Atenção, caro Titular.
Eu tive um Professor, Titular certamente antes de o ser, que se dedicou a tal tema.
Precisamos de um coelho mais virgem que esse.
Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:
— Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:
— Vejo milhares e milhares de estrelas.
Holmes, então, pergunta:
— E o que isso significa?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias, e, potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia.
Correcto?
Holmes fica um minuto em silêncio e diz:
— Fdssss… Watson, não vês que nos gamaram a put@ da tenda?!!…
Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos.
Doutor Guinote… Um dia chegará ao parlamento e demonstrará por números e estatísticas da OCDE aquilo que hoje lhe digo. Creia na providência, Um dia a maria provará a virgindade de Maria…
E… Quem sabe…
Questões teológicas à parte, amanhã lá verei como decorre a nossa consulta. Também fala-se logo de consulta, o que parece dar um ar de alguém que pode estar doente. dado não ser o caso, o melhor é desde logo desambiguar o conceito e pronto. Mas espero não ser convidado a sair do consultório. Nunca se sabe.
Parece-me mesmo que falta é tirar uma cartola do coelho. Sei lá… a maria tem uma irmã gémea. E essa é que nos anda a lixar com um f muita grande. Nunca se sabe é qual é que vai ao Parlamento.
Eu também vou amanhã à consulta. Mas aqui pelos meus lados não é hábito mandar ninguém embora da reunião. Queremos é que venham muitos, o que nem sempre se consegue…
Assim o farei, Respeitanto o Vosso sapiente conselho. Mas como refere o António Duarte em #10, as consultas, para os meus lados têm sido respeitosas, e até têm surtido algum efeito. Em parte porque temos dois excelentes delegados sindicais da escola, sem esquecer os restantes colegas.
Não anda nada Maria. A consulta pode não deixar ninguém muito animado. E aqui é que o Paulo se enganou (desculpa Paulo). Aliás, por isso é que o pessoal não vai à consulta.
Professores disponíveis 24h/dia, ao longo de 7dias/semana serão automaticamente classificados com excelente e não entram nas cotas, que continuam livres para os outros.
com mais: se lamber diariamente… chegará a titular de excelência com nomeação definitiva em quadro de vínculo à função pública com base na figura de destacamento para corpo de segurança interna.
As pessoas não vão à missa para se animarem, mas sim para manterem a sua fé ou, eventualmente, cumprirem um ritual que já não faz muito sentido para elas.
Estas consultas são em tudo semelhantes.
Os sermões dos aparatchik visam preservar a unidade da Igreja Sindical e, para tal, a liturgia deve manter, na sua essência, uma relação velada com uma certa ordem superior, transcendental.
Se existem uns Sacerdotes mais simpáticos e outros mais distantes, isso não altera em nada o fundamento da lógica sindical: atrelar a vontade do rebanho aos desígnios da Nomenklatura, revertendo toda a acção no reforço do sistema de dominação e exploração.
O Coelho da Mota-Engil e o Sapo da FENPROF não são assim tão diferentes. Um pretende comandar as obras públicas, o outro esforça-se por dirigir as escolas públicas.
Tudo dentro da mesma lógica de colonização do Estado em seu proveito próprio.
Eu Acho Que A Consulta Não Está A Deixar Ninguém Muito Animado
Dupla negação? A voz corrente diz que se trata de uma forma de reforçar a negação: Porém, trata-se, na realidade de uma afirmação: as negações cancelam-se aos pares. Se numa oração existe um número ímpar de negações, trata-se de uma afirmação; caso contrário, é realmente uma negação: Eu Acho Que A Consulta Está A Deixar Álguém Muito Animado.
PIM
Bom dia sr. Guinote e “sus muchachos”. Ontem viu-se atrapalhado. Pelo que vi nos vários post, ficou msmo atrapalhado. E depois…não reagiu muito bem. Já percebi (há muito tempo) que não convive muito bem com a crítica. Estalou o verniz. Passamos a ter uma disputa entre o bloguer Guinote e os sindicatos. Promete a luta.
Maria de Lurdes Rodrigues comparava, ontem, a escola a uma fábrica de automóveis, neste caso, de “Jaguares”.
