A edição de hoje – para comprar e guardar, depois de colocar umas páginas nas salas de professores e demais lugares públicos do país – traz uma matéria bastante extensa, com variados testemunhos, sobre o estado da Educação em Portugal.
Mais importante: traz os resultados de uma sondagem feita especificamente sobre este tema que é exaltante para os professores e demolidora para políticos, eduqueses e albinos.
Ao contrário de tudo aquilo que por vezes nos querem fazer crer – a começar pelos carpideiros do «o povo não quer saber de vocês» – a opinião pública continua a ter os professores na mais elevada consideração, considerando-os os menos responsáveis pelo estado negativo em que se considera estar a Educação.
A sondagem não foi encomendada por nenhum sindicato ou blogue. Não é desinformação, nem nenhuma manobra esconsa de conspiradores. Deveria ser lida com atenção pela equipa da 5 de Outubro, pelo pai da Nação e pelos presidentes de Conselhos e Observatórios da treta (caso se prove que sabem ler sondagens desagradáveis e que colocam os professores como os menos responsáveis pelo estado de coisas).
Claro que há quem ache que estarei errado, mas são matérias destas, com base empírica fiável e não inquéritos à saída de casa de um secretário de Estado, que fazem mais pela demonstração da razão dos professores do que prosas inflamadíssimas ou ribombares e cantos a plenos pulmões.
Mais adiante deixarei o breve depoimento que fiz sobre os dados da sondagem, os quais tenho em meu poder há algumas semanas e que divulgarei a partir de hoje à noite de forma mais extensa, de acordo com promessa feita à Teresa Campos da Visão de não antecipar nada sobre o assunto em relação à edição da revista.
E os compromissos são para cumprir. Sempre.
Visão, 28 de Maio de 2009
Maio 28, 2009 at 10:05 am
Acabei de ver os testes, a foto do bom dia tem um azul fantástico e a Visão não podia ser melhor!
Hoje já é um BOM DIA! :_)
Maio 28, 2009 at 10:06 am
🙂
Maio 28, 2009 at 10:06 am
😀 O Dia começa bem!…
Maio 28, 2009 at 10:14 am
Í mintira, í mintira, esso i ume eldrebice cumpleta. í uma cavala que a empresa istaá a fezer ao SÚCRATES.
Maio 28, 2009 at 10:17 am
Excelente Visão, excelente notícia!
Maio 28, 2009 at 10:37 am
http://argivaionline.blogspot.com/2009/05/educacao-o-objectivo-nunca-foi.html
Os professores voltam à rua no sábado. P´rá mobilização reafirmam algumas ideias nucleares:
-“Este governo desfigurou a escola pública”.
– “O modelo de avaliação docente é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores”
– “partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista e promove o individualismo”
– “a imposição dos directores burocratiza o ensino”.
Como a sociedade percebeu, fabricou-se uma embirração com a classe, era preciso arranjar alguém que pagasse o défice e fosse fácil de atacar. Os próximos seriam os médicos, já que é um sector que pesa muito mais na despesa e está mal gerido.
Isto não teve nada a ver com qualidade no ensino. Mas correu-se um risco. Não o risco politico mal medido pelo governo, que não me interessa nada, mas o risco da desmobilização de uma classe que presta todos os dias um serviço social à comunidade, além das suas competências. Reformaram-se centenas de professores por mês, milhares por ano com penalização nas reformas. Pagaremos a reforma de cada um, mais o salário de um novo docente, perdendo-se experiência.
A politica educativa, está errada porque parte de concepções erradas:
– Não se pode partir uma carreira em duas, com aceitação da classe, quando os professores executam todos as mesmas tarefas e por vezes os mais novos têm maiores habilitações, ainda por cima numa espécie de professores de 1ª e 2ª.
– Esta avaliação de professores é um equivoco. Como se pode avaliar bem os professores, avaliando mal os alunos? pede-se rigor aos professores e laxismo aos alunos?
As escolas estão entrincheiradas contra o ministério, por politicas mal conduzidas e erradas. Se a titular da pasta não foi substituída só resta uma conclusão: o objectivo do governo nunca foi a qualidade mas sim o economicismo.
Maio 28, 2009 at 10:40 am
É uma pena que o sr. guinote não saiba ler e interpretar sondagens para perceber que o acaba de dizer pelo menos é meio disparate. Mais logo desmontarei a sua opinião sr. guinote (enviesada).
Maio 28, 2009 at 10:49 am
Excelente tónico!
Maio 28, 2009 at 10:50 am
Se as escolas ainda estão a prestar um serviço com alguma qualidade, fica a dever-se ao esforço, à resistência e ao brio profissional dos professores.
Maio 28, 2009 at 10:56 am
O Darquense vai reunir com o SS (em que já ninguém acredita) para trazer a interpretação que interessa ao grande lider?
Maio 28, 2009 at 11:17 am
Ora bem:
Não fico MESMO NADA entusiasmado com esta apreciação:
– Ela é o resultado da opinião geral de que nós somos uns COITADINHOS…
E eu não gosto mesmo nada de tal epíteto…
Maio 28, 2009 at 11:31 am
[…] daqui … […]
Maio 28, 2009 at 11:52 am
Assim sim, é uma forma animadora de começar o dia. 🙂
BOM DIA!
Maio 28, 2009 at 12:05 pm
Nunca nos devemos esquecer das tristes palavras de Alegre:
Este é o poder da Imagem, Sondagem e Sacanagem.
Deste engenheiro e desta socióloga pode-se esperar tudo, incluindo o que melhor os define como profissionais e como pessoas: podemos descer sempre mais…
Cuidado! É preciso olho vivo e pé ligeiro…
Maio 28, 2009 at 12:23 pm
O Espelho. Hoje posso olhar-me no espelho, a nossa alma esta lavada apesar de nos terem arrastado pela lama. Não se esqueçam ainda falta um bocadinho … e mais ainda virá ao de cima – a verdade é como o azeite.
