Caro Paulo Guinote
.
No dia 29 de Outubro, em reunião informal de professores, num anfiteatro cheio como nunca, foi aprovado unanimemente o documento que se anexa – que, desde já, agradeço pela publicação no seu “blog”. Como há muitos anos não via na escola, foi com enorme satisfação que constatei uma profunda e forte união dos professores em torno de causas comuns, com a adesão de todos os órgãos da escola e praticamente a totalidade do corpo docente. Unem-nos hoje as causas: uma escola melhor, um ensino de qualidade, dignidade e respeito pelo trabalho do professor,condições efectivas de trabalho.
Parabéns pelo papel activo, interventivo, informativo e argumentativo que tem vindo a desenvolver e pela dinâmica de união em torno das questões da Escola/ Ensino e Educação – factor chave do Desenvolvimento Sustentável de qualquer país.
.
Mª João Fernandes, professora da Escola Secundária de Sacavém
.
Anexo: essacavem. Um documento longo, mas muito bem concebido e fundamentado.
Novembro 1, 2008 at 12:14 am
Parabéns!
Novembro 1, 2008 at 12:52 am
A João é a cara e a voz de muitos!
Novembro 1, 2008 at 1:07 am
PARABÉNS!!!
Novembro 1, 2008 at 1:08 am
Que muitas mais escolas o façam, que indepedentemente das ameaças haja muita coragem, que acima de tudo imperem as convicções, que TODOS se lembrem do que é ser professor e que as nossas batalhas sejam, exactamente, por uma população mais conhecedora, mais dinâmica, mais interventiva, mais crítica, mais cívica e muito mais exigente – disso depende os destinos das nações.
Novembro 1, 2008 at 3:28 pm
Não irei esquecer aquela tarde no anfiteatro em 29 de Outubro. União, respeito e esperança, foi o que se sentiu lá. Tive orgulho da minha escola.
A incansável Maria João Fernandes fez um trabalho extraordinário e admirável.
Todos nós lhe devemos a luz daquela tarde.
Novembro 1, 2008 at 4:03 pm
Quando nos PISAM………..
A resposta é a UNIÃO.
Unidos venceremos. A luta continua.
Parabéns a todos os que lá estiveram e aos que não podendo estar, também lá queriam estar.
Novembro 2, 2008 at 12:09 am
Eu estive lá desde o 1ºminuto…Admirei a pesquisa e a coragem da nossa Maria João…Até lá
Novembro 4, 2008 at 11:59 am
Parabéns à coragem e união triunfante em Sacavém. Aos poucos, são valores que vão ganhando vulto, numa lógica de bola de neve. Imparável, até à vitória final… é o que esperamos e, muito mais do que isso, é aquilo para que deram o vosso forte e destemido contributo. Por isso, acabo como comecei: parabéns aos vizinhos (trabalho na Arco Íris) de Sacavém.
Novembro 5, 2008 at 10:47 am
Também nessa escola, na qualidade de aluna, aprendi que vale a pena lutar pelo que acreditamos ser melhor e mais justo. Força! Um grande abraço solidário!
Novembro 9, 2008 at 8:05 pm
29.10 fica na história da Escola Secundária de Sacavém como o dia da ‘Mobilização Espontânea’ de uma classe há muito adormecida.
Naquele anfiteatro, a M.João, tímida e humanamente, lembrou-nos que calar é morrer! E agir é viver, ainda que o façamos por aqueles que só (não) pensam!… Com ela, creio que todos nós, admitimos que o nosso primeiro objectivo deve ser lutar!… Lutar pelo que nos une e dignifica. Por um diálogo coerente, construtivo e profundo. Por tudo aquilo que, de facto e definitivamente, melhore o ensino em Portugal.
Em 29.10 foi-nos proposto um desafio. Saibamos, pois, abraçá-lo convincentemente. E honrá-lo.
Obrigado, M.João.
Novembro 11, 2008 at 7:21 pm
No dia 29.10.2008, demonstrámos uma união de escola, que eu pessoalmente, talvez por aqui estar à pouco tempo, pensava não existir. Demonstrámos que é possivel se todos convergirmos no mesmo sentido. Tal como a graça diz, também tive orgulho da minha escola, e é com grande orgulho e satisfação que digo aos meus amigos professores “NA MINHA ESCOLA PEDIMOS A SUSPENSÃO DESTE MODELO DE AVALIAÇÃO”.
Por último queria deixar um abraço à Mª João pelo incentivo e pela coragem.
Novembro 11, 2008 at 9:00 pm
A nossa escola mostrou estar unida e inconformada com os ataques à dignidade dos professores. A resistência é um meio previlegiado para mostrarmos a nossa indignação.
Mª. João,foste corajosa e motivadora
Obrigada
Novembro 15, 2008 at 4:44 pm
Parabéns colegas de Sacavém
pela dignidade enquanto professores, pelo espírito livre de manifestarem as vossas opiniões sem medo, pela verticalidade de coincidência das vossas posições na Escola com as que defenderam na manifestação. Trabalho numa escola, Escola Secundária da Portela, onde os professores com responsabilidades de avaliadores participaram na manifestação de professores mas mantêm uma posição de cooperação e conivência com a política do Ministério da Educação. Admiro- vos muito.