educação.
A manifestação não é feita noutro contexto, é neste, independentemente de não ter sido esta a minha vontade. Assim, é por isso e NESTE contexto, que vou lá estar, para além dos sindicatos, junto dos meus colegas e amigos.
Maio 29, 2009 at 11:51 pm
O adeus aos anões
Santana Castilho
Escrevo este texto na véspera de mais uma manifestação de professores, com o intuito de partilhar com os colegas algumas reflexões sobre o tema. A economia de meios que o espaço limitado impõe arrasta-me hoje para um estilo telegráfico. Perdoem então a secura:
1. É verdade que muitos entregaram objectivos individuais, no quadro de uma lógica indigna que gritaram antes não aceitar. É verdade que muitos ajudaram a legitimar, com a sua participação, uma ideia de gestão que promove o caciquismo e demove a autonomia. Posso sugerir (coerência à parte, é evidente) que aceitar e vergar não significa concordar?
2. Se o anterior é relevante, não menos relevante são os muitos, porque felizmente são muitos, que não entregaram, não legitimaram, não aceitaram e não vergaram.
3. Tenho reflectido bastante e estudado algo, por razões profissionais e políticas, sobre o processo de tomada de decisão. Quando uma iniciativa de reclamação produz um resultado evidente, visível, ficamos contentes e felicitamo-nos. Quantos resultados bem maiores, porém, ficam sem o nosso regozijo, só porque não são visíveis? Quantas decisões em processo não regressaram ao limbo do esquecimento porque uma manifestação de protesto as enterrou antes de sem paridas? Vale a pena pensar nisto!
4. Entretanto, permitam-me que recorde, em exercício certamente redundante, que boa parte das enormidades previstas caíram (por enquanto) porque os professores se levantaram. O julgamento de uma política, por parte da opinião pública, e o seu consequente esclarecimento, era um, no início, mas é outro, agora. A quem e a que se deve a evolução? Apesar de ser a hora do adeus aos anões, os dinamismos políticos em jogo aconselham a não baixar a guarda.
5. Muitas organizações estão envolvidas numa luta comum, com vivências próprias de emoções diferentes, com estratégias de actuação dispares e com visões divergentes do que se devia fazer. Uma coisa, porém, as deve continuar a unir: a certeza de que as fracturas fortalecem o adversário. De forma assumida ou não, a actuação de cada um acaba exercendo alguma influência emocional nos outros. Lembremo-nos que, muitas vezes, vemos o indicador espetado em direcção ao outro, sem nos darmos conta de ter um polegar virado para nós. O sentido desse conceito tão decantado que dá pelo nome de responsabilidade não se suspende quando a acção é substituída pela omissão. O juiz supremo, nesta matéria, é a nossa consciência. E é sempre mais fácil resolver um sentimento negativo relativo ao que fizemos do que lidar com o remorso que resulta daquilo que não fizemos. Também vale a pena pensar nisto!
6. Numa manifestação, o número de manifestantes é obviamente relevante. Cem mil na primeira e cento e vinte mil na segunda, num universo profissional de cerca de cento e quarenta mil, fizeram história. Está feita. Ninguém a poderá apagar. Quantos serão amanhã? Não sei, mas sei que serão muitos. Os suficientes para defender a honorabilidade de ser professor.
Não esqueçam os lenços negros!
in http://www.escolainfo.net
Maio 30, 2009 at 12:00 am
Tinha jurado que não ia! Hesitei…voltei a hesitar…mas não consigo deixar de ir! Com a raiva nos dentes, por todos os motivos e mais um, mas vou! Mais uma vez, a caminho de Lisboa…
Maio 30, 2009 at 12:03 am
Vamos a isso, LuísM!!!
Maio 30, 2009 at 12:03 am
Até somos parecidos…
Maio 30, 2009 at 12:05 am
🙂
Maio 30, 2009 at 12:06 am
Depois dos negócios do Presidente com a Sociedade Lusa de Negócios, falta o quê?
Maio 30, 2009 at 12:08 am
… e vão abastecidos de água!!!! Vai estar QUENTE (em todos os sentidos)… e pode ser que ainda tenhamos a sorte de ver o Vital “Avô Cantigas” Moreira em campanha… 😆
Maio 30, 2009 at 12:09 am
Fora de contexto ou talvez não:
tragam as máquinas de filmar…
“Deixo-vos uma ferramenta Web 2.0 que permite legendar vídeos facilmente: dotSUB – Any Video, Any Language. Apesar do YouTube também permitir colocar legendas nos seus vídeos, esta ferramenta é mais user-friendly. ”
http://dotsub.com/
Maio 30, 2009 at 12:10 am
Tragam o Fafe!
Maio 30, 2009 at 12:10 am
Tragam o Bulimunda!
Maio 30, 2009 at 12:11 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/29/olha-olha-agora-percebe-se-capa-do-expresso-de-30-de-maio/
Olha o bolo rei a engasgar-se…
Maio 30, 2009 at 12:14 am
Tn não vou. Não posso. Mas reconheço que noutro contexto arranjaria maneira de poder…
Maio 30, 2009 at 12:14 am
#43 João francisco
“… e vão abastecidos de água!!!! Vai estar QUENTE (em todos os sentidos)… e pode ser que ainda tenhamos a sorte de ver o Vital “Avô Cantigas” Moreira em campanha… ”
Maio 30, 2009 at 12:16 am
Chiça ..se o virem já sabem..toca a cobri-lo de beijos mas escolham colegas que tenham herpes labial…
Maio 30, 2009 at 12:17 am
#50 🙂
Maio 30, 2009 at 12:18 am
Senão vivemos em ditadura o que é isto?
Música contra Sócrates varrida da rádio
“Sem eira nem beira”
só passou nas estações
nacionais uma vez. Mas
os directores das rádios
negam qualquer censura
É mais conhecida por “Sr. Engenheiro”
e tornou-se uma
das faixas mais cantadas do
último disco dos Xutos&Pontapés.
Mas só passou uma única
vez numa rádio nacional, a
Antena 3. Zé Pedro, guitarrista
dos Xutos, diz que “parece
um complô”. P2
http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/1PAG_EXP_300509.pdf
Maio 30, 2009 at 12:18 am
A música para amanhã….
Maio 30, 2009 at 12:18 am
#50 bulimunda
“Chiça ..se o virem já sabem..toca a cobri-lo de beijos mas escolham colegas que tenham herpes labial…”
Maio 30, 2009 at 12:18 am
TCHI LIVRECO JÁ NÃO MORREMOS HOJE…
Maio 30, 2009 at 12:19 am
Escrevam:
Vivemos numa ditadura sul-americana. PONTO FINAL
Maio 30, 2009 at 12:19 am
Também lá estarei!
Maio 30, 2009 at 12:20 am
… ora, ora, e que tal um concurso de Mister T-Vital-shirt molhado? …grrrre que imagem arrepiante, espero que aquele que iam agora dormir não tenham pesadelos… sorrry (inglês técnico)…
Maio 30, 2009 at 12:20 am
Maio 30, 2009 at 12:23 am
A António Arroio tem ou não tem razão?:
Maio 30, 2009 at 12:24 am
FASCISTAS!