Maio 28, 2009 at 12:33 pm
HEIL darquense….nem o seu ressabiamento me fará estragar o dia. Sei que era melhor que não se soubesse, nem todos compram ou lêem a visão…o que não seria mau do seu ponto de vista.Pela minha parte vou pôr um em cada esquina da minha cidade…quem sabe por baixo dos outdoors de Vital Moreira, o mentor do imposto Europeu…uma ideia brilhante e oportuna. Veremos a leitura do regime…por muito que tentem não conseguem. Temos pena.
Maio 28, 2009 at 1:00 pm
Nunca esqueceremos este partido socialista e tudo o que nos fez. Esta sondagem é boa para nós, mas não nos vamos curar depressa. Numa acção de formação que começou numa cidade do Minho na passada semana, quase trinta formandos, na generalidade num estado de descrédito muito grande em relação à profissão. Batemos muito em baixo: bateram-nos muito.
Quanto à disciplina: veja-se a notícia de hoje sobre o aluno condenado em tribunal por insultar o professor e veja-se a atitute farisaica, hipócrita, pseudo-legalista do CE: o docente demorou mais de 12 dias a queixar-se, portanto não se passou nada!
Maio 28, 2009 at 1:20 pm
PS nunca mais
Jamais
Não é jamé…
Jamé pode dizer daqui a pouco.
Aquela da expulsão da Função pública!
Heim lembram-se?
Suspenso!
Ora suspenso…
Maio 28, 2009 at 1:38 pm
logo comentarei a “suposta” sondagem… Para já, apenas pergunto: Quantos neste país lêm a “visão”? Tentem no jornal “o Crime”… Tem mais leitores de certeza.
Maio 28, 2009 at 1:51 pm
Adorei ler isto:
56% dizem que a responsabilidade é dos políticos;
23% dizem que é dos professores.
Afinal, a ministra não perdeu só os professores, tb perdeu a opinião pública. 🙂
Maio 28, 2009 at 2:03 pm
Vá lá, vá lá…
Não me lembro de nenhuma sondagem cujo resultado fosse a nosso favor!
Até estranho!
😉
Maio 28, 2009 at 2:05 pm
Excelente notícia!!
Bem tentam eles, bem tentam eles…
Dia 30, lá estaremos!
Que se lixe, já não quero saber. Façam eles as avaliações que fizerem, os portugueses há muito que já se aperceberam que a culpa não pode ser só dos professores. E este ano foi uma sangria de mudanças, decretos-leis, directores, mudanças de poderios nas escolas… Até os alunos já não se deixam enganar, nem com Magalhães dados ou vendidos a pataco.
Atingimos todos o ponto de saturação!
Alebana, Maria Franco, mail.
Hoje estou muito feliz!
Maio 28, 2009 at 2:09 pm
Uuuuuupppssss!!!!
Margarida!!
Desculpa, querida…. 😦
Maio 28, 2009 at 2:12 pm
Esta semana a Visão é excelente. Há alguns meses atrás estava para os professores portugueses como Átila, o Huno, estava para o Império Romano…
Maio 28, 2009 at 2:14 pm
#22 Sandra Costa
Se hoje estás demasiado feliz como te sentirás no Sábado??
🙂 🙂 🙂
Maio 28, 2009 at 2:20 pm
Eu cá prefiro os livros sobre meninos tailandeses, é que aqui em darque já comi tudo.
Maio 28, 2009 at 2:21 pm
#24 Semelhante à opinião sobre a Manuela Moura Guedes. Se falar sobre o “freeport” é a melhor jornalista para os srs. profs. Viram-se as reacções na passada sexta-feira. Como foram muitos aqui, os seus defensores.
Ex: “alebana Says:
Maio 23, 2009 at 5:22 pm
Devo esclarecer o meu comentário no post
https://educar.wordpress.com/2009/05/22/a-verdade-sobre-as-politicas-educativa-deste-mandato/#comments
#31
e que passo a transcrever:
“Ok.
Provavelmente não partilharão da minha opinião, mas aqui vai ela:
O que eu vi foi uma MMG que não fez o trabalho de casa!
A única solução que ela arranjou foi atacar a torto e a direito o entrevistado!
Verdade seja dita!
Marinho Pinto respondeu à letra!
MMG pensa que tem o rei na barriga.
Hoje espalhou-se ao comprido!
Esteve mal, muito mal mesmo!”
CAROS COLEGAS:
ASSUMO PUBLICAMENTE QUE AFINAL FUI EU QUE ME ESPALHEI AO COMPRIDO…
CONFESSO QUE, QUANDO ESCREVI ESTE COMENTÁRIO, NÃO ESTAVA DEVIDAMENTE INFORMADA DE TUDO.
APENAS HOJE DE MANHÃ AO LER UM JORNAL É QUE FUI SABEDORA DO QUE MARINHO PINTO AFIRMOU HÁ DIAS RELATIVAMENTE AO CASO FREEPORT:
SEGUNDO ESTE senhor O CASO FREEPORT NÃO PASSA DE UM “COZINHADO”!
PERANTE ISTO SÓ POSSO CONCLUIR QUE A JORNALISTA MMG TEVE TODA A RAZÃO NAS QUESTÕES E ARGUMENTOS USADOS!!
No entanto, talvez não fosse necessário tanta gritaria…
ASSIM, SÓ POSSO RECONHECER QUE QUEM ESTÁ MUITO MAL NA “FOTOGRAFIA” É O BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS!!!
Quando erro assumo as consequências!
Neste caso só posso pedir desculpa por ter escrito tal comentário!!”
Mais palavras para quê!? Assim se vê a “massa” de que são feitos estes profs.!
