Alexandre Ventura tem um problema qualquer com a produção de opinião independente, não paga e alojada nas instalações do ME.
Também gosta de fazer repetidas acusações vagas e pouco corajosas acerca daqueles que consideram os responsáveis pelo «ruído» em torno do processo de avaliação dos docentes.
Vejamos a sapiência exposta sobre o que falhou em tudo isto:
Houve neste processo, como provavelmente em nenhum outro relativo à avaliação, uma mediatização, através de órgãos de comunicação e dos blogues que, em alguns casos, serviu para desinformar e adensar receios das pessoas. Instalou-se um clima de conflitualidade que foi aproveitado com diferentes intenções por agentes que estavam dentro e fora do sistema.
Se repararem com atenção, Alexandre Ventura nunca concretiza nenhuma acusação, preferindo a névoa de que acusa aqueles que não nomeia. «Alguns casos», «diferentes intenções», «fora e dentro do sistema».
É tudo e nada.
Ficamos sem saber se Alexandre Ventura está dentro ou fora do sistema e se é um agente ou não. Se tem intenções diferentes ou apenas iguais.
Mas o problema foi a comunicação social e os malditos blogues.
Porque a classe docente é estúpida e não sabe distinguir o verdadeiro do falso.
Porque andámos a enganar as pessoas quando se publicitaram documentos e comportamentos do ME e eles puderam – e não foram – desmentidos.
Mas uma pergunta ou duas eu deixaria a Alexandre Ventura, já que parece ler com atenção os blogues:
Considera o CCAP como «boas práticas» aquilo que as CAP de Santo Onofre e Freixianda fizeram, recalendarizando a entrega dos OI para finais de Maio ou mesmo mais tarde? Se Alexandre Ventura considera que não faz sentido existir avaliação sem definição de objectivos, considerará fazer sentido este tipo de prazos? Não seria interessante convidas estas 2 unidades de gestão para case-studies a incorporar no estudo em desenvolvimento sobre o modelo de ADD?
Maio 23, 2009 at 12:38 pm
Mas isto não era o que Himmler dizia sobre o que acontecia aos judeus …?A justificação é a mesma…
Maio 23, 2009 at 12:42 pm
Cinzento, demasiado cinzento.
Se o governo mudar, ele também muda de opinião. Desde que o deixem tratar da vidinha. Serve qualquer senhor.
Maio 23, 2009 at 12:50 pm
Maio 23, 2009 at 12:52 pm
Maio 23, 2009 at 1:02 pm
Este senhor é mais uma farsa no Sistema Educativo Português, só comparável ao mister bino almeida e ao trio da 5 de Outubro.É o País que temos! Um País corrupto e recheado de tanta nódoa negra! Que vergonha.
Mas não é este País que queremos.
Ponham-se a pau, porque o Zé Povinho está a acordar!
Vamos identificar todas estas nódoas, as quais depois de bem lavadinhas com benzina serão enterradas na fossa das marianas.
Maio 23, 2009 at 1:23 pm
Paulo,
Esses casos de (a-)calendarização da data de entrega dos OI’s não são os únicos. Já outro dia aqui referi num comentário que a DREAlentejo está a deixar os PCE’s aceitar as folhinhas em qualquer dia, em qualquer hora.
Logo depois do meu comentário, houve um outro colega que disse que na região dele, a Centro, se não me engano, estava a suceder o mesmo.
Maio 23, 2009 at 1:39 pm
Eles ( ME) estão a voltar à carga com os objectivos. Receiam vir a ser desmascarados, qdo no final, após a fichinha de AA, lhes for perguntado se afinal os objectivos não tinham suporte legal.
Há PCE a admiti-los em conjunto comm a ficha final.
Maio 23, 2009 at 1:40 pm
Eu gosto qdo mencionam os blogues junto com os órgãos de comunicação social. Já não podem ser ingorados. E como são mais livres.. só quem não quiser, não anda informado.
Maio 23, 2009 at 1:42 pm
A DREALG deu indicações a todos os PCE para aceitarem a fichita manhosa de auto qualquer coisa, independentemente de terem ou não entregue a palhaçada dos OI-OI.
Na minha escola já fomos informados, informalmente, claro.
Maio 23, 2009 at 2:09 pm
mas não basta olhar para aquela boquinha do sr AV para ver que dali só podem sair ‘bacoradas’?
O que me irrita verdadeiramente naquele discurso é a história de que “os professores não estavam preparados”- e toca de pô-la em destaque, no título! Ou seja, o modelo é ‘imaculado’, nós é que somos atrasados mentais?!
É que já não há paciência para este tipo de argumentações!!
Maio 23, 2009 at 3:23 pm
Faltou informação, formação, ainda não é possível os resultados dos alunos e abandonos escolares serem variáveis neste processo de ADD.
E a questão da entrega dos OI em finais de Maio? Pena não ter sido colocada esta questão.
Uma reforma estranha, no mínimo.
Embora A. Ventura trate de escamotear estes factos.
Maio 23, 2009 at 6:18 pm
#11 Gostei muito do seu, “informalmente, claro”, que constitui neste momento tudo o que mais importa. É extraordinário que ninguém possa agora assumir coisíssima nenhuma, não é? A vergonha que todos têm desta farsa é tal que já ninguém se atreve a pôr por escrito o que vão sugerindo aqui e acoli com remoques de obrigação administrativa.
Maio 23, 2009 at 6:19 pm
#9, Ana Henriques, queria eu dizer…
Maio 23, 2009 at 6:22 pm
Não seria interessante convidas estas 2 unidades de gestão para case-studies a incorporar no estudo em desenvolvimento sobre o modelo de ADD?
Se o estudo for da OCDE ou “quase”? Porque não?
Maio 23, 2009 at 6:25 pm
Percebe-se o nervosismo de quantos mais fichas de objectivos melhor, nem que seja no último dia da avaliação. Enviar 50.000 professores para a rua é complicado. Se forem apenas 500…
Maio 23, 2009 at 10:14 pm
“Houve neste processo, como provavelmente em nenhum outro relativo à avaliação, uma mediatização, através de órgãos de comunicação e dos blogues que, em alguns casos, serviu para desinformar e adensar receios das pessoas. Instalou-se um clima de conflitualidade que foi aproveitado com diferentes intenções por agentes que estavam dentro e fora do sistema”
Olhem para ele a “emitir pareceres” tão fundamentados!