E continuo a achar que o Sócrates é um gnomo! Tem mesmo orelhas à Mr. Spock e se fosse a ele despedia o seu assessor de imagem! O corte de cabelo acentua a penca e dá-lhe ar de pacóvio!… Ai! Será que me vai processar por difamação?
(A Ana Benavente poderá esclarecer porque será que a sua grande amiga (e assessora na secretaria de Estado para a s/reforma), Teodolinda Silveira (creio ser este o apelido) foi ou é vice do conselho de escolas sinístrico e a primeira «dirrectota» (igualmente) sinístrica!!!
Era (muito) interessante este esclarecimento, por parte dela!
Isto é espantoso…o que é que faz ali a Ana Benavente? Uma das maiores responsáveis de toda esta trapalhada sem valores em que a escola portuguesa se transformou. E ainda tem a distinta lata de dizer que agora está tudo burocratizado. E no tempo dela estava o quê???
Estarei eu louco ou obrigaram-me a comer muito queijo???
Quando vejo e oiço a “esquerda” a falar de professores…dá-me vómitos. Pois foi essa mesma esquerda que ideologicamente foi responsável pelo modelo de escola sem valores e sem autoridade. Foi a esquerda a grande responsável em se retirar a autoridade do professor…
A maior farsa de todas é esta esquerda caviar estar agora a falar dos professores quando durante anos e anos a fio emprenhou pelas novas pedagogias e pelas ciências a educação do costume.
Concordo com o anti-rousseau. Há muita gente responsável por erros da política de ensino, que agora se armam em comentadores de bancada isentos… Não há paciência para os ouvir.
No meio está a virtude anti-rosseau… O problema é que este governo está (re)criar modelos economicisto-salazarentos de gestão com o argumento de colocar na prateleira paradigmas educativos “light”.Sendo que na verdade, o modelo que tentam implementar apenas “vive” das aparências… No que toca a exigência de disciplina e rigor do conhecimento é “ultra-light”.
Esta gente destruiu o rigor e a exigência com anos e anos de erros e de regabofe. Agora queixam-se e “da pior forma” este governo diz querer esse rigor e exigência, mas tal como comentava no outro dia com um colega nosso, o conceito de autoridade para este governo acaba processualmente nos professores, ois para os alunos a treta continua a mesma ou piorou com as teorias das provas de recuperação que apagam faltas e etc…
Os mais desfavorecidos são despejados nos CEF, diz a Cecília, a ANQ tem bastante dinheiro mas a realidade é preocupante, é adiada a entrada no mercado de trabalho.
O alargamento da scolaridade até ao 12º ano só vai ter um resultado:
MEDIOCRATIZAR O CONHECIMENTO E AUMENTAR A INDISCIPLINA!
A realidade será esta: se hoje há alunos que não sabem ler nem escrever com o 9º ano de escolaridade, pararão agora para o 12º ano com a mesma característica.
O que o governo quer é que todos cheguem ao 12º ano mesmo sem ter conhecimentos nenhuns!!! E a indisciplina aumentará e será mais refinada e violênta!
Andamos a brincar ou quê?
A senhora que está a falar continua com o mesmo discurso: fala do que toda a gente já sabe! Até parece uma teórica das ciências da educação.
É só conversa!!!!!
Reb, agora está a falar dos tamanhos das turmas e do ensino individualizado.
A escola precisa de ter recursos e autonomia para que os alunos possam ter apoios diversificados.
O senhor “careca” diz que as turmas pequenas são turmas “sem dinâmica”! E depois fala em ensino individualizado…Isto é tudo farinha do mesmo saco!
Eehehehehehe…..vou-me embora!
Agora é o Paulo: tenho turmas de PCA e 80% do meu horário é passado no acompanhamento de alunos com défices cognitivos.
Essas situações já existem.
O problema é o aluno problemático que se integra nessas turmas.
Sobre o ensino profissional: completamente de acordo!
Estão transformados em cursos que encobrem o desemprego precoce e não há adequação da oferta da escola às condições da própria escola!
Temos formadores de cursos CEF/profissionais que não recebem slário desde Outubro (de 2008)! É insustentável! Os colegas já não têm dinheiro para se deslocarem para o trabalho. Onde pára o QREN e o POPH?
Maria vinagre, o QREN? Está numa qualquer gaveta, a unica coisa que assisti foi a uma apresentação pomposa por uns meninos do governo. O resto está moribundo.
A Cecília Honório falou no preofessorês e eduquês e a Ana Benavente disse qualquer coisa que não consegui perceber.
A leitura que fiz desta reacção é que ela tem consciência do rótulo… 🙂
Pois, mas por acaso, já que se fala dos curriculos…os curriculos actuais não foram criados no tempo da Dra Ana benavente? (corrijam-me se estiver errado)
Se bem me lembro o CFQ levou um chumbo redondo da SPQ. O de Matemática a mesma coisa… no entanto foram com eles para a frente…Foi no tempo de Ana Benavente que se acabou com as técnicas laboratoriais… ou não?
Falou de raspão naquela disciplina fenomenal… bem, não é bem disciplina! Área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Falou mas não disse tudo,estará com medo de um chelique da Benavente?
A Benavente devia estar inspirada e mocada quando inventou o nome deste bloco de aula de entretimento gratuito! Até a quiseram impigir aos PCA e PIEF com resultados etupendos 😛
O Manel do sindicato que é do BE utilizou o termo “GIGANOS”???? Ahhh
O Daniel Oliveira a estas horas deve estar a espumar! Uma vez este senhor no Eixo do Mal ficou todo exaltado porque se utilizava erradamente este termo. Vejam lá se se entendem ó “esquerdas caviar”!
Eeheeh….
Ó Ana Benavente, se acha que se deve ouvir quem está no terreno porque é que só acha isso agora?
Esta senhora fala como se sempre tivesse estado do “lado de fora”. Mas não foi SE da Educação? Não tem responsabilidades nenhumas no que se passa na escola?
Srª Ana Benavente, olhe que MLR diz que primeiro se avança com as mudanças e que as condições virão depois. Foi assim com as AEC: armazenam-se as crianças, dá-se-lhes mais do mesmo nos mesmos espaços e depois, um dia, será o paraíso…
Já agora deixe-me que lhe pergunte, Srª Ana Benavente: vai ou não votar PS nas próximas eleições?
Esta ideia de que há dois PS’s é um perfeito engodo.
A Ana Benavente é como todos os outros que por aí andam no poder: nunca são resposáveis por nada, mesmo quando tiveram responsabilidades e fizeram trampa!
Veja o exemplo do próprio Augusto Santos Silva…nunca foi ministro da educação????
Esta gente que nos governa ou anda na orla do poder partidário só me mete nojo, pois já nem consigo ter qualquer consideração ntelectual por esta gente.
Dá-lhe Paulo!
Ao longo do ano há diplomas estruturantes que vão sendo remendados.
(Sto Onofre?)
Lei com 2 artº seguidos que se contradizem
Mau planeamento, má execução. E com maioria absoluta!
Chegados aqui, da minha parte o balanço é muito positivo. Sejamos honestos, perante a teimosia socratina, perante o pessimismo de muitos, nunca antes tinha existido tal união na classe. Nunca antes se tinha constituído uma plataforma sindical. Nunca antes emergiram movimentos espontâneos de professores, fortes por isso mesmo, com o condão de colocarem os sindicatos na ordem, obrigando-os ao verdadeiro sindicalismo ao arrepio da agenda politica oculta.