Dizia ela, a propósito do aumento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da hipótese de vir a baixar a qualidade do ensino, que já se produziam bons carros na Jaguar, e não era por terem de produzir mais alguns que a qualidade iria baixar.
Esta analogia revela a patologia mental dos nossos governantes, neste caso em relação à educação:
Uma fábrica de máquinas, programada para produzir de acordo com o plano de engenharia desenhado e especificado pelo Conselho de Administração.
Tal como na decadente e extinta União Soviética, não interessa se os “Jaguares” têm motor de Fiat 500 ou se gripam o motor ao fim de 100 Km.
O que interessa é cumprir metas, preencher estatísticas e anunciar vitórias retumbantes, com pompa e circunstância.
Ao bom estilo dos planos quinquenais estalinistas, na tradição mais nobre de subserviência ao Estado despótico e castrador.
Cá estaremos em 2014 para apanhar os paus e atear as fogueiras…
A consulta foi estranha…os sindicatos não fazem a mínima ideia do que fazer. Perderam tempo (propositadamente) pensando que a contestação abrandaria…Não abrandou e agora não querem perder os professores. A consulta só serviu para dizer ” nós estamos aqui. Digam lá o que querem que a malta faz…pois, mas isso é capaz de não ter muita adesão…ahhh, isso não sei se levará a algum lado…pois, humm, sim, é uma possibilidade……”. Acabou a consulta e ficou tudo na mesma ou pior. Não ouvi um único incentivo à luta a valer, à resistência até ao fim. Os professores baixaram os braços e estão prontos para o sacrifício final.
Tenho ido a todas as reuniões, excepto desta vez.
O exemplo que tenho tido com o(s) sindicalista(s) conhecidos não tem sido o melhor. Uma coisa é dizer façam e outra é ver fazer. Chega!
Já que estamos numa de religião, eu diria que o trio está a subir o calvário…não tarda vem a crucificação. Podem ressuscitar ou não. Acredito que a tumba não se abrirá para eles… até porque, nesta estória os cristos somos nós.
No meu agrupamento fomos hoje à consulta. Correu bem, sala composta, embora pudesse ter ido mais gente.
A manifestação nacional parece relativamente consensual. Já em relação a greves…
Mas devo também dizer que o dirigente do SPRC (Fenprof) que esteve presente não condicionou ninguém. Fez até questão de não divulgar as propostas que foram feitas noutras reuniões sem primeiro ouvir aquelas que os presentes teriam para fazer.
Tem havido relatos de várias escolas a aprovar greves de uma semana ou às avaliações, para além da manif… parece que há ainda disponibilidade para a luta! É preciso é puxar pelo pessoal, acordar a malta outra vez!
Ana,
Acredita que há muitas escolas a aprovar as greves. E curiosamente começa a ganhar terreno a greve às avaliações. Se tudo isto corresse em clima de total abertura acho que teríamos todos uma grande surpresa ainda! Os professores sabem que ainda não ganhámos nada e que para ganhar temos de ser mais duros na luta! Quem diz o contrário só o diz porque lhe interessa a luta arrefecida!
#52: É preciso informar e divulgar. Não podemos ficar todos pelos processos de intenção e pelas teorias da conspiração.
#54: Greve e algo mais. Provavelmente a manif+greve para o pessoal ir à manif. Eu acho que se justificava uma greve prolongada, mas houve muita gente a encolher-se. Também se discutiu a greve a um ou dois tempos, mas isso levantou muita resistência, compreensível, entre os colegas do 1º ciclo e pré-escolar. Eles não podem simplesmente abandonar as crianças…
#55: Conheço mal a realidade aí pelas bandas da Grande Lisboa, mas creio que há algumas diferenças, quanto ao modo de actuação, entre o SPGL e o SPRC. Embora estes últimos tenham a fama de sectaristas, às vezes as aparências enganam…
Decisão dos Professores da Escola Secundária D. João V
“Caros Colegas
Os Professores da Escola Secundária D. João V, na Damaia, Amadora, em reunião sindical ontem à tarde aprovaram a seguinte proposta:
Greve às reuniões de Conselho de Turma de avaliação no terceiro período nos anos em que há exames: 9º, 11º e 12º anos, rotativamente, apenas com um professor de cada vez.
