Caro Colega
Envio-lhe, em anexo, a Nota à Imprensa na sequência da Reunião com a Srª Ministra realizada no dia 15 de Janeiro para o caso de querer divulgar. Já estamos a divulgar o local da reunião de 7 de Fevereiro. Obrigada pela colaboração: o vosso contributo tem sido excelente nesta luta contra a irredutibilidade.Cumprimentos –Rosário Gama
Nota à Imprensa
Os Presidentes de Conselhos Executivos recebidos pela Sr.a Ministra da Educação no dia 15 de Janeiro, querem, em primeiro lugar, registar que ficaram agradavelmente surpreendidos com a celeridade com que obtiveram resposta positiva da parte do Ministério para a marcação de uma reunião, o que ocorreu no espaço de poucas horas.
Os 14 Presidentes de Conselhos Executivos, oriundos de diversos pontos do país, que se apresentaram no Ministério da Educação à hora marcada, representavam cerca de centena e meia de presidentes que se reuniram no passado dia 10 de Janeiro em Santarém.
Foram recebidos pela Sr.a Ministra e pelo Sr. Secretário de Estado, Walter Lemos, aos quais entregaram o “Manifesto de 10 de Janeiro”, documento que sintetiza as posições assumida nessa data em Santarém.
A reunião iniciou-se pelo relato, por parte dos Presidentes dos Conselhos Executivos, da situação actual nas Escolas, no que concerne às implementação deste modelo de avaliação do pessoal docente e ao clima instabilidade e crispação que o mesmo gera nas Escolas, uma vez que é considerado pela maioria esmagadora dos professores e por muitos Presidentes de Conselho Executivo, tal como os presentes ou representados na reunião, como sendo injusto, pouco rigoroso e inexequível.
Em resposta, a Sr.a Ministra afirmou compreender as preocupações e os constrangimentos que lhe foram apresentados, mas a suspensão do modelo de avaliação está fora de causa, pois acredita que haverá mais vantagens em o aplicar, apesar da contestação, do que em não o aplicar, mesmo sabendo que não estão reunidas as melhores condições para o fazer.
A argumentação favorável ao modelo usada pela Srª Ministra foi contestada pelos presentes, reafirmando os mesmos que não estão em causa os princípios mas sim a aplicação ambígua, por parte do Ministério, ao longo de todo este processo.
Após quatro horas de reunião, foi reiterado o pedido de suspensão do actual modelo de avaliação de professores e a adopção de uma solução transitória até se construir um novo modelo, para o qual os presentes manifestaram disponibilidade em colaborar. De resto, essas são as ideias-base do manifesto entregue à equipa ministerial, já que para os cerca de 140 Presidentes reunidos em Santarém, surgem como as medidas mais acertadas e que melhor defenderiam, este ano, os interesses da comunidade educativa, nomeadamente de alunos, encarregados de educação e professores, e que melhor serviriam a qualidade da escola pública em Portugal.
Na sequência da “reunião de 10 de Janeiro” realizada em Santarém, será realizada uma nova reunião de Presidentes de Conselhos Executivos, no dia 7 de Fevereiro, no Auditório Bissaya Barreto, Campus do Conhecimento e da Cidadania, Bencanta, em Coimbra, no sentido de se fazer de novo o ponto da situação e de se discutirem actuações para o futuro próximo. Esta reunião, reveste-se da máxima importância, pelo que se espera uma participação mais alargada de PCE´s.
A Ordem de trabalhos para 7 de Fevereiro, será a seguinte:
Ponto um: Informações;
Ponto dois: Discussão do actual momento do processo de avaliação de desempenho de docentes;
Ponto três: definição de linhas de actuação conjunta a curto e médio prazo.