O governo mais autoritário e fascizante depois do 25 Abril, teve uma resposta à altura dos professores, mais do que uma profissão um sacerdócio, um exemplo de cidadania. Alertamos cedo o pais para a estratégia terrorista deste governo, catalizamos a oposição. Contribuímos para desmascarar essa gente que tanto mal tem feito ao pais (neste aspecto não me alongo, pois todos conhecem as ideias aqui do sitio).
Tenho concordado com Guinote e continuo a achar que a via judicial é o melhor caminho. Essa gente tem cara de pau, riem-se das greves, desprezam Abril, governam para elites e monopoleos.
O articulado de leis produzidas tem muitos rabos de palha e ai é que é malhar forte e feio, providencias e processos em tribunal. Não devemos prejudicar as famílias, chega de esforços para a contenção do défice. Devemos também organizar uma grande manifestação nacional, um sinal de força carregada de humanismo, cidadania. Deve conter intervenções de todos, associações, professores anónimos, interpoladas por uma poesia, uma canção de intervenção, ressuscitando assim o espírito de Abril, convocando os saudosistas, convidando a população que passa dificuldades. Podem-se associar outros, enfermeiros, recibos verdes, desempregados, isso não nos tirará visibilidade.
Devemos apoiar-nos na estrutura dos sindicatos para a logística, devemos contribuir com 5 euros para o transporte. Contribuir… que ninguém fique de fora, e os sindicatos que não esperem surfar a onda e espezinhar outros para no fim apanharem as canas. Ninguém é ingénuo, juntos teremos a força necessária para mudar este estatuto kafkiano e uma avaliação importada do 3º mundo que bloqueia a escola.
Quem está cansado? até às eleições, malhar ou morrer.
Era a Ana Benavente quem disse o que eu ouvi no final deste debate? Precisa de tratamento rápido para Alzheimer! A pobrezinha perdeu a memória por completo!
o calibre da Ana Benavente pode ser avaliado por uma observação que fez há dias, numa entrevista na tv. Disse ela que agora que já estava reformada, já podia criticar as políticas do ministério (ou do governo ps em geral, não me recordo bem…) Não sei se ela pensou duas vezes no que disse. Mas o que disse foi muito sintomático.
#208 ele também disse isso, que lentamente a situação está a inverter-se em Cascais.
Qt a Oeiras, tens toda a razão, etnho experiência própria, a minha filha teve uma óptima primária na pública, mas já havia menos opções com qualidade para o 5ª e 6ª (no caso dela, felizmente fê-los numa delas)
É interessante o sindicalista reconhecer problemas nas escolas primárias, quando uma das fixações sindicais, o concurso nacional, é responsável pela enorme instabilidade docente (a maioria dos professores vem de longe), nas escolas primárias da grande Lisboa, numas zonas mais do que noutras.
A autarquia de Oeiras tinha/tem obra feita de excelente qualidade nas escolas do 1º ciclo – recursos físicos, equipamentos e recursos humanos. Há muitos anos. Apostou em serviços de qualidade para fixar no concelho a clase média e média alta da região de Lisboa.
Eu sou do Porto, mas tenho família em Oeiras. E eles estão satisfeitos com as escolas primárias dos filhos, salvo alguns problemas pontuais como a falta de auxiliares e as AEC modelo único.
Para uma escola primária funcionar bem são necessários algumas destas condições, se não todas pelo menos algumas:
– Pais exigentes na educação dos filhos.
– Um bom coordenador.
– Profissionalismo dos professores.
– Uma autarquia relativamente competente.
Acreditei sempre na vitória da razão.
Hoje, e com a ajuda da consulta sindical, tive a nítida sensação que já perdemos. Fiquei enjoada com a lata das intervenções de todos os que estão desde o início a cumprir todas as etapas desta avaliação ridícula. Falam, sugerem, criticam e depois portam-se como ovelhas num rebanho. Tive que morder a língua… mentira, ainda respondi torto a dois… não compreendo a falta de coragem e o medo desta gente.
Estou triste, desiludida e farta disto tudo. Como não sei o que me espera, limitei-me a perguntar a um dos representantes sindicais como é que funciona o apoio jurídico caso necessite (claro que vou precisar!). Se os umbiguistas avançarem com uma luta jurídica, podem contar comigo. Não existe mais nenhuma saída.
Sim, fui eu que perguntei, só que a madame Benavente pediu para ser ela a responder e não respondeu.
Deve ser da idade pelo que temos que lhe dar um desgosto.
Eu nunca mais a convidava para nada………..
Hum!, não vi. Mas deu para entender ter havido muitas figuras de estilo.
E isso é bom, só é necessário encontrar um nicho com fé de mercado em figuras de estilo; talvez se possa construir um mega-santuário para onde atirar a economia (vulgo relançar, no mais puro eduquês).
O que o Bloco quer é que se adore – mas eu não, não admito ser destituído de pensar.
De arrependidos está o inferno cheio. Daqui não vem grande mal a este mundo. O mal está em haver neste mundo uma Ana Benavente que quando desempenhou funções governativas na vigência do Partido Socialista (sim, Partido Socialista!) nada fez pelo ensino limitando-se em tentar defender os diplomas das ESE’s pondo-os em concorrência com as licenciaturas universitárias com destino ao ensino do 3.º ciclo básico. E isto num mercado de trabalho já saturado e com desemprego mais que evidente.
O seu raciocínio é tão simples e linear como isto: “Diminuindo-se a formação dos professores do 3.º ciclo do básico aumenta-se a qualidade desse nível de ensino”.
Alíás o seu acrisolado amor às ESE’s é uma espécie de tique que não perdeu. No debate de hoje, voltou a falar no amor da sua vida num contexto em que uma dada peça de roupa nada tem a ver uma desterminada região anatómica. Dêem-lhe uma nova pasta num novo governo, seja ele da mesma cor política ou de qualquer outra, para ver se ela se cala. Seria uma obra de caridade desde que nada tivesse a ver com a pasta da Educação…
Ao assumir que tem problemas de saúde mental, não deveria ter rejeitado a presença num debate sobre Educação? Ou será que esse mesmo problema já existia enquanto Secretária de Estado?
Vi o debate e identifico-me com o Paulo Guinote quando fala de CEEF.
Eu lecciono CEEF há quatro anos e tudo o que o Paulo disse é verdade! São turmas de meninos e muitas vezes jovens(17,18 anos) mal comportados, sem formação e o mínimo de Educação…
Independentemente das opções partidárias, julgo que estes debates são importantes. Fala-se muito. o conteúdo, por vezes, deixa a desejar, mas é a única forma de fazer passar a realidade das Escolas.
Já referi a intervenção muito realista do Paulo, quanto aos CEEF, mas em poucas palavras salientou alguns aspectos fundamentais:
– OBJECTIVO dos cursos CEEF e CA;
– Falta de equipamento elementar para dar resposta a necessidades específicas dos alunos. Em vez disso compram-se projectores. Serão mesmo necessários???
– Uma psicóloga numa escola TEIP e ainda por cima tem que fazer orientação profissional?!
– Onde estão os auxiliares, os técnicos especializados para dar apoio?
– A responsabilidade também é das autarquias,nomeadamente no CAF (componente de apoio às famílias) mas como referiu Guinote, onde vão as autarquias buscar verbas?
