É óbvio que este tipo de função deveria estar a cargo da supervisão do CCAP, mas a partir do despacho dos ovos, já estou por tudo.
E como se vê, é tudo em prol da autonomia das escolas.
Para além disso contraria frontalmente o que está no DR 2/2008. Sem diploma legal que cubra esta invenção, penso que ninguém será obrigado a aceder a ela e entregar os seus Objectivos Individuais desta forma.
Novembro 18, 2008 at 12:24 am
Para quando mais um Jantar na capital? Passar outra vez pelos rato. A um dia da semana.
Novembro 18, 2008 at 12:25 am
mesmo agora vai tarde para se fazer tudo. Anda tudo atrasado. Quem decidiu não entregar os O.I. ou escolas onde o CP suspendeu a avaliação, não se deve preeencher nada on line.
Novembro 18, 2008 at 12:25 am
“s”. Onde? – Escolham.
Novembro 18, 2008 at 12:27 am
Acho que vou preencher em todos os campos: Promover a queda da Ministra! Até pode ser como o Oliveira S… duma simples cadeira!
Novembro 18, 2008 at 12:27 am
Os meus objectivos Individuais são três:
1º Piu
2º Piu
3º Piu
Novembro 18, 2008 at 12:27 am
E quem já os entregou?
Novembro 18, 2008 at 12:28 am
Autonomia das Escolas para quê?
Basta ver as grelhas que por aí andam e as adaptações do Estatuto do Aluno.
Novembro 18, 2008 at 12:29 am
and now?
como se acerta no “grande olho”?? com ovos?
Novembro 18, 2008 at 12:29 am
Se bem percebo, terei agora que entregar (novamente) os objectivos por esta via? Já os entreguei em papel!?!?!?!
Uma dúvida assalta-me o espírito: esta aplicação vem resolver o problema dos “papéis” mas será que está adaptada às centenas de modelos que as escolas adoptaram?!?!
Porque cada escola tem o seu modelo de ficha.
É a loucura total. Ferido de morte, este ME começa a dar os últimos estertores. Este é mais um sinal disso.
Novembro 18, 2008 at 12:31 am
Os hackers sabem a resposta.
Novembro 18, 2008 at 12:31 am
rc
Olhe que terá que provar que atingiu esses objectivos. Como é que vai arranjar evidências sem partir o ovo?
Novembro 18, 2008 at 12:31 am
É Incrivel… todos para a greve dia 3 e todos a fazer mais uns sacrifícios!!! É a Guerra aberta!
4 e 5 `frente do ministério. Estou por tudo… eles estão a tentar vencer-nos pelo cansaço. Queixa já à comissão de Protecção de Dados … fundamentm-se na lei!
Novembro 18, 2008 at 12:31 am
estou com o #5
pim
pam
pum!
Novembro 18, 2008 at 12:31 am
PORRA! Hipócritas! Isto é mesmo a afronta!!!
Que ninguém preencha NADA!!!
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
Atenção que eles vão atacar de todas as formas. Desdobram-se em reuniões para dar a falsa imagem que existe abertura para negociar.
Se ceder-mos agora acabou. Se as escolas estiverem unidas é mais fácil travar o processo.
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
Não bastaos Nif’s andarem a circular no MISI!!!! para comprar magalhães para os meninos????
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
#9, modelo simplex, lembra-se?
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
Valter LEMOS apanhado no gabinete onde elaborou est aplicação..
http://bulimunda.wordpress.com/2008/11/17/valter-apanhado-no-trabalho/
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
Desculpem as gralhas mas estou POSSESSA!!!
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
Acham possível impedir os que QUERIAM entregar os objectivos? Na minha escola amanhã já s devem estar a preencher
Novembro 18, 2008 at 12:33 am
esta…
Novembro 18, 2008 at 12:34 am
Paulo:
Junta mais uma a suspender (mesmo suspender):
ESCOLA SECUNDÁRIA DE VAGOS
Novembro 18, 2008 at 12:34 am
os….desculpem …. estou nervosa
Novembro 18, 2008 at 12:34 am
não sei se é com umPD que já entregou objectivos, como vou fazer amanhã para convencer o pessoal a não preencher nada, hum?
brincamos é o que eu digo.
a greve já deveria ter acontecido, mas o MN continua a brincar.
as reuniões sindicais que já estavam marcadas antes da manif realizaram-se um pouco por todo olado na ultima semana e os delegados sindicais torciam o nariz cada vez que se falava em greve por tempo indeterminado.
o pessoal que tenho qaui no agrupamento do 1º ciclo anda burradinho de medo, não sei que têm na cabeça e um ou outro dos outros ciclos não lhes ficam atrás.
Novembro 18, 2008 at 12:34 am
Texto:
ESCOLA SECUNDÁRIA DE VAGOS
Exma. Senhora Ministra da Educação:
Com conhecimento:
Presidência da República
Governo da República
Procuradoria-Geral da República
Plataforma Sindical
Grupos Parlamentares
DREC
Órgãos de Comunicação Social
Os Professores da Escola Secundária de Vagos, reunidos em 17 de Novembro de 2008, não contestam nem recusam ser avaliados, consideram mesmo que a avaliação do seu desempenho profissional pode e deve ser encarada, como sempre foi, uma importante componente do seu desenvolvimento profissional, contribuindo para a melhoria da qualidade da escola.
Porém, contestam o actual modelo de Avaliação de Desempenho, introduzido pelo Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro, pelas seguintes razões:
1 – A sua absurda complexidade, que não é aceite pelos professores e não se traduz em qualquer mais-valia pessoal e/ou profissional.
2 – A inexequibilidade e inviabilidade na sua aplicação.
3 – A falta de critérios de rigor, imparcialidade e justiça, exigidos pelos Professores desta Escola.
4 – O facto de o modelo, agora em vigor, se pautar pela subjectividade da generalidade dos seus parâmetros e, portanto, ser passível, a todo o tempo, de ser questionado, inclusive através do recurso aos tribunais.
5 – O facto de não ter em conta a complexidade da profissão docente que não é redutível a um modelo burocrático, cabendo em grelhas e fichas preformatadas, numa perspectiva desmesuradamente quantitativa e redutora da verdadeira avaliação de desempenho dos docentes.
6 – A imposição de quotas para as menções de “Excelente” e “Muito Bom”, que desvirtuam, logo à partida, qualquer perspectiva de os docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades, competências e investimento na carreira.
7 – O facto de não ser aceitável que se estabeleça um paralelo entre a avaliação interna e a avaliação externa dos alunos, quando este critério apenas é aplicável às disciplinas que têm exame a nível nacional, havendo, por isso, uma violação evidente do princípio da igualdade consagrado no Artigo 13º da Constituição da República Portuguesa.
8 – O facto de este modelo de avaliação comportar um enorme acréscimo de trabalho burocrático para os docentes, sem benefícios evidentes para ninguém, ficando relegado para um plano secundário o processo de ensino/aprendizagem, gerando graves consequências nas novas gerações e, consequentemente, no futuro do país.
9 – O facto de o modelo ser incorrecto e injusto, porque condiciona a avaliação do professor ao abandono e aos resultados escolares dos seus alunos. Este último aspecto contraria as recomendações da Comissão Científica da Avaliação de Desempenho.
Acresce que a Lei 15/2006 criou uma divisão artificial e injusta da carreira docente nas categorias de professor e professor titular.
Pelo exposto, os professores desta Escola decidiram, por unanimidade, suspender a sua participação neste processo de Avaliação de Desempenho até que se proceda a uma revisão concertada do mesmo, que o torne exequível, justo, transparente, ou seja, capaz de contribuir realmente para o fim que perseguimos: uma Escola Pública de qualidade
Novembro 18, 2008 at 12:35 am
eu já estou a ver alguns colegas a preenchê-los HOJE no conforto do lar…
Novembro 18, 2008 at 12:35 am
Eu não tenho os códigos mas se tivesse preencheria os meus objectivos online sempre numa perspectiva galinácea.Piu.
Novembro 18, 2008 at 12:35 am
Publicado originalmente por Brit com no Cartel!
(Já devia ter seguido com o texto)
Novembro 18, 2008 at 12:36 am
11, PD,
Vou à fábrica de Fafe comprar armas ilegais, mas levo licença de porte de arma. 😆
Novembro 18, 2008 at 12:36 am
Quem concorreu nos últimos anos pode usar o mesmo user name e password para entrar na aplicação.
Novembro 18, 2008 at 12:36 am
Queixa à CPND…. já!!!
Novembro 18, 2008 at 12:37 am
Calma. Isto só agora é que está a começar. Não deve haver desespero. Apenas informação de qualidade. A qualidade tem o seu preço.
Novembro 18, 2008 at 12:38 am
CNPD…Xiça!!! Até me atrapalho!
Novembro 18, 2008 at 12:38 am
#30, adesivo?
Novembro 18, 2008 at 12:38 am
Já entrei na aplicação. Não se avança, está incompleta.
Mas esta aplicação de nada vai adiantar, já que muitos se vão recusar a entregar os objectivos.
Novembro 18, 2008 at 12:38 am
#5,
Os meus OI:
– MIAU
– MIAU
– MIAU
Novembro 18, 2008 at 12:39 am
Códigos, eu quero os códigos para preencher os objectivos.
1º Aprender a estrelar ovos sem desfazer a gema.
2º Partir os ovos sem deixar casca na frigideira.
3º Comer ovos moles pelo menos 2 vezes por semana.
Novembro 18, 2008 at 12:39 am
Temos que dizer claramente que todo o comportamento, desde início, deste ME, é o de perseguição (política) aos professores.
Novembro 18, 2008 at 12:40 am
ISto é uma forma de pressão!
Nada de cedências!
E do Rato sabe-se alguma coisa???
Novembro 18, 2008 at 12:40 am
#36,
Estamos entendidas!
Acho esses OI mais assustadores para os “Ratos”.
Novembro 18, 2008 at 12:40 am
#10
“Os hackers sabem a resposta.” Concordo. São bem capazes.
Novembro 18, 2008 at 12:41 am
teste
Novembro 18, 2008 at 12:41 am
#40, boa opção em relação ao “s”.
Novembro 18, 2008 at 12:42 am
Como já se disse:
Artº 49º do ECD:
1 – Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o
processo de avaliação tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de
avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2 – Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados
ao dever de sigilo sobre a matéria
está no bendito ECD…e o ECD é, para mim, uma búiblia… 🙂
Novembro 18, 2008 at 12:42 am
Lá está o rapaz-modelo da DGRHE. Vê-se mesmo que já corrigiu 5 turmas de testes, preparou 5 níveis e já entregou os seus OI on-line. Uma estampa! Excelente, diria a ministra.
Novembro 18, 2008 at 12:43 am
bíblia, claro…
Novembro 18, 2008 at 12:43 am
#41
É pena eu não ser um deles, sempre mandava para lá o “vírus fios de ovo”.