Maio 30, 2009 at 12:26 am
#32
Depois temos que contar apenas connosco, algo com que nunca contámos.
Os sindicatos absorvem a deontologia, há que os eliminar nessa mercê.
Maio 30, 2009 at 12:27 am
“Confesso que não me choca quem fique em casa por convicção, cansaço ou desilusão.”
é o meu caso. e pelas três razões.
Fui às outras, a esta não.
cansaço ou desilusão, não..
cansaço E desilusão
Maio 30, 2009 at 12:28 am
Vou lá estar também. E desta vez, se o vir, espero dar-lhe um aperto de mão 😉
Acho que vou aproveitar para uma manhã cultural e higiénica em Alfama, com ponto de encontro às 10h junto ao arco da R. Augusta e passeio a pé pelas colinas… se houver dúvidas, sigam os fatos amarelos…
Maio 30, 2009 at 12:32 am
Paulo,
Graças ao teu trabalho neste blogue, muitos milhares de nós lá estarão.
Concordando ou discordando… com mais ou menos força… lá irão, mais uma vez, dizer NÃO a estas políticas.
E mais uma vez iremos escrever uma linha nesta história.
Para daqui por alguns anos recordar…
…
…
Maio 30, 2009 at 12:34 am
Indeed, tomorrow is a day of May. Let me tell you, by the way, that the next Saturday is also a day of May.
Tomorrow is the next Saturday.
Maio 30, 2009 at 12:34 am
Também não vou. É a minha forma de protesto contra os sindicatos, mas, SOBRETUDO, contra todos os colegas que DESISTIRAM e correram a ENTREGAR os OI.
Maio 30, 2009 at 12:34 am
Então o sr. Presidente da República também ganhou dinheiro com a SLN – Sociedade Lusa de Negócios e não dizia nada? Este país é uma transparência…quando não mentem – omitem…é cada falha de memória!
http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/1PAG_EXP_300509.pdf
Maio 30, 2009 at 12:36 am
Hoje a direcção é esta – LISBOA! A Avenida da Liberdade a rebentar! NESTE CONTEXTO FAZ SENTIDO!
Maio 30, 2009 at 12:37 am
A minha indignação leva-me novamente a Lisboa.
Maio 30, 2009 at 12:37 am
O Dias Loureiro andou a tourear o sr. presidente…
Maio 30, 2009 at 12:38 am
E andamos nós a pagar…
Maio 30, 2009 at 12:39 am
Na educação não de ganham “batalhas” contra professores.
Maio 30, 2009 at 12:39 am
Cheguei há pouco da escola .A minha mais pequena está doente .Hoje só a vi quando cheguei a casa ,já estava a dormir .E isto é vida ? Vou passar o fim de semana a corrigir testes.Será que os outros pais são como nós ,nem ao fim de semana podem estar com os filhos ???? Sinto muito colegas ,mas fazer 600km como da outra vez ,passar tempos infinitos em filas para ir a uma casa de banho….Cansada como ando e com a minha pequena doente ,não vou .
Aliás acho que os sindicatos não respeitam o nosso timing e o nosso tempo não é agora no fim do ano lectivo .Eesta greve de dois tempos foi ridicula.
Maio 30, 2009 at 12:40 am
Eu não quero lutar contra os colegas, mas alguns bem merecem a guerra!
Ao menor sinal de agitação correm para debaixo das “asas protectoras” dos srs directores…
Nem dos predadores as ditas asas os protegerão…
A minha presença na luta dos professores tem passado pela escrita e pelas intervenções na escola, agitando as águas que tendema estagnar…
A Lisboa não vou…
E penso que devia ir…
E este dilema é difícil de ultrapassar…
Maio 30, 2009 at 12:41 am
Também vou. De longe, de muito longe… Contrariada, mas não podia ficar em casa. Exausta, como todos nós, mas vou. Um pouco adoentada, mas vou. Há coisas que desconhecemos que podem ser travadas por esta manif.
Maio 30, 2009 at 12:41 am
Seremos muitos.
Maio 30, 2009 at 12:41 am
De qualquer forma desejo que tudo corra bem .
Maio 30, 2009 at 12:41 am
Lamento que alguns, poucos, discordem do contexto ou disto ou daquilo ou daqueloutro.São pormenores insignificantes perante a importância do momento.
O momento é de unidade e vai servir para, mais uma vez, mostrarmos a força das nossas convicções a uns tantos que esperam que estejamos desunidos e desmobilizados.
Vamos dizer-lhes que estão enganados.
Quatro anos e tal de afrontas, de indignidades, de provocações, não podem passar em claro.
Muitos de nós estamos cansados, mas lá estaremos, mais uma vez.
É, como muito bem disse o colega Luis Costa, a mais importante das manifestações.
Maio 30, 2009 at 12:43 am
Olá, mariaprofessora!
Seremos muitos. Não tenho dúvidas. Por nós todos!
Maio 30, 2009 at 12:43 am
# 75 – Vai! Cumpre o “dever”!
Maio 30, 2009 at 12:43 am
Tambem não entendo estas manias de centralizar tudo em Lisboa ,podiam fazer manifestações na maior cidade de cada região .Os do Norte são sempre os desgraçados !
Maio 30, 2009 at 12:45 am
Olá Stella!
Maio 30, 2009 at 12:46 am
Até amanhã! Boa viagem!
Maio 30, 2009 at 12:46 am
Apesar do enormíssimo sacrifício, como aqui ninguém substitui ninguém, lá estarei.
Maio 30, 2009 at 12:47 am
Atendendo aos gravíssimos atentados que têm sido cometidos contra a nossa sociedade, não consegui deixar de me emocionar profundamente ao ouvir a música “A portuguesa” e ao ler o texto de Santana Castilho.
Às armas, às armas!
E que armas nós, professores, temos!…
Maio 30, 2009 at 12:48 am
# 84 stella
Não é “Até amanhã!”
É ATÉ LOGO!!
🙂 🙂 🙂
Maio 30, 2009 at 12:52 am
alebana,tens razão! É “bué” tarde!
Mas agora vou!
Maio 30, 2009 at 12:55 am
Amanhã
Eu estarei bem
Tu estarás bem
ele, ele e ela não estarão
Nós estaremos bem
Vós decidais
Maio 30, 2009 at 12:57 am
Se estamos perante um dilema ético, devemos pesar os prós e contras da nossa decisão, em detalhe. É o caso de HOJE. Ora, NÃO é claramente indiferente ENCHERMOS em Liberdade a Avenida com esse nome ou abstermo-nos de o fazer. Por isso, independentemente de discordâncias… a minha principal e inequívoca discordância é com n medidas desastrosas deste ME e o MODO como nos tem tratado. Logo, LISBOA!
Maio 30, 2009 at 12:57 am
EU VOU!
