Suspenso sem saber porquê
Sandro Colaço, professor de Expressão Corporal do ATL da Escola Básica de Santa Luzia, Tavira, foi suspenso pela autarquia, na quinta-feira, depois de um acidente durante uma aula que envolveu o filho do presidente da câmara, Macário Correia.
“Era um exercício normalíssimo, supervisionado por mim”, explica o docente, que diz não saber por que razão está suspenso. A turma tinha terminado o ensaio da peça ‘Inspector Tótó’ e, no exercício seguinte, com os alunos de olhos vendados, o filho do presidente da Câmara de Tavira feriu o lábio.
“O professor é muito querido, é boa pessoa e não é justo ir para a rua por o acidente ter sido com quem foi”, desabafa uma das empregadas, sob anonimato.
Sandro Colaço “tem feito as festas mais lindas desta vila e todos os alunos têm um enorme carinho por ele”, diz a coordenadora da escola. Aida de Jesus, que também desconhece oficialmente o motivo da suspensão, acrescenta que “toda a escola está em choque, todos têm plena confiança no trabalho do professor e respeitam-no”.
As aulas de Expressão Corporal estão agora a ser leccionadas pela professora de Expressão Plástica e há alunos que reclamam pelo regresso de Sandro Colaço.
Macário Correia não comentou a suspensão do docente. “São assuntos internos da câmara, envolvendo um familiar e por uma questão de ética e boa educação não presto declarações”, disse.
Macário rules…
Maio 8, 2009 at 9:19 pm
Este Macaco Rules deve ser a personagem principal da peça:”O Inspector Tótó”.
Que tal elaborar um PORTEFÓLIO dos disparates, mais disparatados deste país, talvez apareça no Guiness.
De Norte a Sul impera o 24 Abril 1974…
Maio 8, 2009 at 9:32 pm
O Governo deu o exemplo, e agora não há quem nos valhe.
Maio 8, 2009 at 9:40 pm
Não é o Macário que atacou os professores e apoio a Maria do Salazócrates?
Já agora, gostaria de saber o que pensa a criança sobre o episódio e o professor…
Maio 8, 2009 at 9:53 pm
Para quem proibe massagens na praia, não seria de esperar nada melhor!
Ignorante!
Maio 8, 2009 at 10:06 pm
#4
Isso foi o senhor da Capitania… mas este caramelo de certeza que bateu palmas.
Maio 8, 2009 at 10:11 pm
É na zona de Tavira (Cabanas) que mais vezes tenho passado férias. Há uns anos estive mesmo em Santa Luzia.
Nunca encontrei tal personagem. Ainda bem.
Isto é vergonhoso!
Maio 8, 2009 at 10:12 pm
Esta história é macabra ( macária).
A acreditar na notícia do DN, enqto o professor fazia um exercício de olhos fechados em que os miúdos lhe obedeciam às instruções, o filho do Macário desatou a correr pela sala de olhos vendados e bateu contra a parede.
E quem é castigado é o professor???
Está tudo maluco??
Maio 8, 2009 at 10:12 pm
a decisão deve ter partido da dondoca, idiota e pretenciosa da mulher do mácário correia.
Maio 8, 2009 at 10:13 pm
Eu tenho pena deste nosso colega que nunca mais se vai atrever a inovar dentro de uma sala de aula.
Maio 8, 2009 at 10:14 pm
#6, tb lá vou muito nas férias e já o vi ao longe em tavira com aquele ar “importante”. Está no cargo há décadas, não é?
Maio 8, 2009 at 10:20 pm
Pois eu já vi a figura bem ao pé.
Maio 8, 2009 at 10:26 pm
#11, parece que todos gostamos dessa zona do algarve. 🙂
Maio 8, 2009 at 10:29 pm
Cabanas é muito especial. Pena que não esteja como há 20 anos, quando era uma aldeia de pescadores…É um must no Algarve.
Maio 8, 2009 at 10:30 pm
O problema é que esta gente faz o que quer!
Estamos a saque!
Maio 8, 2009 at 10:35 pm
#12
Parece que sim. :)) Eu gosto muito de Tavira e arredores. Foi na praia do Barril que encontrei a dita personagem.
Maio 8, 2009 at 10:35 pm
#13, era um paraíso.
Agora, em Agosto, nem podes passar naquela “marginal”…
Uma pena.
Resta a “terra estreita”, mas é só praia, falta o encanto da vila de pescadores que era cabanas.