– Dá-se o 2º ciclo aos alunos, depois encaminham-se para o CEEF, ganham um ano, e depois os mesmos alunos não têm consciência das suas limitações, ou por vezes não têm idade para ingressar no mercado de trabalho e vão todos felizes matricular-se no Secundário! É o DESCALABRO TOTAL!
– Enfim, é um número infinito de problemas que se vão remendando progressivamente e levam cada vez mais à falta de conhecimento e também de competências porque o único objectivo é como referiu o Paulo, Guinote ir servindo de almofada até chegar a idade de poder ingressar no dito Mercado de Trabalho.
E vão fazer o quê?, pergunto eu. Se até aqui camuflou a taxa de desemprego, a partir daqui vai engrossar e por todos e mais um motivo: ignorância e incompetência.
Parabéns Paulo e desculpem-me a seca, mas a maioria dos não-professores não conhece estas realidades.
Abril 22, 2009 at 8:05 pm
Eu também espero estar!
Abril 22, 2009 at 8:14 pm
Não tendo nada haver com o post… Adorei o apanhado que a SIC fez dos trabalhos da AR de hoje 😛 hilariante!
Abril 22, 2009 at 8:18 pm
E continuo a achar que o Sócrates é um gnomo! Tem mesmo orelhas à Mr. Spock e se fosse a ele despedia o seu assessor de imagem! O corte de cabelo acentua a penca e dá-lhe ar de pacóvio!… Ai! Será que me vai processar por difamação?
Abril 22, 2009 at 8:52 pm
Eu virei mais tarde apanhar as canas, cheguei agora de doze horas na escola e ainda não almocei.
Vou jantar, espero que não seja TEIP.
Abril 22, 2009 at 9:09 pm
E andarás muito bem! 🙂
Abril 22, 2009 at 9:19 pm
Dá para fazer perguntas?
(A Ana Benavente poderá esclarecer porque será que a sua grande amiga (e assessora na secretaria de Estado para a s/reforma), Teodolinda Silveira (creio ser este o apelido) foi ou é vice do conselho de escolas sinístrico e a primeira «dirrectota» (igualmente) sinístrica!!!
Era (muito) interessante este esclarecimento, por parte dela!
Abril 22, 2009 at 9:19 pm
Escola Básica da Charneca da Caparica
Abril 22, 2009 at 9:24 pm
Como podemos ouvir em directo?
Ensinem por favor.
Abril 22, 2009 at 9:26 pm
já estou ligadão!:D … mas deixei de ter imagem…
Abril 22, 2009 at 9:26 pm
já voltou! Já se vê o Paulo…
Abril 22, 2009 at 9:27 pm
Já estou a ver o Paulo!
Abril 22, 2009 at 9:34 pm
Já começou!
Abril 22, 2009 at 9:34 pm
Não há Ana Drago…
Abril 22, 2009 at 9:35 pm
Não veio. O Paulo começou.
Abril 22, 2009 at 9:39 pm
O Paulo está sempre com aquele à vontade que lhe conhecemos.
A Benavente está a falar bem.
Abril 22, 2009 at 9:39 pm
Através do safari (do mac) parece que não tenho acesso.
Abril 22, 2009 at 9:41 pm
João Paulo eu tive de desbloquear pop-up.
Abril 22, 2009 at 9:42 pm
Isto é espantoso…o que é que faz ali a Ana Benavente? Uma das maiores responsáveis de toda esta trapalhada sem valores em que a escola portuguesa se transformou. E ainda tem a distinta lata de dizer que agora está tudo burocratizado. E no tempo dela estava o quê???
Estarei eu louco ou obrigaram-me a comer muito queijo???
Quando vejo e oiço a “esquerda” a falar de professores…dá-me vómitos. Pois foi essa mesma esquerda que ideologicamente foi responsável pelo modelo de escola sem valores e sem autoridade. Foi a esquerda a grande responsável em se retirar a autoridade do professor…
Abril 22, 2009 at 9:43 pm
“Esta avaliação é uma farsa!” Eis um bom lema para o futuro…
Abril 22, 2009 at 9:43 pm
lema = slogan
Abril 22, 2009 at 9:43 pm
Quem fala neste momento? Não percebi o nome e não conheço.
Abril 22, 2009 at 9:44 pm
Esta avaliação sempre foi uma farsa!
Abril 22, 2009 at 9:44 pm
Cecília Honório,de um dos movimentos…
Abril 22, 2009 at 9:44 pm
Olinda… pois. Neste caso parece que deveria ter instalada uma cena que não tenho. Paciência. Espero ver depois.
Abril 22, 2009 at 9:44 pm
A Benavente está diferente.
Abril 22, 2009 at 9:45 pm
Concordo com o anti-Rousseau e porque não lhe envia essa pergunta por email?
Abril 22, 2009 at 9:45 pm
Obrigado, Quimicopata.
Abril 22, 2009 at 9:47 pm
A maior farsa de todas é esta esquerda caviar estar agora a falar dos professores quando durante anos e anos a fio emprenhou pelas novas pedagogias e pelas ciências a educação do costume.
Abril 22, 2009 at 9:48 pm
A Ana Benavente deveria agora ser canonizada conjuntamente com D. Nuno Álvares Pereira tal é o grau de “santidade” actual nesta brincadeira toda!
Abril 22, 2009 at 9:49 pm
Perdeu-se a confiança social nas escolas.
Abril 22, 2009 at 9:51 pm
Ó D. Benavente, estou farto de conversas! Que grande “santa” que ela é agora….fonix!
Abril 22, 2009 at 9:53 pm
Concordo com o anti-rousseau. Há muita gente responsável por erros da política de ensino, que agora se armam em comentadores de bancada isentos… Não há paciência para os ouvir.
Abril 22, 2009 at 9:54 pm
Ana Benavente agora faz referencias ao Maio de 68…Irra que esta gente nunca assume os erros!!!
Abril 22, 2009 at 9:54 pm
Suomi, podem ter mudado de ideias…
Abril 22, 2009 at 9:54 pm
Também estou aqui!
🙂
Abril 22, 2009 at 9:54 pm
No meio está a virtude anti-rosseau… O problema é que este governo está (re)criar modelos economicisto-salazarentos de gestão com o argumento de colocar na prateleira paradigmas educativos “light”.Sendo que na verdade, o modelo que tentam implementar apenas “vive” das aparências… No que toca a exigência de disciplina e rigor do conhecimento é “ultra-light”.
Abril 22, 2009 at 9:56 pm
“O magalhães é uma espécie de paródia”.
Ela está muito combativa.
Abril 22, 2009 at 9:56 pm
Senhores Microsoft ou quase-OCDE? Eis a questão…. 😛
Abril 22, 2009 at 9:57 pm
Olá Alebana
Estás a ver o debate?
Abril 22, 2009 at 10:00 pm
Pois é quimicopata #35
Esta gente destruiu o rigor e a exigência com anos e anos de erros e de regabofe. Agora queixam-se e “da pior forma” este governo diz querer esse rigor e exigência, mas tal como comentava no outro dia com um colega nosso, o conceito de autoridade para este governo acaba processualmente nos professores, ois para os alunos a treta continua a mesma ou piorou com as teorias das provas de recuperação que apagam faltas e etc…
Abril 22, 2009 at 10:01 pm
Olinda, eu nãop consigo ver.