“Até amanhã, Camaradas”
Maio 30, 2009 at 12:59 am
ATÉ HOJE! E força para quem vai fazer centenas de kilómetros por causa de uma CAUSA!
Maio 30, 2009 at 1:01 am
Bom dia!Será de facto um bom dia.
Não entreguei os OI.Fiquei desiludida com tudo e com todos.Jurei nunca mais participar em nenhuma manifestação…mas…logo lá estarei no meio de todos os outros…
Até logo.
Maio 30, 2009 at 1:02 am
A nossa luta não é contra os sindicatos. Aqueles que o fazem, pensem bem! Neste momwnto virarem-se contra os sindicatos, quer queiram quer não é dizer que sim a tudo o que este governo fascisteco quer.Isso façam o jogo deles!
Maio 30, 2009 at 1:08 am
Até logo!
Fafe, toda a gente de todos os sindicatos te traíu?
E algures, a quem fala dos timmings dos sindicatos, o que propôs nas reuniões das escolas?
Bolas, poderemos deixar-nos disso?
Até amanhã, a quem ainda se sente! 🙂
Maio 30, 2009 at 1:15 am
#79
Reafirmo, drôle de guerre. Se não se aprende, como ensinar?
Maio 30, 2009 at 1:15 am
Uma última: quando presenciei (estava lá) uma das mais tristes declarações que ouvi de um político, ao analogar o comportamento dos sindicatos ao de ratos, disse para mim próprio: é isto plausível em quem se diz democrata? Posso discordar de posições sindicais ou outras, mas nunca analogaria o comportamento de sindicatos ao de ratos. Se em público não se coibiu de dizer aquilo, então em privado nem quero imaginar. Por isso, é para mim um imperativo ético lá estar.
Abraço!
Maio 30, 2009 at 1:17 am
Não faço fretes a sindicatos, ao PSD, ao CDS, ao PCP, ao BE, aos colegas.
Fui às manifestações anteriores, fiz três greves (não esta última), não entreguei OI, não preenchi nenhuma ficha de AA…
Mais uma manif.? Não! Como já escrevi há tempos, GREVE a sério: PELO TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO ATÉ OS QUEBRAR! Já sei: ir a Lisboa fica mais barato.
Maio 30, 2009 at 1:18 am
Embora também esteja cansado e desiludido. Embora nem seja muito dado a manifs mas estive na anterior.
Não consegui resistir e faço parte dos três que, da minha escola, irão a Lisboa. Também como alguns de vós disseram, meus amigos, parecia que vos traíria se não estivesse lá. Seja qual for o prejuízo pessoal, sejam quais forem os números, sejam quais forem as repercussões desses mesmos números, EU estarei PRESENTE.
Talvez haja surpresa novamente! E… não arranjem desculpas… COMPAREÇAM
Maio 30, 2009 at 1:20 am
#97:
E olhe que o ratão que disse isso já foi sindicalista…
Maio 30, 2009 at 1:22 am
#100
Eu sei. Mais uma razão para. Agora VOU MESMO!
Maio 30, 2009 at 1:23 am
Duas figuras da educação indígena são curiosas de seguir: a sra. Margarida Moreira (DREN) e o piedoso Jorge Pedreira. A primeira, infamantemente ofendida por José Sócrates (fez parte da equipa de Santos Silva, ministro da educação dos “30 anos perdidos”) tem o vício do disparate, mas não virá daí mal ao mundo. Os funcionários partidários são imortais, passe a indigestão da sua utilidade. Existem para a falange e milagrosamente, depois de arruinarem tudo e todos, lá estarão prontos outra vez para novos atropelos à cidadania, em nome da nebulosa eleitoral dos interesses. O caso do sr. Pedreira é de outra índole. Governante sem boa fé, sem qualidade moral, enérgico de venalidades, agoniza entre a voz do dono e o emprego que precisa. A expiação do antigo e “perigoso” ex-sindicalista não explica (como também em Margarida Moreira) tudo. Mas não deixa de ser curioso o raminho de ex-sindicalistas (quase todos nunca trabalharam) que é incansável nas ameaças e no ataque a quem, livremente e com dedicação, trabalha. O sr. Pedreira ameaça, porque tem poder. Se estivesse no tempo do Estado Novo, tudo se esperaria de tão proeminente sujeito. Mas, felizmente, não está. Um dia (e que seja breve) sairá do lugar onde nunca devia ter estado. E depois, talvez, seja fulminado pela mesma “mortalha” com que brindou os docentes, os alunos e os cidadãos impolutos. Só que, nessa ocasião, ninguém se levantará em sua defesa. O epitáfio será cruel. Porque os deuses não dormem.
http://www.almocrevedaspetas.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o
Maio 30, 2009 at 1:25 am
#95
Todos, nenhum escapa.
Coloquei guerra a sério, mas os sindicatos (aliás, contactei-a – lembra-se?) sempre foram impossibilidades e meias-tintas.
Eu, um rapaz desconfiado de tantas bondades, provo tudo. Portanto, não me force.
Maio 30, 2009 at 1:29 am
Colegas da zona de LISBOA, lembrem-se que muitos de nós vamos fazer centenas e até milhares de Km para readquirir a nossa dignidade, para bem dos nossos alunos e das gerações futuras.
Vocês estão a “dois passos” e são muitos. Contamos com TODOS.
(P.S. – lembrem-se a “dois passos”)
Maio 30, 2009 at 1:31 am
Eu também não sou propriamente fã de manifs, também ando cansado e um pouco desiludido (apenas um pouco, que a experiência já me ensinou que não devo alimentar excessivas ilusões).
Eu sentia-me melhor se a luta estivesse agora a ser jogada noutros tabuleiros. Se os 120 mil da última manifestação se tivessem traduzido nas atitudes individuais coerentes de todos esses professores. Parar mesmo a avaliação, o novo modelo de gestão e tudo o mais que dependesse da nossa colaboração para ser implementado.
Aí verificámos como continuamos a ser mais fortes nas manifestações colectivas do que nas atitudes individuais. E daí o regresso à rua: enquanto não formos capazes de nos impor de outras maneiras temos de insistir naquilo que conseguimos realizar.
Maio 30, 2009 at 1:35 am
#103 Fafe, contactaste. Não como sindicato, nem a tratares-me por você, e, mesmo se te disse que não via via legal para a tua contestação, aguardei que me enviasses o que ficaste de enviar e não enviaste.
Não o fizeste. Inegavelmente, abri a porta e o telefone. A escolha foi tua.
Não te ofereci bondade nem meias tintas. Bondade, muito menos.
E a nada te forço, nem forcei. Para quem, repetidamente, se declara justo e vertical, não me parece correcto o que afirmas.
E, continuo a achar, farás falta. Mas tu é que sabes.
Abraço.
Maio 30, 2009 at 1:35 am
#95
Não, não me deixo disso. Esquecer a traição seria uma traição.
Maio 30, 2009 at 1:37 am
Não é a mim que tráis. Nem eu te traí. Ou seja, não sei do que falas. Se é que tu sabes…
Maio 30, 2009 at 1:40 am
#103:
Os sindicatos só podem querer “guerra a sério” se os sindicalizados também a quiserem.