Os Presidentes dos Conselhos Executivos de Agrupamentos de Escolas/Escolas presentes na Reunião com a Srª Ministra da Educação no dia 15 de Janeiro:
Agrupamento de Escolas de S. Silvestre – Coimbra
Agrupamento de Escolas do Sátão
Agrupamento de Vila Nova de Poiares
Agrupamento Maria Alice Gouveia – Coimbra
EB23 Alexandre Herculano – Santarém
Escola Secundária Avelar Brotero – Coimbra
Escola Secundária com 3º Ciclo Rainha D. Amélia – Lisboa
Escola Secundária D. Duarte – Coimbra
Escola Secundária da Mealhada
Escola Secundária de Arganil
Escola Secundária de Felgueiras
Escola Secundária Eça de Queirós – Póvoa de Varzim
Escola Secundária Infanta D. Maria – Coimbra
Escola Secundária José Falcão – Coimbra
Janeiro 17, 2009 at 4:23 pm
Anónimo disse…
A todos os comentadores e visitantes dese blog:
Vejam como o Professor Ramiro Marques respeita a liberdade de opinião no post “122 moções às 22:00: 49 agrupamentos e 73 escolas. A aprovação de moções de rejeição da ADD está imparável” – PUBLICADA POR RAMIRO MARQUES EM 21:55 16 de Janeiro de 2009 no seu blog Profavaliação:
“Anónimo disse…
Ao Anónimo do dia 17 de Janeiro de 2009 11:12 que pergunta “Ramiro porquê que saiu daqui o texto do anónimo das 23:15?”:
A todos os comentadores deste blogue:
O texto do anónimo das 23:15 (16 de Janeiro de 2009) desapareceu porque o Professor Ramiro Marques o apagou.
Não respeitou o direito à liberdade de expressão (conquista de Abril de 74) porque não entrosava na sua opinião política sobre a ADD, porque não servia os seus interesses neste blogue.
Não se respeitou a ele próprio pois a epígrafe deste seu blogue é a seguinte: “Blog centrado na divulgação de informação sobre o estatuto e a avaliação do desempenho dos professores Análise e crítica de toda a legislação escolar.”
Para que conste, aqui se republica:
“Anónimo disse…
Estou FURIOSO. COMIGO. E venho aqui dizer porquê.
É que nesta luta tenho aderido ao que Me tem sido pedido como professor. Fiz as greves, marchei junto com os meus colegas, li e acompanhei a luta nos blogues, cansei-me de ler as cópias dos textos duns blogues para outros, divulguei os posts, não entreguei os OI, discuti com colegas, eu sei lá.
E agora descubro que fui enganado. Publicou-se a lista das escolas dos PCEs que estiveram na reunião em Santarém. O Ramiro publica-a com o manifesto num link para a fenprof antes da reunião dos 14 representantes com a Ministra.
Foi anunciado aos quatro ventos que eram 139 PCEs. Na lista estão 128 escolas, das quais uma é repetida. Quem escolheu mentir? Que tem de diferente, ou mágico, o número 139?
Fui ver quem eram as escolas. Cerca de 30 são de longe, as outras estão próximas de Coimbra e Santarém!
Nos blogues, publicou-se a lista das escolas que repetiram a rejeição da entrega dos OIs ou suspenderam de novo a ADD – nos blogues do Ramiro, do educação sa, no mup.
Na última lista, 122 escolas e agrupamentos. Mas 11 são nomes repetidos! 1 até em 2 nomes! Portanto, 111!
Incrível a pouca seriedade de quem lidera estes movimentos, professores. Pela mentira, pela ocultação da verdade. E no blogue do Movimento da Escola Pública, a lista das escolas que rejeitam a ADD ou a suspendem é das escolas TODAS, inclui as das moções de Novembro! Junta tudo – Novembro e Janeiro! Mesmo com as datas de Janeiro, é a ilusão do muitos, a ilusão de que todos estamos na mesma luta, de que não estamos sozinhos.
Comparei as 2 listas, a das escolas presentes na reunião e a das escolas publicada no profavaliação e educação sa.
Que constato?
127 PCEs na reunião de Santarém, 111 escolas que rejeitaram a ADD ou a suspenderam, recordam-se?
Só 26 são coincidentes.
Como é? Há 101 PCEs contra a ADD do que as escolas/Agrupamentos? Há 101 PCEs cujas escolas/agrupamentos não rejeitaram a ADD ou a suspenderam agora?
SintoME ENGANADO! Sinto-ME DEFRAUDADO! Sinto-ME REVOLTADO! Ramiro, mup, reitor, frenprof, TODOS, estiveram a brincar comigo.
Bem devia ter dado atenção ao que a MINHA cabeça dizia. Devia ter pensado por MIM.
Por isso, vou sair deste REBANHO porque os seus PASTORES não prestam.
16 de Janeiro de 2009 23:15”
Reparem bem como os comentários dos Anónimos de 17 de Janeiro de 2009 0:06 e 1:21 se dirigem ao das 23.15. E o das 11:12.
Mas este não foi o único texto que desaparece. Aconteceu o mesmo ao texto do anónimo das 22:31 (16 de Janeiro de 2009). Aproveito para o recolocar aqui:
“Anónimo disse…
“A demissão em bloco de professores que foram eleitos pelos seus colegas para os representar não iria resolver qualquer problema. Seria antes uma traição aos professores que os elegeram”, disse ontem a dra. Rosário Gama à saída de reunião de 4 horas (!) no ME.