Novembro 18, 2008 at 12:44 am
Mas o que é que se passa no Rato? Há ratos? Miau.
Novembro 18, 2008 at 12:44 am
Os autores desta aplicação, devem ser os mesmo que criaram o actual modelo de avaliação, uns tecnoburocratas que não percebem a realidade das escolas e da docência. Loucos!
Estas coisas centralizadas, ajudam a unir o pessoal. Eles devem pensar nos divide. Loucos!
Novembro 18, 2008 at 12:45 am
Aguardo esclarecimento sobre a necessidade de uma aplicação. Para quê aumentar a burocracia?
Se a avaliação é na escola, para que serve a aplicação?
Estes senhores pensam que somos todos parvos?
Pressionam sem parar… mas quem atura turmas de 28 alunos está preparada para o trio maravilha!!!
Novembro 18, 2008 at 12:45 am
Entre nós, professores, será que temos hackers capazes de deitar abaixo esta trampa?
Novembro 18, 2008 at 12:46 am
Teresa, eu afixei uma carta aberta, dizendo que me recusava a ser cúmplice deste modelo de avaliação. Apesar de ja ter produzido os OI, nao os vou entregar. Queres que te envie a minha Carta Aberta?
Rui Martins
Grão Vasco em Viseu
Novembro 18, 2008 at 12:46 am
#46, a escrever sobre o ECD acho que não deve corrigir. Fica muito melhor “búiblia”.
Novembro 18, 2008 at 12:46 am
Este rapaz está sempre ao dispor da sra. sinistra. Para todo o serviço. Vai a casa.
Novembro 18, 2008 at 12:46 am
PESSOAL!
Já entrei na dita aplicaçao. Aquilo é para inserir os objectivos. Agora o insólito é: Podemos inserir os objectivos que quisermos. Não existe grelha. Existe um botão que diz: Inserir objectivo. Depois abre-se uma janela, e escreve-se o texto. Podemos fazer isto as vezes que quisermos.
Na minha opinião, acho que deviamos saturar o sistema, colocando os objectivos mais insólitos de formar a dar cabo do servidor.
Novembro 18, 2008 at 12:47 am
Na minha escola andam com ameaças veladas… que agora cada um tem de preencher aquilo online e que…agora é que vão ser elas…UI QUE MEDO!
Uma vez mais a valsa do medo a tocar…
Assinei a moção que foi aprovada por maioria na minha escola e quem assinou uma moção a declarar-se contra este sistema de avaliação e a afirmar que não entrega os OI porque está absolutamente contra este sistema não vai agora voltar atrás e entregar online coisa nenhuma…Haja coerência nas acções de cada um se faz o favor…
Novembro 18, 2008 at 12:47 am
Esta aplicação é PIDESCA e tem como único objectivo intimidar os professores e controlar todo o processo!!!
Novembro 18, 2008 at 12:48 am
#55, ainda o obrigam a cumprir tudo. Mais vale não escrever nada.
Novembro 18, 2008 at 12:48 am
O senhor da foto é algum vendedor de Magalhães?
Novembro 18, 2008 at 12:48 am
ADESIVOS já está on-line. agora ninguém vos vê!
Novembro 18, 2008 at 12:49 am
55. Mas que ideia brilhante!!!!
Novembro 18, 2008 at 12:49 am
Já entrei na aplicação mas não consegui seleccionar a escola.
Novembro 18, 2008 at 12:49 am
Ilegalidades deles, são como tordos a cair!
Como de costume esta gentinha não sabe as leis com que se cose! São propostas de ilegalidade, em cima de propostas de ilegalidade!!!!
A lei diz tudo! Ninguém me pode obrigar a divulgar um qualquer documento sobre a minha avaliação, mesmo que me garantam sigilo! O sigilo é só entre mim e o avaliador! Não entre mim e o pessoal da DGRHE!
Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro
Artigo 6.º
Instrumentos de registo
3 — Sem prejuízo da existência de cópias na posse dos avaliadores ou em arquivos de segurança, os originais dos instrumentos de registo são arquivados, logo que preenchidos, no processo individual do docente, tendo este livre acesso aos mesmos.
Artigo 49º
Garantias do processo de avaliação do desempenho
1—Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o processo de avaliação 512 Diário da República, 1.a série—N.o 14—19 de Janeiro de 2007 tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2—Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados ao dever de sigilo sobre a matéria.
Para além disto, quer o artº Artigo 3º Princípios orientadores, quer o Artº40º
Caracterização e objectivos da avaliação do desempenho referem que:
1 — A avaliação do desempenho do pessoal docente desenvolve-se de acordo com os princípios consagrados no artigo 39.o da Lei de Bases do Sistema Educativo e no respeito pelos princípios e objectivos que enformam o sistema integrado de avaliação do desempenho da Administração Pública, incidindo sobre a actividade desenvolvida e tendo em conta as qualificações profissionais, pedagógicas e científicas do docente.
E que diz o SIADAP sobre o assunto?
Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro
Artigo 44.º
Publicidade
2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior e de outros casos de publicitação previstos na presente lei, os procedimentos relativos ao SIADAP 3 têm carácter confidencial, devendo os instrumentos de avaliação de cada trabalhador ser arquivados no respectivo processo individual.
3 — Com excepção do avaliado, todos os intervenientes no processo de avaliação bem como os que, em virtude do exercício das suas funções, tenham conhecimento do mesmo ficam sujeitos ao dever de sigilo.
4 — O acesso à documentação relativa ao SIADAP 3 subordina-se ao disposto no Código do Procedimento Administrativo e à legislação relativa ao acesso a documentos administrativos.[/[/color]b]
Novembro 18, 2008 at 12:50 am
como é que se entra nessa coisa
com que user e com que palavra passe?
Digam-me quero encher isso de piu piu piu
Novembro 18, 2008 at 12:51 am
miguel divulgue como se entra
Novembro 18, 2008 at 12:51 am
http://bulimunda.wordpress.com/2008/11/17/fragmentos-de-um-pais-a-beira-da-demencia/
Novembro 18, 2008 at 12:52 am
O meu PC que é muito temperamental recusa a fazer certas coisas; e eu não posso, nem devo, pressioná-lo.
Novembro 18, 2008 at 12:52 am
Entrei com o número e password dos concursos.
Novembro 18, 2008 at 12:52 am
Rui
Na nossa escola assinamos uma moção para suspender a avaliação mas apenas até 9 de janeiro… Neste caso, acho que quem não a assinou vai já preencher os objectivos. Achas que essa carta pode ajudar em alguma coisa?
Novembro 18, 2008 at 12:53 am
Miguel,

Só que usando os nossos dados de acesso eles sabem que fez isso.
Novembro 18, 2008 at 12:53 am
Isto mostra até que ponto MLR não manda.
Se ela fosse inteligente não deixava criar esta aplicação.
Até os amigos do ISCTE, no blog ocanhoto, já revelam tristeza.
Novembro 18, 2008 at 12:53 am
Se, como dizem o que lá tem é uma caixa de texto vazia, poder-se-ia ir metendo texto, fazendo sucessivos copy/paste até aquela porcaria encher por completo.
Mas não me parece boa ideia, pois o sistema deve estar preparado para ir contando o número de utilizadores que acede e preenche, não importa com quê. Lá vinha a ministra gabar-se que não sei quantos professorzcos já tinham preenchido a fichita.
Novembro 18, 2008 at 12:53 am
vá lá preciso de uma senha e de um user
Novembro 18, 2008 at 12:54 am
VOU REPETIR O QUE AQUI JÁ FOI DITO :
Artº 49º do ECD:
1 – Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o
processo de avaliação tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de
avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2 – Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados
ao dever de sigilo sobre a matéria.
COLEGAS: A LEI PROTEGE-NOS DESTA APLICAÇÃO PIDESCA! SÓ OS MERD**SOS ADESIVOS A VÃO QUERER PREENCHER!
Novembro 18, 2008 at 12:55 am
É assim, na minha Escola 91% assinaram a Moção. A Ministra, afirmou categóricamente que não vai dar provimento a nenhuma Moção. Reflecti sobre o que tinha feito e a Ministra que é arrogante e encontrei esta forma de denunciar, assumindo todas as consequências. Se quiseres coloco aqui ou envio-te por correio electrónico.
Boa sorte
Novembro 18, 2008 at 12:56 am
#73, tente: “põe põe galinha o ovo que a ludrinhas papa-o todo”.
Novembro 18, 2008 at 12:56 am
Não brinquem com os dados do concurso. Uma coisa é não preencher, a outra é utilizar o user do concurso.
Mas cada um sabe de si!!
Novembro 18, 2008 at 12:56 am
#1 GUILHERME:
O JANTAR É PARA JÁ! PODE SER QUE NOS JUNTEMOS PARA PÔR UM PROCESSO AO GOVERNO POR MAIS ESTE ATROPELO À LEI!
Novembro 18, 2008 at 12:56 am
Se já concorreu com um número e password aos concursos de professores nos últimos anos, ou no concurso de titular, entre com os mesmos dados e delicie-se.
Novembro 18, 2008 at 12:57 am
#78, Sou todo ouvidos.
Novembro 18, 2008 at 12:58 am
nessa aplicaçaõ podemos falar do picareta
do lanudo e do balbino como objectivo número dois?
o nº um já sabemos …
Novembro 18, 2008 at 12:58 am
74,
Pidesco, mesmo.
Novembro 18, 2008 at 12:58 am
Aquilo é muito engraçado lá por dentro!
Tem uma “caixinha” em branco onde se escreve um objectivo, depois carrega-se em adicionar objectivo, depois deve-se poder pôr outro e “porifora”
REsumindo: parece que aquilo é uma caixinha da família da Caixa de Pandora, por isso o melhor é não a brir!!! 😉
Novembro 18, 2008 at 12:59 am
Não vos quero desanimar, mas muita gente vai preencher esta fichinha às escondidas, mesmo daqueles que assinaram moções porque não quiseram ficar isolados.
Novembro 18, 2008 at 12:59 am
#78
Ao longo do jantar podemos ir listando os atropelos. No final teremos uma bela salada…depois é só juntar os OVOS.
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
#84, não desanima. Não dormimos.
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
É totalmente ilegal.
Não é para levar a sério.
Mas que é mais um exemplo, entre muitos e variados, de perseguição e intimidação de professores, é-o.
Muito grave num regime democrático.
Ainda por cima a professores!
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
#78 Bia
Também quero
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
Rui
Podes enviar-me a tal carta?
Eu nem sequer tenho a senha de acesso…acho que a perdi…lol
nem sei o que faça….
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
ana s. # 62
é só clicar na escola que lá aparece!
Novembro 18, 2008 at 1:00 am
Será que dá para fazer o upload de vírus, de pornlinks e assim?