Os sindicatos têm de avaliar permanentemente o “sentir” daqueles que representam e agir em conformidade. Um bom sindicato deve organizar e liderar a luta colectiva, mas não pode tornar-se uma “vanguarda” irresponsável a avançar a um ritmo que a faça perder de vista o grosso da coluna. Porque defrontar o inimigo nessas condições é derrota certa. Para os que vão à frente e para os que vêm atrás.
Maio 30, 2009 at 1:44 am
# 23
De fátima não gosto .. mas essa de acorrentar às escolas era giro… Bora lá?
#29
acredita em si? eu e muitos outros vamos lá estar… apesar dos sindicatos.e não entregámos nada de nada…. não dê demasiada importância aos sindicatos e venha daí.
Maio 30, 2009 at 1:45 am
#106
“Para quem, repetidamente, se declara justo e vertical”
Sou, mas nunca o disse, alguém fez o retrato errado, passa por aí que o Fafe é uma pérola, convém. Os sindicatos disseran-no e nunca o foram, até me falsificaram a assinatura!
Maio 30, 2009 at 1:48 am
Fafe, eu não o fiz, o meu sindicato também não. E não te dou a honra de ser mais um(a) dos(as) umbiguistas com que te chateate. Até porque não fiz, nem quero fazer, nada que o alimente. essas guerras não são minhas. Nem outras que referes.
Maio 30, 2009 at 1:48 am
Fafe, eu não o fiz, o meu sindicato também não. E não te dou a honra de ser mais um(a) dos(as) umbiguistas com que te chateaste. Até porque não fiz, nem quero fazer, nada que o alimente. essas guerras não são minhas. Nem outras que referes.
Maio 30, 2009 at 1:49 am
Estou farto de entendimentos de pretensas cúpulas, abaixo o telhado!
Maio 30, 2009 at 1:54 am
Pergunta: O que estão os sindicatos a fazer no caso do ILEGAL modelo de gestão dos estabelecimentos dos Ensinos Básico e Secundário?
Maio 30, 2009 at 1:56 am
Quem é sindicalizada em 3 deve saber, não?
Maio 30, 2009 at 1:59 am
#113
Tens razão, admiro a honra.
Maio 30, 2009 at 2:00 am
# 116
Correcção: em 2.
Maio 30, 2009 at 2:01 am
oops! #118 ’tá a melhorar!
Levas uma camisola dos 0%?
Maio 30, 2009 at 2:02 am
#116
Para testar quem honra mais. Pelo que sei, nenhum. Dizem que isso nada reporta a entendimentos.
Maio 30, 2009 at 2:05 am
Fafe, a sério, não discuto por bocas. Nem alinho, como sabes, em peixeiradas, e da última que soubemos, me retirei.
Faz-me a honra de me deixares de fora, não to mereço. Seria correcto da tua parte, não?
Abraço, e já que não é até logo, boa noite.
Maio 30, 2009 at 2:06 am
Boa noite.
Maio 30, 2009 at 2:07 am
# 119
Nesta guerra que me (nos) foi declarada prefiro vestir a «camisola» 100% de vitória … dos professores.
Maio 30, 2009 at 2:13 am
Não me arrependi do que fiz…
Não quero lamentar o que não fiz…
Com Tristeza, Cansaço; Desilusão e Desencanto … mas, mais logo, não poderei estar noutro lugar. Lá estarei com as minhas convicções!
Até já!
Maio 30, 2009 at 2:14 am
Algumas questões levantadas por Teresa Soares: “Na maior parte das vezes, os pais não conhecem a realidade da escola para poderem assumir essa responsabilidade. Mais grave, existem autarquias que poderão aproveitar a eleição para uma interferência política nas escolas”. E evoca mais um motivo de inquietação: “Como é que se irá reflectir nas escolas o que vemos por esse país fora, com todos os problemas de corrupção envolvendo autarquias”.
Eleita a 23 de Abril, Eduarda Carvalho, directora do agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares, também já presidia ao CE e vai manter-se à frente, “apesar de ser absolutamente contra o novo regime”, porque foi isso que lhe pediram, em abaixo-assinado, os docentes e funcionários do agrupamento. Serão os novos directores, eleitos pelo conselho geral, que nomearão todos os coordenadores de escola e de departamento, que antes eram eleitos pelos seus colegas, determinando assim também a composição do conselho pedagógico.
Ela já decidiu: “Vou cumprir a lei, mas não tenciono usar os poderes que me são conferidos. Vou continuar a ouvir de perto os meus colegas, a apoiar as minhas escolhas em eleições prévias entre pares”. A nova directora não tem dúvidas de que só assim se conseguirá “alguma coisa boa para a escola e para os alunos”, o que tanto falta faz depois deste ano lectivo particularmente conturbado. “Tudo o que se passou minou o bem-estar das escolas”.
O seu agrupamento e o de Oeiras figuram entre os que se opuseram ao novo modelo de avaliação decretado pelo Ministério da Educação. Com o ano lectivo a chegar ao fim, Teresa Soares admite: “Estou muitíssimo cansada” (Clara Viana).
Maio 30, 2009 at 2:14 am
#121
Assim eu gosto, defendias os sindys, eu era contra; tenho que admitir que não me consigo aborrecer contigo, passaste no teste.
Maio 30, 2009 at 2:25 am
Defendo o meu. Por ele me recandidato. Não os meto todos no mesmo saco. Tenho soninho, e amanhã TENHO ALGO MUI IMPORTANTE A FAZER. :MRGREEN:
Maio 30, 2009 at 2:26 am
Maio 30, 2009 at 2:30 am
#104 R
“Colegas da zona de LISBOA, lembrem-se que muitos de nós vamos fazer centenas e até milhares de Kms…
Vocês estão a “dois passos” e são muitos. Contamos com TODOS.”
SUBSCREVO
Quanto a timings, depois do artigo da Visão de ontem até que nem calhou mal de todo.
Até logo
Maio 30, 2009 at 2:36 am
Pessoal até logo…: fónix que vida…
Maio 30, 2009 at 2:36 am
A malta da zona de Lisboa que mexa o rabinho daqui a bocado…
Maio 30, 2009 at 2:44 am
Lá estarei…daqui a algumas horas…temos que “enervar” aquele irredutível clã…
Até lá minha gente…
Maio 30, 2009 at 2:45 am
Alguma razão querido? Toda!
30 Maio 2009 – 00h30
Educação: Programa ‘Porto de Abrigo’, parceria CM/Rádio Festival
“Os professores têm alguma razão”
Albino Almeida, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), disse ontem, no programa ‘Porto de Abrigo’, parceria CM, Fundação Filos e Rádio Festival, que os professores “têm alguma razão de queixa nas questões da avaliação e do estatuto da carreira docente.”