Podes ir transcrevendo alguma sfrases aqui?
gracias 🙂
Abril 22, 2009 at 10:02 pm
Gostei disto:
PS = Politicamente Suspeito
Rótulo usado pela PIDE para marcar os suspeitos contra o regime da altura.
Abril 22, 2009 at 10:02 pm
Meninos e meninas
A Ana Benavente até “parece” umbiguista!
Se eu não visse e ouvisse, pensaria que tinha sonhado!
Quem é o outro?
Abril 22, 2009 at 10:02 pm
alguem está a gravar isto para a posterioridade, certo?
Abril 22, 2009 at 10:03 pm
Reb
Tens de desbloquear o que aparece por cima do site.
http://www.esquerda.net/
Abril 22, 2009 at 10:04 pm
Fátima, é de um sindicato, não percebi qual.
Abril 22, 2009 at 10:04 pm
Estou a ouvir o debate…gostei da do Magalhães…
Abril 22, 2009 at 10:04 pm
já tentei. Diz que a firebox não permite.
Abril 22, 2009 at 10:04 pm
” a escola pública tem de ser vista como um processo de qualidade” Muito Bem!
Abril 22, 2009 at 10:05 pm
o outro é do sindicato
Abril 22, 2009 at 10:05 pm
Reb, o Paulo fala agora do selo de não certificação.
Abril 22, 2009 at 10:05 pm
são só 3?
Abril 22, 2009 at 10:06 pm
Ahahahah Selo de não certificação!!! Bravo Paulo!!!
Abril 22, 2009 at 10:06 pm
#39 Olinda
Estou a ver tb.
🙂
Abril 22, 2009 at 10:07 pm
São 4…
Abril 22, 2009 at 10:07 pm
Reb, é o apresentador, o Paulo, a Benavente, a Cecília Honório e o sindicalista.
Abril 22, 2009 at 10:07 pm
Reb, a Ana Drago está doente, não pode estar presente. Mas são 4: o Paulo, a Honório, a Benavente e o do sindicato.
Abril 22, 2009 at 10:08 pm
2 homens…2 mulheres…
Abril 22, 2009 at 10:08 pm
Quem é a senhora que tá a falar?
Abril 22, 2009 at 10:08 pm
Agora a Cecília fala dos 12 anos de escolaridade, “maçãs lustrosas cheias de veneno”.
Abril 22, 2009 at 10:09 pm
Cecília Honório é deputada do BE.
Abril 22, 2009 at 10:09 pm
#60 Olinda
Quem é a Cecília????
Abril 22, 2009 at 10:10 pm
Pronto. Já sei quem é!
Abril 22, 2009 at 10:11 pm
O fulano que está a falar é do MEP.
Abril 22, 2009 at 10:11 pm
Reb
não consegues ver?
Abril 22, 2009 at 10:11 pm
http://www.esquerda.net/
então, mas aqui vê-se…
Abril 22, 2009 at 10:12 pm
Os mais desfavorecidos são despejados nos CEF, diz a Cecília, a ANQ tem bastante dinheiro mas a realidade é preocupante, é adiada a entrada no mercado de trabalho.
Abril 22, 2009 at 10:12 pm
O alargamento da scolaridade até ao 12º ano só vai ter um resultado:
MEDIOCRATIZAR O CONHECIMENTO E AUMENTAR A INDISCIPLINA!
A realidade será esta: se hoje há alunos que não sabem ler nem escrever com o 9º ano de escolaridade, pararão agora para o 12º ano com a mesma característica.
O que o governo quer é que todos cheguem ao 12º ano mesmo sem ter conhecimentos nenhuns!!! E a indisciplina aumentará e será mais refinada e violênta!
Andamos a brincar ou quê?
Abril 22, 2009 at 10:15 pm
Não consigo ver nada. Ecrã preto. No pasa nada 😦
Agradeço aos relatores. 🙂
Abril 22, 2009 at 10:15 pm
Por um lado há a oferta da escola do saber e por outro a oferta CEF que é a escola do fazer.
Abril 22, 2009 at 10:16 pm
Continua a Cecília, é o escavar das desigualdades sociais.
Abril 22, 2009 at 10:16 pm
A senhora que está a falar continua com o mesmo discurso: fala do que toda a gente já sabe! Até parece uma teórica das ciências da educação.
É só conversa!!!!!
Abril 22, 2009 at 10:16 pm
#69 Reb
😦 😦
Abril 22, 2009 at 10:16 pm
Faz toda a diferença ouvir o discurso de quem está nas escolas, como a Cecília e o Paulo…
Abril 22, 2009 at 10:17 pm
O do sindicato é o Manel.
O que a Cecília disse sobre os CEFs é uma realidade!
Abril 22, 2009 at 10:17 pm
O outro senhor está a falar da reprodução social.
Abril 22, 2009 at 10:18 pm
Manuel quê?
Abril 22, 2009 at 10:18 pm
“Raparigas para o apoio à infância; rapazes para informática”! Bem apanhado…
Abril 22, 2009 at 10:20 pm
Benavente: por uma questão de saúde mental não acompanho todas as medidas do ME 🙂
Abril 22, 2009 at 10:20 pm
Reb, agora está a falar dos tamanhos das turmas e do ensino individualizado.
A escola precisa de ter recursos e autonomia para que os alunos possam ter apoios diversificados.
Abril 22, 2009 at 10:20 pm
Mas alguém anda a pedir turmas de 10 alunos, a não ser em aulas práticas? O Manuel parece-me um Manual de lugares comuns…
Abril 22, 2009 at 10:21 pm
O senhor “careca” diz que as turmas pequenas são turmas “sem dinâmica”! E depois fala em ensino individualizado…Isto é tudo farinha do mesmo saco!
Eehehehehehe…..vou-me embora!
Abril 22, 2009 at 10:21 pm
# 69
Reb tens o média player no comp…para veres…
Abril 22, 2009 at 10:23 pm
Benavente: os mais velhos em lares, os mais novos na escola a tempo inteiro e os do meio trabalham, trabalham, trabalham.
Abril 22, 2009 at 10:23 pm
Gostei desta da Benavente: lares para as crianças e lares para a 3ª idade!
Abril 22, 2009 at 10:23 pm
Ela diz que a menina dos olhos dela era o EA com dois professores.
Abril 22, 2009 at 10:23 pm
Que aborrecimento. Que raio de conversa redonda. “Dá licença que diga mais qualquer coisinha assim a modos que inóqua?”
Abril 22, 2009 at 10:24 pm
O filho da Ana Benavente com 24 anos não sabe o nome do Marquês de Pombal!!!!
Eeheheh…..tirem-me dste filme!
Abril 22, 2009 at 10:25 pm
Olá Maria Vinagre
Estás a ver?
Abril 22, 2009 at 10:25 pm
Twilight Zone: Afonso Henriques, 900 anos depois, na 4ª dimensão.
Abril 22, 2009 at 10:25 pm
O filho dela não devia ser grande aluno 🙂
Abril 22, 2009 at 10:26 pm
Ana Benavente dscobre a pólvor. Diz que a escola não está a ensinar coisas fundamentais!
Abril 22, 2009 at 10:26 pm
# 90 Olinda
Pelo menos a Benavente assumiu isso.
Abril 22, 2009 at 10:27 pm
#89 Olinda,
Estou a secar…
Abril 22, 2009 at 10:29 pm
Benavente: A intel e a microsoft fazem parte do PS.