Aprovou-se igualmente a proposta de criação de um fundo de greve para diluir os prejuízos em vez de penalizar só alguns professores.
Esta proposta será dada a conhecer à direcção do SPGL e ficamos a aguardar pelos resultados da auscultação da vontade dos professores a nível nacional.
Ah, no final da reunião também ficou a sugestão do eventual “coelho da cartola”… Mas como por aqui anda tudo a fazer caixinha e os espiões “andem aí”, eu também não vou dizer.
Na minha decidimos, por maioria, fazer a greve e ir à manifestação.
António Duarte
No 1º ciclo e pré-escolar pode-se fazer greve por tempos desde que seja no início da manhã das 9h às 11h). Até acho que teria mais visibilidade do que 2 dias.
A proposta que submeti na minha escola foi aprovada por unanimidade:
– Greve de uma semana por tempos, podendo cada professor decidir a quais faria greve (seguidos, interpolados, primeiro da manhã e último da tarde de um dia, todos os dias um tempo ou dois ou três, todos de manhã de um dia, todos de tarde do seguinte, etc);
– Aceitação de TODAS as reinvidicações por parte do governo;
– Em caso negativo, greve por tempo inderteminado nos mesmos moldes.
Na minha escola estiveram na reunião 3 docentes a ouvirem o delegado sindical mais inapto e burro que se possa imaginar. Quando fui à sala de professores conversavam sobre o quanto a crise económica actual seria uma cabala montada pelo governo para justificar medidas políticas. Está tudo dito…
Coelhos não arranjo mas …
???
Já pensaram em possibilitar aos pais o direito a ouvir em directo uma aula, comodamente sentados em casa? Já que querem colocar um chip nos cartões dos alunos para os pais poderem ter um controlo sobre os seus educandos, não vejo mal algum os pais possam ouvir as aulas dos filhos a partir de casa.
Pior será os filhos estarem em casa a assistirem à pouca-vergonha dos chat `s de teletexto da TVI e da SIC com os pais fora de casa …
Bem, alguém que se disponibilize um espaço na Net e haja voluntários para levar um microfone para dentro da sala de aula. Que tal começar com alunos do terceiro ciclo ou dos cursos cef `s?
Um comentário de alguém muito zangado: Os professores que entregaram os OI merecem como prémio a vitória do sr socrates, com maioria absoluta. O pior é que são todos a pagar. Mas lá que mereciam…
” Sócrates amigo,
a TVI está contigo!”
A propósito da entrega da Declaração de Rendimentos de Sócrates ( tinha-se esquecido) de 1999 até 2001!
Pelo que foi dito, esta situação foi reportada pela TVI … e o nosso Primeiro já tratou do assunto!
só um “apartizinho” deste burro…
quem está na reunião é obrigado a deixar as classificacoes … e elas fazem-se sucessivamente …
(figura do Director tudo pode)
até pode deixar as classificacoes em envelope fechado …
nao pode recusar…
foi só um apartezinho deste burro de tantas jornadas
Não …meu caro eu nunca nem os outros que fizeram isso …e que tal limpar o sebo o ministra …com ovos…?
Porém eu não acredito-e já o disse aqui- que nada aconteça..os portugueses governados por uma bicha ..são eles próprios bichas…gritam falam ..arrancam cabelos..mas no fim calam-se…
Eu proponho o seguinte passem toda a genter mas toda a gente mesmo…100 por cento de aprovações…esTes tipos não pretendem estatísticas..? POIS VAMOS DAR-LHE AS ESTATÍSTICAS QUE ELES QUEREM..AJAVARDAR…DO CAOS NASCE A ORDEM…
vEJAM OS FRANCESES , OS GREGOS , OS ESPANHOIS..ESSES NÃO SÃO EUNUCOS NEM SÃO GOVERNADOS POR EUNUCOS…
Abril 24, 2009 at 12:04 am
Provar a Virgindade de Maria… Um dia chegará ao parlamento e prová-lo-á, dizendo:
Foi para isto que me guardei toda a vida…
Abril 24, 2009 at 12:06 am
Atenção, caro Titular.
Eu tive um Professor, Titular certamente antes de o ser, que se dedicou a tal tema.
Precisamos de um coelho mais virgem que esse.