Comentando a manifestação de professores de hoje, em Lisboa, Albino Almeida fez questão de salientar que “os pais não aceitam lutas que, de alguma forma, prejudiquem as crianças, como as graves em períodos de exames e outras”, mas reconheceu que os docentes “têm razões para estar descontentes no que diz respeito ao processo de avaliação e à revisão da carreira docente”.
No entanto, Albino Almeida fez questão de sublinhar que, “não é por esses dois aspectos terem corrido menos bem, que se pode dar nota negativa ao desempenho da actual equipa do Ministério da Educação”.
“As aulas de substituição levaram a uma redução drástica do absentismo por parte dos docentes; a acção social escolar foi um sucesso; as refeições no primeiro ciclo foram uma conquista fantástica; quer isto dizer que, nestes quatro anos, houve muita coisa bem feita e os sindicatos não podem misturar as coisas e dizer que a política educativa tem sido um desastre”, afirmou Albino Almeida, lembrando que “a Educação precisa de estabilidade”.
Secundino Cunha
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=AF88D61C-2AEC-4111-A01B-7E7E91E5A584&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E
Maio 30, 2009 at 2:47 am
?????????????????:
E é pouco? O que é que fumas Albino?:
“No entanto, Albino Almeida fez questão de sublinhar que, “não é por esses dois aspectos terem corrido menos bem, que se pode dar nota negativa ao desempenho da actual equipa do Ministério da Educação”.”
Maio 30, 2009 at 2:57 am
Educação
Professores prometem voltar a encher Avenida
por PEDRO SOUSA TAVARESHoje
Apesar de o desgaste do final do ano lectivo não aconselhar a grandes optimismos, Plataforma Sindical acredita em manifestação “comparável” às anteriores, com cerca de 80 mil pessoas. A grande meta é pressionar o futuro Governo.
“Já tive mais medo do que tenho hoje. Houve uma altura em que senti que havia alguma desmobilização. Mas, pelo que tenho ouvido nos últimos tempos, pela revolta que muitos dos meus colegas continuam a sentir, acho que vamos ter um protesto interessante.”
O testemunho de José Pedro Florêncio, um professor da secundária de Queluz que esteve em “todas” as acções de contestação dos últimos anos, ilustra o optimismo renovado com que muitos docentes parecem estar a encarar a manifestação de hoje, pelas 15.00, no Marquês de Pombal.
Mesmo na recta final do ano lectivo – as aulas do 11.º e 12.º anos acabam para a semana – e com o desgaste de muitas lutas, sindicatos e movimentos de professores recusam baixar a “bitola”. A expectativa é de chegar a números “comparáveis” com os mais de 100 mil registados nos dois grandes protestos de 2008, levando pelo menos 60 a 80 mil para a rua.
“Vai ser uma manifestação que não sei se terá 100 mil”, admitiu ao DN Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores. “Mas se tiver 80 mil, atendendo à altura do ano em que estamos, já terá uma dimensão semelhante”, considerou.
Aliás, para o sindicalista,a hipótese de haver alguma desmobilização nunca se colocou: “Se tivéssemos dúvidas sobre o nível de adesão tínhamos feito o protesto à porta do Ministério, na 5 de Outubro. Vamos para a Avenida e só não vamos até ao Terreiro do Paço porque está em obras.”
Da parte da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), o discurso é semelhante, embora mais comedido: “Não vou arriscar números”, disse ao DN Lucinda Manuela. “Mas basta ir às escolas para perceber o ambiente que se vive. Não sei quantos virão a Lisboa. Mas, os que vierem, representam todos os que não podem estar presentes.”
“Acreditamos que será possível chegar a um número surpreendente”, acrescentou Mário Machaqueiro da APEDE, um movimento independente de docentes. “Não escondemos que consideramos que esta manifestação deveria ter acontecido mais cedo e acompanhada de medidas de luta mais fortes. Mas esta é uma grande oportunidade para os professores darem uma imagem de unidade.”
Previsões optimistas, mas que terão de ser comprovadas na prática. Ao contrário do protesto de Novembro, em que de véspera já estava confirmada a vinda de 600 autocarros a Lisboa, as informações de logística existentes ontem à tarde eram ainda demasiado dispersas para tirar ilações.
Quanto aos motivos do protesto, oficialmente são os mesmos dos últimos tempos – exigir a revisão do Estatuto da Carreira e do modelo de avaliação. De resto, ainda previstas para Junho negociações sobre estes temas com o Ministério da Educação.
No entanto, todos os professores e dirigentes ouvidos pelo DN foram unânimes na convicção de que nada mudará nesta legislatura. E que o mais importante é deixar sinais claros, para serem interpretados por quem governar após as legislativas de Setembro.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1248504
Maio 30, 2009 at 3:02 am
A última e levanto-me às 8.00:
Sexta-feira, Maio 29, 2009
CONDENAR MMG É SERVIR O PODER
O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas não inspira toda a confiança que deveria. Se boa parte dos media nacionais são media capturados e avençados pelo Poder, por quem dá mais, por redes de dependência e fidelidades a quem pode e não a quem tem razão, por que motivo destoaria o CDSJ da lógica dominante?! É nítido que o Jornal da TVI é um espinho cravado no Filme Reeleitoral do sr. Sócrates, mas não vale tudo. Uma das coisas em que Saramago não erra é na noção de uma penetração diabólica de novas formas extraordinárias de explorar as pessoas por parte das multinacionais, dos oligopólios. Para que explorar à fartazana e sem pudor as pessoas passe incólume, pois muitas vezes sem denúncia e sem combate, isso é porque velhos sindicatos e velhos sindicalistas estão em todo o mundo muito a jeito para se deixarem comprar e entrar na rotina de cobertura/negligência aos interesses dos poderosos. Esta é a grande lição que o capitalismo mundial absorveu de dois séculos sociais tensos, o XIX e o XX. Tudo se fará por silenciar a voz intrépida de Manuela Moura Guedes no que solitariamente ousa denunciar e os demais se acobardam de expor por ser verdade. E estes pronunciamentos sucessivos e cirúrgicos, agora do CDSJ, não visam outro efeito ao serviço do ventríloquo habitual, pretextuando minudências incómodas para quem são incómodas. Do mesmo modo, tudo se fará por reduzir os sindicatos do mundo inteiro a instrumentos do Poder, comprados por ele, quando a paciência e os interesses em causa não forem muito compagináveis com negociação paciente e uma visão integrada da problemática do trabalho e da sociedade. Cheira a um novo Auschwitz lentamente instituído numa compreessão lenta dos mais fracos até à confinação pela miséria. A outra coisa não se entrega o Sistema que à promoção antidemográfica mundial, do controlo de mentes e corpos, numa compressão a bem ou a mal: «O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera reprovável o desempenho da jornalista Manuela Moura Guedes na condução do “Jornal Nacional – 6ª”, na sequência da discussdão que a apresentadora teve em directo com o bastonário da Ordem dos Advogados.»