Maio 8, 2009 at 10:40 pm
Aquele trajecto de barco para a praia, pela manhã, com a brisa a bater-nos na cara é de sonho…
Só tolero o Algarve de Cabanas …e mais um ou outro sítio (ainda) desconhecido das grandes multidões…
Maio 8, 2009 at 10:47 pm
Conhecem o Ideal em Cabanas? Come-se divinamente.
Maio 8, 2009 at 11:23 pm
Vá lá, a este não podem acusar de não querer saber da “escola pública”! Tem lá os filhos.
Maio 8, 2009 at 11:34 pm
O Macário Correia é outro pseudo anafado não fumador que se não fosse a política não tinha onde cair morto…
Vá fumar charutos!
08 Maio 2009 – 00h30
Professor afastado por incidente com filho do autarca
Macário nega expulsão
O presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia, garantiu ontem que a autarquia “procede de igual modo com os filhos de qualquer cidadão”, reagindo assim à notícia de que o professor de Expressão Corporal Sandro Colaço foi suspenso pelo município após um acidente na sua aula envolvendo o filho do autarca.
“Será sempre mais conveniente atacar politicamente o pai quando o filho está ferido e a sangrar”, alega Macário Correia, segundo o qual a criança, de oito anos, ficou com “escoriações e hematomas expressivos”, tendo sido necessário fazer radiografias e consultar um médico dentista.
Em comunicado, emitido três dias depois de o CM ter avançado a notícia, Macário Correia refere que “não foi expulso, nem suspenso qualquer professor profissional”, apenas “foi sugerida outra actividade mais segura com outro monitor.”
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=87375782-3B3C-4023-BB79-FEDAA738AB18&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E
Maio 8, 2009 at 11:36 pm
Macário toma lá:
O professor, o presidente e o filho
19:59 Quinta-feira, 7 de Mai de 2009
Segundo os jornais, Sandro Colaço, professor de Expressão Corporal das Actividades de Tempos Livres da Escola Básica de Santa Luzia, em Tavira, foi suspenso pela autarquia na sequência de um acidente numa aula envolvendo o filho do presidente da autarquia, Macário Correia.
A turma tinha terminado o ensaio da peça “Inspector Totó”. E no exercício seguinte, com os alunos de olhos vendados, o filho do presidente feriu o lábio.
Não estive presente nem tenho qualificações específicas para comentar o incidente. Em expressão corporal sou um básico. Consigo mexer um dedinho, ou outro, e pouco mais. As minhas actividades de tempos livres são arcaicas: embasbacar, ler um livro, embirrar com quem estiver à mão.
Não conheço Macário, um ilustre conhecido. Sei apenas que é um homem de grande sensibilidade ambiental. Enquanto secretário de Estado Fez história, e doutrina, com o seu célebre libelo: “beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro cheio de beatas”. Que me perdoem as beatas de Santa Luzia. Não devia ser a elas que Macário se referia. Ou o jovem secretário gostaria de lamber mais probas?
Também não conheço o filho de Macário. Não sei se o petiz é hiperactivo como o pai que já se cansou de Tavira e anda afogueado, em pré-campanha eleitoral, a caminho de Faro. Se o for também tem direito. O que sei é que não são raros os pequenos acidentes nas escolas, até durante as actividades curriculares, e não é por isso que se suspende um professor.
Um professor suspenso desassossega-me. Suspenso, como um funâmbulo sobre o rio Gilão, à espera de um qualquer inspector Totó que lhe instaure um processo disciplinar e lhe diga: “cuidadinho com a expressão corporal!” Não sei se tenho o direito de pensar isto. Nem mesmo se houve ali qualquer expressão corporal carrancuda do presidente, apontando o dedinho ao professor.
O que me preocupa é este arredio presidente poder vir a ser um novo presidente, ainda muito mais higiénico, se ganhar as eleições em Faro. A capital do Algarve tem mais escolas, mais ATLs e mais professores. Todos os docentes irão ficar suspensos. No mínimo dos resultados das próximas eleições autárquicas…
http://aeiou.expresso.pt/o-professor-o-presidente-e-o-filho-=f513209
Maio 8, 2009 at 11:40 pm
Abram os olhos…
O MACÁRIO FOI O PRIMEIRO A ADERIR À MODA DA MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A DIZER QUE QUERIA “TOMAR CONTA DOS PROFESSORES”!: NOTA-SE!
