É tão lamentável que nem vale a pena comentar, chega a descrição dos factos… os que se conhecem, pelo menos.
Crianças levadas a mentir para o tempo de antena do PS
Pais e professores desconheciam o verdadeiro objectivo do vídeo sobre as vantagens do ‘Magalhães’.
Professores e pais da escola primária de Castelo de Vide, onde foram filmadas crianças a utilizar o Magalhães para um tempo de antena do PS, estão “indignados” e exigem mais do que um pedido de desculpas do primeiro-ministro. Todos querem saber quem foi o responsável pela “mentira e pelo engano” de que dizem ter sido vítimas.“Se soubesse que era para um partido não tinha assinado porque a política não é coisa para crianças. Sinto-me enganada porque não foram verdadeiros connosco”, revolta-se Cristina Lindo, mãe de uma aluna do 1º ano.
Na carta enviada aos pais pelo conselho executivo do agrupamento, pedindo autorização para a recolha de imagens, nunca é referido o verdadeiro objectivo do filme. “Amanhã, dia 17 de Abril, desloca-se à escola uma equipa de televisão a fim de realizar uma reportagem no âmbito do computador Magalhães”, limitava-se a dizer o pedido de autorização.
Na escola, nem as professoras das duas turmas filmadas sabiam a verdade. Laura Cardinho até gravou um depoimento sobre as vantagens pedagógicas do pequeno portátil, pensando que a reportagem tinha sido encomendada pelo Ministério da Educação, tal como lhe foi dito pelo Conselho Executivo e pela própria equipa de filmagens.
“Sinto-me utilizada. Se eu ou a minha colega tivéssemos a mínima suspeita de que era para um tempo de antena, a equipa de filmagens nunca teria sequer entrado na sala de aulas”, disse ao Expresso a professora.
Laura Cardinho conta ainda como algumas das respostas dadas pelos alunos no tempo de antena, transmitido na RTP no dia 22, foram “conduzidas” pelos entrevistadores. “Queriam que um menino dissesse que fazia muitas pesquisas na Internet com o Magalhães. Aí eu não deixei porque era uma mentira. Nem o menino nem a sala de aula sequer têm Internet”, relata a professora.
Perante a polémica, o porta-voz do PS afirmou quarta-feira que o próprio secretário-geral, José Sócrates, já tinha enviado por escrito um pedido formal de desculpas aos pais “das crianças involuntariamente abrangidas” pela recolha de imagens.
Vitalino Canas admitiu que, apesar de todos os depoimentos das crianças terem sido “devidamente autorizados” pelos encarregados de educação, nem todos tinham “conhecimento ou a noção exacta do destino” do filme, o que diz ser “da responsabilidade directa da empresa contratada”.
Ao Expresso, o responsável da Bebop, firma a quem o PS encomendou a realização do vídeo, recusou fazer comentários, garantindo apenas não ter recebido, até ao momento, qualquer reclamação por parte de pais ou professores da escola.
Já o director regional de Educação do Alentejo, José Verdasca, rejeita responsabilidades nesta matéria, assegurando não ter feito nenhum contacto com a escola ou com a empresa de audiovisuais Bebop. De acordo com o responsável, a ideia inicial era recolher depoimentos de apenas dois irmãos, cuja família tinha sido informada do objectivo das filmagens.
“Sem se aperceber que o que tinha sido solicitado a essa família tinha outro fim, a escola estendeu o âmbito das filmagens”, afirma, adiantando que a direcção regional está a ponderar a instauração de um processo disciplinar ao conselho executivo do agrupamento.
Certo é que as explicações dadas até ao momento não satisfazem pais e professores. “Queremos saber quem foi o responsável por esta mentira”, exigem os encarregados de Educação. A professora Laura Cardinho resume: “Não nos chega um pedido de desculpas. Alguém errou e tem de ser responsabilizado por isso”.
Maio 1, 2009 at 12:05 am
Albino, where are you?
Maio 1, 2009 at 12:06 am
Que vergonha!