http://joshuaquim7.blogspot.com/2009/05/condenar-mmg-e-servir-o-poder.html
Maio 30, 2009 at 3:03 am
Quinta-feira, 28 de Maio de 2009
Os fretes da ERC e a repressão política sobre a TVI (actualizado com mail à ERC e resposta de Estrela Serrano)
Solidários com a Informação da TVI
Imagem de base editada a partir do blogue do Luiz Augusto, a quem agradeço
A Deliberação 11/CONT-TV/2009, de 28-5-2009 do Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), por queixas do deputado socialista Alberto Arons de Carvalho e João Roque dos Santos, João Baptista Ferreira, José Carlos Rodrigues Pereira, António Miguel, Luís Marques, Teresa Marques, Lígia dos Santos Sousa e Eduardo Brás), sobre o «desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística» (sic) no «Jornal Nacional de sexta da TVI» tem um enviesamento e sectarismo político, muito mal disfarçado de rigorismo de análise, que têm de ser denunciados. E combatidos. […]
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/05/os-fretes-da-erc-e-repressao-politica.html
Maio 30, 2009 at 3:27 am
Concentração do coro “Maio 30”, 14:30,
aqui
Pauta e
Cábula
Maio 30, 2009 at 3:38 am
Concordo com o PG. Como poderia ser de outro modo?
Felizmente lá encontrarei alguns amigos de sempre.
Maio 30, 2009 at 3:49 am
Até já! Ali, Teodoro.
Maio 30, 2009 at 4:29 am
Pudesse essa força de vontade que vocês (colegas aí do Norte) têm demonstrado, ser usada de forma eficaz e a nossa situação neste momento seria outra.
Muitos (independentemente da região do país) estão fartos de “fingir” lutas. É o meu caso.
Em várias escolas aqui de “baixo”, foi sugerido aos sindicatos, aquando da alegada consulta, que se votassem as várias propostas apresentadas e que os resultados escola a escola fossem tornados públicos. Conheço várias escolas onde os delegados sindicais recusaram submeter as propostas a votação. Na sequência da consulta apresentaram aquela “greve” ou plenário, que na maioria das escolas não teve qualquer publicidade e esta manifestação a uma semana do final doa no lectivo, para anos com exame; duas semanas para os restantes anos das escolas secundárias quando muitos estão atarefados com a produção e correcção de testes, a elaboração de exames de equivalência à frequência, a preparação de reuniões de avaliação, etc.
Mais uma manifestação para mostrar que discordamos desta política?! Mas quantas vezes é preciso repetir o mesmo?
Ainda assim, estou convencido que a manifestação terá uma boa participação. Da minha escola, dos cerca de 25 que se “candidataram ao muito bom e ao excelente só dois ou três não vão estar presentes amanhã.
P.S Para quem vem de zonas mais frescas, repito o conselho deixado em comentários anteriores, apesar da descida de temperatura prevista para amanhã (aqui para Lisboa), venham preparados para muito calor. Esta tarde (sexta-feira) estavam 36ºC no Marquês de Pombal.
Maio 30, 2009 at 4:31 am
Está tudo a correr bem, a máquina está oleada;
Magalhães impressiona suecos
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=391185
Os Directores vão ser colocados a tempo
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=391155
Maio 30, 2009 at 8:23 am
Também estou cansada e desiludida com os sindicatos que nem sempre souberam aproveitar a força que lhes foi dada por nós e com os colegas que mudaram de opinião e entregaram os OIs. Acho que tivemos a oportunidade única de poder ganhar esta batalha (acho que nunca mais vai voltar a acontecer)e era um gesto tão fácil. Era somente não subir as escadas em direcção ao Executivo e não levar na mão o tal papelinho dos OIs – nunca tivemos tão perto de uma vitória. Mas, como se diz, estes percursos fazem-se de avanços e recuos. Mas tinha sido tão fácil avançar …
Eu vou à manif por vários motivos:
– continuo a ter razão e o ME nada fez para me convencer que eu não a tinha
– embora a plataforma sindical nem sempre tenha agido de maneira correcta, não podemos deixar de aproveitar mais este momento para gritarmos bem alto que continuamos a ter razão e que não nos esquecemos que, especialmente, este ano recebemos o maior enxovalho por parte dessa equipa do ME. Parece que somos os culpados de tudo o que está a acontecer no país.
– vai ser a minha última manif no activo. Decidi que vou pedir em Agosto a aposentação, embora possa dar muito ao ensino. Não aguento mais este ambiente, mas é melhor partir agora, para não ter pena. Estou cá há 37 anos e ainda poderia estar mais uns anos, porque adoro a minha profissão. Mas estes filhos da mãe (ME) estão a deixar-me sem força e sem paciência.
Haverá melhor motivo para ir hoje a Lisboa e gritar bem alto a estes monstros que me vou embora, porque ELES tudo têm feito para ficarem sem os melhores profissionais?
Até logo, colegas. E que sejamos muitos. Mas acreditem, que hoje me vou emocionar muito.
Maio 30, 2009 at 9:32 am
Não_entreguei_nada!
“(…)
Basta-me o rio atravessar…Não sou capaz de não ir.Não consigo só olhar…Não sou capaz de não ir.Não sou capaz de trair…”
Até_logo_colegas!
Maio 30, 2009 at 9:35 am
E o meu muito obrigada a todos os Umbiguistas que me ajudam a manter a luta!
🙂
Maio 30, 2009 at 9:42 am
Bom dia!
Eu hesitei bastante por muitos dos argumentos já apresentados, mas vou!
Representantes dos professores, com responsabilidade, tiveram o 2º período inteiro para tomar posição e não o fizeram…
A entrega dos OI foi o que já sabemos…
Mas, em vésperas de eleições é bom relembrar o Sócrates que estamos VIVOS e de PÉ, nem que seja para o desgastar. Não é mais do que aquilo que sempre fez connosco!
A Comunicação Social vai ser “obrigada” a falar de Educação e talvez se puxem mais umas pontas.
Um bom dia para TODOS NÓS, que não desisitimos!
Maio 30, 2009 at 10:00 am
Bom dia.
Não coopero com o Nogueira. Isso não.
http://gataescondida.wordpress.com/2009/05/30/e-no-dia-30-manifestacao-de-professores/
Maio 30, 2009 at 10:01 am
De volta à Luta !!! Subscrevo inteiramente a tua declaração Paulo. Também jurei que não voltava a descer a LIBERDADE. Mas essa enquanto for livre lá estará e eu ao pé, não com espectador mas como seu actor e defensor. Preocupa as palavras deixadas por José Gil no Público “Os professores e os alunos estão cada vez mais longe uns dos outros”. Afinal não é essa a preocupação clássica do acto de ensinar?…
Maio 30, 2009 at 10:01 am
#146,
Por todas essas razões, não vou.
Maio 30, 2009 at 10:02 am
Abrimos o notíciário da Sicnotícias! Isto promete 🙂
Até já, COLEGAS!
Maio 30, 2009 at 10:04 am
Gata, isto não tem nada a ver com o Nogueira. Isto tem a ver connosco!
Bjos e gostava de te ver mais logo… 🙂
Maio 30, 2009 at 10:06 am
E agora na RTPN!