Maio 28, 2009 at 2:25 pm
Irmão já comeste um menino hoje?
Maio 28, 2009 at 2:30 pm
27# estás no post errado…
Ainda não chegou a posição oficial?
Maio 28, 2009 at 2:38 pm
“A escolaridade obrigatória devia ir até ao 12º Ano ou deveria manter-se no 9º ano?”
Contrariamente à opinião dos srs. professores que participam neste blog, como o demonstraram, quando se discutiu este assunto, 69,4% dos inquiridos manifestou-se a favor da escolaridade até ao 12º ano. Para já: Professores (os do blog) 0 – ME 1. (conntinua)
Maio 28, 2009 at 2:40 pm
Irmão logo á noite no S.Toinho como é hábito!
Maio 28, 2009 at 2:45 pm
Passei pela televisão e no Canal 2, no programa Sociedade Civil lá está a dupla de “marretas” Albino/Ponce Leão. Aquelas alminhas são convidadas para toda a obra televisiva em matéria de educação. Mas as patacoadas continuam as mesmas: e lá vem a treta da “mudança” como se esta fosse por si só uma condição para a melhora de qualquer coisa. Eu só gostaria de dizer a esses “inteligêntes” que qualquer mudança pode ser para pior, como é o caso. Mas enfim esta gente continua com estes dejectos mentais a fazer opinião!
Acabei por desligar e ir-me embora.
Maio 28, 2009 at 2:53 pm
ERC reprova actuação da TVI em peças do Jornal Nacional de sexta
Conselho Regulador da ERC deliberou “reprovar a actuação da TVI nas situações objecto de análise na presente deliberação, por desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística”. Em causa estão sete peças de três edições do Jornal Nacional de sexta da TVI, que foram analisadas pelos serviços técnicos da ERC depois de terem sido apresentadas 13 queixas na ERC sobre essas edições do serviço noticioso. Todas as queixas têm como elemento comum o facto de acusarem a TVI de violar deveres ético-legais do jornalismo, designadamente de falta de rigor e de isenção, em peças jornalísticas que apresentam o Primeiro-Ministro ou outras pessoas ligadas ao Governo e ao PS como protagonistas.
Na deliberação, o Conselho Regulador considerou “verificada, à luz da análise efectuada, a possibilidade de a TVI ter posto em causa o respeito pela presunção de inocência dos visados nas notícias (tal como resulta do artigo 14.º, n.º 2, alínea c) do Estatuto do Jornalista)”. Afirma ainda o Conselho que a TVI se afastou de alguns princípios expostos no seu Estatuto Editorial, a cujo cumprimento se encontra vinculada, e onde se compromete “a observar, nomeadamente, nos seus programas de Informação, regras estritas de honestidade, de isenção, de imparcialidade, de pluralismo, de objectividade e de rigor”.
Assim, o Conselho Regulador da ERC decidiu “instar a TVI a cumprir de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas, aqui se incluindo, nomeadamente, o dever de demarcar “claramente os factos da opinião” (artigo 14.º, n.º 1, alínea a) do Estatuto do Jornalista)”.
O Conselho Regulador não deixa de “reafirmar, sem prejuízo do antes exposto, o papel desempenhado pelos órgãos de informação nas sociedades democráticas e abertas como instâncias de escrutínio dos vários poderes, designadamente políticos, sociais e económicos”.
http://www.erc.pt/index.php?op=vernoticia&nome=noticias_tl&id=259
Maio 28, 2009 at 2:54 pm
mas já sabemos que vão dizer que a ERC não é independente etc. etc. etc.
Valha-me a paciência…
Maio 28, 2009 at 2:55 pm
A escolaridade obrigatória nos países a UE é de 8/9/10, com duas ou três excepções específicas, como o caso da Alemanha, com cursos de saída profissional.
Maio 28, 2009 at 3:06 pm
# 33
Tem piada.
Então não sabe que a ERC está toda ao serviço do pêsse … via SS.
Maio 28, 2009 at 3:17 pm
http://www.tinyurl.com/6lw8la
sábado, 19 de Abril de 2008
Lusa governamentalizada à força
O conselho de redacção (CR) da Lusa revela que a direcção de informação (DI) da agência serviu directamente os interesses noticiosos do gabinete do primeiro-ministro quando o PÚBLICO noticiou os projectos assinados por José Sócrates no distrito da Guarda. Na altura, a Lusa divulgou um único parecer jurídico, que foi “trazido em mão à Lusa por um assessor do primeiro-ministro e entregue ao director de informação”, Luís Miguel Viana. Não foram noticiados comentários de outros juristas sobre esta matéria. Além disso, Viana “acrescentou numa notícia uma citação de um blogue favorável ao primeiro-ministro” (Causa Nossa, de Vital Moreira), ignorando a “multiplicidade de posições divergentes” sobre o assunto na blogosfera. Mais nenhum blogue foi citado. Os dois casos, segundo um comunicado conjunto da última reunião do CR com Viana, contrariam a “obrigação de isenção, objectividade e independência da Lusa”. Recorde-se que Viana foi escolhido para a direcção da Lusa pelo gabinete do primeiro-ministro. Como qualquer político, Viana inclui no comunicado justificações para todas as acusações do CR.
A situação na Lusa é grave. Nos últimos meses, a DI transferiu ou afastou das suas funções jornalísticas cinco dos
seis membros do CR, o que prefigura uma perseguição político-laboral de que não há memória no país em dezenas de anos. Um membro do CR transferido afirma-se “penalizado por delito de opinião” colectivamente expressa dentro da “estrita competência de um órgão dos jornalistas” consignado na lei. Ele compara a situação ao que viveu antes do 25 de Abril. Houve mais “transferências compulsivas”. Nos últimos meses, dos sete redactores de áreas da política nacional só um ficou no cargo: Pedro Morais Fonseca, precisamente o jornalista que acompanha o PS e o Governo e de cujas notícias, digamos assim, nem o Governo nem o PS têm razões de queixa.
