OBSERVAÇÃO DE AULAS – MEMORANDO

  • Aula observada – 45 minutos
  • Plano de aula – 45m / 90m (contextualização; sequenciação; gestão da planificação)
  • Grelha de Plano de aula – tem de ter: competências, objectivos, actividades, materiais, avaliação.
  • Cada Departamento tem alguma margem de liberdade relativamente ao aspecto formal da planificação
  • O Plano de aula deve ser entregue ao professor observador com uma antecedência mínima de 24h
  • Diálogo entre professor observador / professor observado antes e depois da aula observada ou só depois da aula observada, de acordo com solicitação do professor observado – Elaboração de acta
  • Registo integral, escrito, das observações feitas – o que o professor observado diz e escreve, como responde às perguntas dos alunos, como apresenta os conteúdos, como se movimenta na sala, que materiais utiliza, que relação estabelece com os alunos, como rentabiliza os recursos físicos da sala de aula, como motiva os alunos…
  • Encontro professor observador / professor observado após a aula – o professor observado faz uma reflexão sobre a aula (registo escrito); o professor observador faz a sua reflexão (registo escrito) – os dois professores assinam os registos – elaboração de acta.
  • Preenchimento da check-list em conjunto – elaboração de acta
  • Preenchimento da Ficha de Observação de aula – professor observador

No acto de observação e avaliação o professor observador não deve ter em consideração o grau de relação que tem com o professor observado e a imagem que se fez desse professor.

Gostam desta última parte? Eu também!!!

E ainda diz MLR que é só preencher um papelinho…