Maio 8, 2009 at 11:44 pm
Os comentários disponíveis:
NÃO VENDEM OS OLHOS DOS ALUNOS, POR FAVOR!
Musoko, 2 pontos , hoje às 11:54
Senhores professores, não vendem os olhos dos alunos, por favor, seja com que pretexto for, e muito menos se o pequenino for filho de um senhor de camisa de manga curta e gravata, porque eles não gostam, eles querem outro tipo de actividades, assim do género das da TV: «Adivinhem como se chama o pai de um vosso colega que manda nisto tudo?»
Perderam a vergonha
PANTE44, 1 ponto , hoje às 1:15
Os politicos perderam finalmente a vergonha, estão finalmente a mostrar os ditadores que são!
Nem sei nem quero saber o que aconteceu, o que sei é que num país sério este ‘homem’ já não era de certeza politico e muito menos teria um cargo publico. Cargo esse que ele não consegue honrar!
Não há vergonha! Esta é de Coronel de novela!
A INFLUENZA Políitica
Ivens, 1 ponto , hoje às 2:09
Restam ainda na Democracia estirpes gripais da ditadura. Podem atingir mesmo os ex-deputados defensores acérrimos da ecologia, e mais grave é que esta “influenza” pode vir a atingir a geração seguinte. Últimamente a tendência de repetição de casos congéneros, atingindo mesmo níveis perigosos para a liberdade de expressão, fazem crer que estamos perante uma “pandomina generalizada”… sem lei nem grei, ou seja, sem vacina ou antí-vírus que nos valha. A origem parece associada sempre a governos maioritários, sanzonal por períodos de 4 anos, que propíciam pelo exemplo, a conduta das estirpes no abuso do poder víral, para logo hibernarem pela época do verão, das férias! Uma coisa parece certa, a culpa desta “Gripe A” não é do professor! A frustração é de que o Tamiflu pelo voto, pode ser ineficaz para o combate desta
Maio 8, 2009 at 11:45 pm
E por último:
O poder local e as escolas..
Maria Mar, 1 ponto , hoje às 12:06
Péssimo exemplo do que vai acontecer quando houver a entrega das escolas ao poder local. Os professores têm sido muito criticados por não serem defensores entusiastas da entrega das escolas ao poder local porque “as autarquias estão mais próximas”. Mas com este tipo de comportamento das autarqias não é surpreendente…
http://aeiou.expresso.pt/o-professor-o-presidente-e-o-filho-=f513209
Maio 9, 2009 at 12:33 am
Às tantas, a boca do tal professor sabia a cinzeiro – coisa de que o sr. de Tavira não gosta.
Maio 9, 2009 at 9:35 am
#19, não há colégios em Tavira.
Maio 9, 2009 at 1:23 pm
Se cada vez que uma criança se magoasse na escola o(a)docente fosse suspenso,provavelmente eu estaria a descascar batatas num restaurante ou quiçá a varrer as beatas das esplanadas…mas o mais divertido é dizer que a coordenadora desconhece OFICIALMENTE o motivo e agora…..
Maio 9, 2009 at 3:22 pm
#27
Mas nas redondezas nao faltam.
Maio 9, 2009 at 6:18 pm
Yes, boy!
My name is Mac, MacÁrio from Allgarv
Outubro 7, 2009 at 1:42 pm
1. A propósito da intemporalidade dos conflitos da educação, aqui vai mais um “conflito” actual. Em Tavira a família Macário continua a surpreender-nos com as suas atitudes “pedagógicas”. Recentemente a encarregada de educação, nervosa que anda com esta coisa da campanha, invade a sala de aula desrespeitando a professora e pessoal não docente, em “defesa” do seu tezourinho, faz peixeirada e não contente humilha uma aluna de 8 anos em frente de todos os seus colegas e em plena sala de aula. Queixa-se ao Agrupamento, pede relatórios, anda numa azáfama total para tentar comprometer pessoal docente e não docente.
Fazendo parte da Lista de Candidatos do PSD à Câmara Municipal de Tavira, temo pelo futuro da educação em Tavira bem como em Faro.
Por favor, não há maneira de pôr cobro a estas situações???
Abril 12, 2016 at 7:17 pm
[…] das escolas e teremos os shôres vereadores e plesidentes a querer mandar em tudo o que mexe. Relembremos o macário. Há excepções? Claro que sim e são isso mesmo excepções […]