Alguns jornalistas saíram ou estão para sair da agência em consequência deste ambiente que o CR define como de “intimidação”. Como é próprio do autoritarismo, os atropelos às regras institucionais sucedem-se, caso do recurso a estagiários e nomeações sem pedidos de parecer. Viana afirmou há pouco tempo que a Lusa tinha “jornalistas a mais”, mas mete agora mais chefes que a redacção considera desnecessários. O controle orçamental das despesinhas (do tipo “poupar no papel higiénico”), quer em Lisboa, quer na delegação no Porto, atinge a asfixia, mas entretanto Viana propõe a entrada de dois amigos com a categoria de subdirectores para poderem manter os mesmos salários que auferiam antes, com custos que devem aproximar-se dos 200 mil euros anuais (a DI custa cerca de meio milhão de euros por ano). Há jornalistas que se referem a este tipo de comportamentos e declarações da direcção como “a Mentira”.
Um trabalhador da agência denuncia que está em curso na Lusa “a maior e mais violenta operação de ocupação” de um órgão de comunicação social “já vista desde Junho de 1974″. Entraram na agência 11 pessoas para ocupar o topo da informação: o director e os três adjuntos, um dos dois chefe de redacção, quatro editores (política, país, lusofonia e agenda) e dois editores adjuntos (sociedade e país). Este assalto pelo exterior foi dirigido às “áreas politicamente mais sensíveis” e que permitem uma maior influência política sobre a orientação (como a agenda) e a produção noticiosa. O assalto “atinge todas as áreas que realmente interessam ao controlo político e aos interesses instalados”.
A tomada da Lusa por este grupo “foi um assalto violento”, pois “não houve um projecto”, não houve diálogo, pedagogia, mobilização. Pelo contrário, “o assalto foi quezilento, cheio de polémicas, de ameaças, de processos disciplinares”. Foi “à força”.
Este quadro de violência sistémica, de autoritarismo e nepotismo há muito tempo vem sendo relatado por jornalistas da Lusa, que se sentem coarctados e ofendidos profissionalmente, mas que é ignorado pelos media em geral, pelos agentes políticos e da sociedade civil e pela ERC.
O autoritarismo, o atropelo às regras e a propaganda governamental só podem acontecer de forma tão desbragada porque Portugal tem uma ERC criada em conluio pelo Bloco Central e que serve mais para dar cobertura ao que o Governo e o Bloco Centralpretendem do que para efectivamente regular a favor da liberdade.
A esmagadora maioria dos jornalistas da Lusa, tal como em qualquer outro órgão de informação, não se move por
fazer fretes ao Governo ou por fazer notícias contra o Governo. Apenas quer escrever notícias. Mas nem o Governo, nem a ERC, nem a administração nem a direcção de informação da Lusa os deixam fazer notícias descansadamente e em liberdade.
Maio 28, 2009 at 3:24 pm
#33, não é por acaso que se diz que os meios de comunicação de massas constituem o 4.º poder (propaganda e correspondente fazedor de opinião). Ora, o 1.º é o legislativo (AR com maioria do PS), o 2.º é o executivo (Governo – PS e PR banana) e o 3.º é o judicial que é irresponsável perante a Lei, ou seja, o judicial está sujeito apenas à Lei (elaborada, discutida e aprovada pelo ronhoso PS e posta em vigor pelo “triste” do PR.
Maio 28, 2009 at 3:27 pm
http://www.jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio%20Crespo
Maio 28, 2009 at 3:29 pm
Estas notícias não interessam para nada!!!
E sabem porquê? Porque a classe rivaliza, porque os professores têm a mania que são melhores uns do que os outros, porque se perdem com coisas de nada, porque são estúpidos! Porque são quezilentos e vivem centrados cada um em torno de si e dos seus interesses! E a ministra sabia e sabe disto! Ela sabia que na hora da verdade cada um iria tratar da sua vidinha, que na hora da verdade os conselhos gerais transitórios andariam em guerras indignas, que muitos entregariam e que até na blogosfera essa desunião se faria sentir e que até a dois dias da manifestação havia de haver quem viesse levantar um assunto já dignamente resolvido! Classe muito mal formada esta dos professores! O ministério leva estas políticas para a frente porque os professores têm um grande umbigo!!! Mas, pior do que isso, não têm sentido crítico e por isso, não aprendem com a experiência! E Isto, porque não são humildes! Iguaizinhos à ministra!
Maio 28, 2009 at 3:33 pm
É verdade mas isso é só o reflexo da mesquinhez de ser português, somos apenas o reflexo do todo.
E você não se pode esquivar a isso sendo português é isso tudo.
Maio 28, 2009 at 3:42 pm
Até Sábado!!!! 🙂
Maio 28, 2009 at 3:48 pm
Logo hoje que não comprei a Visão…
Maio 28, 2009 at 3:48 pm
Já estão a ensaiar as canções???
Maio 28, 2009 at 3:50 pm
#41 porta fechada
posso ser ou não ser não interessa. Esse jogo de ping-pong traz o quê? Não estava na altura de alterarem a vossa postura? Sempre achei que tinham razão e continuam a tê-la mas assim não vão lá.
Maio 28, 2009 at 3:54 pm
darquense Says:
Maio 28, 2009 at 1:38 pm
logo comentarei a “suposta” sondagem… Para já, apenas pergunto: Quantos neste país lêm a “visão”? Tentem no jornal “o Crime”… Tem mais leitores de certeza.
O Darquense veio das Novas Oportunidades?
“lêm” escreve ele. Ele que vá aprender a escrever antes de pensar em argumentar.
Cumprimentos a todos.
Maio 28, 2009 at 3:56 pm
Excelente notícia, Paulo!