Abril 24, 2009 at 12:14 am
Sherlock Holmes e Watson vão acampar.
Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:
— Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:
— Vejo milhares e milhares de estrelas.
Holmes, então, pergunta:
— E o que isso significa?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias, e, potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia.
Correcto?
Holmes fica um minuto em silêncio e diz:
— Fdssss… Watson, não vês que nos gamaram a put@ da tenda?!!…
Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos.
Abril 24, 2009 at 12:15 am
Doutor Guinote… Um dia chegará ao parlamento e demonstrará por números e estatísticas da OCDE aquilo que hoje lhe digo. Creia na providência, Um dia a maria provará a virgindade de Maria…
E… Quem sabe…
Abril 24, 2009 at 12:17 am
Questões teológicas à parte, amanhã lá verei como decorre a nossa consulta. Também fala-se logo de consulta, o que parece dar um ar de alguém que pode estar doente. dado não ser o caso, o melhor é desde logo desambiguar o conceito e pronto. Mas espero não ser convidado a sair do consultório. Nunca se sabe.
Abril 24, 2009 at 12:20 am
#5 Pelo sim, pelo não; leve duas cabeças de alho no bolso, um terço benzido e uma cruz…
Abril 24, 2009 at 12:22 am
Em verdade se diga que aqui o Umbigo, por estes dias, não tem ajudado à festa.
Abril 24, 2009 at 12:24 am
Parece-me mesmo que falta é tirar uma cartola do coelho. Sei lá… a maria tem uma irmã gémea. E essa é que nos anda a lixar com um f muita grande. Nunca se sabe é qual é que vai ao Parlamento.
Abril 24, 2009 at 12:25 am
Falta tirar um coelho?
E eu a pensar que faltava tirar um governo…
Abril 24, 2009 at 12:26 am
Eu também vou amanhã à consulta. Mas aqui pelos meus lados não é hábito mandar ninguém embora da reunião. Queremos é que venham muitos, o que nem sempre se consegue…
Abril 24, 2009 at 12:26 am
#8 motta já leu ‘O Visconde Cortado ao Meio, de Italo Calvino?
Se não leu, leia.
Abril 24, 2009 at 12:28 am
#4:
Essa tirada é muito profunda.
É nestas coisas que se vê que o pensamento titular tem outro alcance…
Abril 24, 2009 at 12:30 am
# 12 Nós estamos conscientes disso…
Abril 24, 2009 at 12:31 am
Vou repousar.
Abril 24, 2009 at 12:32 am
#11
Por acaso até que li. E?
Abril 24, 2009 at 12:34 am
#15:
Não perturbe o repouso do dr. titular!
Abril 24, 2009 at 12:37 am
“Se numa noite de Inverno um viajante”…
Chamaram o Italo Calvino, agora fiquei meditabundo.
Abril 24, 2009 at 12:40 am
Isto anda mesmo mau por estes lados….
😉
Abril 24, 2009 at 12:41 am
Falta tirar um coelho da cartola.
Abril 24, 2009 at 12:41 am
#6 Caro Titular,
Assim o farei, Respeitanto o Vosso sapiente conselho. Mas como refere o António Duarte em #10, as consultas, para os meus lados têm sido respeitosas, e até têm surtido algum efeito. Em parte porque temos dois excelentes delegados sindicais da escola, sem esquecer os restantes colegas.
Aceite meus os Respeitosos cumprimentos.
Abril 24, 2009 at 12:43 am
#20 Digo, “na escola” em vez de “da escola”
Boa noite!
Abril 24, 2009 at 12:43 am
Não anda nada Maria. A consulta pode não deixar ninguém muito animado. E aqui é que o Paulo se enganou (desculpa Paulo). Aliás, por isso é que o pessoal não vai à consulta.
Abril 24, 2009 at 12:43 am
Paulo, o coelho vai sair da cartola!
Abril 24, 2009 at 12:45 am
Desconvocação das greves regionais agendadas … para “renegociar o ECD”…
… e …
Coelho.
Abril 24, 2009 at 12:50 am
E então é coelho à caçador, ou vale a pena esperar para ver?
Abril 24, 2009 at 1:04 am
Professores disponíveis 24h/dia, ao longo de 7dias/semana serão automaticamente classificados com excelente e não entram nas cotas, que continuam livres para os outros.