Maio 30, 2009 at 10:12 am
#151,
Tem. Não preencho agendas de ninguém.
Tinham todas as hipóteses de endurecer a luta. Não o fizeram. Batatas!!! Estou out.
Maio 30, 2009 at 10:20 am
Neste momento quero lá saber das guerrinhas com os sindicatos. Quero lá saber das incoerências dos meus colegas. Neste momento a manifestação é POR MIM, pelo respeito pela minha pessoa enquanto professor e cidadão.
Maio 30, 2009 at 10:22 am
Pessoal, está um calor em Lisboa!!!
Meninas, abusem dos decotes. 🙂
Maio 30, 2009 at 10:23 am
Reb, e do protector solar! 🙂
Maio 30, 2009 at 10:24 am
E nós vamos com as já célebres t-shirts!
Maio 30, 2009 at 10:25 am
Colegas de Lisboa para nós é muito mais fácil estar presente.
Acreditem que hoje vai estar em jogo o respeito por toda uma classe.
É altura de cada um reflectir e ponderar as suas prioridades.
Maio 30, 2009 at 10:27 am
E eu visto a t-shirt qdo vos encontrar. 🙂
espero que seja fresquinha. 🙂
ai, que isto hoje só lá vai de boné na cuca. 🙂
Se estivermos muito tempo parados, corremos risco de insolação. 🙂
Maio 30, 2009 at 10:28 am
#158 E também homenagear os colegas que vão passar horas a viajar, deixando o descanso e a família para trás!
Eu, estando aqui tão perto, NUNCA poderia deixar de estar presente!
Maio 30, 2009 at 10:29 am
Reb, lá te esperamos 🙂
Maio 30, 2009 at 10:29 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/30/os-meios-de-comunicacao-tem-sempre-razao-para-o-bem-e-para-o-mal/
Maio 30, 2009 at 10:30 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/30/frase-do-dia-4/
Maio 30, 2009 at 10:31 am
É uma pergunta que eu faço sistematicamente e para a qual não encontro uma resposta racional..ou por outro lado se pensar melhor se calhar encontro mas não gosto…Boa sorte e força…
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/30/porque-nao-aproveitaram-esta-grande-massa-humana-porque/
Maio 30, 2009 at 10:36 am
Aqui vou eu…
A caminho de Lisboa.
Maio 30, 2009 at 10:38 am
Para os que dizem que não vão porque…
Se não vivem numa ilha, – apareçam em Lisboa!
TODOS precisamos de TODOS!
Maio 30, 2009 at 10:40 am
Não posso ir estou acidentado em serviço com uma entorse na tibio-társica
Maio 30, 2009 at 10:41 am
Francisco, nesse caso, nós gritamos a nossa revolta e o nosso “BASTA” por ti e por todos os que, querendo, não podem mesmo ir!
Maio 30, 2009 at 10:48 am
Maio 30, 2009 at 10:49 am
#155 Reb
Boa! Boa! Dá mais vida às fotos! 😆
Maio 30, 2009 at 10:49 am
Ana, se tiveres material para decorar a viatura…
e, não esquecer
Concentração do coro “Maio 30”, 14:30,
aqui
Pauta e
Cábula
Maio 30, 2009 at 10:50 am
#167
#168
De acordo!
Maio 30, 2009 at 10:51 am
João Francisco, baterias carregadas? Cartões suplementares?
Maio 30, 2009 at 10:52 am
Não preguei olho toda a noite
Maio 30, 2009 at 10:55 am
Mais que pronto!!
Maio 30, 2009 at 10:56 am
Eu QUERIA ir… por mim… pelos que, como eu, não entregaram os OI… queria ir pelos que os entregaram… queria ir por e com os colegas de Santo Onofre, Freixianda, Guarda… queria ir pelos colegas da minha escola que nunca foram e nunca irão… queria… mas não posso e não vou! Estou desolado! 😦
Maio 30, 2009 at 10:57 am
Vou estar presente.
Faço 400 Km mas não vou faltar.
Também não vou votar neste PS.
Este PS nunca mais.
Estou de saída.
Até logo e Boa viagem a todos e também Bom Regresso.
Maio 30, 2009 at 10:58 am
ou seja, preciso que gritem muito para me manter acordado
GREVE, GREVE, GREVE… era música para os meus ouvidos
lá vai guronsan
Maio 30, 2009 at 10:59 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/30/para-animar-short-film-about-the-end-of-the-civilization/
PERGUNTO; E DEPOIS DISTO? OUTRA VEZ MAIS ISTO..?
EM ATÉ LOGO E FORÇA..
Maio 30, 2009 at 11:00 am
Somos muitos. Com os colegas de Lisboa seremos muito mais. Não faltem. Marquem presença.
Maio 30, 2009 at 11:02 am
pensei mal isto, devia ter requisitado um camião aos bombeiros para ir regando a malta
Maio 30, 2009 at 11:03 am
Abrimos as notícias da TVI24 e RTPN às 11h e sem vestígio de crítica no modo como está a ser dada a notícia!
Resulte o que resultar, está a passar a mensagem de que não abrandámos a a contestação nem a insatisfação. Já é uma ENORME vitória!
Maio 30, 2009 at 11:04 am
Teo, ainda está a tempo! 🙂
Maio 30, 2009 at 11:04 am
estás…
Maio 30, 2009 at 11:05 am
Vamos para a Festa!!!!
A alegria também irrita os pindéricos do desgoverno.
Até já!!!!
😆
Maio 30, 2009 at 11:05 am
Teo, não há uma imagem do umbigo para pôr no camião? 🙂
Ai, leva carregamento de cervejas dentro de arca….e água tb. 🙂
beijos e não adormeças agora. 🙂
Maio 30, 2009 at 11:06 am
Buli, se falhas isto, pergunto-te o mesmo: e depois? Tens resposta?
Porque tu sabes que muitos de nós nunca falhámos antes e não vamos falhar depois. E hoje vamos estar lá, onde somos necessários.
Maio 30, 2009 at 11:07 am
Devíamos ampliar o artigo da Visão e colar frases e resulatdos das sondagens em cartazes ou no carro. Alguém tem hipótese de o fazer?
Maio 30, 2009 at 11:08 am
A Escola de Freixianda também vai estar representada,mesmo depois de ter sido nomeada uma CAP.
Maio 30, 2009 at 11:09 am
#187 Muito cansados, desgastados, mas vamos estar lá, sob os trinta e tal graus que se antecipam para a tarde…
Maio 30, 2009 at 11:10 am
uma avioneta para fazer umas piruetas lá em cima também me agradava
Maio 30, 2009 at 11:13 am
Ana eu não critico ninguém por ir ou não ir…apenas pergunto como da 1ª e da 2ª ..e depois disto? É QUE EU fui quando éramos mil ou dois mil quando ESTAREM A MAIS DE 5 MIL PROFESSORES NA RUA ERA MUITO…..a questão é que como tudo tem o seu momento…e como sabes se não e aproveitar a água que cai do céu ela vai para a foz e desaparece no mar…a barragem devia ter sido construída antes ..agora a corrente +e mais fraca e existem muitos afluentes que correm em sentido contrário….THE FORCE BE WITH YOU…AGAINTS THE DARK WOMAN….
