Neste caso, os docentes são notificados por terem assinado uma moção. É uma já por aqui divulgada, se não estou em erro, mas não deixa de ser uma metodologia original.
Fevereiro 1, 2009
Fevereiro 1, 2009
Neste caso, os docentes são notificados por terem assinado uma moção. É uma já por aqui divulgada, se não estou em erro, mas não deixa de ser uma metodologia original.
Fevereiro 1, 2009 at 11:00 pm
Não era o Thomas Hobbes que falava no Leviatan do “todos contra todos?”
Comecei o dia com uma referência ao Bresson e é com ele que acabo o dia cibernético a lembrar-me do seu belíssimo “Lancelot”…
Fevereiro 1, 2009 at 11:00 pm
NÃO ENTREGA DE OBJECTIVOS INDIVIDUAIS NÃO RESULTA PERDA DE TEMPO DE SERVIÇO
Com a intenção de intimidar os professores e entregarem os objectivos individuais de avaliação, têm sido postos a circular diversos boatos, que vão desde a impossibilidade de concorrer nos próximos concursos até a alegadas perdas de tempo de serviço.
Por exemplo, há professores que foram informados, por escrito, de que, da não entrega de objectivos individuais, resultará a não contagem do tempo de serviço em avaliação para efeitos de futura progressão. Essa informação não tem qualquer fundamento legal pelo que, sempre que um professor receba tal notificação, deverá dirigir à entidade que o/a notifica, o seguinte Requerimento:
“Eu, (nome), professor do ___ grupo, da Escola/Agrupamento ________________, venho requerer a V.ª Ex.ª, nos termos do disposto nos artigos 120.º a 122.º e 124.º do Código de Procedimento Administrativo, que me sejam dados a conhecer os fundamentos legais da informação recebida de que, por não ter entregado os objectivos individuais de avaliação, me será descontado tempo de serviço para efeitos de progressão.”
A entidade a quem é requerida esta informação fica obrigada a responder por escrito devendo o/a professor/a, logo que receber a resposta, dirigir-se ao seu Sindicato.
A Direcção
(Fenprof)
Usem e abusem. Divulguem!
Fevereiro 1, 2009 at 11:01 pm
Alguém anda a bater mesmo mal…
Fevereiro 1, 2009 at 11:08 pm
Requerimento? Giro.
E se é individual, o que é que Vexa tem a ver com isso?
Fevereiro 1, 2009 at 11:12 pm
Em que língua é que está escrito? Não consegui captar a mensagem; aquela conjunto de palavras tem algum sentido?
Fevereiro 1, 2009 at 11:15 pm
http://diasdofim.blogspot.com/2009/01/resistencias-minuta-minuta-3.html
Têm aparecido muitas notificações desse tipo, está uma carta tipo no link acima para responder, o documento que se refere é a moção.
Fevereiro 1, 2009 at 11:18 pm
Eu acho é que está tudo maluco.
Fevereiro 1, 2009 at 11:20 pm
O Carlos Chagas tem razão: uma greve de 15. Ou então greves de uma semana imediatamente antes de cada acto eleitoral.
Fevereiro 1, 2009 at 11:21 pm
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=787D76DE-B76E-4BDA-8E50-E220E66C9FFC&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181
Fevereiro 1, 2009 at 11:22 pm
Será que os profs do Chile têm mais coragem, unidade e desenvoltura que os portugueses? Se calhar têm…
Fevereiro 1, 2009 at 11:24 pm
Esta desconhecia mesmo.
Tanta notificação.
Preparem-se, porque seguem-se as contra notificações.
E têm os PCEs de responder também individualmente, pois não é verdade?
Se preparem….
Tanto papel!
Fevereiro 1, 2009 at 11:25 pm
#10 incógnito
Não nos podemos esquecer que somos mais do que 3º mundo 🙂
Fevereiro 1, 2009 at 11:25 pm
Ao menos usem as folhas frente e verso para se poupar papel.
E já não peço papel reciclado porque, às vezes, nem o higiénico há.
Fevereiro 1, 2009 at 11:29 pm
# 10
Falei com uma colega nossa que conhece relativamente bem o Chile. Informou-me que Portugal está a anos luz (cultura, instrução e civismo) do Chile.