Abril 24, 2009 at 1:07 am
ou então:
quem beijar a cruz de socrat pode, se mais, chegar a titular
Abril 24, 2009 at 1:07 am
…, sem mais,…
Abril 24, 2009 at 1:11 am
com mais: se lamber diariamente… chegará a titular de excelência com nomeação definitiva em quadro de vínculo à função pública com base na figura de destacamento para corpo de segurança interna.
Abril 24, 2009 at 1:14 am
Já sei! Já sei!
O que está dentro da dita cartola!
Não era esta a resposta?
Não?
Bolas!
Abril 24, 2009 at 1:24 am
Bem, não há música?!
E eu que nem gosto de coelhos ( e a Páscoa aqui tão perto!)…
Abril 24, 2009 at 2:30 am
Humm, hoje tenho que ver o jornal da TVI.
Abril 24, 2009 at 2:33 am
Eu diria que será preciso mais que um coelho para conseguir mobilizar novamente o pessoal.
Abril 24, 2009 at 8:41 am
As pessoas não vão à missa para se animarem, mas sim para manterem a sua fé ou, eventualmente, cumprirem um ritual que já não faz muito sentido para elas.
Estas consultas são em tudo semelhantes.
Os sermões dos aparatchik visam preservar a unidade da Igreja Sindical e, para tal, a liturgia deve manter, na sua essência, uma relação velada com uma certa ordem superior, transcendental.
Se existem uns Sacerdotes mais simpáticos e outros mais distantes, isso não altera em nada o fundamento da lógica sindical: atrelar a vontade do rebanho aos desígnios da Nomenklatura, revertendo toda a acção no reforço do sistema de dominação e exploração.
O Coelho da Mota-Engil e o Sapo da FENPROF não são assim tão diferentes. Um pretende comandar as obras públicas, o outro esforça-se por dirigir as escolas públicas.
Tudo dentro da mesma lógica de colonização do Estado em seu proveito próprio.
Abril 24, 2009 at 9:48 am
#34:
Discordo. O sapo da Fenprof é o pior de todos.
Abril 24, 2009 at 10:06 am
Eu Acho Que A Consulta Não Está A Deixar Ninguém Muito Animado
Dupla negação? A voz corrente diz que se trata de uma forma de reforçar a negação: Porém, trata-se, na realidade de uma afirmação: as negações cancelam-se aos pares. Se numa oração existe um número ímpar de negações, trata-se de uma afirmação; caso contrário, é realmente uma negação:
Eu Acho Que A Consulta Está A Deixar Álguém Muito Animado.
PIM
Abril 24, 2009 at 10:07 am
Deu-me uma ataque de
virgulitedois-pontite 🙂Bom dia a todos e boa disposção.
Abril 24, 2009 at 10:15 am
Recomendo-vos a leitura deste texto e depois digam-me se não tenho razão…
http://porquemedizem.blogspot.com/2009/04/um-falso-problema.html#links
Abril 24, 2009 at 10:30 am
Bom dia sr. Guinote e “sus muchachos”. Ontem viu-se atrapalhado. Pelo que vi nos vários post, ficou msmo atrapalhado. E depois…não reagiu muito bem. Já percebi (há muito tempo) que não convive muito bem com a crítica. Estalou o verniz. Passamos a ter uma disputa entre o bloguer Guinote e os sindicatos. Promete a luta.
Abril 24, 2009 at 10:41 am
Bom dia.
China:
http://gataescondida.wordpress.com/2009/04/24/o-corpo/
Abril 24, 2009 at 10:49 am
Maria de Lurdes Rodrigues comparava, ontem, a escola a uma fábrica de automóveis, neste caso, de “Jaguares”.
Dizia ela, a propósito do aumento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da hipótese de vir a baixar a qualidade do ensino, que já se produziam bons carros na Jaguar, e não era por terem de produzir mais alguns que a qualidade iria baixar.
Esta analogia revela a patologia mental dos nossos governantes, neste caso em relação à educação:
Uma fábrica de máquinas, programada para produzir de acordo com o plano de engenharia desenhado e especificado pelo Conselho de Administração.