E agora o director regional quer instaurar proceso à direcção da escola?
Será que são eles os culpados ou a reponsabilidade cai sempre nos mais “fracos”?
Que isto sirva de lição: que nenhum CE permita filmagens nas suas escolas sem saber onde e como irão ser usadas!
Maio 1, 2009 at 12:08 am
Mentir?
Nem parece coisa do engenheiro e dos seus amigos!
😆
Maio 1, 2009 at 12:18 am
Acho que o nosso caro Fax está perdendo a noção dos limites.
De erro em erro caminha para o abismo.
Maio 1, 2009 at 12:20 am
Mentir? O fax até chora de emoção.
Maio 1, 2009 at 12:22 am
E depois o Vitalino é que pede desculpa em vez de.
Tipo ventriloquia.
Maio 1, 2009 at 12:24 am
Isto é vergonhoso!
O Sr. da Confap (que na melhor das estimativas representa 2% de pais e EE do país) não deve ter dito ainda nada porque aqueles pais e EE efectivamente não devem ser representados por tal Sr. Ou estarei enganado?
Maio 1, 2009 at 12:25 am
Que é que esperavam deste governo? A culpa é sempre dos professores. Ainda que não seja, passa a ser! É como naquela história infantil:
Se não foste tu, foi o teu pai!
Maio 1, 2009 at 12:26 am
Vitalino? De Vital ou de Canas?
Maio 1, 2009 at 12:28 am
#7,
Não fales no senhor Albano porque a Fátima pregou-lhe um susto, um destes dias.
Assunto que o tal pudor evita que se aflore no espaço blogosférico.
Maio 1, 2009 at 12:29 am
Então usam-se crianças e pede-se apenas desculpa? Mas que história é esta?
Maio 1, 2009 at 12:29 am
Agora com a clonagem, ainda vão criar novos modelos:
O VITALINO MOREIRA;
O VITAL CANALINO.
O CANAL MOREIRINO…
Maio 1, 2009 at 12:31 am
E o Verdasca?
Um nome daqueles não augura nada de bom!
Maio 1, 2009 at 12:32 am
#10
Ok. Só digo então kzm&#@±fw_design.but#.
Maio 1, 2009 at 12:33 am
#10, Paulo, conta-me do susto que a fátima pregou ao albano. 🙂
ELA é uma mulher do norte e o homem deve ter ficado entupido. 🙂
Maio 1, 2009 at 12:35 am
#15,
Depois…
Mas aprendi que ele falha compromissos marcados de véspera…
Maio 1, 2009 at 12:35 am
Os ascensores estão a abandonar o navio.
Maio 1, 2009 at 12:38 am
PostScriptum: com as devidas desculpas aos mais susceptíveis
-Peste Suína
-O triunfo dos PorcoS
-PaneleiroS
-PutaS
-PedófiloS
-PróxenetaS
-PideS
-PuzeteS
– (para continuar, quem quiser, que estou farto deles)
Maio 1, 2009 at 12:41 am
#16:
Entom num é cabalheiro, carago!
Maio 1, 2009 at 12:42 am
Mesmo que o objectivo fosse a recolha de depoimentos de apenas dois irmãos, não deixa de ser abusiva a utilização da sala de aula de uma escola pública.
Tenham pejo,recorram a um estúdio.
Maio 1, 2009 at 12:47 am
Vergonha é o que esta corja de mafiosos não têm…já roubam à descarada, já mentem à descarada,
Maio 1, 2009 at 12:52 am
Agora apareceu esta noticia:
Charles Smith recebeu 80 mil euros por marcar reunião com Sócrates
http://aeiou.expresso.pt/charles-smith-recebeu-80-mil-euros-por-marcar-reuniao-com-socrates=f511910
Maio 1, 2009 at 1:05 am
Não se enervem demais, pior do que enganar as criançinhas é enganar um país inteiro…olhem a licenciatura passada num domingo à tarde. Já viram como tudo isto é magia…
Maio 1, 2009 at 1:08 am
E então os velhinhos, conseguem tirar um diploma mais rápido que o nosso primeiro…só dois anos e já está…é magia!
