Hoje ouvi falar de duas, qualquer delas incompatível com a legislação aplicável, de que eu agora me tornei acérimo e atento arauto:
- Aulas assistidas apenas nos primeiros 15 minutos, para não sobrecarregar os avaliadores de tédio.
- Reuniões colectivas para definição dos objectivos individuais, para poupar tempinho.
Qualquer das ideias é interessante como forma de tornar o sistema de avaliação exequível e vagamente suportável. As duas medidas são agradáveis para todos os envolvidos e a segunda até aumenta a transparência do processo de definição dos objectivos.
Mas não é isso que vem no decretozinho, portanto… pode dar origem a impugnações por parte de pessoas mais pressurosas dos formalismos em vigor. Aliás, nem percebo como um adesivo sincero poderá pensar em subverter desta maneira o processo, só para encurtar trabalhos.
Setembro 18, 2008 at 9:08 pm
A mim contaram-me que numa escola dos arredores do Porto as aulas vão ser observadas por duas pessoas: o coordenador e o PCE.
Setembro 18, 2008 at 9:24 pm
É impressão minha ou o pessoal anda a entreter-se com árvorezinhas e anda distraído da floresta? Não será esse o objectivo de quem manda, manter-nos distraídos, quais mosquinhas às voltinhas com pormenores? A continuarmos assim, talvem venha a acontecer o que mesmo que no México: http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=esp&idnews=eco&nro=387
Ou estarei a ser demasiado cínico e pessimista?
Setembro 18, 2008 at 9:30 pm
Paulo o adesivo sincero adesiva, precisamente, porque pensa assim encurtar trabalho.
Setembro 18, 2008 at 9:49 pm
Eu gosto dos 15 minutos de aulas assistidas: o professor entra na sala seguida da garotada (3 minutos); o pessoal abanca e começa a acalmar, tira lentamente o material, que a coisa faz-se é com calma (3/4 minutos); chamada (2 minutos); resposta a perguntas sobre quem é o chavalo/chavala que tá com o stôre (3 minutos); apresentação do tema da aula (2/3 minutos). Total: 14 minutos. O avaliador preenche a sua grelhinha, despede-se e a aula recomeça, agora mais à séria. Resultado final: um enorme desperdício de tempo para todos os envolvidos. 😎
Em relação aos objectivos individuais fiquei muito triste porque não posso colocar lá o meu grande, mas mesmo grande objectivo: não aturar as palhaçadas da gentalha do ME. Há um outro também bué da bigalhão mas não posso dizer aqui. 😀
Setembro 18, 2008 at 10:19 pm
e que tal definição de objectivos por email ou através de plataforma elearning? bué da cul…
Setembro 18, 2008 at 10:51 pm
Já agora, de quantos minutos serão as aulas assistidas? 45? 90? 135?
Setembro 18, 2008 at 10:53 pm
Eu acho que dependerá do sistema de numeração das aulas, pois há quem numere como apenas uma a aula de 90 minutos que corresponde a dois tempos lectivos de 45.
Nesses casos acho que deve ser assistida a de 90.
Onde se tem o bom senso de numerar por tempos de 45, acho que chega essa duração.
😉
Setembro 18, 2008 at 10:56 pm
her..dá-me a impressão que a tua escola pertence ao deserto -lá para o barreiro ou seixal..boa zona dei aí 4 anos de aulas e hvaia boa camaradagem e boas jantaradas..carpe diem..
Setembro 18, 2008 at 10:57 pm
havia..
Setembro 18, 2008 at 11:13 pm
Bigbrother,
a minha escola é um pouco mais entranhada no deserto (e também cá se veem dromedários). A malta aqui também faz umas almoçaradas (no meu departamento) e a camaradagem não é má, apesar de já ter sido melhor. Carpe diem…
Setembro 18, 2008 at 11:23 pm
quando li ( e já foi hâ um bom bocado)
ainda só consegui:
eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh
hehehehehehehehehehehehe
heheheheheheheh
heheheheheh
ufa!
Setembro 18, 2008 at 11:39 pm
O sistema de numeração das aulas no secundário é de uma = 90 minutos; no 3º ciclo, de 45 minutos.
Talvez por isso, na minha escola vai tudo ser corrido a observações de 90 minutos.
Para a definição dos objectivos individuais também nos foi proposta uma reunião colectiva.
Setembro 18, 2008 at 11:58 pm
achei muita piada às aulas assistidas aos primeiros 15 minutos.
veio-me logo à ideia os primeiros 15 minutos filmados nos treinos de futebol! É aquele tempinho que os treinadores aproveitam para tentar ludibriar o adversário!
o futebol como metáfora da avaliação docente até pode ter pernas para andar. Se os jogadores combinarem e não se esforçarem, o treinador é que é despedido! Os treinadores tb definem objectivos em cada caompeonato! Os que têm melhores resultados tb têm prémios de futebol.
querem ver que a educação etá a ser pensado com os pés!!?
quant às “Reuniões colectivas para definição dos objectivos individuais”, se os objectivos são individuai não consigo perceber comop é que podem ser definidos em reuniões colectivas! Será que reuniões colectivas quer dizer estar no mesmo lugar, mas cada um por si?!! quer dizer, fzer um ajuntamento de pessoas? mas isso não proibido?!
estou baralhado, mas o problema deve ser meu! dormi pouco nas noites anteriores!
Setembro 18, 2008 at 11:59 pm
Eu e outra avaliadora já decidimos que nos dias de observação de aulas(temos que ir a 7 escolas diferentes que distam de 3 a 5 km da nossa), não “temos” carro, por isso temos de andar em tansportes públicos e na aldeia onde estamos podem crer que vamos andar a passear manhãs e tardes inteiras.