Tal como na decadente e extinta União Soviética, não interessa se os “Jaguares” têm motor de Fiat 500 ou se gripam o motor ao fim de 100 Km.
O que interessa é cumprir metas, preencher estatísticas e anunciar vitórias retumbantes, com pompa e circunstância.
Ao bom estilo dos planos quinquenais estalinistas, na tradição mais nobre de subserviência ao Estado despótico e castrador.
Cá estaremos em 2014 para apanhar os paus e atear as fogueiras…
Abril 24, 2009 at 11:16 am
Afinal aquilo que não era para ser “confundido” deixou de o ser, e a Manif de 16 de Maio já o era…
Mário Nogueira demonstra mais uma vez o seu estilo, com um flic-flac à direita e uma pirueta estalinista para a frente.
Ou como diz o incorrupto Eanes, os portugueses têm aquilo que merecem.
Abril 24, 2009 at 11:30 am
Onde está a cartol…, perdão, o COELHO?
Abril 24, 2009 at 11:38 am
Bom dia!
Gal Costa – Mamãe, coragem
Abril 24, 2009 at 1:00 pm
A consulta foi estranha…os sindicatos não fazem a mínima ideia do que fazer. Perderam tempo (propositadamente) pensando que a contestação abrandaria…Não abrandou e agora não querem perder os professores. A consulta só serviu para dizer ” nós estamos aqui. Digam lá o que querem que a malta faz…pois, mas isso é capaz de não ter muita adesão…ahhh, isso não sei se levará a algum lado…pois, humm, sim, é uma possibilidade……”. Acabou a consulta e ficou tudo na mesma ou pior. Não ouvi um único incentivo à luta a valer, à resistência até ao fim. Os professores baixaram os braços e estão prontos para o sacrifício final.
Abril 24, 2009 at 1:18 pm
Tenho ido a todas as reuniões, excepto desta vez.
O exemplo que tenho tido com o(s) sindicalista(s) conhecidos não tem sido o melhor. Uma coisa é dizer façam e outra é ver fazer. Chega!
Abril 24, 2009 at 1:31 pm
Agora pergunto: Vamos ficar parados a ver o trio passar e gozar connosco?
Abril 24, 2009 at 1:58 pm
#47
No way!!!!Vamos para tribunal, porque contra factos não há argumentos. Temos razão, vamos até ao fim.
Abril 24, 2009 at 2:29 pm
#36, em Português existe a “dupla negação”. 🙂
Eu não quero nada disso.
Eu não tenho nenhum medo. :))
Abril 24, 2009 at 2:32 pm
47
Já que estamos numa de religião, eu diria que o trio está a subir o calvário…não tarda vem a crucificação. Podem ressuscitar ou não. Acredito que a tumba não se abrirá para eles… até porque, nesta estória os cristos somos nós.
Abril 24, 2009 at 2:48 pm
No meu agrupamento fomos hoje à consulta. Correu bem, sala composta, embora pudesse ter ido mais gente.
A manifestação nacional parece relativamente consensual. Já em relação a greves…
Mas devo também dizer que o dirigente do SPRC (Fenprof) que esteve presente não condicionou ninguém. Fez até questão de não divulgar as propostas que foram feitas noutras reuniões sem primeiro ouvir aquelas que os presentes teriam para fazer.
Abril 24, 2009 at 3:01 pm
O António Duarte dava um bom repórter.
Decerto que ninguém lhe moveria um processo, a não ser por excesso de indulgência…
Abril 24, 2009 at 3:05 pm
Tem havido relatos de várias escolas a aprovar greves de uma semana ou às avaliações, para além da manif… parece que há ainda disponibilidade para a luta! É preciso é puxar pelo pessoal, acordar a malta outra vez!
Abril 24, 2009 at 3:05 pm
O António Duarte não disse foi o que é se se decidiu no final das contas. Só a manif? Ou a manif com algo mais?
Abril 24, 2009 at 3:06 pm
#51,
Aporenderam ao longo da semana…
Abril 24, 2009 at 3:17 pm
Na minha aprovámos a amanifaetação e greve às avaliações.
Seria importante irmos partilhando, nunca se sabe como vai ser feita a análise de todas as propostas…
Abril 24, 2009 at 3:17 pm
…a manifestação…
Abril 24, 2009 at 3:23 pm
Metade da manif vai de luto (tristeza porque ainda lá estão);
A outra metade vai vestida de primavera e a cantar (porque estão quase no fim).
