Negativas na prova de Matemática do nono ano caem quase 40 por cento num ano
Depois do sucesso no exame nacional de Matemática do 12.º ano, com a média nacional dos alunos internos a disparar para os 14 valores (em 20), agora foram os alunos do 9.º que revelaram uma melhoria muito significativa em relação à prova de 2007. A percentagem de negativas caiu de 72,8 por cento para 44,9 por cento, o que significa que há menos 38,3 por cento de notas negativas face à prova de 2007.
Desculpem-me lá, mas alguém anda a exagerar na medicação. E as contas feitas na notícia também.
Julho 10, 2008 at 11:55 pm
É o que eu digo, dantes éramos um país de poetas, agora somo um país de matemáticos. Equações, teoremas e demonstrações são connosco. Entro numa escola e só vejo o pessoal a discutir a demonstração do último teorema do Fermat. Na minha, uma escola especial, há assembleias de alunos a discutir o teorema de Godell. Porra, às vezes quero dar uma aula de Filosofia e os putos é só Ó stor e o Hilbert, e o Russell e o Whithead. Rm vez da teoria do conhecimento do Descartes só me pedem a matemática. No outro dia, intimaram-me a que eu levasse material do Pascal e do Leibniz, o cálculo infinitesimal.
O Paulo está enganado, não é medicação é uma onda que atravessa a sociedade portuguesa. Não se preocupe que também há-de sunmergir a sua escola. Em vez de História, obrigam-no, os alunos, a discutir a historicidade do teorema de Pitágoras e da geometria de Euclides. Foi o plano da matemática.
Julho 10, 2008 at 11:55 pm
Alguém anda a exagerar na medição?? Eu cá o que já chamei a isto foi fraude. E deixo a mesma pergunta que já deixei ao Miguel Pinto (porque eu ando a duvidar cada vez mais da minha cabeça, tão surrealista me parece isto tudo): não foi MLR que disse há pouco tempo que os exames só poderiam ser considerados demasiado fáceis se as notas de excelente ultrapassassem os 5%? Pois, no ano passado parece que foram 1,4%, e agora… 8,3% !!!
Será que algum jornalista se vai lembrar de(ou vai querer) confrontar a senhora com isto?
Julho 11, 2008 at 12:01 am
E eles a darem-lhe com as negativas!
Toda a gente sabe que não existem neste país classificações abaixo de zero.
Julho 11, 2008 at 12:03 am
Boa Fafe.
Julho 11, 2008 at 12:14 am
Mas os resultados continuam fracos, 45% de negativas.
Outro assunto.
Ai estão os despachos(novos) de Verão:
Click to access despachoacnd.pdf
E viva a autonomia das escolas. Já agora para que é que têm orgãos de gestão(Executivo, Pedagógico e Assembleia)?
Julho 11, 2008 at 12:22 am
O PAM veio mesmo revolucionar o ensino da Matemática. Acreditem que é verdade.
Eu julgo mesmo que nós estamos a assistir ao maior acontecimento em Portugal desde a época dos descobrimentos… Nem o Pedro Álvares Cabral teria feito melhor. Melhor que o “achamento” do Brasil só mesmo o “achamento” do PAM.
Em termos mundiais só a descoberta da pólvora ganha ao PAM. E mesmo assim tenho as minhas dúvidas…
Eu acho que a ministra deveria receber um prémio Nobel por tal descoberta e integrar a galeria dos mais ilustres.
MLR é a rainha da pólvora. Seca.