Fevereiro 1, 2009 at 11:29 pm
9 –
Pois… a imprensa está a desempenhar as suas funções.
Os profs é que não… isto é: os/as medrosos/as, que estão a entregar os objectivos é que estão a destruir tudo. E hão-de ser lembrados/as por isso. E nunca mais se atrevam a falar mal dos sindicatos! Alguns/umas falam mal mas depois são as/os primeiras/os a fazerem filinha para lamberem as botas ao “patrão”. É vergonhoso!
Fevereiro 1, 2009 at 11:29 pm
Eu não percebo! Palavra que não percebo! A toda a hora chegam documentos que são autenticas aberrações do que se passa nas escolas. A cada asneira crassa destas, há sofrimento na classe docente. É hora de acabar com isto.
Greve por uma semana e acabemos com tanto sofrimento nas escolas.
Os sindicatos que deixem de nos usar como arma politica. Greve , greve .
Fevereiro 1, 2009 at 11:31 pm
14 –
Portugal, por causa dos portugueses, seus políticos e “gestores”, está a anos-luz de tudo.
Integremo-nos de vez em Espanha que os políticos portugueses são mediocres e corruptos.
Fevereiro 1, 2009 at 11:34 pm
Náusea
http://www.almocrevedaspetas.blogspot.com/search/label/Freeport
Fevereiro 1, 2009 at 11:35 pm
15# Pois… pois mas tenho lido alguns relatos de colegas que contam que quem se está a borrar primeiro, a entregar objectivos, são alguns colegas representantes de sindicatos nas escolas. E depois desses… vai a carneirada atrás. Conheço uma escolinha onde isto aconteceu INCÓGNITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fevereiro 1, 2009 at 11:35 pm
“Recorde-se que foi a sua assessora que, em 2004, garantiu à PJ que durante o processo de licenciamento do Freeport houve pagamento de comissões. Esta testemunha, tal como revelou o CM ontem, terá ouvido várias conversas entre Manuel Pedro e João Cabral, este com ligações à empresa Freeport, que confirmam essa tese. Manuel Pedro disse a João Cabral que ‘tinham de se desenrascar’ porque ‘o Sócrates já tinha os 400 mil’. Falaram depois de cem mil euros que a testemunha garante não saber a quem se destinavam.” in CM, do link do post 9
mediocres e corruptos…
Fevereiro 1, 2009 at 11:37 pm
19
que “escolinha?
representante de que sindicato?
Fevereiro 1, 2009 at 11:41 pm
O meu PCE notificou-nos e deu-nos 5 dias para justificar a não entrega, se quiséssemos. Que faço? Será preferível fazê-lo ou não? Se sim, que argumentos? Não podem invocar a desobediência do Procedimento Disciplinar?
Fevereiro 1, 2009 at 11:44 pm
Se não for greve… a guerra dos objectivos vai deitar tudo a perder. Existem milhares de colegas com medo. E é compreensível: medo de perder tempo de serviço, medo de perder isto ou aquilo e etc… medo e mais medo… perante a ameaça e o cerco persuasivo vão cair.
E o problema é que quem está empenhado, como os milhões de portugueses, nas mãos dos bancos. Assim é mais fácil dominar e governar. Na sexta feira, soube de uma colega que se ” vendeu ” depois de tanta luta… por uma possibilidade de em Dezembro subir mais 100 euros.
Percebem agora …porquê a Greve.
Fevereiro 1, 2009 at 11:46 pm
Deve estar todo/a satisfeito/a com tamanha imaginação.
Bem aqui tem de ser diferente – que o sucesso destes adesivos seja inversamente proporcional à sua adesivite.
Fevereiro 1, 2009 at 11:48 pm
21 # compete aos sindicatos fazer esse levantamento! A mim só me choca o facto …mas uma coisa podes ter a certeza é a mais pura das verdades. E já assiste aqui a mais denúncias dessas.
Fevereiro 1, 2009 at 11:48 pm
#22 – Alega o que todos alegaram quando assinaram moções. Mas não me parece que tenha que dar resposta.