Novembro 18, 2008 at 1:01 am
Rosa branca
é realmente esse o meu receio…
Novembro 18, 2008 at 1:01 am
COLEGAS:
O GOVERNO DEMONSTRA, COM ESTA APLICAÇÃO, QUE ESTÁ A DAR AS ÚLTIMAS! JÁ NEM TÊM TEMPO PARA CONSULTAR JURISTAS E CONTINUAM A JULGAR QUE OS PROFESSORES ANDAM A DORMIR E NÃO SABEM POR ONDE PEGAR NESTA PALHAÇADA!
Novembro 18, 2008 at 1:02 am
Tentei lá entrar com senha e tudo mas deu-me vómitos saí!!!!
Novembro 18, 2008 at 1:02 am
# 84
De qualquer modo essa posição será denunciada, eventualmente pelos próprios avaliadores.
Estes só têm que garantir o sigilo em relação aos objectivos.
Novembro 18, 2008 at 1:02 am
Digam lá que nomes havemos de chamar aos colegas que quiserem ir lá pôr os objectivos…
Novembro 18, 2008 at 1:02 am
confidencialidade
tudo iria ficar exposto num servidor do ME com código e pass a distribuir pelos amigos
Novembro 18, 2008 at 1:02 am
Vejo aqui pessoas que pensam que o ECD os protege disto. Não estou a ver porquê.
Reparem
2 – Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados
ao dever de sigilo sobre a matéria.
Ou seja, todos os intervenientes.
A inserção é feita com user name e password, se só os intervenientes tiverem acesso está legal. Mesmo os técnicos de informática do ME são intervenientes e obrigados ao sigilo.
Não é por aí…
Quanto a brincadeiras, lembrem-se que já andaram a ler os mails dos gajos que trabalham nas finanças. Cuidado com as brincadeiras.
Novembro 18, 2008 at 1:03 am
Já a coloquei aqui e com todo gosto
” CARTA ABERTA
Caros Colegas do Agrupamento de Escolas Grão Vasco
Após assinatura da Moção do nosso Agrupamento de Escolas, ter acompanhado e participado na entrega da mesma, junto do Conselho Executivo, decidi informar os Colegas da minha decisão, enquanto não for alterado o Modelo de Avaliação, suspender pessoalmente qualquer acto que me foi e é exigido nos termos do Novo Modelo de Avaliação de Desempenho introduzido pelo Decreto Regulamentar 2/2008. DL, com efeitos imediatos, porque:
1 – O que tem sido realizado na tentativa de suspender o Modelo de Avaliação, é ilegal, segundo a tutela. Por outro lado o Primeiro-Ministro, a Ministra da Educação, recusam qualquer pedido de suspensão e continuam a mentir ao País, de forma dolosa;
2 – É a forma pessoal que encontrei de combater esta legalidade infringindo a mesma, assumindo desde já todos prejuízos profissionais que possam advir;
3 – Tenho a esperança com esta iniciativa, possa sensibilizar outros Colegas, de modo a sermos MUITOS e por esta, via bloquearmos o cumprimento deste Modelo de Avaliação, excessivamente burocrático, estrangulador de um ambiente de trabalho colaborativo e de partilha e opressor na minha profissão.
4 – Assim, e enquanto esta reformulação não tiver lugar, Eu tomo a iniciativa de não entregar os meus objectivos individuais (apesar de já os ter feito), continuando a investir nos alunos, visando atingir a qualidade e excelência, objectivos colectivos definidos no Projecto Educativo do meu Agrupamento.
Viseu, 14 de Novembro de 2008″
Cumprimentos
Rui Martins
Novembro 18, 2008 at 1:03 am
Calma, malta.
O desespero vem sempre acompanhado de inúmeras imperfeições.
Que, no caso desta equipa, se traduzem em trapalhadas processuais que não há lei que aguente.
Nem as inventadas aos domingos…
…
Sobre os OI, também já tenho os meus:
1º – Instrumentalizar 50 galinhas por ano;
2º – Conseguir que cada galinha ponha mais de 50 ovos por dia;
3º – Ensinar às 50 galinhas que a cabeleira do Valter Lemos não é nenhum ninho.
( Acho melhor esquecer o último objectivo… )
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
rtpn
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
#96, MLR com dói-dói?
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
Já descobri que a minha escola não me inscreveu, o que é bom sinal. Sabem quem eu sou, mas não sabem onde páro. O que não deixa de demonstrar alguma incompetência no cruzamento de dados.
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
Na RTPN estão em directo do Rato. Ainda não há novidades.
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
E a coisa tem datas???? É antes da grve? É que não me apetece abri o site do Min

Novembro 18, 2008 at 1:04 am
#96, diminuitivo : “os dói-dói”
Novembro 18, 2008 at 1:04 am
a a margarida da dren a desafiar os monty python:
Margarida Moreira em declarações ao SOL
‘Não entregar Magalhães foi opção pedagógica’
vão lá que vale a pena 🙂
Novembro 18, 2008 at 1:05 am
#96
nem me atrevo a dizer os nomes aqui no blogue…é que temos uma classe a defender!
Ainda bem que ninguém me pode ler o pensamento
Novembro 18, 2008 at 1:05 am
#98
o pessoal do ME não é considerado interveniente no processo
Novembro 18, 2008 at 1:05 am
A aplicação é para ignorar. Não me parece que devamos escrever o que quer que seja. Como professores somos, responsáveis, não temos tempo para assistir aos truques de caixas vazias deste Ministério.
Repare-se que temos um calendário de luta para levar por diante, por isso, o melhor é ir planificando o trabalho na escola para que possámos fazer tudo e cumprir com os nossos verdadeiros objectivos – os alunos.
Novembro 18, 2008 at 1:05 am
Devem lá estar o TS.
Novembro 18, 2008 at 1:06 am
Acabo de ser informado de que a plataforma electróniva do DGRHE foi “aberta” hoje, em retaliação à decisão do CONSELHO DE ESCOLAS!
Pode ser um boato, mas com este governo devemos permanecer em estado de ALERTA ABSOLUTO!
Novembro 18, 2008 at 1:07 am
A recusa em preencher esta treta tem fundamentação muito simples: não está prevista na lei.
Mesmo que estivesse: recusamo-nos à mesma. Se a maioria o fizer, pára o processo. Aliás, nem chega a começar.
Novembro 18, 2008 at 1:07 am
#75
Rui, eu gostava, por favor…
mariaprof@mail.pt
obrigada
Novembro 18, 2008 at 1:08 am
O que se passa no Rato, hoje?
Novembro 18, 2008 at 1:08 am
Obriga Rui
Já a copiei
Novembro 18, 2008 at 1:09 am
rtpn em directo do rato?
vão transmitir as exéquias? e o velório é onde? na sic ou na rtp?
vamos ver quem dá a notícia primeiro.
cá para mim ainda vai ser o fafe a dar a cacha.
Novembro 18, 2008 at 1:09 am
Reparem neste pormenor da aplicação
Aplicação desenvolvida por: ATX Software S. A.
Agora vejam esta notícia
http://www.portugalemgrande.com/?q=node/3081
:-):-):-):-):-):-):-):-):-):-):-)
Novembro 18, 2008 at 1:10 am
COLEGAS:
todos a fotocopiar o artº49 do ECD e a colocar na sala dos professores!
ISTO É ILEGAL!
Novembro 18, 2008 at 1:11 am
Olá
Novembro 18, 2008 at 1:11 am
O site da DGRHE tem vírus: salmonelas.
Novembro 18, 2008 at 1:12 am
#118- tudo do CHILE! Boa malha!
Novembro 18, 2008 at 1:12 am
Guilherme:
isto só se resolve com um vintage!
Novembro 18, 2008 at 1:14 am
Bia # 119
Não é só o 49º do ECD
Vê no comentário 63 – coloquei-os lá todos
Novembro 18, 2008 at 1:14 am
Alguém que experimente teclar a última letra da fileira de cima do teclado, a primeira e outra vez a última, em maiúsculas…
Novembro 18, 2008 at 1:14 am
A partir do momento em que preenchemos os objectivos nesta aplicação, estamos a aceitar o modelo de avaliação e não haverá qualquer hipótese de voltar atrás! Além disso, os objectivos devem ser previamente discutidos com o avaliador! Não há razão para perder a calma, porque já estávamos à espera desta habilidade de MLR para contornar os obstáculos ao processo. Nada mudou! Éramos contra este modelo, continuamos a ser contra! Não faz sentido que quem assinou moções a suspender ou a pedir a suspensão, agora se apresse a preencher o que quer que seja! O modelo é o mesmo e continua a não ser exequível! Não há qualquer alteração na nossa posição! A alteração que existe é a ilegalidade cometida pelo ME que cria uma aplicação informática não prevista na lei e que tem por objectivo, exclusivamente, intimidar os professores e verificar quantos estão disponíveis para aceitar o modelo. Na minha opinião, nem deviam tentar aceder!
Novembro 18, 2008 at 1:18 am
118,
Tudo muito sibilino. A aplicação está ligada a oráculos.
Lembram-se da tragédia do Rei Édipo?
Quem vai a oráculos… não evita a tragédia.
Novembro 18, 2008 at 1:18 am
Magalhães, para o boneco:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117181&tab=community
Novembro 18, 2008 at 1:18 am
#Stella maris
Andas por aí?
preciso de te passar um recado!
Novembro 18, 2008 at 1:20 am
Concordo com o LuisM: Pela minha parte, nem sequer vou aceder. Ignorar completamente. A luta é nas escolas, não é na DGRHE.
E isto deve ser vingança por causa da posição do Conselho de Escolas. Ai a mulherzinha, tão vingativa!
Novembro 18, 2008 at 1:21 am
Vi há pouco na RTPN a reportagem sobre a reunião do conselho das escolas, à saída e já depois da votação em que os PCEs pediram a suspensão, pareceu estar tudo bem, MLR(se entretanto não sair) a dizer que ia desburocratizar o processo.
É esperar.
Novembro 18, 2008 at 1:21 am
CAROS AMIGOS:
Artigo 49º do ECD:
Garantias do processo de avaliação do desempenho
1 – Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o
processo de avaliação tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de
avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2 – Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados
ao dever de sigilo sobre a matéria.
Os PCEs (mesmo os mais papistas que o papa) estão OBRIGADOS AO DVER DE SIGILO sobre a matéria.
Logo, os avaliados podem negar-se a entregar os objectivos por essa via, e podem apresentar REQUERIMENTO EVOCATIVO do impedimento dos PCEs de introduzirem os seus dados e documentos na aplicação. O 49º é claro: PROCESSO INDIVIDUAL, é o único arquivo autorizado, uma vez que nem o dec-reg 2/2008 fala em base de dados nenhuma. Muito menos sem certificação da CNPD (comissão nacional protecção de dados)
Não entreguem e INVOQUEM impedimento para que os PCEs não introduzam.