Abril 22, 2009 at 10:30 pm
Alguém avisou a Benavente que o PM é do seu partido político?
Abril 22, 2009 at 10:31 pm
PCA – tb tenho… 😦
Abril 22, 2009 at 10:32 pm
Agora é o Paulo: tenho turmas de PCA e 80% do meu horário é passado no acompanhamento de alunos com défices cognitivos.
Essas situações já existem.
O problema é o aluno problemático que se integra nessas turmas.
Abril 22, 2009 at 10:33 pm
No meu agrupamento há uma psicóloga, que tem de fazer a orientação escolar todo o ano e não tem possibilidades de acompanhar os outros alunos.
Abril 22, 2009 at 10:35 pm
Muitas destas medidas são para encobrir o desemprego precoce.
Abril 22, 2009 at 10:35 pm
Pois… A minha nem psicóloga tem…
Abril 22, 2009 at 10:35 pm
1 psicólogo por agrupamento em escolas TEIP…
Pois…pois!!! Devem ter cá uma eficiência!
Abril 22, 2009 at 10:36 pm
Ninguém me disse que o Paulo trabalha na minha escola? Parecia que tava a falar das minhas turmas, da psicóloga e equipa do ensino especial 🙂
Abril 22, 2009 at 10:36 pm
Sobre o ensino profissional: completamente de acordo!
Estão transformados em cursos que encobrem o desemprego precoce e não há adequação da oferta da escola às condições da própria escola!
Abril 22, 2009 at 10:37 pm
Cursos CEF de restauração sem arcas frigoríficas…
As meninas na assistência para a educação de infância e os meninos para a informática.
Abril 22, 2009 at 10:37 pm
Ei pessoal ! A Ana benavente tem estado sempre do nosso lado contra estas politicas educativas.
Abril 22, 2009 at 10:38 pm
Paulo a fazer o retrato fiel do estado do ensino básico e secundário…
Abril 22, 2009 at 10:38 pm
Eu tive uma turma só de meninas Cef de acompanhamento de crianças e uma turma só de rapazes de mecatrónica automóvel 🙂
Abril 22, 2009 at 10:38 pm
Temos formadores de cursos CEF/profissionais que não recebem slário desde Outubro (de 2008)! É insustentável! Os colegas já não têm dinheiro para se deslocarem para o trabalho. Onde pára o QREN e o POPH?
Abril 22, 2009 at 10:38 pm
Tem sido uma critica feroz da sinistra.
Abril 22, 2009 at 10:39 pm
Só lhe faltou falar das turmas PIEF. PCA já são 10 anos, PIEF 4 anos!
Abril 22, 2009 at 10:39 pm
Paulo, só tenho duas palavras para lhe dizer: Parabéns e Obrigado!
Abril 22, 2009 at 10:40 pm
Tb já tive PIEF: eram só ciganitos… mas pronto…
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
Ana Benavente picou-se com o professorês
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
videoprojectores… so quero ver o que vai acontecer quando começarem a fundir lâmpadas dos ditos cujos…
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
Raios, voltámos às perguntas/temas assépticas(os)!
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
professorês?
eduquês?
Ouvi bem?
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
Maria vinagre, o QREN? Está numa qualquer gaveta, a unica coisa que assisti foi a uma apresentação pomposa por uns meninos do governo. O resto está moribundo.
Abril 22, 2009 at 10:41 pm
Olinda, a Benavente não mudou. É só teoria da treta naquela cabecita. Boas intensões e teoria da treta. Ainda bem que está ali o Paulo.
Abril 22, 2009 at 10:42 pm
A psicóloga da minha escola vai mesmo a todas!
Corre os 3 agrupamentos da cidade! 😀
Abril 22, 2009 at 10:43 pm
o que foi isso do professorês?
Abril 22, 2009 at 10:43 pm
Quem é a sujeita que vê fantasmas? A do lado esquerdo do moderador. Ela não percebe nada do assunto! Dá umas bocas… enfim.
Abril 22, 2009 at 10:44 pm
Reb, Foi a honório a gozar com os “dialectos” associados à educação.
Abril 22, 2009 at 10:45 pm
O Outro é o Manuel Grilo da área da Presidência do SPGL, também é do BE.
Abril 22, 2009 at 10:45 pm
Ah, obrigada, Ana.
Abril 22, 2009 at 10:45 pm
A Cecília Honório falou no preofessorês e eduquês e a Ana Benavente disse qualquer coisa que não consegui perceber.
A leitura que fiz desta reacção é que ela tem consciência do rótulo… 🙂
Abril 22, 2009 at 10:45 pm
Reb:
foi o que eu ouvi. Acho eu…mas ninguém me confirma…
Abril 22, 2009 at 10:45 pm
Pois, mas por acaso, já que se fala dos curriculos…os curriculos actuais não foram criados no tempo da Dra Ana benavente? (corrijam-me se estiver errado)
Se bem me lembro o CFQ levou um chumbo redondo da SPQ. O de Matemática a mesma coisa… no entanto foram com eles para a frente…Foi no tempo de Ana Benavente que se acabou com as técnicas laboratoriais… ou não?
Abril 22, 2009 at 10:46 pm
Ah! Já percebi.
Obrigada, Ana professora.
Abril 22, 2009 at 10:47 pm
alebama:
confirmo.
Abril 22, 2009 at 10:47 pm
Desisto.
Igualdade, afinal, para os burguesinhos.
Abril 22, 2009 at 10:47 pm
O Manuel Grilo do BE??
Abril 22, 2009 at 10:48 pm
#130 Maria Teresa
Obrigada. Estava a ver que mais ninguém tinha “ouvisto” !!
Abril 22, 2009 at 10:48 pm
Quem é este senhor?
Abril 22, 2009 at 10:49 pm
Alguém sabe quem é este sr??
Abril 22, 2009 at 10:49 pm
“Quem está na 5 de Outubro deve considerar que pais, professores são inteligentes.”
Abril 22, 2009 at 10:49 pm
É do SPGL?
Abril 22, 2009 at 10:50 pm
sE É O Manuel Grilo é da SPGL.
Abril 22, 2009 at 10:50 pm
Sei lá. Tb não sei, Olinda.
Abril 22, 2009 at 10:50 pm
Não gosto de a ouvir. É uma sujeita cheia de preconceitos. Tem uns pressupostos e foi para ali debitar uns lugares comuns de culturês.
Abril 22, 2009 at 10:51 pm
Falou de raspão naquela disciplina fenomenal… bem, não é bem disciplina! Área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Falou mas não disse tudo,estará com medo de um chelique da Benavente?
Abril 22, 2009 at 10:51 pm
Reb:
continuas sem ouvir?
Abril 22, 2009 at 10:51 pm
Suomi, ainda bem que está lá o Paulo 🙂
Abril 22, 2009 at 10:52 pm
Incompetências dos governos?
Ainda não me tinha apercebido…
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
Ainda ninguém atacou as ACND.
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
O Grilo defende os Agrupamentos? Os Verticais? Os Mega?
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
A esta Sr Ministra não se reconhece uma pensamento pedagógico!
De acordo.
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
#142, M.Teresa, só vos “oiço” a vocês. 🙂
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
A Benavente devia estar inspirada e mocada quando inventou o nome deste bloco de aula de entretimento gratuito! Até a quiseram impigir aos PCA e PIEF com resultados etupendos 😛
Abril 22, 2009 at 10:53 pm
O Manel do sindicato que é do BE utilizou o termo “GIGANOS”???? Ahhh
O Daniel Oliveira a estas horas deve estar a espumar! Uma vez este senhor no Eixo do Mal ficou todo exaltado porque se utilizava erradamente este termo. Vejam lá se se entendem ó “esquerdas caviar”!