Quem quiser canta, quem quiser chora. O grupo de cantadeiros e bailarinos encima a manif. Os de luto vão no fim.
Estou a ler, devagar, um bom livro:”A educação do meu…”. Está saboroso e anima.
Abril 24, 2009 at 3:25 pm
#55 Guinote,
Ora essa é que é essa!!!
Ana,
Acredita que há muitas escolas a aprovar as greves. E curiosamente começa a ganhar terreno a greve às avaliações. Se tudo isto corresse em clima de total abertura acho que teríamos todos uma grande surpresa ainda! Os professores sabem que ainda não ganhámos nada e que para ganhar temos de ser mais duros na luta! Quem diz o contrário só o diz porque lhe interessa a luta arrefecida!
Abril 24, 2009 at 3:25 pm
#52: É preciso informar e divulgar. Não podemos ficar todos pelos processos de intenção e pelas teorias da conspiração.
#54: Greve e algo mais. Provavelmente a manif+greve para o pessoal ir à manif. Eu acho que se justificava uma greve prolongada, mas houve muita gente a encolher-se. Também se discutiu a greve a um ou dois tempos, mas isso levantou muita resistência, compreensível, entre os colegas do 1º ciclo e pré-escolar. Eles não podem simplesmente abandonar as crianças…
#55: Conheço mal a realidade aí pelas bandas da Grande Lisboa, mas creio que há algumas diferenças, quanto ao modo de actuação, entre o SPGL e o SPRC. Embora estes últimos tenham a fama de sectaristas, às vezes as aparências enganam…
Abril 24, 2009 at 3:37 pm
Decisão dos Professores da Escola Secundária D. João V
“Caros Colegas
Os Professores da Escola Secundária D. João V, na Damaia, Amadora, em reunião sindical ontem à tarde aprovaram a seguinte proposta:
Greve às reuniões de Conselho de Turma de avaliação no terceiro período nos anos em que há exames: 9º, 11º e 12º anos, rotativamente, apenas com um professor de cada vez.
Aprovou-se igualmente a proposta de criação de um fundo de greve para diluir os prejuízos em vez de penalizar só alguns professores.
Esta proposta será dada a conhecer à direcção do SPGL e ficamos a aguardar pelos resultados da auscultação da vontade dos professores a nível nacional.
Abraços.”
(em http://franciscotrindade.blogspot.com/2009/04/decisao-dos-professores-da-escola.html#links)
Abril 24, 2009 at 4:27 pm
Ah, no final da reunião também ficou a sugestão do eventual “coelho da cartola”… Mas como por aqui anda tudo a fazer caixinha e os espiões “andem aí”, eu também não vou dizer.
Abril 24, 2009 at 4:54 pm
Na minha decidimos, por maioria, fazer a greve e ir à manifestação.
António Duarte
No 1º ciclo e pré-escolar pode-se fazer greve por tempos desde que seja no início da manhã das 9h às 11h). Até acho que teria mais visibilidade do que 2 dias.
Alinho em qualquer uma.
Abril 24, 2009 at 5:19 pm
A proposta que submeti na minha escola foi aprovada por unanimidade:
– Greve de uma semana por tempos, podendo cada professor decidir a quais faria greve (seguidos, interpolados, primeiro da manhã e último da tarde de um dia, todos os dias um tempo ou dois ou três, todos de manhã de um dia, todos de tarde do seguinte, etc);
– Aceitação de TODAS as reinvidicações por parte do governo;
– Em caso negativo, greve por tempo inderteminado nos mesmos moldes.
PIM!
Abril 24, 2009 at 5:20 pm
indeterminado
Abril 24, 2009 at 5:23 pm
Em paralelo, fazer emergir o coelho, nome de código: missão tesla-391-me.
Abril 24, 2009 at 5:44 pm
Maria Vinagre, quanto lhe paga o sindicato?