Pergunto-me se ninguém se lembrou desta conclusão óbvia quando resolveram ameaçar com a demissão colectiva. Eu já aqui tinha dito: a inexperiência política destas pessoas é confrangedora, e o estado de desespero em que estão é por demais visível.
Mas há mais: percebe-se que a dra.Rosário Gama só reconhece o que os seus pares querem num dado momento, mas não o que lei manda fazer. É uma concepção muito adolescente de democracia, e leva à completa desresponsablização dos líderes. O que a dra.Rosário Gama faz, com comportamentos destes, é legitimar a mudança no enquadramento jurídico que o Governo levou a cabo no regime de gestão e autonomia das escolas, instituindo a figura do director, porque com pessoas destas à frente das escolas, as decisões difíceis para a maioria – mas em conformidade com a lei – vão sempre para a gaveta.
A dra.Rosário Gama acha que não vive num Estado de direito, mas num estado das “multidões enraivecidas”. E dá-lhes razão. Chamam a isto ‘coragem’?
16 de Janeiro de 2009 22:31”
A este comentário, responde o do Anónimo de 16 de Janeiro de 2009 22:40: “Anónimo disse…
Anónimo das 22:31, …”
Anónimo de 16 de Janeiro de 2009 23:15
17 DE JANEIRO DE 2009 15:57 “
Janeiro 17, 2009 at 4:27 pm
E eu com isso?
Agora Desculpe lá o amigo comentador, mas há aí 3 coisas que eu gostaria de esclarecer:
a) Não sou o Ramiro Marques.
b) Podem ter estado reunidos 139 PCE e a moção ter sido assinada apenas pelos cento e não sei quê (111, 128).
c) Isso é razão para tanto encrespamento? A sério?
Para finalizar o seguinte: há tanta revolta nesse detalhe e nenhum quanto à manipulação de dados pelo ME, por exemplo quanto á assiduidade e adesão à greve?
Janeiro 17, 2009 at 4:34 pm
#1 nnx7993
Este comentador já tinha dito isto tudo, ontem, na caixa de comentários do Ramiro Marques.
Levou uma surra e veio para aqui lamber as feridas…
O desespero dos “vigilantes” aumenta!
Isto é para nós um excelente sinal.
Estão a ficar difíceis os vossos dias…
Janeiro 17, 2009 at 5:21 pm
Era uma ver ” O Conselho de escolas”. Entrará para as estatisticas da mortalidade infantil.
Janeiro 17, 2009 at 5:24 pm
Paulo, o #1 é o Silva. Sei pq ele comentou no blogue do Ramiro como anónimo, mas depois apareceu aqui como “José Silva”, com o mesmo comentário( que é confrangedora a falta de visão política de Rosário Gama e rebeubeu). Eu respondi-lhe nos dois blogues mandando-o lavar a boca com creolina antes de se referir à Professora Rosário Gama.
Agora vem armar-se em lutador arrependido. Ao que esta gente chega, admito, faz pena…
Janeiro 17, 2009 at 6:02 pm
# 1 nnx7993
PROZAC, OK? Resulta.
E, de uma vez por todas, assuma um nome: um dia é Silva, outro dia é não sei o quê e hoje é “nnx7993”.
E, já agora, se me permite, quando diz “SintoME ENGANADO! Sinto-ME DEFRAUDADO! Sinto-ME REVOLTADO! Ramiro, mup, reitor, frenprof, TODOS, estiveram a brincar comigo.” parece uma birrinha de bebé…
Quer uma avaliação á sua maneira, é?
Cure-se!
Janeiro 17, 2009 at 6:54 pm
#1
Hum! …
Julgo que já li por aqui, noutro dia, parte do que transcreve. Hum.
Mas julgo que não “assinava” nnx7993!
………………………
Janeiro 17, 2009 at 7:08 pm
[…] In A Educação do meu Umbigo […]
Janeiro 17, 2009 at 9:21 pm
Eujá li os 2 comentários noutro post aqui do umbigo.
Por acaso não terá tomado o Xanax e foi comentar onde não devia?
Janeiro 18, 2009 at 8:31 am
Eu gostava era de saber o nome dos 13 alinhados com o MEEEEEEEEE! MEEEEEEEEEE! Mesmo repetidos….:)