Maio 28, 2009 at 4:22 pm
Ah, ah! Que bálsamo!
Mais uma razão para não deixarmos de ir a Lisboa.
Maio 28, 2009 at 4:26 pm
Ainda bem; pode ser que compense a “péssima Visão” de há um ano quando brindou o país com uma reportagem tão boçal que, nela, quase todos os professores entrevistados pareciam, no mínimo, idiotas.
Maio 28, 2009 at 4:28 pm
Já o outro dizia:”Nunca mais é Sábado!!!”
Maio 28, 2009 at 4:40 pm
Se incluísse um DVD grátis, teria mais impacto. Até podia ser um DVD sobre o quotidiano escolar, sem discurso directo de especialistas ou peritos.
Maio 28, 2009 at 4:44 pm
Parabéns à Visão!
Maio 28, 2009 at 4:59 pm
Divulgar, Divulgar e Divulgar!
E, PLATAFORMA, no dia 30 façam o favor de “chamar” os pais e os alunos à nossa causa!
Deixem dessas coisas de “Avaliação: Suspensão Já!”.
– Apelem aos pais!
– Apelem aos alunos!
– Apelem às famílias!
Porque é o futuro dos filhos desta nação que está em causa com o avanço destas pseudo-políticas!
Porque a estratégia deles é “professores versus famílias”!
Repito:
PAIS + ALUNOS + PROFESSORES = DERROTA DESTAS PSEUDO-POLÍTICAS EDUCATIVAS!
Maio 28, 2009 at 5:03 pm
Então não vamos só a cantar??? sem essas tristes palavras de ordem???
Maio 28, 2009 at 5:31 pm
#23,#25
No sábado estaremos todos juntos e, certamente, muito felizes.
Já não há ninguém que nos faça parar, muito menos a opinião pública.
LOL
Maio 28, 2009 at 5:38 pm
#54,renda, não te esqueças que a manif é convocada pela plataforma. 🙂
Maio 28, 2009 at 5:39 pm
Paulo, valeu a pena esperar!
Claro que continuam a existir os que ficam felizes pela “ignorância” de alguns que “só lêem o Crime”, e que a muitos agradaria que fosse alargada a todos os eleitores. Ainda não é, e o estudo da Visão aí está para comprovar.
Este tipo de pessoas vem demonstrar que o que pretendem é pôr toda a gente a ler “A Bola” e a “Maria”, nos intervalos do trabalho, dos jogos e das telenovelas.
Maio 28, 2009 at 5:41 pm
Enganei-me a teclar o mail… 🙂
É pena. O muneco é mais simpático.
Maio 28, 2009 at 5:44 pm
# 53
Ando a dizer isso há muito tempo. não tenham vergonha . Façam um apelo ás vossa famílias, já que ezste é um problema de todos.
É hora de toda a gente vir para a rua mostrar a sua indignação com as práticas deste governo…é hora de acreditarmos que é possível Sócrates PERDER AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS. Dia 30 poderá ser o princípio do fim da era promiscuidade da democracia. Dia 7 vamos lá mostrar-lhe uqe os Professores não são de memória curta…
Maio 28, 2009 at 5:46 pm
Afinal os portugueses confiam nos seus professores.
Afinal o que há de pior na educação são os comportamentos dos alunos e os nossos políticos.
Esta sondagem da Visão é um sério revês contra o governo, que, durante estes quatro anos, teve como única preocupação dar uma má imagem dos docentes para conseguir os seus objectivos economicistas.
Mas a maioria silenciosa dos portugueses, que não é parva, sabe que os professores são competentes e que o governo anda a vender gato por lebre.
Hoje a sondagem da Visão representa uma tremenda derrota de Maria de Lurdes Rodrigues e um redobrar de ânimo para a luta dos professores.
Maio 28, 2009 at 5:49 pm
Para o nosso colega Adriano de Darque este é definitivamente um mau dia…
Maio 28, 2009 at 6:00 pm
Eu que até torceria pelo United… acho que temos de jogar dia 30 como o Barcelona! E estes indicadores Visuais são um bom prenúncio! Muito bom. Ou excelente. 😉
Maio 28, 2009 at 6:01 pm
#56 reb , não me esqueço, não, mas…
Maio 28, 2009 at 6:09 pm
tantapolitica sera que estes politicos não gostao de ir ao cinema então vanham ao meu blog http://cine01.wordpress.com
Maio 28, 2009 at 6:29 pm
# 60 ler “… sério revés do governo…”
Maio 28, 2009 at 6:33 pm
# 40 porta aberta
“Classe muito mal formada esta dos professores!”
Isto é grave, muito grave. Quando alguém acobertado pelo anonimato, insulta toda uma classe cuja função passa por formar as gerações futuras, pergunta-se:
Porque não vai pr’á ilha? Você formou-se de geração espontânea ou será que, pela sua postura de esbirro é o paradigma da putativa má formação dos professores que teve?
Porra! Responsabilidade, mesmo em posições opostas, é próprio de pessoas verticais, mas esse insulto absolutamente gratuito será próprio de pessoas sem senso, sem pingo de valores. Pura desonestidade intelectual.
Pobre país que tens de continuar a ter no teu seio, pessoas tão mal formadas.
Feche a porta, deve ser daí que vem o fedor. O respeito começa no indivíduo, e você não se respeita.
Maio 28, 2009 at 6:44 pm
Interrogar é ensinar
Xenofonte
Maio 28, 2009 at 6:46 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/05/28/como-manipular-um-publico-ate-dia-7-de-junho/
Maio 28, 2009 at 7:10 pm
Atenção ao contra ataque dos eduqueses e dos “cientistas” da educação! É o seu salário que está em causa!
“Escola”, “professores”, “alunos” e “encarregados de educação” trabalham para justificar o emprego esta gente há mais de VINTE anos, sem que a maioria o perceba!