Eeheeh….
Abril 22, 2009 at 10:54 pm
A pergunta é da Margarida daqui?
Abril 22, 2009 at 10:54 pm
#132
O Manuel Grilo é da Área da Presidência do SPGL e é do BE.Porquê?
Abril 22, 2009 at 10:55 pm
O Grilo do SPGL é do Bloco???
Essa para mim é novidade.
Abril 22, 2009 at 10:55 pm
Por mim pode ser daquilo que ele quiser 🙂
Abril 22, 2009 at 10:56 pm
Reb nem o Real Player dá para tu veres?
Abril 22, 2009 at 10:57 pm
Estão a responder a perguntas?
Abril 22, 2009 at 10:57 pm
Ana Benavente volta a falar em burocracia castradora!
Ai…………………….”santinha”!!!!!
Abril 22, 2009 at 10:57 pm
Borucracia castradora! Gostei!
Abril 22, 2009 at 10:57 pm
Benavente: a esquerda devia fazer um debate profundo da educação.
Abril 22, 2009 at 10:58 pm
#155, o meu pc é completamente esclerosado. 🙂
diz que o firebox não permite…
Abril 22, 2009 at 10:58 pm
Ó Ana Benavente, se acha que se deve ouvir quem está no terreno porque é que só acha isso agora?
Esta senhora fala como se sempre tivesse estado do “lado de fora”. Mas não foi SE da Educação? Não tem responsabilidades nenhumas no que se passa na escola?
Abril 22, 2009 at 10:58 pm
“As escolas superiores de educação chegaram a ter uma pessoa a acompanhar as escolas da sua área…” Ai sim, isso funcionava? Ou era um tacho?
Abril 22, 2009 at 10:58 pm
Para resolver os problemas é preciso dinheiro e condições… Benavente
Abril 22, 2009 at 10:58 pm
Sim…a Margarida Franco fez a pergunta…porqê começar pelo 12º em vez de começar pela pré obrigatória…
Abril 22, 2009 at 10:59 pm
Srª Ana Benavente, olhe que MLR diz que primeiro se avança com as mudanças e que as condições virão depois. Foi assim com as AEC: armazenam-se as crianças, dá-se-lhes mais do mesmo nos mesmos espaços e depois, um dia, será o paraíso…
Já agora deixe-me que lhe pergunte, Srª Ana Benavente: vai ou não votar PS nas próximas eleições?
Esta ideia de que há dois PS’s é um perfeito engodo.
Abril 22, 2009 at 10:59 pm
O meu Primeiro. É só meu!! Lolol
http://gataescondida.wordpress.com/2009/04/22/agora-o-12ºano-ja/
Abril 22, 2009 at 10:59 pm
Paulo
Remata!
Abril 22, 2009 at 11:00 pm
#161, será que essa senhora reconhece alguns dos erros que cometeu qdo foi secretária de estado? Ou os grandes males só vieram depois dela sair?
Abril 22, 2009 at 11:00 pm
Podes mandar perguntas por mail:
igualdade@bloco.org
assunto:debate educa
Abril 22, 2009 at 11:00 pm
A Benavente acha que temos que manter a luta. Qualquer apoio neste momento é bem vindo, mas que ela tem grandes culpas, tem!
Abril 22, 2009 at 11:00 pm
PG: o governo ataca sob um critério economicista, os profs
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
Muita desta legislação caiu na escola a meio do caminho – PG
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
Cef. A seguir, Profissionais. Depois Novas Oportunidades. E agora isto. O 12ºano obrigatório!!!
http://gataescondida.wordpress.com/2009/04/22/agora-o-12ºano-ja/
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
Maria Teresa #161
A Ana Benavente é como todos os outros que por aí andam no poder: nunca são resposáveis por nada, mesmo quando tiveram responsabilidades e fizeram trampa!
Veja o exemplo do próprio Augusto Santos Silva…nunca foi ministro da educação????
Esta gente que nos governa ou anda na orla do poder partidário só me mete nojo, pois já nem consigo ter qualquer consideração ntelectual por esta gente.
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
REb
Abra pelo IE ou se abrir no Firefox instale o WMP.
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
Mas onde estão a ouvir isso????????????????
Abril 22, 2009 at 11:02 pm
Ahahaha. Paulo a rematar com a questão dos professores canivetes suiços…
Abril 22, 2009 at 11:03 pm
Grande Paulo!!
Abril 22, 2009 at 11:03 pm
#176
http://igualdade.bloco.org/
mas está a terminar…
Abril 22, 2009 at 11:03 pm
Dá-lhe Paulo!
Ao longo do ano há diplomas estruturantes que vão sendo remendados.
(Sto Onofre?)
Lei com 2 artº seguidos que se contradizem
Mau planeamento, má execução. E com maioria absoluta!
Abril 22, 2009 at 11:03 pm
gata http://www.esquerda.net/
Abril 22, 2009 at 11:04 pm
gata aqui
http://www.esquerda.net/
Abril 22, 2009 at 11:04 pm
Aqui Gata: http://www.esquerda.net/
Mas já está a acabar.
Abril 22, 2009 at 11:04 pm
Santo Onofre agora… solidariedade e o Paulo vai lá estar dia 25
Abril 22, 2009 at 11:04 pm
#175, obrigada mas tb já tentei….
#164, mas a pré obrigatória vem no mesmo pacote do 12º obrigatório…
Abril 22, 2009 at 11:05 pm
Aí está Stº Onofre
Este caso é simbólico e paradigmático: cilindrar quem não concorda connosco!
Abril 22, 2009 at 11:05 pm
Gata, só faltou fazerem-te o desenho 🙂
Abril 22, 2009 at 11:05 pm
gatita
não sabias? está no post…
Abril 22, 2009 at 11:05 pm
Reb:
se estiveres farta diz.
Abril 22, 2009 at 11:05 pm
A ministra não tem um pensamento pedag+ogico mas tem um pensamento sobre os que devem ser as organizações: manuel grilo. Concordo!
Abril 22, 2009 at 11:06 pm
Canivete suiço? lol. É sssim mesmo, Paulo!
Falou de s.Onofre? Boa!
Abril 22, 2009 at 11:07 pm
Não estou a ver…
Para o quimicopata,
A Benavente, com a protecção do Grilo, do Oliveira Martins e do Santos Silva, é a responsável pelos currículos do 2.º e 3.º ciclos do básico.
No Secundário a reforma dela foi congelada e reformulada pelo Justino.
Abril 22, 2009 at 11:07 pm
Apostar na qualidade da escola pública…
Abril 22, 2009 at 11:08 pm
Tem que se gastar muito dinheiro com a escola pública, claro, mas também MUIA INTELIGÊNCIA: manuel grilo Concordo também
Abril 22, 2009 at 11:08 pm
#190, é verdade!
Maria Teresa, eu só vos posso agradecer fazerem o relato. 🙂
Abril 22, 2009 at 11:08 pm
MUITA
Abril 22, 2009 at 11:09 pm
Manuel:
defender a escola pública é também defender a qualidade da escola pública.