COntactem os sindicatos, e façam circular MINUTAS de REQUERIMENTO EVOCATIVO de impedimento para os PCEs
Novembro 18, 2008 at 1:22 am
a atx software não foi aquela que desenrascou numa penada as colocações que a seabra (era ela, não era?) engatou no tempo das trapalhadas?
hummmmmmm!
paulo, se estás a ler, sê nosso amigo: tira-me aquele anormal do novo homem socratino da página da dgrhe lá em cima…
Novembro 18, 2008 at 1:23 am
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=373457&tema=1&pagina=&palavra=&ver=1
Novembro 18, 2008 at 1:23 am
Não estou a contar sequer aceder a essa página nojenta…
Venham as greves! Até os comemos vivos!
Novembro 18, 2008 at 1:25 am
#133
Mas o rapaz até tem um ar um tanto ao quanto charmoso… e é rosadinho.
Novembro 18, 2008 at 1:25 am
Of course! Mail me!
Novembro 18, 2008 at 1:26 am
os PCEs carreiristas vão querer introduzir eles proprios os v/ objectivos, para dizerem que a escola/agrupamento esta a implementar – não podem.
E se o fizerem, podem mesmo ser processados judicialmente com base no 49º do ECD, e da restante argumentação juridica muito bem exposta no comentário n.º 63 deste post
Novembro 18, 2008 at 1:27 am
O Sócrates deve estar em pânico. Quando constituiu o governo, não conseguiu encontrar melhor do que esta equipa. Ainda por cima, estava a léguas de sonhar que se juntaria à equipa Albino Almeida, o terceiro secretário de(t)estado. Agora, com a trapalhada criada, quem aceita a pasta? Há-de ser difícil. AJ Seguro anda a ouvir toda a gente, mas o melhor seria chamar os sapadores deste país. Como este ano tiveram poucos incêndios, talvez aceitassem, até para treinar!
Novembro 18, 2008 at 1:28 am
Ao bloguista:
A questão não é ninguém ser obrigado a aceder à +plataforma, a questão é:
QUEM ACEDER INCORRE EM ILEGALIDADE E É PASSIVEL DE SER PROCESSADO PELOS AVALIADOS
Novembro 18, 2008 at 1:29 am
#139: Qt ao Albino: http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html
Novembro 18, 2008 at 1:30 am
#136
um dia, seremos todos assim?
Novembro 18, 2008 at 1:32 am
#142
Eu acho que é por a maior parte do corpo docente ser do sexo feminino… então vai daí e bota lá um rapaz charmoso e tal…
Simpatias para as professoras!
Novembro 18, 2008 at 1:33 am
#134
ministra admite estar disponível para melhorar o modelo de avalação.
como se pode melhorar algo que era perfeito?
percebi…
Novembro 18, 2008 at 1:35 am
Eu não acredito que haja alguém a equacionar a hipótse de preencher esta treta!!!!
E já agora que adianta aos “medrosos” preencher isto clandestinamente?! o processo terá sempre que se realizar na escola!!!!
Novembro 18, 2008 at 1:36 am
Alvarinho
Explique-me isso melhor por favor
Quero argumentos sólidos para amanhã enfrentar certos adesivos que devem estar felizes
Novembro 18, 2008 at 1:37 am
Stella maris:
vou enviar-te mail
Novembro 18, 2008 at 1:38 am
Para quem não compra o Expresso, a edição do passado sábado já está disponível on-line.
Entrevista de MLR:
http://aeiou.semanal.expresso.pt/1caderno/pais.asp?edition=1881&articleid=ES309219
Novembro 18, 2008 at 1:40 am
Esta é a ÚLTIMA tentativa que MLR tem para implementar o processo! A ÚLTIMA! MLR está a testar os professores. Se a ME tivesse a certeza de que todos iam, obedientemente, preencher a aplicação tinha imposto um prazo para o seu preenchimento e não o fez! Diz, inclusive, que « aplicação informática irá sendo preenchida à medida que os agrupamentos e escolas não agrupadas vão estruturando o processo….». Devemos, simplesmente, ignorar esta aplicação.
Novembro 18, 2008 at 1:43 am
Agora é que vamos começar a ficar a saber quem é que «os» tem no sítio e quem é que se acobarda!
Novembro 18, 2008 at 1:46 am
Stella Maris:
enviei mail, por favor confirma recepção!
Preciso ir dormir 🙂
Novembro 18, 2008 at 1:47 am
A laser HP que comprei recentemente, para fazer fichas, já era.
Novembro 18, 2008 at 1:48 am
para rui martins:
«A Ministra, afirmou categóricamente que não vai dar provimento a nenhuma Moção.»
A minha escola pretende apenas que ela responda satisfatoriamente a 20 quesitos. Até lá a avaliação mantém-se suspensa. Note-se: é bom que o teor das respostas seja m-e-s-m-o satisfatório. A moção da minha escola pedia que uma certa senhora fosse guia espiritual num certo imbróglio jurídico chamado dec.-reg. 2/2008. Até agora não o tem conseguido. A moção da minha escola era administrativo-política… E exactamente por esta ordem. Nenhum dos quesitos se reportava à área do conhecimento vulgarmente conhecida por «sociologia das profissões».
A Ministra não sabe o que é uma moção. A uma moção não se dá provimento (consultem-se, p’ra já, os dicionários de ocasião).
A Senhora Ministra aprendeu muito pouco na revista a «Ideia». Talvez agora ela aprenda a distinguir um Freire de um bom professor.
Novembro 18, 2008 at 1:49 am
Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro
Artigo 6.º
Instrumentos de registo
3 — Sem prejuízo da existência de cópias na posse dos avaliadores ou em arquivos de segurança, os originais dos instrumentos de registo são arquivados, logo que preenchidos, no processo individual do docente, tendo este livre acesso aos mesmos.
Artigo 49º
Garantias do processo de avaliação do desempenho
1—Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o processo de avaliação tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2—Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados ao dever de sigilo sobre a matéria.
Artº Artigo 3º (Princípios orientadores) e Artº40º (Caracterização e objectivos da avaliação do desempenho) referem:
1 — A avaliação do desempenho do pessoal docente desenvolve-se de acordo com os princípios consagrados no artigo 39.o da Lei de Bases do Sistema Educativo e no respeito pelos princípios e objectivos que enformam o sistema integrado de avaliação do desempenho da Administração Pública (SIADAP), incidindo sobre a actividade desenvolvida e tendo em conta as qualificações profissionais, pedagógicas e científicas do docente.
SIADAP:
Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro
Artigo 44.º
Publicidade
2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior e de outros casos de publicitação previstos na presente lei, os procedimentos relativos ao SIADAP 3 têm carácter confidencial, devendo os instrumentos de avaliação de cada trabalhador ser arquivados no respectivo processo individual.
3 — Com excepção do avaliado, todos os intervenientes no processo de avaliação bem como os que, em virtude do exercício das suas funções, tenham conhecimento do mesmo ficam sujeitos ao dever de sigilo.
4 — O acesso à documentação relativa ao SIADAP 3 subordina-se ao disposto no Código do Procedimento Administrativo e à legislação relativa ao acesso a documentos administrativos.
Garantias do processo de avaliação do desempenho:
Art.º 49º
1 – Sem prejuízo das regras de publicidade previstas no presente Estatuto, o processo de avaliação tem carácter confidencial, devendo os instrumentos de avaliação de cada docente ser arquivados no respectivo processo individual.
2 – Todos os intervenientes no processo, à excepção do avaliado, ficam obrigados ao dever de sigilo sobre a matéria.
NOTAS:
Os PCEs (mesmo os que queiram fazer a introdução dos dados não podem) estão OBRIGADOS AO DVER DE SIGILO sobre a matéria.
Logo, os avaliados podem negar-se a entregar os objectivos por essa via, e podem apresentar REQUERIMENTO EVOCATIVO do impedimento dos PCEs de introduzirem os seus dados e documentos na aplicação.
O 49º é claro: PROCESSO INDIVIDUAL, é o único arquivo autorizado, uma vez que nem o dec-reg 2/2008 fala em base de dados nenhuma. Muito menos sem certificação da CNPD (comissão nacional protecção de dados)
Não entreguem e INVOQUEM impedimento para que os PCEs não introduzam.
O Pessoal da DGRHE não é interveniente no processo de avaliação de desempenho.
Contactem os sindicatos, e façam circular MINUTAS de REQUERIMENTO EVOCATIVO de impedimento para os PCEs
A questão não é ninguém ser obrigado a aceder à +plataforma, a questão é: QUEM ACEDER INCORRE EM ILEGALIDADE E É PASSIVEL DE SER PROCESSADO PELOS AVALIADOS
Não só a aplicação não é legal, como o próprio acesso a ela pode configurar ilegalidade se não autorizada pelo detentor dos dados (avaliado)
Novembro 18, 2008 at 1:50 am
#146 ^^
Novembro 18, 2008 at 1:50 am
tantos comentários para uma manobra de diversão. que pelos vistos está a resultar.
vamos mas é orientar a mira para a greve e para as manifestações distritais. esta fantochada da aplicação e do despacho dominical a la fax qualquer estagiário de advocacia resolve. querem ver? alguém me diga qual é o nº do dominical despacho. fico à espera…
orientemos a mira e a determinação para as manifestações regionais de 25 a 28. esperemos que chova.chuva civil não molha professores
ó da, isso é leitura que se recomende?
Novembro 18, 2008 at 1:53 am
No dia 25 lá estarei, no Porto.
Novembro 18, 2008 at 1:53 am
Não me aparece a escola, sempre gostava de ver a…
Novembro 18, 2008 at 1:58 am
Há sempre maneira de compatibilizar o princípio da confidencialidade com o registo nessa base de dados.
Duvidosa é a sua utilidade quando a avaliação é feita a nível de escola e não se vê outro objectivo que não seja controlar politicamente a insubordinação em curso.
Por via das dúvidas, sugiro aos movimentos e sindicatos que solicitem um pedido de informação ou entreguem queixa à Comissão Nacional de Dados Pessoais:
http://www.cnpd.pt/
Não tendo lido toda a legislação aplicável, estranhei não ver a DGRHE entre as entidades que estão legalizadas junto da CNPD:
http://www.cnpd.pt/bin/registo/registo.htm
Novembro 18, 2008 at 1:58 am
# 156
não tem número; foi feito em casa e não tinham a numeração à mão (nem ao pé)
Novembro 18, 2008 at 1:59 am
(….)da “meta” dos “resultados” (que nada significa e é falsificável) à obrigação grotesca de estabelecer para cada “objectivo” burocrático, “um objectivo estratégico”, um “objectivo táctico” e um “objectivo operacional” – a insensatez não pára.
E provavelmente não irá parar. A sra. ministra não é deste mundo. E ouve vozes.
Perante a balbúrdia e os protestos, que provocou, continua convencida da sua razão.
Novembro 18, 2008 at 2:00 am
Eu não acredito que a esmagadora maioria dos profs preencham essa coisa! Mas reconheço que esta estratégia da dona lurdes é perigosa. Mas ainda acredito mais no pessoal que esteve na rua a 8 e a 15.