Fevereiro 1, 2009 at 11:48 pm
assisti
Fevereiro 1, 2009 at 11:50 pm
Tb n percebo o que andarão os sindicatos a fazer.
Mais vale a partir do Umbigo formar-se um grande sindicato verdadeiramente independente.
Fevereiro 1, 2009 at 11:50 pm
É o desvario e a falta de conhecimento… bom senso precisa-se…
Fevereiro 1, 2009 at 11:50 pm
e vai não vai aguardamos o Garcia.
Fevereiro 1, 2009 at 11:52 pm
Com o dinheiro das cotas mensais seria possível o Garcia Pereira formar um gabinete para tratar somente dos assuntos dos professores.
Fevereiro 1, 2009 at 11:52 pm
minuta de notificação da não entrega de objectivos individuais
da recusa de entrega de objectivos individuais e manifestação de disponibilidade para ser avaliado po um modelo justo e valorizador da profissão docente.
————————–
“Exmº Senhor
Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas……………………………….., educador (a)/ professor(a) do Agrupamento de Escolas ………………………… tendo sido notificado, conforme documento anexo, da não apresentação dos Objectivos Individuais vem informar V. Exa. do seguinte:
1 – Considera que a avaliação da actividade docente constitui um instrumento fundamental de valorização da escola pública e do desempenho dos professores e educadores, ora o modelo proposto pelo ME não visa aqueles objectivos, antes, constitui um obstáculo ao desempenho da função docente no contexto da escola pública.
2 – Considera que não foram ainda no Agrupamento cumpridos os procedimentos exigidos no que respeita à aprovação e/ou divulgação do Projecto Educativo do Agrupamento e Plano Anual de Actividades, de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro, para em conformidade com o mesmo apresentar os objectivos individuais.
3 – Não resulta da legislação que a não entrega dos objectivos individuais viole qualquer norma ou coloque em causa o processo de avaliação. A definição dos objectivos individuais não corresponde a qualquer das fase do processo de avaliação (Artigo 15.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro). A primeira fase do processo de avaliação prevista é a autoavaliação, que é, nos termos do artigo 11º do citado diploma um dever dos docentes. Esse momento tem apenas lugar no final do ano lectivo ou início do seguinte.Assim sendo, mantém a/o docente vontade e disponibilidade para ser avaliado por um modelo justo e valorizador da função docente e da escola pública.
———, —- de Janeiro de 2009
Anexa 1 documento
A/O Docente“
—————————————
Nota: O ponto 2 só pode ser incluído nos casos em que a situação ocorra.
Fevereiro 1, 2009 at 11:52 pm
#22 Não sei qual o seu caso particular e não podemos generalizar.
Depende do teor da Moção e do da Notificação, por isso é melhor aconselhar-se com o seu sindicato.
Mas se a moção foi de suspenção e a notificação não tem contornos jurídicos estranhos pode basear-se na carta que está em
http://diasdofim.blogspot.com/2009/01/resistencias-minuta-minuta-3.html
Mas atenção que nada é de generalizar!
Pode o próprio texto da moção inviabilizar uma resposta tipo indêntica à que lhe refiro.
Espero ter ajudado.
Fevereiro 1, 2009 at 11:53 pm
Um sindicato verdadeiramente independente…
Com o dinheiro das cotas mensais seria possível o Garcia Pereira formar um gabinete para tratar somente dos assuntos dos professores.
Fevereiro 1, 2009 at 11:58 pm
Boa noite e até amanhã.
Fevereiro 2, 2009 at 12:10 am
Afinal havia tanto facho encapotado, tanto tiranete obtuso à espera que lhe pusessem o pau na mão… Isto é uma vergonha!
Fevereiro 2, 2009 at 12:18 am
#34 Ordem dos Professores, de uma vez por todas!
Fevereiro 2, 2009 at 12:38 am
37 –
N me parece.
Pelo menos a pluralidade sindical permite aos profs escolherem os que acham que melhor os representam e defendem.