Maio 30, 2009 at 11:13 am
Colegas de Lisboa
Neste momento professores de todo o país viajam há várias horas para participar na manifestação.
E nós, aqui tão perto? Vamos ficar em casa a torcer por eles?
Não. Lisboa vai estar presente em força!
Podemos ser muitos mas não esqueçam que nunca seremos demais.
Maio 30, 2009 at 11:14 am
FORÇA PROFESSORES!
medo
O nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
O nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida.
É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora.
Nós nos perguntamos:
Quem sou eu para ser Brilhante, Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso?
Na realidade, quem és tu para não ser?
Tu és filho do Universo.
Se tu te “fizeres de pequeno” não ajudas o mundo.
Não há iluminação em te encolheres, para que os outros não se sintam inseguros
quando estão perto de ti.
Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo, a nossa presença, automaticamente, liberta os outros. (Nelson Mandela)
É pena que não se convoquem pais!
Maio 30, 2009 at 11:14 am
Somos muitos, mas com os colegas de Lisboa, Almada, Setubal, Barreiro, Vila Franca de Xira, Oeiras, Cascais, Amadora, Sintra, Mafra e todos os outros concelhos seremos muito mais…
Maio 30, 2009 at 11:14 am
Tenho que ir! Não vou ficar em casa a ver a manif no twitter ou na TV. Não ia aguentar o frio no estômago, os suores frios, os calores, a ansiedade…aí, cansada como ando morreria, mais ainda, por dentro… Também não sei o que diria a mim própria quando vos visse lá e eu aqui!Vamos!
Maio 30, 2009 at 11:15 am
E espero que o pessoal da margem sul também compareça em peso!
Maio 30, 2009 at 11:17 am
há dias vi um desenho que adorei, acho que tinha uma frase da Mafalda em Espanhol (enviado pela Renda) queria imprimi-lo e não encontro, alguém terá?
Maio 30, 2009 at 11:18 am
E aqui vou eu a caminho das Europas.
Boa viagem a todos.
Não fiquem em casa.
Maio 30, 2009 at 11:19 am
#192 Buli, também estive em todas, até na que foi à frente do Palácio de Belém e no cordão humano.
Não sou sindicalizada nem associada de nenhum movimento, mas não consigo deixar de estar presente.
E QUERO estar presente.
Maio 30, 2009 at 11:22 am
Sei que muitos de Pinhal de Frades, Seixal, lá estarão.
Maio 30, 2009 at 11:22 am
#192
Bulimunda
“…e depois disto?”
As respostas lá fora devem ser iguais mas dentro de cada um de nós…uma excepcional e indiscrítivel sensação!
Maio 30, 2009 at 11:23 am
Maio 30, 2009 at 11:25 am
está a chegar um comboio com gente que não se vai atrasar
Maio 30, 2009 at 11:27 am
Maio 30, 2009 at 11:29 am
Há um comentário que não me aparece, deve ser da intensidade do tráfego. Bom sinal.
Vou tratar do almoço.
Maio 30, 2009 at 11:29 am
O que eles verdadeiramente querem e estão a fazer..
Maio 30, 2009 at 11:38 am
Maio 30, 2009 at 11:41 am
Que todos façam boa viagem. 🙂
Maio 30, 2009 at 11:46 am
Bom dia a todos. Boa viagem para quem vai fazer muitos quilómetros.
Maio 30, 2009 at 11:51 am
cá vos espero. 🙂
Maio 30, 2009 at 11:51 am
E com esta me meto a caminho:
Maio 30, 2009 at 11:52 am
Maio 30, 2009 at 11:55 am
Comprei tafetá preto – dá para fazer uns 100 adeuses (?).
Se houver mais, melhor será.
Maio 30, 2009 at 12:12 pm
#200,
Eu sei. Mas aceitar a traição seria uma traição…
Maio 30, 2009 at 12:15 pm
Anda lá, Gata… please… a minha irmã queria tanto ver-te…
Maio 30, 2009 at 12:29 pm
#213 Que boa ideia! Vou já buscar uns lenços pretos que tenho guardados!Todos a acenar com lenço preto!
Maio 30, 2009 at 12:31 pm
Não consigo, João… Marco um encontro depois com ela. Mando mil beijinhos.
Maio 30, 2009 at 12:34 pm
Deixaremos a margem sul dentro de meia hora, para estarmos no coro a tempo.
Teo, um carro de bombeiros teria sido *****. Já estou a destilar mas a força que sinto não me deixa, sequer, pensar nisso.
Colegas indecisos, FORÇA E VENHAM CONNOSCO!
Vêm professores de muito longe que estão há horas a caminho.
Até logo e com muita FORÇA!!!
Maio 30, 2009 at 12:47 pm
#214
Traição??? O que é exactamente?
O ser humano é uma amálgama de pensamentos, sentimentos … que determinam tomadas de decisão.
E os sentimentos são responsáveis pela tonalidade dos nossos actos; há medo, tristeza, orgulho, mágoa… há fragilidades “legítimas” em todos nós e que vão variando durante a nossa vida.
“Apontar o dedo” é normalmente resultado da mágoa que não reconhecemos provocar, por vezes, nos outros.
Acusar gera, em nós e nos outros, sentimentos negativos. É sempre difícil “metermo-nos” na pele do outro.
Não estou a “fazer catequese” mas apenas a reflectir.
Apesar da raiva contra alguns parece-me necessária a coesão em relação a objectivos comuns – Gritar Bem Alto pela Dignidade do Ptofessor, da Escola.
Uma abraço
Maio 30, 2009 at 12:56 pm
Titulares/não titulares – é droga.
Avaliacão e quotas – é farsa.
P’rós autoritários já se deu que chegasse.
Pensando nisto vamos lá destilar.
A ver se conseguimos voltar a rir com vontade.
Maio 30, 2009 at 12:59 pm
Mais um poema de luta do colega e poeta Luís Costa!
NÃO
Não vou cobrir o meu sonho
De cinza estéril e fria
NÃO
Não serei cacto bisonho
Deste deserto medonho
Desta noite doentia
NÃO
Não vou calar o meu peito
E sufocar a razão
NÃO
Não desejo nem aceito
Ser um grito putrefeito
De arremedo e castração
NÃO
Não serei um corpo morto
Sem cor sem dor sem vontade
NÃO
Não serei de mim aborto
Este sonho que transporto
Vai voar em liberdade
Luís Costa
Maio 30, 2009 at 1:24 pm
Aqui vamos nós!
Maio 30, 2009 at 11:54 pm
Reb,
Procurei-te mas não te vi.
Vi o Teodoro, a maria professora, a stella que não conhecia, e alguns amigos cujos nicks desconheço.
Fui com um grupo daqui e não arranjei companhia para ficar para o jantar. Espero que se tenham divertido.
Abraço