Novembro 18, 2008 at 2:00 am
#159: a UNICA maneira de compatibilizar, é se for o detentor dos dados a introduzir ou a autorizar. Não vejo outra.
Novembro 18, 2008 at 2:01 am
texto desorganizado. desculpem. A ideia é: acredito em nós!
Novembro 18, 2008 at 2:02 am
Mais: Em algumas escolas, os pais vão EVOCAR O IMPEDIMENTO DOS PROFESSORES para avaliarem os filhos.
Como a avaliação dos alunos conta para a dos professores, estes não garantem a imparcialidade pois são parte interessada.
Isto cai, ou com a ministra, ou com os tribunais.
Novembro 18, 2008 at 2:04 am
É oficial, 1ª pagina do publico, Conselho de Escolas pede suspensão da avaliação!!
Novembro 18, 2008 at 2:05 am
Sabem o que acho verdadeiramente? É que o Sócrates tem um enorme problema. Não pode deixar a dona lurdes ir embora porque ninguém, no seu perfeito juízo, aceitaria ir para o ME.
Novembro 18, 2008 at 2:05 am
Nem mais um PUK nem mais um PIN…
Tanto código que eu já estou a ficar codificado.
Novembro 18, 2008 at 2:05 am
Obrigada Alvarinho :-))**
Novembro 18, 2008 at 2:06 am
#166
Excelentes notícias!
O desmoronamento!
Novembro 18, 2008 at 2:07 am
#166, votaram favoravelmente 30/23
Novembro 18, 2008 at 2:08 am
Mário Rodrigues # 159
O código/password que utilizamos é a do concurso, dados esses que permitem a abertura do documento pela DGRHE já que têm a chave “do outro lado” para terem acesso.
Se não é para verem também não precisam deles para nada!
Estou farta de andar a cumprir os objectivos individuais do pessoal da DGRHE!
Eles que definam objectivos que não nos envolvam!
Eles que definam objectivos de honestidade e transparência nos processos!
Eles que desenvolvam objectivos que tenham a ver com uma interpretação correcta das leis e não com a interpretação que dá jeito ao Secretário de Estado!
Novembro 18, 2008 at 2:08 am
# 167 Acho que o ToZe Seguro se esta a candidatar
Novembro 18, 2008 at 2:08 am
É o principio do fim…
Novembro 18, 2008 at 2:09 am
no público não aparece nada sobre essa noticia
Novembro 18, 2008 at 2:09 am
Venho por este meio comunicar que, no meu desejo de cooperação com o ME,proponho uma alteração à imagem deste site. Aqui seguem alternativas à imagem do rapaz. A imagem não é desagradável e está obviamente dirigida a um público feminino. Contudo está de costas e é demasiado formal. Ora, para um simplex, não se adequa. Aqui seguem umas propostas mais animadas:
http://de.youtube.com/watch?v=FnH5WfdaxZk
Novembro 18, 2008 at 2:10 am
ouviram falar em mandar o barro à parede?,tirar nabos da púcara?digam-nos lá o que é que acham que é para vermos como é que havemos de achar?
já uma vez aqui citei a do napoleão de não interrompermos os nossos adversários quando estes estão a fazer asneiras mas não é demais repeti-la. e eu não estou a alertá-Los para o facto de ser uma asneira pois isso já eles sabem. o que não sabem é como sair dela.
oremus
Novembro 18, 2008 at 2:10 am
raiva, na sic N, as 1ªs páginas dos jornais de amanhã
Novembro 18, 2008 at 2:11 am
divulguem http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html
Novembro 18, 2008 at 2:12 am
#173
O tó zé seguro?
Isso não é nada bom. Da mesma terra que o Valter. Conhecem-se desde sempre!
Novembro 18, 2008 at 2:12 am
Alvarinho # 154,
já tinha feito um apanhado semelhante, que coloquei no comentário # 63
🙂
Novembro 18, 2008 at 2:13 am
oh, sim! o tó-zé seguro ficava lá bem? e quem levaria para secretários? o primo jorge? 🙂
Novembro 18, 2008 at 2:14 am
onde está ? leia-se !
Novembro 18, 2008 at 2:14 am
#MAria 181 eu sei, aproveitei e copiei do #63 tb pq havia gente que estava a pedir por mail, e eu que ja tinha dado essa indicação num outro post, juntei as duas 🙂
Novembro 18, 2008 at 2:14 am
A consagrada escritora Alice Vieira estará presente na próxima tertúlia Via Latina,
a ter lugar na sexta-feira dia 21, pelas 21:30, na Galeria Matos Ferreira,
à rua Luz Soriano, em Lisboa (Bairro Alto).
Mais detalhes em vialatina.wordpress.com
Novembro 18, 2008 at 2:15 am
o tó-zé seguro da mesma terra que o valter e não só… 😉
Novembro 18, 2008 at 2:16 am
#186
pois…
Novembro 18, 2008 at 2:18 am
descubram as diferenças
«A CNIPE lamenta, por outro lado, que o Ministério não tenha a humildade de reconhecer que estava errado, atirando sempre as culpas para a incapacidade das escolas, dos professores, dos alunos e dos pais em interpretarem a lei», acrescenta a Confederação.
Também a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) congratulou-se com o despacho da ministra da Educação, mas lamentou a «falta de capacidade» de algumas escolas em interpretar o Estatuto do Aluno nesta matéria.”
http://diario.iol.pt/sociedade/ministra-educacao-avaliacao-alunos-estatuto/1014183-4071.html
Novembro 18, 2008 at 2:19 am
confirmado, na sic n, votada por maioria no conselho de escolas a suspensão da avaliação
Novembro 18, 2008 at 2:19 am
Nenhum PCE com dois dedos de testa arriscará divulgar num site do ME parte de um processo que o próprio Decreto 2 estipula como sigiloso (entre avaliador e avaiado). E se alguém tiver o atrevimento de o fazer, que seja imediatamente processado… Acho que é um daqueles casos em que uma proidência cautelar resolve o problema.
Novembro 18, 2008 at 2:21 am
Composição do conselho das escolas:
Novembro 18, 2008 at 2:21 am
“Queixarem-se das incapacidades dos outros”, deve ser um item dos seus objectivos.
Portanto, a avaliação deves-lhes estar a correr bem.
Novembro 18, 2008 at 2:22 am
#188 http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html
Novembro 18, 2008 at 2:23 am
Paulo Guinote
este fuso horário dá-me cabo dos nervos. Por favor, altere a hora.
Obrigada
Novembro 18, 2008 at 2:23 am
192
:):):):):)
pois…
Novembro 18, 2008 at 2:24 am
#194
e o matraquilho lá de cima!
Novembro 18, 2008 at 2:26 am
#196
LOL apoiado!
A minha PCE faz parte do conselho de escolas
mas é adesiva!
Novembro 18, 2008 at 2:27 am
bem… amanhã tenho a patroa a queixar-se de que andei aqui até 02:30 am.
➡ caminha
boas noites
Novembro 18, 2008 at 2:28 am
#198: são so 1h30 – o fuso do umbigo esta avariado 😛
Novembro 18, 2008 at 2:30 am
e já agora, (dispensando algumas sugestões feitas atrás), também agradecia que não colocassem uma imagem de professores alegres e contentes, aos pulos e vestidos à fashion, tipo “novas oportunidades”!
Novembro 18, 2008 at 2:31 am
bem-vinda ao clube!
Novembro 18, 2008 at 2:31 am
PESSOAL!
Estava eu a ler uma certa lei nossa conhecida, quando me apercebi de uma coisa: Parece que os objectivos nao contam para a avaliaçao! Digam o que acham:
Artigo 15.º
Fases do processo de avaliação
O processo de avaliação compreende as seguintes fases
sequenciais:
a) Preenchimento da ficha de auto -avaliação;
b) Preenchimento das fichas de avaliação pelos avaliadores;
c) Conferência e validação das propostas de avaliação
com menção qualitativa de Excelente, Muito bom ou de
Insuficiente, pela comissão de coordenação da avaliação;
d) Realização da entrevista individual dos avaliadores
com o respectivo avaliado;
e) Realização da reunião conjunta dos avaliadores para
atribuição da avaliação final.
Novembro 18, 2008 at 2:31 am
#200 …
Novembro 18, 2008 at 2:34 am
O.I.
1) Chuva no nabal às terças, quintas e sábados.
2) Sol na eira, nos outros dias.
3) Descanso ao Domingo.
4) Que os Himalaias continuem a tentar tocar no céu.
5) E a fossa das Marianas consiga “reciclar” tanto disparate, ofensa e malvadez do ME.
Novembro 18, 2008 at 2:35 am
Providência cautelar, já. Vamos todos pressionar o sindicato.
Novembro 18, 2008 at 2:36 am
Não podemos perder nem um minuto. De fonte segura:Despacho para validar o uso da aplicação informática.
Novembro 18, 2008 at 2:37 am
Temos de agir depressa, o tempo urge. temos de evitar que algum colega lance lá os objectivos.
Novembro 18, 2008 at 2:38 am
#197
Tb queria que o meu PCE fosse adesivo, mas perdeu… a cola… ficou toda na cadeira!!!
Novembro 18, 2008 at 2:42 am
notícia de última hora:
o fafe, o guinote e a anahenriques continuam mantidos sob sequestro no largo do rato. as práticas de tortura a que têm sido sujeitos têm como fim levá-los a aceitar constituir o próximo gabinete da educação depois da recusa dos 700.074 militantes do partido do rato.
a notícia é avançada pelo canal de curral de moinas e não carece de confirmação.
Novembro 18, 2008 at 2:43 am
De facto vem na 1ª página do público que o conselho de professores aprovou por maioria a suspensão da avaliação e que irá dar disso conhecimento à ministra.
Novembro 18, 2008 at 2:44 am
miguel – 202
Pois!
Repito a pergunta:
E quem já entregou os OIs?
Novembro 18, 2008 at 2:46 am
#206 fonte segura?
Novembro 18, 2008 at 2:48 am
DA, quem entregou os OIs pode se quiser assinar uma declaração, se possível em conjunto com outros, em como não pretende ser avaliado. Só não sobe de escalão e não acede à prova de acesso a profissor titular, como referiu a futura ex-ministra da educação!
Novembro 18, 2008 at 2:48 am
miguel 202 – os objectivos indiciduais nem rpecisam de ser entregues. pela lei, o avaliador pode impo-los. E no interesse do avaliado em entrega-los, pois so se o fizer e nao chegarem a acordo e que pode referir isso mesmo na auto-avaliação. Isso e um não-caso
Novembro 18, 2008 at 2:49 am
e os silvas, tadinhos… esses é que devem estar com tudo isto. compreendo a vossa dor e é por isso que vos deixo com esta música a acompanhar
força!estou convosco…
Novembro 18, 2008 at 2:50 am
Miguel # 202
“Artigo 10.º
Grau de cumprimento dos objectivos individuais
Em todos os parâmetros de avaliação em que haja lugar à fixação de objectivos individuais nos termos do artigo anterior,
o grau de cumprimento desses objectivos constitui referência essencial da classificação atribuída.”