Abril 22, 2009 at 11:09 pm
Não há classe média nas escolas públicas de 1ª ciclo (penso que se referiu ao concelho de Cascais), só classes mais baixas – manuel grilo
Abril 22, 2009 at 11:10 pm
O que diz o Grilo? “Excelência da escola pública” – Este palavreado da excelência já chegou ao SPGL?
Abril 22, 2009 at 11:10 pm
#198, e não só.
Abril 22, 2009 at 11:10 pm
UMA OPINIÃO SOBRE A LUTA
Chegados aqui, da minha parte o balanço é muito positivo. Sejamos honestos, perante a teimosia socratina, perante o pessimismo de muitos, nunca antes tinha existido tal união na classe. Nunca antes se tinha constituído uma plataforma sindical. Nunca antes emergiram movimentos espontâneos de professores, fortes por isso mesmo, com o condão de colocarem os sindicatos na ordem, obrigando-os ao verdadeiro sindicalismo ao arrepio da agenda politica oculta.
O governo mais autoritário e fascizante depois do 25 Abril, teve uma resposta à altura dos professores, mais do que uma profissão um sacerdócio, um exemplo de cidadania. Alertamos cedo o pais para a estratégia terrorista deste governo, catalizamos a oposição. Contribuímos para desmascarar essa gente que tanto mal tem feito ao pais (neste aspecto não me alongo, pois todos conhecem as ideias aqui do sitio).
Tenho concordado com Guinote e continuo a achar que a via judicial é o melhor caminho. Essa gente tem cara de pau, riem-se das greves, desprezam Abril, governam para elites e monopoleos.
O articulado de leis produzidas tem muitos rabos de palha e ai é que é malhar forte e feio, providencias e processos em tribunal. Não devemos prejudicar as famílias, chega de esforços para a contenção do défice. Devemos também organizar uma grande manifestação nacional, um sinal de força carregada de humanismo, cidadania. Deve conter intervenções de todos, associações, professores anónimos, interpoladas por uma poesia, uma canção de intervenção, ressuscitando assim o espírito de Abril, convocando os saudosistas, convidando a população que passa dificuldades. Podem-se associar outros, enfermeiros, recibos verdes, desempregados, isso não nos tirará visibilidade.
Devemos apoiar-nos na estrutura dos sindicatos para a logística, devemos contribuir com 5 euros para o transporte. Contribuir… que ninguém fique de fora, e os sindicatos que não esperem surfar a onda e espezinhar outros para no fim apanharem as canas. Ninguém é ingénuo, juntos teremos a força necessária para mudar este estatuto kafkiano e uma avaliação importada do 3º mundo que bloqueia a escola.
Quem está cansado? até às eleições, malhar ou morrer.
Abril 22, 2009 at 11:11 pm
#187
Pois!! Bolas… Está mesmo. Desculpem. Professora de CEF. Está tudo dito…
Abril 22, 2009 at 11:11 pm
Se ao menos o Paulo tivesse falado mais… em vez de estarmos a ouvir os outros a encher chouriços…
Abril 22, 2009 at 11:11 pm
#192
Obrigado…Bem me parecia… esta senhora ainda devia estar a fazer o purgatório dos pecados, pelo menos no que toca ao ensino da Ciência.
Abril 22, 2009 at 11:12 pm
Cecília: Este galope foi feito nas costas dos professores com muita incompetência.
Abril 22, 2009 at 11:12 pm
Reb, ele estava a referir-se a uma zona onde costuma visitar as escolas, daí só ter referido cascais.
Abril 22, 2009 at 11:12 pm
quadro legislativo tortuoso (Cecília). Gosto do adjectivo.
Abril 22, 2009 at 11:14 pm
#198
Pelo que li, nos últimos anos a situação em Cascais tem vindo a melhorar.
Já em Oeiras, a classe média-alta confia nas escolas do 1.º ciclo, os problemas surgem mais a nível de algumas EB23/EBIs.
Abril 22, 2009 at 11:14 pm
conversa mole.
Abril 22, 2009 at 11:14 pm
Escola pública para a esquerda…escola pública para a direita…escola pública e blá-blá-blá….
CARAMBA..basta haver ESCOLA! E o problema é que não há!
Abril 22, 2009 at 11:14 pm
acabou
Abril 22, 2009 at 11:15 pm
Esta Cecília tem um discurso demagógico.
Não há coisa mais triste do que se ser de esquerda e ser-se demagógico.
Abril 22, 2009 at 11:15 pm
acabou…………….
😉
Abril 22, 2009 at 11:16 pm
Obrigada, umbiguistas!
Fiquei com uma ideia do debate.
Foram muito eficientes enqto relatores. 🙂
Abril 22, 2009 at 11:17 pm
O Paulo falou menos do que eu esperava, mas o que falou, falou bem!
Abril 22, 2009 at 11:17 pm
Vou dar um “Muito Bom” para o Paulo…
… só p’ra contrariar…
…
🙂
Abril 22, 2009 at 11:18 pm
Era a Ana Benavente quem disse o que eu ouvi no final deste debate? Precisa de tratamento rápido para Alzheimer! A pobrezinha perdeu a memória por completo!
Abril 22, 2009 at 11:18 pm
Incompetência é a palavra exacta que explica tudo. Sem dúvida.
Abril 22, 2009 at 11:18 pm
o calibre da Ana Benavente pode ser avaliado por uma observação que fez há dias, numa entrevista na tv. Disse ela que agora que já estava reformada, já podia criticar as políticas do ministério (ou do governo ps em geral, não me recordo bem…) Não sei se ela pensou duas vezes no que disse. Mas o que disse foi muito sintomático.
Abril 22, 2009 at 11:18 pm
#208 ele também disse isso, que lentamente a situação está a inverter-se em Cascais.
Qt a Oeiras, tens toda a razão, etnho experiência própria, a minha filha teve uma óptima primária na pública, mas já havia menos opções com qualidade para o 5ª e 6ª (no caso dela, felizmente fê-los numa delas)
Abril 22, 2009 at 11:18 pm
É interessante o sindicalista reconhecer problemas nas escolas primárias, quando uma das fixações sindicais, o concurso nacional, é responsável pela enorme instabilidade docente (a maioria dos professores vem de longe), nas escolas primárias da grande Lisboa, numas zonas mais do que noutras.
Abril 22, 2009 at 11:21 pm
Boa noite a todos, amanhã é mais um dia de trabalhito…
Abril 22, 2009 at 11:23 pm
Parabéns PG.
E continua a incomodar!!
Abril 22, 2009 at 11:24 pm
Boa noite para todos.
🙂
Abril 22, 2009 at 11:25 pm
A autarquia de Oeiras tinha/tem obra feita de excelente qualidade nas escolas do 1º ciclo – recursos físicos, equipamentos e recursos humanos. Há muitos anos. Apostou em serviços de qualidade para fixar no concelho a clase média e média alta da região de Lisboa.
Abril 22, 2009 at 11:25 pm
Eh, pá
Apercebi-me agora mesmo que não estiveram cá os “coisos”…
Olha que pena!
Abril 22, 2009 at 11:26 pm
Não pude ver. Regressei agora de aulas.
Pena minha…
Abril 22, 2009 at 11:27 pm
#220
Ana, professora
Eu sou do Porto, mas tenho família em Oeiras. E eles estão satisfeitos com as escolas primárias dos filhos, salvo alguns problemas pontuais como a falta de auxiliares e as AEC modelo único.