A tal “escola” inclusiva, democrática e blá, blá é hoje o principal obstáculo à ascensão social dos mais desfavorecidos porque, os “cientistas” da banha da cobra tudo têm feito para manter este modelo disparando contra todos aqueles que verdadeiramente se preocupam com o futuro dos filhos dos mais pobres. Esta gente quando percebeu o logro desta “escola” convenceu o poder político que os culpados eram os “professores” porque resistiam à mudança. Maria de Lurdes Rodrigues, convencida que para resolver os problemas deste sector bastava ouvir os “especialistas” em educação, decidiu apontar todas as armas e todas as baterias do Ministério contra os “professores”!
Os resultados estão à vista de todos; e ainda bem, porque desta forma mais gente se une à volta daqueles que defendem que a escola é um local de trabalho e que o trabalho do professor é ENSINAR, o do aluno é ESTUDAR e o dos pais é EDUCAR!
Maio 28, 2009 at 7:12 pm
Basta um pequeno artigo e ei-los todos eufóricos como se fosse a primeira vez que tiveram um orgasmo. Acredito que alguns e algumas só assim o conseguem. A “visão” é hoje a melhor revista do mundo. Há pouco tempo não passava de uma revista de mexericos do Balsemão… Grande sentido de coerência srs. profs! Para quem está encarregue de formar as gerações futuras isso é um excelente contributo. Agora eu percebo onde está a percentagem de 23,2 (tem tido má influência…)Aqui mesmo neste blog! Bulimundas, livrescos, ribeirinhos, pipas, reb… representam o que de pior exsite no sistema de ensino. Os tais 23,2%!
Maio 28, 2009 at 7:17 pm
#70
bláblábláblábláblá
Vai-te esconder, melga.
Maio 28, 2009 at 7:20 pm
E porque não comentar: Acha que o ensino é melhor nas escolas secundárias portuguesas ou dos outros países europeus? Outros países europeus: 34,2% Portugal:14,5%????
Maio 28, 2009 at 7:22 pm
E, sobretudo, não deixem de ler a a “Sábado” – falo da úlyima página, obviamente.
Maio 28, 2009 at 7:23 pm
“última”, por supuesto.
Maio 28, 2009 at 7:24 pm
Apraz-me constatar que ainda há (muita) gente impermeável à propaganda.
Maio 28, 2009 at 7:24 pm
#40,
Que belo exemplo de tudo o que afirmou: desde o ar quezilento às disputas na blogosfera.
É como aquele que grita contra aqueles que gritam.
Maio 28, 2009 at 7:24 pm
Todos a Lisboa no sábado contra o governo do nacional socialismo!
Maio 28, 2009 at 7:25 pm
Vejamos por ex. a coerência do sr. guinote a propósito da “Visão”:
Vejamos um exemplo: esta semana reparem nas vezes que a nossa Ministra da Educação aparece sob uma luz favorável na revista Visão: na página 27 está em alta pela “coragem” e “exigência” que revela; na página 50, o comentador Pedro Norton defende a dita Ministra, atacando os professores, sob o manto do ataque à FENPROF, que usa como alvo fácil. O homem fala muito em “mérito” e, quase a acabar, parece esquecer-se que os professores também são – a legislação ainda não voltou a obrigá-los a requerer autorização ao Ministério para casarem ou se lembrou de regular os seus hábitos reprodutivos – encarregados de educação do(a) seus(uas) filho(a)s e não são umas meras bestas anti-criancinhas. Mas Pedro Norton desconhece isso. Mais adiante, mais um comentador residente, mais uma minhoca: Filipe Luís na página 60, apesar de um ou outro titubeio, lá toca na bitola da “exigência” para caracterizar o que para ele já é o novo Estatuto da Carreira Docente e parece muito satisfeito com isso. Pelo meio, na página 46 a Ministra “em alta” é enquadrada, em peça assinada por Paulo pena, no grupo dos ministros que, na órbita de António Costa, representarão a “ala esquerda” do Governo.
Claro que tanta referência e nenhuma crítica em toda a fase inicial desta revista é mero acaso, coincidência, consonância espontãnea de opiniões e visões com a política educativa desta Ministra.
Pois. E veio o avô e comeu o coelhinho da Páscoa.
Pelo menos no sábado, o Miguel Sousa Tavares é capaz de vir elogiar a Ministra, mas é porque ele tem mesmo uma “pancada” contra os professores.
Agora este oleozinho dado na Visão à Ministra está longe de ser inocente.
Na Sic-Notícias, a senhora já apareceu a armar-se em vítima e vilipendiada com ofensas dos sindicatos e professores, como seria de esperar, lamentando-se da falta de propostas alternativas.
Mas haverá esse espaço para essas propostas? Quando? Onde? Como? É que eu tenho muitas ideias sobre como erguer um sistema de avaliação de professores diferente do que a Ministra propõe e na mesma baseado no mérito. Esta solução ministerial é apenas a mais enrodilhada e incongruente que me lembro, não é a única.
Que espaço foi dado aos professores para participarem em tudo isto?
E aos senhores articulistas Pedro Norton e Filipe Luís como podrão os leitores avaliá-los individualmente? As vendas da revista não servem de aferição, pois eu posso comprar a Visão por outras razões, mesmo achando-os destituídos da necessária capacidade de se pronunciarem sobre aquilo que se pronunciaram. Estarão eles disponíveis para ser avaliados pela inadequação das suas interpretações, dos seus prognósticos, das suas diatribes pessoais?
Penso que não. É que o mérito como factor de avaliação sabe bem, mas é quando calha aos outros.
Paulo Guinote
Pergunta: Trata-se do mesmo guinote? Temos o guinote A e o guinote B? Terá a ver com a formação profissional de enviesar os factos e utilizá-los conforme as conveniências? Dão-se alvíssaras a quem adivinhar.