Artigo 9.º
Objectivos individuais
1 — Os objectivos individuais são fixados, por
acordo entre o avaliado e os avaliadores, através da
apresentação de uma proposta do avaliado no início
do período em avaliação, redigida de forma clara e
rigorosa, de modo a aferir o contributo do docente para
a concretização dos objectivos constantes da alínea a)
do artigo anterior.
2 — Os objectivos individuais são formulados tendo
por referência os seguintes itens:
Artigo 18.º
Avaliação realizada pela direcção executiva
1 — Na avaliação efectuada pelo órgão de direcção
executiva os indicadores de classificação ponderam o seguintei) Grau de cumprimento dos objectivos previamente fixados;
Os objectivos individiuais fazem parte do processo de avaliação. São todos definidos em função dos itens pelos quais somos avaliados pelo PCE, portanto são acvaliação!
Tão avaliação como a observação das aulas e todos os procedimentos iniciais e intermédios.
Essa gentinha como não sabe do que fala refere-se às fases do processo de avaliação, apenas no seu estadio final: o da classificação, já que é a única coisa que lhes interessa e para a qual todo este modelo foi converge e em função do qual foi elaborado.
Novembro 18, 2008 at 2:51 am
retirar foi, antes de converge! 😦
Novembro 18, 2008 at 2:51 am
# 216 bem rematado 🙂
Novembro 18, 2008 at 2:52 am
Maria*217: podias postar esta petição nos blogs onde escreves? http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html
Novembro 18, 2008 at 2:54 am
Maria lisboa
Bem explicadp. o meu CP suspendeu todas as iniciativas e actividades do processo de avaliação. A Presidente do CP e mais dois que votaram contra, depois da votação andaram a espalhar na sala de profs que os objectivos individuais não faziam parte do processo de avaliação. Conseguiram levar alguns poucos a entregar no ultimo dia do prazo, 14 de novembro os O.I.
Novembro 18, 2008 at 2:55 am
Maria Lisboa:
Eu concordo, mas tambem diz que se nao entregarmos os O.I., ou se o avaliador nao estiver de acordo com os mesmos, a sua palavra é que conta. Assim, se alguem entregar em branco, o avaliador nao poderá concordar, e como tal, terá que estipular os objectivos por nós.
Novembro 18, 2008 at 2:56 am
Basta Pum Basta!
Uma Geração, Que Consente Deixar-Se Representar Por Um Dantas É Uma Geração Que Nunca O Foi! É Um Coio D’indigentes, D’indignos E De Cegos! É Uma Rêsma De Charlatães E De Vendidos, E Só Pode Parir Abaixo De Zero!
Abaixo A Geração!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
Uma Geração Com Um Dantas A Cavalo É Um Burro Impotente!
Uma Geração Com Um Dantas À Proa É Uma Canôa Uni Seco!
O Dantas É Um Cigano!
O Dantas É Meio Cigano!
O Dantas Saberá Grammática, Saberá Syntaxe, Saberá Medicina, Saberá Fazer Ceias P’ra Cardeais Saberá Tudo Menos Escrever Que É A Única Coisa Que Ellle Faz!
O Dantas Pesca Tanto De Poesia Que Até Faz Sonetos Com Ligas De Duquezas!
O Dantas É Um Habilidoso!
O Dantas Veste-Se Mal!
O Dantas Usa Ceroulas De Malha!
O Dantas Especúla E Inócula Os Concubinos!
O Dantas É Dantas!
O Dantas É Júlio!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
O Dantas É Um Habilidoso!
O Dantas Veste-Se Mal!
O Dantas Usa Ceroulas De Malha!
O Dantas Especúla E Inócula Os Concubinos!
O Dantas É Dantas!
O Dantas É Júlio!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
E O Dantas Teve Cláque! E O Dantas Teve Palmas! E O Dantas Agradeceu!
O Dantas É Um Ciganão!
Não É Preciso Ir P’ró Rocio P’ra Se Ser Um Pantomineiro, Basta Ser-Se Pantomineiro!
Não É Preciso Disfarçar-Se P’ra Se Ser Salteador, Basta Escrever Como Dantas! Basta Não Ter Escrúpulos Nem Moraes, Nem Artísticos, Nem Humanos! Basta Andar Co’as Modas, Co’as Políticas E Co’as Opiniões! Basta Usar O Tal Sorrisinho, Basta Ser Muito Delicado E Usar Côco E Olhos Meigos! Basta Ser Judas! Basta Ser Dantas!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
O Dantas É Um Soneto D’elle-Próprio!
O Dantas Em Génio Nunca Chega A Pólvora Secca E Em Talento É Pim-Pam-Pum!
O Dantas Nú É Horroroso!
O Dantas Cheira Mal Da Boca!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
O Dantas É O Escarneo Da Consciência!
Se O Dantas É Portuguez Eu Quero Ser Hespanhol!
O Dantas É A Vergonha Da Intellectualidade Portugueza! O Dantas É A Meta Da Decadência Mental!
E Ainda Há Quem Não Córe Quando Diz Admirar O Dantas!
E Ainda Há Quem Lhe Estenda A Mão!
E Quem Lhe Lave A Roupa!
E Quem Tenha Dó Do Dantas!
E Ainda Há Quem Duvide De Que O Dantas Não Vale Nada, E Que Não Sabe Nada, E Que Nem É Intelligente Nem Decente, Nem Zero!
(continua…)
Novembro 18, 2008 at 2:59 am
Não percebi bem a tua questão, “miguel”.
DR 2/2008
Artigo 9.º
Objectivos individuais
1 — Os objectivos individuais são fixados, por
acordo entre o avaliado e os avaliadores, através da
apresentação de uma proposta do avaliado no início
do período em avaliação, redigida de forma clara e
rigorosa, de modo a aferir o contributo do docente para
a concretização dos objectivos constantes da alínea a)
do artigo anterior.
2 — Os objectivos individuais são formulados tendo
por referência os seguintes itens:
a) A melhoria dos resultados escolares dos alunos;
b) A redução do abandono escolar;
c) A prestação de apoio à aprendizagem dos alunos
incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem;
d) A participação nas estruturas de orientação educativa
e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não
agrupada;
e) A relação com a comunidade;
f) A formação contínua adequada ao cumprimento de
um plano individual de desenvolvimento profissional do
docente;
g) A participação e a dinamização:
i) De projectos e ou actividades constantes do plano anual
de actividades e dos projectos curriculares de turma;
ii) De outros projectos e actividades extracurriculares.
Novembro 18, 2008 at 3:01 am
Continue O Senhor Dantas A Escrever Assim Que Há-De Ganhar Muito Co’o Alcufurado E Há-De Ver, Que Ainda Apanha Uma Estátua De Prata Por Um Ourives Do Porto, E Uma Exposição Das Maquetes P’ró Seu Monumento Erecto Por Subscriçao Nacional Do Século A Favor Dos Feridos Da Guerra, E A Praça De Camões Mudada Em Praça Do Dr. Julio Dantas, E Com Festas Da Cidade P’los Anniversários, E Sabonetes Em Conta «Julio Dantas» E Pastas Dantas P’rós Dentes, E Graxa Dantas P’rás Botas, E Niveina Dantas, E Comprimidos Dantas E Autoclismos
Dantas E Dantas, Dantas, Dantas, Dantas… E Limonadas Dantas – Magnesia.
E Fique Sabendo O Dantas Que Se Um Dia Houver Justiça Em Portugal Todo O Mundo Saberá Que O Autor Dos Luzíadas É O Dantas Que N’um Rasgo Memorável De Modéstia Só Consentiu A Glória Do Seu Pseudónimo Camões.
E Fique Sabendo O Dantas Que Se Todos Fôssem Como Eu, Haveria Taes Munições De Manguitos Que Levariam Dois Séculos A Gastar.
Morra O Dantas, Morra! Pim!
Portugal Que Com Todos Estes Senhores, Conseguiu A Classificação Do Paiz Mais Atrazado Da Europa E De Todo Omundo! O Paiz Mais Selvagem De Todas As Áfricas! O Exilio Dos Degradados E Dos Indiferentes! A Africa Reclusa Dos Europeus! O Entulho Das Desvantagens E Dos Sobejos! Portugal Inteiro Ha-De Abrir Os Olhos Um Dia – Se É Que A Sua Cegueira Não É Incurável E Então Gritará Commigo, A Meu Lado, A Necessidade Que Portugal Tem De Ser Qualquer Coisa De Asseiado!
Morra O Dantas, Morra! Pim!
José De Almada-Negreiros
Novembro 18, 2008 at 3:03 am
Convém esclarecer alguns factos:
1- Existem escolas em que os professores assinaram uma moção a solicitar a suspensão da avaliação.
2 – Outras escolas em que os professores assinaram uma moção a solicitar a suspensão da avaliação, moção essa que foi ratificada nos respectivos Conselhos Pedagógicos.
3 – Outras escolas, além de dos processos referidos em 1 e 2, houve uma esmagadora maioria de professores a assinarem uma declaração (COM INDICAÇÃO DO B.I) a recusar serem avaliados!
LOGO O QUE CONTA É A POSIÇÃO assumida na posição 3.
E na posição 3 só se enconram pouco mais de uma centena de escolas.
As escolas referidas em 1 e 2 que somente assinaram petições estão a ver os respectivos requerimentos a serem indeferidos pelas DRE’s
ATENÇÃO: A AVALIAÇÃO ESTÁ OFICIALMENTTE SUSPENSA NAS ESCOLAS EM QUE OS PROFESSORES RECUSARAM POR ESMAGADORA MAIORIA A SER AVALIADOS!
SEM ESQUECER UMA PCE DUMA ESCOLA QUE SUSPENDEU A AVALIAÇÃO E QUE FOI PUBLICITADA NESSE BLOG!
Logo é necessário que os professores se cheguem à frente e façam uma declaração em conjunto em que se recusem a ser avaliados.
O resto não passam de petições que representam a posição da maioria das Escolas e agrupamentos.
Novembro 18, 2008 at 3:05 am
Haja coragem de todos uma vez por todas!
Novembro 18, 2008 at 3:05 am
dá-lhes like!
ainda vale a pena discutir os objectivos?
Novembro 18, 2008 at 3:07 am
Miguel # 221
Diz o “dito cujo” que:
4 — Na falta de acordo quanto aos objectivos a fixar prevalece a posição dos avaliadores.
Quanto a mim, se não houver acordo quanto ao objectivo, ou quanto à sua quantificação, o avaliador pode impor a sua tendo o avaliado a possibilidade de deixar registado que não concorda com a imposição.