Fevereiro 2, 2009 at 12:54 am
Tenho lido as críticas, duras, a quem entregou os objectivos. Na minha escola entregámo-los todos. Não sei o que pensaram os outros, eu fi-lo por receio, admito. E não vou pedir desculpa por isso. Até porque, durante anos, fiz tudo o que pude para que a situação não chegasse ao que chegou. Chocou-me, sobretudo, a superficialidade e a ignorância com que muita gente deixou passar a questão do Estatuto da Carreira Docente ou concordou com o memorando do entendimento (relembro também os concursos para professores titulares – alguém concorreu, não é verdade?). Fiz greves e vi poucos professores a aderir e manifestei-me contra o “entendimento”, mesmo junto do sindicato a que continuo a pertencer (às vezes, já nem sei bem por que razão). Discordei, mas não agredi. Não aceito a agressividade com que alguns criticam. E penso mesmo (vão criticar-me, severamente, já sei!) que se todos exigíssemos a tal avaliação de Muito Bom e Excelente, e fôssemos até às últimas consequências, conseguiríamos “enlouquecer” rapidamente muitos “presidentes” apressadinhos.
Só pode atirar pedras quem não tem telhados de vidro e não encontrei até hoje alguém perfeito.
Nem todos os que entregam objectivos ou pedem avaliações são “ratos” (a minha escola fechou nas duas últimas greves, o que nunca aconteceu). Muitos até sabem de antemão que não conseguirão obter as tais classificações, mas também acham errado aceitarem um nível que lhes é imposto, assim, sem mais, sem dar luta.
Se formos pelo caminho da agressão, aí sim, tudo vai perder-se. Não esqueçamos que alguns que, no passado, foram anarquistas,revolucionários, são no presente o que sabemos… Desconfio muito dos revolucionários enraivecidos.
E já agora que vem a ser isso do “não se atrevam” Incógnito???
Deixem a porta aberta a todos os professores, mesmo àqueles que não consideram corajosos. Pode ser que vos surpreendam pela positiva um dia destes.
Há muitas frentes numa “batalha”…
Fevereiro 2, 2009 at 1:14 am
#37
Não defendo a Ordem dos Professores. Fico à espera de uma explicação plausível para a necessidade de uma Ordem.
Fevereiro 2, 2009 at 1:20 am
Entregou os objectivos individuais e está arrependido?
Ainda está a tempo de requerer a desistência.
Pode fazê-lo em qualquer altura: agora ou mais para diante.
Lembre-se que, de acordo com o decreto-lei 15/2007, a primeira fase do processo de avaliação é a entrega da ficha de auto-avaliação.
Se quiser desistir, basta assinar a minuta que se segue:
“Exmº Senhor
Presidente do Conselho Executivo da Escola …………………………….
……………………………….., educador(a)/professor(a) a exercer funções docentes nessa Escola/Agrupamento, residente na …………………… tendo apresentado em ……../…/… os objectivos individuais, vem requerer ao abrigo do artº 110º, n.º 1 do Código do Procedimento Administrativo desistir da sua apresentação.
——, — de ………….. de 2009
A/O Requerente”
Fevereiro 2, 2009 at 10:10 am
E se toda a gente fosse para as escolas de braçadeira preta e com tshrts a dizer: o TrabALHO LIBERTA..?
REPAREM QUE NÃO ESTOU A FALAR A BRINCAR…É A SÉRIO…
Fevereiro 2, 2009 at 1:43 pm
#39
“Chocou-me, sobretudo, a superficialidade e a ignorância com que muita gente deixou passar a questão do Estatuto da Carreira Docente ou concordou com o memorando do entendimento (relembro também os concursos para professores titulares – alguém concorreu, não é verdade?)”.
3 dedos na ferida… essa é que é a questão: passou o ECD, concorre-se a titular e a avaliação é apenas uma consequência lógica…
Fevereiro 2, 2009 at 2:10 pm
Professor X #36
Vc é um mal educado!
Fevereiro 2, 2009 at 2:14 pm
Artigo 41.o
Relevância
A avaliação do desempenho é obrigatoriamente
considerada para efeitos de:
a) Progressão e acesso na carreira;
b) Conversão da nomeação provisória em nomeação
definitiva no termo do período probatório;
c) Renovação do contrato;
d) Atribuição do prémio de desempenho.