Para uma escola primária funcionar bem são necessários algumas destas condições, se não todas pelo menos algumas:
– Pais exigentes na educação dos filhos.
– Um bom coordenador.
– Profissionalismo dos professores.
– Uma autarquia relativamente competente.
Abril 22, 2009 at 11:29 pm
Claramente.
Parabens ao Paulo.
Muito bem.
Abril 22, 2009 at 11:39 pm
Acreditei sempre na vitória da razão.
Hoje, e com a ajuda da consulta sindical, tive a nítida sensação que já perdemos. Fiquei enjoada com a lata das intervenções de todos os que estão desde o início a cumprir todas as etapas desta avaliação ridícula. Falam, sugerem, criticam e depois portam-se como ovelhas num rebanho. Tive que morder a língua… mentira, ainda respondi torto a dois… não compreendo a falta de coragem e o medo desta gente.
Estou triste, desiludida e farta disto tudo. Como não sei o que me espera, limitei-me a perguntar a um dos representantes sindicais como é que funciona o apoio jurídico caso necessite (claro que vou precisar!). Se os umbiguistas avançarem com uma luta jurídica, podem contar comigo. Não existe mais nenhuma saída.
Abril 22, 2009 at 11:44 pm
#151
Nana, é?
Sim, fui eu que perguntei, só que a madame Benavente pediu para ser ela a responder e não respondeu.
Deve ser da idade pelo que temos que lhe dar um desgosto.
Eu nunca mais a convidava para nada………..
Abril 22, 2009 at 11:44 pm
“desconto”
Abril 22, 2009 at 11:52 pm
Hum!, não vi. Mas deu para entender ter havido muitas figuras de estilo.
E isso é bom, só é necessário encontrar um nicho com fé de mercado em figuras de estilo; talvez se possa construir um mega-santuário para onde atirar a economia (vulgo relançar, no mais puro eduquês).
O que o Bloco quer é que se adore – mas eu não, não admito ser destituído de pensar.
Abril 22, 2009 at 11:52 pm
De arrependidos está o inferno cheio. Daqui não vem grande mal a este mundo. O mal está em haver neste mundo uma Ana Benavente que quando desempenhou funções governativas na vigência do Partido Socialista (sim, Partido Socialista!) nada fez pelo ensino limitando-se em tentar defender os diplomas das ESE’s pondo-os em concorrência com as licenciaturas universitárias com destino ao ensino do 3.º ciclo básico. E isto num mercado de trabalho já saturado e com desemprego mais que evidente.
O seu raciocínio é tão simples e linear como isto: “Diminuindo-se a formação dos professores do 3.º ciclo do básico aumenta-se a qualidade desse nível de ensino”.
Alíás o seu acrisolado amor às ESE’s é uma espécie de tique que não perdeu. No debate de hoje, voltou a falar no amor da sua vida num contexto em que uma dada peça de roupa nada tem a ver uma desterminada região anatómica. Dêem-lhe uma nova pasta num novo governo, seja ele da mesma cor política ou de qualquer outra, para ver se ela se cala. Seria uma obra de caridade desde que nada tivesse a ver com a pasta da Educação…
Abril 23, 2009 at 12:02 am
Olinda,
Sabe o que anda a fazer Ana Benavente?
Ao assumir que tem problemas de saúde mental, não deveria ter rejeitado a presença num debate sobre Educação? Ou será que esse mesmo problema já existia enquanto Secretária de Estado?
Vi o debate e identifico-me com o Paulo Guinote quando fala de CEEF.
Eu lecciono CEEF há quatro anos e tudo o que o Paulo disse é verdade! São turmas de meninos e muitas vezes jovens(17,18 anos) mal comportados, sem formação e o mínimo de Educação…
Abril 23, 2009 at 12:14 am
#212,
Também acho.
Não sei porqûê, mas quando a Cecília falava, eu ia à cozinha comer qualquer coisa.
Chatinha.
O outro senhor também era ligeiramente chato.
O Paulo foi o mais concreto e claro.
Hoje estou farta de “levar na carola”, mas penso que até a Benavente esteve melhor do que o sindicalista e a tal Cecília.
Isto de ser free-thinker é aborrecido.
:-))
Abril 23, 2009 at 12:22 am
Independentemente das opções partidárias, julgo que estes debates são importantes. Fala-se muito. o conteúdo, por vezes, deixa a desejar, mas é a única forma de fazer passar a realidade das Escolas.
Já referi a intervenção muito realista do Paulo, quanto aos CEEF, mas em poucas palavras salientou alguns aspectos fundamentais:
– OBJECTIVO dos cursos CEEF e CA;
– Falta de equipamento elementar para dar resposta a necessidades específicas dos alunos. Em vez disso compram-se projectores. Serão mesmo necessários???
– Uma psicóloga numa escola TEIP e ainda por cima tem que fazer orientação profissional?!
– Onde estão os auxiliares, os técnicos especializados para dar apoio?
– A responsabilidade também é das autarquias,nomeadamente no CAF (componente de apoio às famílias) mas como referiu Guinote, onde vão as autarquias buscar verbas?
– Dá-se o 2º ciclo aos alunos, depois encaminham-se para o CEEF, ganham um ano, e depois os mesmos alunos não têm consciência das suas limitações, ou por vezes não têm idade para ingressar no mercado de trabalho e vão todos felizes matricular-se no Secundário! É o DESCALABRO TOTAL!
– Enfim, é um número infinito de problemas que se vão remendando progressivamente e levam cada vez mais à falta de conhecimento e também de competências porque o único objectivo é como referiu o Paulo, Guinote ir servindo de almofada até chegar a idade de poder ingressar no dito Mercado de Trabalho.
E vão fazer o quê?, pergunto eu. Se até aqui camuflou a taxa de desemprego, a partir daqui vai engrossar e por todos e mais um motivo: ignorância e incompetência.
Parabéns Paulo e desculpem-me a seca, mas a maioria dos não-professores não conhece estas realidades.
Boa Noite!
Abril 23, 2009 at 12:32 am
O Paulo está em FM, na frequência 95.7 MHz. Ouvir rádio tem as suas vantagens, não há vírus nem interferências.
Abril 23, 2009 at 12:42 am
# 238
Aqui?
ww1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?e_id=&c_id=1&dif=radio&p_id=2754
Abril 23, 2009 at 12:43 am
http://ww1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?e_id=&c_id=1&dif=radio&p_id=2754
Abril 23, 2009 at 12:59 am
#240
parece que não é aí.
Tem de ser em directo, via rádio, na frequência 95.7 FM.
Abril 23, 2009 at 1:15 am
#241
João como se chama a rádio…o canal…
Abril 23, 2009 at 1:19 am
#240
… como a net é mais lenta que a rádio não me apercebi de que. Lamentos!
Abril 23, 2009 at 1:26 am
RDP1 em Lisboa 95,7 MHZ
Abril 23, 2009 at 2:43 am
Obrigado pela paciência.
Cheguei agora da Antena 1, onde foi uma coisa mais distendida.
A modos que estou cansado.
Abril 23, 2009 at 9:30 am
Pelo que vi, ouvi e agora li, penso que foi muito importante este debate.
Aproveito para informar que nenhum dos delegados sindicais, da minha escola, “organizou” a dita consulta aos colegas.
Em conversa com alguns colegas da escola, pensamos que esta “atitude”, por parte dos sindicatos, revela o que vem aí…