Não há nada que refira que, se o avaliado não entregar objectivos, o avaliador os pode definir pelo avaliado.
Teoricamente, o que aconteceria num cado destes era um processo disciplinar, cuja pena é a suspensão conforme foi estabelecido na alínea i) do artº 17º da Lei nº 58/2008, de 9 de Setembro.
Digo teoricamente porque estamos num caso de desobediência colectiva e não individual e não creio que eles tenham possibilidade de nos suspender a todos! 😉
Poderiam castigar-nos como diz a srª, não recebermos o prémio de professor do ano 😉 , não recebermos os prémios de mérito 🙂 , continuarmos congelados 🙂 🙂
Novembro 18, 2008 at 3:07 am
Novembro 18, 2008 at 3:08 am
«A Presidente do CP e mais dois que votaram contra, depois da votação andaram a espalhar na sala de profs que os objectivos individuais não faziam parte do processo de avaliação.»
“raiva”
O Freud certamente daria uma explicação científica. Eu, como não sou entendido em temas freudianos, digo que estas atitudes só se justificam por uma grande falta de sexo.
Novembro 18, 2008 at 3:11 am
amanhã não há escola?
até login
Novembro 18, 2008 at 3:15 am
Miguel,
além disso não se entrega em branco… simplesmente não se entrega!
PS: no meu agrupamento os objectivos já foram todos entregues e as aulas já começaram a ser observadas (já observei 6 e amanhã tenho mais 2… e ainda me faltam 9!), o que não nos impede de na 4ª feira irmos debater a decisão de suspensão. E isto para que a srª não diga que nem sequer implementámos o modelo. Começámos, mas aquilo não serve para nada, não nos leva a nada e não tem razão de ser. Experimentámos e é uma perfeita estupidez. Deixei avançar porque andava tudo “apaspalhado” a cumprir”! Demoraram, mas acabaram por me pedir uma moção!
Novembro 18, 2008 at 3:16 am
Aqui por estes lados, trabalha-se à tarde e à noite. De madrugada, (Freud à parte) põe-se em dia o trabalho da tarde e da noite e vai-se lendo os blogues. Mas, mesmo assim, vão sendo horas…
Novembro 18, 2008 at 3:19 am
Há coisas que me ultrapassam!
Ainda gostava de perceber este finca-pé dos objectivos!
Ainda por cima quando, perssoas como essa CE afirma que não fazem parte do processo. Se não fazem parte para que os querem com tanta insistência?! para que desenvolvem uma aplicação só para os inserir?!
Às vezes parece-me que sou ET!!!! 😉
Novembro 18, 2008 at 3:26 am
*******3,959,131 hits********
Hoje serão 4,000,000 !!
Parabéns! 😀
Novembro 18, 2008 at 3:34 am
TARTARUGA EM CIMA DUM POSTE
Enquanto suturava uma ferida na mão de um velho lavrador, o médico e o
doente começaram a conversar sobre a recente manifestação de professores e
o descontentamento da classe, relativamente às políticas educativas do
Governo.
Então o velhinho disse:
– Bom, o senhor sabe… Essa tal ministra, é uma tartaruga em cima dum
poste…
Sem saber o que o camponês queria dizer, o médico perguntou o que era uma
tartaruga num poste.
O camponês explicou:
– É quando o senhor vai por uma estradinha e vê um poste de vedação, em
arame farpado, com uma tartaruga equilibrando-se em cima dele. Isto é, uma
tartaruga em cima dum poste…
O velho camponês olhou para a cara de espanto do médico e, vendo que ele
ainda não tinha compreendido, continuou com a explicação:
– Você não entende como ela chegou lá;
você não acredita que ela esteja lá;
você sabe que ela não subiu para lá sozinha;
você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
você sabe que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto
estiver lá;
então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá!
Novembro 18, 2008 at 3:39 am
O DR 2´só fala em arquivos (de alta segurança?) e processo individual do docente como os locais onde se poderão “guardar” material referente ao processo de avaliação de cada um. Ora, o site da DGeral não faz parte da lista. Mas amanhã a senhora Maria assina mais um despacho a esclarecer que os professores interpretaram mal a Lei e que estão a espalhar a confusão… Ou uma errata: onde se lê “arquivo”, deve ler-se “aplicação da DGRHE” e está tudo resolvido… Adoro o génio da D. Maria y sus pinguihns…
Novembro 18, 2008 at 3:40 am
“ACÇÃO DE FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DÁ POLÉMICA
INQUÉRITO
Uma acção de formação para professores sobre o modelo de avaliação, promovida pelo Ministério da Educação, está a gerar indignação. Dirigida a avaliadores, a acção decorreu numa escola de Lisboa e incluiu um questionário no qual é perguntado, por exemplo, se acham que o divórcio se deve tentar evitar. São 56 frases a que os docentes devem responder verdadeiro ou falso para aferir o seu ‘estilo de liderança’. Eis algumas delas:
– A ideia de uma relação exclusiva com uma pessoa durante toda a vida não me parece desejável nem realista
– Penso que o respeito pela autoridade é um dos pilares de um bom carácter
– Um relacionamento para toda a vida com um companheiro romântico é um dos meus objectivos
– A minha casa é mais limpa e organizada do que a maioria das casas que conheço
– Desde criança que parece que quero mais da vida do que as outras pessoas
– Nunca me vestiria de uma maneira vistosa, boémia ou que chamasse a atenção de qualquer outra forma
– Sou mais inteligente do que a maioria das pessoas e os demais geralmente reconhecem-no
– Geralmente, as pessoas gostam de mim
– Procrastino muito
– Acredito firmemente que o divórcio se deve tentar evitar sempre que possível”
http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=3308357B-B391-4D74-BA20-4D809F488443
Novembro 18, 2008 at 3:47 am
É isso mesmo 25 de abril!
Até porque tem sempre um qualquer albino a aplaudi-la!
Digam-me lá! Não há ninguém que ponha este homem em tribunal? É só insultos, em cima de insultos!
Respeito a diferença de opiniões. Não tenho o dever de respeitar quem me desrespeita sistemnaticamente. E este sr, aquecido nas costas largas que lhe dá o andar sempre de baixo da saia da ministra, insulta-nos todos os dias.
E cá está ele mais uma vez!
«Infelizmente algumas escolas não tiveram capacidade de fazer uma interpretação daquilo que são faltas justificadas por doença ou por outras actividades, como alunos que estejam a praticar desporto em representação do país», sublinhou Albino Almeida.
O presidente da Confap disse ter «pena» que haja escolas que necessitem das «muletas ou das indicações da tutela para fazerem algo que naturalmente se percebia que estava mal feito e que deviam ter feito no quadro da sua autonomia, envolvendo os estudantes».
Segundo o responsável, os pais estão «satisfeitos» com o despacho da tutela: «reconhecemo-nos e revemo-nos completamente no despacho que a ministra da Educação fez».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=359210&page=0
Ainda bem que o pai da nação sabe ler português. Que seria de nós se não fosse ele!
Ao que parece, não percebemos aquele espaço entre duas vírgulas que reza assim: “independentemente da natureza das faltas” e que ele entende ser uma nuance onde cabiam os “doentes” e os “desportistas de alta competição”.
Não fosse a capacidade linguística do sr…
Novembro 18, 2008 at 3:51 am
Antes de ir, as greves para dia 3 e às avaliações (sobretudo esta) não terão grande adesão.
Novembro 18, 2008 at 3:52 am
…nem grande eficácia. É só para assustar.
Novembro 18, 2008 at 4:06 am
A VERGONHA DE NÃO TER VERGONHA NA CARA
(…)
Estes são os factos. Confrontado com eles, o que é que o primeiro-ministro de Portugal decidiu comunicar ao País? Que não encontra no que foi publicado “nada que seja contra a lei”. O que até é bem capaz de ser mentira, mas admitamos que possa ser verdade. Só que José Sócrates não ficou por aí. E acrescentou também não ter encontrado “nada que seja criticável do ponto de vista ético”. Ora, isto são declarações absolutamente vergonhosas, e só mesmo por vivermos num país onde a mentira na política é aceite com uma espantosa tolerância é que um primeiro-ministro pode dizer uma barbaridade destas e sair de mansinho.
Se José Sócrates encontrasse um dos seus ministros a tentar arrombar um cofre com um berbequim diria aos jornais que ele estava só a apertar um parafuso. Afinal, também no caso da sua licenciatura o primeiro-ministro não viu nada de eticamente duvidoso nem de moralmente reprovável. Ora, o que me faz impressão não é que esta gente que manda em nós atraia a trafulhice como o pólen atrai as abelhas – isso faz parte da natureza humana e é potenciado por quem frequenta os corredores do poder. O que me faz impressão é o desplante com que se é apanhado com a boca na botija e se finge que se andava só à procura das hermesetas. É a escola Fátima Felgueiras, que mesmo condenada a três anos e meio de prisão dava pulinhos de alegria como se tivesse sido absolvida. Nesta triste terra, parece não haver limites para a falta de vergonha.|
http://dn.sapo.pt/2008/11/18/opiniao/a_vergonha_nao_vergonha_cara.html
Novembro 18, 2008 at 9:40 am
Alguém que arranje uns PODRES do Snatos Silva… ele tem-nos com toda a certeza, não há ninguém dentro do PS que os ponha cá para fora! Há que denunciar esta corja!
Novembro 18, 2008 at 9:40 am
Ola Pessoal.
As minhas questões colocadas anteriormente em relaçao aos objectivos, prende-se com o facto de na minha escola se ter decidido por larga maioria, e após plenario, entregar os objectivos em branco. Reparem que não é uma recusa de entregar os objectivos, mas sim nao preencher nada, um pouco como votar em branco. Isto é muito bonito, sim senhora, mas as pessoas esquecem-se que no caso da Milu vir a tomar medidas, para alguns (QZP e Quadros de Escolas) isso poderá significar a na progressão, ou nao ganhar o prémio de mérito, etc, mas para uma grande maioria (prof. Contratados) que é o meu caso, simplesmente estamos a colocar em risco todo o nosso futuro. Porque simplesmente a Milu pode sair com mais dos seus despachos, e quando tentarmos concorrer na aplicação on-line no proximo ano, receber uma mensagem de “dados inválidos”, estão a perceber? Reparem que isto não o famoso “medo” que se fala por este blog, mas eu nao vejo ninguem falar dos contratados, nem sequer mostrar um pouco empatia pela sua situação profissional. Como dizia o outro…. “Quando se fala de barriga cheia…..”
Pensem nisto: Se vossem voces na minha situação: Mulher no desemprego, um bébe de 2 meses para cuidar, casa para pagar, arriscavam-se assim tanto em nao entregar os objectivos?