Maio 28, 2009 at 7:26 pm
Pois mas com uma corjqa desta que nos governa…agora soube-se que o genro e afilha de Cavaco têm ligações ao BPN…compreende-se a luva de seda do homem…o do Banif propôs uma saudação de solidariedade e voto de louvor ao Rendeiro que foi aprovada por vários banqueiros e afins entre eles o Joaquim Coimbra qu está no BPP e esteve no BPN…do PSD…Portugal gasta 7,6 mil milhões de euros por ano para fazer legislação..e ainda por cima paga caro por bosta….Casa Pia, Freeport, Cova da Beira, etc..eis o retrato miserável de um país a definhar e a viver em auto comiseração …
Maio 28, 2009 at 7:26 pm
# 72, Ó Adriano
Mas essa percepção não se deve aos professores pelos vistos!
Segundo a sondagem é aos políticos e ao comportamento dos alunos que se deve o actual estado do sistema educativo.
Mas parece-me que você quer uma carreira política em vez de ser professor…
Maio 28, 2009 at 7:27 pm
Darquense, gostaria de aprender consigo a ser melhor professora. É nosso colega?
Maio 28, 2009 at 7:27 pm
#78,
Eu analiso notícias e factos, sem preconceitos.
Por exemplo: se um dia usar um argumento inteligente e não “viscoso”, eu reconheço isso, mesmo sendo de sua lavra.
Até lá, passo adiante…
(se fosse mesmo eficiente tinha achado coisas bem mais críticas que eu escrevi, mas o bestunto é curto, curto…)
Maio 28, 2009 at 7:32 pm
#40 Grande VERDADE
Maio 28, 2009 at 7:33 pm
Claro defende porque lhe pagaram em cash como no freeport..
Maio 28, 2009 at 7:39 pm
#82 Os argumentos inteligentes são todos seus sr. guinote e dos seus apaniguados. Tudo o que os outros digam é apenas “viscoso”. Sem preconceitos!? Não me quer fazer rir pois não?
Eu acabei de demonstrar a sua coerência. Assente, como nos habituou, apenas no seu umbigo. Que se revela imenso tendo em consideração o substrato intelectual que, neste caso, se revela muito deficiente.
Mais. Não analisa apenas factos e notícias. Interpreta-os à sua maneira. Tentando condicionar os incautos. Quer mais exs. do que afirmo? É só pedir.
Maio 28, 2009 at 7:43 pm
PAULO ESTAR A FALAR COM ESTE VERME É COMO ESTAR A FALAR COM UM ZOMBIE..POR MAIS QUE DISPARES ELE AVANÇA ..ESQUECE …É INÚTIL.. EM Julho ou muito me engano ou o PS bem aos 30 por cento chega…
Maio 28, 2009 at 7:45 pm
#81 Não tenho como função fazer com que seja melhor professora. Mas, se me permite, é aqui que aprende a ser melhor professora? Duvido que aqui se aprenda alguma coisa que tenha a ver com isso. O que até é uma pena. Aqui, apenas se trata assuntos da “Má língua”. Se quiser dizer mal do governo e do ME apareça sempre. Vai ter sempre colegas a concordar consigo. Se quiser ser insultada atreva-se a dizer uma palavra pró-ME…
Maio 28, 2009 at 7:47 pm
#86 Cala-te doente mental. A ti não te passo “bola”. Tu e o livresco são os seres mais desprezíveis que circulam por aqui. Não me desates a língua…
Maio 28, 2009 at 7:49 pm
AINDA BEM..NÃO QUERO FICAR COM DIARREIA CHATOS E LOMBRIGAS…
Maio 28, 2009 at 7:49 pm
A ESCOLA SEGUNDO OS VERSÍCULOS DA BÍBLIA SOCIALISTA….
Maio 28, 2009 at 7:50 pm
#85 Adriano
Eu sei que custa!
Vocês estão mesmo muito desesperados, o PS não está a dar conta do recado, as pessoas começam a ter a percepção de houve muita propaganda do governo…
…houve muita gente que se comportou como um vulgar ditador e agora começam a pensar no futuro…
… é natural haver algum receio de possíveis retaliações… depois das eleições…
E direi que muitos se “passaram” com o êxtase do poder…
… e agora estão com medo…
daí o desespero!
Maio 28, 2009 at 7:50 pm
# 72
Como sabe NÃO EXISTE NENHUM ESTUDO (nem poderia existir) a comparar ensino(s) secundários dos países.
Kuide-se!
Maio 28, 2009 at 7:50 pm
Mafu
Mafu
Mata moscas, melgas e mosquitos!
mafu mata bem e mata mesmo..
MAFU, MAFU, MAFU!
É O SEU INSECTICIDA!!!
🙂 🙂 🙂
Maio 28, 2009 at 7:53 pm
# 91, corrijo para ” …a percepção que houve…”
Maio 28, 2009 at 7:55 pm
Estudo de professor da Universidade de Londres prova que o novo ECD e
o modelo de avaliação de desempenho prejudicam o desempenho dos alunos
e inflaccionam as notas
É um estudo académico realizado por um professor de Economia Aplicada
da School of Business and Management da Universidade de Londres. O
estudo tem o título de Individual Teacher Incentives, Student
Achievement and Grade Inflaction. O autor é português: Prof. Pedro
Martins. Para além de ser professor na Universidade de Londres, Pedro
Martins é “fellow researcher” no Instituto Superior Técnico e no
Institute of the Study of Labour, em Bona.