Abril 24, 2009 at 6:13 pm
Na minha escola estiveram na reunião 3 docentes a ouvirem o delegado sindical mais inapto e burro que se possa imaginar. Quando fui à sala de professores conversavam sobre o quanto a crise económica actual seria uma cabala montada pelo governo para justificar medidas políticas. Está tudo dito…
Abril 24, 2009 at 6:43 pm
Coelhos não arranjo mas …
???
Já pensaram em possibilitar aos pais o direito a ouvir em directo uma aula, comodamente sentados em casa? Já que querem colocar um chip nos cartões dos alunos para os pais poderem ter um controlo sobre os seus educandos, não vejo mal algum os pais possam ouvir as aulas dos filhos a partir de casa.
Pior será os filhos estarem em casa a assistirem à pouca-vergonha dos chat `s de teletexto da TVI e da SIC com os pais fora de casa …
Bem, alguém que se disponibilize um espaço na Net e haja voluntários para levar um microfone para dentro da sala de aula. Que tal começar com alunos do terceiro ciclo ou dos cursos cef `s?
Abril 24, 2009 at 7:37 pm
Este ano lectivo, ainda não avistei um dirigente sindical na minha escola.
Pensei que seria desta vez! Não foi!
Mas ouvi dizer que os há.
Abril 24, 2009 at 8:00 pm
Um comentário de alguém muito zangado: Os professores que entregaram os OI merecem como prémio a vitória do sr socrates, com maioria absoluta. O pior é que são todos a pagar. Mas lá que mereciam…
Abril 24, 2009 at 8:24 pm
TVI /( Manuela Moura Guedes):
” Sócrates amigo,
a TVI está contigo!”
A propósito da entrega da Declaração de Rendimentos de Sócrates ( tinha-se esquecido) de 1999 até 2001!
Pelo que foi dito, esta situação foi reportada pela TVI … e o nosso Primeiro já tratou do assunto!
Abril 24, 2009 at 8:50 pm
Gostaria que me explicassem como se eu fosse muito burro como se faz uma greve ás avaliações?
Abril 24, 2009 at 8:52 pm
Meu caro eu já a fiz em 1989..faltam 2 ou 3 professores ao conselho de turma…rotativamente….
Abril 24, 2009 at 8:54 pm
“Gostaria que me explicassem como se eu fosse muito burro”…
Não dá.
Só com desenhos!
Abril 24, 2009 at 8:56 pm
““Gostaria que me explicassem como se eu fosse muito burro”…
Escusava de escrever “como se eu fosse”…
Abril 24, 2009 at 9:09 pm
só um “apartizinho” deste burro…
quem está na reunião é obrigado a deixar as classificacoes … e elas fazem-se sucessivamente …
(figura do Director tudo pode)
até pode deixar as classificacoes em envelope fechado …
nao pode recusar…
foi só um apartezinho deste burro de tantas jornadas
Abril 24, 2009 at 9:10 pm
ACORDEM e deixem-se de medidas demagógicas
Abril 24, 2009 at 9:29 pm
Não …meu caro eu nunca nem os outros que fizeram isso …e que tal limpar o sebo o ministra …com ovos…?
Porém eu não acredito-e já o disse aqui- que nada aconteça..os portugueses governados por uma bicha ..são eles próprios bichas…gritam falam ..arrancam cabelos..mas no fim calam-se…
Eu proponho o seguinte passem toda a genter mas toda a gente mesmo…100 por cento de aprovações…esTes tipos não pretendem estatísticas..? POIS VAMOS DAR-LHE AS ESTATÍSTICAS QUE ELES QUEREM..AJAVARDAR…DO CAOS NASCE A ORDEM…
vEJAM OS FRANCESES , OS GREGOS , OS ESPANHOIS..ESSES NÃO SÃO EUNUCOS NEM SÃO GOVERNADOS POR EUNUCOS…
Abril 25, 2009 at 1:45 am
#77,
É evidente que isso iria acontecer.
Como já aconteceu no passado.
Abril 25, 2009 at 3:35 pm
#67, Francisco Santos,
Perguntou quanto é que eu PAGO para o sindicato? Eu digo-lhe:
26.62€, mensalmente, ou seja, 1% do meu vencimento ilíquido.
Abril 26, 2009 at 1:13 am
[…] Eu Acho Que A Consulta Não Está A Deixar Ninguém Muito Animado Falta tirar um coelho da cartola. Qual? […]