Julho 11, 2008 at 1:08 am
… um dia contaram-me uma história, que me afiançaram ser verídica, duma vendedeira de barros, na praça… veio uma freguesa com um cordel na mão, a medida “certinha” da caçoila que pretendia.Só que a vendedeira não tinha aquele tamanho na sua tenda… apenas uma ligeiramente mais pequena e que por isso não agradava à freguesa. Apercebendo-se a primeira que tanto preciosismo era mera esquisitice da segunda, sugeriu-lhe que deixasse a bitola, e passasse mais tarde. Logo procuraria melhor e poderia ser que encontrasse a caçoila a que queria … e de facto encontrou, para satisfação da freguesa…
O cordel que fazia de bitola, a vendedeira cortou-o, à medida exacta da caçoila…
Esta é uma história local e verídica, mas pode muito bem ter chegado aos ouvidos da Srª Ministra da Educação…
Julho 11, 2008 at 1:14 am
vejo que tenho mudança de boneco..o Paulo tapou-me a boca … e forneceu-me um monóculo para ver à direita… vou interpretar (lol)……
Julho 11, 2008 at 1:18 am
É obviamente anedótico pensar-se que o PAM pode ter um efeito milagroso destes. Mas, de qualquer forma, há que dizer que, a haver algum mérito no referido plano, ou planos, ele tem que ser atribuído inteirinho aos professores. O PAM não é mais do que um conjunto de ideias e projectos que os professores elaboraram e aplicaram. O Ministério, como sempre, só entrou com o graveto, e pouco. Uma pequena parte do que tirou dos nossos bolsos…
Julho 11, 2008 at 4:07 am
É normal. Vigiei uma das salas e reparei que o formulário do exame até enunciava a forma de calcular a área de um triângulo. Tipo, segue as instruções caso não te tenhas dado ao trabalho de estudar. A D. Lurdes está definitivamente a ter um problema com o princípio da realidade (as in Freud). E vamos todos pagar isto por muito tempo.
Julho 11, 2008 at 6:40 am
O lacaio do Gave cumpre ordens de cima, cima cumpre ordens de Sócrates que tirou o curso como sabemos. Tudo normal. Sócrates é o único (i)rresponsável por tudo isto. Não esqueçamos.
Julho 11, 2008 at 8:24 am
Mas há uns ligeira mudança nas causas da melhoria: «verifica-se a existência de progressos importantes, atribuíveis ao esforço de professores e alunos e a instrumentos de apoio».
Julho 11, 2008 at 8:24 am
Mas há uma…
Julho 11, 2008 at 9:24 am
DA, também aponto o mesmo que tu. Então o exame era tão fácil e, mesmo assim, ainda há 44,9% de negativas? Isto é que é preocupante.
Para o ano que vem, sugiro que se elabore um exame de resposta múltipla com uma resposta correcta e outra completamente disparatada. Até aposto que ainda se conseguiam umas negativazitas.
Ou então dar o exame já resolvido, tendo cada questão uma resposta múltipla do género “verdadeiro ou falso?”.
Julho 11, 2008 at 10:26 am
Viva a rebaldaria… Não há palavras para o que esta mulher e estes cretinos andam a fazer à educação e ao país…
Julho 11, 2008 at 12:26 pm
DA (5),
Avisei que o rapaz dos caracóis, qual Nero observando Roma já está em chamas, iria estar possesso do alto da 5 de Outubro neste Verão quente, aliás como nos anteriores, a converter as (suas) brilhantes idiotices (des)educativas em “decretos, despachos, circulares, portarias, mails internos, berros e urros, murros na mesa, bate o pé,…”
Com um “primeiro destes”, o que se pode esperar?
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/07/retalhos-da-vida-de-scrates.html
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/07/nascido-para-o-poder.html
Julho 11, 2008 at 1:07 pm
http://www.bp0.blogger.com/_ghljWTJ-qe4/SHSgQmnwspI/AAAAAAAAABo/0HK4uHfHXRs/s1600-h/TitularesViolaConstituicao1.JPG
Julho 11, 2008 at 1:16 pm
Correcção
Julho 11, 2008 at 4:35 pm
Tal como a PAM (Pamela Anderson) veio ajudar a resolver muitos problemas sexuais nos anos 90, agora, com uns anos de atraso, veio resolver o imbróglio da Matemática em Portugal.
O que prova que o problema do país é mesmo de ordem sexual! 😀