Fevereiro 2, 2009 at 2:36 pm
39 –
“E nunca mais se atrevam a falar mal dos sindicatos!”
Peço desculpa por isto q deve ser lido como uma figura retórica. De facto os sindicatos não fizeram tudo o que podiam. Parece-me que podiam ter conseguido que ainda mais professores, incluindo os contratados, não entregassem os objectivos. Mas pelo que se pode ler em blogs e nos jornais parece que uma parte muito substancial dos professores não entregou. E isso vai ser vital (mortal talvez) para o governo. Vai fazer o quê a esses milhares de professores que não entregaram? E se os professores decidirem avançar para greves de uma semana antes de cada acto eleitoral?
Fevereiro 2, 2009 at 2:38 pm
Minutas Diversas
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2009/02/minutas-dispersas.html
Fevereiro 2, 2009 at 2:39 pm
” #39
“Chocou-me, sobretudo, a superficialidade e a ignorância com que muita gente deixou passar a questão do Estatuto da Carreira Docente ou concordou com o memorando do entendimento (relembro também os concursos para professores titulares – alguém concorreu, não é verdade?)”.
3 dedos na ferida… essa é que é a questão: passou o ECD, concorre-se a titular e a avaliação é apenas uma consequência lógica… ”
Também neste aspecto os sindicatos não fizeram nada. Só se começou a falar do ECD quando já estava aprovado e muito depois dos sindicatos terem tido acesso ao projecto.
Fevereiro 2, 2009 at 2:44 pm
“#37
Não defendo a Ordem dos Professores. Fico à espera de uma explicação plausível para a necessidade de uma Ordem.”
Eu sou contra a criação de uma Ordem, que é tipicamente um orgão coorporativo do tempo do dr. Salazar. Vejam, por exemplo, a responsabilidade da OM na falta de médicos em Portugal ao tentar limitar os “numerus clausus” do acesso a medicina.
Fevereiro 2, 2009 at 5:28 pm
Se não houvesse Ordem dos Médicos, a esta hora o Ministério da Saúde já teria feito o mesmo que fez o da Educação: obrigar todos a trabalhar segundo os preceitos duma pseudo-ciência qualquer que ficasse mais barata: a homeopatia, o poder dos cristais, a cura pelos perfumes ou pelas cores… O sistema público de Saúde estaria hoje a tratar cancros com rezas e mezinhas.
Uma Ordem profissional serve para impor critérios científicos e deontológicos independentemente das conveniências conjunturais de quem tem, de momento, o poder político ou económico. É por isso que eu sou a favor duma Ordem dos Professores.
Fevereiro 2, 2009 at 8:23 pm
# 48
Dizer mal dos “sindicatos” (plural) figura de estilo um pouco irresponsável.
Eu falo pelo meu, o SPGL: antes da publicação do ECD fizemos muitas reuniões a mobilizar os docentes e as esclarecer para os perigos para a classe que o normativo continha. Apareciam entre 1 a 10 professores, pensavam que não era com eles! Era uma desolação ver a classe tão desmoblizada e com este ECD na forja, ninguém o queria contestar.
Só “acordaram” no dia 5 de Outubro de 2006, quando sairam 25 000 à rua, Aí foi tarde demais!
É preciso não esquecer que o Sindicato são os sócios que devem participar nas Assembleias Gerais de Socios e implicar-se nas decisões.
O resto é o costume, é à portuguesa!
“A culpa é sempre dos outros” e se ” mandar fazer é melhor que ter eu o trabalho”.
Os Docentes não fogem à regra, infelizmente…
Fevereiro 2, 2009 at 8:24 pm
Já agora uma informação, amanhã dia 3, às 17:00 há Assembleia Geral de Sócios do SPGL no Hotel Roma.
Fevereiro 2, 2009 at 8:28 pm
“O sistema público de Saúde estaria hoje a tratar cancros com rezas e mezinhas. ”
Concordo com o José Luís Sarmento, se não houvesse Ordem dos Médicos, agora teríamos todo o tipo de curandeiros oficiais.