O estudo investigou o impacto das reformas educativas, realizadas, em
Portugal, nos últimos 3 anos, no desempenho dos alunos do ensino
secundário. O novo ECD, imposto pelo decreto-lei 15/2007, foi incluído
no leque de reformas educativas. O estudo baseia-se na informação
individual dos resultados dos exames em todas as escolas secundárias
portuguesas desde o ano lectivo 2001-02 até ao último ano lectivo
completo (2007-08). Utiliza informação disponibilizada pelo Júri
Nacional de Exames e que tem sido utilizada para a construção de
rankings (por exemplo, aqui e aqui).
Em termos específicos, compara a evolução dos resultados internos e
externos (exames nacionais) nas escolas públicas do continente com as
escolas privadas e também com as escolas públicas das regiões
autónomas. A motivação para esta escolha está no facto de os dois
últimos tipos de escolas não terem sido afectadas – pelo menos não com
a mesma intensidade – pelas várias alterações introduzidas no estatuto
da carreira docente e avaliação de desempenho dos professores. Nessa
medida, tanto as escolas privadas como as escolas públicas das regiões
autónomas podem servir como contrafactual ou grupo de controlo.
Os resultados indicam uma deterioração relativa de cerca de 5% em
termos dos resultados dos alunos das escolas públicas do continente em
relação tanto às escolas públicas da Madeira e Açores como às escolas
privadas. A explicação dada pelo autor do estudo para este resultado
prende-se com os efeitos negativos em termos da colaboração entre
professores a partir do momento em que a avaliação de desempenho
surgiu associada aos resultados escolares dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono). Ou seja, os professores começaram a
colaborar menos uns com os outros e a partilharem menos os materiais e
os conhecimentos. Por outro lado, o aumento da carga burocrática
associada à avaliação também poderá ter tido custos em termos da
qualidade da preparação das aulas.
Por outro lado, o estudo conclui que a variação em termos dos
resultados internos destes mesmos alunos é menor, embora também
negativa – cerca de 2% (em contraponto a 5% nos exames nacionais). A
diferença entre os dois resultados, que sugere aumento da inflacção
das notas, pode explicar-se pela ênfase colocada pelo ECD (decreto-lei
15/2007) e pelo modelo de avaliação de desempenho (decreto
regulamentar 2/2008), pelo menos na sua primeira versão (antes da
avaliação simplificada) – nos resultados dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono) como item a ser considerado na avaliação dos
professores.
Este estudo é de enorme importância. As conclusões arrasam o novo ECD,
o novo modelo de avaliação de desempenho de professores e as restantes
reformas educativas introduzidas no ensino secundário. Espero que os
jornais e as televisões peguem nos resultados deste estudo. Está tudo
neste post, incluindo a versão completa do estudo do Prof. Pedro
Martins.
Para saber mais:
O estudo “Individual Teacher Incentives, Student Achievement and Grade
Inflaction” versão completa
O estudo – versão abreviada (resumo)
http://www.profblog.org/2009/03/estudo-de-professor-da-universidade-de.html
Maio 28, 2009 at 7:57 pm
#92 Vá espreitar na sua revista preferida. está mesmo aqui em cima. Não interessa esta parte pois não? Mas que está lá, está.
Maio 28, 2009 at 7:59 pm
Os números do PISA. Quem é quem com melhores resultados a Matemática, Ciências e Leitura?
O Estudo Internacional que avalia as competências dos alunos até aos 15 anos, através de exames de matemática, Ciências e Leitura, vulgarmente conhecido por PISA, dá-nos a seguinte resposta:
Finlândia: 1º em Ciências; 2º emMatemática; 2º em Leitura. Canadá: 3º em Ciências; 4º em Leitura; 4º em Matemática. Coreia do Sul: 11º em Ciências; 1º em Leitura; 4º em
Matemática. Japão: 6º em Ciências; 15º em Leitura; 10º em Matemática. Noruega: 33º em
Ciências; 25º em leitura; 29º emMatemática. Espanha: 31º em Ciências; 35º em Leitura;
32º em Matemática. França: 25º em Ciências; 23º em Leitura; 23º em Matemática.
Portugal está à frente da Espanha, com resultados muito semelhantes aos de França. Os países mediterrânicos, Portugal, Espanha, França, Grécia, Turquia e Itália, têm resultados semelhantes. Encontram-se a meio da tabela ou um pouco mais para trás. Ao contrário do que o Governo de Sócrates quis fazer crer, os alunos portugueses tiveram, em 2006, um desempenho muito razoável nos testes do PISA.
http://www.profblog.org/2009/02/os-numeros-do-pisa-quem-e-quem-com.html
Maio 28, 2009 at 8:15 pm
E o insecto continua a zunir…
Nem com MAFU!!
Maio 28, 2009 at 9:07 pm
Maio 28, 2009 at 9:59 pm
#76
Paulo, use bem a sua inteligência que não é pouca! É lider desta classe. Essa devolução não me afecta, até estou do lado dos professores porque penso que têm razão e o seu blogue tem sido para mim uma importante fonte de informação. Sempre me interessei por assuntos da educação mas auto-crítica faz bem!
Maio 28, 2009 at 11:15 pm
A mim só me surpreende os 24,4 % de má influência atribuídos aos professores, desde quando é que quem está no “fim da linha” da cadeia de montagem pode ser considerado responsável pelos problemas do sector?
Ninguém é capaz de culpar os operários têxteis pela crise da indústria têxtil, os bancários pela crise da banca, os enfermeiros pelas deficiências dos cuidados de saúde primários, etc., etc…
O problema de Portugal é Político, más políticas, na Educação os dois disparates mais recentes estão aí: 12.º ano obrigatório e “Diversão” Sexual nas escolas. A escola se safe.
A responsabilidade não é, nem pode ser, de quem executa, mas sim de quem GERE.
Maio 29, 2009 at 7:04 am
#87
Nesse caso (e porque compreendo que lhe incomode ler tantas críticas), porque continua a participar num blogue com o qual não se identifica?
Não acha que “é melhor ser desejado do que ser aborrecido”, como diz o ditado?