Maio 1, 2009 at 1:35 am
Pior ainda que isto foram os interrogatórios pidescos aos alunos no caso dos ovos para forçarem confissões falsas de pretensos envolvimentos de professores!
Foi você que pedium uma ditadura?
Maio 1, 2009 at 1:37 am
Ao fim de 4 anos de socratinismo, temos, infelizmente, de concluir:
OS CAMIONISTAS FORAM OS ÚNICOS QUE OS METERAM NA ORDEM!
Maio 1, 2009 at 1:40 am
Então desapareceu a escritura notarial da casa de uma senhora mãe?
Maio 1, 2009 at 1:50 am
O melhor é deixar o transístor ligado, para o Paulo de Carvalho poder cantar…
Maio 1, 2009 at 2:22 am
Nos Estados Unidos levavam com um processo em cima de alguns milhões de dólares. As colegas do 1º ciclo ganhariam a sua reforma antecipada. Por cá, nunca há “culpa moral” nem ela pode ser alvo de processo nos tribunais. Danos morais? Processo para cima deles! já!
Maio 1, 2009 at 8:08 am
Essa da escritura é no minimo estranha… Em todo o caso se a casa foi devidamente registada, a Conservatoria do Registo Predial tem que ter uma cópia…
(espero não estar a dar ideias aos que fazem desaparecer escrituras e outras coisas potencialmente incómodas…)
Maio 1, 2009 at 10:05 am
#25, toda a razão!
Maio 1, 2009 at 10:21 am
http://gataescondida.wordpress.com/2009/05/01/alucinacao-da-palavra-iii/
Maio 1, 2009 at 11:27 am
Em casos destes: peçam um fax aos tipinhos a dizerem ao que vêm e para que querem as filmagens…não há nada como preto-no-branco: AINDA ACREDITAM QUE PODEM CONFIAR NESTA GENTE? depois quando há merd* quem se lixa é o mexilhão
“[…] A presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, Ana Paula Travassos, explicou ontem ao PÚBLICO que foi contactada telefonicamente pela equipa de apoio às escolas em Portalegre e pelos próprios serviços centrais do ME informando-a de umas filmagens que iriam ser realizadas no âmbito do projecto e-escolinhas. O objectivo do ministério era perceber o impacto que o computador Magalhães estava a ter em termos pedagógicos e como estava a ser utilizado pelos alunos.
“Nada mais me foi dito”, garante a presidente do agrupamento a que pertence a escola do primeiro ciclo frequentada pelos alunos filmados. E completa: “Foi com base nesta informação que pedimos autorização aos pais para a realização das filmagens. Nunca imaginámos a utilização posterior das imagens”.
O coordenador da área educativa de Portalegre até acompanhou as gravações, tendo a empresa produtora dado a informação que trabalhava para o ministério, acrescenta Ana Paula Travassos. A professora sente-se revoltada e diz que ainda está à espera de um pedido de desculpa. “O pedido enviado pelo secretário-geral do PS dirige-se aos pais das crianças e a uma professora que estava na sala”, precisa. […]”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377886&idCanal=58
Maio 1, 2009 at 11:35 am
#32
Se a chamada tiver sido feita por telemóvel, está gravada e a polícia pode recuperá-la para investigação de responsabilidades no âmbito de um processo judicial, desde que seja autorizada por um juiz. É necessário apresentar queixa.
Maio 1, 2009 at 11:44 am
#26:
Pedro, a pobre senhora não tem culpa de nada. E os notários e advogados são todos gente honesta.
Vai-se a ver foi algum professorzeco que roubou o documento…
Maio 1, 2009 at 12:06 pm
outra história de despudor, ou seja, + do mesmo.
o despudor continuado criou tal habituação q o encolher de ombros se foi substituíndo à indignação.
triste país 😦
Maio 1, 2009 at 12:08 pm
Maio 1, 2009 at 4:41 pm
Já agora o que dizer a isto?
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=133610&tab=community