Se nos puserem um carro à disposição, tudo bem…
Setembro 19, 2008 at 12:20 am
Já se adivinhava o simplex, o tal plano B. Esperemos que os professores não se deixem “subornar” por estes presentes envenenados.
Setembro 19, 2008 at 12:35 am
Na minha também há um simplex não assumido em marcha. Está aliás para sair um manual a explicar ‘devidamente’ os itens das grelhas. E mote é não se apressem a definir objectivos e procurem contornar as quantificações; tipo, sejam vagos, pleeease!
Setembro 19, 2008 at 12:40 am
Mas há uma questão: até agora era deixado ao critério da escola a calendarização de toda esta coisa.”Tá-se, não stress, é para se ir fazendo, com calma.”
Parece-me que existiram para aí umas reuniões onde se passou a ordem para avançar a toda a força. O que não significa o complicar.
Agora, o que me complica o raciocínio é PORQUÊ esta pressa em avançar com o Simplex?
E só me vem à ideia questões de agenda política e eleitoral: “Quietinho, não respira, já está! Está a ver? Não custou nada, pois não? Vá lá por o seu voto rosa na urna e não diga que somos mauzinhos, incompetentes e hipócritas. Vá, ide votar!”
Setembro 19, 2008 at 12:49 am
Como é para todos (?!) óbvio, isto já não é falar de Educação.
Estamos a falar de política reles e baixa.
E a Educação transformou-se num palco de orgias.
Até a única fotocopiadora está em transe. Mete-se o cartão que é imediatamente expelido e introduzido, expelido e introduzido. “Eject!Insert!Reject!”
Pobre fococopiadora. Está com problemas de ejaculação precoce ou disfunção eréctil.
Não acredito que escrevi isto.
Setembro 19, 2008 at 1:13 am
Abro o e-mail com cada vez mais receio. Os CDC são invadidos por convocatórias e recados apelando às suas competências, à ameaça de inspectores, etc, para fazerem isto, aquilo e aqueloutro. Sendo que o isto, aquilo e aqueloutro se refere a papelada em triplicado, à qual se junta mais qualquer coisa.
Não se fala em alunos nem em aulas.
Fala-se em burocracia. E em inspecções.
Os dossiers (quando se acaba com esta coisa obsoleta?)estão em boas condições? Está lá tudo? E as actas? E os balanços todos? e aquelas fichas todas que os DTs têm de preencher? Está tudo em conformidade?
Senhores CDC, a responsabilidade é toda vossa.
E as aulas, Senhor?
Os testes diagnósticos, Senhor?
O quê?
Setembro 19, 2008 at 1:30 am
“Parece-me que existiram para aí umas reuniões onde se passou a ordem para avançar a toda a força. O que não significa o complicar.
Agora, o que me complica o raciocínio é PORQUÊ esta pressa em avançar com o Simplex?”
Para consolidar o monstro e não voltar nada atrás. Quanto mais cumprirmos tudo á risca como manda a legislação, melhor. Para nós. Pior para o polvo.
Setembro 19, 2008 at 1:37 am
E por falar ainda em estratégias simplificadoras, gostaria de vos dizer que para se utilizar uma sala com quadro interactivo, o regulamento fixado é tão complicado, tão rígido, tão, tão, que uma pessoa leva 10 minutos a ler aquilo tudo e chega à conclusão que é muito difícil usá-lo, digamos, mais de 1 vez por período. Para o fazer tem de o requisitar com uma antecedência espectacular, requisitar tudo e mais alguma coisa, preencher previamente os devidos impressos, ver se as canetas estão carregadas, entregar tudo depois, e voltar a preencher impressos após a sua boa utilização.
Setembro 19, 2008 at 1:55 am
Num processo de avaliação (sério ou esta palhaçada), assistir a aulas para avaliar colegas têm de ser encarado com todo o respeito, principalmente pelo avaliador. Aceitar entrar numa sala e sair 15 minutos depois é uma total desconsideração e ninguém deve aceitar.
Se forem só 15 min para não se morrer de tédio, muito mal vai o convento por dentro, e então a avaliação tem de ser a doer.
Fiz-me entender…
Setembro 19, 2008 at 2:06 am
Herr Macintosh (4)
se calhar não arranjaste indicadores suficientemente precisos e é por isso que nãso te deixam colocar esse objectivo individual.
Também tenho uns nessa linha…
Falando a sério: creio que o meu grande objectivo individual é que não me ponham um processo disciplinar 😉
Setembro 19, 2008 at 1:01 pm
Maria Lisboa,
mas os meus objectivos nesse aspecto são muito precisos (até tenho indicadores de gestão operacional e tudo o resto como mandam as regras do burucratês). Reconheço, no entanto, que um deles era demasiado forte (não, não era aquele veneno para os ratos 😎 ) e não recomendado a pessoas impressionáveis.
Setembro 19, 2008 at 1:07 pm
Simplificar, simplificar é (à mesa) o avaliador perguntar ao avaliado onde quer que coloque as cruzes. Prevejo que é o que vai ser quando virem a palhaçada de dezenas e dezenas de aulas para observar TODOS OS ANOS.
Questão: mas porque é que um professor com avaliação de Bom, Muito Bom ou Excelente precisa que lhe observem as aulas?
Setembro 19, 2008 at 2:25 pm
No secundário, as aulas de 90 minutos contam uma aula (= 1 falta) para os alunos, mas 2 aulas e 2 faltas para os profs. Como «avaliadora»,fiz 2 acções de formação e os formadores aconselharam observar aulas de 45. Vou ser avaliada e tenho 9 colegas para «avaliar». Com aulas de 90′ não vou fazer outra coisa senão ver as aulas dos colegas. Tenho 3 turmas de 12º ano – 84 alunos – com exame no final do ano. Sou directora de turma, entre outras coisas de menor importância.