Novembro 18, 2008 at 10:19 am
Ela não controla nada. Na minha escola decidimos em plenário que não se definem e entregam os o. individuais nem em aplicação informática nem pelo modo prevsto na lei. Outras fazem o mesmo. Não vale a pena pedir suspensão pois ela não é concedida. O caminho correcto é não apresenar o. i. muito menos através desta ilegalidade. Nem sequer tenho intenção de ver o que está na aplicação. Colegas, não entreguem os o. individuais, é forte asneira e o que ela quer é poder dizer: milhares já enregaram…
Novembro 18, 2008 at 10:21 am
Atenção ao Miguel: é professor? E se for, Miguel, pense que a luta vale a pena pois pelo que parece o Miguel dificilmente chegar+a a titular, isto é, vai andar toda a vida a ganhar pouco mais de 1300 euros. Não foi com essa perspectiva que vio para a carreira. Na minha escola até contratados estão na luta. E este Miguel será mesmo professor ou vem para qui lançar a confusão? Não me admirava.
Novembro 18, 2008 at 10:28 am
O.I.s? É para procrastinar.
Novembro 18, 2008 at 10:43 am
#244 Miguel: è relevante.
# 246 Pedro: è mesmo relevante o que o miguel disse. Mas:
O que queremos da educação? O que é ser professor? Querem ser professores? Nada do que tem acontecido na educação nos ultimos anos é compatível com a prática de ser professor e licenciado (com licença) conforme a conhecemos.
Este é o grande combate. E só entramos nos grandes combates se forem grandes e os virmos enquanto aquilo que são.
Para isso, devemos avaliar as nossas defesas e pontos fracos e protegê-los.
#244 Miguel: deveria ser criado um “grupo de pressão” ou de “trabalho” (soa melhor) junto dos sindicatos ou mesmo independente, com a ajuda de advogados especializados, e proteger esses casos através de um argumentário jurídico e defesas dos direitops de expressão e reivindicaçao.
Isto vale para outros pontos fracos que possam existir. Como por exemplo, PCEs que tenham também a obrigação de “obedecer à hierarquia”.
È assim que se ganham os grandes combates. Estratégia de longo médio longo prazo, e medidas defensivas valiosas.
A internet ajuda, na troca de contactos para a constituição desteas “task forces” e por isso, hoje em dia está tudo muito mais facilitado. Principalmente num sector em que os profissionais são licenciados e muitos são usuários das novas tecnologias.
NÃO HÀ DESCULPA POSSÌVEL.
Novembro 18, 2008 at 10:51 am
Essa atitude do Miguel é típica das pessoas que só pensam no imediato. Não pensam no futuro. Foi com base nesta mentalidade que chegamos à “geração dos 500”, à precaridade, a uma geração com o futuro adiado.
Aliás Miguel, na minha escola, os professores que não se deslocaram a Lisboa foram, justamente, os contratados. Há, no entanto, uma professora, socialista,que se vai reformar em Novembro e que foi lutar por nós. Eu se fosse contratada e tivesse ficado em casa coraria de vergonha com o exemplo desta SENHORA.
Novembro 18, 2008 at 10:55 am
Eu percebo o Miguel embora a minha situação seja oposta à dele. Estou no “topo” da carreira e não tenho mais para onde trepar nem quero. Quero é sair rapidamente porque a falta de solidariedade me está a fazer muito mal. De facto, os contratados têm sido abandonados ou usados nesta saga. Quem os defendeu no ano passado qd “tiveram” de ser avaliados para poderem ser reconduzidos(falso argumento)? Em qualquer luta, os mais fragilizados deveriam ser os primeiros protegidos!!!! Que educadores somos nós??!!!
Novembro 18, 2008 at 11:01 am
# 250 L.R.: concordo.
Alias, às vezes nas escolas, até parece que são todos operários fabris. O medo de repersálias e a falta de atitude não são compatíveis com um sector que se quer educativo, e com profissionais na sua maioria licenciados.
Há coisas inexplicáveis, aberrantes e assustadoras.
Agora, acho que algo está a mudar. O ME não se apercebeu muito bem mas, com os concursos a serem de 4 em 4 anos, a lógica do “não vale a pena pois para o ano não estou cá” vai morrer e as escolas vão MUDAR MUITO num futuro próximo.
Espero que mais cabeças pensantes participem na construção das escolas.
Novembro 18, 2008 at 11:09 am
Eu não percebo a situação do Miguel, porque já estive na mesma situação e tive que travar lutas em que arrisquei ficar sem dinheiro para comer com uma b´bé pequenina. Alguém se lembra da greve por tempo indeterminado às avaliações? Se a nossa carreira conseguiu avançar foi após essa luta.
Novembro 18, 2008 at 11:12 am
#252 nem todos somos iguais, é preciso é criar condições para que TODOS na situação do Miguel se sintam confiantes em defender o ensino e a escola.
Qd fizermos isso, voltamos a poder ensinar. Nada na educação se faz sem os professores.
Novembro 18, 2008 at 11:17 am
L. R. Claro que é com luta que se chega lá. Mas é preciso não separar contratados, professores e titulares.Quem entra na carreira tem de sentir que lá dentro encontra COLEGAS que os reforçam nos seus direitos. Não é isso q se passa. No ano passado, a título experimental – como se disse – não eram os contratados q deveriam dar o flanco. Eram os titulares.
Novembro 18, 2008 at 11:35 am
Muita gente, de vários partidos, já afirmou que a trapalhada em que esta equipa de incompetentes mergulhou a escola pública só será resolvida à vassourada. Isto é tudo legislação para o lixo.
Agora nós devemos agir em conformidade e não fazer a ponta de um coiso. Não custa nada, basta procastrinar! Vão ver que é bom procastrinar. Sentêmo-nos refastelados a ver o que é que as baratas tontas do ministério vão fazer a seguir. Tem o seu interesse zoológico e sociológico, e, para quem estiver interessado, a situação até pode ser usada como case study para elaborar um paper (gosto de anglicismos metidos a martelo, e quanto mais obnóxios melhor)
Vamos agir como se esta ministra já fosse, e no Ministério esteja finalmente uma equipa de gente sensata, conhecedora dos problemas do ensino, e que tome as medidas, mesmo as difíceis, respeitando a dignidade dos professores e a inteligência de toda a gente.
Procastrinemos, pois, irmãos…
Novembro 18, 2008 at 11:50 am
Eu gostaria de deixar claro que:
1- Sim, sou professor tal como vos, embora contratado. Esta situação dura faz agora 10 anos.
2 – O desabafo que coloquei aqui nao foi na tentativa de gerar o caos ou dividir para reinar, mas pedir ajuda ou esclarecimento junto dos meus pares numa tentativa de fazer a escolha mais acertada.
3-Penso que de acordo com a conjectura Pidesca que reina no nosso governo, é perfeitamente legitimo a ministra arrastar os contratados para o fundo. Lembra-se disto: só no meu grupo de recrutamento são mais de 3000. Se eu nao for tapar um buraco, existem mais 2999 que estão dispostos a faze-lo.
4 – Não ganho 1300. Nem sequer 1200. Ganho 1000 euros, e tenho que me governar.
5 – Se eu pedi um esclarecimento, obviamente que estou a pensar no futuro. Possívelmente esse é o meu grande defeito: Penso bem e ponderadamente no que faço, antes de me mandar de cabeça e olhos vendados para as coisas.
6 – Apesar de ter dito em cima que sou um professor, por vezes acho que não: O tempo que dedico às aulas está cada vez mais reduzido (penso que com voces será certamente a mesma coisa)
Assim, peço mais uma vez a vossa opinião:
Perante a actual conjectura, sendo contratados, sabendo que possivelmente não terão emprego no proximo(ou proximos) anos, estariam dispostos a arriscar? A Arriscar assim tanto? A arriscar o vosso futuro e o da vossa familia? Pensem só nisto. Se fosse só por mim, nem hesitava duas vezes… Mas e as pessoas que dependem de vós? Estão dispostas a colocar o seu futuro em risco?
miguel
Novembro 18, 2008 at 12:25 pm
Miguel: deveria ser criado um “grupo de pressão” ou de “trabalho” (soa melhor) junto dos sindicatos ou mesmo independente, com a ajuda de advogados especializados, e proteger esses casos através de um argumentário jurídico e defesas dos direitops de expressão e reivindicaçao.
Isto vale para outros pontos fracos que possam existir. Como por exemplo, PCEs que tenham também a obrigação de “obedecer à hierarquia”.
È assim que se ganham os grandes combates. Estratégia de longo médio longo prazo, e medidas defensivas valiosas.
A internet ajuda, na troca de contactos para a constituição desteas “task forces” e por isso, hoje em dia está tudo muito mais facilitado. Principalmente num sector em que os profissionais são licenciados e muitos são usuários das novas tecnologias.
NÃO HÀ DESCULPA POSSÌVEL.
Novembro 18, 2008 at 12:28 pm
Alvarinho, acho que tem razão. Temos de nos munir com tudo o que estiver ao nosso alcance. Afinal somos licenciados e pensamos. Acho que esse é que é o medo da nossa equipa ministerial.
Novembro 18, 2008 at 7:51 pm
E por que é que estes professores que fazem parte do CCAP – Comité Científico para a Avaliação dos Professores – ainda não se demitiram?
Arsélio de Almeida Martins (EB 2,3 + S José Estêvão, em Aveiro)
Jorge Manuel Horta Trigo Mira (Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa)
José Joaquim Ferreira Matias Alves (Escola Secundária de Gondomar)
Maria João Alves Ferreira Guerra Mexia Leitão, Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa)
Mário José de Jesus Duarte Silva, (Escola EB1 Várzea de Sintra)
Ludgero Paula Nobre Leote (Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada)
Matilde Lopes Oliveira Azenha (Agrupamento de Escolas de Soure)
Maria Cristina Valente Bastos Dias (Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto)
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Escola Secundária José Afonso, em Loures)
Alexandra Castanheira Rufino Marques (Agrupamento de Escolas da Apelação)
Fernando Paulo Mateus Elias (Agrupamento de Escolas de Colmeias — Leiria)
José Alberto de Queirós Ramos (Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos)
Rogério Conceição Bacalhau Coelho (Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro)
Novembro 18, 2008 at 10:29 pm
José Joaquim Ferreira Matias Alves (Escola Secundária de Gondomar)
já se demitiu
Novembro 18, 2008 at 10:51 pm
O “palhaço” “Arsélio” continua em grande cruzada contra a Escola e os seus colegas professores.
Cairam-me literalmente “em cima” quando o critiquei violentamente por ter aceite o “prémio sinistro Lurditas douro”.
O seu comportamento é a resposta (…)
Patética criatura (…)
Novembro 18, 2008 at 10:56 pm
# 258
Pensar é perigoso! Os professores são um perigo.
Os autoritários detestam quem “pensa”…
adversários de “estimação”. Pudera.
Novembro 20, 2008 at 12:24 am
[…] Qual Dia 27!!! Foi Já Hoje! Entra-se por aqui. É óbvio que este tipo de função deveria estar a cargo da supervisão do CCAP, mas a partir do […] […]